Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comprar ou construir casa/vivenda?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Desculpa, mas agora não consigo comentar! É impossível...

    Então?

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
      Com o novo REH (regulamento energético) que obriga a ter as casas novas a terem classe B, de forma alguma é possivel contruir por 150/160 mil (incluindo terreno e licenças).

      Antigamente era perfeitamente possivel, hoje em dia com as exigências energéticas esquece.

      Mete aí 50 mil euros para um terreno, 5 mil para licenças e 5 mil para arquitectos e projectos de especialidade e mais 3 mil para paineis solares. dos 150 mil sobrou-te 87 mil euros. Agora não te esqueças do isolamento térmico, caixilharia com boas resistencias térmicas, boas bombas de calor com COP mínimo de 4 ou 5, etc.

      Imagina que a casa tem 10 janelas médias. Só aqui já foram 6 ou 7 mil euros. Bomba de calor e AC com COP=5 (já nem vou para pisos radiantes ou caldeiras) uns 6 ou 7 mil. Uma casa com 150m2 de área, tem de levar uns 300m2 de isolamento. Vamos supor que será pelo exterior a 45€/m2 (45€/m2 é bem barato, acredita). Temos 45*150 = aproximadamente 7000€ para isolamento.

      Resumindo:

      150 mil euros na mão
      50 mil terreno
      5 mil licenças e taxas
      5 mil arquitecto e projectos de especialidade
      3 mil painéis solares
      7 mil janelas
      7 mil aquecimento
      7 mil isolamento

      Sobrou-te 64 mil euros para a construção e restantes materiais. Deves ter muita fé... Só um telhado com telha tradicional fica-te em 20 a 30 mil euros (incluindo vigas e sarrafos).
      Porquê as bombas de calor??
      Os paineis solares??
      Eu não estou dentro dessa nova lei, os meus estudos incidem/incidiram mais na prática e teórica da construção em si e menos na parte juridica.
      Posto isto e como disse anteriormente, vale mais uma boa construção, e aqui falo de certos pormenores a ter aquando da construção do que encher a casa de isolamentos e bombas de calor.
      Um isolamento exterior em condições ou uma parede dupla bem construída (e não como alguns 70/80% fazem) e os aluminios/PVC com qualidade e o corte térmico, mais a parte do telhado também como deve ser não precisa de grandes gastos em aquecimentos quente/frio.
      A não ser que falemos de casas na Guarda ou no Alentejo, aí há que ter outra atenção.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
        Porquê as bombas de calor??
        Os paineis solares??
        Eu não estou dentro dessa nova lei, os meus estudos incidem/incidiram mais na prática e teórica da construção em si e menos na parte juridica.
        Posto isto e como disse anteriormente, vale mais uma boa construção, e aqui falo de certos pormenores a ter aquando da construção do que encher a casa de isolamentos e bombas de calor.
        Um isolamento exterior em condições ou uma parede dupla bem construída (e não como alguns 70/80% fazem) e os aluminios/PVC com qualidade e o corte térmico, mais a parte do telhado também como deve ser não precisa de grandes gastos em aquecimentos quente/frio.
        A não ser que falemos de casas na Guarda ou no Alentejo, aí há que ter outra atenção.
        És obrigado a meter painel solar para AQS.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
          És obrigado a meter painel solar para AQS.
          Ok, como disse não ando dentro disso.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por MarisaCaetano Ver Post
            Então?
            É mau demais, é complicado dizer tudo o que está mal, explica muito pouco e faltam milhares de coisas.

            Não explica qual a dimensão do isolamento nas paredes.
            Quase que aposto que não está a cumprir o projecto de estabilidade... Diz que faz uns pilares que como faz há 20 anos...
            Não há qualquer referencia a isolamentos do pavimento ou das paredes da cave, metade da casa é enterrada... por exemplo.
            A cobertura com painel sandwich de 3cm só sobre a laje? E clareias, isolamentos etc etc? Para além que 3 é manifestamente pouco.
            Não fala em instalação coaxial obrigatória
            Não refere se há gás nem como aquecer águas sanitárias
            Depois é engraçado que rebocado ariado ou estuque é o mesmo preço.... n sei como.

