Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comprar ou construir casa/vivenda?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cerca de 600 euros + iva o M2 já com terreno e todas as licenças e taxas.
    Terreno - Venda - Queluz e Belas, Sintra - 122291084-124

    Comentário


      Apesar de nao estar nessa situação (e provavelmente não estarei tão cedo), já aprendi algumas coisas com este tópico.

      Obrigado aos intervenientes.

      Pelo que percebi, hoje em dia uma casa nova é obrigatório ter painéis solares/AC/bomba de calor (riscar o que não interessa) ?

      Quem é que passa o certificado energético? Quem é que decide e como se uma casa será B ou A? Tem de cortar as paredes a ver se foi feita dentro dos conformes?

      Comentário


        Originalmente Colocado por VolkswagenPedro Ver Post
        Apesar de nao estar nessa situação (e provavelmente não estarei tão cedo), já aprendi algumas coisas com este tópico.

        Obrigado aos intervenientes.

        Pelo que percebi, hoje em dia uma casa nova é obrigatório ter painéis solares/AC/bomba de calor (riscar o que não interessa) ?

        Quem é que passa o certificado energético? Quem é que decide e como se uma casa será B ou A? Tem de cortar as paredes a ver se foi feita dentro dos conformes?
        Podes ter paineis solares (preços médios nos 3000€) ou bomba de calor (preços médios nos 2000€).
        Quem passa o certificado energético é um perito térmico. Quando constróis a casa para além do projecto de arquitectura tens de ter vários projectos de especialidades (rede de esgotos, projecto de electricidade, etc.). Um desses projectos de especialidade é o "projecto de térmicas". Neste projecto de térmica vem tudo detalhado ao pormenor o isolamento que foi feito e o certificado energético é dado pelo perito tendo por base o relatório do projecto de térmicas.

        Para A+ deves colocar nas paredes exteriores tijolo térmico de 25cm acrescido de isolamento pelo exterior (ETICS) com EPS-100 com 80mm de espessura.
        Na cobertura/telhado, caso tenhas sotão não aproveitável (isto é, ninguém vai usar o sotão), deves colocar lã-de-rocha com 80mm de espessura directamente por cima da laje (chão) do sotão. Nos outros cenários (ou não tens sotão, ou se tens vais utilizá-lo), deves colocar XPS (roofmate) com 80mm de espessura por baixo das telhas.
        Vidros duplos com película baixo-emissivo
        Todas as tubagens de água quente com isolamento com pelo menos 10mm de espessura
        Sistema de ventilação mecânica controlada com recuperação de calor de fluxos cruzados com rendimento de 90%
        Piso radiante hidráulico com bomba de calor com COP mínimo de 4 ou AC com COP mínimo de 5 ou aquecimento central com caldeira ou recuperador de calor a biomassa (lenha/pellets)

        Com isto levas A+ de certeza.

        Comentário


          A nossa já para conseguir A foi duro! Para conseguir A+ ainda é pior, leia-se mais caro! Uma pessoa tem que definir até onde é que pode/quer ir...

          Comentário


            Isto não vos parece um pouco barato de mais?

            Moradia - Ílhavo - 11005/10 - Arcada Imobiliaria

            Comentário


              Por falar em sistemas de aquecimento..

              A pellets é o mais barato mas dá muito trabalho em manutenção. Que sugerem? Bomba de calor é a melhor'?

              Comentário


                Originalmente Colocado por Real Ver Post
                Isto não vos parece um pouco barato de mais?

                Moradia - Ílhavo - 11005/10 - Arcada Imobiliaria
                Sim, está barato. De qualquer forma eu não dava nem 100 mil euros por ela: essa casa é das coisas mais horrorosas que já vi.
                A compra de uma casa tem de ser muito bem ponderada. A casa tem de ser algo que nos apaixonemos logo na primeira vez que a vemos e uma coisa onde nos sintamos super-bem. A casa nunca pode ser algo com que nos conformamos porque "até não é mau de todo" e não acredito que alguém se sinta super-bem nessa casa (péssima arquitectura, péssimos acabamentos).

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Real Ver Post
                  Isto não vos parece um pouco barato de mais?

                  Moradia - Ílhavo - 11005/10 - Arcada Imobiliaria
                  "zona sossegada" em linguagem de vendedor é tradução para "situada no anus de Judas"!

                  Comentário


                    Ao nível de impostos, como está o IMI para casas novas?
                    Devido à crise imobiliária, esperava encontrar moradias usadas mais acessíveis. Agora é ponderar bem entre usado vs novo vs por acabar (mas esta opção deixa me algumas reticências ) vs reconstruir.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por zzcreative Ver Post
                      Por falar em sistemas de aquecimento..

