Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Portugal Telecom: uma história mal contada. Bava apanhado?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Caro Nuno, eu não estou aqui a discutir "Corporate Governance" e o que se deve ou não fazer, o que é pratica comum, o que não é, o que se faz na UE ou que sa faz nos US ou no Japáo ( que é sempre diferente) etc... É uma matéria bastante subjectiva e depende de empresa para empresa.

    Estou apenas a constatar algo que nos parece evidente e que foi o facto de ter havido ingerências dos grandes accionistas. Agora se é legal ou não, se podia ou não isso são outro 500.
    Eu próprio levantei essa questão há tempos em relação acho que ao Administrador independente ( obrigatório nas cotadas)...

    Em relação ao "poder" do CEO, se queres acreditar que eles são completamente "cegos e surdos" em relação às assopradelas dos grandes acionistas: estás no teu direito.
    Só te vou dizer uma coisa: desde que caiu o BES: dezenas de empresas grandes (grandes contas) e organismos públicos estão a pedir propostas de planos de telecom à concorrência da PT: pergunto: porquê? Há muita gente que sabe porquê mas não se pode dizer aqui...

    O Zeinal estava nas mãos do outro.
    E eu só estou a dizer que:

    Se o Bava fosse CEO (já nem digo "o grande e supra-sumo sacerdote
    dos presidentes executivos"), teria pedido a demissão na primeira
    tentativa de ingerência.

    Portanto, o "só fez o que lhe mandaram" não faz parte da definição nem
    competências de um CEO. Portanto, nem bom, nem mau. Simplesmente
    não é CEO nem nunca foi. E com grande certeza, não sabe o que é, nem
    sabe ser CEO.

    Comentário


      E além disso a Portugal Telecom não é uma empresa fácil de comprar, porque:

      1) pela questão de estar sub-dividida em diversas empresas, que provavelmente não interessam todas ao mesmo comprador mas se calhar até estão interligadas umbilicalmente, e apenas foram separadas para melhor servir as "engenharias financeiras" ..

      2) é uma empresa com Recursos Humanos complicados, por causa dos resquícios de ter sido uma ex-pública, onde ainda vigoram acordos colectivos de trabalho que, comparados com as novas leis laborais, parecem do século passado, e que não vão desaparecer por mudar de dono;

      3) é uma empresa que por estar ligada às tecnologias foi apanhada pelo boom das ITs dos 90s e 00s, com toda a inflação salarial que daí vem, e onde por causa disso um grande nr de quadros médios ganha muuuuito bem (e aqui acrescento: ainda bem para eles porque dinheiro a menos para os colaboradores é dinheiro a mais para caloteiros!!!). ou os novos donos mantém estes quadros médios com salários acima do mercado, ou despedem com indemnizações chorudas a muuuuita gente.

      4) ah, os 6.000 colaboradores em pré-reforma! embora aqui não perceba como se enquadram, pois se a PT transferiu os fundos de pensões para o Estado no governo do Sócrates, já não devia ter vínculo com esses trabalhadores. alguém sabe clarificar isto?
      Editado pela última vez por palmstroke; 15 October 2014, 16:50.

      Comentário


        Originalmente Colocado por palmstroke Ver Post
        Uma empresa não é para ser gerida com honra, é para ser gerida para ter lucro... O Zeinal demitiu-se precisamente porque já não tinha a confiança dos accionistas da OI, portanto, estarem para aqui dizer que um CEO não deve permitir ingerências dos grande accionistas porque tem de ter honra é estar muito longe do ano 2014.

        Quanto ao resto, também não previa o que aconteceu à PT.. mas apenas porque ainda não me tinha caído a ficha que agora era apenas uma empresa marginal de um grande grupo brasileiro, e para essa ilusão contribuía muito ter um português como CEO que inundou aquilo de quadros portugueses.

        Agora, se for para vender, a grande questão é como vai ser vendida, uma vez que a PT Portugal é composta por várias empresas.. e depois, quais os impactos na empresa core que vende serviços, uma vez que sendo bom ou mau gestor é inegável que o Zeinal tinha uma aura que seduzia as pessoas e isso criava sinergias e inovação no grupo (algo que não se vê no novo presidente Armando Almeida). Se fizerem a análise no mercado português durante a liderança do Zeinal, e se tiverem alguma memória, o que se conclui é que os serviços PT trazem a inovação, e depois os outros players vêem atrás com oferta parecida em mais barato e esmagamento de preços - não esquecer que o triple play ou quadruple play como o conhecemos hoje nasceu com a PT em Portugal e nessa oferta foram dos pioneiros no mercado europeu e mundial - e isso acho que têm de reconhecer ao Zeinal e justifica em parte os prémios que teve!
        Oi?!
        Demitiu-se?!
        Oficialmente é esse o termo usado.
        Estou em crer que "foi despedido" estará mais perto do que efectivamente
        aconteceu.

