Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fim das Praxes?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por JLCR Ver Post
    O cúmulo de termos um estado a ter que andar a regular praxes.

    Um ministro da educação a perder tempo com o assunto praxes.

    Isto pode não ser o fundo, mas deve andar lá perto.
    A seguir vamos pedir para regulamentar os calduços, o jogo do berlinde, e porque não os matrecos?

    Vão mas é estudar que é para isso que andamos nós e os pais a pagar.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Road66 Ver Post
      Acho que toda a gente já percebeu que estás traumatizado, algo se deve ter passado lá. Não queres partilhar? Não conseguiste denunciar é isso? Pois deixa lá, se abusaram de ti na praxe e tu não soubeste dizer não, então na tua vida profissional vão abusar de ti forte e feio.

      Quanto à minha situação, está tudo escrito lá para trás é só leres.

      E digo-te mais, pelo que percebo da tua posição é que as praxes não deveriam ser nada mais do que todos irem em filinha indiana conhecer os cantos à faculdade e mostrar as salas de aula etc.

      Porque é que não começaste esse movimento? Porque é que na tua segunda matricula não te juntaste à grande maioria de pessoas que não gostam de praxe (como tu indicaste ) e fizeram um género de uma comissão com praxes em que recebem os alunos novos conjuntamente com as outras comissões de praxe já existentes. Ambos explicam quem são e os seus valores e deixam os novos alunos escolherem.

      Diz-me, porque é que não fizeste isto? Ah é preciso sair de trás de um teclado pois... já me esquecia...

      EU fiz a diferença, consegui colocar segurança, ordem e garantir que todos se divertiam nos anos em que fui da comissão, já tu não podes dizer o mesmo, limitas-te a andar a choramingar nestes tópicos.
      A sério, já deu para ver que és um tipo muito engraçado!

      Primeiro, eu compreendo que possas ter algumas dificuldades...como hei-de dizer isto...pronto, em termos de compreensão e tal, e portanto não tenhas conseguido perceber que eu já contei a minha experiência umas páginas atrás e se fores ler vais ver a figurinha que estás a fazer (pensando bem...se calhar não ).

      Segundo, lamento desiludir-te mas a praxe não prepara ninguém para o mundo do trabalho. A menos que saiam da universidade e vão para a tropa. Mas claro que o mais certo é tu ainda não saberes isto, talvez porque provavelmente ainda continuas a tentar tirar aquele "10" que te falta e que te vai deixar orgulhoso!

      Alguém que pensa que no mundo do trabalho é preciso andar a dizer não com cara de mau porque senão é-se comido é alguém que mostra bem que ou nunca trabalhou num contexto empresarial ou é um grande frustrado e talvez seja melhor procurar outra coisa para fazer.

      E também lamento se a tua educação foi tão limitada que precisaste de entrar numa praxe e estar de quatro para aprender a dizer não. Já eu quando cheguei à universidade já tinha aprendido há muito tempo a dizer não, tanto que disse não à praxe assim que percebi que aquilo era má praxe. Por isso, mais uma vez, atiraste ao lado

      Numa coisa tens razão, podia ter feito isso mas sabes porque não o fiz? Porque eu não entrei na Universidade para brincar às praxes e aos anti-praxe, fui lá para tirar o meu curso e entrar no mercado de trabalho, coisas que consegui com facilidade. E tu, como estamos nesse ponto?

      Nunca me preocupei com distracções secundárias e os caloiros têm que ter a capacidade de saber o que querem saber, como eu tive. Mas se tu és o fanboy e o rei lá da tua comissão, estás de parabéns...mas olha, sabes que mais? Não passas disso. Um dia vais crescer, demora o que quiseres

      Finalmente, ninguém está aqui a choramingar. Eu já percebi que Q.I não te permite distinguir uma opinião negativa de uma lamentação ou frustração, mas ninguém aqui tem culpa disso. Inclusivamente, gostaria de saber qual a tua opinião, visto que até agora a única coisa que conseguiste fazer foi atacar quem critica a má praxe. A mim não me incomodas minimamente, os cães ladram e a caravana passa

      Comentário


        Originalmente Colocado por Marverick Ver Post
        Gostava de saber em que é que te baseias para dizeres que "Passando aos praxistas em geral, não são burros que lá andam sem nada para fazer que só pensam em beber e borga. São normalmente pessoas que sentem que podem fazer algo pela praxe e pelos caloiros." Na tua experiência pessoal? As coisas variam tanto de instituto para instituto, de curso para curso...no meu curso não foi assim, mas isso também pode depender da complexidade do curso. Há cursos em que conciliar os estudos e 3 dias de praxe por semana torna-se complicado, outros não. Depende do curso, da praxe, da educação de cada um, das capacidades de cada um, de tudo.

