Anúncio

Collapse
No announcement yet.

a inveja é um traço cultural profundo dos portugueses?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por FilipeCoutinho Ver Post
    A primeira coisa a invejar é que nós vivemos em países desenvolvidos. Já vocês...
    Aqui há sol (a maior parte do ano), boa comida, bom vinho, boas praias, pessoas alegres, boa música (fado, por exemplo)

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
      Aqui há sol (a maior parte do ano), boa comida, bom vinho, boas praias, pessoas alegres, boa música (fado, por exemplo)
      Tudo isso há e ainda melhor noutros países da Europa. Só a vossa vizinha Espanha só não vos bate nos vinhos. E nem falo da França

      E fado, boa música??

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por FilipeCoutinho Ver Post
        Tudo isso há e ainda melhor noutros países da Europa. Só a vossa vizinha Espanha só não vos bate nos vinhos. E nem falo da França

        E fado, boa música??
        Vosso, vossa? Não és Português? E o Fado ser boa música ou não é subjectivo, de certeza que não és tu que a vais adjectivar de boa ou má objectivamente até porque pelo uso do smile suponho que não tenhas capacidades para isso. Quanto aos países de que falam (França, Espanha, Itália e Alemanha)sem sequer falar nos países mais a norte que já agora são superiores aos países que estás aí a fazer de cheerleader, são claramente superiores a Portugal, só não vê quem não quer.

        Comentário


          #94
          Esse tipo está no gozo ou tem um atraso qualquer, não liguem.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por FilipeCoutinho Ver Post
            Tudo isso há e ainda melhor noutros países da Europa. Só a vossa vizinha Espanha só não vos bate nos vinhos. E nem falo da França

            E fado, boa música??
            Sim, ou não fossem os fadistas (Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, Ana Moura, Mariza) conhecidos em todo o mundo.
            Diz-me o que há para invejar na Alemanha?

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
              Esse tipo está no gozo ou tem um atraso qualquer, não liguem.
              Já reparei que sim, acabei agora de ver o outro tópico.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por FilipeCoutinho Ver Post
                A primeira coisa a invejar é que nós vivemos em países desenvolvidos. Já vocês...
                O teu "desenvolvimento" está bem à vista de todos!...

                Comentário


                  #98
                  Que moral têm adeptos de uma seleção perdedora para falar em desenvolvimento?

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por lll Ver Post
                    Entrevista de Maria flor Pedroso a Luís Reto, reitor do ISCTE e investigador

                    gostei da entrevista, mas achei particularmente interessante o minuto 27

                    falava de direita e esquerda em Portugal e dos consensos em Portugal entre as duas. Um deles é a criação de um salário máximo. Segundo ele por inveja.

                    Segundo este investigador a inveja mesquinha é um traço profundo da cultura portuguesa.

                    Infelizmente concordo. Aliás acho que é este traço portugues que explica a força da extrema esquerda em portugal, o rancor contra empresários bem sucedidos, etc

                    a partir do minuto 33 também é bastante interessante.
                    Em França está em estudo a introdução do salário máximo que será de 100x o salário mínimo, acaba por ser natural quando vês os CEO a aumentarem os salários uns milhares de euros e depois aos restantes funcionários "apenas" uma dezenas, facilmente se explica.

                    Comentário


                      Falam falam falam...mas nos outros países baixam a bolinha...aqui em Portugal quem se mete leva no focinho...por isso para mim Portugal é o melhor pais do mundo...é verdade que não se ganha muito é verdade que temos muitos corruptos ligados à politica mas a verdade é que o que define um país é mais do que o €€.
                      O resto da europa podem ter mais €€ mas falta muta coisa que só Portugal tem..e isso deixa uma inveja...
                      por alguma razão os estrangeiros vem passar férias a PORTUGAL..

                      Comentário


                        Também há gente a passar férias em França, Espanha, EUA, Seichelles, etc. Portugal é mais que esses países?

