Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Numa hora um alemão trabalha mais 30% do que um português

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
    tenho um amigo, ex-FP, que se orgulhava de ser o campeão do absentismo - tinha sempre alguma coisinha, constipação, gripe, dor de barriga, dor de cabeça, que infelizmente o impedia de ir trabalhar.

    mas o milagre aconteceu. Desde que emigrou nunca mais faltou um dia. Costumo-lhe dizer que devia ser o tempo seco de PT que lhe fazia mal aos pulmões.
    Ja tive dois empregados assim, está semana despedi o último, era alérgico ao trabalho, em 1 ano e meio, esteve 6 meses de baixa, agora são todos corridos assim, faltam por doença tudo bem, abusam, é rua direto ou processos disciplinares, já estou farto de estar queimado.

    Comentário


      #62
      Por cá quem tem uma doença terminal continua a trabalhar não há reforma nem qualquer apoio do estado por vezes os doentes são os que mais trabalham pelos que são alérgicos ao dito

      Comentário


        #63
        Confunde-se muito a produtividade de um país com os seus trabalhadores. Isso é um mito.

        A produtividade mede a qualidade das empresas e aquilo que as mesmas produzem, ou seja, o valor acrescentado dos produtos. Os trabalhadores só fazem aquilo que os superiores/empresários mandam.

        Os trabalhadores são iguais em todos o lado, a diferença é que em Portugal existem poucas empresas que produzem produtos de alto valor acrescentado, esse é que é o problema.

        Isto nada tem a ver com os trabalhadores Portugueses, mas com as chefias e a menor qualidade do nosso tecido empresarial, em comparação com o resto da Europa.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
          Confunde-se muito a produtividade de um país com os seus trabalhadores. Isso é um mito.

          A produtividade mede a qualidade das empresas e aquilo que as mesmas produzem, ou seja, o valor acrescentado dos produtos. Os trabalhadores só fazem aquilo que os superiores/empresários mandam.

          Os trabalhadores são iguais em todos o lado, a diferença é que em Portugal existem poucas empresas que produzem produtos de alto valor acrescentado, esse é que é o problema.

          Isto nada tem a ver com os trabalhadores Portugueses, mas com as chefias e a menor qualidade do nosso tecido empresarial, em comparação com o resto da Europa.
          Neste forum "confunde-se" muita coisa.
          Ando por aqui desde 2003 e há alguns anos ainda se conseguia discutir assuntos com factos, enquanto que agora são crenças.
          Este espaço tornou-se uma filiar cibernética de alguns partidos. É avatares do Salazar e da Thatcher, títulos de tópicos enganadores para servir um propósito, rebaixar completamente a massa laborar deste país.

          Curioso que os que mais andam a exigir dos trabalhadores, são os que passam o dia inteiro no forum a mandar bitaites. Se calhar a sua produção é essa, espalhar a cartilha do clube.

          Comentário


            #65
            Estando eu na Alemanha não me admira nada este resultado do estudo, as pessoas aqui gostam de uma boa gestão do tempo pessoal e tempo livre para a família, atividades ou o que seja. Isto faz com que haja um maior empenho nas horas de trabalho e que estando no trabalho não ha telemoveis, facebook ou conversas que desviem a atenção do que se está a fazer. Não digo que em Portugal seja tudo uma rebaldaria, longe disso tal como aqui não são todos como agora digo.





            Por outro lado as firmas investem forte no seu crescimento, procuram negocios com uma fome tremenda e dão contrapartidas para um maior empenho no trabalho.