            Depois foi o que já falei da segunda página.

            Mas ainda falta referir que não há qq referencia à cozinha, moveis, equipamento, redes etc etc.
            12€m2 para pavimentos incluindo a garagem é de loucos.
            Não refere nada da escada, nem materiais nem nada

            Não há referencias a tectos falsos.

            Não há referencia à guarda da varanda.

            Não há referencia a movimentos de terras nem a drenos nem nada.


            Só para teres uma ideia um orçamento normal para uma casa dessas teria no mínimo umas 10 páginas. Com tudo descriminado, marcas, modelos, quantidades e etc etc.
            Sabias ao certo quantas tomadas, quantos pontos de luz, etc etc etc etc .

            Assim chegas lá e ele meteu-te uma tomada num quarto, pedes mais 2, pimbas pagas.
            Não te fez tecto na sala, não tens pontos de luz no tecto, pimbas pagas.
            Não tens luz no exterior, pimbas paga.

            é um sem fim de falhas e erros.

            Para além das dezenas de erros ortográficos....

            Comentário


              #96
              Gostei da explicação..

              Por um lado até dá vontade de construir mas por outro.. há tanta coisa que acho que não dava conta do recado. Tinha de ser alguém mesmo de confiança a tomar conta disso.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por MarisaCaetano Ver Post
                Gostei da explicação..

                Por um lado até dá vontade de construir mas por outro.. há tanta coisa que acho que não dava conta do recado. Tinha de ser alguém mesmo de confiança a tomar conta disso.
                O teu «conhecido» construtor civil não te ajuda?

                _____________________
                Se partires para a constução de uma casa, não te esqueças que tudo tem que estar escrito e bem descriminado num documento de muitas páginas, englobando todas as «artes» e assinado por proprietário e construtor, a que alguns chamam «memória descritiva». É que nunca se sabe o «dia de amanhã».....

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                  É mau demais, é complicado dizer tudo o que está mal, explica muito pouco e faltam milhares de coisas.

                  Não explica qual a dimensão do isolamento nas paredes.
                  Quase que aposto que não está a cumprir o projecto de estabilidade... Diz que faz uns pilares que como faz há 20 anos...
                  Não há qualquer referencia a isolamentos do pavimento ou das paredes da cave, metade da casa é enterrada... por exemplo.
                  A cobertura com painel sandwich de 3cm só sobre a laje? E clareias, isolamentos etc etc? Para além que 3 é manifestamente pouco.
                  Não fala em instalação coaxial obrigatória
                  Não refere se há gás nem como aquecer águas sanitárias
                  Depois é engraçado que rebocado ariado ou estuque é o mesmo preço.... n sei como.

                  Depois foi o que já falei da segunda página.

                  Mas ainda falta referir que não há qq referencia à cozinha, moveis, equipamento, redes etc etc.
                  12€m2 para pavimentos incluindo a garagem é de loucos.
                  Não refere nada da escada, nem materiais nem nada

                  Não há referencias a tectos falsos.

                  Não há referencia à guarda da varanda.

                  Não há referencia a movimentos de terras nem a drenos nem nada.


                  Só para teres uma ideia um orçamento normal para uma casa dessas teria no mínimo umas 10 páginas. Com tudo descriminado, marcas, modelos, quantidades e etc etc.
                  Sabias ao certo quantas tomadas, quantos pontos de luz, etc etc etc etc .

                  Assim chegas lá e ele meteu-te uma tomada num quarto, pedes mais 2, pimbas pagas.
                  Não te fez tecto na sala, não tens pontos de luz no tecto, pimbas pagas.
                  Não tens luz no exterior, pimbas paga.

                  é um sem fim de falhas e erros.