                        Comentário


                          Julgo que sim, invejosos, mesquinhos e maus. Não todos claro está, mas ainda assim em número significativo.

                          Antes do 25 de Abril de 74 era comum vizinhos acusarem à PIDE outros vizinhos de serem comunistas. E no entanto, logo após a revolução foi uma festa de acusações ao contrários, não gostavam de um tipo acusavam-no de fascista. Muitos dos saneamentos, das ocupações, etc. tiveram a inveja e a vingança na sua génese, tal como antes muitas das denuncias à PIDE.

                          Mas também é verdade que esse tipo de sentimentos não são exclusivos dos Portugueses, veja-se o exemplo alemão no período do nazismo em relação ao anti-semitismo.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                            Em França está em estudo a introdução do salário máximo que será de 100x o salário mínimo, acaba por ser natural quando vês os CEO a aumentarem os salários uns milhares de euros e depois aos restantes funcionários "apenas" uma dezenas, facilmente se explica.
                            Japão e Israel, esses bastiões da inveja, possuem salários máximos, indexados ao salário mínimo. Há sectores de actividade em vários países com salários máximos estabelecidos do mesmo modo. É uma forma de dar alguma moralização à política salarial e de obrigar a que todos os trabalhadores beneficiem com os ganhos de produtividade, e não apenas as classes dirigentes.

                            Comentário


                              isso dos salário máximos também vale para jogadores de futebol, corredores de F1 e outros profissionais de áreas também pagas a peso de euro?e aquelas ações pagas a titulos de bonus também entram nessas contas?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por HugoFaria Ver Post
                                Também há gente a passar férias em França, Espanha, EUA, Seichelles, etc. Portugal é mais que esses países?
                                É...mais barato e mais seguro...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                  isso dos salário máximos também vale para jogadores de futebol, corredores de F1 e outros profissionais de áreas também pagas a peso de euro?e aquelas ações pagas a titulos de bonus também entram nessas contas?
                                  Não sei, a noticia que vi falada do Português que está a frente da Peugeot, como exemplo, a falta de atenção a noticia aliada ao meu fraco francês não me deu para perceber os detalhes todos.

                                  Comentário


                                    A inveja é um traço cultural dos portugueses, lembro-me sempre desta história cuja moral faz bem lembrar a inveja característica do tuga:
                                    Havia um homem numa praia que vendia caranguejos enquanto pescava.
                                    À medida que os ia apanhando, colocava-os dentro de um balde sem tampa. Ora isso causava algum mistério a muitos que passavam e viam o balde aberto.
                                    Interrogavam-se porque é que o pescador não o fechava para evitar possíveis fugas dos caranguejos que tentavam escapar.

                                    Certo dia, uma dessas pessoas aproximou-se do pescador e perguntou:
                                    - Olá amigo! Estou curioso... não tem medo que os caranguejos fujam do balde sem tampa?

                                    - Claro que não, chefe! - respondeu ele - Não vê que são caranguejos portugueses...?! Quando um começa a subir, os outros tratam logo de o puxar para baixo!

                                    Outros traços culturais dos portugueses ainda mais evidentes e que nos distinguem de outras culturas (porque a inveja é universal) é o chico-espertismo e a arte do desenrascanço.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                      Não sei, a noticia que vi falada do Português que está a frente da Peugeot, como exemplo, a falta de atenção a noticia aliada ao meu fraco francês não me deu para perceber os detalhes todos.
                                      Não tem nada a ver!...
                                      Estado francês tem 14% do capital da PSA, por isso:
                                      Governo francês contra aumento de salário de Carlos Tavares
                                      http://economico.sapo.pt/noticias/go...es_245828.html

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                        Portugal é o unico país por onde passei que conheco casos de pessoas a riscarem o carro dos vizinhos por ser novo ou melhor que o deles.
                                        Não acredito que tal coisa alguma vez aconteceu!!!



