Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escola pública vs privada paga pelos contribuintes

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por staticx Ver Post
    A única justificação é e sempre foi, se existe vaga numa escola publica esse menino que quer ir para o privado tem de o pagar.

    Analogia: tens a cantina gratis e tens o restaurante (perto um do outro), se se optares por ir ao restaurante não podes querer que o estado te pague o almoço . Deu para perceber ?
    Pq não ir comer ao restaurante se o custo para o estado for o mesmo?

    E se por acaso a escola privada da zona for melhor que a pública pq só os ricos podem estudar nela? Pq não tb os pobres?....

    Ficam as questões pertinentes...

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
      Essa escola era muita boa ninguém paga e ainda e privada,eles viviam do ar so pode lol ainda dizem que o pai natal não existe
      Sim é verdade ela existe... Eu não paguei nada assim como todos os milhares que lá passaram no tempo que estudei lá....

      Comentário


        #63
        aqui se vêm o grande poder dos lobbies, até usam crianças para a manifestação

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Quark Ver Post
          Pq não ir comer ao restaurante se o custo para o estado for o mesmo?

          E se por acaso a escola privada da zona for melhor que a pública pq só os ricos podem estudar nela? Pq não tb os pobres?....

          Ficam as questões pertinentes...
          Ir comer ao restaurante e o custo para o estado ser o mesmo só se fores tu a pagarO estado já paga as cantinas publicas e já agora ia começar a pagar também restaurantes, esta gente não existe mesmo
          Se a escola privada for melhor que a publica pode para lá ir quem pagar, se têm de ser ricos ou não depende do preço que eles (privados) cobram

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
            http://www.noticiasaominuto.com/pais...os-seus-filhos

            Claro que quem estuda numa escola privada por norma tem um melhor ensino. Mas será isto moralmente e socialmente correcto para todos os outros alunos das públicas? tenho as minhas dúvidas.

            Ontem ouvi o Marques Mendes a comentar que no caso de terminarem o financiamento às privadas os mais desfavorecidos vão ficar a perder porque quem puder pagar vai continuar na privada... Isto tem que se lhe diga, então e os mais desfavorecidos que habitam num local onde não há escolas privadas pagas pelo estado?
            A minha opinião é que o estado devia pagar aos privados por aluno o mesmo que gasta na pública, se gasta X por aluno na publica, dava X por aluno ao privado e depois os pais pagavam a diferença se quiserem ter o filho no privado

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Quark Ver Post
              Pq não ir comer ao restaurante se o custo para o estado for o mesmo?

              E se por acaso a escola privada da zona for melhor que a pública pq só os ricos podem estudar nela? Pq não tb os pobres?....

              Ficam as questões pertinentes...
              Se a escola privada é melhor que a pública, em vez de gastarem o dinheiro com a privada, gastem na pública de maneira a torná-la melhor.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por GoncaloNovo Ver Post
                A minha opinião é que o estado devia pagar aos privados por aluno o mesmo que gasta na pública, se gasta X por aluno na publica, dava X por aluno ao privado e depois os pais pagavam a diferença se quiserem ter o filho no privado
                Isso serviria como um subsídio encapotado aos privados e a consequência directa seria o aumento das propinas dos privados. Imagina que tens filhos e estás disposto a pagar 750 euros por mês para o ter numa determinada escola privada, Imagina que vem o Estado e dá-te um subsídio de 500 euros. O que vai acontecer é que a dita escola privada vai querer manter o mesmo nível de controlo sobre quem deixa entrar e vai aumentar a sua propinha para, por exemplo, 1000 euros. Desse modo tu, que inicialmente ponderavas pagar 750 euros por mês do teu bolso, estarás agora a pagar do teu bolso 500 euros por mês (e o estado mete o resto). A escola privada, que inicialmente iria receber 750 euros por mês, agora recebe 1000. Ficam todos a ganhar, excepto o Estado, ou seja, subsidiou-se o aumento dos lucros dos privados.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                  Isso serviria como um subsídio encapotado aos privados e a consequência directa seria o aumento das propinas dos privados. Imagina que tens filhos e estás disposto a pagar 750 euros por mês para o ter numa determinada escola privada, Imagina que vem o Estado e dá-te um subsídio de 500 euros. O que vai acontecer é que a dita escola privada vai querer manter o mesmo nível de controlo sobre quem deixa entrar e vai aumentar a sua propinha para, por exemplo, 1000 euros. Desse modo tu, que inicialmente ponderavas pagar 750 euros por mês do teu bolso, estarás agora a pagar do teu bolso 500 euros por mês (e o estado mete o resto). A escola privada, que inicialmente iria receber 750 euros por mês, agora recebe 1000. Ficam todos a ganhar, excepto o Estado, ou seja, subsidiou-se o aumento dos lucros dos privados.