                      A pellets é o mais barato mas dá muito trabalho em manutenção. Que sugerem? Bomba de calor é a melhor'?
                      Muito trabalho dá a lenha. Pellets é pacifico.

                      Bomba de calor eléctrica
                      Prós: carregas num botão em Novembro e só voltas a mexer naquilo em Março. Tens a opção de água a alta temperatura (radiadores) ou baixa temperatura (piso radiante)
                      Contras: o preço da eletricidade deve aumentar à vontade 3% ao ano durante os próximos 5 anos e o preço de uma bomba destas é quase o dobro da caldeira a pellets

                      Recuperador/Salamandra/Caldeira a pellets
                      Prós: é o sistema mais económico que existe. Os pellets são relativamente baratos, o seu preço tem-se mantido constante ao longo da ultima década e o preço da caldeira não é demasiado puxado
                      Contras: tens de carregar com os pellets, encher a caldeira uma vez por dia e limpar a caldeira 1x por semana. Dá para baixa temperatura mas é dificil regular a temperatura da água abaixo dos 50ºC, pelo que é ideal para alta temperatura.

                      Recuperador/Salamandra/Caldeira a lenha
                      Prós: a caldeira a lenha é mais barata que a caldeira a pellets.
                      Contras: A lenha não é muito cara, mas estas caldeiras consomem mais do que as caldeiras a pellets e também tens de carregar com a lenha que é mais pesada que os pellets, tem formatos irregulares, suja as mãos e está cheia de farpas. Tens encher a caldeira uma a duas vezes por dia e limpar a caldeira 1x a 2x por semana (a lenha suja bem mais que os pellets). Dá para baixa temperatura mas é dificil regular a temperatura da água abaixo dos 50ºC, pelo que é ideal para alta temperatura.

                      Na minha opinião:

                      Precisas de arrefecimento no verão? Se sim, mete AC e não se fala mais nisso.
                      Se não precisares de arrefecer a casa no verão, vais colocar piso radiante hidráulico? Se sim, mete bomba de calor eléctrica. Se vais optar por radiadores mete recuperador/salamandra/caldeira a pellets.

                      Comentário


                        Eu estou ligado a construção (mais na area de apartamentos), quando vejo o pessoal e pensar em construir casa, acendo uma velinha por eles, a nivel burocratico cada vez esta mais complicado (em vez de simplificarem).

                        Em relação ao certificado energetico A/B, no ultimo predio que acabamos, com isolamentos em lã de rocha 60mm isolamento pontes termicas com xps (se não me engano) aluminio ruptura termica, e paineis solares não tivemos dificultade (apenas tivemos um B- devido a estar muito exposto ao vendo de Norte, claro que numa moradia e sendo para o próprio existem outros cuidados a ter (que por norma o cliente quando compra não quer saber, mas apenas do preço....) tambem não temos sistema de aquecimento, apenas a pré-instalação de ar condicionado.

                        Quanto a custos, um apartamento fica a cerca dos 75.000€ em media, para uma moradia, facimente o preço ficará a rondar os 100.000€, sem esticar muito nos preços dos materias, pois tanto podem gastar 15€/m2 azulejo (já com qualidade boa) como podem ir para os já referidos 70€ tudo depende do gosto de cada um.

                        Outro aspecto de quem faz uma casa (no meu caso comprei apartamento em fase de construção tendo feito algumas alterações, mas vai dar ao mesmo), quando tem a casa acabada é quando deviam começar a faze-la.

                        Em relação ao empreiteiro, e muito complicado apanhar pessoas competentes, e algums até são na primeira obra, mas rapidamente se estragam, na emprea onde trabalho (com mais de 30 anos) apenas temos 2 sub-empreiteiros a trabalhar a mais de 5 anos.

                        Comentário


                          Pessoalmente vou construir casa, pode parecer estúpido mas tenho receio de viver em apartamentos! é que tenho visto cada construção mais descartar, que ao mínimo abanão começam logo a fissurar.
                          Tenho um colega que tem um apartamento com 4 ou 5 anos e já lhe esta a "descolar uma varanda"

                          Vou construir uma casa de dois pisos, mas só o de cima é habitável, o de baixo é garagem e lavandaria. Vou investir em bloco térmico com capoto e janela em PVC. estou a contar que fique por 130.000€
                          O terreno foi oferecido.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                            Pessoalmente vou construir casa, pode parecer estúpido mas tenho receio de viver em apartamentos! é que tenho visto cada construção mais descartar, que ao mínimo abanão começam logo a fissurar.
                            Tenho um colega que tem um apartamento com 4 ou 5 anos e já lhe esta a "descolar uma varanda"

                            Vou construir uma casa de dois pisos, mas só o de cima é habitável, o de baixo é garagem e lavandaria. Vou investir em bloco térmico com capoto e janela em PVC. estou a contar que fique por 130.000€
                            O terreno foi oferecido.
                            Só 130 mil por uma casa?