        Deve ter sido mais parecido com isto:

        - "Olha, se pedires a demissão, sais daqui com estes milhões a serem pagos
        em prestações mensais. Senão, fazemos uma AG Extraordinária, e elegemos
        novos órgãos sociais, e depois logo se vê."

        Ou achas mesmo que um gajo que se demite continua a "receber ordenado"?
        Recebe-se quando se é demitido, como indemnização.



        Oi?!
        Inovação?!
        Que inovação?!
        Triple play (telecommunications) - Wikipedia, the free encyclopedia
        (...)The first triple-play deployment was by Italian operator Fastweb in 2001(...)
        Queres ver que a PT é italiana e lá é conhecida como Fastweb?

        Acho que a única inovação que a PT fez foi:
        - "Vamos ligar todos os dias para os clientes e não-clientes para tentar vender
        aquilo que eles não precisam, boa?"
        - "Excelente ideia! Mais ninguém se lembrou disto! Somos pioneiros! Vamos
        ganhar mais uns prémios comprados, para dizermos que somos bons!"

        A sério, andas a acreditar muito no que não deves.
        Não há mérito a reconhecer ao Bava, nem recebeu nenhuns prémios que não
        tivesse "comprado".

        Comentário


          PS:
          Aquilo onde a PT inovou foi ANTES do Bava. Muito antes.

          Prepaid mobile phone - Wikipedia, the free encyclopedia
          The first pre-paid card was called "Mimo" and was launched by TMN the Mobile Phone Operator of Portugal Telecom in September 1995.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
            PS:
            Aquilo onde a PT inovou foi ANTES do Bava. Muito antes.

            Prepaid mobile phone - Wikipedia, the free encyclopedia
            Tirando isso, a PT tem muita inovação a nível técnico, não visível ao "utilizador comum", alguma já durante o "Bavismo"

            Arrisco-me a dizer que toda essa inovação partiu de Aveiro.

            PS: Não quero dizer com isto que o Bava é isto ou aquilo, foi só para complementar o teu post.

            Comentário


              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
              Tirando isso, a PT tem muita inovação a nível técnico, não visível ao "utilizador comum", alguma já durante o "Bavismo"

              Arrisco-me a dizer que toda essa inovação partiu de Aveiro.
              Nenhuma dela dependente de um acto de gestão, portanto.
              Ou seja, nenhuma dela atribuível a uma comissão executiva, muito menos
              a um CEO.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                Nenhuma dela dependente de um acto de gestão, portanto.
                Ou seja, nenhuma dela atribuível a uma comissão executiva, muito menos
                a um CEO.
                Se o CEO decide a criação ou não de um departamento e a alocação de recursos a esse mesmo departamento com vista à investigação, desenvolvimento e experimentação, e se esse departamento produz inovação, deve-se ou não (pelo menos em parte) ao CEO?

                Não estou a dizer que foi isto que aconteceu ou que não aconteceu, quero só saber o teu (e dos restantes) ponto de vista.

                Comentário


                  Para mim o melhor comprador para a PT é a Vodafone.

                  Consegue desta forma ganhar quota de mercado que lhe permita "combater" a NOS e poderia fundir ambos os serviços sem grande perturbação no mercado

                  Comentário


                    a Vodafone fica com o negócio da TV e fixo, e os franceses ficam com o móvel

                    Comentário


                      limpar gordura para a venda: Mensagem para os trabalhadores da PT:

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                        limpar gordura para a venda: Mensagem para os trabalhadores da PT:
                        Resumindo, mãos à obra para limpar a m€rd@ que o Bava e o Granadeiro fizeram

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                          Resumindo, mãos à obra para limpar a m€rd@ que o Bava e o Granadeiro fizeram

                          Yup, toca a pedir esforcinhos e diligências à arraia miúda porque a casa está a arder. Se tivessem distribuído por eles os 900 M€ que se evaporaram com o Sr. Salgado talvez o incentivo fosse maior... talvez...
                          Editado pela última vez por ClioII; 16 October 2014, 12:46.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                            Resumindo, mãos à obra para limpar a m€rd@ que o Bava e o Granadeiro fizeram
                            quando "desaparecem" 897 milhões EUR, há mesmo um problema real de tesouraria

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                              quando "desaparecem" 897 milhões EUR, há mesmo um problema real de tesouraria
                              Concordo.