                  Percebo a tua opinião. Mas se houvesse bom senso podia funcionar o que indiquei desde que o estado controlasse a subida das propinas...e não deixasse aumentar mais do que uma percentagem definida anumalmente

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por GoncaloNovo Ver Post
                    Percebo a tua opinião. Mas se houvesse bom senso podia funcionar o que indiquei desde que o estado controlasse a subida das propinas...e não deixasse aumentar mais do que uma percentagem definida anumalmente
                    É uma hipótese, mas a mim custa-me muito resolver um problema com mais regulamentação. É por causa disso que temos a economia toda enredada em regrazinhas e regimes de excepção que acabam por completo com a livre iniciativa. E quanto digo "temos" não é só Portugal, é a UE toda.

                    Da maneira que as coisas estão actualmente até me parece que não estão mal:
                    - o Estado tem obrigação constitucional de oferecer a escolaridade a toda a gente sem excepção
                    - nos casos em que o Estado, por qualquer razão, não seja capaz de o fazer, pode contratar com privados a prestação deste serviço
                    - a iniciativa privada tem toda a liberdade de criar oferta educativa diferenciada se assim o entender

                    Como modelo, não vejo problema nenhum nisto. É mais ou menos a mesma coisa que se passa com a saúde, por exemplo.


                    O argumento do cheque-ensino também pode ser, em tese, interessante de analisar, mas tem problemas evidentes, um dos quais o que descrevi no post anterior. Além disso o argumento da liberdade de escolha acaba por não funcionar, porque se é verdade que há muita escolha em Lisboa, Porto e Coimbra, já a escolha em Beja ou Freixo de Espada Á Cinta é praticamente nula (ou é público, ou é público...). Portanto é tudo muito relativo.

                    Comentário


                      #70
                      post duplicado

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                        Se a escola privada é melhor que a pública, em vez de gastarem o dinheiro com a privada, gastem na pública de maneira a torná-la melhor.
                        É isto.

                        Comentário


                          #72
                          Exacto Danone, é isso, aliás o estado deve é melhorar a escola publica, e não estoirar dinheiro com a privada quando existe oferta na publica, admitindo que na privada sai mais caro.

                          Comentário


                            #73
                            Muitos reclamam um Estado mínimo, que não prejudique a economia e a iniciativa privada, mas depois se não é o Estado... acaba-se o negócio (ou uma parte dele), ou tem que haver subsidios de calamidades, ou outra coisa qualquer dada pelo estado.

                            O Estado deve garantir a escolaridade mínima obrigatória a todos.
                            Com dificuldade em alguns locais contratou com entidades privadas. Tudo certo.
                            Não faz é sentido, como o exemplo dado num canal qualquer, num raio de 7km várias escolas públicas e ainda assim haver um "contrato" com um privado para fornecer aulas a alguns alunos.

                            O privado oferecerá um serviço diferente (com outras soluções, atividades, métodos, etc.), e terá níveis de preços para o que oferece ou pretende dar.

                            Agora é uma questão legal para resolver sobre os contratos.

