Anúncio

Collapse
No announcement yet.

casas modelares/ pré-fabricadas - alguém tem?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Um T2 com garagem, ficaria por quanto? A minha sogra quer vender a moradia, e vir viver para mais perto do centro da vila. Sem contar com o que poderá gastar com o terreno, quanto ficaria por um T2 para um casal idoso, e uma garagem, ou anexos ''grande''?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
      Conhece o custo periódico de limpeza de fossa biológica?, há que observar que não é comum em muita zona dita urbana.
      E as taxas de saneamento que não se pagam à Câmara ? Acabam por se equivaler neste particular.



      Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
      É que por mera coincidência já acompanhei muita obra, aqui no tópico há no mínimo quatro membros com relativo conhecimento técnico de obra, a questão é porque não há expansão deste tipo de implementação de construção.

      Não é tão linear.
      1º - é uma área ainda muito desconhecida cá em Portugal e que semeia muita desconfiança, sobretudo ao nível do aspecto da construção;
      2º - a aquisição, como disse anteriormente, não tem os mesmos mecanismos que uma casa tradicional pode ter (crédito bancário, etc);
      3º - o tamanho. Há quem considere que este tipo de casas não tem o tamanho necessário para tudo aquilo que se pretende de uma casa e quando se quer ter mais, isso implica um gasto mais elevado e começa a aproximar-se dos valores praticados pela alvenaria tradicional.

      Comentário


        #33
        Por cá existe o Lobby do betão. Tudo o que for diferente é para abater...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
          Por cá existe o Lobby do betão. Tudo o que for diferente é para abater...
          Não ia por aí.
          Passa mais pelos portugueses serem pouco susceptíveis á mudança, principalmente na construção há muita gente ligada ao sector e sempre trabalharam com tijolo e betão, agora é dificil mudar.
          A divulgação destes novos metodos também é muito pouca.

          Se calhar se dissessem a alguns que o que gastaria a mais de inicio poupava em por exemplo AC e/ou lenha, provavelmente havia mais adesão. Uma especie de diesel vs gasolina.

          Comentário


            #35
            É obvio que existe inercia cultural. Mas reparem que até muitos dos modulares que existem se baseiam em betão pré-construído.
            Tudo o que for diferente, nomeadamente a construção estruturalmente metálica, comum no mundo inteiro, é mal vista, e a própria legislação empurra-a. E sim o betão tem um lobby imenso em pt... daí a legislação

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
              Não ia por aí.
              Passa mais pelos portugueses serem pouco susceptíveis á mudança, principalmente na construção há muita gente ligada ao sector e sempre trabalharam com tijolo e betão, agora é dificil mudar.
              A divulgação destes novos metodos também é muito pouca.

              Se calhar se dissessem a alguns que o que gastaria a mais de inicio poupava em por exemplo AC e/ou lenha, provavelmente havia mais adesão. Uma especie de diesel vs gasolina.
              Quando disse ao meu sogro que queria por janelas em PVC da Finstral, ele ficou de pé a-traz, visto que quem manda aqui na zona é o alumínio da Cortizo!
              Mas assim que foi ver o showroom da marca já mudou totalmente de ideias.

              Comentário


                #37
                Compra de reservatório de resíduo doméstico, certificação?, é um custo inicial suportado pelo cliente final que não é incluído no projecto inicial.

                Tenho ideia que o custo de consumo de água inclui em factura-recibo descriminação de saneamento de água e/ou resíduo sólido, a única hipótese é a prospecção de um furo de água e respectiva manutenção periódica com análise à qualidade da água (custo assumido pelo proprietário), com recurso a empresa particular e/ou camarária.

                Já utilizei ambos em pequena propriedade como habitação de lazer, já observei turismo rural de topo com total autonomia eléctrica, água, há muita condicionante, no entanto há potencial para construção em portefólio actual.

                (DeCeIi).

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                  É obvio que existe inercia cultural. Mas reparem que até muitos dos modulares que existem se baseiam em betão pré-construído.
                  Tudo o que for diferente, nomeadamente a construção estruturalmente metálica, comum no mundo inteiro, é mal vista, e a própria legislação empurra-a. E sim o betão tem um lobby imenso em pt... daí a legislação
                  Isso não é bem assim.
                  A regra geral e universal é que as casas fazem-se com materiais locais ou produzidos no local. Os Japoneses vivem em "espécies de barracas" porque lá não há tanta abundância de tijolos e cimento mas há facilidade em obtenção de chapa pintada de fábrica e parede sandwich com núcleo de poliuretano, lã de rocha etc.

                  Por outro lado, as madeiras de Portugal não valam nada para casas...

                  Logo, um casa modular é praticamente 100% em matéria importadas o que faz com não sejam assim tão baratas.

