Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Desabafo - Num país onde so a velocidade conta

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Ó Spinnaker, não é entediante ires a 120, a menos que vás com cruise control, aí sim.

    Eu vim de férias e nas Autovias Espanholas, algumas com boas rectas, os espanhois não se esticam, e andam sempre nos 120 km/h, era raríssimo algum ir a 120 km/h e só para ultrapassar.

    O máximo que vi foi um Clio Sport que ia a 140 km/h

    Eu tambem ia sempre dentro dos limites, durante centenas de KM a fio, e não foi por isso que a viagem foi aborrecida. Mas havia muitos radares fixos, e a Guardia Civil por vezes surgia em patrulha. Prevenção, é um facto.

    Claro que quando passei a fronteira para Portugal, foi sempre a 150 km/h, é mais divertido ? claro, mas ir a 120 pelo menos a mim nao me cansa, e o carro é um C5

    Comentário


      #92
      Por aqui por norma ando a 130-140 em auto-estrada, é uma velocidade que a meu ver não é excessiva mas ao mesmo tempo permite fazer uma viagem num espaço de tempo um pouco mais reduzido.

      Confesso que ir a 120 satura-me um bocado, mas mais que 140 é muito raro.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
        Ó Spinnaker, não é entediante ires a 120, a menos que vás com cruise control, aí sim.

        Eu vim de férias e nas Autovias Espanholas, algumas com boas rectas, os espanhois não se esticam, e andam sempre nos 120 km/h, era raríssimo algum ir a 120 km/h e só para ultrapassar.

        O máximo que vi foi um Clio Sport que ia a 140 km/h

        Eu tambem ia sempre dentro dos limites, durante centenas de KM a fio, e não foi por isso que a viagem foi aborrecida. Mas havia muitos radares fixos, e a Guardia Civil por vezes surgia em patrulha. Prevenção, é um facto.

        Claro que quando passei a fronteira para Portugal, foi sempre a 150 km/h, é mais divertido ? claro, mas ir a 120 pelo menos a mim nao me cansa, e o carro é um C5
        Também só vi um carro a acelerar verdadeiramente numa AE espanhola - devia "levar" uns 170-180 em cima... era um tuga no seu Jaguar XF!!

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
          Por aqui por norma ando a 130-140 em auto-estrada, é uma velocidade que a meu ver não é excessiva mas ao mesmo tempo permite fazer uma viagem num espaço de tempo um pouco mais reduzido.

          Confesso que ir a 120 satura-me um bocado, mas mais que 140 é muito raro.
          já reparaste o "pouco mais reduzido" que te permites fazer, passando de 120 para 140 km/h? acho que ir a 140 ao invés de 120 é mais psicológico do que outra coisa... mas com gastos para o consumo.
          nb: eu tb me "perco" a 120, e por vezes lá vai aos 140... mas depois reflito e baixo o ritmo de novo.

          Comentário


            #95
            As auto-estradas para mim continuam a não ser o maior problema. A maior parte dos acidentes com feridos graves e vítimas mortais é dentro das localidades. Ainda agora saíram os números de 2013 a confirmar esta realidade.

            Ainda agora fiz a viagem do norte ao Algarve sempre com o cruise control nos 150. O tempo estava bom, a estrada também, não havia muito trânsito. Para cima já apanhei bastante trânsito e já vim mais devagar. Acho que se deve adequar a velocidade às situações. 150 nas retas da A2 é ligeiramente diferente de 150 em certas partes engraçadas da A29.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
              As auto-estradas para mim continuam a não ser o maior problema. A maior parte dos acidentes com feridos graves e vítimas mortais é dentro das localidades. Ainda agora saíram os números de 2013 a confirmar esta realidade.

              Ainda agora fiz a viagem do norte ao Algarve sempre com o cruise control nos 150. O tempo estava bom, a estrada também, não havia muito trânsito. Para cima já apanhei bastante trânsito e já vim mais devagar. Acho que se deve adequar a velocidade às situações. 150 nas retas da A2 é ligeiramente diferente de 150 em certas partes engraçadas da A29.
              Certo, mas os condutores tugas não adequam. E é por essas e por outras que o limite em algumas AE não passa dos 120.