        Isso dos abusos serem uma minoria depende do que consideras abuso. Eu que considero que um insulto a um caloiro é já por si não-respeitador e abusador, vejo abusos em 99% das praxes a que assisti na minha vida, inclusive após ter saído da Univ e noutra cidade.

        Esta discussão vai muito para alem do que a "C.S diz", e continuar a afirmar que abusos são uma minoria e isto está a ser tudo criado pela C.S e há que acabar com estereotipos e tal é tapar o sol com a peneira que é o que se tem feito até aqui com os resultados que todos sabemos.

        De resto, 100% de acordo, praxe bem feita (integração) deseja-se e recomenda-se!

        Baseio-me na experiência que vivi na praxe, não só no meu curso, mas também com as pessoas de outros cursos que conheci. Sendo que estou num polo de engenharia, e se eu e mais gente conseguiu conciliar curso e praxe (às vezes mais de 3x por semana) é porque dá para fazer. É preciso é uma boa gestão do tempo e algum amor à camisola.

        Além disso se eu e mais gente não se encaixa nesse estereótipo, então vocês não podem generalizar, é simples... Ou então se generalizam para os abusos, têm que generalizar para as coisas boas, não é só para as más.

        Se consideras abuso mandar encher umas 20, ou fazer "scu" na lama, ou pintar a cara... Sim são todas abusivas. Neste caso não tens perfil para estar numa praxe, por isso sais. É simples... Eu não acho isso abuso, por isso continuei lá até ao fim.

        Todas as pessoas são diferentes, todas as pessoas têm ideias diferentes, por isso há pessoas mais indicadas para uns locais do que para outros. Ninguém é obrigado a ir à praxe, aliás, até é bom que essas pessoas nem apareçam na praxe, pois se é para estar lá de corpo presente e sem vontade de ajudar, só está lá a estragar o que se tenta fazer.


        Não é tapar o sol com uma peneira, é a realidade. Em 4 anos de universidade, e na sua maioria ligado à praxe numa grande universidade pública, não tenho conhecimento de casos graves que tenham acontecido na praxe. Tenho sim conhecimento de praxes estupidas e sem sentido, que essas sim são como um vírus que se tem espalhado, e que apesar de não serem graves para a saúde dos caloiros, é muito prejudicial para o que se quer da praxe. Essas sim são um grave problema. Atenção que não estou a dizer que os abusos não são um grave problema, são obviamente e também têm que ser resolvidas com as sanções necessárias.

        Mas esta discussão toda acontece por causa de um caso gravíssimo, mas não se pode comparar o que aconteceu no Meco com as praxes que acontecem aos caloiros, até porque os caloiros são "inocentes" no que toca nas praxes, enquanto as pessoas que lá estavam, sabiam muito bem para o que iam. Isto não invalidade obviamente que SE o que se passou lá foi um ritual como é dito por aí, não seja uma das coisas mais estupidas à face da terra, e tenha que haver punições.

        Não se pode, nem deve extrapolar o que aconteceu lá para o que acontece com os caloiros.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Einstein Ver Post
          Baseio-me na experiência que vivi na praxe, não só no meu curso, mas também com as pessoas de outros cursos que conheci. Sendo que estou num polo de engenharia, e se eu e mais gente conseguiu conciliar curso e praxe (às vezes mais de 3x por semana) é porque dá para fazer. É preciso é uma boa gestão do tempo e algum amor à camisola.

          Além disso se eu e mais gente não se encaixa nesse estereótipo, então vocês não podem generalizar, é simples... Ou então se generalizam para os abusos, têm que generalizar para as coisas boas, não é só para as más.

          Se consideras abuso mandar encher umas 20, ou fazer "scu" na lama, ou pintar a cara... Sim são todas abusivas. Neste caso não tens perfil para estar numa praxe, por isso sais. É simples... Eu não acho isso abuso, por isso continuei lá até ao fim.

