Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escola pública vs privada paga pelos contribuintes

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    Se as escolas privadas oferecem melhores condicoes que as públicas qual a razao para o estado querer que os seus cidadaos usufruam de um servico inferior? Nao faria mais sentido fechar a pública? Parto sempre do ponto de partida de que os custos de ambas sao iguais.
    O custo de fechar uma escola privada é do investidor privado.

    O custo de fechar uma escola pública é do estado (nós, portanto).

    A escola privada não precisa de fechar, pode continuar como escola privada mas sem subsidiação estatal (ou seja, cobra uma propina).

    Não há maneira de fazer omeletas sem ovos, dificilmente tens uma escola privada a oferecer serviço melhor aos alunos com o mesmo financiamento "per capita" E AINDA a dar lucro (porque é para isso que servem negócios e investimentos, nada contra).

    Comentário


      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      Pois mas as escolas tinham " clientes " que são os alunos pagos pelo estado, e daí terem feito melhoramentos, agora, como qualquer empresa ou negócio há sempre a parte ingrata de um momento para o outro ter de mudar de sítio, ou pensavam que iam ter rendimento para toda a vida garantido pelo estado?
      Eu acho que as pessoas ainda não perceberam que estas esolas fizeram o papel que era obrigação do Estado fazer.
      Se nas vossas terras tinham uma escola pública ao pé porreiro para vocês, mas tens de perceber que era injusto os meus pais pagarem impostos e não ter oferta de escola pública. Ou em criança fazias parte de um grupo de crianças mais importantes do que outros como eu que não tinham escola pública porque o Estado foi incompetente e incapaz?

      Comentário


        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
        Nesses casos, e se a pública tiver condicoes semelhantes á privada, o contrato deve ser terminado ou reduzido.
        Sim, e é isso que eu e outras pessoas achamos, até porque os custos para o estado à partida ficam reduzidos. Mas tem é que se garantir que a escola pública tenham um serviço decente ( não exigindo que seja ao nivel do colégio são joão de brito claro , pois isso seria impossiv€l )

        Comentário


          Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
          Em 1º porque não é para todos, é só para alguns.
          Em 2º porque é mais caro os contratos associação.
          O 2º ponto não tenho dados e parece que ninguém os tem.
          Quanto ao 1º digo-te de caras que é mentira o que dizes.
          Na minha escola que chegou a ter mais de 4.000 alunos, sim, 4.000 alunos, entrava tudo.
          Ou alguém acha que com um nº destes a escola fazia algum tipo de rateio?

          Comentário


            Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
            É a função do estado oferecer serviços públicos e não subsidiar empresas privadas.
            Exatamente.

            Comentário


              Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
              Eu vendo roupa, pago à empresa "roupa SA" para me fazer a roupa, um dia, decido deixar de vender roupa e passar a vender sanitas, tenho de indemnizar a empresa de roupa, mesmo que esta só vendesse para a minha empresa?
              A roupa que compravas em determinado local era paga com os impostos das pessoas desse local?

              Comentário


                Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                Eu acho que as pessoas ainda não perceberam que estas esolas fizeram o papel que era obrigação do Estado fazer.
                Se nas vossas terras tinham uma escola pública ao pé porreiro para vocês, mas tens de perceber que era injusto os meus pais pagarem impostos e não ter oferta de escola pública. Ou em criança fazias parte de um grupo de crianças mais importantes do que outros como eu que não tinham escola pública porque o Estado foi incompetente e incapaz?
                Calma, acho que não me estás a perceber.

                O estado foi incompetente ao ter pouca oferta? Sim, ( admitindo que tinha possibilidades e dinheiro mas foi má gestão , pois não sei se foi esse o caso ou não )

                As escolas fizeram o papel do estado ? Sim, mas também receberam para isso e com margem de lucro.

                Essas escolas privadas já sabia que um dia, caso venha a existir oferta pública, teriam de reconsiderar o seu negócio, isto não pode ser apenas receber " clientes " de forma fácil e achar que o negócio é garantido para sempre.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  O custo de fechar uma escola privada é do investidor privado.

                  O custo de fechar uma escola pública é do estado (nós, portanto).

                  A escola privada não precisa de fechar, pode continuar como escola privada mas sem subsidiação estatal (ou seja, cobra uma propina).

