Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escola pública vs privada paga pelos contribuintes

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Altar Ver Post
    A minha mulher pertence à direcção de um agrupamento no concelho de VFX e ela e o presidente foram chamados com urgência à DREL

    eles estão de facto a fazer um levantamento exaustivo, confirma-se, agrupamento a agrupamento, zona por zona

    perguntaram das capacidades, se podiam receber mais alunos, abrir mais turmas...

    obviamente isto coloca em risco alguns colégios aqui perto....

    mas isto é tornar o estado mais eficiente, não é o que se quer ? devia ser uma medida abraçada até pelos direitistas, faço votos que este ministro aguente e prossiga...
    Isto é o que falta comprovar, o que não deixa de ser estranho tendo em conta a eficiência que se tenta vender mesmo pelo próprio ministério. Devia demorar 5minutos a demonstrar isso. Era chegar ao estado e ver quanto custa cada aluno/escola em cada zona do país, as que estão cheias e as que estão vazias. Parece-me simples tendo os números na mão. Do estilo esta escola em Braga está cheia custa X, outra também em Braga custa Y e está a meio gaz. Ao privado pagamos isto que é mais ou menos. Será que é assim tão difícil demonstrar isto?

    Será porque os números dizem o contrário? Será que o custo por aluno é mais alto no público que aquilo que é pago ao privado? O tribunal de contas disse algo deste género. Depois disso já apareceram outros números.

    Com contrato de associação em Vila Franca nem sei se há alguma escola, se existir é uma parece-me.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
      Isto é o que falta comprovar...
      Preso por ter cão e preso por não ter

      basta ver que muitos professores do quadro ficam com horário zero na pública porque alguns colégios ali próximo absorvem alunos

      quem é neo-liberal detesta o estado e odeia o estado, já vi aqui muitas pessoas com essa postura de profundo ódio com tudo o que é público

      porque é que então desejam dinheiro do estado para seus luxos privados ?

      que vão para o privado, não engrossem é a despesa do estado com esses luxo e depois dizem CINICAMENTE : O ESTADO É GORDO !!!!

      tenham dó

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
        Isto é o que falta comprovar, o que não deixa de ser estranho tendo em conta a eficiência que se tenta vender mesmo pelo próprio ministério. Devia demorar 5minutos a demonstrar isso. Era chegar ao estado e ver quanto custa cada aluno/escola em cada zona do país, as que estão cheias e as que estão vazias. Parece-me simples tendo os números na mão. Do estilo esta escola em Braga está cheia custa X, outra também em Braga custa Y e está a meio gaz. Ao privado pagamos isto que é mais ou menos. Será que é assim tão difícil demonstrar isto?

        Será porque os números dizem o contrário? Será que o custo por aluno é mais alto no público que aquilo que é pago ao privado? O tribunal de contas disse algo deste género. Depois disso já apareceram outros números.

        Com contrato de associação em Vila Franca nem sei se há alguma escola, se existir é uma parece-me.
        aqui, que me lembre, não existe nenhuma.

        Comentário


          #94
          Em Vila Franca Xira não há colegios privados, em Santa Iria da Azoia (Loures) há o Bartolomeu Dias que tem contrato apesar de haver várias escolas secundarias na zona.

          Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
            Em Vila Franca Xira não há colegios privados, em Santa Iria da Azoia (Loures) há o Bartolomeu Dias que tem contrato apesar de haver várias escolas secundarias na zona.

            Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk
            Sim, e é o que acontece em Arruda dos Vinhos, que tem escolas secundárias a 10 kms - Vila Franca de Xira e Sobral de Monte Agraço.

            Comentário


              #96
              Hoje, no Prós e Contras o debate será sobre isto

              Comentário


                #97
                o prós e contras é um bom exemplo de como não se deve fazer um debate

                adiante

                encontrei um texto que tem um dado importante para ponderar sobre este assunto:

                Ceteris paribus: um incómodo

                Na discussão de custos de educação do ensino privado vs. público, tem-se invocado o relatório do Tribunal de Contas referente ao ano lectivo 2009/2010. Ao ler o relatório, somos informados várias vezes de que a contabilidade de custos não é muito boa e uma das conclusões do relatório foi que se devia investir em criar um sistema de contabilidade analítica que permitisse melhorar a qualidade da informação existente. Esse sistema ainda não foi implementado. Será que o anterior governo PSD/CDS pode explicar ao público porque decidiu não seguir essa recomendação?