                  Para além das dezenas de erros ortográficos....
                  Isolamento é com reformate
                  Não sei se será mesmo obrigatório, mas a cave ou pelo menos as 3 paredes que estão contra a terra deveriam ser em betão, sem falar no isolamento que deveria ter depois...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                    Isolamento é com reformate
                    Não sei se será mesmo obrigatório, mas a cave ou pelo menos as 3 paredes que estão contra a terra deveriam ser em betão, sem falar no isolamento que deveria ter depois...
                    Isso é um dos potnos graves deste orçamento que o gajo nem viu... é que metade da casa é enterrada, tem movimentações de terra enormes, e que as paredes da cave têm de ser em betão e com geo-drenos, e isolamentos, assim com a laje de soleira... etc etc.

                    Por isso é que digo que ele nem viu o projecto de estabilidade de certeza.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                      Porquê as bombas de calor??
                      Os paineis solares??
                      Eu não estou dentro dessa nova lei, os meus estudos incidem/incidiram mais na prática e teórica da construção em si e menos na parte juridica.
                      Posto isto e como disse anteriormente, vale mais uma boa construção, e aqui falo de certos pormenores a ter aquando da construção do que encher a casa de isolamentos e bombas de calor.
                      Um isolamento exterior em condições ou uma parede dupla bem construída (e não como alguns 70/80% fazem) e os aluminios/PVC com qualidade e o corte térmico, mais a parte do telhado também como deve ser não precisa de grandes gastos em aquecimentos quente/frio.
                      A não ser que falemos de casas na Guarda ou no Alentejo, aí há que ter outra atenção.
                      Sem bombas de calor com COP de 4 a 5, boa sorte. Quando tiveres a casa pronta, vais pedir a licença de habitação e como a casa é classe C a câmara municipal não te pode emitir a licença.

                      Vocês não têm noção, mas o novo regulamento energético saiu em finais de 2013 e é super-exigente para com as construções novas. Até 2013 qualquer um fazia uma casa com materiais baratos. Agora com o novo regulamento até podes mandar construir uma casa barata. No final se a casa não for altamente eficiente do ponto de vista energético a câmara não pode emitir licença de habitação.

                      Como disse o regulamento mudou em finais de 2013. Antes ter classe B era relativamente fácil. Hoje em dia é bastante dificil. Se meteres o seguinte:

                      Isolamento bom (uns 4 a 5 cm's)
                      janelas com vidro duplo standard (já são boazinhas)
                      Ar condicionado gama média

                      No final levas classe C. Isto te garanto eu que ando +- por dentro da área de construção.

                      Ou metes uns bons ACs dos caros (ou uma boa caldeira para aquecimento central ou uma boa bomba de calor para piso radiante hidráulico) e um bom painel solar, juntamente com bom isolamento (pelo menos 6 cm's), ou esquece. Não consegues a licença de construção depois da casa estar pronta. E estas coisas não são propriamente baratas.

                      Comentário


                        Greetings!

                        Se comprarem uma casa pré-fabricada como fazem os Alemães, todos os problemas com isolamento e classes energéticas já foram pensados e resolvidos.

                        Casas pré-fabricadas - SkyscraperCity

                        Cumprimentos

                        Editado pela última vez por pgainf; 05 February 2015, 15:45.

                        Comentário


                          Isto é tudo muito giro.. Mas qual a fiabilidade das casas modulares?


                          Terá um bom isolamento? Aguentará muito tempo?


                          Já vi que nessas casas se consegue poupar e são mais rápidas mas parecem me duvidosas

                          Comentário


                            imgur: the simple image sharer
                            Pelo menos 32 páginas descritivas. Orçamento detalhado.

                            Pedi a 3 empresas. Com o caderno de encargos completo dará mais segurança. Preferi preço "chave na mão".

                            Depois, só tratarei da mobília, jardim, bomba de calor e outros eventuais extras.