            Eu estou numa firma que tinha 6 bombas de gasolina, estou lá desde 8.2013 e desde ai a firma tem mais 1 bomba de gasolina, 1 formador sobre óleo e combustiveis (eu, após o anterior se ter reformado), uma oficina para pequenas reparações, polimento, limpezas e troca de pneus (eu estou encarregue, que devido ao excesso de trabalho já estamos a trabalhar em formar alguém em parceria com a marca de combustíveis para me substituir na área de formação), passamos a ser estação de correios em todas elas excepto na nova, passamos em 2 das bombas a ter uma estrada de lavagem de carros em vez de apenas lavagem automática (o carro rola por assim dizer pela lavagem em vez ser estacionado, ser lavado e tirado de marcha atras) tendo isto aumentado a capacidade de lavagem em cerca de 600%, com isto estas duas estações aumentaram de tal forma o fluxo de clientes que tiveram de ser aumentadas, o meu chefe que basicamente ia de estação em estação fazer controlo e também tratar da burocracia, teve que colocar um emprega a tratar das coisas mais básicas.





            Ou seja esta lenga lenga toda so para explicar como as coisas numa empresa pequena se desenvolvem e os desafios constantes que aparecem. Por vezes é de perder o ar e não é um caso ( de empresa) único, bem pelo contrario!
            Editado pela última vez por Twingo32v; 10 July 2015, 16:30.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
              Estando eu na Alemanha não me admira nada este resultado do estudo, as pessoas aqui gostam de uma boa gestão do tempo pessoal e tempo livre para a família, atividades ou o que seja. Isto faz com que haja um maior empenho nas horas de trabalho e que estando no trabalho não ha telemoveis, facebook ou conversas que desviem a atenção do que se está a fazer. Não digo que em Portugal seja tudo uma rebaldaria, longe disso tal como aqui não são todos como agora digo.

              (....)
              Imagina que tens os seguintes dois trabalhadores:
              A- Trabalha 8h e deixa tudo feito
              B- Trabalha 10h passa metade do tempo no facebook e acaba tudo a pressa

              Qual e o mais bem visto pelo patrão cá em Portugal? e pelos colegas?

              Existe a necessidade de uma grande mudança de mentalidade, mas quando os novos entram para uma empresa com ideia de alterar as coisas, ou fim de pouco tempo acabam iguais aos que la estavam.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                Confunde-se muito a produtividade de um país com os seus trabalhadores. Isso é um mito.

                A produtividade mede a qualidade das empresas e aquilo que as mesmas produzem, ou seja, o valor acrescentado dos produtos. Os trabalhadores só fazem aquilo que os superiores/empresários mandam.

                Os trabalhadores são iguais em todos o lado, a diferença é que em Portugal existem poucas empresas que produzem produtos de alto valor acrescentado, esse é que é o problema.

                Isto nada tem a ver com os trabalhadores Portugueses, mas com as chefias e a menor qualidade do nosso tecido empresarial, em comparação com o resto da Europa.
                Eu diria que mais até do que a qualidade da gestão e das empresas, é aquilo que os empresários escolhem fazer. Somos um país de comércio, de vender aquilo que outros fizeram. Mesmo na indústria fazemos sobretudo assemblagem, as peças são projectadas e fabricadas fora, com matéria prima de fora, e cá só montamos o produto final. Assim não dá.

                Valor acrescentado a sério é entrar chapa de aço de um lado e sair carros feitos do outro. Por isso é que os alemães estão como estão, e nós a vê-los cá de trás.

                Comentário


                  #68
                  pequeno ex. sobre produtividade em portugal. num concelho aqui próximo disse-me o presidente da câmara aqui há umas semanas: " desde que estou na câmara como presidente tenho uma media diária de 25% de pessoal em falta (baixas medicas, actividades de sindicato, etc)". acrescentou ainda que, como é óbvio, não pode fazer nada. como pode algo funcionar algo assim?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Demoneeth Ver Post
                    Há muita gente aqui no forum que fala pelos cotovelos e não sabe como se trabalha lá fora.
                    Fruto da minha actividade, trabalho regularmente com empresas alemães, holandesas, espanholas, etc... Os alemães têm cada profissional para a sua função, única e exclusivamente. O português acumula três ou quatro funções e ganha metade do alemão. E se reclama é porque não quer trabalhar.

