Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"E se ter filhos não for assim tão giro?"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Acho graça, porque, pelo que vou lendo, fico com a sensação que esta questão da paternidade te anda a atormentar
    Não é atormentar mas é estranho para uma pessoa que não tem grande interesse em ter filhos, posso vir a ter ou não, não é nenhum sonho, ver como tanta gente vê o ter filhos como algo certo, algo quase obrigatório o "tem de ser porque é".
    Quando na verdade, se é uma coisa tão mágica, que é, devia ser tratado com mais inteligência. Trazer uma pessoa ao mundo devia ser extremamente bem pensado em todos os aspectos e nunca alvo de pressão.

    Como disse atrás, sou homem, posso me dar ao luxo de ter filhos mais tarde.

    Comentário


      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
      Não é atormentar mas é estranho para uma pessoa que não tem grande interesse em ter filhos, posso vir a ter ou não, não é nenhum sonho, ver como tanta gente vê o ter filhos como algo certo, algo quase obrigatório o "tem de ser porque é".
      Quando na verdade, se é uma coisa tão mágica, que é, devia ser tratado com mais inteligência. Trazer uma pessoa ao mundo devia ser extremamente bem pensado em todos os aspectos e nunca alvo de pressão.

      Como disse atrás, sou homem, posso me dar ao luxo de ter filhos mais tarde.
      Sinceramente acho que essa pressão não existe, ou pelo menos não é enorme.

      Mas não conheço o teu caso particular, tenho só ideia que és "novo" (28, 29 ?) e portanto acho que não tens de todo que te preocupar com este tema.

      Comentário


        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        Acho graça, porque, pelo que vou lendo, fico com a sensação que esta questão da paternidade te anda a atormentar
        Provavelmente andam a encostá-lo à parede...

        Comentário


          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          Sinceramente acho que essa pressão não existe, ou pelo menos não é enorme.

          Mas não conheço o teu caso particular, tenho só ideia que és "novo" (28, 29 ?) e portanto acho que não tens de todo que te preocupar com este tema.
          31.
          A "pressão" pode se comparar (mal como é meu habito) á virgindade.
          Imagina uma pessoa de 31 anos virgem. Digam o que disserem não é a norma, é estranho uma pessoa não ter já satisfeito essa necessidade natural.
          A "pressão" de que falo é mesmo essa, é ficarem igualmente admirados de não quereres satisfazer a necessidade de criação. "não queres ter filhos?" "sério?"


          PS: a minha namorada nem se quer ter filhos, mas como já aprendi alguma coisa sobre mulheres sei que essa certeza pode mudar terça feira.

          Comentário


            Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
            Quem os vão julgar não vai ser a sociedade, mas a sua própria consciência, ou seja, a determinada altura quando forem mais velhos, vão perguntar-se se seriam mais felizes ou menos se tivessem filhos.
            Pode (e acontece) acontecer a mesma coisa a quem tem filhos. Não vejo qual a diferença.

            Comentário


              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
              PS: a minha namorada nem se quer ter filhos, mas como já aprendi alguma coisa sobre mulheres sei que essa certeza pode mudar terça feira.
              Não antecipes essa preocupação

              Parece-me que quando chegar a "terça-feira" vais ser tu a dizer :

              - Estava a ver que não, todas querem e tu não querias !? já estava preocupado

              Comentário


                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                PS: a minha namorada nem se quer ter filhos, mas como já aprendi alguma coisa sobre mulheres sei que essa certeza pode mudar terça feira.
                Não te admires se te disser que sempre quis ter mas tu é que a pressionaste a não ter.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                  Que idade têm?