                  Há ainda outro aspecto que é o do know how que é praticamente inexistente no sector da construção tradicional portuguesa. Veja se o caso do pladur que tema em não se conseguir vulgarizar como está há décadas no norte da Europa onde ng faz paredes interiores de tijolo...

                  A minha opinião pessoal é que o conceito modular não vai vingar assim tão depressa: Portugal rural/interior está a ficar deserto e não faltam por aí casas boas ao preço da uva mijona até bem perto das grandes cidades.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post

                    Por outro lado, as madeiras de Portugal não valam nada para casas...
                    Tinha essa dúvida. As nossas madeiras são realmente más, ou menos boas, para construção?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                      Tinha essa dúvida. As nossas madeiras são realmente más, ou menos boas, para construção?
                      Dizem que sim, mas nunca aprofundei muito esse tema. Mas temos tb o problema da grande amplitude térmica de portugal que rebenta com qq madeira.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Dizem que sim, mas nunca aprofundei muito esse tema. Mas temos tb o problema da grande amplitude térmica de portugal que rebenta com qq madeira.
                        Mas esse ultimo factor tens nos states também.

                        Comentário


                          #42
                          tb tenho muita curiosidade sobre este assunto!

                          gostava de no futuro construir uma habitação modular, mas com divisões de grandes dimensões...não das dimensões que aparecem nos sites da primeira pagina.
                          eu não preciso de muitas divisões, bastava-me um T2 com uns 150...200m2.
                          uma casa modular desta dimensão, seria para que preços?

                          tenho um terreno familiar em Vila Praia de Ancora no Minho com 1200m2, e a intenção seria construir nessa zona do país.

                          as minhas principais duvidas são o clima da região e se o tipo de construção se adequa
                          queria que fosse o mais auto-suficiente possível, paineis solares, furo de agua...outra duvida seria a questão do saneamento/esgotos...uma caixa de residuos resolveria?

                          a ultima duvida, o terreno é agricula...não tem licença para construção, não pelos modos tradicionais....e neste tipo de construção modular? teria que levantar a casa 60cm dos chão?

                          cumprimentos

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                            Dizem que sim, mas nunca aprofundei muito esse tema. Mas temos tb o problema da grande amplitude térmica de portugal que rebenta com qq madeira.
                            Tenho há muito portada de madeira não é o excesso de calor que lhe causa dano maior, é a humidade, é óbvio que exige tratamento periódico de qualidade em produto químico.

                            Originalmente Colocado por ELgatu Ver Post
                            tb tenho muita curiosidade sobre este assunto!

                            gostava de no futuro construir uma habitação modular, mas com divisões de grandes dimensões...não das dimensões que aparecem nos sites da primeira pagina.
                            eu não preciso de muitas divisões, bastava-me um T2 com uns 150...200m2.
                            uma casa modular desta dimensão, seria para que preços?

                            tenho um terreno familiar em Vila Praia de Ancora no Minho com 1200m2, e a intenção seria construir nessa zona do país.

                            as minhas principais duvidas são o clima da região e se o tipo de construção se adequa
                            queria que fosse o mais auto-suficiente possível, paineis solares, furo de agua...outra duvida seria a questão do saneamento/esgotos...uma caixa de residuos resolveria?

                            a ultima duvida, o terreno é agricula...não tem licença para construção, não pelos modos tradicionais....e neste tipo de construção modular? teria que levantar a casa 60cm dos chão?

                            cumprimentos
                            Terreno agrícola sem autorização camarária para construção, ou recupera-se algo anterior já implementado (exemplo armazém agrícola), ou é fazer exposição em projecto alternativo.

                            A questão da capacidade da fossa biológica, é variável o cliente opta, é colocada no exterior e é por norma soterrada.

                            A colocação de painel solar e prospecção de furo de água, é relativamente comum.

                            Comentário


                              #44
                              Também há a hipótese de utilizar como base os vulgares contentores marítimos... Há exemplos muito infelizes mas outros nem tanto:



                              A decoração exterior e interior é apenas uma questão de gosto pessoal e verbas disponíveis.

                              Comentário


                                #45
                                Bom tópico, a seguir atentamente

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Dizem que sim, mas nunca aprofundei muito esse tema. Mas temos tb o problema da grande amplitude térmica de portugal que rebenta com qq madeira.

                                  Eu diria é que não teem disponibilidade de madeira adequada e know-how para fazer que funcione em Portugal.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Eu não creio que gastassem tantos milhares de euros para que isto não durasse umas quantas décadas...











                                    Sim... concordo que a arquitectura exterior é horrenda... mas até ganhou prémios! Imagine-se... é tipo os filmes de Cannes...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Atenção que têm sido dadas informações incorrectas neste tópico e parece-me que tenho de divulgar a informação abaixo para bem dos users que estejam a pensar num projecto destes.


