Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tamanha desigualdade de ordenados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Existem autodidatas ricos e pouca formação lhes foi dada porque se auto instruiram com a internet.A qualificação devia ser gratuita para todos até ao pós doutoramento já que sem qualificação e estudo não há emprego, mas isso não acontece, só com propinas a pagar.

    Sem trabalho àrduo e contínuo dado pelas Universidades e empresas tudo o que aprendeu foi feito em vão entrando em esquecimento, se não houver um estudo ou revisão aprofundada das matérias estudadas nas cadeiras, ora o objetivo aqui é reduzir emprego logo muita coisa pode ser esquecida com o tempo.
    Editado pela última vez por ; 12 October 2015, 17:25.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
      Não falo em todas as faculdades.


      Eu tive colegas de várias faculdades em Coimbra ( Coimbra era direito...e era, que já está abandalhado) que não pegaram num livro no curso todo ( ). Nem livros nem folhas tinham, nem iam às aulas sequer. Um colega meu ia fazer exames bêbado de história e passava sempre, nunca foi a uma aula sequer, lia por uns rascunhos de 8 paginas vindo directo da discoteca. Um tirou um curso e só tinha um livro - durante 4 anos, que era um livro de geografia do 10º ano ou assim e fazia trabalhos no PC em meia hora.


      Na minha terra tem superior, é igual ao secundário (se não mais fácil). Existem dezenas de cursos superiores assim....


      Vi com cada bandalho a terminar cursos...


      Já nem falo do privado.... que basta não estar em coma.


      Não sei em que mundo vcs vivem...
      Afinal sempre apareceram uma folhas...

      O mundo que eu vivo, certamente não é o teu, e muito menos próximo de alcoólicos...

      Comentário


        #93
        Não te acredites não.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
          Não te acredites não.
          Eu não só acredito, como sei que há muita "bandalheira". A questão é que podes estar num grupo de 100 "bandalhos" e o que vês é a maioria de "bandalheira", e se estiveres num grupo de 200 pessoas dedicadas, vês que a maioria não é de "bandalheira".

          O local onde "estamos" influencia muito a visão dessa "bandalheira". Como nunca andei no meio dos "bandalhos", sei que existiam, mas a maioria dos que eu via não o eram.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
            Eu não só acredito, como sei que há muita "bandalheira". A questão é que podes estar num grupo de 100 "bandalhos" e o que vês é a maioria de "bandalheira", e se estiveres num grupo de 200 pessoas dedicadas, vês que a maioria não é de "bandalheira".

            O local onde "estamos" influencia muito a visão dessa "bandalheira". Como nunca andei no meio dos "bandalhos", sei que existiam, mas a maioria dos que eu via não o eram.


            Nem por isso.
            Conhecia mais pessoas, não era só essas.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
              Não falo em todas as faculdades.


              Eu tive colegas de várias faculdades em Coimbra ( Coimbra era direito...e era, que já está abandalhado) que não pegaram num livro no curso todo ( ). Nem livros nem folhas tinham, nem iam às aulas sequer. Um colega meu ia fazer exames bêbado de história e passava sempre, nunca foi a uma aula sequer, lia por uns rascunhos de 8 paginas vindo directo da discoteca. Um tirou um curso e só tinha um livro - durante 4 anos, que era um livro de geografia do 10º ano ou assim e fazia trabalhos no PC em meia hora.


              Na minha terra tem superior, é igual ao secundário (se não mais fácil). Existem dezenas de cursos superiores assim....


              Vi com cada bandalho a terminar cursos...


              Já nem falo do privado.... que basta não estar em coma.


              Não sei em que mundo vcs vivem...
              Vais-me desculpar mas quem te contou essas histórias espetou-te uma grande peta. Fazer um curso assim é simplesmente impossível.

              Comentário


                #97
                Era pessoal que vivia na minha residência lol.
                Um até foi meu colega de quarto, vê lá!

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                  Era pessoal que vivia na minha residência lol.
                  Um até foi meu colega de quarto, vê lá!
                  E tu? A tua experiência na universidade como foi?

