Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Topicos de Salarios Muito mas Mesmo muito Otimistas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Este tópico é um bocado... pessimista.

    O que é que consideram um salário muito otimista? uma pessoa ganha 500 eur, acha que é uma miséria, que olha à volta e vê toda a gente com nível de vida muito superior. Vocês têm alguma duvída que isso também acontece a quem ganha 4000? Claro que em patamares totalmente diferente.

    Uma coisa é certa, por mais que se ganhe, nunca vai ser suficiente.

    Comentário


      #62
      Eu ganho 1971 euros mensais por 154 horas de trabalho, vivo em França, e apesar do salário minimo aqui ser 1430 euros, ganhar 1900 não é nada de especial que permita altos luxos, no entanto faço uma vida confortável que certamente não teria em Portugal com 700 euros por mês..

      No entanto rambos do teclado não devem faltar aqui a ganhar 5000 euros a servir ao balcão.

      Comentário


        #63
        Optimistas como assim?


        Um salário de €3000 líquidos pode ser um salário BEM pessimista, mesmo em Portugal, para quem desempenhe funções altamente diferenciadas e para as quais investiu muito tempo e dinheiro para obter as qualificações necessárias.


        Este montante referido pode ser baixo ao ponto de tornar o período de amortização/retorno do investimento demasiado longo face às expectativas iniciais que levaram á realização do mesmo.


        Mais ainda, tal como para qualquer outro montante, uma remuneração de €3000 líquidos implica que as funções desempenhadas subjacentes a esse montante, geraram mais valias bem superiores à entidade que os paga.


        È uma questão de mercado, de oferta, procura, e de relação custo/beneficio.


        Somos um País pequeno, de baixas qualificações médias e baixa produtividade média que implicam baixas remunerações médias, mas mesmo em Países pequenos há funções que requerem qualificações/especificações que se regem pelo mercado global, e para estas €3000 líquidos podem ser uma remuneração abaixo do mercado.

        .

        Comentário


          #64
          Por exemplo, em Portugal, acho que um professor universitario ganha bastante mal.

          4-5mil euros no topo da carreira. Supervisionar projectos e pessoas que vao para a industria (investigação) e que vão gerar milhares senão milhões de euros em retorno para essas mesma industrias.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
            Só?

            Se isto é o "tudo"....
            Um gajo que ganhe bem é mentiroso, ou tem padrinhos, ou vem do tempo das vacas gordas, ou é empresário...
            Os que ganham isso sem quaisquer "ajudas" são mesmo muito poucos, não me venham com tretas social-democratas de quem nasceu em berço de ouro e pensa que quem não ganha isso é porque não soube bater punho. Até o próprio gajo do "bater punho" se não fosse o Relvas a dar o empurrão ninguém o conhecia de lado nenhum.

            Ainda há uns tempos se discutia noutro tópico como o principal factor no rendimento e classe socio-económica de uma pessoa ser de longe a sua ascendência (comprovado com estatísticas, não mera conversa de café). Alguém com a 4ª classe mas pais endinheirados terá provavelmente mais dinheiro do que um doutorado saído de um bairro social.

            Hoje em Portugal há muito engenheiro informático (daquelas profissões com muita saída e que dão para ganhar muita bem a trabalhar por conta de outrem) a ganhar 700€ a trabalhar na área, e isto é só um exemplo entre "n". Falaram já como se está a tornar difícil para engenheiros já na casa dos 40 e muitos arranjar novo emprego, e isto acontece porque hoje oferecem-lhes o mesmo salário que recebiam há 20 anos no seu primeiro emprego, oferecer-lhes aquilo que recebiam há pouco tempo antes de perder o emprego está completamente fora de questão porque se eles não quiserem não falta quem queira.

            Quem conseguir ter muito sucesso só à custa do seu suor não se deve sentir ofendido com aquilo que digo, mas sim orgulho pois é um caso muito excepcional de alguém que conseguiu vingar tendo tudo contra si.
            Editado pela última vez por SRLA; 08 March 2015, 13:33.

            Comentário


              #66
              A minha experiência diz me que um rendimento bruto de 1000€ para além de permitir ter uma vida decente em pt também será raro nos dias de hoje.

              Realmente neste fórum parece que os salários médios deste país passam dos 1500€.

              Mas na verdade andam nos 750€.

              O fórum possivelmente e não pondo em causa o que é dito deve realmente ter malta com excelentes rendimentos!

