Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Desabafo - Num país onde so a velocidade conta

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Nos últimos anos tem sido raro andar em AE, tirando agora no final de Julho a parte final da A25 (Aveiro - Praias) para ir fotografar alguns movimentos do Hot Blade. A maioria dos carros ia a cumprir o limite de velocidade, provavelmente nem dos 110km/h passavam. Mas distâncias de segurança era mentira, deve ser da crise que anda tudo no cone de aspiração para poupar combustível Isto por exemplo é muito mais grave do que andar acima do limite de velocidade, que cumprindo outras normas de segurança mais importantes do que números torna essa velocidade não excessiva para o local, mesmo sendo acima do limite. Da mesma maneira há quem veja a velocidade limite como velocidade de circulação sem se preocupar com o resto das condicionantes.
    Eu não sou contra os radares, apenas contra o modo de operação de grande parte deles, apenas em sitio onde é facil apanhar gente acima do limite (mesmo que não adequado ao local), mas como já tive oportunidade de falar com um agente que costuma operar um desses carros com radar, mesmo não concordando com o local as ordens vêm de cima. Também acho piada a quem chama tudo e qualquer coisa à autoridade, que deviam era ir apanhar ladrões, mas ao mesmo tempo alertam quando encontram operações stop ou fiscalizações que ajudam a apanhar esses mesmo ladrões

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
      No fundo só não "colabora" quem não anda na estrada a sério, ou só vai para lá empatar quem precisa de andar.

      É fácil falar com a demagogia (ou é hipocrisia) toda quando só se pega no bolinhas para fazer meia dúzia de quilómetros pela cidade, ou então para ir ao Algarve pela AE com o CC ligado uma ou duas vezes por ano. Não conheço ninguém que ande regularmente na estrada a fazer quilómetros a sério que não ande constantemente acima dos limites, por na maioria dos troços eles simplesmente são totalmente desadequados e quem os cumprir todos nunca mais chega a lado nenhum.
      Mais de 1.200.000kms conduzidos enquadrada-se na tua definição de andar a sério? Costumo andar acima dos limites, é verdade, mas só por descuido é que excedo 20 km/h acima dos sinais ou do fixado por lei. Até hoje, zero multas por excesso de velocidade.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por krendam Ver Post
        Se subissem os limites da auto estrada, esta nao fosse paga, nas localidades talvez as pessoas andassem mais devagar.
        Estás a brincar, certo?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
          A malta continua tão formatada para pensar apenas em velocidade...

          Tanta coisa pior nas estradas, mas a suposta prevenção continua a basear-se quase exclusivamente na velocidade
          Falando por mim, garanto-te que penso em tudo. Daí ter sempre os pneus, amortecedores e travões sempre em bom estado.

          Claro que em AE ás vezes estico-me um bocado, mas tenho em consideração tudo, desde piscas até velocidade....andar a 100 km/h em cidade para mim é perigoso.

          O que tu falas é dos fundamentalistas

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
            Tem que nas próximas férias não fazes o mesmo...

            Isso dos avisos só concordo se forem colocados nas AEs, IPs, ICs, nacionais, municipais e caminhos rurais... todos têm direito a serem avisados!
            Achas mesmo?


            Os avisos devem ser colocados em zonas problemáticas, típicas de acidentes, mas com a policia lá, não é colocar por colocar.

            A minha pergunta continua sem resposta.

            Em termos de prevenir um comportamento, o que é que interessa esse comportamento ser repreendido depois de ter sido feito?

            Em termos de prevenção não faz sentido teres um radar escondido, actuar depois não previne. Servem apenas e só como método de facturação.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por manelov Ver Post
              Estás a brincar, certo?
              Não, tudo serve de desculpa para não cumprir a lei

              Comentário


                #67
                Tudo que seja educacional é bem vindO, custa pois custa (também já levei algumas) mas tem de ser. A estrada é algo que se partilha com outros, é preciso respeitar a vida dos outros. SEMPRE!

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                  Achas mesmo?


                  Os avisos devem ser colocados em zonas problemáticas, típicas de acidentes, mas com a policia lá, não é colocar por colocar.