                            Comentário


                              Belo tópico, bom para acompanhar. Que surjam mais relatos pessoais e opiniões de gente da área

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por vieri Ver Post
                                Belo tópico, bom para acompanhar. Que surjam mais relatos pessoais e opiniões de gente da área
                                Se queres mais informação sobre a construção de casa, existem fóruns dedicados ao assunto...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                  Eu coloquei este a 70€/m2 (era 100€/m2 mas consegui 30% de desconto - é o topo de gama da Revigrés). Até na cozinha gastei um balurdio. Assim que vi as portas e frentes de gaveta em vidro apaixonei-me logo. Em madeira uma porta de móvel de cozinha custava uns 60€. Em vidro 175€. Mas lá teve que ser. Acabei por gastar 20 mil euros na cozinha:
                                  Na minha opinião o enquadramento desse chão deixa algo a desejar. Por outro lado gostei bastante das portas e gavetas

                                  Comentário


                                    Então e alguém sabe alguma coisa de casas modulares?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      Se queres mais informação sobre a construção de casa, existem fóruns dedicados ao assunto...
                                      Quais?

                                      Mas aqui no AH?

                                      Comentário


                                        Só mais um conselho....se te decidires pela construção, não te esqueças de contratualizar o faseamento dos pagamentos da empeitada, sob pena de poderes ficar sem dinheiro....e sem casa.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por MarisaCaetano Ver Post
                                          Então e alguém sabe alguma coisa de casas modulares?
                                          Faz uma busca no fórum:
                                          *Já por cá se falou disso;
                                          *Há um user que está na mesma situação que tu....

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
                                            Greetings!

                                            Se comprarem uma casa pré-fabricada como fazem os Alemães, todos os problemas com isolamento e classes energéticas já foram pensados e resolvidos.

                                            Casas pré-fabricadas - SkyscraperCity

                                            Cumprimentos


                                            Fiquei na dúvida sobre o isolamento.

                                            Então fui ao site espreitar, e a casa é feita com as placas de betão exteriores e depois leva pelo interior isolamento em lã de rocha e placa de pladur.
                                            Não é uma situação ideal e vai deixar algumas pontes térmicas verticais e horizontais.

                                            Por acaso essa que aparece no video, começa nos 140.000€.

                                            Mas são construções interessantes.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por zzcreative Ver Post
                                              Quais?

                                              Mas aqui no AH?
                                              Não sei se as regras permitem que eu coloque aqui um link direto para outro forum. Mas se fores ao google e pesquisares por "forum casa", rapidamente o encontras...

                                              Comentário


                                                Eu também ando no mesmo dilema (aliás, já tínhamos falado sobre isso noutro tópico)... No meu caso tenho um terreno disponível e a principal questão neste momento é o financiamento e tempo de construção.

                                                Mas confesso que esta questão do novo regulamento energético obrigar a serem todas classe B deixou-me renitente. Parece que se torna impossível construir barato, mesmo assumindo as desvantagens dessa opção.

                                                Comentário


                                                  Classe B depois poupa no futuro em aquecimento.
                                                  O meu apartamernto tem somente 12 anos e é classe D custa a aquecer

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por zzcreative Ver Post
                                                    Classe B depois poupa no futuro em aquecimento.
                                                    O meu apartamernto tem somente 12 anos e é classe D custa a aquecer
                                                    Eu percebo isso, mas imagina que tenho acesso a lenha com fartura sem grandes custos e não me fica caro aquecer uma casa menos eficiente?

                                                    Comentário


                                                      Acho que mostras aqui alguma ingenuidade Marisa, desde o início do tópico... Devia ler uns dias o fórum casa, lá tem muito mais informação do que podes encontrar aqui e podes aprender muito.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                        Acho que mostras aqui alguma ingenuidade Marisa, desde o início do tópico... Devia ler uns dias o fórum casa, lá tem muito mais informação do que podes encontrar aqui e podes aprender muito.