          Todas as pessoas são diferentes, todas as pessoas têm ideias diferentes, por isso há pessoas mais indicadas para uns locais do que para outros. Ninguém é obrigado a ir à praxe, aliás, até é bom que essas pessoas nem apareçam na praxe, pois se é para estar lá de corpo presente e sem vontade de ajudar, só está lá a estragar o que se tenta fazer.


          Não é tapar o sol com uma peneira, é a realidade. Em 4 anos de universidade, e na sua maioria ligado à praxe numa grande universidade pública, não tenho conhecimento de casos graves que tenham acontecido na praxe. Tenho sim conhecimento de praxes estupidas e sem sentido, que essas sim são como um vírus que se tem espalhado, e que apesar de não serem graves para a saúde dos caloiros, é muito prejudicial para o que se quer da praxe. Essas sim são um grave problema. Atenção que não estou a dizer que os abusos não são um grave problema, são obviamente e também têm que ser resolvidas com as sanções necessárias.

          Mas esta discussão toda acontece por causa de um caso gravíssimo, mas não se pode comparar o que aconteceu no Meco com as praxes que acontecem aos caloiros, até porque os caloiros são "inocentes" no que toca nas praxes, enquanto as pessoas que lá estavam, sabiam muito bem para o que iam. Isto não invalidade obviamente que SE o que se passou lá foi um ritual como é dito por aí, não seja uma das coisas mais estupidas à face da terra, e tenha que haver punições.

          Não se pode, nem deve extrapolar o que aconteceu lá para o que acontece com os caloiros.
          Tens de fazer um desenho porque ali o amuadinho não vai conseguir entender o que escreveste. Na cabeça dele é praxe -> abuso. É limitado.

          E sim, basicamente não se pode fechar os olhos, porque situações de abuso existem mas também não é com proibir que se extinguem essas situações.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Einstein Ver Post
            Baseio-me na experiência que vivi na praxe, não só no meu curso, mas também com as pessoas de outros cursos que conheci. Sendo que estou num polo de engenharia, e se eu e mais gente conseguiu conciliar curso e praxe (às vezes mais de 3x por semana) é porque dá para fazer. É preciso é uma boa gestão do tempo e algum amor à camisola.

            Além disso se eu e mais gente não se encaixa nesse estereótipo, então vocês não podem generalizar, é simples... Ou então se generalizam para os abusos, têm que generalizar para as coisas boas, não é só para as más.

            Se consideras abuso mandar encher umas 20, ou fazer "scu" na lama, ou pintar a cara... Sim são todas abusivas. Neste caso não tens perfil para estar numa praxe, por isso sais. É simples... Eu não acho isso abuso, por isso continuei lá até ao fim.

            Todas as pessoas são diferentes, todas as pessoas têm ideias diferentes, por isso há pessoas mais indicadas para uns locais do que para outros. Ninguém é obrigado a ir à praxe, aliás, até é bom que essas pessoas nem apareçam na praxe, pois se é para estar lá de corpo presente e sem vontade de ajudar, só está lá a estragar o que se tenta fazer.


            Não é tapar o sol com uma peneira, é a realidade. Em 4 anos de universidade, e na sua maioria ligado à praxe numa grande universidade pública, não tenho conhecimento de casos graves que tenham acontecido na praxe. Tenho sim conhecimento de praxes estupidas e sem sentido, que essas sim são como um vírus que se tem espalhado, e que apesar de não serem graves para a saúde dos caloiros, é muito prejudicial para o que se quer da praxe. Essas sim são um grave problema. Atenção que não estou a dizer que os abusos não são um grave problema, são obviamente e também têm que ser resolvidas com as sanções necessárias.

            Mas esta discussão toda acontece por causa de um caso gravíssimo, mas não se pode comparar o que aconteceu no Meco com as praxes que acontecem aos caloiros, até porque os caloiros são "inocentes" no que toca nas praxes, enquanto as pessoas que lá estavam, sabiam muito bem para o que iam. Isto não invalidade obviamente que SE o que se passou lá foi um ritual como é dito por aí, não seja uma das coisas mais estupidas à face da terra, e tenha que haver punições.

            Não se pode, nem deve extrapolar o que aconteceu lá para o que acontece com os caloiros.
            100% de acordo. Nenhum dos lados pode generalizar porque são tantos cursos, tantos institutos e tantas pessoas que há exemplos bons e maus em todo o lado. Aqui ninguém critica a praxe quando ela é bem feita, critica-se a má praxe que deve ser combatida, a começar pelos próprios praxantes.

