Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estagnação tecnológica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    Há 10 anos nao havia iPhone, a internet era só em casa, o Facebook tinha acabado de ser inventado e era só uma coisa para universidades, nao havia Netflix (como o conhecemos hoje).

    O poder de andar com a internet no bolso é para mim uma coisa altamente inovadora e aconteceu há menos de 10 anos.
    iPhone não haveria, mas o que não faltavam era telemóveis! O meu Philips PR747 é bem mais antigo do que isso. Não estamos a falar da evolução da "atrasadinha" da Apple

    Tenho internet desde o Windows 3.1, ou seja, desde o inicio da década de 1990! E já lá vão 25 anos!

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por lll Ver Post
      é, muito raro, tanto que o ano passado li por aí as conclusões de um estudo que indicava que os adolescente enviavam uma média de 50 sms por dia.
      A utilizacao de SMS tem vindo a descer com o aumento da utilizacao de outras formas de troca de mensagem via net (whatsapp, facebook, hangouts, skype, etc).

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
        iPhone não haveria, mas o que não faltavam era telemóveis! O meu Philips PR747 é bem mais antigo do que isso. Não estamos a falar da evolução da "atrasadinha" da Apple

        Tenho internet desde o Windows 3.1, ou seja, desde o inicio da década de 1990! E já lá vão 25 anos!
        Esse philips tinha acesso internet? O primeiro telemovel que tive com acesso internet foi o nokia 7110, em 2000, e além dos preços serem proibitivos, o acesso e o interface wap era horrível. A coisa melhorou um pouco com os ecran a cores, e apenas se massificou com o aparecimento dos smartphones por volta de 2007-2008.

        Quanto a internet, em pt apenas se começou a massificar em pt por volta de 1994-1995. Não me considero propriamente um analfabeto informático , e não me lembro de ouvir falar de internet antes disso. Ouvi falar pela primeira vez numa noticia sobre uma reunião do G7, em que o tema foi amplamente divulgado.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
          Esse philips tinha acesso internet? O primeiro telemovel que tive com acesso internet foi o nokia 7110, em 2000, e além dos preços serem proibitivos, o acesso e o interface wap era horrível. A coisa melhorou um pouco com os ecran a cores, e apenas se massificou com o aparecimento dos smartphones por volta de 2007-2008.

          Quanto a internet, em pt apenas se começou a massificar em pt por volta de 1994-1995. Não me considero propriamente um analfabeto informático , e não me lembro de ouvir falar de internet antes disso. Ouvi falar pela primeira vez numa noticia sobre uma reunião do G7, em que o tema foi amplamente divulgado.
          Eu diria que a em Portugal massificação começou a partir de 2000... Antes dessa altura eram raras as casas com acesso à Internet, e fora de Lisboa e Porto, poucas tinham sequer computador.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
            Hoje dei por mim a pensar sobre este assunto.

            É impressão minha ou temos vindo a assistir a uma estagnação tecnológica nos últimos tempos?

            É certo que as coisas têm evoluído, mas quem viveu nos anos 80/90, sabe que não é a mesma coisa.

            Felizmente cresci nessas décadas e assisti ao "boom" de muita coisa. Ao aparecimento do computador pessoal, do telemóvel, da Internet, dos canais de TV por cabo/satélite (e até mesmo o aparecimento da rádio e TV mas isso já não é do meu tempo), das máquinas fotográficas digitais e por aí fora. Eram tecnologias que não haviam e passaram a existir (ou pelo menos acessíveis ao público em geral). Coisas totalmente novas que vieram revolucionar e de que forma o modo de viver.

            Nos últimos tempos (10/20 anos), não me lembro de nada novo que efectivamente tenha sido uma grande novidade. Pega-se num telemóvel, faz-se uma actualização do OS, acrescentam-se meia dúzia de Mhz, mais meia dúzia de Pixels no LCD e boom.. Novidade! Nos PC´s a mesma coisa, lá sai uma VGA que faz mais 1fps e novidade! Nos serviços de TV idem aspas aspas, acrescentam-se uns serviços todos bonitos mas que passado um tempo já ninguém usa e um canal ou outro novo.. Na Internet aumenta-se cada vez mais a largura de banda, que na prática já está a ir para velocidades estupidamente desnecessárias para a maior parte das pessoas. Nas máquinas fotográficas acrescentam-se pixeis e mais pixeis...