                  Não há maneira de fazer omeletas sem ovos, dificilmente tens uma escola privada a oferecer serviço melhor aos alunos com o mesmo financiamento "per capita" E AINDA a dar lucro (porque é para isso que servem negócios e investimentos, nada contra).
                  Olha que nao deve ser assim tao difícil. Sobretudo numa escola com regime misto, em que tens umas turmas subsidiadas (para alunos das redondezas) e outras em regime privado.

                  Quando uma escola fecha nao é só o "investidor" que perde, sao também os seus trabalhadores.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                    A roupa que compravas em determinado local era paga com os impostos das pessoas desse local?
                    ??? Essas escolas são pagas com os impostos de todos nós, não é?

                    Se deixam de fazer falta fecham. Olha, eu tenho 50 anos e já tive de fechar negócios por deixarem de fazer falta, são os riscos inerentes à atividade privada.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Calma, acho que não me estás a perceber.

                      O estado foi incompetente ao ter pouca oferta? Sim, ( admitindo que tinha possibilidades e dinheiro mas foi má gestão , pois não sei se foi esse o caso ou não )

                      As escolas fizeram o papel do estado ? Sim, mas também receberam para isso e com margem de lucro.

                      Essas escolas privadas já sabia que um dia, caso venha a existir oferta pública, teriam de reconsiderar o seu negócio, isto não pode ser apenas receber " clientes " de forma fácil e achar que o negócio é garantido para sempre.
                      Extactamente pelo teu último paragrafo é que eu acho que tudo isto tem uma razão mais forte por trás. O que o Estado hoje quer fazer é chamar a si aquilo que no passado devia ter sido a sua responsabilidade mas porque nao era capaz, não a assumiu.
                      Quando digo chamar a si é mesmo isso: no final o Estado vai ficar com estas escolas e nessa altura vai-se provar que o que estas escolas são na sua essência é escola pública, poruqe o serviço que prestam é nem mais nem menos que o serviço público.
                      Se existem problemas nestas escolas? com certeza que sim, existem. Mas como já disse noutro tópico, não são nem mais nem piores que os da outra escola pública.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                        Em 1º porque não é para todos, é só para alguns.
                        Em 2º porque é mais caro os contratos associação.
                        Uma escola privada com contrato de associacao recebe toda a gente, os meu sobrinhos andam numa e tem por exemplo colegas das aldeias SOS.

                        Nao devia ser mais caro e o valor dado devia ser igual ao custo de um aluno numa escola pública.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                          ??? Essas escolas são pagas com os impostos de todos nós, não é?

                          Se deixam de fazer falta fecham. Olha, eu tenho 50 anos e já tive de fechar negócios por deixarem de fazer falta, são os riscos inerentes à atividade privada.
                          JBranco, qual foi a parte de: se não fossem estas escolas eu e muitos como eu podiam não ter estudado, que não percebeste?
                          Lá por teres nascido em Lisboa há 50 anos e teres escola pública em todo o lado, tens de perceber que o país é mais que Lisboa.
                          Os meus pais pelo facto de não viverem em Lisboa não estavam isentos de pagar os impostos.
                          Pagavam impostos como pagavam os outros e como tal teriam de ter os mesmo direitos.
                          O que o Estado fez com os contratos de associação foi assumir essa responsabilidade.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                            Mas isso não acontece.
                            Muitas escolas privadas até oferecem melhores condições, por isso é que as escolas publicas ao lado estão às moscas.

                            deixem-me cá ver se percebo a lógica disto...

                            1 - há escolas privadas que oferecem melhores condições que escolas publicas ao lado

                            2 - não se sabe se os contratos de associação ficam mais baratos ou mais caros ao estado que financiar a escola pública
                            (se disseram outra coisa inventaram, na realidade não se sabe, nunca foi feito um estudo sério sobre o assunto)

                            3 - por isso há que deixar de apoiar a escola que oferece melhores condições (o que vai obrigar a maior parte delas a fechar) para manter a que oferece piores condições, há que fechar a que tem melhores resultados para manter a que tem piores resultados

                            é isto?
                            deve ser

                            então a privada não faz o mesmo serviço, podendo até ter melhor qualidade?