                    Conclusão, a produtividade é baixa!! E ainda ficam espantados e chegam à brilhante conclusão de que... o português trabalha mal. Fico a pensar quantas horas é que gastaram com a vossa brilhante capacidade de raciocínio para chegar a essa conclusão.

                    Deixo aqui uma experiência com macacos que foram recompensados de forma desigual. Macacos!!!!
                    https://www.youtube.com/watch?v=-KSryJXDpZo
                    Muito bom

                    Em Espanha o nosso director perguntava " do que precisas para o projecto X?" em Portugal era do tipo "desenrasca-te"

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por NAS27 Ver Post
                      Muito bom

                      Em Espanha o nosso director perguntava " do que precisas para o projecto X?" em Portugal era do tipo "desenrasca-te"
                      Vejo essa mentalidade muitas vezes. Como disse, trabalho bastante com alemães e as condições proporcionadas ao profissional não têm nada a ver com o tal "desenrasca-te".
                      Mas claro, para os analistas de sofá que por aqui andam o grande problema é o facebook. Santa ignorância.

                      Bem o outro dizia "se alguém se engana com o seu ar sisudo e lhes franqueia as portas à chegada"

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Demoneeth Ver Post
                        Eh pá, tu que passas a vida a falar mal do povo que constitui esse país que por acaso até é o teu e tens uma foto da Thatcher como avatar (lindo, por sinal), fazes propriamente o quê que passas o dia inteiro no forum a mandar bitaites? Produzes propriamente de que forma?

                        É só para percebermos a elevação morar com que falas, traduz-se em quê na produtividade do país? Tráfego na net já percebemos que estimulas, mas fazes mais propriamente o quê?
                        Deixa-me adivinhar, funcionário público?

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Eluland Ver Post
                          Deixa-me adivinhar, funcionário público?
                          Não faço ideia. Eu até dava um palpite mas depois sou banido.

                          Comentário


                            #73


                            Um patrão tem um funcionário na mão como esta imagem se este se encontrar motivado a fazer mais por menos ou fazer aquilo que outros fizeram com projeto estrangeiro aplicando a "lei" do desenrasque

                            Comentário


                              #74
                              Então mas os 30% de produtividade a mais não chegam para equilibrar as contas. Num dia de trabalho, portanto, um português acaba por "produzir" mais, à mesma, e a ganhar uma fracção.

                              Comentário


                                #75
                                só li a primeira página do tópico, mas acho que os comentários estão erradamente centrados na ética do trabalho dos povos do norte vs. sul, e não na fórmula para aferir produtividade:

                                "A produtividade não é apenas dependente do número de horas que se trabalha. A produtividade é um rácio simples em que divide não o número de peças que se produz, mas o valor que se obtém com aquilo que se produz pelo número de horas de trabalho"
                                isto faz toda a diferença, certo? acho que a maioria das pessoas não entende o que significa.
                                Editado pela última vez por palmstroke; 10 July 2015, 17:47.

                                Comentário


                                  #76
                                  http://www.dn.pt/inicio/economia/int...inheiro%20Vivo

                                  "Portugueses trabalham mais 486 horas por ano do que os alemães"

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                    Imagina que tens os seguintes dois trabalhadores:
                                    A- Trabalha 8h e deixa tudo feito
                                    B- Trabalha 10h passa metade do tempo no facebook e acaba tudo a pressa

                                    Qual e o mais bem visto pelo patrão cá em Portugal? e pelos colegas?

                                    Existe a necessidade de uma grande mudança de mentalidade, mas quando os novos entram para uma empresa com ideia de alterar as coisas, ou fim de pouco tempo acabam iguais aos que la estavam.