                                      Trabalho com um cliente que iniciou um projecto muito interessante nesta área, a título particular, de construção modular acima do solo e móvel, tal como uma caravana; e foi denunciado por um anónimo, tanto quanto sabe, traduzindo-se num projecto absolutamente falhado!


                                      Foi acusado formalmente pela RAN, (Rede Agrícola Nacional) dado que QUALQUER utilização não agrícola carece de um paracer prévio, o qual segundo ele, é sempre recusado, por isso nunca façam nada sem primeiro verem o enquadramento legal na CM da zona em questão.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                                        Atenção que têm sido dadas informações incorrectas neste tópico e parece-me que tenho de divulgar a informação abaixo para bem dos users que estejam a pensar num projecto destes.


                                        Trabalho com um cliente que iniciou um projecto muito interessante nesta área, a título particular, de construção modular acima do solo e móvel, tal como uma caravana; e foi denunciado por um anónimo, tanto quanto sabe, traduzindo-se num projecto absolutamente falhado!


                                        Foi acusado formalmente pela RAN, (Rede Agrícola Nacional) dado que QUALQUER utilização não agrícola carece de um paracer prévio, o qual segundo ele, é sempre recusado, por isso nunca façam nada sem primeiro verem o enquadramento legal na CM da zona em questão.
                                        Estas a falar das zonas verdes nas quais nao podes construir a nao ser que sejas amigo de alguem em especial?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                          Mas esse ultimo factor tens nos states também.
                                          Mas lá a madeira boa abunda nos estados do norte e chega mais facilmente ao sul. Alem disso a casa tradsicional americana é de madeira.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                            Eu não creio que gastassem tantos milhares de euros para que isto não durasse umas quantas décadas...











                                            Sim... concordo que a arquitectura exterior é horrenda... mas até ganhou prémios! Imagine-se... é tipo os filmes de Cannes...
                                            Apesar de tudo, será sempre muito arriscado uma casa...numa meio de uma floresta. É que um fogo «leva tudo à frente»....

                                            Comentário


                                              #52
                                              casas modelares/ pré-fabricadas - alguém tem?

                                              Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                              Apesar de tudo, será sempre muito arriscado uma casa...numa meio de uma floresta. É que um fogo «leva tudo à frente»....

                                              No meio de um incêndio tanto vão estas como as de alvenaria, contudo a maior parte destas madeiras leva tratamentos quer para resistir à bicharada como para serem mais resistentes aos incêndios

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por taz76 Ver Post
                                                No meio de um incêndio tanto vão estas como as de alvenaria, ...
                                                Daí eu ser avesso a casas «plantadas» no meio das florestas.....

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Segundo o que aparece nalguns estudo por esta net fora, as casas de madeira resitem melhor ao fogo do que as de metal... É um fenómento bastante surprendente e fora do senso comum...

                                                  A madeira arde (obviamente) mas demora bastante tempo a arder completamente. Já a as estrutura metálica "não arde" mas a pintura é como que pólvora, e além disso, colapsa mais rapidamente do que as estruturas de madeira pois a madeira mantêm resistência mesmo a altíssima temperatura enquanto que o aço "amolece" muito mais facilmente e colapsa.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                    Uma casa modular que esteja assente a cerca de 60 cm do chão não requer licenciamento da câmara, pois na prática é uma caravana / autocaravana estacionada em terreno privado.

                                                    Não paga IMI ou outro tipo de imposto.

                                                    Ponto de luz, qualquer terreno pode ter, mesmo que seja um terreno agrícola. Água idem aspas aspas.

                                                    O problema maior será a rede de esgotos, mas nada que uma fossa biológica não resolva.

                                                    Posto isto, o PDM não é impeditivo na esmagadora maioria das situações, ou seja, até podemos colocar uma casa destas em zonas sensíveis onde não deixam construir. E também não é problemas com áreas de terreno versus a área de construção.

                                                    Os maiores contras são mesmo a aquisição, dado que não fazem créditos de habitação para este tipo de casas (mas fazem-se créditos ao consumo e Leasing) e os seguros que são por norma mais caros ou nalguns casos as seguradoras nem sequer os fazem.
                                                    Cuidado que nem tudo o que escreves acima é válido em todo o lado.

                                                    Continuando com o tópico, também sou um potencial interessado, mas apenas para daqui a mais alguns anos. O terreno já lá está e é meu. Falta é ir juntando mais uns trocos o que na conjuntura atual está complicado.