                            faz

                            é mais barata para o estado?
                            não se sabe, até pode ser

                            então porque fecha a pior e se mantem a melhor?

                            porque é publica

                            a privada não faz então serviço publico como a ADSE?
                            faz, mas não é publica

                            tudo deve estar nas mãos do estado, é isso?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                              JBranco, qual foi a parte de: se não fossem estas escolas eu e muitos como eu podiam não ter estudado, que não percebeste?
                              Eu acho é que tu é que não percebes muito bem como funciona isto dos impostos.

                              Depois, em relação a terem cumprido a sua função... Não duvido disso mas, quando deixam de fazer falta, ou fecham ou passam para outra vida, como acontece com qualquer outro negócio privado.

                              Desde o momento que exista oferta pública quem quiser a eventual melhor qualidade do privado deve pagar. É simples.
                              Editado pela última vez por Jbranco; 17 May 2016, 11:15.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                Eu acho é que tu é que não percebes muito bem como funciona isto dos impostos.

                                Em relação a terem cumprido a sua função. Tudo bem, mas quando deixam de fazer falta fecham ou passam para outra vida, como acontece com qualquer outro negócio privado.

                                Desde o momento que exista oferta pública quem quiser a eventual melhor qualidade do privado deve pagar. É simples.
                                Continuas a insistir que esta questão é sobre um qualquer negócio privado e como tal, torna-se impossivel debater este tema contigo.
                                Digo mais, é nestas alturas que se vê bem quem nasceu nos grandes centros e quem conhece outro tipo de país.

                                Comentário


                                  Não nos esqueçamos que se a escola pública também escolhesse os alunos que a vão frequentar, certamente que a questão de ser pior que o privado, não atingir as mesmas metas, possibilitar uma melhor aprendizagem aos meninos, deixava de se colocar.

                                  Evidentemente que se uma escola pode "escolher" quem a vai frequentar, muitos dos problemas associados às escolas públicas, naturalmente não vão existir no privado.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                    deixem-me cá ver se percebo a lógica disto...

                                    1 - há escolas privadas que oferecem melhores condições que escolas publicas ao lado

                                    2 - não se sabe se os contratos de associação ficam mais baratos ou mais caros ao estado que financiar a escola pública
                                    (se disseram outra coisa inventaram, na realidade não se sabe, nunca foi feito um estudo sério sobre o assunto)

                                    3 - por isso há que deixar de apoiar a escola que oferece melhores condições (o que vai obrigar a maior parte delas a fechar) para manter a que oferece piores condições, há que fechar a que tem melhores resultados para manter a que tem piores resultados

                                    é isto?
                                    deve ser

                                    então a privada não faz o mesmo serviço, podendo até ter melhor qualidade?

                                    faz

                                    é mais barata para o estado?
                                    não se sabe, até pode ser

                                    então porque fecha a pior e se mantem a melhor?

                                    porque é publica

                                    a privada não faz então serviço publico como a ADSE?
                                    faz, mas não é publica

                                    tudo deve estar nas mãos do estado, é isso?

                                    Acho que nesta altura está claro que o que se está a passar tem a mão do PCP e do BE.
                                    Eu acho que eles vão conseguir fazer com que o Estado fique com estas escolas, o que eu não acho totalmente descabido. Só que acho 3 coisas:
                                    - o Estado devia ter assumido o seu papel desde o inicio;
                                    - o Estado devia de assumir claramente hoje que quer ficar com estas escolas;
                                    - o Estado deve de alguma forma indemnizar quem ajudou a construir estas escolas.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                      Continuas a insistir que esta questão é sobre um qualquer negócio privado e como tal, torna-se impossivel debater este tema contigo.
                                      Digo mais, é nestas alturas que se vê bem quem nasceu nos grandes centros e quem conhece outro tipo de país.
                                      Excelente argumento...

                                      edit: Já agora, e como recorreste a esse infeliz argumento da minha vivencia para desvalorizares a minha opinião, pergunto: E tu, qual foi a tua experiência com o ensino público em Lisboa no período imediatamente a seguir à revolução? Como raio sabes tu que experiência de vida tenho eu?
                                      Editado pela última vez por Jbranco; 17 May 2016, 11:32.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                        Continuas a insistir que esta questão é sobre um qualquer negócio privado e como tal, torna-se impossivel debater este tema contigo.
                                        Digo mais, é nestas alturas que se vê bem quem nasceu nos grandes centros e quem conhece outro tipo de país.
                                        Até os defensores dos contratos associação do debate de ontem foram peremptórios a dizer que não pode haver direitos adquiridos nestas escolas privados só porque o fazem à muitos anos.