                                    Nem mais, tens toda a razão, o que acontece muito é que o dar nas vistas que trabalha muito vale mais para o patronato do que aqueles que se esforçam no período que são pagos para o fazer. São mentalidades sem dúvida e vivi isso quando na empresa da família ainda em Portugal dei de caras que os que la passavam mais tempo não eram os que mais faziam.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Isto só pode ser um Estudo patrocinado pela Delta Cafés.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Hoje á tarde fui entregar um processo camarário com mais de 300 paginas, se um alemão só precisar de entregar 150 paginas, facilmente faz o mesmo (um processo camarário) em metade do tempo.

                                        Mas a burocracia gera emprego, emprego não produtivo mas não deixa de ser emprego.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por jimbo Ver Post
                                          adoro quando não se percebe que as pessoas na alemanha ganham mais PORQUE produzem mais e não o contrário. Não é por ganhar mais que passam magicamente a produzir mais

                                          se sem alterar mais nada, em PT passassem a ganhar o mesmo que na Alemanha, a produtividade não mexia.
                                          A gente já percebeu que tens um bom posto na tua empresa, e o trabalhador comum é ainda mais calcado. Se as empresas dessem condições de trabalho o trabalho poderia ser realizado melhor. E sabe-se que as empresas portuguesas querem é numeros, €€€€, eu trabalho á 1 ano numa empresa como outsourcing(escravatura dos tempos modernos) e essa mesma empresa ano passado em lucros obteve 140 milhões(a empresa holding) recentemente contrataram pessoas directas(para laborar as mesmas funções) lá com ajudas do estado.


                                          Por isso pergunto.

                                          1º- Uma pessoa novata, labora tanto ou igual que uma pessoa que já lá esteja á 1 tempo jeitoso? E essas pessoas são contratadas com apoios do estado.

                                          2º- Uma pessoa que esteja em regime de outsourcing ao verificar essas situações e que tenha aspirações de passar directo, que motivação tem para continuar a laborar normal?

                                          3º- Todos os santos dias, realiza-se horas extras, ou das duas uma, ou o chefe não sabe orientar o serviço, ou o serviço é de mais para o pessoal que existe

                                          Hoje em dia reina a rotatividade e fazer o maximo possivel com o minimo de recursos possiveis, por isso é que se produzem menos 30% que na Alemanha

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por b4u Ver Post
                                            Esqueceram-se de referir também que às vezes há 3 alemães a fazer o que faz um português.

                                            Assim aumentam a eficiência pois claro.



                                            É só para dizer que os alemães não desenrascam...
                                            Se tal fôr preciso, sacam de um manual, maior que um codice do sec.IX....lol

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por rpb Ver Post
                                              pequeno ex. sobre produtividade em portugal. num concelho aqui próximo disse-me o presidente da câmara aqui há umas semanas: " desde que estou na câmara como presidente tenho uma media diária de 25% de pessoal em falta (baixas medicas, actividades de sindicato, etc)". acrescentou ainda que, como é óbvio, não pode fazer nada. como pode algo funcionar algo assim?
                                              E eu que pensava que 11% de absentismo no Hospital São João era muito...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Já falaram de alguns factores que condicionam a nossa produtividade (liderança, middle management, burocracia, etc.) com os quais concordo inteiramente.

                                                Há no entanto mais dois que me tenho apercebido:

                                                - Resistência à mudança: somos frequentemente os últimos a investir naquela máquina que é o último grito ou a comprar aquele software que automatiza um conjunto de processos. Preferimos frequentemente continuar a usar a maneira antiga de fazer as coisas ou o software/computador que se usou nos últimos 10 anos e que podia libertar a pessoa para fazer mais, melhor ou mais depressa.

