Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fim das Praxes?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Einstein Ver Post
    Essa foto não é de uma praxe, é de um rasganço, e nada tem a ver com a praxe que é associada à praxe do caloiro.
    Eu não falei em "praxe do caloiro". Isto é praxe sim, em Coimbra é o último acto de praxe que se faz aos recém licenciados.

    Comentário


      Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
      São normalmente pessoas de grande nível intelectual, que apenas não terminam os estudos devido ao seu grande comprometimento às causas académicas, tais como bebedeiras, submissão, estupidez e festas.

      Estes espécimes são normalmente pessoas bem educadas, com uma cultura social e democrática muito acima da média e de boas famílias, caso contrário teriam que trabalhar.

      Ser Dux aos 27 anos diria até que é muito promissor, pois normalmente são mais velhos...esses subiram rápidamente na carreira, provavelmente porque ainda não terminaram nenhuma cadeira do 1.º ano.

      Agora a sério, as praxes são um negócio que gera milhões, há gente com ordenados dentro destas estruturas, os Dux em muitos casos têm ordenados, bem como muitos membros das assossiações académicas.

      Conheci um caso de uma universidade do porto em que a associação tinha perto de 1.000.0000,00€ de euros por ano de entrada de dinheiro provenientes de festas, trajes, kits de caloiros, cotas, etc etc etc!!

      Agora pensem!
      Na mouche!

      Se querem saber porque é que uma coisa existe, perguntem a quem é que dá dinheiro.

      Só uma coisa, se era a associação de uma Universidade e não de uma Faculdade, era de uma Privada.
      No Ensino Público as associações de estudantes são por Faculdade. Mas podemos considerar que se tratava de uma Universidade Privada, ou de uma Faculdade Pública.

      E fazendo as contas por baixo, se a verba corresponde apenas a uma instituição, e considerando que no Porto existem para aí umas 10 (nas calmas), a verba real será 10 vezes superior.


      Portanto, perceberam porque há tanta gente a favor da "praxe" na Internet, e gente a desviar a "conversa" para tópicos laterais.

      No entanto, essa defesa não chega ao mundo real, porque nos últimos dias não se vê ninguém trajado...

      Comentário


        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
        È um Veterano, alguém que ande à muito tempo na Universidade, normalmente a fazer um segundo curso, no passado quando as propinas eram baixas, alguém que passeava os livros.
        MANDRIAO como disse o Miguel S Tavares

        Eu dou-me com malta que idolatrava um dux enquanto foram estudantes, depois que se formaram ja nao querem saber dele.

        Comentário


          Respondendo à questão do tópico, as praxes como as conheço não devem acabar. E esta discussão é no mínimo desastrosa.
          Para além disso, chamar mandrião a um Dux é no mínimo uma generalização que como todas as generalizações, peca por excesso e é completamente desajustada. Só para dar um exemplo do erro da generalização, um antigo Dux da universidade do porto foi meu professor numa outra universidade (e continua a sê-lo) e era, à data, Dux e pelo que sei deixou de o ser à poucos anos.
          As praxes não são violentas, não são anormais, não são nada disso, se vocês acham isso, estão completamente confundidos. Praxei, fui praxado, nunca me aleijaram, nunca aleijei ninguém, os meus melhores amigos, ainda hoje, foram criados nessas mesmas praxes. Curiosamente dois dos meus melhores amigos (agora casados), ela foi praxada por mim, eu fui praxado por ele. Ou seja, a generalização errada de que as praxes são o que se viu no Meco, que leva a mortes, a acidentes e afins é no mínimo desajustada! De facto há situações dessas (Eu chamo pseudo-praxes, pois não podem ser chamadas de praxes!), como há também acidentes na estrada, e geralmente esses acidentes acontecem com pessoas que não sabem praxar e não sabem o que é a praxe e é obvio que estas pessoas existem e deviam ser afastadas da praxe, para bem da praxe. Já agora, aquele culto que tanta gente fala, se é verdade, acabem com as praxes na lusofona, pois aquilo é MEDONHO! Não é praxe e só usar esse nome é errado em todos os aspectos!
          Aproveito para colocar um texto, desse mesmo dux que falei acima e que demonstra a total histeria que se passa neste momento em que todos gritam e poucos sabem do que estão a falar.
          "Parece que sou dos poucos portugueses que não sabe o que se passou na praia do Meco. Por isso, choca-me a morte de seis jovens, mas não me choca particularmente a sua associação a rituais de praxe: não sei se foram criminosamente mandados enfrentar a fúria das ondas, ou se só estavam, todos, irresponsavelmente, demasiado perto do mar (ou alguma outra hipótese). Muitos de nós vimos ou soubemos de actos estupidamente irresponsáveis cometidos por adolescentes (alguns, adolescentes de vinte e tal anos, ou mais...) que parecem julgar-se imortais. Habitualmente, sem qualquer relação com praxe.

