Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comprar ou construir casa/vivenda?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Define "razoável".

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
      Tanta gente que vez crédito em 2007 e tem spread de 0,25. Com a Euribor negativa, agora estão no céu.


      Ontem também fiz uma pequena pesquisa das taxas que os bancos andam a fazer. E o que me pareceu melhor foi o banco popular e o bic.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
        Define "razoável".

        Casa com 3 quartos, 2wc, uma sala, e uma cozinha.

        E se der um pequeno escritório

        Comentário


          #34
          Eu não recomendo. A diferença nunca vai ser assim tão grande de comprar. Ainda para mais com terrenos a esse preço.

          Eu já construí uma (e felizmente já a vendi). O construtor era de "confiança". Eu, tal como o MVA (se calhar não tão a fundo), informei-me bastante de técnicas e materiais de construção. Andei bastante em cima deles a controlar. A casa saiu cara (um pouco menos que comprada) e sei que hoje em dia, está com 7/8 anos e tem algumas infiltrações, sei que houve um "problemazito" com o muro. Tentei dar uma ajuda aos actuais proprietários tentando entrar em contacto com os construtor e a única coisa que sei é que desapareceu do mapa. A empresa já faliu há uns 4/5 anos e ninguém sabe dele.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por MarisaCaetano Ver Post
            Casa com 3 quartos, 2wc, uma sala, e uma cozinha.

            E se der um pequeno escritório
            130 m2 de área útil.

            Comentário


              #36
              Só um aparte: sou dos poucos que detesta casas grandes!

              Acho as áreas típicas de construção de vivendas demasiado grandes.

              Digo isto tendo experiência de diferentes tamanhos...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                Só um aparte: sou dos poucos que detesta casas grandes!

                Acho as áreas típicas de construção de vivendas demasiado grandes.

                Digo isto tendo experiência de diferentes tamanhos...


                E as casas grandes para além de serem mais caras, dão mais trabalho e pagam mais de IMI

                Comentário


                  #38
                  Olha, sabendo o que sei hoje. Não queiras casa com 2 pisos... Piso térreo e no máximo com aproveitamento de sotão.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                    Olha, sabendo o que sei hoje. Não queiras casa com 2 pisos... Piso térreo e no máximo com aproveitamento de sotão.

                    Então porquê?

                    Comentário


                      #40
                      A minha ajuda é o link.

                      Está lá praticamente a resposta a todas as tuas questões, incluindo a minha experiência pessoal que, caso não queiras ir ver o link, vou citar:

                      Nós pensámos em fazer algo parecido e depois desistimos, essencialmente por uma questão de poucos conhecimentos, tempo, evitar dores de cabeça e conforto e acabámos por comprar uma casa já em construção de que gostámos do projeto e pudemos escolher os acabamentos, além do construtor ser um engenheiro simpático e com quem dava para falar (coisa que nem sempre sucede)...

                      Fazer uma casa não é, por princípio, como encomendar um carro em que escolhes o modelo, combustível, extras, cor e é entregue como tu queres. Uma casa é muito mais complicado, embora agora existam novos conceitos como "casa pronta" ou as modulares que obviam muitos dos problemas, mas não todos!

                      Como acompanhei de perto a construção de duas por familiares vou dar-vos algumas ideias (lembro ainda que as discussões entre vocês casal vão ser muitas, mas também com empreiteiros, fornecedores... serão o prato do dia):

                      Já têm o terreno, certo? Que tipo de casa querem construir? Construção moderna? Mais tradicional? Quais as áreas aproximadas? Têm uma ideia do custo global? Conhecem alguém "do meio", nem que seja para vos elucidar de algumas coisas? Um amigo engenheiro, arquiteto, um construtor conhecido, um desenhador, um orçamentista... podem dar ajudas/dicas muito interessantes! Já agora, o local é mesmo adequado (diferente de autorizado) para a casa dos vossos sonhos? Qual a exposição solar? E a morfologia do terreno? É uma zona muito húmida? E ventosa?

                      A realização de uma reunião prévia na câmara é crucial, mas se já levarem uma ideia do que pretendem... tanto melhor!

                      A ida ao banco é também fundamental para perceberem se vos emprestam o dinheiro, quanto vos emprestam e quais as condições (é natural que exijam fiador) do empréstimo. O facto de já terem terreno abona a vosso favor, mas não resolve tudo. Cuidado com o spread a praticar e demais custos, como o seguro.