            Será que já chegámos a um ponto onde já "está tudo inventado" e a única hipótese é ir melhorando o já existente? Confesso que tenho saudades da altura onde realmente aparecia algo no mercado revolucionário.
            bem estagnada não está, continua a evoluir massivamente de ano para ano, mas o problema é que a evolução é a nivel microscópico, dai parecer que estagnou, mas não na realidade, isto chegou a um ponto que está sempre desatualizado, não se consegue acompanhar os desenvolvimentos, pois desenvolve-se mais rápido a tecnologia geral que depois a restante que lhe vai tirar proveito...

            por isso acredito que ao olhares em redor parece que a coisa estagnou, mas na realidade não, nós é que já não conseguimos acompanhar, e nem tiramos proveito dela, pois quando se começa a ter capacididade para tal a tecnologia já está ultrapassada...

            parece dificil de acreditar, mas basicamente é o que anda acontecer no mercado tecnológico nos ultimos anos...

            Comentário


              #36
              Assististe ao #Fappening o que queres melhor ?

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                Esse philips tinha acesso internet? O primeiro telemovel que tive com acesso internet foi o nokia 7110, em 2000, e além dos preços serem proibitivos, o acesso e o interface wap era horrível. A coisa melhorou um pouco com os ecran a cores, e apenas se massificou com o aparecimento dos smartphones por volta de 2007-2008.

                Quanto a internet, em pt apenas se começou a massificar em pt por volta de 1994-1995. Não me considero propriamente um analfabeto informático , e não me lembro de ouvir falar de internet antes disso. Ouvi falar pela primeira vez numa noticia sobre uma reunião do G7, em que o tema foi amplamente divulgado.
                Não diria analfabeto mas desconhecedor, talvez pela idade... Por isso podes registar:

                -Eu subscrevi a Internet ainda com o Windows 3.1 no início da década de 1990 e ainda no tempo do MS-DOS 5/6
                -Tinha que instalar o Win32s para que funcionasse
                -Usava um modem de 2400bps
                -Usei nessa altura os browsers Netscape e Mosaic
                -O único fornecedor era a Telepac
                -O manual que recebi da Telepac era impresso a jactos de tinta (presumo que fosse na então moderníssima HP deskJet 500)
                -O acesso era personalizado, isto é, fui eu que escolhi qual o nome do meu acesso (a partir de determinada altura deixou de ser possível, sendo atribuído um nome do tipo "opnnnnnn").
                -Conjuntamente com o manual, recebi um conjunto de diskettes com um cliente de email (o Eudora), um browser (penso que era o Netscape) e um cliente de Newsgroups que já não me lembro qual era.
                -Usava já, com alguma frequência, as BBSs. Uma que usava bastante era a CATS.

                Se precisares de mais informações para ficares convencido, diz, que procurarei esclarecer-te

                Comentário


                  #38
                  Ok, bate certo. o netscape saiu em 1994. ;) E a telepac começou a fornecer o seu serviço em 1995. ;) As BBS eram bastante mais antigas, e o seu acesso era feito direto. é que 1995 não é propriamente inicios dos anos 90, mas mais a meio.

                  Deves ser um pouco mais velho que eu, tinha 16 anos em 1994, ainda não tinha disponibilidade financeira para ter acesso a net. Mas foi apenas aí que comecei a ouvir falar, e bate certo com quando começaste a ter acesso. O meu primeiro modem já era de 9600bps, e o meu pai tinha um portátil (amstrad ppc640) que na altura tinha um modem também de 2400bps. (Isto em 1988) Mais tarde ainda consegui ligar a Oporto BBS com aquilo. Prai em 1992-1993.
                  Editado pela última vez por darkwings; 28 September 2015, 16:37.

                  Comentário


                    #39
                    Ele, no entanto, está a falar da massificação. Tens que admitir que és uma exceção, a Internet não era exatamente uma coisa muito comum durante os anos 90, começou em Portugal a ter mais visibilidade no final dos anos 90, princípio dos anos 00.

                    Comentário


                      #40
                      Lembrei-me agora de outra invenção digna de registo, o GPS. Houve avanço a partir dai, como mapas rapidamente actualizados, integração em vários dispositivos, etc, mas a invenção remonta a umas décadas atrás.