          Não, nisto, o que me choca e que está relacionado com praxe são os comportamentos tipo seita da Comissão da Lusófona: retiros de doutrinação com relatórios detalhados, análises de personalidade, testes à fidelidade incondicional. (Documentados numa reportagem da TVI:VIDEO - Meco: as provas que apontam para ritual de praxe > TVI24; com os tiques sensacionalistas da música de fundo e do exagero da entrevista aos pobres pais, mas não acredito que os documentos sejam falsificados.) Isto é praxe ou a Igreja da Cientologia?

          Dou comigo a pensar se isto será uma evolução "natural" da ideia, muito frequente, de que a Praxe é uma forma de vida, um conjunto de valores, entre os quais a hierarquia é fundamental. Uma evolução em direcção ao fanatismo, mas ainda assim linear. Não cometo o erro de pensar que toda a praxe actual é fanática ou vai nessa direcção, mas já soube de tanto exagero (já não me refiro a exageros físicos, mas por exemplo à aceitação da hierarquia praxística fora de contextos minimamente aceitáveis) que temo que muita da praxe actual, não só na Lusófona, não só em Lisboa, esteja já perfeitamente dentro do fanatismo.

          Por isto, gostaria de dizer algumas coisas básicas muito claramente, invocando 10 anos de praxista activo (mais 14 de jubilado, observador mais ou menos distante), quatro anos a usar capa e batina todos os dias de aulas, cinco anos de membro activo do Conselho de Veteranos da FCUP, um ano apenas (e já foi demais) de dux:
          a praxe tem de ser uma brincadeira;
          a praxe levada muito a sério é perigosa;
          os valores principais da praxe têm de ser a solidariedade e o bom-senso;
          a hierarquia da praxe tem de ser apenas um meio, submetido aos valores principais e a limites bem definidos, nunca um fim.
          Um sistema praxístico que viole estes princípios básicos deve ser abolido. A bem das tradições académicas e a bem da praxe. E a bem da sociedade.

          Praxem. Sejam praxados. Praxem-se. Mas lembrem-se que muito mais do que caloiros, fitados ou veteranos são pessoas. E se não têm uma vida para além da praxe, por favor arranjem-na. A bem da praxe."
          Na pagina do Facebook do dito e também em
          https://www.facebook.com/praxeporto

          Adiciono também uma cronica na primeira pessoa...


          Dizem os entendidos na matéria, que só pode falar de praxe quem a viveu, quem a sentiu, quem deixou que ela lhe chegasse ao coração. Foi isso que fiz: infiltrei-me na praxe de Engenharia Electrotécnica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e, por alguns minutos, fui caloira. Não foi preciso rastejar, nem andar com orelhas de burro feitas de cartolina, nem de cara pintada, nem gritar até ficar sem voz, nem sequer fui insultada porque na FEUP o caloiro não é um palhaço de quem todos se riem, é antes alguém que precisa de ser ensinado, que tem de aprender a dar valor à faculdade e a ter orgulho no seu curso.Ao entrar na FEUP, não foi difícil descobrir onde andavam os caloiros de "electro", bastou chegar ao bar dos alunos e perguntar a um dos muitos estudantes trajados se conhecia algum "doutor" do meu novo curso. À minha pergunta, responderam com um sorriso malandro e um brilho nos olhos - "Porquê, és caloira?"Um minuto depois, tinha um "doutor de electro" à minha frente: "Mas o que é que esta caloira está aqui a fazer? Todos os teus colegas estão a ter aulas... já estás inscrita nos horários?" Precisei de alguns segundos para me recompor. O quê? A praxe é ir às aulas e ter os doutores a levarem os caloiros à secretaria para se inscreverem nos horários? Pois a resposta é sim, a praxe também é tudo isso!Não foi preciso assistir à aula de sistemas digitais, porque quando lá cheguei os caloiros estavam a posicionar-se para percorrer a faculdade até ao local onde fomos praxados, sempre nas instalações da FEUP. A minha companheira foi-me dando algumas dicas. "É a primeira vez que vens? Temos estado em praxe desde a semana passada, já aprendemos o hino da FEUP e ouvimos os discursos dos doutores sobre a praxe e o espírito de engenharia." Explicou-me o que era a autocontagem, como cumprimentar um veterano e como "dizer" sim e não (zurrando) "porque os caloiros não sabem falar".Mulheres à frente, homens atrás, os 100 caloiros alinharam-se para ouvir os veteranos. "Ó pá, a última fila que se chegue mais para a frente porque estão ao sol", pediu o doutor que preside à praxe e que se apresenta com uma colher de pau em tamanho gigante na mão, adornada com várias fitas cor de tijolo (a cor de engenharia)."Estão-me todos a ver e a ouvir? Então vamos lá cumprimentar os veteranos aqui presentes. Toda a gente sabe o que tem de dizer?"Algumas mãos tímidas erguem-se e o doutor concede dois segundos para que os colegas do lado possam ensinar aos mais esquecidos. Em uníssono, ao sinal do colher de pau, os caloiros gritaram "Ave veteranorum praxeturi te salut". As vozes afinadas e bem ensaiadas mostram bem que a praxe não serve para humilhar mas sim para transmitir conhecimentos aos novos estudantes, para que se integrem no espírito da faculdade.Depois das saudações, seguiu-se uma aula sobre a importância do traje, lamentando o doutor o facto de não haver nenhum modelo feminino, mas "em electro as mulheres são raras". Sentados no chão, "sem chuzar os cascos", ou seja, sem cruzar as pernas e as mãos, os caloiros ouviram com atenção o discurso do gurú: "Ser engenheiro é ter a capacidade de se desenrascar, não é só tirar boas notas, é conviver com os colegas, arranjar apontamentos, ir às aulas, sim porque é muito importante assistir às aulas!", afirmou o colher de pau, sugerindo ainda aos caloiros que comprassem o kit caloiro, "que só custa cinco euros", para que pudessem desfilar na rua e na faculdade com a 'T-shirt' de "electro", porque "esta é a melhor faculdade e 'electro' o melhor curso e disso temos de nos orgulhar".Os caloiros não foram para a aula de programação sem antes mostrarem que têm cordas vocais de engenheiros! "EEEEeeeeee......lectro" foi ensaiado com garra, alma e orgulho na voz, sinónimo de que os alunos do primeiro ano, mais do que caloiros, são os colegas mais novos, a quem doutores e veteranos devem transmitir o espírito de ser estudante universitário.
          http://www.publico.pt/destaque/jornal/cronica-a-praxe-na-primeira-pessoa-206106