                                                - Falta de mobilidade geográfica: as coisas mudam, hoje a cidade X está a crescer, amanhã a cidade Y pode ter uma indústria ou serviços fortes na nossa área de negócio. Tanto a nivel individual como a nivel empresarial há tradicionalmente uma resistência a nos mudarmos. Se uma pessoa não arranja emprego na sua area de residência ou se fundou a sua empresa numa dada região e de repente o negócio abranda ou tornou-se mais barato ou competitivo ter a empresa noutro lado fica-se muitas vezes agarrado ao local original quando podia ter acesso a uma rede melhor de contactos ou ser mais competitiva noutro lado (porque há uma actividade maior desse sector noutro lado, ou melhor acessibilidade, ou mais mão de obra disponível, custos de instalações mais baixos, etc. etc.).

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por jimbo Ver Post

                                                  a minha resposta foi a um user que dizia que eles eram mais produtivos PORQUE ganhavam mais. O que não faz qualquer sentido. Como tu próprio reconheces.
                                                  Pelos visto não faz sentido apenas a quem passa os dias no forum a mandar postas, sem fazer a mínima ideia do que fala.

                                                  Já por aqui falei de Kaizen, Lean, Kanban, sistemas de recompensas, gestão de competências (McClelland), Gestão de Talentos, Empreendedorismo e Desenvolvimento do Negócio, além de outros conceitos que nada dizem à maioria dos empresários tugas. Se eu na Suíça fizesse o que muitos fazem aqui, bem que podia fazer o choradinho da produtividade, que não escapava de varias multas valentes e talvez um par de anos de cadeia.

                                                  Originalmente Colocado por b4u Ver Post
                                                  Esqueceram-se de referir também que às vezes há 3 alemães a fazer o que faz um português.

                                                  Assim aumentam a eficiência pois claro.
                                                  É verdade, mas a Alemanha tem um problema prestes a rebentar, a precariedade laboral nunca cumpriu o que prometia, como a redução do desemprego. As rotas migratórias que ficavam normalmente pelo exterior da Europa ou pelos países do Sul, alteraram-se para o coração do continente e todos sabemos o que o excesso de oferta irá fazer aos vencimentos dos Alemães.

                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Há várias empresas alemãs em Portugal. E pelos vistos a burocracia não os tem atrapalhado...
                                                  A autoeuropa é exemplo das técnicas de gestão que escrevi mais acima e de que já falei dúzias de vezes. Implementar o JIT aqui em Portugal foi/é uma enorme dor de cabeça, burocracia, estradas que vão para a casa da sogra de ex-políticos em vez de ligarem pontos estratégicos do país, terrenos de valor inflacionado para os amigos ganharem dinheiro, vinte sindicatos para uma profissão. E no entanto o Kaizen, o Lean, o Kanban, os sistemas de recompensas e a gestão de competências, funcionam e funcionam bem.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                    - Sou mais produtivo, porque tudo está mais organizado e definido. Em Portugal trabalhava X horas numa tarefas, mas metade era para perceber o que realmente era para fazer e depois quando acabava, afinal não era nada daquilo e temos que fazer de novo, uma perda de tempo.
                                                    Eu acho que isto é que faz toda a diferença.

                                                    Podemo-nos por com salários, com poder financeiro (que faz diferença em alguns sectores claro), mas a capacidade de organização é outro nível e isso é que faz diferença.

                                                    Além disso, o facto de o trabalho ser escalado de acordo com o horário e de forma realista também ajuda.

                                                    O que se faz por cá? Faz-se enquanto se pensa como se vai fazer e o que se vai fazer, e muitas vezes no final ainda se quer que o resultado seja diferente e toca a refazer ou a modificar. Perde-se 2 vezes tempo: o tempo de fazer bem à primeira, e o tempo de refazer que podia ser investido a fazer outra coisa nova (é o chamado custo de oportunidade).