                              É pena este esforço tocar a quem, na sua grande maioria, nada teve a ver com este imbróglio. Para ajudar à festa vêem o Bava de bolsos cheios e o Granadeiro "desaparecido".

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                Concordo.

                                É pena este esforço tocar a quem, na sua grande maioria, nada teve a ver com este imbróglio. Para ajudar à festa vêem o Bava de bolsos cheios e o Granadeiro "desaparecido".
                                Isto não é bem assim. A PT, como se sabe, tb devia grande parte da sua fonte de receitas e "power" à ação directa facilitadora de "outras santas entidades". Isto é, o "outro" deu com uma mão e tirou com a outra. Por isso é que tem a consciência limpa e dorme descansado. Há tempos confessou-se : "xor padre: eu dei-lhes muito dinheiro a ganhar e aguentei com ele muitos anos, o dinheiro era meu por direito xor padre, eu sou uma pessoa de bem xor padre, nunca pequei nem roubei, dei sim de comer a muita gente, aos Padres, ao jornais e aos pobrezinhos" . E nisso, fica expurgado dos pecados aos olhos de Deus.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Isto não é bem assim. A PT, como se sabe, tb devia grande parte da sua fonte de receitas e "power" à ação directa facilitadora de "outras santas entidades". Isto é, o "outro" deu com uma mão e tirou com a outra. Por isso é que tem a consciência limpa e dorme descansado. Há tempos confessou-se : "xor padre: eu dei-lhes muito dinheiro a ganhar e aguentei com ele muitos anos, o dinheiro era meu por direito xor padre, eu sou uma pessoa de bem xor padre, nunca pequei nem roubei, dei sim de comer a muita gente, aos Padres, ao jornais e aos pobrezinhos" . E nisso, fica expurgado dos pecados aos olhos de Deus.
                                  Então é por ser ateu que não consigo conceber esta situação. Está explicado...

                                  O "outro", presumo que o ex-DDT,até pode ter dado a ganhar mas isso não lhe dá o direito de "cavar" com ~900 milhões. Mas pronto, eu compreendo que o conceito de roubo seja algo dificil de explicar aos portugueses... porque provavelemnte foi um desvio, ou uma burla, ou...

                                  Eu também dou a ganhar à empresa onde trabalho, se cavar com o BM do administrador, e apresentar umas desculpas parecidas, também devo ficar expurgado dos meus pecados aos olhos de "deus".

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                    Então é por ser ateu que não consigo conceber esta situação. Está explicado...

                                    O "outro", presumo que o ex-DDT,até pode ter dado a ganhar mas isso não lhe dá o direito de "cavar" com ~900 milhões. Mas pronto, eu compreendo que o conceito de roubo seja algo dificil de explicar aos portugueses... porque provavelemnte foi um desvio, ou uma burla, ou...

                                    Eu também dou a ganhar à empresa onde trabalho, se cavar com o BM do administrador, e apresentar umas desculpas parecidas, também devo ficar expurgado dos meus pecados aos olhos de "deus".
                                    O que é roubo para nós pobres, pode ser apenas a reposição ou pagamento de favores para os capitalistas.

                                    Vou dizer-te uma coisa: há pessoas que acreditam profundamente que a Lei dos Homens está abaixo de outras Leis ( sejam religiosas ou de grupos como as Mçonarias e similares) . Ou seja, o infractor pode infringir a Lei dos homens sem com isso ser rejeitado ou punido entre os seu pares.
                                    Estes gajos todos orbitam numa órbita que não é a nossa... Como diz o povo "estão acima da Lei" e o povo não se engana.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      O que é roubo para nós pobres, pode ser apenas a reposição ou pagamento de favores para os capitalistas.

                                      Vou dizer-te uma coisa: há pessoas que acreditam profundamente que a Lei dos Homens está abaixo de outras Leis ( sejam religiosas ou de grupos como as Mçonarias e similares) . Ou seja, o infractor pode infringir a Lei dos homens sem com isso ser rejeitado ou punido entre os seu pares.
                                      Estes gajos todos orbitam numa órbita que não é a nossa... Como diz o povo "estão acima da Lei" e o povo não se engana.
                                      Na prática é o que acontece, no entanto só me parece aceitável se as suas acções tiverem efeito apenas na sua "órbita".

                                      Como isso não me parece possível, agradeço que sejam aplicadas as devidas sanções.