          calma com o histerismo, com as conclusões precipitadas e com as generalizações!
          Editado pela última vez por Taveirada; 30 January 2014, 22:14.

          Comentário




            Acreditem ou não isto foi uma Praxe. Foi uma praxe do Curso de Línguas Modernas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Neste dia os nossos caloiros vieram de pijama e fomos para o Jardim Botânico de Coimbra. La encontramos esta escolinha e ao falarmos com as professoras dos meninos elas deixaram que os ''nossos meninos'' brincassem com os delas. Só havia uma regra: Cada menino escolhia um caloiro para brincar, eles é que decidiam ao quê e como. Sim isto foi uma praxe. Os miúdos deliraram e os graúdos também (apesar dos pulmões de fumador não terem aguentado tanta corrida xD).

            Comentário


              Nao sei qual é o espanto, afinal estamos a falar no local de origem da praxe

              Comentário


                Originalmente Colocado por JFernandes Ver Post
                Eu não falei em "praxe do caloiro". Isto é praxe sim, em Coimbra é o último acto de praxe que se faz aos recém licenciados.
                Ok, podes incluir isso como ato de praxe, mas a pessoa que sofre o rasganço tem conhecimento prévio do que vai acontecer, e apenas se sujeita a ele por iniciativa própria. Pelo que sei até é combinado o local e afins.

                É totalmente diferente da praxe que habitualmente se fala, que é a praxe ao caloiro.

                Comentário


                  Cá está:

                  Dux arguido por homicídio no Meco


                  http://www.booking-portugal.com/noti...%EDdio-no-Meco

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post

                    Agora a sério, as praxes são um negócio que gera milhões, há gente com ordenados dentro destas estruturas, os Dux em muitos casos têm ordenados, bem como muitos membros das assossiações académicas.

                    Conheci um caso de uma universidade do porto em que a associação tinha perto de 1.000.0000,00€ de euros por ano de entrada de dinheiro provenientes de festas, trajes, kits de caloiros, cotas, etc etc etc!!

                    Agora pensem!


                    Vou começar por dizer que rapidamente não leva acento e que associações não se escreve da forma abortiva como fizeste, mas adiante.

                    As praxes geram milhões?



                    Há gente que calada é poeta!

                    Sim, as associações de estudantes têm dinheiro, normalmente o orçamento deles vem da universidade e cotas e não de festas (poucas vezes dão lucro!), não vem dos trajes (que são vendidos em lojas), os kits de caloiros não são vendidos aos caloiros, mas sim OFERECIDOS!