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                ..........................
                No entanto rambos do teclado não devem faltar aqui a ganhar 5000 euros a servir ao balcão.
                e ainda falta declararem os prémios, gratificações, carros, telefones, despesas de representação blá, blá, blá...

                Comentário


                  #68
                  Eu diria é que neste fórum há gente a mais preocupada com os salários dos outros.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                    Eu diria é que neste fórum há gente a mais preocupada com os salários dos outros.
                    Tem um pouco a ver com a questao da igualdade. Quem se preocupa com isso está bastante preocupado com aquilo que os outros tem.

                    Comentário


                      #70
                      Outra coisa que não entendo é o salário ser na nossa sociedade algo considerado "tabu".

                      Felizmente na minha faixa etária (20s) isso não se verifica tanto pela realidade que conheço em que tenho colegas meus trabalhadores-estudantes (eu só estudo, ainda não trabalho) que dizem abertamente quanto ganham.

                      Mas por exemplo na faixa etária dos meus pais, nunca percebi porquê mas o salário é considerado algo "tabu" para algumas pessoas, inclusivé havendo confiança entre elas. Claro que não defendo que a minha vizinha da frente tenha de saber o ordenado do meu agregado, mas entre grupos de amigos, ouve-se mais o "ganho mal" ou "ganho bem" do que "ganho 2500" ou ganho "3500". Não é que eu tenha nada a ver com a vida dos outros (e nem quero ter) mas por vezes saber determinado salário/área de outra pessoa relativamente próxima é bom, mais que não seja para comparar situações laborais.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                        Outra coisa que não entendo é o salário ser na nossa sociedade algo considerado "tabu".

                        Felizmente na minha faixa etária (20s) isso não se verifica tanto pela realidade que conheço em que tenho colegas meus trabalhadores-estudantes (eu só estudo, ainda não trabalho) que dizem abertamente quanto ganham.

                        Mas por exemplo na faixa etária dos meus pais, nunca percebi porquê mas o salário é considerado algo "tabu" para algumas pessoas, inclusivé havendo confiança entre elas. Claro que não defendo que a minha vizinha da frente tenha de saber o ordenado do meu agregado, mas entre grupos de amigos, ouve-se mais o "ganho mal" ou "ganho bem" do que "ganho 2500" ou ganho "3500". Não é que eu tenha nada a ver com a vida dos outros (e nem quero ter) mas por vezes saber determinado salário/área de outra pessoa relativamente próxima é bom, mais que não seja para comparar situações laborais.
                        Típico de uma sociedade onde:

                        - A inveja é um desporto mal intencionado e não uma força para melhorarmos;
                        - Onde receber por baixo da mesa é aceitável;
                        - Onde o outro gajo ganha mais do que eu por sorte;
                        - Onde o o outro gajo ganha mais que eu porque é filho do patrão, porque lambe o rabo ao chefe, porque é neto do administrador e nunca por mérito;
                        - O gajo ganha mais que eu e não faz nada;
                        - O chefe ganha mais que eu e eu é que faço o trabalho todo;
                        - A qualificação média é baixa;
                        - Adoramos o choradinho do isto tá muito mau, e a crise, e não ganho nada mas os meus pais têm duas casas e uma no Algarve;
                        - Infelizmente os salários são baixos.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                          Outra coisa que não entendo é o salário ser na nossa sociedade algo considerado "tabu".
                          ............................
                          Tabu???

                          As empresas têm afixadas anualmente o quadro geral das remunerações que enviam para a Segurança Social, pelo que ficam á disposição e consulta de todas as pessoas, como é que é tabu?

                          TODAS as pessoas e salários da empresa constam nessa folha.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                            Um salário de €3000 líquidos pode ser um salário BEM pessimista, mesmo em Portugal, para quem desempenhe funções altamente diferenciadas e para as quais investiu muito tempo e dinheiro para obter as qualificações necessárias.
                            Exactamente! A diferenciação é fundamental para quem tem a ambição de ter um bom salário.

                            Se eu precisar de um operário ou de uma funcionária para uma loja e meter um anúncio de emprego quantas candidaturas vou ter? Centenas?
                            Aí o salário vai ser baixo, a oferta é imensa para a procura.

                            Agora imaginem que preciso de um auditor certificado fluente em Holandês ou Alemão? Quantos vão responder ao meu anúncio? Se calhar neste caso tem de se abrir os cordões à bolsa para atrair um fulano com estas características específicas...

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                              Tabu???