            Inclusivamente em relação ao Meco, aquilo (se, como dizes e bem, foi o que se diz, porque estamos apenas a especular) foi um ritual e nada tem a ver com a questão das praxes.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Road66 Ver Post
              Tens de fazer um desenho porque ali o amuadinho não vai conseguir entender o que escreveste. Na cabeça dele é praxe -> abuso. É limitado.

              E sim, basicamente não se pode fechar os olhos, porque situações de abuso existem mas também não é com proibir que se extinguem essas situações.
              Outra pérola. Depois de eu ter dito várias vezes que há que distinguir a boa praxe da má praxe, que não se deve proibir mas sim regulamentar, vens dizer isto

              Confirma-se, és um calhau.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Marverick Ver Post

                Segundo, lamento desiludir-te mas a praxe não prepara ninguém para o mundo do trabalho. A menos que saiam da universidade e vão para a tropa. Mas claro que o mais certo é tu ainda não saberes isto, talvez porque provavelmente ainda continuas a tentar tirar aquele "10" que te falta e que te vai deixar orgulhoso!
                Bem... olha que prepara, se a praxe for bem feita, consegues efetivamente evoluir os caloiros principalmente em algumas soft skills como por exemplo a liderança, o trabalho em equipa, solidariedade, e afins...

                Originalmente Colocado por Marverick Ver Post
                Numa coisa tens razão, podia ter feito isso mas sabes porque não o fiz? Porque eu não entrei na Universidade para brincar às praxes e aos anti-praxe, fui lá para tirar o meu curso e entrar no mercado de trabalho, coisas que consegui com facilidade. E tu, como estamos nesse ponto?

                Nunca me preocupei com distracções secundárias e os caloiros têm que ter a capacidade de saber o que querem saber, como eu tive. Mas se tu és o fanboy e o rei lá da tua comissão, estás de parabéns...mas olha, sabes que mais? Não passas disso. Um dia vais crescer, demora o que quiseres
                Vou puxar pela minha experiência pessoal... Entrei na universidade aos 24 anos, aliás tomei a decisão mais dificil na minha vida quando o fiz, pois larguei um trabalho que tinha, onde tinha um ordenado acima do ordenado minimo, para poder ir estudar em busca de um sonho e de uma perspetiva de vida melhor.

                Isso não me impediu de no 1º ano ser praxado, e quando digo praxado, digo ser praxado de Setembro a Maio. Aliado a isso, o facto de ter toda a responsabilidade daquela decisão que eu tomei, e de estar a pagar as minhas despesas todas, não me impediu de no 2º ano entrar num grupo cultural.
                Não ano na universidade para ter um canudo, ando para adquirir conhecimentos para mais tarde os aplicar numa organização, mas isso não impede que não se possa viver a vida universitária.

                Estou no 4º ano, tenho uma média bastante assinalável para uma engenharia, e até já tive uma proposta de trabalho que tive que recusar. E fiz tudo o que disse em cima: fui praxado, entrei num grupo cultural, praxei e participei na comissão de praxe, saí à noite, entrei para o núcleo de estudantes, fiz parte da comissão de festas...

                Como vês tudo é possível.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Marverick Ver Post
                  A sério, já deu para ver que és um tipo muito engraçado!

                  Primeiro, eu compreendo que possas ter algumas dificuldades...como hei-de dizer isto...pronto, em termos de compreensão e tal, e portanto não tenhas conseguido perceber que eu já contei a minha experiência umas páginas atrás e se fores ler vais ver a figurinha que estás a fazer (pensando bem...se calhar não ).

                  Segundo, lamento desiludir-te mas a praxe não prepara ninguém para o mundo do trabalho. A menos que saiam da universidade e vão para a tropa. Mas claro que o mais certo é tu ainda não saberes isto, talvez porque provavelmente ainda continuas a tentar tirar aquele "10" que te falta e que te vai deixar orgulhoso!

                  Alguém que pensa que no mundo do trabalho é preciso andar a dizer não com cara de mau porque senão é-se comido é alguém que mostra bem que ou nunca trabalhou num contexto empresarial ou é um grande frustrado e talvez seja melhor procurar outra coisa para fazer.