                    Se soubesses um pouco acerca do trabalho de uma associação de estudantes, não tinhas perdido tempo a escrever este comentário tão oco de conteúdo...mas também não vou ser eu que te vou explicar.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                      Respondendo à questão do tópico, as praxes como as conheço não devem acabar. E esta discussão é no mínimo desastrosa.
                      Para além disso, chamar mandrião a um Dux é no mínimo uma generalização que como todas as generalizações, peca por excesso e é completamente desajustada. Só para dar um exemplo do erro da generalização, um antigo Dux da universidade do porto foi meu professor numa outra universidade (e continua a sê-lo) e era, à data, Dux e pelo que sei deixou de o ser à poucos anos.
                      As praxes não são violentas, não são anormais, não são nada disso, se vocês acham isso, estão completamente confundidos. Praxei, fui praxado, nunca me aleijaram, nunca aleijei ninguém, os meus melhores amigos, ainda hoje, foram criados nessas mesmas praxes. Curiosamente dois dos meus melhores amigos (agora casados), ela foi praxada por mim, eu fui praxado por ele. Ou seja, a generalização errada de que as praxes são o que se viu no Meco, que leva a mortes, a acidentes e afins é no mínimo desajustada! De facto há situações dessas (Eu chamo pseudo-praxes, pois não podem ser chamadas de praxes!), como há também acidentes na estrada, e geralmente esses acidentes acontecem com pessoas que não sabem praxar e não sabem o que é a praxe e é obvio que estas pessoas existem e deviam ser afastadas da praxe, para bem da praxe. Já agora, aquele culto que tanta gente fala, se é verdade, acabem com as praxes na lusofona, pois aquilo é MEDONHO! Não é praxe e só usar esse nome é errado em todos os aspectos!
                      Aproveito para colocar um texto, desse mesmo dux que falei acima e que demonstra a total histeria que se passa neste momento em que todos gritam e poucos sabem do que estão a falar.

                      Na pagina do Facebook do dito e também em
                      https://www.facebook.com/praxeporto

                      Adiciono também uma cronica na primeira pessoa...



                      http://www.publico.pt/destaque/jornal/cronica-a-praxe-na-primeira-pessoa-206106

                      calma com o histerismo, com as conclusões precipitadas e com as generalizações!

                      Deixa ver se entendo queres relacionar os efeitos de ma praxe aos acidentes automóveis e vice versa ?
                      Só porque contas aqui a tua experiência pessoal na qual a devemos generalizar há ok foste praxado e praxaste os teus amigos e não ouve acidentes ou reclamações mas o que é que isso interessa ? Este tópico mostra demagogia ao seu melhor nível vocês ainda nem capacidade tem Para realmente compreender certos efeitos que influenciam uma sociedade vocês querem enganar quem? Não é assim que lá vão fazem sim rir muita gente com tanta macacada.


                      é claro que os caloiros Teem a total percepção e liberdade de decisão para aceitar ser praxados afinal apenas acabaram de ingressar em uma faculdade perante um ambiente totalmente desconhecido, quem é que vocês querem enganar com as vossas macacadas? Há pois os caloiros precisão de praxe para integração e fazer amigos! Desculpem em que planeta vocês vivem?

                      inclusive até já se descreveu aqui que a praxe ajuda a desenvolver habilidades como a liderança e vice versa que serão mais tarde úteis para a vida profissional de um indivíduo bem eu pensei que fosse uma anedota mas não ao que parece é mesmo a sério.

                      quem é que vocês querem enganar com tanta treta blasfêmia e demagogia? enganen-se a si mesmos, quando é que vocês são homens e mulheres de verdade? Em vez de uns simples macacos?

                      a praxe não serve absolutamente para nada a não ser para se divertirem a moda do macaco mas que a cobriram de tradição.
                      Editado pela última vez por paulo3ooo; 31 January 2014, 06:54.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                        Cá está:

                        Dux arguido por homicídio no Meco


                        http://www.booking-portugal.com/noti...%EDdio-no-Meco
                        Melhor para ele, pois poderá defender-se das «acusações« que lhe forem imputadas.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                          Respondendo à questão do tópico, as praxes como as conheço não devem acabar. E esta discussão é no mínimo desastrosa.
                          Para além disso, chamar mandrião a um Dux é no mínimo uma generalização que como todas as generalizações, peca por excesso e é completamente desajustada. Só para dar um exemplo do erro da generalização, um antigo Dux da universidade do porto foi meu professor numa outra universidade (e continua a sê-lo) e era, à data, Dux e pelo que sei deixou de o ser à poucos anos.
                          As praxes não são violentas, não são anormais, não são nada disso, se vocês acham isso, estão completamente confundidos. Praxei, fui praxado, nunca me aleijaram, nunca aleijei ninguém, os meus melhores amigos, ainda hoje, foram criados nessas mesmas praxes. Curiosamente dois dos meus melhores amigos (agora casados), ela foi praxada por mim, eu fui praxado por ele. Ou seja, a generalização errada de que as praxes são o que se viu no Meco, que leva a mortes, a acidentes e afins é no mínimo desajustada! De facto há situações dessas (Eu chamo pseudo-praxes, pois não podem ser chamadas de praxes!), como há também acidentes na estrada, e geralmente esses acidentes acontecem com pessoas que não sabem praxar e não sabem o que é a praxe e é obvio que estas pessoas existem e deviam ser afastadas da praxe, para bem da praxe. Já agora, aquele culto que tanta gente fala, se é verdade, acabem com as praxes na lusofona, pois aquilo é MEDONHO! Não é praxe e só usar esse nome é errado em todos os aspectos!
                          Aproveito para colocar um texto, desse mesmo dux que falei acima e que demonstra a total histeria que se passa neste momento em que todos gritam e poucos sabem do que estão a falar.

