Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estagnação tecnológica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    nao tem havido estagnação tecnologica nenhuma, tu é que nao tens estado atento.

    Ainda assim, on the subject, nao é expectavel que o desenvolvimento tecnologico aconteça linearmente, aliás linearmente nao acontece de certeza, o crescimento do sitio onde estamos para a frente, será sempre exponencial pode é essa curva ser mais inclinada ou menos inclinada. E isso não é algo que controlemos e pode ser originado por diversos factores, humanos fisicos etc etc... de momento lembro-me de um fisico que tem contribuido para alguma diminuição da curva que é o problema das baterias e armazenamento de energia.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
      dos TLP até aos dias de hoje foi uma grande revolução tecnológica

      Curiosamente um dos maiores avanços foi a passagem do sistema analógico para o digital. Não sei bem em que altura foi, mas apostaria nos anos 80. Recordo-me dos meus pais comprarem um telefone que já tinha os dois modos. No modo analógico, carregava-se na tecla e aquilo fazia um barulho durante um x tempo, consoante o número que se marcava. No digital já trabalhava por tons e era rapidíssimo. Ainda hoje em dia, os telefones fixos continuam quase iguais aos dessa altura.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
        dos TLP até aos dias de hoje foi uma grande revolução tecnológica

        grande melhoria... comparavel talvez à invenção do proprio telefone... quiça à da chegada à lua ou à invenção dos rebuçados

        Comentário


          #64
          Acho que existe maturidade. Diferente de estagnação...
          Atingimos um ponto de maturidade por exemplo no computador pessoal que não precisa de evoluir mais para cumprir a sua função.
          Nos automóveis tb, prova disso são as marcas low cost tipo dácia que usam tecnologias com mais de 20 anos sem problemas apesar de continuar a haver evolução tecnológica.

          Comentário


            #65
            Para o autor do tópico e demais, tirem as palas dos olhos. A treta dos anos 80/90 é que era..é uma grande balela.
            Cada ano teve a sua relevância no espaço e no tempo,
            1. Redes sociais - Já pensaram sobre a importância que elas tem nos dias hoje? A importância que o Facebook teve, como pioneiro em termos de quantitativos, na vida das pessoas? Não é só fazer likes e gostar de umas fotos de umas loiras no barão. Regimes ditatoriais foram abaixo porque as manifestações começaram nas redes sociais.
            2. Informação em tempo real - Nunca as televisões, jornais e outros meios de comunicação, tiveram acesso a tanta informação de todo o mundo de forma instantânea. Hoje é imperativo ser primeiro não porque se quer, mas porque toda a gente pode.
            3. Smartphones - O surgimento desta tecnologia ultrapassa para lá os limites do conceito inicial. As pessoas tornaram-se mais sociáveis; mais despertas; mais envolvidas. Hoje temos smartwatches; tablets; dentro de 2 a 5 anos teremos pigmentação da pele que se transformará no nosso smartwatch portável e reciclável de forma instantânea.
            4. Carros automáticos - Quem é o bêbado que não o quer?
            5. GPS - apesar de já existirem à imenso tempo era apenas usado por forças militares. Hoje é uma fonte indispensável aos refugiados e a quem viaja.
            6. Vídeos e partilha - Milhões de pessoas vivem hoje à custa dos homemade vídeos. Fazem disso o seu negócio. Era impensável tal coisa sem a revolucionária plataforma Youtube.

            E poderia continuar. O nosso problema (meu também) é darmos por garantia algo inimaginável à 10 anos atrás.
            Reparem, de todos os pontos que mencionei, não me encontro relacionado com nenhum/não utilizo nenhum. É como se eu vivesse nos anos 90.
            1. Utilizo o email para comunicar
            2. Só utilizo o telemóvel como despertador
            3. Não utilizo qualquer rede social

            Isso não me impede de ver o que há de positivo à minha volta.