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                    E tu? A tua experiência na universidade como foi?
                    Afastava-me do movimento quando era preciso. Tipo para a terrinha e tal.
                    Mas é complicado, mas é porreiro. Viver sozinho é mais fácil,mas se calhar não tinha tanta piada.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                      Claro que é sem tinta. Mas mesmo assim é praticamente de borla. Estamos a falar de pintura exterior, em que o pintor tem de levar os andaimes, máquina lavadora de alta pressão, tem de andar a pintar em situações não muito fáceis (por exemplo, pintar as chaminés em cima do telhado de telha). Até para pintura de interior estaria barato, quando mais para exterior.

                      O pavimento de 750€, só em areia, cimento, brita e malhasol, o pedreiro/trolha deve ter gasto uns 500€. Andou lá uma semana (demorou 6 dias ao todo) ao sol (estiveram 35 ºC a semana toda) para ganhar 250€ líquidos. E teve de trazer as ferramentas todas com ele.
                      Quantos m2 tinha o pavimento?

                      Daniel Costa

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
                        Temos é vistas muitos curtas e refiro-me aos políticos que acabam por arrastar os empresários.

                        Para criarmos maior valor acrescentado teremos que apostar na qualificação. Não podem é esperar pessoal qualificado a desempenhar cabalmente o seu papel a ganhar uma miséria e a passar o dia a pensar como vai pagar as contas! Esse funcionário não rende e a culpa é do patrão que o explora!

                        Um indivíduo que ganhe o ordenado mínimo nunca se vai esforçar por fazer melhor! Vai, sim, estar com o pensamento noutro local e sempre à espreita onde poderá facturar mais uns cobres!

                        Enquanto os nossos empresário não entenderem isto, não vamos lá, nem os empresário nem a Nação!
                        Aí está uma boa verdade ..

                        uma pessoa que ganha pouco está sempre a ver onde pode ganhar mais , uma pessoa com um baixo salário pensa mais na prestação da casa do que no serviço que está a fazer ..

                        principalmente quando em locais de trabalho pequenos que as vezes uma pessoa mata-se a trabalhar e ganha tanto como outros que andem de " costas direitas " ou que passem muito tempo ( vezes ) a fumar ...

                        se uma pessoa ganha-se um salário em que não tivesse de se preocupar em contar as migalhas certamente tinha menos peso na cabeça ( costas ) e o trabalho devia render muito mais ..

                        uma má pessoa que goste do Sítio onde trabalha , daquilo que faz , rende muito mais do que aqueles que trabalham no que aparece porque são obrigados para poderem por o comer na mesa e pagar as contas ..

                        inflismente se não págarmos a casa o banco vem buscá-la , não somos refugiados para termos quem nos de casa e subsídios maiores que o salário mínimo ..

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                          2k na inglaterra tb deve ser igual a 600e aqui, por isso...
                          ja vi ofertas para motoristas de pesados de mercadorias a ganhar as 600 libras por semana , dá a volta de uns 500 euros por semana , mais de 2000 euros por mês ..

                          Em Portugal a fazer serviço nacional ganhas a volta dos 700 800 euros por mês ..

                          só é mais do dobro !

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por moreirense Ver Post
                            ja vi ofertas para motoristas de pesados de mercadorias a ganhar as 600 libras por semana , dá a volta de uns 500 euros por semana , mais de 2000 euros por mês ..

                            Em Portugal a fazer serviço nacional ganhas a volta dos 700 800 euros por mês ..

                            só é mais do dobro !
                            Não te tiro a razão, em Portugal ganha-se mal no geral.

                            No entanto tens de ter alguma atenção às contas. Em primeiro lugar 600 libras são mais euros, porque a libra é mais forte. Depois tens de ter atenção ao nível de vida por lá. Dou-te um exemplo básico de um familiar que vive num pequeno estúdio em Londes e que paga cerca de 1000 libras ao mês (1400 euros). Se te quiseres mover em Londres nos transportes públicos fica-se em mais de 300 euros mês, etc, etc.

                            Cada país terá a sua especificidade, nuns a saúde é gratis, noutros é cara. E por aí adiante. Fazer comparações directas é sempre difícil.

                            Comentário


                              Essa de não se ter de trabalhar na faculdade, de ser como o liceu, de não se aprender nada, etc ... Não podia estar mais em desacordo.

                              O meu pai é dos anos 40 e nunca ouvia a geração dele dizer que aquilo era fácil. Eu sou dos anos 80 e nunca ouvi a minha geração dizer que aquilo era fácil. Os meus filhos são desta década e também não oiço a geração deles dizer que aquilo é fácil.