              Mesmo em frança não é mais de 130 e o controlo é bem mais apertado, tal como em Espanha.

              Algumas pessoas queixam-se de cá, mas podemos ir a 140 ou 150 sem nos multarem. Em Espanha ou França eu pura e simplesmente não tenho coragem para isso

              Mas sabes tambem porque é que o limite cá nao aumenta? Basta ver o tipo de condução dos espanhois VS portugueses, não propriamente em termos de velocidades nas AE's mas sim o comportamento deles, nas AE's.

              Se carro A numa Autovia espanhola for a 125 km/h e um atrás o carro B ultrapassar, e se o A sem querer aumentar para 130, o B mesmo que tenha 200cv não vai aumentar....e isso faz com que o A ganhe respeito e se aperceba de que tem de facultar a ultrapassagem e muitas vezes reduzem lireiramente, para o B passar.

              Gera-se aqui um respeito mutuo. Nunca vi espanhois a afucinharem uns com os outros no AE ou a irem com distancia de insegurança de 5 metros

              Cá, basta passares a ponte, e é ver tuga contra tuga, a ver quem acelera mais, encostadinhos

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                Ó Spinnaker, não é entediante ires a 120, a menos que vás com cruise control, aí sim.

                Eu vim de férias e nas Autovias Espanholas, algumas com boas rectas, os espanhois não se esticam, e andam sempre nos 120 km/h, era raríssimo algum ir a 120 km/h e só para ultrapassar.

                O máximo que vi foi um Clio Sport que ia a 140 km/h

                Eu tambem ia sempre dentro dos limites, durante centenas de KM a fio, e não foi por isso que a viagem foi aborrecida. Mas havia muitos radares fixos, e a Guardia Civil por vezes surgia em patrulha. Prevenção, é um facto.

                Claro que quando passei a fronteira para Portugal, foi sempre a 150 km/h, é mais divertido ? claro, mas ir a 120 pelo menos a mim nao me cansa, e o carro é um C5
                Não me leves a mal mas aí está um comportamento típico: lá fora comportam-se bem e vem cá para dentro e fazem isso...

                Demonstra bem a mentalidade tuga.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por pmvs1981 Ver Post
                  Não me leves a mal mas aí está um comportamento típico: lá fora comportam-se bem e vem cá para dentro e fazem isso...

                  Demonstra bem a mentalidade tuga.
                  Pois não sei. O que vi ao longo de um total de 1600 KM entre portugal e espanha foi um muito melhor civismo em espanha. Mas não há pano para mangas. Eles lá têm muito mais controlo de transito do que cá. A começar pelas patrulhas da Guarda Civil Trafico.

                  Quem conhece o IC19 sabe que a PSP transito faz muitas vezes patrulhas em zonas chave, o que ajuda muito a haver mais civismo tambem.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Ó Spinnaker, não é entediante ires a 120, a menos que vás com cruise control, aí sim.

                    Eu vim de férias e nas Autovias Espanholas, algumas com boas rectas, os espanhois não se esticam, e andam sempre nos 120 km/h, era raríssimo algum ir a 120 km/h e só para ultrapassar.

                    O máximo que vi foi um Clio Sport que ia a 140 km/h

                    Eu tambem ia sempre dentro dos limites, durante centenas de KM a fio, e não foi por isso que a viagem foi aborrecida. Mas havia muitos radares fixos, e a Guardia Civil por vezes surgia em patrulha. Prevenção, é um facto.

                    Claro que quando passei a fronteira para Portugal, foi sempre a 150 km/h, é mais divertido ? claro, mas ir a 120 pelo menos a mim nao me cansa, e o carro é um C5
                    Sei que só respondo um ano depois, mas mais vale tarde do que nunca.

                    Já fiz centenas de KM por espanha, tal como pe-los mais diversos países.

                    Ainda da última vez que fui a Barcelona, fui ultrapassado diversas vezes por carros a bastante mais de 140 durante a viagem.