            Comentário


              #66
              pode ser positivo, mas como evolução não representa 1/10 daquilo que representou, por exemplo, a descoberta dos antibioticos.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por biof Ver Post
                Para o autor do tópico e demais, tirem as palas dos olhos. A treta dos anos 80/90 é que era..é uma grande balela.
                Cada ano teve a sua relevância no espaço e no tempo,
                1. Redes sociais - Já pensaram sobre a importância que elas tem nos dias hoje? A importância que o Facebook teve, como pioneiro em termos de quantitativos, na vida das pessoas? Não é só fazer likes e gostar de umas fotos de umas loiras no barão. Regimes ditatoriais foram abaixo porque as manifestações começaram nas redes sociais. Não haveriam sem Internet.
                2. Informação em tempo real - Nunca as televisões, jornais e outros meios de comunicação, tiveram acesso a tanta informação de todo o mundo de forma instantânea. Hoje é imperativo ser primeiro não porque se quer, mas porque toda a gente pode. Mais uma vez, tudo graças à Internet.
                3. Smartphones - O surgimento desta tecnologia ultrapassa para lá os limites do conceito inicial. As pessoas tornaram-se mais sociáveis; mais despertas; mais envolvidas. Hoje temos smartwatches; tablets; dentro de 2 a 5 anos teremos pigmentação da pele que se transformará no nosso smartwatch portável e reciclável de forma instantânea. Houve clara evolução.. Baseados no.. telemóvel!
                4. Carros automáticos - Quem é o bêbado que não o quer? Onde é que os há em grande escala?
                5. GPS - apesar de já existirem à imenso tempo era apenas usado por forças militares. Hoje é uma fonte indispensável aos refugiados e a quem viaja. Mais uma tecnologia que foi inventada há muito tempo, não agora.
                6. Vídeos e partilha - Milhões de pessoas vivem hoje à custa dos homemade vídeos. Fazem disso o seu negócio. Era impensável tal coisa sem a revolucionária plataforma Youtube. Eu diria mais... Era impensável tal coisa sem Internet
                Continuo a dizer. Praticamente todas as "inovações" que existem hoje em dia, não são minimamente comparáveis com a grandeza e diferença que fez nas pessoas, quando o "original" surgiu.
                Editado pela última vez por DoubleM101; 28 September 2015, 21:28.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por lll Ver Post
                  pode ser positivo, mas como evolução não representa 1/10 daquilo que representou, por exemplo, a descoberta dos antibioticos.
                  Já agora, e o que é que representa para ti, nessa tua escala, a descoberta revolucionária este ano (ou no anterior não me lembro) de um vírus - que ainda está em fase de testes em cobaias humanas mas já com testes bastante positivos - que permite que uma pessoa com cancro (pâncreas; mama; fígado; próstata; you name it) seja totalmente curada?
                  Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                  Continuo a dizer. Praticamente todas as "inovações" que existem hoje em dia, não são minimamente comparáveis com a grandeza e diferença que fez nas pessoas, quando o "original" surgiu.
                  Queres mesmo ir por aí?
                  1. A internet não existia sem o surgimento da electricidade
                  2. Os telemóveis não existiam sem o conhecimento da tecnologia GSM


                  A electricidade não existiria se não tivéssemos conhecido primeiro o fogo..
                  Esta conversa tende sempre a cair para o lado que o interpretador assim o quiser. É claro que certas tecnologias revolucionárias estão sempre dependentes de outras. A isso chama-se evolução.