                  Depois de 1 semana com 3: 4 meses, 4 anos e 7 anos.... Preciso de férias das férias ufff
                  Têm 6 meses.
                  Claro que se torna cansativo, pois sao totalmente dependentes, mas a felicidade deles por me terem "24h" por dia é algo extraordinário.
                  Jantei todos os dias em restaurantes com calma e sem choro, fui nadar na praia e piscina, fui beber uns copos, vi futebol, etc. Com eles e nao tive problemas!
                  Eles só fizeram birra no 1o dia no pequeno almoço, pois acordamos tarde e eles tinham fome. Dar papa no reutaurante do hotel a dois bebés é um circo!
                  Tenho pena de nao puder estar mais de ferias.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                    31.
                    A "pressão" pode se comparar (mal como é meu habito) á virgindade.
                    Imagina uma pessoa de 31 anos virgem. Digam o que disserem não é a norma, é estranho uma pessoa não ter já satisfeito essa necessidade natural.
                    A "pressão" de que falo é mesmo essa, é ficarem igualmente admirados de não quereres satisfazer a necessidade de criação. "não queres ter filhos?" "sério?"


                    PS: a minha namorada nem se quer ter filhos, mas como já aprendi alguma coisa sobre mulheres sei que essa certeza pode mudar terça feira.
                    Toda a gente sabe que um gajo não namora com 1.

                    São pelo menos 3 e às vezes 4.

                    Antes do período, durante o período, depois do período e quando ainda temos que aturar a sogra.

                    Comentário


                      Boa Noite a Todos.

                      Pimeiro que tudo confesso que não sou de grandes intervenções em foruns, mas este assunto assim o exige, já cá estou registado faz bastante tempo sigo com particular interesse alguns topicos pois um "aficionado" pelo mundo automovel, no entanto nao tenho grande tempo nem paciencia para discussoes "online"

                      Podemos sempre concordar em discordar, neste caso em particular e na MINHA esperiencia pessoal este assunto é sensivel, é não é sim só porque sim ou porque os putos sao mimados de "mais" (Se é que isso existe)

                      Vou enquadrar pois acho que faz sentido, sou jovem na casa trintas, casado vai para 12 anos numa classe media (Cada vez menos média), há 6 anos atras decidimos que estava na altura de ter um rebento para dar continuidade á familia, e nasceu a nossa "piquena" se nos 3 primeiros anos foi a miuda mais saudavel do mundo, (nunca viu uma urgencia, idas ao médico eram apenas as rotineiras) quanto aos ultimos 3 a historia é diferente......

                      Sempre tive espirito aberto, nunca dei importancia ao que nao tinha importancia, mas nunca descurei uma boa educação de "berço" sem nunca ser super protetor os miudos teem de cair, levantar-se e voltar a cair, sujar a roupa, esfolar os joelhos etc, tudo isso faz parte, mas com conta peso e medida, o OP deste topico quase dá a entender (Por opinioes de 3ºs é verdade) que os "putos" quase devem crescer sozinhos, discordo totalmente

                      A minha filhota nos ultimos 3 anos "went to hell and back" com 3 anos diagnosticaram-lhe um tumor raro ao nivel da medula, em 3 semanas (Sim 3 semanas) passou de uma criança saudavel a deixar de andar, corri este mundo e o outro, gastei CENTENAS de milhar de euros em tratamentos, viagens, estadias, resumidamente passei de uma classe media "alta" para uma classe baixa, fali 2 empresas hoje luto para voltar ao activo á "mó" de cima com pouco muito pouco, (Perdi tudo o que tinha e não era assim tão pouco desde uma bela moradia a beira da praia com piscina, cerca de 100K em carros PAGOS duas empresas saudaveis, empregados etc) hoje vivo num apartamento e conduzo um carro com 12 anos, arrependimentos? SAO ZERO, faria tudo novamente.

                      A vida é bem mais que ter um bom carro uma boa casa ir jantar fora aos melhores restaurantes quando apeteçe, Uma criança NAO pediu para nascer é DEPENDENTE de nós, e é nossa OBRIGAÇAO proporcionar o melhor possivel

                      Hoje a minha filha depois de passar por 2 cirurgias que nao sabia se sobrevivia, por 2 anos de Quimio, por internamentos em diversos paises com custos estratosfericos , não está curada, vai ser doente oncologica toda a vida, no entanto venceu A batalha e á partida podera ter uma vida saudavel, ainda que com vigilancia médica mas ainda assim normal. Isto não tem preço.