                    Em Portugal, Hoje, já vemos a grande maioria dos Portugueses a circular em AE entre os 120 e os 140, o que me parece sensato.

                    A 120, num bom carro, é entediante fazer uma A2 ou uma A1 (200 ou 300km seguidos, leia-se, não estou a dizer ir de Almada ao Seixal!!!).
                    Experimenta ir sozinho num carro engraçado (estou a pensar na minha C30, mas posso pensar em muitos outros carros) a 120 de, sei lá, Lisboa ao Porto, por exemplo, e depois diz-me se não achaste a viagem entediante. Mas vai com atenção, isto é, não faças chamadas pelo Bluetooth, não metas radio, não faças nada disso. Só tu e o carro e a tua atenção na estrada.

                    Porque eu tenho a certeza absoluta que eu vou com mais atenção a 140 nessas condições do que qualquer condutor a 120 a cantar, com atenção nas noticias ou no debate ou na conversa telefónica por bluetooth (ou, ainda menos, se não for sozinho!).

                    Mas se calhar sou eu que sou "diferente"!!!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                      Sei que só respondo um ano depois, mas mais vale tarde do que nunca.

                      Já fiz centenas de KM por espanha, tal como pe-los mais diversos países.

                      Ainda da última vez que fui a Barcelona, fui ultrapassado diversas vezes por carros a bastante mais de 140 durante a viagem.

                      Em Portugal, Hoje, já vemos a grande maioria dos Portugueses a circular em AE entre os 120 e os 140, o que me parece sensato.

                      A 120, num bom carro, é entediante fazer uma A2 ou uma A1 (200 ou 300km seguidos, leia-se, não estou a dizer ir de Almada ao Seixal!!!).
                      Experimenta ir sozinho num carro engraçado (estou a pensar na minha C30, mas posso pensar em muitos outros carros) a 120 de, sei lá, Lisboa ao Porto, por exemplo, e depois diz-me se não achaste a viagem entediante. Mas vai com atenção, isto é, não faças chamadas pelo Bluetooth, não metas radio, não faças nada disso. Só tu e o carro e a tua atenção na estrada.

                      Porque eu tenho a certeza absoluta que eu vou com mais atenção a 140 nessas condições do que qualquer condutor a 120 a cantar, com atenção nas noticias ou no debate ou na conversa telefónica por bluetooth (ou, ainda menos, se não for sozinho!).

                      Mas se calhar sou eu que sou "diferente"!!!
                      E porque é que achas que quem vai a 120, vai a fazer esses disparates que referes? Seja a 50 a 90 ou a 120 a atenção deve ir para a condução, a não ser que sejas um artista de circo a dar espetáculo.
                      Já agora, tenho viajado muito pela europa e tento sempre cumprir os limites de velocidade e raramente sou ultrapassado por alguém que leve uma grande diferença de velocidade em relação à minha, exceto na alemanha.
                      Se nos outros países as pessoas cumprem, porque é que os portugueses não são capazes de cumprir? Será que têm todos a mania que são "diferentes"?

                      Comentário


                        A verdade é que o limite de 120 é perfeitamente anacrónico, e os limites fixos ainda mais!

                        Há quantos anos existe limite de 120 km/h nas autoestradas? Não faz qualquer sentido comparar as condições de um carro de há 30-40 anos com um actual! Arriscaria a dizer que antigamente um carro a 80 km/h era mais inseguro que um bom carro moderno a 120.

                        E as condições de tráfego? Ou as climatéricas? Por que posso ir a 120, quer chova e esteja trânsito intenso ou quer a autoestrada esteja deserta e bom tempo? Não faz sentido nenhum...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          Há quantos anos existe limite de 120 km/h nas autoestradas? Não faz qualquer sentido comparar as condições de um carro de há 30-40 anos com um actual! Arriscaria a dizer que antigamente um carro a 80 km/h era mais inseguro que um bom carro moderno a 120.
                          Eu diria mais: na altura em que se instituiu o limite, grande parte dos carros na estrada nem o conseguiam atingir!