                  Não seria possível criar tudo o que conheces se não existisse código máquina.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                    Continuo a dizer. Praticamente todas as "inovações" que existem hoje em dia, não são minimamente comparáveis com a grandeza e diferença que fez nas pessoas, quando o "original" surgiu.
                    A internet é apenas uma "estrada". A internet que havia há 20 anos pouco tem a ver com a internet que existe hoje. O potencial estava lá mas muita coisa foi inventada para funcionar em cima dela, coisas que por vezes o utilizador comum nao se apercebe mas que possibilitam um enorme mundo de possibilidades.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                      Continuo a dizer. Praticamente todas as "inovações" que existem hoje em dia, não são minimamente comparáveis com a grandeza e diferença que fez nas pessoas, quando o "original" surgiu.

                      quando falas em original.... A internet por exemplo, quando saiu o original que diferença é que fez na vida das pessoas? practicamente nada. O IRC e meia duzia de paginas web.
                      A grande diferença está a fazer-se agora, com a massificação das vendas online, com a massificação do uso da internet por toda a gente e em todo o lado atraves dos smartphones , tablets e hibridos e em outras consequencias de alcance tao vasto que nao conseguimos abarcar.
                      E o pico da internet e das suas potencialidades ainda esta bem longe de alcançar.

                      Outro exemplo, a televisao quando apareceu pouca diferença fez, a verdadeira influencia veio mais tarde com a massificaçao e a proliferaçao de canais. A TV por exemplo é algo que pouco ou nata tem a evoluir e esta a ser substituido por um paradigma diferente devido À internet.

                      Comentário


                        #71
                        Eu, para mim, não inventamos nada de especial desde que se inventou formas de produzir eletricidade. Portanto, a aviões, baterias, carros, gerados, iluminação, computadores, arredem-se, que se, a eletricidade vós não sois nada.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por autobernardo Ver Post
                          quando falas em original.... A internet por exemplo, quando saiu o original que diferença é que fez na vida das pessoas? practicamente nada. O IRC e meia duzia de paginas web.
                          A grande diferença está a fazer-se agora, com a massificação das vendas online
                          Olha que não... O conteúdo podia não ser tão vasto como é hoje em dia, claro, mas havia imenso conteúdo. O eBay por exemplo foi fundado em 1995 e só em 1997 hospedou 2 milhões de vendas (dados da Wiki).

                          Mesmo em relação aos videos, já nos anos 90 havia por exemplo o shareyourworld, muito antes do Vimeo ou Youtube.

                          Originalmente Colocado por autobernardo Ver Post
                          Outro exemplo, a televisao quando apareceu pouca diferença fez, a verdadeira influencia veio mais tarde com a massificaçao e a proliferaçao de canais. A TV por exemplo é algo que pouco ou nata tem a evoluir e esta a ser substituido por um paradigma diferente devido À internet.
                          Eu não sou desse tempo, mas tenho de discordar no primeiro ponto. A TV fez uma diferença abismal na vida quotidiana. Mesmo com 1 ou 2 canais que haviam em Portugal e a preto e branco. No segundo ponto, concordo contigo.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por lll Ver Post
                            há algo que se equipare à criação da propria net?
                            dos antibioticos?
                            do transplante de orgãos?
                            da bomba atómica?
                            da própria televisão?
                            do computador?
                            do telemovel?
                            da sequenciação do adn?
                            da teoria padrão da fisica?

                            como disse, está estudado, a evolução tecnologica está a baixar de velocidade.

                            Concordo inteiramente.

                            Aliás, um sinal evidente de que a evolução tecnológica está a reduzir a velocidade é precisamente o facto de muitas das inovações actuais serem desenvolvimentos/melhorias das invenções já existentes e não criações novas de raiz.

                            Exemplos de inovações recentes (que não necessariamente criações) dos últimos 20 anos:
                            1. smartphones (trata-se da redução de um pc para um pocket pc);
                            2. GPS+internet móvel (trata-se da expansão da mobilidade da internet; consequência natural mais do que esperada da evolução da comunicação por satélite).
                            3. Drones (carrinhos telecomandados (lembram-se?) + mobilidade de comunicação - ponto 2)


                            Criações reais: impressora 3D (para mim, esta é a criação mais importante deste século, que se pode comparar a outras criações do século XX)
                            Depois, existem grandes evoluções em determinadas áreas: programação, saúde, astronomia..., contudo nada comparado à criação do transistor.