                      Só quem é pai pode ter uma prespectiva da vrida dos filhos, e eu por mim falo se era muito liberal hoje sou "estupidamente" protector. Pois é esse o meu dever enquanto pai, este tipo de situaçoes acaba por por em prespectiva tudo aquilo que julgavamos ser certo ou correcto, para a proxima que virem um pai ou uma mae ser super protectora nao julgem........

                      É só um desabafo, se não tiverem paciencia para ler nao leiam, apenas queria concluir que nem sempre o que pareçe mais correcto o é.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                        Têm 6 meses.
                        Claro que se torna cansativo, pois sao totalmente dependentes, mas a felicidade deles por me terem "24h" por dia é algo extraordinário.
                        Jantei todos os dias em restaurantes com calma e sem choro, fui nadar na praia e piscina, fui beber uns copos, vi futebol, etc. Com eles e nao tive problemas!
                        Eles só fizeram birra no 1o dia no pequeno almoço, pois acordamos tarde e eles tinham fome. Dar papa no reutaurante do hotel a dois bebés é um circo!
                        Tenho pena de nao puder estar mais de ferias.
                        isto com 3 complica um bocadinho, em especial com diferenças grandes... muita logística

                        mas é o que é, já estou é naquela de ter mais calma e ter mais tempo para mim, e não dá, preciso de aguardar mais uns anos.

                        Comentário


                          Argolas, penso que a proteção que se fala é querer ter os filhos sempre debaixo das asas. No dia que precisarem voar vão cair que nem tordos.

                          O que falas é de um outro nível de protecções. Também tenho filhos com problemas que precisam de acompanhamento, e que a médio prazo poderei ter de gastar dinheiro e até vender património se necessário. Mas nem por isso sou protetor.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por argolas Ver Post
                            Boa Noite a Todos.

                            Pimeiro que tudo confesso que não sou de grandes intervenções em foruns, mas este assunto assim o exige, já cá estou registado faz bastante tempo sigo com particular interesse alguns topicos pois um "aficionado" pelo mundo automovel, no entanto nao tenho grande tempo nem paciencia para discussoes "online"

                            Podemos sempre concordar em discordar, neste caso em particular e na MINHA esperiencia pessoal este assunto é sensivel, é não é sim só porque sim ou porque os putos sao mimados de "mais" (Se é que isso existe)

                            Vou enquadrar pois acho que faz sentido, sou jovem na casa trintas, casado vai para 12 anos numa classe media (Cada vez menos média), há 6 anos atras decidimos que estava na altura de ter um rebento para dar continuidade á familia, e nasceu a nossa "piquena" se nos 3 primeiros anos foi a miuda mais saudavel do mundo, (nunca viu uma urgencia, idas ao médico eram apenas as rotineiras) quanto aos ultimos 3 a historia é diferente......

                            Sempre tive espirito aberto, nunca dei importancia ao que nao tinha importancia, mas nunca descurei uma boa educação de "berço" sem nunca ser super protetor os miudos teem de cair, levantar-se e voltar a cair, sujar a roupa, esfolar os joelhos etc, tudo isso faz parte, mas com conta peso e medida, o OP deste topico quase dá a entender (Por opinioes de 3ºs é verdade) que os "putos" quase devem crescer sozinhos, discordo totalmente

                            A minha filhota nos ultimos 3 anos "went to hell and back" com 3 anos diagnosticaram-lhe um tumor raro ao nivel da medula, em 3 semanas (Sim 3 semanas) passou de uma criança saudavel a deixar de andar, corri este mundo e o outro, gastei CENTENAS de milhar de euros em tratamentos, viagens, estadias, resumidamente passei de uma classe media "alta" para uma classe baixa, fali 2 empresas hoje luto para voltar ao activo á "mó" de cima com pouco muito pouco, (Perdi tudo o que tinha e não era assim tão pouco desde uma bela moradia a beira da praia com piscina, cerca de 100K em carros PAGOS duas empresas saudaveis, empregados etc) hoje vivo num apartamento e conduzo um carro com 12 anos, arrependimentos? SAO ZERO, faria tudo novamente.