                              As empresas têm afixadas anualmente o quadro geral das remunerações que enviam para a Segurança Social, pelo que ficam á disposição e consulta de todas as pessoas, como é que é tabu?

                              TODAS as pessoas e salários da empresa constam nessa folha.
                              Não estou a falar de pessoas dentro da mesma empresa.

                              Estou a falar de conversas informais em grupos de amigos.

                              Comentário


                                #75
                                Engraçado que na minha empresa nunca vi os salários afixados... Deve ser para manter a paz social..

                                Comentário


                                  #76
                                  Eu acho normal as pessoas num fórum abordarem a temática dos salários, principalmente quando se percebe que aparentemente este fórum não reflecte a realidade do país.
                                  Mas digo novamente, acho que este fórum é frequentando em muito por pessoas bem de vida!

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                    Não estou a falar de pessoas dentro da mesma empresa.

                                    Estou a falar de conversas informais em grupos de amigos.
                                    Ok!

                                    Mas já agora deixa-me dizer-te que ao longo da minha vida não me lembro que seja um lugar comum os meus amigos apregoarem aos 7 ventos quanto ganham, e vice-versa.

                                    Pessoalmente acho que não tem a ver com tabu, tem a ver com a discrição pessoal e normal deste tipo de coisas.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                                      Engraçado que na minha empresa nunca vi os salários afixados... Deve ser para manter a paz social..
                                      Dá uma varada na directora de RH, porque ela sabe que tem que os afixar em lugar visível. Fala-lhe da folha de remunerações anual da SS.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                        Dá uma varada na directora de RH, porque ela sabe que tem que os afixar em lugar visível. Fala-lhe da folha de remunerações anual da SS.
                                        De certeza que a lei é cumprida na empresa, pode é estar apenas afixado na sede, etc. etc. etc.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Além de que, esqueci-me no post, ter um bom salário é muito diferente de ser bem pago.

                                          Isso provoca muitas iterações.
                                          Há pessoas com ordenados baixos e elevados mas bem pagas.
                                          Há pessoas com ordenados baixos e elevados mas mal pagas.
                                          À minha volta vejo muitas pessoas mal pagas mas com ordenados e elevados e bem pagas mas ordenados baixos.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                            Engraçado que na minha empresa nunca vi os salários afixados... Deve ser para manter a paz social..

                                            Podes ver o contrato colectivo de trabalho para o teu sector, assim tens uma ideia de quanto ganham os trabalhadores que aí trabalham.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                              Exactamente! A diferenciação é fundamental para quem tem a ambição de ter um bom salário.

                                              Se eu precisar de um operário ou de uma funcionária para uma loja e meter um anúncio de emprego quantas candidaturas vou ter? Centenas?
                                              Aí o salário vai ser baixo, a oferta é imensa para a procura
                                              ...
                                              Tocaste num ponto critico, um serralheiro mecânico e um engenheiro de obras não podem ganhar o salário com uma diferença de 50%, não estão os 2 trabalhar para o crescimento da empresa, porque é que aqui em PT criou-se o conceito de quem tem curso superior ganhar uns 200/300% dos restantes trabalhadores da classe baixa.

                                              Porque é que um serralheiro tem de ganhar uns 800€ e o engenheiro tem de ganhar uns 2500€/3000€, penso que seja na Holanda quando há aumentos de ordenado minimo, é gradual de baixo para cima, para não haver desigualdades entre funções.

                                              È que eu não estou a imaginar o engenheiro, a pegar na máquina de cortar ou na máquina de soldar, e ir fazer o lugar do serralheiro, mas talvez o serralheiro possa fazer(ou dar um jeito) o lugar do engenheiro, nas leituras de plantas e afins.

                                              Eu neste ultimo tempo, dou-me ao luxo de dar "formação de trabalho" ao pessoal da empresa(aqueles que entram novos ou mudam para a minha secção), e sou um extra(trabalhador precário) e nem ganho um fortuna
                                              Editado pela última vez por balao; 08 March 2015, 15:12.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Uso frequentemente o glassdoor.
                                                1,780 Employee Salaries in Portugal | Glassdoor

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por balao Ver Post
                                                  Tocaste num ponto critico, um serralheiro mecânico e um engenheiro de obras não podem ganhar o salário com uma diferença de 50%, não estão os 2 trabalhar para o crescimento da empresa, porque é que aqui em PT criou-se o conceito de quem tem curso superior ganhar uns 200/300% dos restantes trabalhadores da classe baixa.