                          Um Carocha demorava meio minuto a chegar aos 100 (e já não podia ser uma versão qualquer), e nem vamos falar de latas como Fiat 500 ou 2CVs.

                          Se o critério actual fosse tão permissivo como foi na altura o limite máximo de velocidade era para aí 200.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            A verdade é que o limite de 120 é perfeitamente anacrónico, e os limites fixos ainda mais!

                            Há quantos anos existe limite de 120 km/h nas autoestradas? Não faz qualquer sentido comparar as condições de um carro de há 30-40 anos com um actual! Arriscaria a dizer que antigamente um carro a 80 km/h era mais inseguro que um bom carro moderno a 120.

                            E as condições de tráfego? Ou as climatéricas? Por que posso ir a 120, quer chova e esteja trânsito intenso ou quer a autoestrada esteja deserta e bom tempo? Não faz sentido nenhum...
                            melhor ainda com chuva podes ir a 200km/h e com as luzes apagadas que ninguém fiscaliza

                            Comentário


                              Mas será que a bófia não tem criminosos para apanhar?

                              Ah, espera! Dá trabalho! E os criminosos podem ser violentos e aleija.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                E porque é que achas que quem vai a 120, vai a fazer esses disparates que referes? Seja a 50 a 90 ou a 120 a atenção deve ir para a condução, a não ser que sejas um artista de circo a dar espetáculo.
                                Já agora, tenho viajado muito pela europa e tento sempre cumprir os limites de velocidade e raramente sou ultrapassado por alguém que leve uma grande diferença de velocidade em relação à minha, exceto na alemanha.
                                Se nos outros países as pessoas cumprem, porque é que os portugueses não são capazes de cumprir? Será que têm todos a mania que são "diferentes"?
                                Admito que isso possa eventualmente depender de pessoa para pessoa, mas deixo a minha experiência:

                                Faço com alguma regularidade Lisboa - Beja pela A6 e IP2, fazendo normalmente a viagem de ida na 6ª á noite das 22h para a frente.

                                Normalmente faço a AE a 140/160 km/h e o IP2 a 100/120 (ás vezes um bocadinho mais), parando religiosamente a meio caminho, na AS de Montemor, para beber um café, fumar um cigarrito e apanhar ar.

                                Um belo dia meti na cabeça que iria fazer todo o trajeto a cumprir os limites de velocidade...e jurei para nunca mais!

                                Isto porque a partir de determinada altura comecei a ficar de tal maneira entediado, maçado, "mole", que tinha a nítida noção de que, embora a minha atenção á estrada fosse rigorosamente a mesma (apenas rádio ligado), o corpo ia como que adormecido e tenho a certeza que os meus reflexos não eram os mesmos. Cheguei ao destino com uma pedrada de sono incrível e com o corpo todo moído, o que não é de todo habitual.

                                Por isto, e por outras experiência idênticas, digo que, sem qualquer margem para duvidas, no meu caso conduzo bem mais desperto e reativo em velocidades superiores ás legais.

                                Comentário


                                  Os carros novos são mais seguros é verdade, mas também engana um pouco na percepção da velocidade. Dá para ir a 180 que parece parado, mas... na verdade é uma velocidade elevada.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                    Admito que isso possa eventualmente depender de pessoa para pessoa, mas deixo a minha experiência:

                                    Faço com alguma regularidade Lisboa - Beja pela A6 e IP2, fazendo normalmente a viagem de ida na 6ª á noite das 22h para a frente.

                                    Normalmente faço a AE a 140/160 km/h e o IP2 a 100/120 (ás vezes um bocadinho mais), parando religiosamente a meio caminho, na AS de Montemor, para beber um café, fumar um cigarrito e apanhar ar.

                                    Um belo dia meti na cabeça que iria fazer todo o trajeto a cumprir os limites de velocidade...e jurei para nunca mais!