                  E também lamento se a tua educação foi tão limitada que precisaste de entrar numa praxe e estar de quatro para aprender a dizer não. Já eu quando cheguei à universidade já tinha aprendido há muito tempo a dizer não, tanto que disse não à praxe assim que percebi que aquilo era má praxe. Por isso, mais uma vez, atiraste ao lado

                  Numa coisa tens razão, podia ter feito isso mas sabes porque não o fiz? Porque eu não entrei na Universidade para brincar às praxes e aos anti-praxe, fui lá para tirar o meu curso e entrar no mercado de trabalho, coisas que consegui com facilidade. E tu, como estamos nesse ponto?

                  Nunca me preocupei com distracções secundárias e os caloiros têm que ter a capacidade de saber o que querem saber, como eu tive. Mas se tu és o fanboy e o rei lá da tua comissão, estás de parabéns...mas olha, sabes que mais? Não passas disso. Um dia vais crescer, demora o que quiseres

                  Finalmente, ninguém está aqui a choramingar. Eu já percebi que Q.I não te permite distinguir uma opinião negativa de uma lamentação ou frustração, mas ninguém aqui tem culpa disso. Inclusivamente, gostaria de saber qual a tua opinião, visto que até agora a única coisa que conseguiste fazer foi atacar quem critica a má praxe. A mim não me incomodas minimamente, os cães ladram e a caravana passa
                  Pois, já disseste tudo o que precisava de ouvir. Reclamas muito mas pouco fazes pela mudança. Típico de choramingas.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Road66 Ver Post
                    Pois, já disseste tudo o que precisava de ouvir. Reclamas muito mas pouco fazes pela mudança. Típico de choramingas.
                    A sério, não pares!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Einstein Ver Post
                      Bem... olha que prepara, se a praxe for bem feita, consegues efetivamente evoluir os caloiros principalmente em algumas soft skills como por exemplo a liderança, o trabalho em equipa, solidariedade, e afins...



                      Vou puxar pela minha experiência pessoal... Entrei na universidade aos 24 anos, aliás tomei a decisão mais dificil na minha vida quando o fiz, pois larguei um trabalho que tinha, onde tinha um ordenado acima do ordenado minimo, para poder ir estudar em busca de um sonho e de uma perspetiva de vida melhor.

                      Isso não me impediu de no 1º ano ser praxado, e quando digo praxado, digo ser praxado de Setembro a Maio. Aliado a isso, o facto de ter toda a responsabilidade daquela decisão que eu tomei, e de estar a pagar as minhas despesas todas, não me impediu de no 2º ano entrar num grupo cultural.
                      Não ano na universidade para ter um canudo, ando para adquirir conhecimentos para mais tarde os aplicar numa organização, mas isso não impede que não se possa viver a vida universitária.

                      Estou no 4º ano, tenho uma média bastante assinalável para uma engenharia, e até já tive uma proposta de trabalho que tive que recusar. E fiz tudo o que disse em cima: fui praxado, entrei num grupo cultural, praxei e participei na comissão de praxe, saí à noite, entrei para o núcleo de estudantes, fiz parte da comissão de festas...

                      Como vês tudo é possível.
                      Expliquei-me mal. Eu referi-me à má praxe, que foi o que o fanboy ali ao lado disse. E nisso estamos totalmente de acordo e por isso mesmo eu disse que a praxe bem feita recomenda-se.

                      Quanto ao resto, eu também vivi a minha vida académica na mesma, fiz amigos, fui a tudo e diverti-me à grande, porque como já aqui foi dito vida académica é muito mais do que praxes. E se voltasse atrás não me importaria minimamente de ser praxado, se a praxe fosse exactamente isso, praxe. E tal como dizes há tempo para tudo desde que sejamos capazes de gerir o nosso tempo e tenhamos organização.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Marverick Ver Post
                        Expliquei-me mal. Eu referi-me à má praxe, que foi o que o fanboy ali ao lado disse. E nisso estamos totalmente de acordo e por isso mesmo eu disse que a praxe bem feita recomenda-se.

                        Quanto ao resto, eu também vivi a minha vida académica na mesma, fiz amigos, fui a tudo e diverti-me à grande, porque como já aqui foi dito vida académica é muito mais do que praxes. E se voltasse atrás não me importaria minimamente de ser praxado, se a praxe fosse exactamente isso, praxe. E tal como dizes há tempo para tudo desde que sejamos capazes de gerir o nosso tempo e tenhamos organização.
                        Ali o "fanboy" defende o que o Einstein disse, mas como nem um um texto sabes interpretar nunca hás-de conseguir chegar lá.