                            Parece demasiado pouco para uma casa moderna e com 2 pisos.

                            E as casas tambem tem os seus problemas de construçao,isto se nao for investido bastante dinheiro na mesma,e tem o grave problema de precisares de teres € de lado para a manutençao da mesma,pinturas,jardim e por ai fora..

                            Eu prefiro viver em apartamento do que em "casas" la esta sao habitos.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por r3b Ver Post
                              Só 130 mil por uma casa?

                              Parece demasiado pouco para uma casa moderna e com 2 pisos.

                              E as casas tambem tem os seus problemas de construçao,isto se nao for investido bastante dinheiro na mesma,e tem o grave problema de precisares de teres € de lado para a manutençao da mesma,pinturas,jardim e por ai fora..

                              Eu prefiro viver em apartamento do que em "casas" la esta sao habitos.
                              Espero bem que não fuja disso! A pintura, chão e Louças faço eu e arranjo materiais bons a bom preço. O empreiteiro só vai construir a carcaça telhas e capoto. O resto faço eu. depois também vou contratar alguém para me ajudar com a canalização e electricidade.

                              Comentário


                                Uma pergunta aos entendidos da área.
                                Tenho pensado em comprar um terreno e colocar lá uma coisa deste género:
                                MIMA House

                                Pelo menos o aspecto agrada-me imenso, mas como não percebo muito do assunto nem sei é um grande erro ou não.
                                Como foge ao standard, penso que não precisaria de um empreteiro o que logo aí evita alguns possíveis problemas.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por JLCR Ver Post
                                  Uma pergunta aos entendidos da área.
                                  Tenho pensado em comprar um terreno e colocar lá uma coisa deste género:
                                  MIMA House

                                  Pelo menos o aspecto agrada-me imenso, mas como não percebo muito do assunto nem sei é um grande erro ou não.
                                  Como foge ao standard, penso que não precisaria de um empreteiro o que logo aí evita alguns possíveis problemas.
                                  Eu já estive a analisar essa opção, mas fazendo as contas reparei que ficam mais caras e menos duradouro, comparando com o mesmo tamanho.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                    Eu já estive a analisar essa opção, mas fazendo as contas reparei que ficam mais caras e menos duradouro, comparando com o mesmo tamanho.
                                    Pelo que vi, os preços começam nos 43mil€.
                                    Penso que o céu seja o limite, mas esperava ter algo decente por 60/70mil.

                                    Por acaso, relativamente à duração não tenho ideia de quanto tempo dura, ou se até leva manutenção especifica para durar mais.
                                    Tens informações sobre este tipo de coisas?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por r3b Ver Post
                                      Só 130 mil por uma casa?

                                      Parece demasiado pouco para uma casa moderna e com 2 pisos.

                                      E as casas tambem tem os seus problemas de construçao,isto se nao for investido bastante dinheiro na mesma,e tem o grave problema de precisares de teres € de lado para a manutençao da mesma,pinturas,jardim e por ai fora..

                                      Eu prefiro viver em apartamento do que em "casas" la esta sao habitos.
                                      Isso é um mito. Nunca gastei mais na manutenção da minha casa (200m2 de área útil e quintal de 2300m2) do que pagava de condomínio no meu antigo apartamento (que era 60€/mês).
                                      No apartamento, quando havia despesas inesperadas (por exemplo, reparar o telhado ou arranjar o portão da garagem), para além da quota normal de condomínio, pediam-nos quotas extras para fazer face às despesas inesperadas. Na realidade, ao fim do ano, gastava bem mais em condomínio do que gasto em manutenção da minha moradia.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                        Pessoalmente vou construir casa, pode parecer estúpido mas tenho receio de viver em apartamentos! é que tenho visto cada construção mais descartar, que ao mínimo abanão começam logo a fissurar.
                                        Tenho um colega que tem um apartamento com 4 ou 5 anos e já lhe esta a "descolar uma varanda"

                                        Vou construir uma casa de dois pisos, mas só o de cima é habitável, o de baixo é garagem e lavandaria. Vou investir em bloco térmico com capoto e janela em PVC. estou a contar que fique por 130.000€
                                        O terreno foi oferecido.
                                        A nívelar por baixo (materiais gama baixa, AC em vez de piso radiante, vidro duplo em vez de triplo, etc.)