                          Na pagina do Facebook do dito e também em
                          https://www.facebook.com/praxeporto

                          Adiciono também uma cronica na primeira pessoa...



                          http://www.publico.pt/destaque/jornal/cronica-a-praxe-na-primeira-pessoa-206106

                          calma com o histerismo, com as conclusões precipitadas e com as generalizações!
                          Esclarecedor O Depoimento desse ex dux. Arranjem uma vida...

                          Ontem num jornal também falou um ex dux da lusófona e não foi muito amigo para a classe de duxs e de praxistas, dizia ele que a praxe esta fora de controlo. Foi ele que disse!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                            Deixa ver se entendo queres relacionar os efeitos de ma praxe aos acidentes automóveis e vice versa ?
                            Só porque contas aqui a tua experiência pessoal na qual a devemos generalizar há ok foste praxado e praxaste os teus amigos e não ouve acidentes ou reclamações mas o que é que isso interessa ? Este tópico mostra demagogia ao seu melhor nível vocês ainda nem capacidade tem Para realmente compreender certos efeitos que influenciam uma sociedade vocês querem enganar quem? Não é assim que lá vão fazem sim rir muita gente com tanta macacada.


                            é claro que os caloiros Teem a total percepção e liberdade de decisão para aceitar ser praxados afinal apenas acabaram de ingressar em uma faculdade perante um ambiente totalmente desconhecido, quem é que vocês querem enganar com as vossas macacadas? Há pois os caloiros precisão de praxe para integração e fazer amigos! Desculpem em que planeta vocês vivem?

                            inclusive até já se descreveu aqui que a praxe ajuda a desenvolver habilidades como a liderança e vice versa que serão mais tarde úteis para a vida profissional de um indivíduo bem eu pensei que fosse uma anedota mas não ao que parece é mesmo a sério.

                            quem é que vocês querem enganar com tanta treta blasfêmia e demagogia? enganen-se a si mesmos, quando é que vocês são homens e mulheres de verdade? Em vez de uns simples macacos?

                            a praxe não serve absolutamente para nada a não ser para se divertirem a moda do macaco mas que a cobriram de tradição.
                            Jesus, tanto erro ortográfico... Um conselho: acho melhor aprenderes a escrever Português. Assim torna-se complicado perceber a tua ideia, tens uma ideia certo?

                            Mais uma vez, vou relatar a minha experiência em relação a "dinheiros" envolvidos. A minha Universidade é relativamente pequena e enquanto fiz parte da comissão do meu curso tinha alguns acessos a valores.

                            Pois bem: o kit do caloiro é grátis para os mesmos, costumava-mos fazer festas (pequenas) ao longo do semestre com bifanas e cerveja em que praticamente não se ganhava dinheiro com bifanas a 50cts e imperial a 20cts ;)
                            O dinheiro que vinha das festas maiores suportava os custos destas festas mais pequenas mas sempre com margens muito pequenas e o pouco que sobrava servia para comprar material para outras actividades ao longo do ano como peddy papers, rally tascas e outras. Ninguém pagava nada.

                            Ah, nem eu nem ninguém tinha ordenado nem tirava dinheiro para proveito próprio e não havia cá orçamentos de milhões.

                            Na Associação de Estudantes as coisas já era um pouco diferentes, já tinham uma verba maior mas ainda assim ridícula. Na AE ninguém tinha ordenado.

                            Nas praxes andam por lá alguns abutres, e as comissões só têm de os afastar. Esses abutres não sabem nada do que é praxe, não sabem o que é vida Académica não sabem nada e felizmente na minha altura não havia por lá muitos abutres e tínhamos tudo controlado, um pouco derivado a ser uma faculdade relativamente pequena e com um numero de caloiros fácil de controlar (~50). Acredito que numa faculdade com 300 caloiros as coisas se compliquem um pouco mais.