                                                    Além disso o mercado vai amadurecendo, aprende-se com os erros e vão surgindo mais empresas, caso de um amigo meu cuja família toda a vida se dedicou à construção (prédios, moradias, escolas...) e ele que é da nova geração (cerca de 30 anos) está agora a começar a desbravar caminho neste nicho de mercado que pode crescer e muito!
                                                    Editado pela última vez por petrus; 07 July 2014, 08:38.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Tenho uma curiosidade enorme neste tema. Por aquilo que eu pesquisei à uns tempos o maior problema ainda é o preço. Eu vi um T2 por 85.000€+iva. Tudo bem que apenas tínhamos de dispor do terreno que a empresa tratava de tudo, mas pareceu me demasiado caro.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por andremo Ver Post
                                                        Eu tenho andado a procura de casas modulares, e no site fazatuacasa.com estou interessado no T3 confort+ com 74 m2. o preço com montagem e acabamentos é de 37 mil € + IVA. Sem as fundações.. muros e essas cenas todas, só mesmo a casa.

                                                        Parece-me fixe, mas nao tenho feedback de compradores destas casas ou sobre esta empresa...

                                                        Alguem conhece bem este tipo de casas ou sabe de alguem que tenha uma? E já agora, se conhecem esta empresa?

                                                        Qual é esse T3? Os que vi da gama confort tinham 90m2 pelo menos que era logo a primeira planta, Também pedi orçamento nesse site, mas nunca me responderam. Parece me os que têm melhor relação qualidade / preço por agora ( opinião apenas por consultas na internet )
                                                        Editado pela última vez por mack1; 07 July 2014, 09:23.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                          Segundo o que aparece nalguns estudo por esta net fora, as casas de madeira resitem melhor ao fogo do que as de metal... É um fenómento bastante surprendente e fora do senso comum...

                                                          A madeira arde (obviamente) mas demora bastante tempo a arder completamente. Já a as estrutura metálica "não arde" mas a pintura é como que pólvora, e além disso, colapsa mais rapidamente do que as estruturas de madeira pois a madeira mantêm resistência mesmo a altíssima temperatura enquanto que o aço "amolece" muito mais facilmente e colapsa.
                                                          Não é um fenómeno nada surpreendente a madeira resistir melhor ao incêndio que o metal. Obviamente que isto depende muito do tipo de madeira e de metal utilizado.

                                                          A condução térmica da madeira é muito baixa e para ajudar, quando entra em combustão, forma uma crosta que retarda o avanço de incêndio para o seu interior.

                                                          Já o metal possui uma condução térmica muito maior e com o aumento de temperatura rapidamente perdem a sua capacidade de resistência a esforços. Podemos aumentar a resistência do metal ao fogo, mas aí monetariamente falando, segundo sei, o céu é o limite. O caso de que todos se recordarão foi do Retail Park de Portimão. A estrutura cumpria a legislação vigente, na altura em que foi projectada, e foi uma questão de (poucos) minutos.

                                                          Quanto ao tema das casas de modulares/pré-fabricadas. Sou um dos cépticos... Talvez por ter uma vivenda de alvenaria, com um óptimo isolamento (80€ de lenha no inverno e ligar um AC uma dúzia de vezes durante o Verão), e que se formos a extrapolar o custo por m2 não ficou assim tão mais cara.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            A resistência ao fogo madeira vs aço não é novidade nenhuma.

                                                            O aço facilmente dilata acima dos valores de cota de tolerância, a distribuição de cargas altera-se e colapsa. Isto ainda antes de ganhar flexibilidade e ir o resto por arrasto.

                                                            A madeira, no entanto, nem toda resiste de igual forma. Lembro-me da estrutura do pav Atlantico ser de um tipo de madeira cuja densidade resiste bem ao fogo, ardendo a uma taxa controlada de x cm/hora. O que permite gerir de outra forma um eventual incêndio.

                                                            Sobre o tema:

                                                            Em portugal temos dois problemas, pelo menos comparando com o que existe numa realidade próxima europeia (não vale comparar com os EUA).

                                                            1 - Já referi o Lobby do betão, que até com a legislação e legisladores aperta. Porque na realidade poderíamos estar a viver em casas mais "simples", menos "pesadas" e mais eficientes termica/acusticamente e em termos de risco sísmico (maior elasticidade das estruturas), visto que o betão é do pior que ha neste aspecto.

                                                            2 - O mercado dos "pré" é feito de empresas que preferem vender pouco e ganhar muito em cada venda. Podem dizer que é falta de escala, eu digo que é filosofia.

                                                            (Sobre os terrenos e as possibilidades, as coisas não se dividem simplesmente em Rustico/Urbano, há a rede natura 2000, REN, e outras classificações específicas, cada uma com a sua legislação.)
                                                            Editado pela última vez por Vocsa; 07 July 2014, 10:31.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Sempre tive uma curiosidade com prefabricados. Desde as garagens até casas, ainda por mais com terrenos em certas zonas, baratos, que dariam optimas moradias de ferias.

                                                              Seria possivel alguem com conhecimentos fazer uma lista de empresas de qualidade? Acho que neste caso sao coisas que valem a pena o dinheiro e acho que dava uma boa ajuda a muitos no forum.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X