                      O intuito deste tópico não foi dizer que a tecnologia está completamente parada. Se calhar o titulo em causa não foi a melhor escolha (se bem que no post está bem explicado). A tecnologia tem evoluído sim. No entanto praticamente todas as grandes ideias remontam há uns valentes anos. Daí para cá, tem-se melhorado o que já existe.

                      Comentário


                        #41
                        O Mosaic apareceu em Janeiro de 1993... Mas mais ano menos ano, foi no início da década e já lá vai quase um quarto de século!

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                          Eu diria que a em Portugal massificação começou a partir de 2000... Antes dessa altura eram raras as casas com acesso à Internet, e fora de Lisboa e Porto, poucas tinham sequer computador.
                          Sim talvez. Em 1997 infiltrava-me na sala de informática do ismai, e passava noitadas no Mirc. Em 98 fui para a faculdade, e aí tinha acesso internet (Rdis 128kb) dividido por uns 30 pc's. Lembro-me que quando tive internet em casa (99/2000), no primeiro mes, a factura foi de cerca de 30 contos!! tive de pagar do meu bolso. Depois tive que me conter.

                          A maior massificaçao aconteceu quando ficou "barata", com as tarifas flat rate e com o adsl.

                          Comentário


                            #43
                            Relativamente à Internet em Portugal, tenho ideia que a massificação deve ter ocorrido em final dos anos 90, quando o aparecimento dos ISP "gratuitos", sem mensalidade.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                              Relativamente à Internet em Portugal, tenho ideia que a massificação deve ter ocorrido em final dos anos 90, quando o aparecimento dos ISP "gratuitos", sem mensalidade.
                              Gratuitos nunca foram já que pelo menos se tinha que pagar a chamada telefónica, muitas vezes interurbana

                              Comentário


                                #45
                                Sim, "gratuitos" no sentido de não se ter de pagar uma mensalidade fixa, como por exemplo acontecia com a Telepac. Era andar a arranjar os cd´s todos e mais ainda que por aí haviam e andar a ligar um a um a ver qual era mais rápido nem que fosse 1Kbps

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
                                  O Mosaic apareceu em Janeiro de 1993... Mas mais ano menos ano, foi no início da década e já lá vai quase um quarto de século!
                                  Sim, mas a Telepac apenas em 95. Meados da década, portanto. ;)

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                    Sim, mas a Telepac apenas em 95. Meados da década, portanto. ;)
                                    A Telepac apareceu em 1985 ;)

                                    E no início, forneciam um equipamento monstruoso para chat, que não me recordo agora qual o nome. Era uma espécie de PC integrado ligado à linha telefónica, apenas para chat, isto antes da internet!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Não vejo de todo as coisas por esse prisma... pelo contrário! A tecnologia está cada vez mais a evoluir. Alguém aqui falou das tv's.... por exemplo, já existem em salões tv's com 8k e 3d sem óculos!

                                      Os telemóveis há 4/5 anos atrás não tinham nada a ver com os de agora! Nesse tempo, um processador dual-core era um canhão...

                                      E as coisas têm de ser assim. São as novas características (processadores, memórias ram, qualidade de imagem) que fazem um cliente final achar que o seu telemóvel quadcore 1,2 deverá ser substituído pelo todo poderoso octacore, e por aí fora...

                                      São essencialmente nos topos de gama, na inovação, novidade e também exclusividade que as empresas lucram.

                                      Tantas e tantas outras coisas! Na medicina de facto as coisas podiam ser mas rápidas, mas a indústria farmacêutica é poderosíssima... não sei!

                                      Os jogos também... cada vez mais reais.
                                      Editado pela última vez por NaoInteressa; 28 September 2015, 17:02.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
                                        A Telepac apareceu em 1985 ;)

                                        E no início, forneciam um equipamento monstruoso para chat, que não me recordo agora qual o nome. Era uma espécie de PC integrado ligado à linha telefónica, apenas para chat, isto antes da internet!
                                        E quando começou a disponibilizar internet? Não estamos a falar do serviço de videotexto, obvio.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                          E quando começou a disponibilizar internet? Não estamos a falar do serviço de videotexto, obvio.
                                          https://sites.google.com/site/histor...ernetpt/inicio

                                          Talvez ajude...