                            Atenção que respeito a vossa opinião mas tanto eu como mais gente aqui, já percebeu que há pessoas que falam do que desconhecem. Há abusos sim, nunca presenciei nenhum mas não indica que não exista, mas não vamos fazer disto regra porque não é.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post


                              Vou começar por dizer que rapidamente não leva acento e que associações não se escreve da forma abortiva como fizeste, mas adiante.

                              As praxes geram milhões?



                              Há gente que calada é poeta!

                              Sim, as associações de estudantes têm dinheiro, normalmente o orçamento deles vem da universidade e cotas e não de festas (poucas vezes dão lucro!), não vem dos trajes (que são vendidos em lojas), os kits de caloiros não são vendidos aos caloiros, mas sim OFERECIDOS!

                              Se soubesses um pouco acerca do trabalho de uma associação de estudantes, não tinhas perdido tempo a escrever este comentário tão oco de conteúdo...mas também não vou ser eu que te vou explicar.
                              Tens razão. Há gente que, calada, é poeta. Agora lê lá isto.

                              Associação Académica da UMa

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                                Esclarecedor O Depoimento desse ex dux. Arranjem uma vida...

                                Ontem num jornal também falou um ex dux da lusófona e não foi muito amigo para a classe de duxs e de praxistas, dizia ele que a praxe esta fora de controlo. Foi ele que disse!
                                Não me leves a mal mas indica a fonte se faz favor para podermos ler também.

                                Em relação ao que se passou na Lusófona, ainda não se sabe da verdade mas... aquilo na praia se não foi um grupo de amigos a divertir-se inconscientemente então também não era praxe, era sim uma coisa doentia... Já tinha dito num post atrás que JAMAIS diria para um caloiro meu, ou alguém que estivesse a praxar, para entrar num mar perigoso e revolto.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Road66 Ver Post
                                  Não me leves a mal mas indica a fonte se faz favor para podermos ler também.

                                  Em relação ao que se passou na Lusófona, ainda não se sabe da verdade mas... aquilo na praia se não foi um grupo de amigos a divertir-se inconscientemente então também não era praxe, era sim uma coisa doentia... Já tinha dito num post atrás que JAMAIS diria para um caloiro meu, ou alguém que estivesse a praxar, para entrar num mar perigoso e revolto.
                                  Lê o posto mais acima do taveirada está lá a fonte.
                                  Quanto ao dux da lusófona deu num telejornal, penso que da TVI, e ele falava da praxe em geral.
                                  O que aconteceu no meco não foi como é obvio não foi uma praxe tradicional. mas que vem na senda das praxes vem, acho que isso é inegável, foi em crescendo até se chegar a uma tragédia.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                                    Lê o posto mais acima do taveirada está lá a fonte.
                                    Quanto ao dux da lusófona deu num telejornal, penso que da TVI, e ele falava da praxe em geral.
                                    O que aconteceu no meco não foi como é obvio não foi uma praxe tradicional. mas que vem na senda das praxes vem, acho que isso é inegável, foi em crescendo até se chegar a uma tragédia.
                                    Era àquele em bold que me referia. Mas ok foi na tv depois procuro.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por JFernandes Ver Post


                                      Para mim, as praxes devem continuar...
                                      Não tendo eu nada contra ver imagens desse género ;) mas

                                      É uma imagem de um rasganço, que é uma coisa combinada em que o rasgado convida os amigos e família (sim já participei em vários). Só está ali porque quer

                                      Mas...segundo o código da praxe de Coimbra, isto está completamente fora das normas. Às raparigas só se pode rasgar os colarinhos e os punhos das camisas e não podem/devem ficar nesses estado.

                                      Já aos homens, os colarinhos e os punhos da camisa são a unica coisa que fica (às vezes nem isso)

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post


                                        Vou começar por dizer que rapidamente não leva acento e que associações não se escreve da forma abortiva como fizeste, mas adiante.

                                        As praxes geram milhões?



                                        Há gente que calada é poeta!

                                        Sim, as associações de estudantes têm dinheiro, normalmente o orçamento deles vem da universidade e cotas e não de festas (poucas vezes dão lucro!), não vem dos trajes (que são vendidos em lojas), os kits de caloiros não são vendidos aos caloiros, mas sim OFERECIDOS!

                                        Se soubesses um pouco acerca do trabalho de uma associação de estudantes, não tinhas perdido tempo a escrever este comentário tão oco de conteúdo...mas também não vou ser eu que te vou explicar.

                                        Em relação aos erros não vou comentar, a pressa dá nisso...tens razão!

                                        Relativamente ao resto, vou apenas dizer-te que falas do que não sabes e/ou és apenas mais um carneirinho!

                                        Eu vi a contabilidade organizada de uma associação de estudantes de uma pública do Porto.
                                        Posso-te garantir que geram milhões, posso-te garantir que existem funcionários pagos nessas associações com chorudos ordenados...