                            Outra questão será o "cheque-ensino" e possibilidade de escolher a escola que quer. Para mim uma alteração destas deveria requerer um consenso alargado no Parlamento.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Exacto Danone, é isso, aliás o estado deve é melhorar a escola publica, e não estoirar dinheiro com a privada quando existe oferta na publica, admitindo que na privada sai mais caro.
                              A nota a bold faz toda a diferença. Se de facto houver oferta publica mais barata, acho que não se deve estabelecer contratos de associação. Agora, convém é que seja mesmo mais barata. Porque caso contrário, sou perfeitamente favorável ao facto do estado pagar a um privado para lhe prestar um serviço para o qual o próprio estado gastaria mais se o garantisse. E nem sequer estou a mencionar a questão da qualidade, que sim... também deverá ser tida em conta.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                Muitos reclamam um Estado mínimo, que não prejudique a economia e a iniciativa privada, mas depois se não é o Estado... acaba-se o negócio (ou uma parte dele), ou tem que haver subsidios de calamidades, ou outra coisa qualquer dada pelo estado.
                                ...
                                Valium, quem defende que há casos em que os contratos de associação façam sentido, pode perfeitamente defender um estado minimo. Aliás, as duas ideias são complementares. Ao fazer um contrato de associação, o estado deixa de necessitar de contratar professores, assistentes, pagará menos luz, àgua, manutenção, etc... Resta agora saber se esta diminuição de custos compensará o que se paga pelo tal contrato.

                                O exemplo que deste de ter num raio de 7km escolas públicas, a mim não me diz nada. Dir-me-ia alguma coisa se indicassem por exemplo que pagam X por turma na privada e a incorporação dessa turma numa das públicas (que não é à borlix, por muito que achem que sim) sai mais barata.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Orieos Ver Post
                                  Valium, quem defende que há casos em que os contratos de associação façam sentido, pode perfeitamente defender um estado minimo. Aliás, as duas ideias são complementares. Ao fazer um contrato de associação, o estado deixa de necessitar de contratar professores, assistentes, pagará menos luz, àgua, manutenção, etc... Resta agora saber se esta diminuição de custos compensará o que se paga pelo tal contrato.

                                  O exemplo que deste de ter num raio de 7km escolas públicas, a mim não me diz nada. Dir-me-ia alguma coisa se indicassem por exemplo que pagam X por turma na privada e a incorporação dessa turma numa das públicas (que não é à borlix, por muito que achem que sim) sai mais barata.

                                  Para aí já passamos para uma alteração do que existe, o tal "cheque-ensino" ou que nome lhe queiram dar.

                                  Se for essa a opção, se for melhor para o Estado e para os alunos, muito bem, que se avance com tal solução numa plataforma alargada de consenso, para não haver alterações com a mudança do Governo A ou B.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Acho que ainda ninguém pensou na questão da GPS. Esse, sim, é o grande problema aqui.
                                    A mim também não me faz confusão que em Torre Dona Chama haja um colégio privado subsidiado. Se é o único num raio de 30 quilómetros, ainda bem que existe. Ou em São Romão, (actual GPS) cujo estabelecimento de ensino público mais perto é em Seia, mas o de São Romão tem que dar resposta à malta das aldeias que estão mais desviadas de Loriga (a outra escola pública).
                                    Agora no centro das cidades, só aprovo, caso as escolas públicas estejam sem vagas reais.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                      Para aí já passamos para uma alteração do que existe, o tal "cheque-ensino" ou que nome lhe queiram dar.

                                      Se for essa a opção, se for melhor para o Estado e para os alunos, muito bem, que se avance com tal solução numa plataforma alargada de consenso, para não haver alterações com a mudança do Governo A ou B.