                            A vida é bem mais que ter um bom carro uma boa casa ir jantar fora aos melhores restaurantes quando apeteçe, Uma criança NAO pediu para nascer é DEPENDENTE de nós, e é nossa OBRIGAÇAO proporcionar o melhor possivel

                            Hoje a minha filha depois de passar por 2 cirurgias que nao sabia se sobrevivia, por 2 anos de Quimio, por internamentos em diversos paises com custos estratosfericos , não está curada, vai ser doente oncologica toda a vida, no entanto venceu A batalha e á partida podera ter uma vida saudavel, ainda que com vigilancia médica mas ainda assim normal. Isto não tem preço.

                            Só quem é pai pode ter uma prespectiva da vrida dos filhos, e eu por mim falo se era muito liberal hoje sou "estupidamente" protector. Pois é esse o meu dever enquanto pai, este tipo de situaçoes acaba por por em prespectiva tudo aquilo que julgavamos ser certo ou correcto, para a proxima que virem um pai ou uma mae ser super protectora nao julgem........

                            É só um desabafo, se não tiverem paciencia para ler nao leiam, apenas queria concluir que nem sempre o que pareçe mais correcto o é.
                            contra factos não há argumentos.
                            qualquer Pai responsável e com a cabeça no lugar faria o mesmo que tu.

                            As maiores felicidades para a pequena e para os Pais!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por argolas Ver Post
                              Boa Noite a Todos.

                              [...]
                              Há situações verdadeiramente excepcionais, e o que relatas é um caso muito difícil. Muita força e muitos parabéns para ti e para a tua família.

                              Comentário


                                Abdicar da vida em função da existência de miúdos?

                                Obviamente não é desejável, deve ser combatido. Nem sempre é evitável.

                                Claro que é muito mais fácil, giro e divertido quando o dinheiro abunda muito para lá das necessidades e se pode pagar/comprar todas as coisas aborrecidas que os "pobrezinhos" têm que fazer. Se não for necessário cozinhar e arrumar, se não for necessário limpar a casa, se não for necessário tratar das roupas, se não for necessário arrumar, se não for necessário usar o tempo "livre" (oh ironia!) para todos estes trabalhos (porque há dinheiro para pagar a quem faça) então é muito mais fácil tratar dos filhos: basta entrar no carro e dar à chave, e temos fins-de-semana super giros e super divertidos para toda a gente.

                                Mas para a maioria dos portugueses (classe baixa e média baixa) a vida não é assim tão cor-de-rosa como as notas de 500€, até porque nunca tiveram nenhuma na mão.

                                Se não houver avós/tios por perto que ajudem de vez em quando, então é mesmo muito complicado especialmente quando as crianças são pequenas.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por argolas Ver Post
                                  Boa Noite a Todos.

                                  Pimeiro que tudo confesso que não sou de grandes intervenções em foruns, mas este assunto assim o exige, já cá estou registado faz bastante tempo sigo com particular interesse alguns topicos pois um "aficionado" pelo mundo automovel, no entanto nao tenho grande tempo nem paciencia para discussoes "online"

                                  Podemos sempre concordar em discordar, neste caso em particular e na MINHA esperiencia pessoal este assunto é sensivel, é não é sim só porque sim ou porque os putos sao mimados de "mais" (Se é que isso existe)

                                  Vou enquadrar pois acho que faz sentido, sou jovem na casa trintas, casado vai para 12 anos numa classe media (Cada vez menos média), há 6 anos atras decidimos que estava na altura de ter um rebento para dar continuidade á familia, e nasceu a nossa "piquena" se nos 3 primeiros anos foi a miuda mais saudavel do mundo, (nunca viu uma urgencia, idas ao médico eram apenas as rotineiras) quanto aos ultimos 3 a historia é diferente......