                                        Posso-te garantir que muita gente ganha muito dinheiro com isso...

                                        Mais, se eles declaram aquilo que eu vi...imagino o que não declaram!

                                        Portanto, em jeito de conclusão, de ignorantes que sabem detectar erros está o mundo cheio!!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                                          Deixa ver se entendo queres relacionar os efeitos de ma praxe aos acidentes automóveis e vice versa ?
                                          Só porque contas aqui a tua experiência pessoal na qual a devemos generalizar há ok foste praxado e praxaste os teus amigos e não ouve acidentes ou reclamações mas o que é que isso interessa ? Este tópico mostra demagogia ao seu melhor nível vocês ainda nem capacidade tem Para realmente compreender certos efeitos que influenciam uma sociedade vocês querem enganar quem? Não é assim que lá vão fazem sim rir muita gente com tanta macacada.


                                          é claro que os caloiros Teem a total percepção e liberdade de decisão para aceitar ser praxados afinal apenas acabaram de ingressar em uma faculdade perante um ambiente totalmente desconhecido, quem é que vocês querem enganar com as vossas macacadas? Há pois os caloiros precisão de praxe para integração e fazer amigos! Desculpem em que planeta vocês vivem?

                                          inclusive até já se descreveu aqui que a praxe ajuda a desenvolver habilidades como a liderança e vice versa que serão mais tarde úteis para a vida profissional de um indivíduo bem eu pensei que fosse uma anedota mas não ao que parece é mesmo a sério.

                                          quem é que vocês querem enganar com tanta treta blasfêmia e demagogia? enganen-se a si mesmos, quando é que vocês são homens e mulheres de verdade? Em vez de uns simples macacos?

                                          a praxe não serve absolutamente para nada a não ser para se divertirem a moda do macaco mas que a cobriram de tradição.
                                          Desculpa, não vou responder porque não consegui ler nem entender.
                                          Se quiseres trocar argumentos com base na calma, posso acompanhar. Desta forma não.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                            Em relação aos erros não vou comentar, a pressa dá nisso...tens razão!
                                            Relativamente ao resto, vou apenas dizer-te que falas do que não sabes e/ou és apenas mais um carneirinho!

                                            Eu vi a contabilidade organizada de uma associação de estudantes de uma pública do Porto.
                                            Posso-te garantir que geram milhões, posso-te garantir que existem funcionários pagos nessas associações com chorudos ordenados...

                                            Posso-te garantir que muita gente ganha muito dinheiro com isso...

                                            Mais, se eles declaram aquilo que eu vi...imagino o que não declaram!

                                            Portanto, em jeito de conclusão, de ignorantes que sabem detectar erros está o mundo cheio!!
                                            Não era a primeiro vez que uma associacaiAo era investigada por suspeita de fraude.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                              Em relação aos erros não vou comentar, a pressa dá nisso...tens razão!

                                              Relativamente ao resto, vou apenas dizer-te que falas do que não sabes e/ou és apenas mais um carneirinho!

                                              Eu vi a contabilidade organizada de uma associação de estudantes de uma pública do Porto.
                                              Posso-te garantir que geram milhões, posso-te garantir que existem funcionários pagos nessas associações com chorudos ordenados...

                                              Posso-te garantir que muita gente ganha muito dinheiro com isso...

                                              Mais, se eles declaram aquilo que eu vi...imagino o que não declaram!

                                              Portanto, em jeito de conclusão, de ignorantes que sabem detectar erros está o mundo cheio!!
                                              Sim uma associação tem funcionários pagos...qual é a surpresa? Querias que o pessoal trabalhasse de borla em recepções, papelarias, secretarias, cantinas....?

                                              Qual é a surpresa de a actividade deles gerar milhões de euros? Num universo de dezenas de milhares de alunos, não estou mesmo a ver qual é a surpresa.

                                              Viste a contabilidade organizada de uma associação? Eu posso ver de várias....é só ir ao relatório e contas.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                Sim uma associação tem funcionários pagos...qual é a surpresa? Querias que o pessoal trabalhasse de borla em recepções, papelarias, secretarias, cantinas....?

                                                Qual é a surpresa de a actividade deles gerar milhões de euros? Num universo de dezenas de milhares de alunos, não estou mesmo a ver qual é a surpresa.

                                                Viste a contabilidade organizada de uma associação? Eu posso ver de várias....é só ir ao relatório e contas.
                                                Então mas afinal chamas-me poeta e agora das-me razão?

                                                Agora até já tens acesso aos relatórios de contas?

                                                Estavas só na palhaçada era?!!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                  Então mas afinal chamas-me poeta e agora das-me razão?

                                                  Agora até já tens acesso aos relatórios de contas?

                                                  Estavas só na palhaçada era?!!
                                                  ?