                        Vá chama-me calhau outra vez!

                        Ah e ainda não conseguiste dar-me um argumento válido do porquê que nunca tentaste marcar a diferença. As coisas só mudam se alguém fizer algo e esse alguém tem de se identificar com os valores da mudança ou espera que o ME vá fazer isso por ti?

                        BTW, o Einstein disse: "Se consideras abuso mandar encher umas 20, ou fazer "scu" na lama, ou pintar a cara..." e concordaste com ele mas... curioso que há uns posts atrás já dizias que isto era inadmissível! Me caro não te enterres mais, faz esse favor ao pessoal ok?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Road66 Ver Post
                          Ali o "fanboy" defende o que o Einstein disse, mas como nem um um texto sabes interpretar nunca hás-de conseguir chegar lá.

                          Vá chama-me calhau outra vez!

                          Ah e ainda não conseguiste dar-me um argumento válido do porquê que nunca tentaste marcar a diferença. As coisas só mudam se alguém fizer algo e esse alguém tem de se identificar com os valores da mudança ou espera que o ME vá fazer isso por ti?

                          BTW, o Einstein disse: "Se consideras abuso mandar encher umas 20, ou fazer "scu" na lama, ou pintar a cara..." e concordaste com ele mas... curioso que há uns posts atrás já dizias que isto era inadmissível! Me caro não te enterres mais, faz esse favor ao pessoal ok?
                          Eu não sei se estás a falar a sério ou apenas estás a provocar

                          Eu já disse anteriormente que para mim um tipo sujar-se todo numa brincadeira não tem mal nenhum. Um tipo fazer umas flexões não tem mal nenhum. Onde me viste criticar isso, diz-me lá iluminado! O que me viste criticar foram insultos, humilhações, simulações sexuais, etc. Consegues perceber a diferença ou "é preciso um desenho"?

                          Eu dei-te um argumento, se para ti não é válido, who cares? lol Eu marco a diferença em muitas outras coisas com a minha postura, tal como na altura marquei a diferença, sabes como? Ajudando a estudar muitos colegas, ajudando a integrar o pessoal novo, quebrando o gelo, arranjando apontamentos, essas coisas todas que importam muito mais do que formar um grupo e andar a fazer esperas.

                          Mais, tanto assim foi que houve uma praxe em que as bestas de preto perderam 2 horas a criticar os anti-praxe e tiveram o pequeno azar de um dos praxados dizer "aqui fala-se muito mal dos anti-praxe mas se não fosse o "Marverick" a ajudar-nos a fazer Análise Matemática ainda lá estávamos". Por isso, como vês, marcar a diferença não é criar guerras parvas.

                          Cada um escolhe o seu caminho, não devo nada a ninguém e tenho muito orgulho de todo o meu percurso académico. Tu terás do teu também e nem discuti isso, tu dizes que ajudaste os caloiros e tal e então? Eu também os ajudei, sempre que pude. Mais, a maior chapada de luva branca que dei foi quando ajudei pessoas que erraram antes comigo e depois disso me vieram pedir desculpa. Assim se marca a diferença.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                            Sgarcsa, sublinhei algumas das «ideias» que, tenho dúvidas que contribuam para fazer de um aluno, um bom profissional...

                            Só fui praxado na tropa...mas não tenho qualquer dúvida que não foram «as actividades realizadas» que fizeram de mim um melhor militar...

                            O respeito pelo outro, começa em não o «gozar», só porque nos sentimos «mais».

                            Obrigado pelo teu testemunho.
                            Para começar, quero dizer que o que aconteceu no Meco tem tanto a ver com a praxe como com rituais satânicos/religiosos..(pelo menos com a praxe que eu conheço). Não tem nada haver.

                            Sansoni7, quando eu referia que gozavam connosco a palavra gozo é para ser entendida com brincavam, gozar/brincar. É que depois a malta anti-praxe radicalista deste topico com interpretações tendenciosas ainda vai dizer que o "gozar" era em versão brasileira e ainda vão colocar mais lenha no assador.. ( e sabes que não estou a falar para ti..)