                                                    Ainda assim - e apenas como aparte - eu se saísse de Portugal não ia para a Alemanha, mas já é um aspecto pessoal

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por palmstroke Ver Post
                                                      só li a primeira página do tópico, mas acho que os comentários estão erradamente centrados na ética do trabalho dos povos do norte vs. sul, e não na fórmula para aferir produtividade:

                                                      "A produtividade não é apenas dependente do número de horas que se trabalha. A produtividade é um rácio simples em que divide não o número de peças que se produz, mas o valor que se obtém com aquilo que se produz pelo número de horas de trabalho"
                                                      isto faz toda a diferença, certo? acho que a maioria das pessoas não entende o que significa.
                                                      Já tinha falado disso aqui. Normalmente no sector empresarial, muita gente acha que a solução passa por reduzir ao mínimo o número de colaboradores e aumentar o horário de trabalho de forma progressiva até às 60 horas por semana. Vale tudo desde que não que quebre a margem de lucro.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por DeathWish Ver Post
                                                        Então mas os 30% de produtividade a mais não chegam para equilibrar as contas. Num dia de trabalho, portanto, um português acaba por "produzir" mais, à mesma, e a ganhar uma fracção.
                                                        Há dias falou-se fugazmente, que a produtividade portuguesa aumentou 73% por hora de trabalho, desde a adesão à CEE até 2013.

                                                        Curiosamente também foi noticia, mais ou menos pela mesma altura, que o nível de vida tinha retrocedido para os valores de 1990.

                                                        Ou seja, a produção aumentou, mas esse aumento não se traduziu numa melhor qualidade de vida e os 10% mais ricos reúnem actualmente 86% da riqueza do país.

                                                        E ninguém fala nisto. Mas é fácil de perceber porque um Alemão produz mais 30%, ganha mais, trabalha com melhores gestores, melhores tecnologias e não existem só 17% de licenciados, como acontece na tugolandia, dos muitos factores de diferenciação que justificam o desenvolvimento económico, a concentração de gente com formação académica mais elevada (deles, nossos e do resto da Europa mais pobre) é um dos factores principais.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Repito a pergunta, porque será que temos uma enorme dificuldade em captar investimento estrangeiro?

                                                          Para além de muitas imprecisões e algumas coisas acertadas creio que será de salientar uma que já foi aqui aflorada, mas não de forma muito evidente. Os alemães tipicamente produzem coisas de maior valor acrescentado e porque razão o conseguem?
                                                          1 - Porque normalmente isso implica um investimento de capital de que as empresas portuguesas raramente são capazes
                                                          2 - nivel de instrução da população. Não esperam que o manel de 50 anos e o 6º ano tenha tipicamente o mesmo rendimento que o Kohl, engenheiro mecanico da mesma idade.

                                                          quanto ao nº de horas de trabalho, quando um trabalhador ganha 600 euros procura trabalhar mais umas horitas extras, fazer uns biscates
                                                          quando ganha 3 mil, um dos membros de um casal pode escolher fazer apenas um part time... por isso para perceber o nº de horas de trabalhador dos trabalhadores alemães ide e vede quantos deles apenas trabalham em part time.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                                            Há dias falou-se fugazmente, que a produtividade portuguesa aumentou 73% por hora de trabalho, desde a adesão à CEE até 2013.

                                                            Curiosamente também foi noticia, mais ou menos pela mesma altura, que o nível de vida tinha retrocedido para os valores de 1990.

                                                            Ou seja, a produção aumentou, mas esse aumento não se traduziu numa melhor qualidade de vida e os 10% mais ricos reúnem actualmente 86% da riqueza do país.

                                                            E ninguém fala nisto. Mas é fácil de perceber porque um Alemão produz mais 30%, ganha mais, trabalha com melhores gestores, melhores tecnologias e não existem só 17% de licenciados, como acontece na tugolandia, dos muitos factores de diferenciação que justificam o desenvolvimento económico, a concentração de gente com formação académica mais elevada (deles, nossos e do resto da Europa mais pobre) é um dos factores principais.
                                                            Vou explicar, não porque tenha dificuldade de perceber, sei que a sua intenção é apenas enganar os papalvos, alguns dos quais são capazes de a aplaudir depois de os tratar como burros, tentando deliberadamente enganá-los (o que diz bastante da falta de ética que a caracteriza).
                                                            O nível de vida não retrocedeu o nível de 1990. O que ocorreu foi que estavamos a aproximamo-nos do nível de vida do resto da UE, mas essa aproximação retrocedeu para os níveis de 1990.
                                                            Mas como o pib da UE tem crescido, também o rendimento médio dos portugues melhorou.
                                                            A peste não é burra, mas julga que os seus leitores o são.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                                                              Pelos visto não faz sentido apenas a quem passa os dias no forum a mandar postas, sem fazer a mínima ideia do que fala.