                                      100% de acordo.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Orieos Ver Post
                                        A nota a bold faz toda a diferença. Se de facto houver oferta publica mais barata, acho que não se deve estabelecer contratos de associação. Agora, convém é que seja mesmo mais barata. Porque caso contrário, sou perfeitamente favorável ao facto do estado pagar a um privado para lhe prestar um serviço para o qual o próprio estado gastaria mais se o garantisse. E nem sequer estou a mencionar a questão da qualidade, que sim... também deverá ser tida em conta.
                                        Mas essa é uma discussão inquinada à partida, porque as condições de base não são as mesmas. Começa logo no direito de acesso. Uma escola pública é naturalmente obrigada a aceitar qualquer aluno. Já os colégios privados reservam-se o direito de controlar as admissões. Ora isto tem implicações óbvias nos custos por aluno.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                          Mas essa é uma discussão inquinada à partida, porque as condições de base não são as mesmas. Começa logo no direito de acesso. Uma escola pública é naturalmente obrigada a aceitar qualquer aluno. Já os colégios privados reservam-se o direito de controlar as admissões. Ora isto tem implicações óbvias nos custos por aluno.
                                          Nos colégios com contrato de associação isso não devería ser possível. Nos privados sem contrato, sim há esse controlo. Até te digo mais, há escolas públicas que fazem esse controlo de admissão.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Orieos Ver Post
                                            Nos colégios com contrato de associação isso não devería ser possível. Nos privados sem contrato, sim há esse controlo. Até te digo mais, há escolas públicas que fazem esse controlo de admissão.
                                            Nos colégios com contrato de associação as matriculas são feitas directamente no site do ministério da educação e este é que aprova ou não as matriculas.
                                            Com certeza que haverá quem consiga contornar o sistema, mas isso acontece tanto no privado como no público tal como tu dizes.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Orieos Ver Post
                                              Nos colégios com contrato de associação isso não devería ser possível. Nos privados sem contrato, sim há esse controlo. Até te digo mais, há escolas públicas que fazem esse controlo de admissão.
                                              Se uma escola pública tiver um potencial aluno da sua área de residência, com idade, habilitações e currículo disciplinar dentro da lei, não tem como recusá-lo.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                                Se a escola privada é melhor que a pública, em vez de gastarem o dinheiro com a privada, gastem na pública de maneira a torná-la melhor.
                                                O problema é que na pública já o gastam... o dinheiro que vai sair da privada não vai sobrar para a pública, se fosse assim era fantástico, mas não é, apenas e só vai ser gasto na pública como já é até hoje gasto em qualquer escola, não a vai fazer nem melhor nem pior, vai ficar exactamente igual. A ideia que alguns dão na discussão é que acabando os contratos com a privada a pública vai ficar com milhões para gastar... o que não está nem sequer perto da realidade.

                                                Para ter uma escola pública melhor, que acredito ser perfeitamente possível tinha que haver uma revolução no público... estamos a falar de uma escola pública que não faz uma coisa tão simples como avaliar verdadeiramente os seus funcionários.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                  Nos colégios com contrato de associação as matriculas são feitas directamente no site do ministério da educação e este é que aprova ou não as matriculas.
                                                  Com certeza que haverá quem consiga contornar o sistema, mas isso acontece tanto no privado como no público tal como tu dizes.
                                                  Não sabia!

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Isto é pior que as cerejas.

                                                    Neste post diz-se que sim os colégios podem escolher quem querem.

                                                    https://aventar.eu/2016/05/10/o-cont...i-em-gondomar/

                                                    PIOR! fui ao preçário da escola e fiquei a saber que também há subsídios para o pré escolar e básico...
                                                    Realmente viva o direito de escolha!

                                                    Os alunos do ensino pré-escolar e básico podem candidatar-se ao Subsídio do Contrato deDesenvolvimento ou Simples e poderão receber um subsídio do Ministério da Educação,conforme o seu rendimento familiar. Para tal, deverão entregar na Secretaria, até 16 deOutubro, o respetivo boletim de candidatura, declaração de IRS, nota de liquidação de IRS,declaração referente ao valor pago do empréstimo bancário para compra de habitação, se for ocaso e Escalão do Abono de Família.
                                                    6. Os alunos que beneficiam do Contrato de Desenvolvimento e do Contrato Simples poderãodescontar antecipadamente o subsídio que terão direito a receber no final do ano lectivo àMensalidade, ou seja, pagarão apenas o excedente entre o preçário estipulado e o valor doContrato de Desenvolvimento / Simples, mediante a assinatura dum contrato no início do anolectivo e da entrega dos respectivos documentos. A existência dos referidos contratos implica opagamento de despesas processuais.
                                                    http://www.colegiopaulovi.com/site_2...o/precario.pdf
                                                    pags 3 e 4

                                                    Afinal quem recebe a grana? os pais ou a escola?