                                        Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver Post
                                        Eu gostava de saber é como alguém que ganha o ordenado mínimo consegue andar na borga todos os fins de semana, compram roupa da moda e almoçam fora e fazem bandeiras do que têm, isto não é inveja mas que faz espécie, faz.
                                        Eu que nem ganho mal e a minha namorada também nem ganha assim tão pouco e somos cuidadosos nos gastos.
                                        Mas dentro deste Portugal, reina a vigarice e a corrupção logo seguida da inveja e depois vem o escárnio e maldizer, enfim TUGAS no seu melhor.
                                        Eh lá!...
                                        Mas, já diz o provérbio: "O bom julgador por si se julga"...



                                        Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
                                        Portugueses & italianos. top EU não sei qual esta em primeiro lugar empate...
                                        Em primeiro deves estar tu...
                                        Principalmente no top da frustração e da tristeza, tal são os disparates que vais debitando em tudo que tenha a ver com Portugal e/ou com os portugueses!
                                        Coitado, não está fácil curares esse trauma!...



                                        Originalmente Colocado por Sinonimo Ver Post
                                        Ou Espanha..


                                        Basicamente o resto da Europa ocidental, mas isso faz umas faíscas a alguns..que entram na paroleira nacionalista e.. só sai parolice
                                        Acho que o teu caso é bem pior do que a inveja!...
                                        Aparentemente também tens um trauma psicológico qualquer...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                                          A inveja é um traço cultural dos portugueses, lembro-me sempre desta história cuja moral faz bem lembrar a inveja característica do tuga:
                                          Havia um homem numa praia que vendia caranguejos enquanto pescava.
                                          À medida que os ia apanhando, colocava-os dentro de um balde sem tampa. Ora isso causava algum mistério a muitos que passavam e viam o balde aberto.
                                          Interrogavam-se porque é que o pescador não o fechava para evitar possíveis fugas dos caranguejos que tentavam escapar.

                                          Certo dia, uma dessas pessoas aproximou-se do pescador e perguntou:
                                          - Olá amigo! Estou curioso... não tem medo que os caranguejos fujam do balde sem tampa?

                                          - Claro que não, chefe! - respondeu ele - Não vê que são caranguejos portugueses...?! Quando um começa a subir, os outros tratam logo de o puxar para baixo!

                                          Outros traços culturais dos portugueses ainda mais evidentes e que nos distinguem de outras culturas (porque a inveja é universal) é o chico-espertismo e a arte do desenrascanço.
                                          Eu devo ser muito pouco invejoso porque não noto assim nada de especial!...
                                          Se calhar é preciso ser-se muito invejoso para o notar nos outros...

                                          Já andei por quase toda a Europa e também não vi diferenças assinaláveis...
                                          O que notei é que somos mais solidários, humildes e simpáticos do que a "média" europeia!!

                                          Mas, já dizia o outro:
                                          Eu em humildade sou um campeão...
                                          https://www.youtube.com/watch?v=yMOYeaoec24
                                          https://www.youtube.com/watch?v=w1YtWeYDH7s
                                          Editado pela última vez por ASAS; 25 May 2016, 19:44.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                            Concordas ou não que em pt achamos os estrangeiros superiores?
                                            Não, achamos os turistas como uma fonte de receita e que por isso devem ser bem tratados. Uma parte considerável do PIB de Portugal vem do turismo.
                                            Editado pela última vez por Karma; 25 May 2016, 20:13.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por zebandido Ver Post
                                              É...mais barato e mais seguro...
                                              Mas não é tão bonito, a comida não é tão boa e, já que estamos num forum sobre automóveis, os carros portugueses são todos umas carripanas, piores ainda que os russos

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                Não tem nada a ver!...
                                                Estado francês tem 14% do capital da PSA, por isso:
                                                Governo francês contra aumento de salário de Carlos Tavares
                                                http://economico.sapo.pt/noticias/go...es_245828.html
                                                Como referi, não vi a noticia, mas foi dito que tinha sido vetada numa assembleia de accionistas o aumento de salários de um CEO com 56% dos votos contras, mas penso ter sido o Carlos Ghoshn da Renault-Nissan, estes aumentos é que tem sido utilizados para a opinião publica exigir estas leis, é transversal a outras empresas, como por exemplo a Air France que aumentou o salario do CEO em 800.000€ e depois aos funcionários pouco mais de 100€.