                                                              Já por aqui falei de Kaizen, Lean, Kanban, sistemas de recompensas, gestão de competências (McClelland), Gestão de Talentos, Empreendedorismo e Desenvolvimento do Negócio, além de outros conceitos que nada dizem à maioria dos empresários tugas. Se eu na Suíça fizesse o que muitos fazem aqui, bem que podia fazer o choradinho da produtividade, que não escapava de varias multas valentes e talvez um par de anos de cadeia.

                                                              É verdade, mas a Alemanha tem um problema prestes a rebentar, a precariedade laboral nunca cumpriu o que prometia, como a redução do desemprego. As rotas migratórias que ficavam normalmente pelo exterior da Europa ou pelos países do Sul, alteraram-se para o coração do continente e todos sabemos o que o excesso de oferta irá fazer aos vencimentos dos Alemães.

                                                              A autoeuropa é exemplo das técnicas de gestão que escrevi mais acima e de que já falei dúzias de vezes. Implementar o JIT aqui em Portugal foi/é uma enorme dor de cabeça, burocracia, estradas que vão para a casa da sogra de ex-políticos em vez de ligarem pontos estratégicos do país, terrenos de valor inflacionado para os amigos ganharem dinheiro, vinte sindicatos para uma profissão. E no entanto o Kaizen, o Lean, o Kanban, os sistemas de recompensas e a gestão de competências, funcionam e funcionam bem.
                                                              Ó Peste, desculpa lá minha amiga, mas tu continuas a cair na esparrela deste tipo de vergonhosa propaganda da direita / extrema direita (escolhe) que mais este tópico representa e que é, nada mais nada menos, como bem sabes, mais uma tentativa ridícula de desacreditar isto: Portugueses trabalham mais 486 horas por ano do que os alemães

                                                              Na União Europeia, só na Grécia, Letónia, Polónia, Estónia e Hungria se trabalha mais do que em Portugal. O campeão da OCDE é o México.

                                                              Os portugueses trabalham em média mais 486 horas por ano do que os seus parceiros alemães, o que equivale a um acréscimo ligeiramente superior a 35%. Enquanto na Alemanha, que é o país da União Europeia (UE) onde se trabalha menos horas, a média é de 1371, em Portugal são efetuadas 1857, sendo o sexto país da UE onde se trabalha mais horas, depois de Hungria, Estónia, Polónia, Letónia e Grécia, que é onde se trabalha mais, num total de 2042 horas por ano.

                                                              E tudo isto porque existe por cá uma casta de "desempresários" que, incompetentes, a única coisa que sabem fazer, em vez de criarem produtos de mais valor, com vista a reduzir esta diferença entre do mais que se trabalha cá para o mais valioso que se trabalha, com menos horas, na Alemanha, por exemplo, produzem, para além de desinformação, desemprego e instabilidade profissional, em vez de passarem a mandar fazer produtos de mais valor... Sim, porque se os trabalhadores bulem, por cá, até mais do que os alemães não são eles que são os malandros que não querem produzir! São os "desempresários" que são incompetentes!

                                                              E, repare-se, não estou a falar de todos os Empresários. Estou a falar de empresários a que chamo de "desempresários" porque a única coisa que estes sabem produzir, para além de desemprego fácil e, nojento (porque a culpa é deles), é "pilim" para o respectivo bolso! O país e os demais que se *****...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X