                            Relativamente à praxe, enquanto caloiro, só sofremos uma praxe física, de quase duas horas. No fim da praxe, depois de sairmos da escola, fui falar com os Doutores e expliquei-lhes que achava que aquilo não era praxe, mas sim abuso fisico e que não contribuia em nada para a praxe. Lá compreenderam e não voltaram a fazê-lo.

                            Enquanto "praxante" , fui convidado para Comissão de Praxe para regular e não deixar que fossem cometidos excessos na nossa Escola. A minha motivação nunca foi (nem minha nem da maior parte) humilhar niinguém, aliás nunca fizemos uma praxe em que isso fosse posto em causa. A nossa intenção era sempre de uma forma descontraida, rir-mo-nos uns dos outros com palhaçadas que se faziam. Desde gritos de guerra, a coreografias, cantorias e jogos. Jogos esses muito parecidos com os que se faziam no programa Vale Tudo da SIC. Dos 90 alunos que entraram nesse ano (apenas 2 anti-praxe), no fim da praxe falamos com todos os alunos e nenhum deles se tinha arrependido de ter sido praxado e se pudessem voltavam a fazer tudo de novo. Ali, ninguém foi a sangrar para casa, ninguém foi humilhado ou afetado psicologicamente. Havia um sentido de equipa e todo que deveria estar unido, e conhecerem-se uns aos outros e ao resto da Escola.
                            Agora meter todas as praxes no mesmo saco é como meter todos os adeptos que vão a um estadio de futebol no mesmo saco (claques incluidas). Faz algum sentido? nenhum. Há que saber distinguir o trigo do joio. Boas e más praxes. Refiro ainda, que quando integrei a comissão, tive que intervir umas duas vezes porque havia 1 ou 2 Doutores que queriam fazer praxe física só porque lhes apetecia. Não concordei, e interrompi de imediato essa praxe, e alertei-os para não o voltarem a fazer.

                            Agora, se todos os que praxei (naquele ano) gostaram da praxe, ou são todos masoquistas ou então muita confusão vai nas cabeças de alguns users deste tópico..

                            Parece-me é que muito confundem o Meco com praxes e com alguns abusos que aparecem nos jornais. Esses, eu também condeno veemente. E devem ser banidos. Agora não falem do que desconhecem ou vêem apenas na TV..

                            Comentário


                              Carneiros uma vez carneiros para sempre!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por JLCR Ver Post
                                O cúmulo de termos um estado a ter que andar a regular praxes.

                                Um ministro da educação a perder tempo com o assunto praxes.

                                Isto pode não ser o fundo, mas deve andar lá perto.
                                Noticias ao Minuto - "Nós pagamos o passaporte para a morte dos nossos filhos"

                                Comentário


                                  Desenvolve, porque eu não vi nada que fosse contra aquilo que disse.

                                  Comentário


                                    Alguém me explica porque é que os Dux são malta de quase 26/27 ou mais anos?

                                    Há aqui algum requisito para ser Dux, que me esteja a escapar?

                                    Comentário


                                      Tem graça, queixam-se de generalizações e de intolerância e depois crucificam o Maverick por ele dar a sua opinião

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                        Alguém me explica porque é que os Dux são malta de quase 26/27 ou mais anos?

                                        Há aqui algum requisito para ser Dux, que me esteja a escapar?
                                        È um Veterano, alguém que ande à muito tempo na Universidade, normalmente a fazer um segundo curso, no passado quando as propinas eram baixas, alguém que passeava os livros.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                          Alguém me explica porque é que os Dux são malta de quase 26/27 ou mais anos?

                                          Há aqui algum requisito para ser Dux, que me esteja a escapar?
                                          São normalmente pessoas de grande nível intelectual, que apenas não terminam os estudos devido ao seu grande comprometimento às causas académicas, tais como bebedeiras, submissão, estupidez e festas.

                                          Estes espécimes são normalmente pessoas bem educadas, com uma cultura social e democrática muito acima da média e de boas famílias, caso contrário teriam que trabalhar.

                                          Ser Dux aos 27 anos diria até que é muito promissor, pois normalmente são mais velhos...esses subiram rápidamente na carreira, provavelmente porque ainda não terminaram nenhuma cadeira do 1.º ano.

                                          Agora a sério, as praxes são um negócio que gera milhões, há gente com ordenados dentro destas estruturas, os Dux em muitos casos têm ordenados, bem como muitos membros das assossiações académicas.