                Comparar custos entre duas opções exige que as opções sejam comparáveis, ou seja, tem de se controlar os pressupostos. Olhar para os custos não controlando a demografia, o tipo de ensino visado, a taxa de ocupação das escolas, etc. não nos permite fazer uma comparação educada. Para além disso, o relatório foi feito pré-Troika e, durante o período de ajustamento da economia, algumas despesas do sector público, como os salários, foram impedidas de aumentar. Mas no sector privado, não houve congelamento de salários, logo que podemos nós concluir do rácio de salários público-privado? Eu não concluo nada porque não tenho informação suficiente para fazer a análise.


                Em economia, invoca-se muitas vezes o pressuposto "ceteris paribus", que é como quem diz que o resultado da análise está condicionado por tudo o resto ser mantido constante e nós podermos isolar o efeito. Um estudo de comparação de custos de educação nos dois regimes, público e privado, com pressupostos controlados nunca foi feito em Portugal por duas razões: insuficiência de dados e não existência de vontade para o implementar. Deduzo então que "ceteris paribus" se tornou num incómodo e alguns economistas preferem esquecer que essa ferramenta existe.

                Imaginem estudar tratamentos médicos assim: cada um concluíria o que lhe apetecesse. Quem se lixava eram os doentes.
                a parte mais relevante alterei a cor

                resumindo, não há dados, mas é afirmado categoricamente que sabem aquilo que não há informação para se concluir coisa nenhuma

                Comentário


                  #98
                  RTP1 debate sobre a temática, parece-me claro que onde houver redundância de oferta tem de terminar o financiamento das escolas privadas.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                    RTP1 debate sobre a temática, parece-me claro que onde houver redundância de oferta tem de terminar o financiamento das escolas privadas.
                    Gostava de ver publicado onde é que juízes, deputados e governantes têm a família a estudar.

                    (Porque tenho uma ligeira suspeita de que se trata apenas de negar aos mais pobres acesso ao mesmo bem.)

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                      Gostava de ver publicado onde é que juízes, deputados e governantes têm a família a estudar.

                      (Porque tenho uma ligeira suspeita de que se trata apenas de negar aos mais pobres acesso ao mesmo bem.)
                      E o que é que isso tem a ver com o assunto?
                      Nós somos ambos pobres e eu se na minha zona se não tiver escola com contrato associação tenho de meter os filhos na publica e tu na tua se tiveres publica e privada com contrato, podes meter na privada, onde está a igualdade disso?
                      Não havendo oferta publica, faz sentido, havendo oferta publica às moscas, por amor de deus, não preciso ter mais que 2 neurónios.

                      Comentário


                        Obviamente, hiace1.

                        Daqui a nada também estamos a subsidiar quem não tem dinheiro para um carro novo, universidade privada, gasóleo premium, etc, epá, admitindo que a escola publica sai mais barato que os contratos de associação, mesmo que seja não em todos os casos, mas nos caso que tal, isso tem de acabar.

                        Este país é fantástico, quando se faz alguma coisa para melhorar as contas publicas, ai que del rei que não pode ser! " tirem os subsidios aos outros, mas não me tirem a mim que sou especial de corrida "......

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                          RTP1 debate sobre a temática, parece-me claro que onde houver redundância de oferta tem de terminar o financiamento das escolas privadas.
                          Depende, aqui a questao está na escola privada que sempre existiu num local e foi construída posteriormente uma escola pública na proximidade, o que fazer com essas situacoes? Fechar as escolas privadas e enviar os seus funcionários para o desemprego? Transferir todos os trabalhadores (desde directores até ao auxiliar de educacao) da escola privada para a nova escola pública? E já agora, construir uma escola onde já existia outra com contracto de associacao nao é das coisas mais acertadas em termos de controlo orcamental, a menos que essa escola nao ofereca um servico em condicoes aos seus alunos.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            Depende, aqui a questao está na escola privada que sempre existiu num local e foi construída posteriormente uma escola pública na proximidade, o que fazer com essas situacoes? Fechar as escolas privadas e enviar os seus funcionários para o desemprego? Transferir todos os trabalhadores (desde directores até ao auxiliar de educacao) da escola privada para a nova escola pública? E já agora, construir uma escola onde já existia outra com contracto de associacao nao é das coisas mais acertadas em termos de controlo orcamental, a menos que essa escola nao ofereca um servico em condicoes aos seus alunos.
                            Isso foi debatido e arrumado ontem em 2 segundos:

                            É a função do estado oferecer serviços públicos e não subsidiar empresas privadas.

                            As escolas privadas pagas por nós, no momento em que é construída uma escola, publica deixa de fazer sentido, terá de se reorganizar como qualquer outra empresa privada.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                              Isso foi debatido e arrumado ontem em 2 segundos:

                              É a função do estado oferecer serviços públicos e não subsidiar empresas privadas.