                                    Isto porque a partir de determinada altura comecei a ficar de tal maneira entediado, maçado, "mole", que tinha a nítida noção de que, embora a minha atenção á estrada fosse rigorosamente a mesma (apenas rádio ligado), o corpo ia como que adormecido e tenho a certeza que os meus reflexos não eram os mesmos. Cheguei ao destino com uma pedrada de sono incrível e com o corpo todo moído, o que não é de todo habitual.

                                    Por isto, e por outras experiência idênticas, digo que, sem qualquer margem para duvidas, no meu caso conduzo bem mais desperto e reativo em velocidades superiores ás legais.
                                    Provavelmente deves consultar o médico para despistar o teu problema. Essa "estória de estar mais reactivo esquece que a 160 km/h a distância de travagem quase duplica a distância de travagem a 120 km/h.
                                    Já fiz viagens de milhares de kms pela europa fora, tentando cumprir os limites (às vezes descuido-me ligeiramente) e nunca tive esses problemas que os adeptos do incumprimento aqui relatam. Acho que se trata apenas de uma auto justificação para aquilo que fazem.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                      Os carros novos são mais seguros é verdade, mas também engana um pouco na percepção da velocidade. Dá para ir a 180 que parece parado, mas... na verdade é uma velocidade elevada.
                                      Distância de travagem a 100km/h. A estes valores há que somar a distância percorrida no tempo de reação (+ 28m). Seja qual for a "perceção de velocidade", a distância de paragem é sempre a mesma.

                                      MAKE/MODEL DISTANCE (m) SOURCE
                                      Alfa MITO 37.61 Motor Magazine (Aust)
                                      Alfa Giulietta QV 37.80 Motor Magazine (Aust)
                                      Audi A5 Sportsback 37.62 Motor Magazine (Aust)
                                      BMW 123D Hatch 37.95 Motor Magazine (Aust)
                                      BMW 330D Coupe 36.63 Motor Magazine (Aust)
                                      Chrysler 300C 38.72 Motor Magazine (Aust)
                                      Holden VE Commodore SV6 39.86 Motor Magazine (Aust)
                                      HSV GXP 37.76 Motor Magazine (Aust)
                                      HSV GTS (WP tuned - 2011) 38.31 Motor Magazine (Aust)
                                      Nissan GTR (R35 - 2011) 32.75 Motor Magazine (Aust)
                                      Porsche 911 Turbo S (2011) 39.62 Motor Magazine (Aust)
                                      Renault Megane RS250 36.34 Motor Magazine (Aust)
                                      Renault RS Clio 200 36.43 Motor Magazine (Aust)
                                      Subaru Impreza WRX 37.38 Motor Magazine (Aust)
                                      Suzuki Alto 43.56 Motor Magazine (Aust)
                                      W Golf GTD 37.58 Motor Magazine (Aust)
                                      VW Golf R 39.57 Motor Magazine (Aust)
                                      VW Golf GTI 39.36 Motor Magazine (Aust)
                                      Volvo C30 TS 39.05 Motor Magazine (Aust)

                                      Se quiseres saber a distância de travagem a 180 só tens que multiplicar os valores por 3.24 (180/100)^2. Ou seja a distância de travagem a 180 é mais do triplo da distância de travagem a 100.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                        Provavelmente deves consultar o médico para despistar o teu problema. Essa "estória de estar mais reactivo esquece que a 160 km/h a distância de travagem quase duplica a distância de travagem a 120 km/h.
                                        Já fiz viagens de milhares de kms pela europa fora, tentando cumprir os limites (às vezes descuido-me ligeiramente) e nunca tive esses problemas que os adeptos do incumprimento aqui relatam. Acho que se trata apenas de uma auto justificação para aquilo que fazem.
                                        Claro, tu é que sabes o que eu sinto...

                                        Onde é que eu disse que a distância de travagem não aumenta?

                                        O que disse, e reafirmo, é que EU estou mais reativo, mais desperto!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                          Claro, tu é que sabes o que eu sinto...

                                          Onde é que eu disse que a distância de travagem não aumenta?