                              Comentário


                                Porque não é.

                                Por exemplo, para o curso de Direito um dos requisitos é saber-se a Constituição Portuguesa (que é grande) e a LTFP, a lei nº 35 de 20 de Junho, que é enorme. Suspeito que o user ou não conhece a realidade do ensino superior ou está simplesmente a mentir, porque nunca ouvi ninguém a dizer que tirar um curso era fácil e certamente nunca ouvi ninguém a dizer a barbaridade que um licenciado é igual, em termos de instrução, a alguém com o secundário.

                                Parece-me o discurso de alguém que não conhece o ensino superior.

                                Comentário


                                  Ou que conhece apenas a parte das bebedeiras...

                                  Comentário


                                    Em Portugal nunca se vai ganhar bem. Apenas 10-15%.

                                    Comentário


                                      Também pode ser verdade e uma parte da Universidade completamente (para mim) desconhecida, mas eu até ia para o Bairro Alto quase todas as semanas. Mas tinha que se estudar. Nunca vi ninguém a não estudar e a passar, os que se dizia "Esse gajo não estuda e apanha grandes notas!" eram gajos que estudavam, mas como não se está com eles a todas as horas de todos os dias, tem-se a perceção (errada) de que eles não estudam.

                                      Quanto à dificuldade de completar o curso, essa aí é que me faz confusão. Quem me dera a mim que fosse tão fácil como o secundário, em que pouco ou nada se estudava. Bastava fazer os TPC e estudar mais ou menos uma semana (ás vezes menos) para aqueles grandes exames de 2 páginas que em menos de uma hora estavam feitos. Depois estuda-se para os nacionais, que na minha altura (e ainda devem ser) tinham uma dificuldade algo elevada, mas mesmo assim a anos luz de um exame semestral da Universidade.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                        Essa de não se ter de trabalhar na faculdade, de ser como o liceu, de não se aprender nada, etc ... Não podia estar mais em desacordo.

                                        O meu pai é dos anos 40 e nunca ouvia a geração dele dizer que aquilo era fácil. Eu sou dos anos 80 e nunca ouvi a minha geração dizer que aquilo era fácil. Os meus filhos são desta década e também não oiço a geração deles dizer que aquilo é fácil.
                                        O grau de dificuldade de cada um varia com o grau de exigência do outro e é inversamente proporcional. Por outras palavras, quanto menos exigires, maior é a dificuldade de resposta a quem exiges.

                                        O que verifico é que cada vez se exige menos e a fasquia desce. Mas se perguntares a qualquer estudante, há sempre demasiadas exigências do outro lado, isto por maior que seja o facilitismo instituído!

                                        E isso nota-se logo na linguagem e na escrita de muitos (demasiados) universitários. Aqui na empresa, engenheiros que não sabem escrever, é mato! Para mim, é simplesmente inaceitável! E se constatássemos que até eram bons na sua área, ainda vá, mas infelizmente nem isso! Não quero ser injusto e há muitos que são bons profissionais, mas uma boa parte deles só serve para engrossar a lista do desemprego... e quiçá, voltar à Universidade!

                                        É como tudo, mesmo estando bem, podemos sempre estar melhor e quando estamos mal, podemos sempre estar pior.

                                        Comentário


                                          ACampos, sinceramente não acho isso. É claro que o meu pai dizia isso da minha geração, a minha geração tende a dizer isso das seguintes, e por aí adiante. Mas eu discordo.

                                          Sei qual foi a formação que a geração do meu pai recebeu, sei qual foi a da minha, e observo a dos meus filhos e acho que vai dar tudo ao mesmo. Claro que as matérias mudaram, no tempo do meu pai não havia calculadoras de bolso, no meu não havia portáteis, etc... Mas, no essencial, nas boas faculdades a exigência é a mesma.

                                          E alunos cábulas, calões, que dão erros de ortografia, sempre existiram.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
                                            O grau de dificuldade de cada um varia com o grau de exigência do outro e é inversamente proporcional. Por outras palavras, quanto menos exigires, maior é a dificuldade de resposta a quem exiges.

                                            O que verifico é que cada vez se exige menos e a fasquia desce. Mas se perguntares a qualquer estudante, há sempre demasiadas exigências do outro lado, isto por maior que seja o facilitismo instituído!