                                        Licenças na câmara municipal e taxas & taxinhas: 5000€
                                        Honorários dos arquitectos e projectos de especialidade: 5000€
                                        Capotto: 8000€
                                        Paineis solares: 3000€
                                        Telhado: 25000€
                                        Janelas: 8000€
                                        Aquecimento: 8000€
                                        Cozinha: 8000€
                                        Muros, vedações e portões: 10000€

                                        80 mil euros já foram à vida. Falta os trabalhos de topografia, escavações, colocação de pilares, sapatas, desvão sanitário, etc. Faltam ainda os materiais todos (sanitários, torneiras, pavimentos, portas, roupeiros, canos, telecomunicações, tinta, estuque, sistema elétrico etc.) e mão-de-obra (engenheiro, fiscal, trolhas, pintores, eletricistas, carpinteiros, serralheiros, picheleiros, etc.). Tens 50 mil euros para isto tudo que falta (trabalhos, materiais e mão-de-obra)

                                        Nunca na vida fazes isso tudo que falta por 50 mil euros. Nunca na vida tens uma moradia por 130 mil euros, terreno incluído, mesmo utilizando materiais de gama média-baixa. Desce à terra.

                                        A não ser que a casa tenha 80m2 e seja só piso térreo.

                                        Moradia nova de 2 pisos, aponta para 170 mil euros (estou a nívelar por baixo).
                                        Editado pela última vez por MVA; 20 February 2015, 07:41.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                          Isso é um mito. Nunca gastei mais na manutenção da minha casa (200m2 de área útil e quintal de 2300m2) do que pagava de condomínio no meu antigo apartamento (que era 60€/mês).
                                          No apartamento, quando havia despesas inesperadas (por exemplo, reparar o telhado ou arranjar o portão da garagem), para além da quota normal de condomínio, pediam-nos quotas extras para fazer face às despesas inesperadas. Na realidade, ao fim do ano, gastava bem mais em condomínio do que gasto em manutenção da minha moradia.
                                          Por exemplo, não gastas mais do que isso só no excesso em água e iluminação?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                            Por exemplo, não gastas mais do que isso só no excesso em água e iluminação?
                                            Poço com furo e LEDs
                                            Tenho água grátis todo o ano e utilizo LEDs de 3 Watts cujo custo mensal em energia é marginal.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                              A nívelar por baixo (materiais gama baixa, AC em vez de piso radiante, vidro duplo em vez de triplo, etc.)

                                              Licenças na câmara municipal e taxas & taxinhas: 5000€
                                              Honorários dos arquitectos e projectos de especialidade: 5000€
                                              Capotto: 8000€
                                              Paineis solares: 3000€
                                              Telhado: 25000€
                                              Janelas: 8000€
                                              Aquecimento: 8000€
                                              Cozinha: 8000€
                                              Muros, vedações e portões: 10000€

                                              80 mil euros já foram à vida. Falta os trabalhos de topografia, escavações, colocação de pilares, sapatas, desvão sanitário, etc. Faltam ainda os materiais todos (sanitários, torneiras, pavimentos, portas, roupeiros, canos, telecomunicações, tinta, estuque, sistema elétrico etc.) e mão-de-obra (engenheiro, fiscal, trolhas, pintores, eletricistas, carpinteiros, serralheiros, picheleiros, etc.). Tens 50 mil euros para isto tudo que falta (trabalhos, materiais e mão-de-obra)

                                              Nunca na vida fazes isso tudo que falta por 50 mil euros. Nunca na vida tens uma moradia por 130 mil euros, terreno incluído, mesmo utilizando materiais de gama média-baixa. Desce à terra.

                                              A não ser que a casa tenha 80m2 e seja só piso térreo.

                                              Moradia nova de 2 pisos, aponta para 170 mil euros (estou a nívelar por baixo).
                                              Estes valores parecem bastante realistas, infelizmente!

                                              Talvez dê para tirar alguma coisa aqui e acolá (por exemplo nas licenças camarárias ou no capotto), mas também costumam sempre aparecer algumas despesas inesperadas!!!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                Poço com furo e LEDs
                                                Tenho água grátis todo o ano e utilizo LEDs de 3 Watts cujo custo mensal em energia é marginal.
                                                O poço está legal?

                                                E quanto te custou?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                  O poço está legal?