                  A minha pergunta continua sem resposta.

                  Em termos de prevenir um comportamento, o que é que interessa esse comportamento ser repreendido depois de ter sido feito?

                  Em termos de prevenção não faz sentido teres um radar escondido, actuar depois não previne. Servem apenas e só como método de facturação.
                  Sim é como aquela velha historia de a GNR empurrar carros colando-se à traseira , ou de irem a filmar condução perigosa.

                  Mas tambem nao pode servir de desculpa para tudo

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                    Responde-me com sinceridade, que diferença fazia um sinal a dizer que em tal AE estava a ser fiscalizada?
                    Dou um exemplo fácil, Radial de Benfica, todos sabem/sabiam(penso que já não funciona) alguns levaram multa, mas na grande maioria, iam á velocidade que queriam, travavam ali, e voltavam a acelerar.

                    Quando passas as férias a bombar a 200km/h tens de ter consciência que o limite é 120km/h, então querem andar a 200km/h e depois um sr com uma placa na mão "abrande, poderá ser controlado"andem á velocidade que quiserem, mas se o limite é 120km/h o resto é a responsabilidade do condutor.
                    Mesmo engraçado essa teoria, "porra pá, andei a 200km/h pela A2 para lá e para cá, será que fui apanhado?? Esses cabeças de giz andam aí na caça á multa, desgraçados..."
                    Não percebeste...

                    De que serve repreender um comportamento depois de ele já ter sido feito? Certamente que existem formas de prevenir esses comportamentos, actuando de forma prática e visível.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Falando por mim, garanto-te que penso em tudo. Daí ter sempre os pneus, amortecedores e travões sempre em bom estado.

                      Claro que em AE ás vezes estico-me um bocado, mas tenho em consideração tudo, desde piscas até velocidade....andar a 100 km/h em cidade para mim é perigoso.

                      O que tu falas é dos fundamentalistas
                      Não é só dos fundamentalistas. Fala-se na GNR e a conversa descai sempre para radares e para a velocidade.

                      Eu não tenho grandes problemas em ser ultrapassado (ou cruzar-me) por alguém em excesso de velocidade.

                      Já em levar com alguém que venha a fazer uma ultrapassagem mal calculada, ou que venha em velocidade excessiva, ou sob o efeito do álcool, ou que traga as luzes apagadas e de preferência que esteja estacionado na faixa de rodagem à entrada de uma localidade (não morri porque não calhou). Isto sim preocupa-me...

                      Pessoalmente, de carro, só há uma regra que não cumpro mas arco (já aconteceu) com as consequências. Chama-se limite de velocidade... A menos que as condições de não o permitam, não tenho paciência para andar a velocidades máximas estipuladas ainda antes do Fiat 600 ser lançado.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Sim é como aquela velha historia de a GNR empurrar carros colando-se à traseira , ou de irem a filmar condução perigosa.

                        Mas tambem nao pode servir de desculpa para tudo
                        Na saída do IC6 para Tábua já apanhei o Lexus cinza em perseguição a uma mota, vindos do lado de Coimbra (eu vinha do lado oposto mas na mesma saída) e o mesmo continuou a perseguição sem marcha assinalada bem acima dos 100km/h em zona de 70 que pouco depois passava a 50. Mais próximo de Tábua numa zona de trânsito mais lento por causa de um funeral lá estava a mota encostada do lado direito e o Lexus na berma do lado esquerdo já com os strobes ligados e a darem puxão de orelhas ao gajo da mota. Ora se o gajo da mota quisesse mesmo fugir em vez de ir "apenas" acelerado, ali com o trânsito como estava mais facilmente o fazia mas provavelmente parou e lá foi interceptado. Sendo este o caso e com excesso de velocidade (e também velocidade excessiva) porque razão o Lexus não o sinalizou uns kms antes, nem sonora nem visualmente? Evitava logo uns kms de perseguição em zona de povoação e caso fosse tentativa de fuga à autoridade (o que não me pareceu pelas razões que já disse) pelo menos a perseguição estaria sinalizada para alertar quem se cruzasse.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                          Se subissem os limites da auto estrada, esta nao fosse paga, nas localidades talvez as pessoas andassem mais devagar.
                          O que é que a possibilidade de subir os limites na AE, esta não ser paga tem a ver com as pessoas andarem mais devagar nas localidades.