                                          O que disse, e reafirmo, é que EU estou mais reativo, mais desperto!
                                          E achas que esse aumento de "reatividade", compensa o aumento do risco?
                                          Só para te dar um exemplo: um condutor normal tem um tempo de reação de 1 segundo.
                                          Vamos supor que conduz a 120km/h. Para parar precisa de 33mde reação + 40*1.2^2=58m. Total = 91m
                                          Supôe que vais super desperto a 160 km/h e te tornas no speedy gonzalez. O teu tempo de reação é zero. Para parar apenas precisas da distância de travagem = 40*1.6^2= 102m

                                          A tua distância de paragem com reflexos à velocidade da luz excede em 11 m a do condutor cumpridor.
                                          Mais grave ainda, no local onde o outro se imobilizou, tu passaste a uma velocidade de 100*Raiz(11/40)=52 km/h
                                          Resumindo: se o obstáculo apareceu a 91m, o condutor cumpridor evitou o embate e tu (reagindo à velocidade da luz) bateste a 52 km/h.

                                          Comentário


                                            Entender que 120 era o limiar da insegurança para um carro dos anos 70/80 e que três ou quatro dezenas de anos depois, com todos os progressos tecnológicos que entretanto ocorreram, 120 ainda é o limiar da insegurança para os carros de hoje não me parece que faça grande sentido.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por pmvs1981 Ver Post
                                              Não me leves a mal mas aí está um comportamento típico: lá fora comportam-se bem e vem cá para dentro e fazem isso...

                                              Demonstra bem a mentalidade tuga.
                                              Eu também ando aqui a 150 Km, ou 180 km, na auto estrada, e onde se deve andar a 110 km hora, ando a 120 km, e ainda, mas : dentro das localidades ando sempre a 30 km hora ou 50 km hora, depende da sinalização, por isso junta mais um tuga que sou eu aí na estatísticas, mas em 22 anos de carta tive 0 acidentes, curioso não?

                                              Está na nossa cabeça sermos prudentes e responsáveis, não num simples placar, cada país tem os seus limites de velocidade, basta ver Portugal e Alemanha, não precisamos de psicólogos para nos ensinarem o que devemos fazer, penso que já somos crescidos para sermos responsáveis.
                                              Editado pela última vez por MRF; 07 October 2015, 09:40.

                                              Comentário


                                                No funchal o maximo nas vias rapidas sao 100 kmh ninguem ou quase ninguem anda a essa velocidade as estradas sao largas e os carros cada vez mais seguros.

                                                Faz me impressão como aqui (Lisboa) com tanta AE larga o maximo e so 120 ainda por cima com poucas curvas

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                  Entender que 120 era o limiar da insegurança para um carro dos anos 70/80 e que três ou quatro dezenas de anos depois, com todos os progressos tecnológicos que entretanto ocorreram, 120 ainda é o limiar da insegurança para os carros de hoje não me parece que faça grande sentido.
                                                  Por mais evolução tecnológica que haja o cérebro e o corpo dos condutores continua a ser o mesmo. O cérebro reage da mesma maneira e o corpo resiste da mesma forma que antigamente.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                    Por mais evolução tecnológica que haja o cérebro e o corpo dos condutores continua a ser o mesmo. O cérebro reage da mesma maneira e o corpo resiste da mesma forma que antigamente.
                                                    Só te faltou um pormenor, os condutores são os mesmos mas os reflexos estão ligados à segurança activa do carro e o corpo à segurança passiva que diga-se de passagem evoluiram bastante, pelo que é um argument sem nexo nenhum.


                                                    On Topic.

                                                    Cada vez que se condena e bem a natureza oculta da nossa polícia nas estradas vêm logo os pseudo moralistas, "se andasses a 120 e tal não te queixavas", isto para além de irrelevante para a discussão original é completamente desprovido de bom senso.

                                                    A presença visível da polícia nas estradas tem absolutamente um efeito bastante mais efectivo na prevenção rodoviária do que apanhar meia dúzia de artistas a infringir por muito. Quem não consegue ver isto e vem com a conversa do "limites é para cumprir" pelo mesmo prisma deveria pensar que haveria sempre tolerância zero, carta fora à primeira infracção etc, etc.