                      Depois há todas as questões relacionadas com o projeto do que pretendem fazer, incluindo as especialidades o que vai ser mais uma dor de cabeça, tal como a escolha da empresa/empreiteiro que vai fazer a obra.

                      A este respeito há que decidir se vão fazer tudo de empreitada ou vão acompanhando diretamente a obra (uma empresa faz fundações e terraplanagem, outra a estrutura, outra alvenaria e por ali adiante...) só aconselhado para quem sabe algo do meio, mas permite poupar dinheiro... ou entregam tudo ao construtor, mantendo sempre um acompanhamento especializado para vossa segurança.

                      Outro aspeto interessante é a questão dos pagamentos que o banco costuma fazer por tranches e vocês têm que jogar com isso também até porque nem todos os construtores são honestos e sérios, tal como em todas as profissões! Rezem para não ser um daqueles que "desaparece" a meio da obra!

                      Também a escolha dos materiais, em especial dos acabamentos, pode fazer toda a diferença, nomeadamente no preço final e na qualidade da habitação e da vossa própria! Não é à toa que duas casas praticamente iguais podem ter preços completamente diferentes, justificando-se ou não essa a diferença! Escolha de tintas, madeiras, azulejos, loiças, tipo de aquecimento, alumínios, impermeabilizantes... fazem muita diferença!

                      Segundo o meu familiar (que pouco sabia no início, mas teve sempre o acompanhamento de alguém especializado) e como tinha muito tempo livre não passava um dia sem ir à obra:
                      Agora que acabei a casa é que sei o suficiente para começar uma como deve ser! Aliás, esteve quase para a vender e fazer uma nova, mas resistiu à tentação

                      Isto não é para vos assustar. É mesmo para que percebam que vão ter que enfrentar muitas dificuldades, cometer muitos erros, sofrer problemas com burocracia e talvez até encontras pessoas com as quais é difícil falar. Seja como for, é uma experiência gratificante ver nascer e crescer algo que é nosso!

                      Quanto ao tempo desde a ideia a nascer "até à primeira pedra" depende não apenas de vocês, mas também da autarquia (umas são rápidas, outras nem tanto) e do banco em termos de crédito bancário, além da definição do projeto. 6 meses para alguns é suficiente, para outros será mais um ano!

                      Ainda antes de começar a casa, na autarquia, peçam um prazo mais alargado do que o previsto para a construção, ou seja, uma licença de construção de pelo menos 24 meses! 12 até podem chegar, mas vão necessitar de uma margem de segurança que certamente vos vai fazer falta! Não tenham demasiada pressa porque sai mais caro e a própria construção necessita de tempo, nomeadamente para "assentar no terreno" e a pressa é, por exemplo, amiga das rachas nas paredes, algo que certamente dispensam!

                      De construção modular nada sei, exceto que se poupa algum dinheiro e o processo é rapidíssimo, mas tem os seus inconvenientes, em especial a médio e longo prazo (não acreditem em tudo o que vos dizem, nomeadamente em termos de durabilidade de materiais).

                      Boa sorte, disciplina, mente aberta e muito espírito de sacrifício/resiliência, além de compreensão entre o casal. Se tudo decorrer bem e sem pressas podem ir lá passar o natal de 2017, isto num casa de construção tradicional. - See more at: http://forum.autohoje.com/off-topic/....Za0UITfs.dpuf

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por MarisaCaetano Ver Post
                        Então porquê?

                        Porque subir e descer é uma chatice. Porque te esqueces de uma coisa e sobes e desces e sobes e desces.
                        Eu tenho de dois pisos, na encarnação em Lisboa só assim, e já me habituei, mas mesmo assim, faço piscinas. A longo prazo e muito melhor térrea. E eu ainda tenho sotão.

                        Para construir tens também a era casa pronta, onde escolhes a casa, Já viste o sistema?
                        Eu não construí, mas reconstruir na totalidade...

                        Comentário


                          #42
                          Eu construí a minha e foi um autêntico pesadelo. São tantas as burocracias, problemas e aldrabões que não recomendo a ninguém. Envelheci vários anos só a resolver os problemas e confusões com a construção da casa. Nunca mais...

                          Comprem feita, mas escolham bem...

                          Comentário


                            #43
                            Muito obrigada pelo comentário.