                          Foi isto que disseste? É que a construção frásica é assustadora...

                          Comentário


                            #73
                            De carro é raro exceder o limite, o meu boginhas borra-se todo para chegar aos 120 km/h . Mas quando vou noutro carro que permita mais velocidade, é raro passar os 130 km/h.

                            De mota excedo bem mais vezes, mas quase sempre por períodos de tempo curtos.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                              O que é que a possibilidade de subir os limites na AE, esta não ser paga tem a ver com as pessoas andarem mais devagar nas localidades.

                              Foi isto que disseste? É que a construção frásica é assustadora...
                              Muita gente acelera nas localidades para chegar ao destino mais depressa, nao por prazer. Essas mesmas pessoas aceleram em localidades pois a alternativa seria ir pela auto estrada, o que obrigaria a que se pagasse portagem. Logo se as portagens nao fossem pagas, e ja agora subissem o limite(assim talvez se perceba melhor), menos pessoas andariam pelas localidades a acelerar.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                Ora... Mas o Objectivo é multar ou fazer o pessoal cumprir o código...? Não seria mais bonito, flasharem o homem a 200kmh ou mais, 2km mais à frente mandarem encostar, ele deixar la a nota, e depois já fazer o resto do caminho dentro dos limites??

                                É que assim, ele passa no radar nos seus 200, é flashado, mais à frente não vê a curva espeta-se contra um carro com uma família la dentro... morrem todos... Será que não podia ser evitado???
                                Oh MikaZ eu até compreendo o que dizes mas daqui a pouco para camuflarmos um pouco isto quase que pedimos à BT um elemento para levar connosco no carro durante as viagens...

                                Sim a prevenção é importante, mas cada um tem que ter noção da sua responsabilidade.

                                As pessoas têm que de uma vez por todas ser responsáveis pelos seus atos, e olha que eu há 2 semanas atrás estive no Algarve e nem sempre cumpri os limites de velocidade, mas se for multado não tenho razão nenhuma para me sentir injustiçado.

                                Se um ladrão se safa isso não me dá o direito de querer ser ladrão e me safar também...

                                Comentário


                                  #76
                                  Toda a gente sabe (se não sabe fica a saber) que os radares só estão nos sítios que se propiciam a ultrapassar os limites.

                                  Os radares existem para gerar receita para o Estado, quem ainda pensa que existem para fazer prevenção tenho a dizer que infelizmente o Pai Natal não existe.

                                  Portanto só é apanhado quem quer ou vai distraído.

                                  Eu à 2 anos fui apanhado duas vezes, uma a 120 na A3, ia distraído estavam em obras, e uma a 110 na Via Norte à 6:30 da manhã porque não sabia que os ratos não tinham palha na cama. O que é que tem isto de prevenção? ZERO.

                                  Portanto nos sítios onde se pode andar depressa é onde normalmente cumpro escrupulosamente os limites ou então vou com todos os sentidos alerta. Porque nos sítios onde seria aconselhável fazer prevenção nem vê-los, não podem chegar ao bar do quartel com duas infrações durante o dia todo.

                                  Agora, isto é conhecido, não vale a pena uma pessoa vir para aqui lamentar-se, são as regras do jogo.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                    Chama-se hipocrisia.

                                    nunca ouviste dizer que a velocidade mata? Os medias estão sempre com isso na boca...

                                    ...
                                    Isto é um erro enorme que nos querem transmitir, o que mata é a paragem não é a velocidade.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                      Isto é um erro enorme que nos querem transmitir, o que mata é a paragem não é a velocidade.
                                      Bem visto... a menos que estejas em queda-livre

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                        Bem visto... a menos que estejas em queda-livre
                                        A queda não livre não mata! a paragem repentina é que prontos!