                                      Comentário


                                        Oi contrata Barclays para vender torres em Portugal - Telecomunicações - Jornal de Negócios

                                        Originalmente Colocado por in jn
                                        A brasileira Oi terá contratado o Barclays para preparar a venda de cerca de três mil torres de telecomunicações móveis em Portugal, de acordo com a Bloomberg que cita fontes ligadas ao processo.

                                        A Oi, que está em processo de fusão com a Portugal Telecom, já terá contratado o Barclays para tentar vender cerca de três mil torres de telecomunicações móveis em Portugal, avança a Bloomberg.

                                        A notícia adianta que entre as empresas interessadas estão a espanhola Abertis e a American Tower, bem como o fundo de investimento KKR.

                                        As fontes contactadas pela agência de informação revelaram ainda que a Oi poderá encaixar cerca de 300 milhões de euros através da venda destes activos.

                                        Já na semana passada, o presidente interino da Oi, Bayard Gontijo, admitiu que a Oi está a avaliar a venda de activos considerados não estratégicos em Portugal, nomeadamente torres de comunicações e imobiliário, com o objectivo de "manter o endividamento controlado".

                                        Gontijo assumiu a liderança da Oi, substituindo Zeinal Bava à frente da operadora de telecomunicações.

                                        Têm sido várias as notícias que apontam para que a Oi esteja a preparar a venda da PT Portugal, unidade que detém as operações em território nacional. Uma das empresas que estará activamente em negociações é a francesa Altice.

                                        Comentário


                                          Lá vai a PT ser vendida aos pedaços...

                                          Comentário


                                            Já começou o desmantelamento...

                                            Comentário


                                              É aproveitar os saldos...

                                              Comentário


                                                PT afunda mais de 27% e já vale menos de 900 milhões de euros (act) - Bolsa - Jornal de Negócios

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  Já começou o desmantelamento...
                                                  E começou logo por algo que deveria ser nosso desde sempre e para sempre... Mas não, é melhor privatizar serviços básicos como as redes de telecomunicações, de água, electricidade e gás...

                                                  Comentário


                                                    Acho mal que o Ministro da Economia se esteja a "assitir da bancada" pois o resultado disso tudo será muito provavelemtne um encargo para o contribuinte, nem que não seja por subsídios de desemprego a pagar aos contratados que vão saltar aos poucos com o termos dos contratos.

                                                    Posso estar a exagerar mas, uma espécie duma pseudo-nacionalização para "aguantar cavalos" deveria ser equacionada. Afinal, estamos a falar duma empresa que presta serviços muito importantes e críticos para o bom funcionamento das outras empresas e organizações privadas e públicas. Numa economia da informação como a actual, não se pode deixar "ao abandono" uma empresa como esta.

                                                    Comentário


                                                      Convem contextualizar a PT: está em Portugal, e uma empresa ou quando é ajudada ou quando é vendida acontecem sempre várias coisas:
                                                      - Cotação em bolsa em queda livre (já está em curso)
                                                      - Venda de activos (geralmente os mais "rexunxudos")
                                                      - Plano de reestruturação (que inclui despedimentos ou reduções salariais por mutuo acordo ou acordo sindical);
                                                      - Reorganização de estruturas (fusões dentro de grupos, fusões de direcções, que implicam também mais despedimentos).

                                                      Infelizmente este é o futuro da PT, falta saber qual o valor de mercado a que vai chegar e o número de pessoas que nenhuma culpa têm do sucedido que vão ver os seus postos de trabalho desaparecer.

                                                      Comentário


                                                        De activo de estado ao nada, quantos anos demorou?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                          Acho mal que o Ministro da Economia se esteja a "assitir da bancada" pois o resultado disso tudo será muito provavelemtne um encargo para o contribuinte, nem que não seja por subsídios de desemprego a pagar aos contratados que vão saltar aos poucos com o termos dos contratos.

                                                          Posso estar a exagerar mas, uma espécie duma pseudo-nacionalização para "aguantar cavalos" deveria ser equacionada. Afinal, estamos a falar duma empresa que presta serviços muito importantes e críticos para o bom funcionamento das outras empresas e organizações privadas e públicas. Numa economia da informação como a actual, não se pode deixar "ao abandono" uma empresa como esta.
                                                          Os donos que tratem dela, peçam ao Granadeiro, ao Bava, ao ex-DDT...

                                                          Comentário


                                                            PT termina com queda de 10% no dia em que chegou a perder quase 30% - Bolsa - Jornal de Negócios

                                                            A coisa "tá feia".

                                                            Comentário


                                                              A Altice é que deve estar a esfregar as mãos

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X