                                  Sempre tive espirito aberto, nunca dei importancia ao que nao tinha importancia, mas nunca descurei uma boa educação de "berço" sem nunca ser super protetor os miudos teem de cair, levantar-se e voltar a cair, sujar a roupa, esfolar os joelhos etc, tudo isso faz parte, mas com conta peso e medida, o OP deste topico quase dá a entender (Por opinioes de 3ºs é verdade) que os "putos" quase devem crescer sozinhos, discordo totalmente

                                  A minha filhota nos ultimos 3 anos "went to hell and back" com 3 anos diagnosticaram-lhe um tumor raro ao nivel da medula, em 3 semanas (Sim 3 semanas) passou de uma criança saudavel a deixar de andar, corri este mundo e o outro, gastei CENTENAS de milhar de euros em tratamentos, viagens, estadias, resumidamente passei de uma classe media "alta" para uma classe baixa, fali 2 empresas hoje luto para voltar ao activo á "mó" de cima com pouco muito pouco, (Perdi tudo o que tinha e não era assim tão pouco desde uma bela moradia a beira da praia com piscina, cerca de 100K em carros PAGOS duas empresas saudaveis, empregados etc) hoje vivo num apartamento e conduzo um carro com 12 anos, arrependimentos? SAO ZERO, faria tudo novamente.

                                  A vida é bem mais que ter um bom carro uma boa casa ir jantar fora aos melhores restaurantes quando apeteçe, Uma criança NAO pediu para nascer é DEPENDENTE de nós, e é nossa OBRIGAÇAO proporcionar o melhor possivel

                                  Hoje a minha filha depois de passar por 2 cirurgias que nao sabia se sobrevivia, por 2 anos de Quimio, por internamentos em diversos paises com custos estratosfericos , não está curada, vai ser doente oncologica toda a vida, no entanto venceu A batalha e á partida podera ter uma vida saudavel, ainda que com vigilancia médica mas ainda assim normal. Isto não tem preço.

                                  Só quem é pai pode ter uma prespectiva da vrida dos filhos, e eu por mim falo se era muito liberal hoje sou "estupidamente" protector. Pois é esse o meu dever enquanto pai, este tipo de situaçoes acaba por por em prespectiva tudo aquilo que julgavamos ser certo ou correcto, para a proxima que virem um pai ou uma mae ser super protectora nao julgem........

                                  É só um desabafo, se não tiverem paciencia para ler nao leiam, apenas queria concluir que nem sempre o que pareçe mais correcto o é.
                                  Argolas,

                                  Este teu post é importante para colocar tudo na perspectiva correcta.

                                  Obrigado pela partilha e desejo toda a coragem do mundo para tua filha e uma dose proporcional para os seus Pais.

                                  Um Abraço

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por argolas Ver Post
                                    Boa Noite a Todos.


                                    ....
                                    Isto é ser Pai.

                                    Felicidades e saúde para a família, sobretudo para a filhota.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por mlcpflp Ver Post
                                      Isto é ser Pai.

                                      Felicidades e saúde para a família, sobretudo para a filhota.
                                      Ser Pai não é só isso. A luta e a situação pela qual o user passou (a filha do user, aliás), deve ser das coisas mais difíceis de (ultra)passar. Ver o nosso rebento numa situação destas, deve doer até à alma e tornar-nos capazes de mudar a rotação do globo.
                                      Mas tenho que discordar de ti. Ser Pai é isso, mas é muito mais. Ser pai é estar presente todos os dias, é saber ralhar e saber dar mimos, é perder 10 minutos do jogo do benfica porque o filho precisa dele naquele instante, é saber trancar o riso quando a maior vontade é rir à gargalhada por causa de uma qualquer tolice que a cria fez.

                                      Ser Pai ou Mãe é fazer o que o user fez. Mas felizmente nem todos temos que passar por provações destas, e por isso ser pai e mãe é isso, e é muito mais.

                                      Comentário


                                        Argolas, são testemunhos como o teu que mostrar que o fórum não é so palhaçada e discussões. Apesar de não ser pai, agradeço a partilha.

                                        Desejo-te tudo de bom a ti e à tua familia e em especial à tua pequenota.