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                          A queda não livre não mata! a paragem repentina é que prontos!
                                          Dependendo da altura e velocidade atingida, podes morrer antes de chegar ao solo... mas isto é off-topic, ou não?

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                            Muita gente acelera nas localidades para chegar ao destino mais depressa, nao por prazer. Essas mesmas pessoas aceleram em localidades pois a alternativa seria ir pela auto estrada, o que obrigaria a que se pagasse portagem. Logo se as portagens nao fossem pagas, e ja agora subissem o limite(assim talvez se perceba melhor), menos pessoas andariam pelas localidades a acelerar.
                                            Que haja quem defenda o aumento de velocidade nas auto estradas, eu compreendo. Arranjar desculpas para os excessos de velocidade que se observam nas localidades, é imperdoável. Tenho uma casa numa localidade onde é frequente serem apanhados condutores acima dos 120, provavelmente desculpam-se com argumentos dos acima citados.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                              Isto é um erro enorme que nos querem transmitir, o que mata é a paragem não é a velocidade.
                                              Como é que fazes a paragem se não houver velocidade?

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                Isto é um erro enorme que nos querem transmitir, o que mata é a paragem não é a velocidade.
                                                Quando se cai de um prédio, a travagem é que mata....

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Ou é a paragem ou uma aceleração muito brusca.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                                                    Quando se cai de um prédio, a travagem é que mata....

                                                    ... nah, nah, nah...
                                                    Segundo a ciência descomplicada, se deres um salto antes de bater no chão, podes safar-te...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      VIDEO - Multado a 230 km/hora, condutor diz que podia acelerar até aos 300km/h > TVI24


                                                      Multado a 230 km/hora, condutor diz que podia acelerar até aos 300km/h

                                                      Cada anormal que existe neste país!!! 2 anos sem carta com efeitos imediatos? Não...???

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Já fui multado uma vez por excesso de velocidade numa EN(lim. 90, eu ia a 110 ou 115), isto há + de 10 anos.

                                                        Ia acima do limite, não ia?

                                                        Então tenho de me aguentar, admito, assumo e pago o meu erro. Ponto.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Dainese Ver Post
                                                          Já fui multado uma vez por excesso de velocidade numa EN(lim. 90, eu ia a 110 ou 115), isto há + de 10 anos.

                                                          Ia acima do limite, não ia?

                                                          Então tenho de me aguentar, admito, assumo e pago o meu erro. Ponto.
                                                          Nem mais.

                                                          Em relação a esse atrasado do vídeo, pena não lhe ter rebentado um pneu.... Ou então era levá-lo à esquadra de modo a ele tropeçar nas escadas.... Tanta falta faz umas bastonadas....

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Eu percebo o que é que o MikaZ quer dizer. Para mim, colocarem radares é prevenção "passiva", ou seja, funciona como um peso de consciência nos condutores..."política de medo".

                                                            Já esbarrar com uma operação stop à frente é diferente. E, quanto a mim, quem for apanhado a grandes velocidades...seria justo se ficasse inibido de conduzir na hora. Foste apanhado, encostas...a contar desde agora.

                                                            Agora não me digam que previne alguma coisa a questão dos radares.

                                                            Depois é sempre a mesma história neste forum. Lá vem um carapau entrar em redundâncias com "quem anda à chuva molha-se". Sim é verdade, e então? Não se pode discutir nada sem vir com os moralismos do costume? Mas pronto...

                                                            Também acho triste não tomarem mais medidas activas.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                              Isto é um erro enorme que nos querem transmitir, o que mata é a paragem não é a velocidade.
                                                              Vim até ao fim do tópico para dizer isto, mas adiantaram-se a mim

                                                              Já agora, digo algo que me parece pertinente:

                                                              Andar com um smart a 120km/h em AE é perigoso e não é proibido. Anda com um C30 AMG a 120km/h em AE é entediante e, por isso, perigoso. Andar a 120km/h num Swift GTI é perigosissimo, pelo menos para os nossos ouvidos, tal é o nível sonoro que atinge o interior do veículo. Curioso que nenhum destes casos infringe o código da estrada, mas todos são perigosos.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X