                              As escolas privadas pagas por nós, no momento em que é construída uma escola, publica deixa de fazer sentido, terá de se reorganizar como qualquer outra empresa privada.
                              Nem mais.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                Depende, aqui a questao está na escola privada que sempre existiu num local e foi construída posteriormente uma escola pública na proximidade, o que fazer com essas situacoes?
                                Isso é um hipotético exercício de casuística. Na prática, há largos anos que não se constroem escolas públicas: ou foram requalificadas (mal ou bem pela Parque Escolar) ou foram fechadas.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                  Isso foi debatido e arrumado ontem em 2 segundos:

                                  É a função do estado oferecer serviços públicos e não subsidiar empresas privadas.

                                  As escolas privadas pagas por nós, no momento em que é construída uma escola, publica deixa de fazer sentido, terá de se reorganizar como qualquer outra empresa privada.
                                  Isso pode ser interpretado de várias formas. Para mim, o estado pode providenciar o servico educativo usando uma escola privada desde que esta tenha os mesmos custos de uma escola pública e ofereca as mesmas condicoes aos alunos e pais (que sao os principais clientes da escola pública).

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    Isso é um hipotético exercício de casuística. Na prática, há largos anos que não se constroem escolas públicas: ou foram requalificadas (mal ou bem pela Parque Escolar) ou foram fechadas.
                                    Entao nao entendo o problema, se ambas as escolas sempre existiram e houve sempre espaco na escola pública, nem sei porque é que estes contractos foram feitos.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                      Isso foi debatido e arrumado ontem em 2 segundos:

                                      É a função do estado oferecer serviços públicos e não subsidiar empresas privadas.

                                      As escolas privadas pagas por nós, no momento em que é construída uma escola, publica deixa de fazer sentido, terá de se reorganizar como qualquer outra empresa privada.
                                      O que vale é que o Toyota arruma tudo em dois segundos. A opinião dele é sempre a correcta. Esta frase é todo um programa de ignorância: "É a função do estado oferecer serviços públicos e não subsidiar empresas privadas.". Estado a subsidiar empresas privadas eu sei arrumar em 1 segundo: "ADSE". E como esse há outros exemplos em Portugal, estradas, pontes, serviços de segurança, serviços de limpeza, até atendimento em repartições públicas... Um serviço público não têm de ser oferecido pelo Estado exceto se tiveres a foice e o martelo na carteira e se quiser debater com essas palas.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                        Isso pode ser interpretado de várias formas. Para mim, o estado pode providenciar o servico educativo usando uma escola privada desde que esta tenha os mesmos custos de uma escola pública e ofereca as mesmas condicoes aos alunos e pais (que sao os principais clientes da escola pública).
                                        Mas isso não acontece.
                                        Muitas escolas privadas até oferecem melhores condições, por isso é que as escolas publicas ao lado estão às moscas.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                          Isso foi debatido e arrumado ontem em 2 segundos:

                                          É a função do estado oferecer serviços públicos e não subsidiar empresas privadas.

                                          As escolas privadas pagas por nós, no momento em que é construída uma escola, publica deixa de fazer sentido, terá de se reorganizar como qualquer outra empresa privada.
                                          Então o Estado terá de alguma forma de indemnizar estas escolas, pois não faz sentido que durante décadas usaram estas escolas porque precisaram delas, foram sendo feitos investimentos e melhoramentos ao longo dos anos, e agora vêm dizer que já não precisam delas e elas que se amanhem.
                                          Uma das falácias da discussão é a de que os pais têm liberdade de escolha. Isto é falso e foi estupidamente um dos argumentos utilizados pelas escolas com contrato de associação.
                                          Eu estudei numa destas escolas com contrato de associação porque não havia mais nada à volta. Aliás estas escolas nasceram e cresceram apenas e só por essa razão.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por bhfc Ver Post
                                            O que vale é que o Toyota arruma tudo em dois segundos. A opinião dele é sempre a correcta. Esta frase é todo um programa de ignorância: "É a função do estado oferecer serviços públicos e não subsidiar empresas privadas.". Estado a subsidiar empresas privadas eu sei arrumar em 1 segundo: "ADSE". E como esse há outros exemplos em Portugal, estradas, pontes, serviços de segurança, serviços de limpeza, até atendimento em repartições públicas... Um serviço público não têm de ser oferecido pelo Estado exceto se tiveres a foice e o martelo na carteira e se quiser debater com essas palas.
                                            Mas então, já que o estado subsidia hospitais privados com a ADSE eu também quero comer à pala do estado e vou abrir uma escola privada paga pelo estado, porque, existe a ADSE e eu também tenho direito.