                                                  Porque é que um serralheiro tem de ganhar uns 800€ e o engenheiro tem de ganhar uns 2500€/3000€, penso que seja na Holanda quando há aumentos de ordenado minimo, é gradual de baixo para cima, para não haver desigualdades entre funções.

                                                  È que eu não estou a imaginar o engenheiro, a pegar na máquina de cortar ou na máquina de soldar, e ir fazer o lugar do serralheiro, mas talvez o serralheiro possa fazer(ou dar um jeito) o lugar do engenheiro, nas leituras de plantas e afins.

                                                  Eu neste ultimo tempo, dou-me ao luxo de dar "formação de trabalho" ao pessoal da empresa(aqueles que entram novos ou mudam para a minha secção), e sou um extra(trabalhador precário) e nem ganho um fortuna
                                                  E também o lugar de um médico. Receitar um benuron não é complicado.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por balao Ver Post
                                                    Tocaste num ponto critico, um serralheiro mecânico e um engenheiro de obras não podem ganhar o salário com uma diferença de 50%,
                                                    Eu penso que a diferença salarial tem de ser suficiente para compensar a um sujeito perder tempo e dinheiro a tirar o curso, certificações, etc.
                                                    Qual é o incentivo para se gastar umas centenas ou milhares de euros a ter aulas de inglês e a tirar um exame de proficiência na língua, ou a tirar um mestrado em engenharia de qualquer coisa, ou a tirar uma certificação six sigma se depois tiver o mesmo salário de alguém que não perdeu tempo e dinheiro em nada disto?

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                                      Eu penso que a diferença salarial tem de ser suficiente para compensar a um sujeito perder tempo e dinheiro a tirar o curso, certificações, etc.
                                                      Qual é o incentivo para se gastar umas centenas ou milhares de euros a ter aulas de inglês e a tirar um exame de proficiência na língua, ou a tirar um mestrado em engenharia de qualquer coisa, ou a tirar uma certificação six sigma se depois tiver o mesmo salário de alguém que não perdeu tempo e dinheiro em nada disto?
                                                      E a classe baixa(neste caso o serralheiro) também não gastou tempo e dinheiro em formação, cada um com a sua formação, o engenheiro sabe a teoria e o serralheiro a prática, quando ás vezes os engenheiros com os seus ditos conhecimentos, fazem m#rd# e tem o serralheiro desenrascar a coisa.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Gosto dessa do licenciado vs técnico da mesma área

                                                        Na minha encontro m*rda a rodos dos dois lados, mas com umas tendências engraçadas: o técnico com desejos de se intrometer na área do licenciado e o licenciado com desejos de cortar os gastos com o técnico para metade. Ambos com ideia que um ganha mais do que devia...

                                                        Dava um livro

                                                        Em relação a salários, este tópico já não é novo no forúm. E sim ainda vai havendo classe média (REAL e não a definida de tabela de crise) com respectivos salários.
                                                        Editado pela última vez por ; 08 March 2015, 16:05.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Aqui há uns tempos uma empresa multinacional onde um amigo meu trabalha, que fazia questão de manter os salários confidenciais, teve uma pequena surpresa. Um dos seus funcionários, um tipo mais pro-activo, meteu o nome dele e o salário anual numa folha de cálculo e partilhou com a equipa dele... em poucos dias a folha de cálculo chegou aos VPs e aos RHs... com umas dezenas de milhares de entradas, organizadas por país, função, nível etc.

                                                          Podem sempre começar por fazer igual nas vossas empresas.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                            Aqui há uns tempos uma empresa multinacional onde um amigo meu trabalha, que fazia questão de manter os salários confidenciais, teve uma pequena surpresa. Um dos seus funcionários, um tipo mais pro-activo, meteu o nome dele e o salário anual numa folha de cálculo e partilhou com a equipa dele... em poucos dias a folha de cálculo chegou aos VPs e aos RHs... com umas dezenas de milhares de entradas, organizadas por país, função, nível etc.

                                                            Podem sempre começar por fazer igual nas vossas empresas.
                                                            Aposto que ele foi aumentado!

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                              Eu diria é que neste fórum há gente a mais preocupada com os salários dos outros.
                                                              Sem dúvida. Mas também acho que a quantidade de tópicos a falar de ordenados e ricos e afins já começa a soar a exagero... O tuga sempre teve uma curiosidade extrema pelo que os outros têm ou como vivem. Preocupam-se mais com isso do que em fazer algo para melhorar a sua própria vida.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X