                            Com certeza irei ler o link.
                            Mas o que disseste realmente é muita coisa.
                            Quase que dá para pensar em desistir de contruir a casa

                            Só que por outro lado também não tenho assim tanta pressa por isso posso ir pensando bem nas coisas.
                            Temos um familiar que é construtor e que nos pode ajudar a ter uma ideia se o tipo de casa que queremos é admissível ou não.


                            O que não dá luta também não tem tanto gosto


                            Mas temos que pessar tudo bem. Terreno tinha, mas ficaria bastante longe dos nossos trabalhos (30km só de ida) cada um.
                            Por isso estavamos a pensar numa solução mais perto e no fundo mais cómoda

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Eu construí a minha e foi um autêntico pesadelo. São tantas as burocracias, problemas e aldrabões que não recomendo a ninguém. Envelheci vários anos só a resolver os problemas e confusões com a construção da casa. Nunca mais...

                              Comprem feita, mas escolham bem...
                              Já dizia o outro: estamos rodeados de aldrabões!

                              De facto na construção, como em tudo, é muito importante escolher bem com quem lidamos.

                              Já agora também tenho preferência por casas térreas, por inúmeros motivos. Existem é terrenos que pela sua morfologia estão "talhados" para casas mais verticais. Como os terrenos com declives, por exemplo.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por ritazza Ver Post
                                Porque subir e descer é uma chatice. Porque te esqueces de uma coisa e sobes e desces e sobes e desces.
                                Eu tenho de dois pisos, na encarnação em Lisboa só assim, e já me habituei, mas mesmo assim, faço piscinas. A longo prazo e muito melhor térrea. E eu ainda tenho sotão.

                                Para construir tens também a era casa pronta, onde escolhes a casa, Já viste o sistema?
                                Eu não construí, mas reconstruir na totalidade...

                                Sim há pouco falei nisso, já estive a ver no site.
                                Até não me parecem más soluções, só que aquilo são preços sem os terrenos pelo que percebi

                                Comentário


                                  #46
                                  Eu diria que comprar já pronta é bastante mais acessível e descomplicado. Mas, claro, depende da casa. Há muitos níveis de qualidade no mercado.

                                  Sinceramente, ainda estou para conhecer uma pessoa que tenha construído casa por conta própria e que relate uma boa experiência. E o curioso é ver pessoas que construíram casa há 4 ou 5 anos a descreverem exactamente as mesmas queixas de pessoas que conheço que construíram casa há 30 anos. Trapalhadas, empreiteiros mafiosos, tudo fora dos prazos, custos a acumularem-se, etc.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                    Eu construí a minha e foi um autêntico pesadelo. São tantas as burocracias, problemas e aldrabões que não recomendo a ninguém. Envelheci vários anos só a resolver os problemas e confusões com a construção da casa. Nunca mais...

                                    Comprem feita, mas escolham bem...

                                    Apesar de envelhecer não recompensa no fim ver a casa contruída?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por MarisaCaetano Ver Post
                                      Apesar de envelhecer não recompensa no fim ver a casa contruída?
                                      Há quem ache que sim. A maior parte das pessoas que preferem construir por conta própria utilizam como argumento o facto de fazerem uma casa à sua medida, de acordo com os respectivos gostos. Mas depois o que se vê é que pôem defeitos em tudo como numa casa comprada. O quarto que devia ser maior, a sala que devia ser mais pequena, as escadas que não deviam estar ali, aquele material que é péssimo...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por HoldON Ver Post
                                        Há quem ache que sim. A maior parte das pessoas que preferem construir por conta própria utilizam como argumento o facto de fazerem uma casa à sua medida, de acordo com os respectivos gostos. Mas depois o que se vê é que pôem defeitos em tudo como numa casa comprada. O quarto que devia ser maior, a sala que devia ser mais pequena, as escadas que não deviam estar ali, aquele material que é péssimo...

                                        É que estou mesmo a ver as pessoas a dizerem isso

                                        Comentário


                                          #50
                                          Para quem nao percebe mesmo patavina do assunto nem das voltas necessarias e as dores de cabeça que da construir, apenas digo uma coisa : Desistam e comprem uma ja pronta a habitar.