                                        Fizeram o seu papel porque PURA E SIMPLESMENTE foram pagas para isso, Se não o fossem não fariam papel nenhum.
                                        Quando eu pago por um serviço quero o serviço feito, quando não preciso do serviço deixo de pagar por ele.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por JustDrive Ver Post
                                          Não nos esqueçamos que se a escola pública também escolhesse os alunos que a vão frequentar, certamente que a questão de ser pior que o privado, não atingir as mesmas metas, possibilitar uma melhor aprendizagem aos meninos, deixava de se colocar.

                                          Evidentemente que se uma escola pode "escolher" quem a vai frequentar, muitos dos problemas associados às escolas públicas, naturalmente não vão existir no privado.
                                          as escolas com contrato de associação cumprem as mesmas regras que as publicas, podem tanto escolher os seus alunos como as publicas o podem fazer
                                          o que podem é escolher os seus professores e sim, isso faz muita diferença

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                            Até os defensores dos contratos associação do debate de ontem foram peremptórios a dizer que não pode haver direitos adquiridos nestas escolas privados só porque o fazem à muitos anos.

                                            Fizeram o seu papel porque PURA E SIMPLESMENTE foram pagas para isso, Se não o fossem não fariam papel nenhum.
                                            Quando eu pago por um serviço quero o serviço feito, quando não preciso do serviço deixo de pagar por ele.
                                            Ou seja, deixaram que as escolas fossem crescendo, e agora querem ficar com elas é isso?
                                            Claro que sim. Mas que o Estado assuma isto inequivocamente!
                                            Que diga que no passado não foi capaz de assumir as suas responsabilidades, mas hoje está pronto para "receber" estas escolas.
                                            Que seja honesto nas intenções pelo menos.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                              deixem-me cá ver se percebo a lógica disto...

                                              1 - há escolas privadas que oferecem melhores condições que escolas publicas ao lado

                                              2 - não se sabe se os contratos de associação ficam mais baratos ou mais caros ao estado que financiar a escola pública
                                              (se disseram outra coisa inventaram, na realidade não se sabe, nunca foi feito um estudo sério sobre o assunto)

                                              3 - por isso há que deixar de apoiar a escola que oferece melhores condições (o que vai obrigar a maior parte delas a fechar) para manter a que oferece piores condições, há que fechar a que tem melhores resultados para manter a que tem piores resultados

                                              é isto?
                                              deve ser

                                              então a privada não faz o mesmo serviço, podendo até ter melhor qualidade?

                                              faz

                                              é mais barata para o estado?
                                              não se sabe, até pode ser

                                              então porque fecha a pior e se mantem a melhor?

                                              porque é publica

                                              a privada não faz então serviço publico como a ADSE?
                                              faz, mas não é publica

                                              tudo deve estar nas mãos do estado, é isso?

                                              Vou comentar com os dados apresentados ontem no debate pelos membros do governo e que os opositores não desmentiram.

                                              A escola publica é neste momento mais cara que os contratos de associação porque as escolas publicas não têm a ocupação tomada e as privadas têm.
                                              Ora se na vila de santa senhorinha eu tenho uma escola pública preparada para receber 1000 alunos em que lá andam 300 e mesmo ao lado uma escola privada paga por todos nós preparada para receber 700 e com os 700 lugares tomados, parece-me estúpido estar a pagar por 700 alunos a uma empresa privada quando ao lado tenho lugar para esses 700 alunos sem investir quase mais nada...

                                              Mas isso sou eu que devo ser comunista ...