                            Comentário


                              #74
                              Fala-se do GPS como uma grande invenção recente quando já existe desde os finais dos anos 60! Usava-se só nos meios militares mas está longe de ser uma invenção actual.

                              Internet já é bem velhinha, e se não chegou cá mais cedo, isso é outra conversa.

                              Telemóveis idem. Houve grande evolução mas a invenção em si já é bem datada, e esta sim, é dos anos 80. Não falo dos telefones no carro que são ainda mais antigos.

                              Telefones por satélite, apesar de ainda raros, são também bem antigos.

                              O próprio MB, a ViaVerde e outras tecnologias assentes na informática são também já bem datados.

                              Na prática temos aprofundado - e é correcto - as descobertas/invenções mais recentes e tirado mais partido delas, mas no que se refere a verdadeiras inovações, nada... e penso que é disso que o autor do tópico quis referir.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
                                Fala-se do GPS como uma grande invenção recente quando já existe desde os finais dos anos 60! Usava-se só nos meios militares mas está longe de ser uma invenção actual.

                                Internet já é bem velhinha, e se não chegou cá mais cedo, isso é outra conversa.

                                Telemóveis idem. Houve grande evolução mas a invenção em si já é bem datada, e esta sim, é dos anos 80. Não falo dos telefones no carro que são ainda mais antigos.

                                Telefones por satélite, apesar de ainda raros, são também bem antigos.

                                O próprio MB, a ViaVerde e outras tecnologias assentes na informática são também já bem datados.

                                Na prática temos aprofundado - e é correcto - as descobertas/invenções mais recentes e tirado mais partido delas, mas no que se refere a verdadeiras inovações, nada... e penso que é disso que o autor do tópico quis referir.
                                Verdadeiras inovações? Aquilo de que falaste foi precisamente de inovações. Talvez quisesses dizer verdadeiras invenções.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                  Continuo a dizer. Praticamente todas as "inovações" que existem hoje em dia, não são minimamente comparáveis com a grandeza e diferença que fez nas pessoas, quando o "original" surgiu.
                                  Concordo, embora tenha de dar o braço a torcer no que toca às redes sociais: é uma invenção importantíssima, similar à invenção da tipografia+jornal, com imensas repercussões no nosso quotidiano e comportamento social, positivas (interligação global) e negativas (relações reais substituídas pelas relações virtuais, isolamento, felicidade virtual =/= felicidade real.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Ah, uma invenção que espero há décadas: "beam me up, scotty".

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Seah Ver Post
                                      Ah, uma invenção que espero há décadas: "beam me up, scotty".
                                      Se algum dia for posta em prática, não tenho a menor dúvida que vai ficar para a história. Vai revolucionar completamente tudo em muita área

                                      Comentário


                                        #79
                                        A mim incomoda-me que pelo valor "tecnologia" se sacrifique o valor "simplicidade".
                                        A tecnologia que liberta é a mesma que constrange.
                                        Ontem, durante cerca de uma hora não houve electricidade na zona circundante do meu bairro.
                                        Acenderam-se as velas e começou uma certa discussão.

                                        - "opá e se de repente não houvesse elctricidade?" - "ficávamos pior que no tempo do antigamente!"
                                        - "ao menos os carros andam" - " mas se for preciso abastecer, talvez a bomba não funcione, e pagamento por multibanco também não... por isso é melhor ter dinheiro"
                                        - ligar À EDP para avisar da avaria... não podemos porque o telefone já não corre por cobre, e está ligado à TV Cabo.

                                        Entre outras coisas, o exemplo da televisão é outro.
                                        A TDT surge apenas para dar largura de banda às antenas móveis.
                                        Há gente que já nem um rádio tem.