                                          Passei por varias dores de cabeça apenas para ampliar 3 divisoes numa casa ja construida.... Projectos + licenças camararias + falhas no PDM + falhas do construtor/arquitectos + electricistas + canalizadores + inspecçoes + etc etc etc

                                          E eu ja estava 70% dentro do ramo, portanto, ja estava meio vacinado para estas coisas, os restantes 30% que sao as burocracias levam nos ao desespero completo principalmente quando o orçamento é apertado como aparenta ser o caso.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por MarisaCaetano Ver Post
                                            Então porquê?
                                            Já responderam em parte uns posts acima. Além do subir e descer, fica mais barata, tem menos amplitudes térmicas, está menos sujeita a esforços estruturais e poupa-se mais no aquecimento/refrigeração da casa. O menos é que precisa de uma área de implantação maior e como já disseram nem todos os terrenos dão e a maioria dos lotes estão pensados para moradias de 2 pisos.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                              Para quem nao percebe mesmo patavina do assunto nem das voltas necessarias e as dores de cabeça que da construir, apenas digo uma coisa : Desistam e comprem uma ja pronta a habitar.

                                              Passei por varias dores de cabeça apenas para ampliar 3 divisoes numa casa ja construida.... Projectos + licenças camararias + falhas no PDM + falhas do construtor/arquitectos + electricistas + canalizadores + inspecçoes + etc etc etc

                                              E eu ja estava 70% dentro do ramo, portanto, ja estava meio vacinado para estas coisas, os restantes 30% que sao as burocracias levam nos ao desespero completo principalmente quando o orçamento é apertado como aparenta ser o caso.

                                              Ahahah... Bem pelos comentários, parece-me mesmo que mais vale desistir de construir.

                                              Aqui ainda não está definido nenhum orçamento, mas claro, quanto menos gastar melhor.

                                              Quanto mais barata for, menor é a corda ao pescoço

                                              Comentário


                                                #53
                                                Eu estou a recuperar uma na aldeia, e os meus pais construiram uma de raíz... Se tiveres um orçamento apertado mais vale optares por outra solução...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por MarisaCaetano Ver Post
                                                  Apesar de envelhecer não recompensa no fim ver a casa contruída?
                                                  Sinceramente, acho que não.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                    Eu estabeleci um limite de 20€ para o piso e no final comprei um piso por 70€ o m2. Apaixonei-me mal o vi.


                                                    tipo grês cerâmica ou a imitar madeira? vou escolher um rugoso.. cá fora, em caso de chuva para o cão não patinar

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Que tal se fundirem este tópico ao do PETRUS?

                                                      Chamar algo do tipo "Tópico das casas". Seria bem interessante.

                                                      As dores de cabeça diminuem caso optam pelo que eu fiz (passe a imodéstia e mesmo assim bato na madeira):

                                                      - preço chave na mão;
                                                      - delinear um prazo (no meu caso 8 meses) e caso ele não cumpra tem penalizações;
                                                      - caderno de encargos o mais pormenorizado possível;
                                                      - cópia do contrato assinado pelas duas partes;
                                                      - exigir um encarregado de obra permanente;

                                                      Eu vi umas 8 obras do empreiteiro. Pagarei em 3 fases, mas somente com "obra á vista"

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        zzcreative, se a tua casa ainda não está construída, não digas nada ainda sobre "as dores de cabeça".

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                          zzcreative, se a tua casa ainda não está construída, não digas nada ainda sobre "as dores de cabeça".
                                                          Não agoires

                                                          Uma casa razoável para um casal e 2 filhos terá de ter pelo menos 250m2..

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Já fui apologista de casas grandes, a da minha mãe tem precisamente 250m2, sendo 180m2 habitação (o resto é garagem). No entanto estas devem ser projectadas a pensar no médio longo prazo... Durante uns 10 anos viveram 4 pessoas, hoje vivem duas com tendência a ser só uma.

                                                            Quantos anos as casas terão essa ocupação?
                                                            Casas com dois pisos? serão funcionais? Como será a médio-longo prazo?

                                                            PS: No caso da minha mãe acho a casa grande demais e a garagem pequena demais

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              A minha terá 380m2 e foi sempre a descer.. de 480m2 para 420m2 e agora 380m2..
                                                              Pq acrescenta escritório e uma sala com 50m2 e alguns espaços para arrumos.. família grande..

                                                              tem 2 pisos mas já sei que daqui a 40 anos serão demais.. mas ficava melhor estéticamente com 2 pisos..

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X