                                                  Eu acho que quem estava na palhaçada eras tu.

                                                  Estavas a dizer todo indignado que as associações geravam milhões: sim, geram, como bem saberás, com cotas, papelarias, secções de desporto.

                                                  Depois, disseste que geram milhões em venda de trajes, kits de caloiro e festas. Rapidamente te corrigi e disse-te que os trajes são vendidos em lojas específicas, os kits de caloiro são oferecidos ao caloiro através de patrocínios e essas festas de que falas poucas vezes dão lucro.

                                                  Depois, disseste, também indignado, que há pessoas dentro das associações a receber dinheiro. E eu, expliquei-te, que as associações precisam de ter funcionários, e até te dei vários exemplos.

                                                  Estou a dar-te razão? Não. Estou a desmistificar aquilo que tentaste passar, que isto eram situações a roçar a ilegalidade, a corrupção. Não são. É o dia-a-dia de uma associação. Se queres apresentar dados concretos, fá-lo. Se o teu argumento é que as AEs organizam festas e têm funcionários pagos a tempo inteiro...

                                                  Se eu tenho acesso aos relatórios e contas das AEs? São públicos...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    ?

                                                    Eu acho que quem estava na palhaçada eras tu.

                                                    Estavas a dizer todo indignado que as associações geravam milhões: sim, geram, como bem saberás, com cotas, papelarias, secções de desporto.

                                                    Depois, disseste que geram milhões em venda de trajes, kits de caloiro e festas. Rapidamente te corrigi e disse-te que os trajes são vendidos em lojas específicas, os kits de caloiro são oferecidos ao caloiro através de patrocínios e essas festas de que falas poucas vezes dão lucro.

                                                    Depois, disseste, também indignado, que há pessoas dentro das associações a receber dinheiro. E eu, expliquei-te, que as associações precisam de ter funcionários, e até te dei vários exemplos.

                                                    Estou a dar-te razão? Não. Estou a desmistificar aquilo que tentaste passar, que isto eram situações a roçar a ilegalidade, a corrupção. Não são. É o dia-a-dia de uma associação. Se queres apresentar dados concretos, fá-lo. Se o teu argumento é que as AEs organizam festas e têm funcionários pagos a tempo inteiro...

                                                    Se eu tenho acesso aos relatórios e contas das AEs? São públicos...
                                                    Ouch...

                                                    Comentário


                                                      Pode ser que seja desta que os abusos de frustrados acabem de vez. É chocante respeitarem mais um dux que o próprio reitor, demonstrando claramente como vai a mentalidade da juventude atual.

                                                      Tal como se começa a fumar para nao se sentir excluido, aqui deixam-se ser humilhados para se supostamente "integrarem" e para depois mais tarde humilharem tambem.

                                                      Se a praxe passasse por serviço de açao social a historia era outra e ja nao haveria estas polémicas.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        Sim, as associações de estudantes têm dinheiro, normalmente o orçamento deles vem da universidade e cotas e não de festas (poucas vezes dão lucro!), não vem dos trajes (que são vendidos em lojas), os kits de caloiros não são vendidos aos caloiros, mas sim OFERECIDOS!
                                                        Estas a ver como também fazes generalizações incorrectas ? Acho normal que se façam generalizações, toda a gente o faz.
                                                        Isto porque de certeza que isto não é verdade, ou então alguém ficou a ganhar 10€ ás custas do KIT que comprei. Por isso o KIT não é oferecido em todo o lado como está subentendido na tua afirmação.

                                                        EDIT: Aliás até é bem visível no documentário "Praxis" quando pedem o dinheiro do KIT aos caloiros.
                                                        Editado pela última vez por acca; 31 January 2014, 13:49.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                                          Estas a ver como também fazes generalizações incorrectas ? Acho normal que se façam generalizações, toda a gente o faz.
                                                          Isto porque de certeza que isto não é verdade, ou então alguém ficou a ganhar 10€ ás custas do KIT que comprei. Por isso o KIT não é oferecido em todo o lado como está subentendido na tua afirmação.

                                                          EDIT: Aliás até é bem visível no documentário "Praxis" quando pedem o dinheiro do KIT aos caloiros.
                                                          A norma é o kit vir incluído quando os caloiros pagam a quota. Se há outros sítios onde o fazem de maneira diferente, é com as instituições/associações.

                                                          Mas mesmo que seja, há algum problema em pedir dinheiro por um kit? Só paga quem quer.

                                                          Comentário


                                                            Como é possível este otário ainda andar numa universidade publica?

                                                            Comentário


                                                              Não sei. E ainda fala com orgulho, calhando. Para mim ver esse rodapé é igual a ver aquelas notícias do estilo "mulher chumba 10 vezes no código"

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X