                                        A mim preocupa-me muito esta dependência.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                          Se algum dia for posta em prática, não tenho a menor dúvida que vai ficar para a história. Vai revolucionar completamente tudo em muita área
                                          É o que falta, depois de inventarmos os carros e aviões...

                                          Provavelmente o mote para a criação deste tópico terá sido o seguinte: durante algum tempo habitua-mo-nos a ver na ficção científica alguma forma de premonição das invenções futuras (a própria mensagem em tempo real do "bem me up" implicaria já a evolução das transmissões, para além do dito meio de transporte).

                                          Essa evolução das transmissões realizou-se e, como tal, essas gerações jovens da altura tinham uma expectativa elevada para a evolução científica do futuro.

                                          Entretanto, o futuro chegou, e agora a expectativa parece gorada, pois a invenção recente que mais alterou o comportamento humano e a sociedade foi mesmo o facebook : em vez do "beam em up" foi mais o "beam me in" do facebook.

                                          Posto isto pergunto aos mais jovens: Qual é a invenção que mais desejam?

                                          Ps: Já se desconfia que a criatividade humana esteja em declínio, também como consequência das redes sociais e seus comportamentos adoptados, pois estas tendem a narcisar o ser humano e focar no ego, em detrimento do foco na ciência/humanidade (como é o exemplo do "beam me up")

                                          Comentário


                                            #81
                                            Não vamos mais longe. Ainda ontem o Facebook ficou um bocado offline e "ouvi" de imediato queixas por todo o lado...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                              A mim incomoda-me que pelo valor "tecnologia" se sacrifique o valor "simplicidade".
                                              A tecnologia que liberta é a mesma que constrange.
                                              Ontem, durante cerca de uma hora não houve electricidade na zona circundante do meu bairro.
                                              Acenderam-se as velas e começou uma certa discussão.

                                              - "opá e se de repente não houvesse elctricidade?" - "ficávamos pior que no tempo do antigamente!"
                                              - "ao menos os carros andam" - " mas se for preciso abastecer, talvez a bomba não funcione, e pagamento por multibanco também não... por isso é melhor ter dinheiro"
                                              - ligar À EDP para avisar da avaria... não podemos porque o telefone já não corre por cobre, e está ligado à TV Cabo.

                                              Entre outras coisas, o exemplo da televisão é outro.
                                              A TDT surge apenas para dar largura de banda às antenas móveis.
                                              Há gente que já nem um rádio tem.

                                              A mim preocupa-me muito esta dependência.

                                              Essa explanação explica a diferença entre desenvolvimento e progresso.

                                              Comentário


                                                #83
                                                dos antibioticos? 1907
                                                do transplante de orgãos? 1959
                                                da bomba atómica? 1942
                                                da própria televisão? 1920
                                                do computador? 1936/1944
                                                do telemovel? 1970
                                                da sequenciação do adn? 1970
                                                da teoria padrão da fisica?(não a conheço)

                                                Conclusão, os seres humanos não inventam anda de novo há quase 60 anos. Tudo não passa de reinvenções e avanços tecnológicos e a tecnologia está estagnada.

                                                Claro que o vosso erro consiste em pensar que as coisas são minimamente equiparáveis e que os avanços na tecnologia anterior não interessa porque não é "nova". Bem meus amigos, então temos um problema, porque segundo a vossa teoria pode-se dizer que os seres humanos não "inventam" nada de novo desde que aprenderam a contar, já que a invenção da matemática se encontra por de trás de todo o progresso, assim como a escrita que permite que a informação nova seja consultada sempre que necessário.

                                                Claro que podiam ser razoáveis e dizer que tecnologia está constantemente a evoluir, que os antibióticos de hoje em dia nada têm a ver com os anteriores, que são mais complexos e eficazes que mais valia virem de outro mundo, que as TV's estão tão longe das CRT a nível de qualidade, som e peso que parecem tirados de um filme de ficção científica e que os telemóveis de hoje em dia são melhores do que os computadores do ano 2000 devido ao constante avanço tecnológico.