                                          Comentário


                                            #51
                                            As baterias é que nunca evoluíram. Ainda hoje tenho que carregar o telefone todos os dias. Em 2005 carregava o 3310 e dava para uma semana.

                                            Isto para dizer que acho que os sistemas de armazenamento de energia são a grande barreira tecnológica que ainda está por ultrapassar.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Vê o que a capacidade das baterias aumentou nos últimos anos comparando com o teu 3310. Capacidade e autonomia são coisas bem diferentes.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                Não vejo de todo as coisas por esse prisma... pelo contrário! A tecnologia está cada vez mais a evoluir. Alguém aqui falou das tv's.... por exemplo, já existem em salões tv's com 8k e 3d sem óculos!

                                                Os telemóveis há 4/5 anos atrás não tinham nada a ver com os de agora! Nesse tempo, um processador dual-core era um canhão...

                                                E as coisas têm de ser assim. São as novas características (processadores, memórias ram, qualidade de imagem) que fazem um cliente final achar que o seu telemóvel quadcore 1,2 deverá ser substituído pelo todo poderoso octacore, e por aí fora...

                                                São essencialmente nos topos de gama, na inovação, novidade e também exclusividade que as empresas lucram.

                                                Tantas e tantas outras coisas! Na medicina de facto as coisas podiam ser mas rápidas, mas a indústria farmacêutica é poderosíssima... não sei!

                                                Os jogos também... cada vez mais reais.

                                                este post diz tudo... o que não tem qualquer relevância em termos de evolução!
                                                Qual é a diferença de ver um filme em HD ou em 4k? claro que é alguma, mas pouco significativa.
                                                Qual é a diferença de um dual-core de há 4 anos atrás e de um octa-core actual? A maior parte das coisas correm de forma igual em ambos, mais meio segundo menos meio segundo.
                                                E esse meio segundo tem alguma relevância? para quem viu conhece a internet do tempo dos 56kb/s, não, em absoluto.
                                                Provavelmente para quem já começou a lidar depois dos ADSLs e afins, eventualmente sim, porque não têm ainda percepção do que evoluiu antes, e do que evolui presentemente.

                                                Essencialmente concordo com o autor do post. Salvos raras excepções, as principais evoluções nos ultimos anos não são nada de assim tão marcante
                                                Excepção à regra: a internet "no bolso". Sem dúvida que aí tudo mudou, o panorama

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  E ainda espero pelo holograma..

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Foi um periodo de grande evolução mesmo.
                                                    Agora vai evoluindo sempre, mas nao tao marcante. Aumentam as specs dos pcs e telemoveis e assim... mas nao surge nada de novo...
                                                    Mas tem coisas que se ve evolução, nos jogos de PC\consola.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por tecno321 Ver Post
                                                      Vê o que a capacidade das baterias aumentou nos últimos anos comparando com o teu 3310. Capacidade e autonomia são coisas bem diferentes.
                                                      A capacidade é algo que no dia-a-dia não me interessa para nada. A autonomia sim. E a verdade é que hoje sou mais dependente de um carregador do que era no passado.

                                                      Se tivesse havido uma grande evolução neste capítulo, o normal seria carregar o telefone uma vez por mês.

                                                      O mesmo para os carros. As baterias continuam a não durar mais que 6 anos, grosso modo.

                                                      E acho que ainda não há carros elétricos com autonomia para mais de 200km. E, no entanto, já existem carros elétricos há décadas.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        há algo que se equipare à criação da propria net?
                                                        dos antibioticos?
                                                        do transplante de orgãos?
                                                        da bomba atómica?
                                                        da própria televisão?
                                                        do computador?
                                                        do telemovel?
                                                        da sequenciação do adn?
                                                        da teoria padrão da fisica?

                                                        como disse, está estudado, a evolução tecnologica está a baixar de velocidade.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                                          Em que não nos levanta-mos para nada, e o planeta vai ficando cada vez mais podre.
                                                          É ? Não acho.

                                                          Não é nem nunca foi a tecnologia que me tira o ânimo para viver.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Eu acho que não estagnamos.. simplesmente não damos tanto valor às novas invenções e achamos tudo muito "óbvio" e simples... quando grande parte das coisas não o são.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              dos TLP até aos dias de hoje foi uma grande revolução tecnológica

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X