                                                        Se eu soubesse tudo não vinha para aqui perguntar ou pedir opiniões
                                                        Desconhecia o fórum casa, mas já ando a lê-lo, obrigada :D

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por zzcreative Ver Post
                                                          Classe B depois poupa no futuro em aquecimento.
                                                          O meu apartamernto tem somente 12 anos e é classe D custa a aquecer
                                                          Isso foi o que sempre se tentou passar, mas não sei se será bem assim.

                                                          Há sistemas que demoram mais de 12 anos a começarem a compensar, e daqui a 12 anos estão velhos, e completamente ultrapassados.

                                                          Sempre se construiu mal e essa foi a principal dificuldade que houve, mas também tentou-se passar do 8 para o 8000...

                                                          E nem sempre da boa maneira, porque se dá demasiado peso a sistemas auxiliares que ao isolamento. Uma casa má isolada com um AC tem menor classificação que uma casa bem isolada sem AC... o que é absurdo.


                                                          O grande problema é que o sistema mais comum há 20 anos sempre foi o sistema de parede dupla com dois panos de alvenaria diferentes 11cm+15cm, caixa de ar de uns 6cm e isolamento de 5cm.
                                                          Já foi provado que é um sistema fraco, mas o problema é que a grande maioria dos construtores não utilizavam isso, por norma faziam dois panos de 11cm, com uma caixa de ar de 3 ou 4cm e sem isolamento... só ia a diferença é abismal.
                                                          Claro que se falarmos de meter um tijolo térmico de 25cm+12cm de isolamento pelo exterior e ainda 5cm de lã de rocha e pladur pelo interior, é imbatível... Mas custa 10x (ou mais) que o sistema da parede dupla com isolamento no meio.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por zzcreative Ver Post
                                                            Classe B depois poupa no futuro em aquecimento.
                                                            O meu apartamernto tem somente 12 anos e é classe D custa a aquecer
                                                            Muitas dessas casas (classes D) foram vendidas novas à 10/12 anos atrás por 400 mil euros em Lisboa.
                                                            Um autêntico roubo. E as pessoas todas contentes compravam-nas. As pessoas nada percebiam de construção e também não existiam certificados energéticos para ajudar as pessoas. Os construtores poupavam nos materiais e pediam balúrdios por casas que não valiam nada.

                                                            90% das casas da Expo são assim.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                              Isso foi o que sempre se tentou passar, mas não sei se será bem assim.

                                                              Há sistemas que demoram mais de 12 anos a começarem a compensar, e daqui a 12 anos estão velhos, e completamente ultrapassados.

                                                              Sempre se construiu mal e essa foi a principal dificuldade que houve, mas também tentou-se passar do 8 para o 8000...

                                                              E nem sempre da boa maneira, porque se dá demasiado peso a sistemas auxiliares que ao isolamento. Uma casa má isolada com um AC tem menor classificação que uma casa bem isolada sem AC... o que é absurdo.


                                                              O grande problema é que o sistema mais comum há 20 anos sempre foi o sistema de parede dupla com dois panos de alvenaria diferentes 11cm+15cm, caixa de ar de uns 6cm e isolamento de 5cm.
                                                              Já foi provado que é um sistema fraco, mas o problema é que a grande maioria dos construtores não utilizavam isso, por norma faziam dois panos de 11cm, com uma caixa de ar de 3 ou 4cm e sem isolamento... só ia a diferença é abismal.
                                                              Claro que se falarmos de meter um tijolo térmico de 25cm+12cm de isolamento pelo exterior e ainda 5cm de lã de rocha e pladur pelo interior, é imbatível... Mas custa 10x (ou mais) que o sistema da parede dupla com isolamento no meio.
                                                              Tijolo térmico de 25cm + ETICS com 80mm de EPS-100 a meu ver é uma excelente relação qualidade/preço para o nosso clima.
                                                              Junta-lhe um AC com COP>5 ou uma bomba de calor de baixa temperatura com COP>4 para piso radiante e tens aí um excelente sistema com um custo não muito elevado e consegues facilmente ter certificado A+.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X