                                                    Um carro descaracterizado em perseguição de um infractor, são 2 carros na estrada a velocidades excessivas.
                                                    Um carro caracterizado equivale a muitos carros a andar dentro dos limites legais.

                                                    E não nunca apanhei nenhuma multa em + 10 anos de carta, portanto não tenho aqui nada recalcado e pelos vistos ando dentro da legalidade.

                                                    *
                                                    Tenho uma ideia peregrina, faziam-se escalões de aptidão na obtenção da carta que conjugados com os pontos da carta podiam variar a velocidade máxima a que se poderia andar em AE por exemplo, consoante as aptidões de condução de cada um.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                      Entender que 120 era o limiar da insegurança para um carro dos anos 70/80 e que três ou quatro dezenas de anos depois, com todos os progressos tecnológicos que entretanto ocorreram, 120 ainda é o limiar da insegurança para os carros de hoje não me parece que faça grande sentido.
                                                      Há umas semanas fiz umas largas centenas de km num sitio onde predominantemente os limites de AE são 100 (excepcionalmente são 110).

                                                      Granda seca ainda por cima as tolerâncias são baixíssimas e quase todos cumprem os limites.

                                                      Dá para ir dezenas de km em AE sempre com o mesmo camião ao lado

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                        Só te faltou um pormenor, os condutores são os mesmos mas os reflexos estão ligados à segurança activa do carro e o corpo à segurança passiva que diga-se de passagem evoluiram bastante, pelo que é um argument sem nexo nenhum.

                                                        Não estás a ver bem o filme. Essa evolução tecnológica, permitiu diminuir o nº de mortes na estrada. O que tu propões iria permitir elevar a velocidade à medida que a tecnologia avançasse. Ou seja aumentava a segurança devido aos carros e diminuia devido à elevação dos limites. dessa forma continuaríamos a ter os indices de morte na estrada que tinhamos nos anos 70 que eram uma vergonha.



                                                        On Topic.

                                                        Cada vez que se condena e bem a natureza oculta da nossa polícia nas estradas vêm logo os pseudo moralistas, "se andasses a 120 e tal não te queixavas", isto para além de irrelevante para a discussão original é completamente desprovido de bom senso.

                                                        A presença visível da polícia nas estradas tem absolutamente um efeito bastante mais efectivo na prevenção rodoviária do que apanhar meia dúzia de artistas a infringir por muito. Quem não consegue ver isto e vem com a conversa do "limites é para cumprir" pelo mesmo prisma deveria pensar que haveria sempre tolerância zero, carta fora à primeira infracção etc, etc.

                                                        Um carro descaracterizado em perseguição de um infractor, são 2 carros na estrada a velocidades excessivas.
                                                        Um carro caracterizado equivale a muitos carros a andar dentro dos limites legais.

                                                        E não nunca apanhei nenhuma multa em + 10 anos de carta (eu estou na mesma, com muitos mais anos de carta, embora reconheça que a sorte me tem protegido), portanto não tenho aqui nada recalcado e pelos vistos ando dentro da legalidade.

                                                        *
                                                        Tenho uma ideia peregrina, faziam-se escalões de aptidão na obtenção da carta que conjugados com os pontos da carta podiam variar a velocidade máxima a que se poderia andar em AE por exemplo, consoante as aptidões de condução de cada um.
                                                        Ou seja os "melhores condutores" em vez de terem menos acidentes passariam a ter limites diferentes para passarem a ter a mesma taxa de sinistralidade dos "maus". Seria o comunismo aplicado à taxa de sinistralidade rodoviária
                                                        A azul

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                          Sei que só respondo um ano depois, mas mais vale tarde do que nunca.

                                                          Já fiz centenas de KM por espanha, tal como pe-los mais diversos países.

                                                          Ainda da última vez que fui a Barcelona, fui ultrapassado diversas vezes por carros a bastante mais de 140 durante a viagem.

                                                          Em Portugal, Hoje, já vemos a grande maioria dos Portugueses a circular em AE entre os 120 e os 140, o que me parece sensato.