                                          Conheci um caso de uma universidade do porto em que a associação tinha perto de 1.000.0000,00€ de euros por ano de entrada de dinheiro provenientes de festas, trajes, kits de caloiros, cotas, etc etc etc!!

                                          Agora pensem!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                            São normalmente pessoas de grande nível intelectual, que apenas não terminam os estudos devido ao seu grande comprometimento às causas académicas, tais como bebedeiras, submissão, estupidez e festas.

                                            Estes espécimes são normalmente pessoas bem educadas, com uma cultura social e democrática muito acima da média e de boas famílias, caso contrário teriam que trabalhar.

                                            Ser Dux aos 27 anos diria até que é muito promissor, pois normalmente são mais velhos...esses subiram rápidamente na carreira, provavelmente porque ainda não terminaram nenhuma cadeira do 1.º ano.

                                            Agora a sério, as praxes são um negócio que gera milhões, há gente com ordenados dentro destas estruturas, os Dux em muitos casos têm ordenados, bem como muitos membros das assossiações académicas.

                                            Conheci um caso de uma universidade do porto em que a associação tinha perto de 1.000.0000,00€ de euros por ano de entrada de dinheiro provenientes de festas, trajes, kits de caloiros, cotas, etc etc etc!!

                                            Agora pensem!
                                            Claro!

                                            Assim se compreende porque é que depois há fanboys que ficam todos tocados quando se critica a vaca sagrada e começam a mostrar a sua..."educação" e a fazer cruzadas.

                                            Comentário


                                              Quando entrei para a Faculdade não fui praxado.
                                              Nos anos subsequentes não praxei ninguém.
                                              Nunca tive problemas de integração por causa disso.
                                              Portanto qual é a falta que a praxe faz, mesmo?

                                              Como diz o Freitas do Amaral....a recepção aos caloiros deve ser feita com alegria e pela positiva, não na base do gozo, na base de achincalho....
                                              Editado pela última vez por apagdo; 30 January 2014, 13:11.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                                Quando entrei para a Faculdade nunca fui praxado.
                                                Nunca tive problemas de integração por causa disso.
                                                Portanto qual é a falta que a praxe faz?
                                                Já somos 2...na verdade acho que ninguém precisava de ser prachado...

                                                Comentário


                                                  Pobre Povo, que nunca consegue ter Bom Senso e resolver os assuntos a bem de todos, é sempre preciso leis e mais leis para regular tudo. Não sou/fui a favor da Praxe, apesar de ter sido praxado, no entanto sou contra a proibição da Praxe, achei piada à aula fantasma e à visita guiada às instalações da universidade, reprografia, ..., as humilhações de rebolar na lama e outras são perfeitamente dispensáveis.

                                                  Comentário


                                                    Eu não sou contra a praxe, pode parecer mas não sou.

                                                    Acho que cada um tem a liberdade de querer ou não querer ser praxado, dependendo das condições da praxe de cada universidade. Sou contra os abusos, e existem muitos, da praxe. Muitos miudos inocentes entram na universidade com o medo de ser postos de parte e aceitam tudo o que lhe é imposto.
                                                    Eu não aceitei, possivelmente porque entrei tarde na universidade e não estava para aquelas bodegas!!
                                                    Não fui posto de parte mas ouvi muitos a dizer que tinha receio de ser postos de parte por não ir...nada mais errado...no fim somos todos amigos!!

                                                    Comigo, mesmo não indo à praxe, sempre foram correctos há excepção de uma "fulana" que me queria obrigar à força dizer que era anti praxe...mas teve azar pois ainda levou uma reprimenda de um "superior"!!

                                                    Vi coisas tristes e vi coisas engraçadas...

                                                    Apesar de tudo, acho que deve ser regulado, porque o bom senso é como tudo...depende de cabeça para cabeça!!

                                                    Comentário




                                                      Para mim, as praxes devem continuar...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por JFernandes Ver Post


                                                        Para mim, as praxes devem continuar...
                                                        Era a tua namorada ou a tua irmã?...

                                                        Comentário


                                                          Essa foto não é de uma praxe, é de um rasganço, e nada tem a ver com a praxe que é associada à praxe do caloiro.

                                                          Comentário


                                                            toca a regular mais uma coisa, enfim.
                                                            O "estado ama" no seu melhor.

                                                            Comentário


                                                              Eu acho é que isto já da para formar uma seita

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X