                                            Nota: Sou absolutamente contra a ADSE.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                              Depende, aqui a questao está na escola privada que sempre existiu num local e foi construída posteriormente uma escola pública na proximidade, o que fazer com essas situacoes? Fechar as escolas privadas e enviar os seus funcionários para o desemprego? Transferir todos os trabalhadores (desde directores até ao auxiliar de educacao) da escola privada para a nova escola pública? E já agora, construir uma escola onde já existia outra com contracto de associacao nao é das coisas mais acertadas em termos de controlo orcamental, a menos que essa escola nao ofereca um servico em condicoes aos seus alunos.
                                              Certo e nem todos os casos são iguais e obviamente que em alguns se justifica, mas outros não. Uma coisa é certa, os contribuintes têm que sustentar o estado, por assim dizer, e não os privados.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                Então o Estado terá de alguma forma de indemnizar estas escolas, pois não faz sentido que durante décadas usaram estas escolas porque precisaram delas, foram sendo feitos investimentos e melhoramentos ao longo dos anos, e agora vêm dizer que já não precisam delas e elas que se amanhem.
                                                Uma das falácias da discussão é a de que os pais têm liberdade de escolha. Isto é falso e foi estupidamente um dos argumentos utilizados pelas escolas com contrato de associação.
                                                Eu estudei numa destas escolas com contrato de associação porque não havia mais nada à volta. Aliás estas escolas nasceram e cresceram apenas e só por essa razão.
                                                Eu vendo roupa, pago à empresa "roupa SA" para me fazer a roupa, um dia, decido deixar de vender roupa e passar a vender sanitas, tenho de indemnizar a empresa de roupa, mesmo que esta só vendesse para a minha empresa?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                  Entao nao entendo o problema, se ambas as escolas sempre existiram e houve sempre espaco na escola pública, nem sei porque é que estes contractos foram feitos.
                                                  - Um problema é a redução de alunos, uma vez que a natalidade não tem ajudado. Isso reflecte-se na ocupação das escolas;

                                                  - Outro problema é beneficiar amigos com dinheiro público...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                    Entao nao entendo o problema, se ambas as escolas sempre existiram e houve sempre espaco na escola pública, nem sei porque é que estes contractos foram feitos.
                                                    Mas o problema é que foram, e é daí que vem o problema, porque em alguns casos não se justificava estes contratos, aliás a TVI em 2012 salvo erro deu uma reportagem sobre este tema .

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                                      Eu vendo roupa, pago à empresa "roupa SA" para me fazer a roupa, um dia, decido deixar de vender roupa e passar a vender sanitas, tenho de indemnizar a empresa de roupa, mesmo que esta só vendesse para a minha empresa?
                                                      Nem mais...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                        Então o Estado terá de alguma forma de indemnizar estas escolas, pois não faz sentido que durante décadas usaram estas escolas porque precisaram delas, foram sendo feitos investimentos e melhoramentos ao longo dos anos, e agora vêm dizer que já não precisam delas e elas que se amanhem.
                                                        Uma das falácias da discussão é a de que os pais têm liberdade de escolha. Isto é falso e foi estupidamente um dos argumentos utilizados pelas escolas com contrato de associação.
                                                        Eu estudei numa destas escolas com contrato de associação porque não havia mais nada à volta. Aliás estas escolas nasceram e cresceram apenas e só por essa razão.
                                                        Pois mas as escolas tinham " clientes " que são os alunos pagos pelo estado, e daí terem feito melhoramentos, agora, como qualquer empresa ou negócio há sempre a parte ingrata de um momento para o outro ter de mudar de sítio, ou pensavam que iam ter rendimento para toda a vida garantido pelo estado?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                                          Mas isso não acontece.
                                                          Muitas escolas privadas até oferecem melhores condições, por isso é que as escolas publicas ao lado estão às moscas.
                                                          Se as escolas privadas oferecem melhores condicoes que as públicas qual a razao para o estado querer que os seus cidadaos usufruam de um servico inferior? Nao faria mais sentido fechar a pública? Parto sempre do ponto de partida de que os custos de ambas sao iguais.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Mas o problema é que foram, e é daí que vem o problema, porque em alguns casos não se justificava estes contratos, aliás a TVI em 2012 salvo erro deu uma reportagem sobre este tema .
                                                            Nesses casos, e se a pública tiver condicoes semelhantes á privada, o contrato deve ser terminado ou reduzido.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                              Se as escolas privadas oferecem melhores condicoes que as públicas qual a razao para o estado querer que os seus cidadaos usufruam de um servico inferior? Nao faria mais sentido fechar a pública? Parto sempre do ponto de partida de que os custos de ambas sao iguais.
                                                              Em 1º porque não é para todos, é só para alguns.
                                                              Em 2º porque é mais caro os contratos associação.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X