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                      Não sabia!
                                                      Do que li e penso até que foi numa página do diário da republica que alguém publicou por aqui é nesta página. Se o aluno for directamente à escola, a escola recebe a matricula e faz a inscrição online. Pelo menos foi isto que eu percebi.
                                                      https://www.portaldasescolas.pt/port...riculasnet/289

                                                      O que algum pessoal faz, não sei se muitos ou poucos ( e já vi isto acontecer) é meter a morada de um familiar que mora perto da escola e aí o ministério não tem como recusar a matricula.
                                                      Acho que há até um senhor hoje que interpela o Passos Coelho que refere uma situação destas.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                        O problema é que na pública já o gastam... o dinheiro que vai sair da privada não vai sobrar para a pública, se fosse assim era fantástico, mas não é, apenas e só vai ser gasto na pública como já é até hoje gasto em qualquer escola, não a vai fazer nem melhor nem pior, vai ficar exactamente igual. A ideia que alguns dão na discussão é que acabando os contratos com a privada a pública vai ficar com milhões para gastar... o que não está nem sequer perto da realidade.

                                                        Para ter uma escola pública melhor, que acredito ser perfeitamente possível tinha que haver uma revolução no público... estamos a falar de uma escola pública que não faz uma coisa tão simples como avaliar verdadeiramente os seus funcionários.
                                                        Esqueces-te de mais uma situação, é que ao evitar que mais gente vá para o privado evita também que escolas fechem, algumas delas custaram rios de dinheiro aos contribuintes, e agora estão ameaçadas de fechar porque os alunos vão para o privado subsidiados.

                                                        Colégios privados subsidiados não passam de um negócio, salvo excepção de colégios que efetivamente trabalham em zonas em que as escolas publicas não o fazem (como deram exemplos acima) todos os outros colégios que estão em zonas de afectação de escolas publicas estão pura e simplesmente a viver à conta do estado.

                                                        Exemplo dado na TVI à dias, colégio com 84 turmas das quais 70 são subsidiadas façam as contas, se não fosse o estado o que seria deste colégio.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Orieos Ver Post
                                                          Nos colégios com contrato de associação isso não devería ser possível. Nos privados sem contrato, sim há esse controlo. Até te digo mais, há escolas públicas que fazem esse controlo de admissão.
                                                          [Ironic]
                                                          Não acredito.
                                                          [/Ironic]


                                                          Só um anjinho é que acredita que as escolas públicas "boas" não fazem isso. E quando por azar recebem um aluno menos bons são tão ou mais ágeis que muitos colégios a expulsar alunos.


                                                          Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                                          Isto é pior que as cerejas.

                                                          Neste post diz-se que sim os colégios podem escolher quem querem.

                                                          https://aventar.eu/2016/05/10/o-cont...i-em-gondomar/

                                                          PIOR! fui ao preçário da escola e fiquei a saber que também há subsídios para o pré escolar e básico...
                                                          Realmente viva o direito de escolha!


                                                          http://www.colegiopaulovi.com/site_2...o/precario.pdf
                                                          pags 3 e 4

                                                          Afinal quem recebe a grana? os pais ou a escola?
                                                          Quem recebe o dinheiro são os pais, mas esse pagamento é feito via escolas. E pelo que sei, este é um pagamento que vem muito tarde.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            A minha mulher pertence à direcção de um agrupamento no concelho de VFX e ela e o presidente foram chamados com urgência à DREL

                                                            eles estão de facto a fazer um levantamento exaustivo, confirma-se, agrupamento a agrupamento, zona por zona

                                                            perguntaram das capacidades, se podiam receber mais alunos, abrir mais turmas...

                                                            obviamente isto coloca em risco alguns colégios aqui perto....

                                                            mas isto é tornar o estado mais eficiente, não é o que se quer ? devia ser uma medida abraçada até pelos direitistas, faço votos que este ministro aguente e prossiga...

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Isto é tão simples como olhar para o histórico "social" do PSD e CDS, ora bem, vou ser simpático porque senão vão pensar que é só deitar abaixo, o que não é, são factos, cortaram nas pensões, cortaram nos apoios aos desempregados, cortaram nos salários, cortaram nos apoios à educação, cortaram nos subsídios sociais, aumentaram a precariedade, negaram ajuda a quem nada tinha, e aqueles que pouco tinham, porque o PSD e CDS preocupou-se demasiado com eles, com nada ficaram num instante, e tudo isto foi feito para baixar a divida publica, o que é facto também, é que a divida publica é um absurdo, as metas do défice nunca foram respeitadas, o lambujar da União Europeia não serviu para nada, só para nos humilharmos enquanto povo, mas... o CDS e o PSD preocupam-se com os colégios privados! Bravo!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X