                                            E isso nota-se logo na linguagem e na escrita de muitos (demasiados) universitários. Aqui na empresa, engenheiros que não sabem escrever, é mato! Para mim, é simplesmente inaceitável! E se constatássemos que até eram bons na sua área, ainda vá, mas infelizmente nem isso! Não quero ser injusto e há muitos que são bons profissionais, mas uma boa parte deles só serve para engrossar a lista do desemprego... e quiçá, voltar à Universidade!

                                            É como tudo, mesmo estando bem, podemos sempre estar melhor e quando estamos mal, podemos sempre estar pior.
                                            Pois é, o problema com essa teoria é que os factos comprovam exatamente o contrário. Aliás, devido ao efeito de Flynn, até te posso dizer que a média de QI aumenta de ano para ano e que as gerações ficam, sucessivamente, mais inteligentes quando comparadas às gerações anteriores, seja por uma maior e melhor educação ou por mais acesso a recursos que permitem que se estude.

                                            Agora, um dos argumentos podia ser que o teste de QI não mede bem a inteligência, mas eu não concordo. Enquanto um teste de QI pode não dizer se és realmente um tipo muito inteligente, dá certamente uma noção, bastante correta, do quão bem uma pessoa se adapta às exigências da sua sociedade e cultura.

                                            E nesse aspeto, as gerações de hoje em dia dão um baile às anteriores.

                                            Lá está, mais uma vez, volta-se a apresentar aqui opiniões como se de factos tratassem, quando não passa de uma observação individual sem base nenhuma na ciência.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Fetal Ver Post
                                              Pois é, o problema com essa teoria é que os factos comprovam exatamente o contrário. Aliás, devido ao efeito de Flynn, até te posso dizer que a média de QI aumenta de ano para ano e que as gerações ficam, sucessivamente, mais inteligentes quando comparadas às gerações anteriores, seja por uma maior e melhor educação ou por mais acesso a recursos que permitem que se estude.

                                              Agora, um dos argumentos podia ser que o teste de QI não mede bem a inteligência, mas eu não concordo. Enquanto um teste de QI pode não dizer se és realmente um tipo muito inteligente, dá certamente uma noção, bastante correta, do quão bem uma pessoa se adapta às exigências da sua sociedade e cultura.

                                              E nesse aspeto, as gerações de hoje em dia dão um baile às anteriores.

                                              Lá está, mais uma vez, volta-se a apresentar aqui opiniões como se de factos tratassem, quando não passa de uma observação individual sem base nenhuma na ciência.
                                              Mas isso é a evolução natural do Homem como ser inteligente e que herda o conhecimento dos seus antepassados; isso até é genético e nunca coloquei isso em causa, alias, isso é outra questão!

                                              Referia-me ao facilitismo, cada vez maior, e não estou a tentar defender a minha geração. Faço esta constatação frequentemente e em todas as áreas e poderia encher o fórum de exemplos objectivos.

                                              Nem sequer estou a atribuir a responsabilidade aos mais jovens, mas ao pais e professores, de uma forma mais abrangente, à Sociedade.

                                              Deparo-me com alguma frequência a pretender obter respostas de profissionais que acabam por raramente saber responder com sabedoria! Não são raras as vezes que me vêm com explicações muito aquém do que já conheço! Para quem não é profissional na área e obtém respostas, muitas vezes desajustadas e até parvas, fica logo com muito má impressão! E ainda se fosse um caso ou outro isolado, ainda vá, mas não, a frequência destas situações é enorme! E estou a falar de factos concretos, não de sensações ou e impressões...

                                              Até o próprio consumidor já está educado a não ser exigente. Quando vai a uma loja e questiona o funcionário, se este não sabe, tudo bem, como se isso fosse normal. Estou a lembrar-me de um tópico sobre vendedores de automóveis onde esta situação ficou bem patente! Este é apenas um exemplo de entre muitos.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
                                                Hahaha! Essa é boa! Então é preciso estar lá para saber o que se passa? Será que não chega vermos uma carrada de imbecis a cair bêbados pelas ruas, anos a fio, membros das praxes e que nem estudam nem deixam estudar, tirando as vagas a quem merecia?