                                                  E quanto te custou?
                                                  Sim, está legal. Aliás, a casa está toda 100% legal.
                                                  O poço foi construído em 1972, pelo que o preço da altura não tem nada a ver com os dias de hoje. Mas conta aí com uns 10 mil euros, já com bomba e IVA.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                    Sim, está legal. Aliás, a casa está toda 100% legal.
                                                    O poço foi construído em 1972, pelo que o preço da altura não tem nada a ver com os dias de hoje. Mas conta aí com uns 10 mil euros, já com bomba e IVA.
                                                    É que o contacto que tenho de pessoas com moradias (desde urbanas a rurais) os custos para manter terrenos e alguns extras são muito superiores aos 60€ que referes.

                                                    E a questão que referes de manutenção do prédio e obras, é ainda superior numa moradia.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                      É que o contacto que tenho de pessoas com moradias (desde urbanas a rurais) os custos para manter terrenos e alguns extras são muito superiores aos 60€ que referes.

                                                      E a questão que referes de manutenção do prédio e obras, é ainda superior numa moradia.
                                                      Mas que custos são esses? A água é grátis, os gastos com energia são marginais, pinturas sou que as faço ocasionalmente.

                                                      A não ser que sejas um daqueles tipos inúteis que não sabem mexer numa chave de fendas e não sabem dar um jeitinho básico ao jardim (ou seja, que sempre que se funde uma lâmpada tens de chamar o electricista e tens de ter um jardineiro em part-time a trabalhar para ti), não percebo que raio de custos são esses.

                                                      No ultimos 7 anos tive duas surpresas inesperadas:

                                                      1) O portão bloqueou e deixou de abrir. Andei duas horas de volta daquilo até descobrir que era um fusivel queimado. Troquei o fusivel e resolvi o problema (gastei 5 euros já a contar com o gasoleo que gastei no percurso casa-drogaria)
                                                      2) Estava-me a pingar água em cima da placa de indução. Subi ao telhado e vi que havia uma fissura na chaminé do exaustor. Impermeabilizei com tela asfáltica e cobri com barramento. Gastei uns 20 euros ao todo.

                                                      Mal estava eu se na primeira situação tivesse de chamar um electricista e na segunda tivesse de chamar um trolha. Homem que é homem tem de saber desenrascar-se.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                                        Espero bem que não fuja disso! A pintura, chão e Louças faço eu e arranjo materiais bons a bom preço. O empreiteiro só vai construir a carcaça telhas e capoto. O resto faço eu. depois também vou contratar alguém para me ajudar com a canalização e electricidade.
                                                        Paredes interiores também vai ser o empreiteiro a fazer?
                                                        Já pensaste na possibilidade de fazer as paredes interiores em Pladour?
                                                        Alguém sabe se fica mais barato fazer paredes interiores em Pladour ou de maneira tradicional?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                          É que o contacto que tenho de pessoas com moradias (desde urbanas a rurais) os custos para manter terrenos e alguns extras são muito superiores aos 60€ que referes.

                                                          E a questão que referes de manutenção do prédio e obras, é ainda superior numa moradia.
                                                          A dimensão da diferença é capaz de estar relacionada com o tipo de pessoa que habita.

                                                          Eu tenho apartamento em Lisboa e moradia em Cascais. Num caso como noutro não sou eu que trato da manutenção. Assim sendo é óbvio que a moradia me sai muito mais cara que o apartamento. No caso do apartamento a manutenção das áreas comuns é partilhada com uma porrada de gente, no caso da moradia sou eu sozinho que pago tudo.

                                                          É uma evidencia que a moradia sai muito mais cara. Posso ser eu a fazer pessoalmente a manutenção da moradia? Poder posso, mas se nos apartamento normalmente não é isso que ocorre, então estamos a comparar alhos com bugalhos.

                                                          Comentário


                                                            Ah, agora por acaso vou ter um gasto extra com a moradia. Tenho um anexo construído nos anos 80 com o telhado em amianto. Vou demolir o anexo. Podia ser eu a fazer a demolição sem problemas, mas como aquilo tem amianto não me meto nisso e vou contratar um tipo para fazer o trabalho. É a primeira vez em 7 anos que habito esta casa que vou ter de chamar alguém para fazer um trabalho na envolvente da moradia.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                              Paredes interiores também vai ser o empreiteiro a fazer?
                                                              Já pensaste na possibilidade de fazer as paredes interiores em Pladour?
                                                              Alguém sabe se fica mais barato fazer paredes interiores em Pladour ou de maneira tradicional?
                                                              Placa de pladur tipo extra-duro de cada lado, com um perfil em aluminio a unir as placas de pladur e lã de rocha no interior (para atenuação acústica). Assim de repente atiro para os 25€/m2 já com barramento e pintura.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X