                                                          A 120, num bom carro, é entediante fazer uma A2 ou uma A1 (200 ou 300km seguidos, leia-se, não estou a dizer ir de Almada ao Seixal!!!).
                                                          Experimenta ir sozinho num carro engraçado (estou a pensar na minha C30, mas posso pensar em muitos outros carros) a 120 de, sei lá, Lisboa ao Porto, por exemplo, e depois diz-me se não achaste a viagem entediante. Mas vai com atenção, isto é, não faças chamadas pelo Bluetooth, não metas radio, não faças nada disso. Só tu e o carro e a tua atenção na estrada.

                                                          Porque eu tenho a certeza absoluta que eu vou com mais atenção a 140 nessas condições do que qualquer condutor a 120 a cantar, com atenção nas noticias ou no debate ou na conversa telefónica por bluetooth (ou, ainda menos, se não for sozinho!).

                                                          Mas se calhar sou eu que sou "diferente"!!!
                                                          Pois, as AE's que ando em espanha estão apilhadas de radares fixos e de guardia civil. E os condutores não se esticam.

                                                          Para mim, não, não é entediante ir a 120 ou a 100 km/h na A2, A1, A6, seja com ou sem rádio, seja num fiat Uno ou num C5. E digo por experiência própria, que já tive um Xantia com rádio avariado e fiz LX-Algarve sem me aborrecer.

                                                          Claro que ires a 140 atento é mais seguro que ires a 80 desatento, da mesma maneira que é mais seguro ires a 100 atento que a 140 atento.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                            E porque é que achas que quem vai a 120, vai a fazer esses disparates que referes? Seja a 50 a 90 ou a 120 a atenção deve ir para a condução, a não ser que sejas um artista de circo a dar espetáculo.
                                                            Já agora, tenho viajado muito pela europa e tento sempre cumprir os limites de velocidade e raramente sou ultrapassado por alguém que leve uma grande diferença de velocidade em relação à minha, exceto na alemanha.
                                                            Se nos outros países as pessoas cumprem, porque é que os portugueses não são capazes de cumprir? Será que têm todos a mania que são "diferentes"?
                                                            Não posso dizer que seja um grande viajante por essa Europa fora, mas vais certamente desculpar-me ao contrariar a tua afirmação.

                                                            Posso referir, por exemplo, Espanha, França e Inglaterra e afirmar que o que dizes não se enquadra, nem de perto nem de longe, nas minhas experiências! Eu tenho o pé bastante pesado e sou muitas vezes ultrapassado. Ainda na Primavera fiz uns milhares de milhas em UK e não obstante raramente cumprir os limites, eram muitos os que me ultrapassavam! Excepção apenas e só para troços em obras, onde, aí sim, todos cumpriam.

                                                            Em Espanha é igual; só não andam mais depressa quando circulam motas da Polícia mais à frente, situação que se verifica com alguma frequência, principalmente nos grandes centros. Então aquela "Autovia do Mediterrâneo", quase não se vê ninguém abaixo dos 140/150.

                                                            Diria que os mais comedidos ainda são os franceses, que me pareceram os mais cumpridores.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                              Entender que 120 era o limiar da insegurança para um carro dos anos 70/80 e que três ou quatro dezenas de anos depois, com todos os progressos tecnológicos que entretanto ocorreram, 120 ainda é o limiar da insegurança para os carros de hoje não me parece que faça grande sentido.
                                                              Se objectivo é ter mais segurança nos carros actuais, os mesmos também têm de manter a mesma velocidade, porque se não, a partir de certa velocidade perde-se a segurança que se ganhou com os airbags e afins.

                                                              Não digo que seja perigoso ter um limite de 140 km/h mas reparem, se com limite 120 muita gente anda a 140, com limite 140 muitos iam a 170 e isto, com carros não adequados a tal, seja pelo estado dos pneus ou pelos tavões em mau estado.

                                                              Em muitos outros paises da europa existe muito menos tolerância....por alguma razão é.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X