                                                E também não chegam as verdadeiras sumidades que nem uma frase com sentido são capazes de escrever e que se apregoam "licenciados" (que só pode ser da imbecilidade)?

                                                Tem paciência, mas esse teu argumento não tem pés nem cabeça!

                                                Se tiraram vagas a uns, é porque tinham melhores notas... Alguma capacidade hão de ter... Sem querer defender alguns acéfalos que embebedam-se (sobretudo no 1º ano de faculdade), há que reconhecer que a maior parte dos alcoólicos em Portugal não deve ter o ensino superior... Digo eu...
                                                Mas é muita ignorância achar que o Ensino Superior é semelhante ao Ensino Secundário. No entanto, concordo que há cursos aí que pouco dignificam os seus alunos... Escusado será dizer que, apesar disso, o empenho do aluno é o factor determinante para o sucesso do seu percurso escolar, mas para o dia a dia, as competências têm de ser outras também.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por madking Ver Post
                                                  Se tiraram vagas a uns, é porque tinham melhores notas... Alguma capacidade hão de ter... Sem querer defender alguns acéfalos que embebedam-se (sobretudo no 1º ano de faculdade), há que reconhecer que a maior parte dos alcoólicos em Portugal não deve ter o ensino superior... Digo eu...
                                                  Mas é muita ignorância achar que o Ensino Superior é semelhante ao Ensino Secundário. No entanto, concordo que há cursos aí que pouco dignificam os seus alunos... Escusado será dizer que, apesar disso, o empenho do aluno é o factor determinante para o sucesso do seu percurso escolar, mas para o dia a dia, as competências têm de ser outras também.
                                                  Não têm melhores notas e sim mais notas! Porque esses lugares são quase sempre, para não dizer sempre, ocupados por alunos do ensino privado, onde compram as notas com notas do Banco!

                                                  Comentário


                                                    Desculpa mas essa conversa cheira a bafio. Não sinto minimamente que os meus filhos nascidos nos anos 90 sejam menos capazes do que por exemplo o meu pai nascido nos anos 20. E estou-me a referir a um período de tempo já bem abrangente.

                                                    Como antes disse, hoje há bons e maus alunos como sempre existiram.

                                                    Comentário


                                                      E vou até alargar mais o âmbito do meu comentário. Aqui na minha empresa já passaram muitos miúdos estagiários que quem me dera a mim poder ficar com eles, em substituição de várias aves raras com 40 ou 50 anos que por cá se arrastam.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
                                                        Não têm melhores notas e sim mais notas! Porque esses lugares são quase sempre, para não dizer sempre, ocupados por alunos do ensino privado, onde compram as notas com notas do Banco!
                                                        Explica lá melhor o processo de compra de notas dos exames nacionais.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Desculpa mas essa conversa cheira a bafio. Não sinto minimamente que os meus filhos nascidos nos anos 90 sejam menos capazes do que por exemplo o meu pai nascido nos anos 20. E estou-me a referir a um período de tempo já bem abrangente.

                                                          Como antes disse, hoje há bons e maus alunos como sempre existiram.
                                                          Nem eu! Tal como não os acho menos capazes do que eu! Mas não é isso que está em causa.

                                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                          Explica lá melhor o processo de compra de notas dos exames nacionais.
                                                          Essa é que cheira a bafio. Consegues passar essa fase mesmo com más notas nos exames e com 19/20 na avaliação geral!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
                                                            Nem eu! Tal como não os acho menos capazes do que eu! Mas não é isso que está em causa.
                                                            Agora perdi-me... Então o que é que está em causa? Não estavas a comparar a qualidade e resultados do ensino superior de antigamente com o do de agora, dizendo até que agora existe um "facilitismo, cada vez maior ?"

                                                            edit: Quando escrevo "capazes" refiro-me a bem preparados.
                                                            Editado pela última vez por Jbranco; 13 October 2015, 15:32.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                              Agora perdi-me... Então o que é que está em causa? Não estavas a comparar a qualidade e resultados do ensino superior de antigamente e do de agora?

                                                              edit: Quando escrevo "capazes" refiro-me a bem preparados.
                                                              Apenas de forma indirecta. Referia-me sobretudo ao facilitismo crescente que há actualmente, e como transversal que é, afecta a Universidade. Talvez o post #112 ajude a esclarecer o ponto de vista.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X