                                                Por outro lado, podem ficar na vossa e dizer que desde 1900 (antes de cristo) que os seres humanos estão estagnados, já que essa é a data mais próxima da "invenção" da matemática, sem a qual nada seria possível.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                                  Olha que não... O conteúdo podia não ser tão vasto como é hoje em dia, claro, mas havia imenso conteúdo. O eBay por exemplo foi fundado em 1995 e só em 1997 hospedou 2 milhões de vendas (dados da Wiki).

                                                  Mesmo em relação aos videos, já nos anos 90 havia por exemplo o shareyourworld, muito antes do Vimeo ou Youtube.
                                                  Mas claro que havia conteudo. 1/999999999999999999999999 do que existe hoje. Mas nem é disse que estamos a falar. Estamos a falar na alteração que isso teve na vida das pessoas.


                                                  Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                                  Eu não sou desse tempo, mas tenho de discordar no primeiro ponto. A TV fez uma diferença abismal na vida quotidiana. Mesmo com 1 ou 2 canais que haviam em Portugal e a preto e branco. No segundo ponto, concordo contigo.

                                                  Pois nao és, nem eu, mas tenho a certeza que a influencia que a TV teve na vida quotidiana nao aumentou imediatamente apos a sua invençaõ, foi subindo lentamente e depois teve picos rapidos depois estagnou e agora esta a diminuir.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Ainda no outro dia descobriram agua liquida em Marte. Água liquida!! Estamos prestes a descobrir vida extraterreste. Se fosse há umas décadas era um burburinho do kamandro. Hoje em dia lê-se um artigo no facebook e ninguem fala no assunto.

                                                    Estão dessensibilizados para o assunto . É essa a estagnação que procuram e está na vossa cabeça

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
                                                      dos antibioticos? 1907
                                                      do transplante de orgãos? 1959
                                                      da bomba atómica? 1942
                                                      da própria televisão? 1920
                                                      do computador? 1936/1944
                                                      do telemovel? 1970
                                                      da sequenciação do adn? 1970
                                                      da teoria padrão da fisica?(não a conheço)

                                                      Conclusão, os seres humanos não inventam anda de novo há quase 60 anos. Tudo não passa de reinvenções e avanços tecnológicos e a tecnologia está estagnada.

                                                      Claro que o vosso erro consiste em pensar que as coisas são minimamente equiparáveis e que os avanços na tecnologia anterior não interessa porque não é "nova". Bem meus amigos, então temos um problema, porque segundo a vossa teoria pode-se dizer que os seres humanos não "inventam" nada de novo desde que aprenderam a contar, já que a invenção da matemática se encontra por de trás de todo o progresso, assim como a escrita que permite que a informação nova seja consultada sempre que necessário.

                                                      Claro que podiam ser razoáveis e dizer que tecnologia está constantemente a evoluir, que os antibióticos de hoje em dia nada têm a ver com os anteriores, que são mais complexos e eficazes que mais valia virem de outro mundo, que as TV's estão tão longe das CRT a nível de qualidade, som e peso que parecem tirados de um filme de ficção científica e que os telemóveis de hoje em dia são melhores do que os computadores do ano 2000 devido ao constante avanço tecnológico.

                                                      Por outro lado, podem ficar na vossa e dizer que desde 1900 (antes de cristo) que os seres humanos estão estagnados, já que essa é a data mais próxima da "invenção" da matemática, sem a qual nada seria possível.

                                                      Não acha que está a ser demasiado intransigente?
                                                      Obviamente que muitas invenções utilizam (decorrem) de invenções anteriores, creio que ninguém o contestou, contudo existe distinção entre inovação e invenção.
                                                      Os exemplos que III sugeriu , creio que são isso mesmo: exemplos, com o intuito de comparar a relevância de algumas das invenções do século XX com as invenções recentes ou do século XXI (que ainda vai no seu início). Conseguiu interpretar isso?