                                              Esta minha visão é do mais capitalista que pode haver amigo.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                JBranco, qual foi a parte de: se não fossem estas escolas eu e muitos como eu podiam não ter estudado, que não percebeste?
                                                Lá por teres nascido em Lisboa há 50 anos e teres escola pública em todo o lado, tens de perceber que o país é mais que Lisboa.
                                                Os meus pais pelo facto de não viverem em Lisboa não estavam isentos de pagar os impostos.
                                                Pagavam impostos como pagavam os outros e como tal teriam de ter os mesmo direitos.
                                                O que o Estado fez com os contratos de associação foi assumir essa responsabilidade.
                                                Essas escolas serviram para tu estudares e foram subsidiadas pelo estado. Faziam falta, fizeram-se contratos, receberam dinheiro do estado para cumprir a sua função. Todas as partes ganharam.

                                                Entretanto uma escola deixou de fazer falta. Vai-se continuar a subsidiar porque há 30 anos tu estudaste nela?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                  Ou seja, deixaram que as escolas fossem crescendo, e agora querem ficar com elas é isso?
                                                  Claro que sim. Mas que o Estado assuma isto inequivocamente!
                                                  Que diga que no passado não foi capaz de assumir as suas responsabilidades, mas hoje está pronto para "receber" estas escolas.
                                                  Que seja honesto nas intenções pelo menos.
                                                  Para que é que o estado quer ficar com uma escola para a qual não tem alunos???
                                                  O estado apenas quer deixar de pagar a privados onde o publico pode fazer o seu papel.

                                                  As escolas privadas podem continuar a leccionar.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                    Olha que nao deve ser assim tao difícil. Sobretudo numa escola com regime misto, em que tens umas turmas subsidiadas (para alunos das redondezas) e outras em regime privado.

                                                    Quando uma escola fecha nao é só o "investidor" que perde, sao também os seus trabalhadores.
                                                    E os alunos. Ou pelo menos uma boa parte deles.

                                                    Originalmente Colocado por JustDrive Ver Post
                                                    Não nos esqueçamos que se a escola pública também escolhesse os alunos que a vão frequentar, certamente que a questão de ser pior que o privado, não atingir as mesmas metas, possibilitar uma melhor aprendizagem aos meninos, deixava de se colocar.

                                                    Evidentemente que se uma escola pode "escolher" quem a vai frequentar, muitos dos problemas associados às escolas públicas, naturalmente não vão existir no privado.
                                                    SE uma escola pública escolhesse os alunos. SE?!!!

                                                    Não sei em que mundo vives, mas qualquer "boa" escola pública dos centros urbanos escolhe os alunos. Até faz mais seleção que os colégios com contrato de associação. Não confundir com Colégios Moderno e cia.

                                                    Nos meios rurais é que é mais difícil.
                                                    Editado pela última vez por AdolfoSDias; 17 May 2016, 11:38.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                                      E os alunos. Ou pelo menos uma boa parte deles.



                                                      SE uma escola pública escolhesse os alunos. SE?!!!

                                                      Não sei em que mundo vives, mas qualquer "boa" escola pública dos centros urbanos escolhe os alunos. Até faz mais seleção que os colégios com contrato de associação. Não confundir com Colégios Moderno e cia.

                                                      Nos meios rurais é que é mais difícil.
                                                      Como é que uma escola pública escolhe alunos? Gostava de saber como é que é essa trama feita?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                                        Não sei em que mundo vives, mas qualquer "boa" escola pública dos centros urbanos escolhe os alunos. Até faz mais seleção que os colégios com contrato de associação. Não confundir com Colégios Moderno e cia.
                                                        E como procedem eles a essa seleção. É que tenho dois filhos e não me apercebi disso ter ocorrido com eles... A existir então será feito de forma absolutamente impercetível aos encarregados de educação...

                                                        Comentário


                                                          fácil, têm mil inscrições e 800 lugares, ficam com os melhores e mandam os outros para outro lado

                                                          e sim, fazem, tenho vários familiares e amigos que são professores em escolas publicas (e também em privadas) e sei bem que fazem isso

                                                          Comentário


                                                            Ah! Já percebi! É assim porque dizes que é assim. Ok... Pois eu digo precisamente o contrário. E agora, quem é que tem mais razão?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                                              Como é que uma escola pública escolhe alunos? Gostava de saber como é que é essa trama feita?
                                                              Têm uma turma de 30alunos disponível, têm 50 inscrições o quê que fazem?
                                                              Escolhem os melhores como é óbvio.

                                                              Todas as escolas que estão lotadas sem excepção escolhem os seus alunos.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X