                                        Comentário


                                          Nem eu disse que era só isso. Apenas quis enaltecer a postura e a ação que o user+familia teve.

                                          Infelizmente o argolas e a filha passaram por isso. Ser pai é também como dizes uma serie de outras coisas (tb sou pai de duas raparigas). estar presente, castigar, elogiar, etc. etc. etc.

                                          Mais uma vez as maiores felicidades para ambos.

                                          P.S.:nem vou entrar pela via do "se tivesse optado por não ter filhos...

                                          Comentário


                                            Curiosamente no último casamento religioso que assisti recentemente, a procriação foi exacerbadamente defendida. Eu estava à espera que o padre mandasse fazer um filho antes dos noivos saírem da Igreja.

                                            Comentário


                                              Obrigado pela partilha da tua história, Argolas! É uma história real que encerra muitos ensinamentos...

                                              Desejo-te que muitas felicidades e que, acima de tudo, a saúde da tua filha não volte a estar em causa!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por mlcpflp Ver Post
                                                Nem eu disse que era só isso. Apenas quis enaltecer a postura e a ação que o user+familia teve.

                                                Infelizmente o argolas e a filha passaram por isso. Ser pai é também como dizes uma serie de outras coisas (tb sou pai de duas raparigas). estar presente, castigar, elogiar, etc. etc. etc.

                                                Mais uma vez as maiores felicidades para ambos.

                                                P.S.:nem vou entrar pela via do "se tivesse optado por não ter filhos...
                                                Sim, eu sei. Só quis acrescentar.

                                                Mas faço das tuas as minhas palavras: muitas felicidades para o user, e muita saúde para a filha! E felicidades para a família.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                  Mas isso pode acontecer com tudo o que potencialmente podes fazer na tua vida. A diferença pros filhos é que qualquer pessoa os pode ter, não requer trabalho, talento (diferente de criá-los), praticamente nenhuma qualidade em especial.
                                                  Achas mesmo que qualquer pessoa pode ter filhos?
                                                  Conheço muita boa gente que gostava...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                                    Pode (e acontece) acontecer a mesma coisa a quem tem filhos. Não vejo qual a diferença.
                                                    Não acredito nisto. Podes imaginar que os teus filhos podiam ser diferentes, mas não acredito que quem os tem se imagine sem eles.

                                                    Comentário


                                                      Eu nunca quero ter filhos, mas se por algum motivo no futuro batesse com a cabeça numa parede e quisesse acho que mais depressa adoptava um do que tinha.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                        Achas mesmo que qualquer pessoa pode ter filhos?
                                                        Conheço muita boa gente que gostava...
                                                        Parece-me óbvio que ele se estava a referir aos que têm condições físicas para isso.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Parece-me óbvio que ele se estava a referir aos que têm condições físicas para isso.
                                                          Não foi isso o que ele disse.
                                                          A ideia com que fiquei é que fazer filhos era como jogar berlindes, "qualquer pessoa os pode ter, não requer trabalho"...
                                                          Isto para quem como eu é pai há pouco tempo, não é possível de engolir.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                            Não acredito nisto. Podes imaginar que os teus filhos podiam ser diferentes, mas não acredito que quem os tem se imagine sem eles.
                                                            É disto que algumas pessoas já falaram aqui. Tu nem sequer consegues pensar num pai que olha para trás e imagina como seria a vida se não tivesse tido filhos.
                                                            É lógico que uma pessoa sã da cabeça vai sempre amar os filhos, mas isso não invalida que pense no que podia ter feito ou vivido ou simplesmente como a vida seria diferente se não os tivesse tido. É completamente legitimo ou devia ser...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                              Não foi isso o que ele disse.
                                                              A ideia com que fiquei é que fazer filhos era como jogar berlindes, "qualquer pessoa os pode ter, não requer trabalho"...
                                                              Isto para quem como eu é pai há pouco tempo, não é possível de engolir.
                                                              Somos crescidinhos não é preciso explicar tudo.
                                                              Gerar filhos, para a gigante maioria, é estupidamente fácil. Infelizmente.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X