                                                Comentário


                                                  Asas e ataques pessoais multidirecionais.., e os outros é que têm desequilíbrios

                                                  Bebe chá.


                                                  A dos carros ainda não aconteceu comigo, mas por mais que me custe acreditar, já me relataram carro novo riscado no bairro, sem supostas animosidades que o pudessem justificar!

                                                  Isto é de um nível.. top.

                                                  Quanto ao turismo, também foi um excelente argumento

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                                                    A inveja é um traço cultural dos portugueses, lembro-me sempre desta história cuja moral faz bem lembrar a inveja característica do tuga:
                                                    Havia um homem numa praia que vendia caranguejos enquanto pescava.
                                                    À medida que os ia apanhando, colocava-os dentro de um balde sem tampa. Ora isso causava algum mistério a muitos que passavam e viam o balde aberto.
                                                    Interrogavam-se porque é que o pescador não o fechava para evitar possíveis fugas dos caranguejos que tentavam escapar.

                                                    Certo dia, uma dessas pessoas aproximou-se do pescador e perguntou:
                                                    - Olá amigo! Estou curioso... não tem medo que os caranguejos fujam do balde sem tampa?

                                                    - Claro que não, chefe! - respondeu ele - Não vê que são caranguejos portugueses...?! Quando um começa a subir, os outros tratam logo de o puxar para baixo!

                                                    Outros traços culturais dos portugueses ainda mais evidentes e que nos distinguem de outras culturas (porque a inveja é universal) é o chico-espertismo e a arte do desenrascanço.

                                                    Foi das melhores coisas, que já vi escrita aqui neste fórum parabéns, tem todo o sentido.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                      Não, achamos os turistas como uma fonte de receita e que por isso devem ser bem tratados. Uma parte considerável do PIB de Portugal vem do turismo.
                                                      Certo, e, mesmo que não fossem "fonte de receita" eram (e são) bem tratados na mesma!!

                                                      Claro que os turistas não são "superiores", são visitantes e (normalmente) tem algum poder económico, mas, só os acha superiores que for um miserável infeliz!!
                                                      E, se nós falamos a língua deles e eles não falam a nossa, não somos certamente nós que somos "piores"!...



                                                      Originalmente Colocado por HugoFaria Ver Post
                                                      Mas não é tão bonito, a comida não é tão boa e, já que estamos num forum sobre automóveis, os carros portugueses são todos umas carripanas, piores ainda que os russos
                                                      Mais um pobre coitado... ou é o mesmo que por aí andava, tal é qualidade e semelhança do "discurso"!



                                                      Originalmente Colocado por Sinonimo Ver Post
                                                      Asas e ataques pessoais multidirecionais.., e os outros é que têm desequilíbrios

                                                      Bebe chá.


                                                      A dos carros ainda não aconteceu comigo, mas por mais que me custe acreditar, já me relataram carro novo riscado no bairro, sem supostas animosidades que o pudessem justificar!

                                                      Isto é de um nível.. top.

                                                      Quanto ao turismo, também foi um excelente argumento
                                                      Não são ataques pessoais, é apenas a constatação resultante do que escreves e da tua atitude!!
                                                      Ataques mais é contigo, e, normalmente, são generalizados!
                                                      Se és um pobre coitado sem orgulho e auto-estima, fala por ti; não generalizes a todos os portugueses!!