                                                      A verdade é que ainda ninguém sugeriu nenhuma invenção capaz de ombrear com essas (a internet foi colocada no cabaz de invenções antigas). Eu sugeri a impressora 3D e as redes sociais, apenas vejo essas e, parece-me pouco para os últimos 20 anos, o que sugere efectivamente uma estagnação.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Eu continuo à espera de 2 desenvolvimentos, sendo que um deles me parece estar à beira de se verificar:

                                                        -Desenvolvimento a nivel de baterias (maior eficiência, menor peso, e maior periodo de vida);
                                                        - Um telemovel que sirva de pc (liga-se por bluetooth a perifericos) e esta parece-me ser a que está mais próxima.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Não se pode ter as duas coisas. Não se pode dizer que um telemóvel do ano 2015 não é uma invenção porque já existia no ano 2000 e depois vir-se a dizer que a Internet é uma grande invenção quando já existia a ARPANET. Todos os exemplos que podem ser dados e são dados baseiam-se em algo anterior, é a forma como a ciência funciona, evolui-se, não se cria, não somos deuses, tudo tem um passado que ajudou à sua construção.

                                                          Os antibióticos não foram simplesmente inventados, as coisas não funcionam assim. Aliás, essa lógica impede-me de dizer que um caça de 5ª geração não é uma invenção, porque já existiam aviões anteriormente. Portanto, como ficamos? Tem que ser algo completamente novo? Ou pode ter antecessor?

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por autobernardo Ver Post
                                                            quando falas em original.... A internet por exemplo, quando saiu o original que diferença é que fez na vida das pessoas? practicamente nada. O IRC e meia duzia de paginas web.
                                                            A grande diferença está a fazer-se agora, com a massificação das vendas online, com a massificação do uso da internet por toda a gente e em todo o lado atraves dos smartphones , tablets e hibridos e em outras consequencias de alcance tao vasto que nao conseguimos abarcar.
                                                            E o pico da internet e das suas potencialidades ainda esta bem longe de alcançar.

                                                            Outro exemplo, a televisao quando apareceu pouca diferença fez, a verdadeira influencia veio mais tarde com a massificaçao e a proliferaçao de canais. A TV por exemplo é algo que pouco ou nata tem a evoluir e esta a ser substituido por um paradigma diferente devido À internet.
                                                            uma coisa é a descoberta, outra a sua difusão
                                                            se fores a um pais do meio de africa provavelmente pouca tecnologgia verás.
                                                            hoje vez mais tecnologia, mas não é que a criação dessa tecnologia seja maior que no passado, é porque se tem dado a difusão de tecnologia que já existia.
                                                            já coloquei aqui um grafico feito por que faz disso a sua vida:


                                                            podemos ver no lado direito do grafico que há uma clarissima diminuição da velocidade de evolução da ciencia e da tecnologia.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Alive Ver Post
                                                              Eu continuo à espera de 2 desenvolvimentos, sendo que um deles me parece estar à beira de se verificar:

                                                              -Desenvolvimento a nivel de baterias (maior eficiência, menor peso, e maior periodo de vida);
                                                              - Um telemovel que sirva de pc (liga-se por bluetooth a perifericos) e esta parece-me ser a que está mais próxima.

                                                              Isso ja practicamente existe. Ja ha teleles com mais poder de processamento que computadores, ja podes tambem ligá-lo a um teclado e mouse, a um monitor nunca vi com um smartphone mas ja vi com tablets e como hoje em dia a fronteira entre um e outro é pequena tambem deve ser possivel fazê-lo. No que a isso diz respeito as fronteiras sao fisicas e relacionadas com as baterias e armazenamento de energia. Essa sim como dizes está-se ha algum tempo a espera de um breakthrough que quando acontecer se acontecer vai possibilitar avanços enormes.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X