                                                      Não acredito que o tal carro tenha sido riscado por inveja!!
                                                      A não ser que esse bairro seja muito manhoso... Embora ache muito mais provável que, antes da inveja (e tendo em conta certas atitudes de certos indivíduos), mais depressa lhe riscavam o carro por ressentimento (ou outra coisa qualquer) - o que obviamente também não está correcto, mas há medrosos para tudo!...
                                                      Também não se vêem carros (pouco) riscados na Espanha ou na França, etc...

                                                      E, qual é o problema do argumento do turismo?!

                                                      Comentário


                                                        Já vi pessoal a queixar-se de terem os carros riscados/vandalizados e segundo eles era por inveja. Mas uma história tem sempre 2 lados. E quando se investigava mais a fundo percebia-se que essas pessoas não eram os pobres inocentes, vitimas de invejosos, que tanto apregoavam...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                          Certo, e, mesmo que não fossem "fonte de receita" eram (e são) bem tratados na mesma!!

                                                          Claro que os turistas não são "superiores", são visitantes e (normalmente) tem algum poder económico, mas, só os acha superiores que for um miserável infeliz!!
                                                          E, se nós falamos a língua deles e eles não falam a nossa, não somos certamente nós que somos "piores"!...





                                                          Mais um pobre coitado... ou é o mesmo que por aí andava, tal é qualidade e semelhança do "discurso"!





                                                          Não são ataques pessoais, é apenas a constatação resultante do que escreves e da tua atitude!!
                                                          Ataques mais é contigo, e, normalmente, são generalizados!
                                                          Se és um pobre coitado sem orgulho e auto-estima, fala por ti; não generalizes a todos os portugueses!!

                                                          Não acredito que o tal carro tenha sido riscado por inveja!!
                                                          A não ser que esse bairro seja muito manhoso... Embora ache muito mais provável que, antes da inveja (e tendo em conta certas atitudes de certos indivíduos), mais depressa lhe riscavam o carro por ressentimento (ou outra coisa qualquer) - o que obviamente também não está correcto, mas há medrosos para tudo!...
                                                          Também não se vêem carros (pouco) riscados na Espanha ou na França, etc...

                                                          E, qual é o problema do argumento do turismo?!
                                                          Tens uma moedinha rapaz?

                                                          Sou de um bairro social, pobre coitado, desempregado, futuro emigrante e portanto um fraco, doente mental.. entre outras dissertacoes

                                                          Não deve haver muito para fazer em Barcelos..

                                                          Despeja-se no fórum, com a classe de um grunho da tasca lá da terra.

                                                          Mas estas coisas estão nos livros de psicologia..

                                                          É provável que o tema te seja sensível.

                                                          As melhoras.

                                                          Quanto ao assunto, é como diz aí o galo de Barcelos , não há diferenças. Em toda a Europa é tudo a mesma coisa. Quem discordar é um complexado fdp, pobre coitado e tudo o resto..lol. A ironia é que ate nas opiniões se pode ser um invejoso de *****.
                                                          Editado pela última vez por Sinonimo; 26 May 2016, 20:37.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                            Não, achamos os turistas como uma fonte de receita e que por isso devem ser bem tratados. Uma parte considerável do PIB de Portugal vem do turismo.
                                                            Ok, obrigada pela tua opinião.
                                                            Já sabes que eu discordo, ehehhehe

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por carlo Ver Post
                                                              Já vi pessoal a queixar-se de terem os carros riscados/vandalizados e segundo eles era por inveja. Mas uma história tem sempre 2 lados. E quando se investigava mais a fundo percebia-se que essas pessoas não eram os pobres inocentes, vitimas de invejosos, que tanto apregoavam...
                                                              Provavelmente era malta com inveja dos estacionamentos à imbecil.
                                                              Mas por acaso várias vezes chego ao meu e lá está mais um risco, a ultima até foi uma matrícula dobrada e não imbecilo muito, agora inveja... aposto que não foi!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X