Anúncio

Collapse
No announcement yet.

a inveja é um traço cultural profundo dos portugueses?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A inveja é uma característica humana presente em todo o lado, ainda que esteja mais vincada em determinadas culturas. Mas mesmo dentro de um país, há variações regionais e entre zonas urbanas e rurais.

    Comentário


      Mas ... mas dizer que a inveja esta associada á esquerda ou direita é de bradar mesmo!

      Sinto aí um forte sentimento de perseguição....

      Quanto á inveja: seja quem for, aonde for, ela existe e está presente. Os portugueses não tem os defeitos todos... somos apenas humanos como os outros.

      Depois ter inveja é uma coisa, e tentar prejudicar outros é outra completamente diferente.

      Felizmente não tenho inveja de nada nem de ninguém! Meu pai querido que saí a ti!

      Comentário


        Originalmente Colocado por Sinonimo Ver Post
        Tens uma moedinha rapaz?

        Sou de um bairro social, pobre coitado, desempregado, futuro emigrante e portanto um fraco, doente mental.. entre outras dissertacoes

        Não deve haver muito para fazer em Barcelos..

        Despeja-se no fórum, com a classe de um grunho da tasca lá da terra.


        Mas estas coisas estão nos livros de psicologia..

        É provável que o tema te seja sensível.

        As melhoras.

        Quanto ao assunto, é como diz aí o galo de Barcelos , não há diferenças. Em toda a Europa é tudo a mesma coisa. Quem discordar é um complexado fdp, pobre coitado e tudo o resto..lol. A ironia é que ate nas opiniões se pode ser um invejoso de *****.
        Ora aí está um bom resumo de algumas das tuas participação... mas, tu é que sabes!...


        Originalmente Colocado por pmvs1981 Ver Post
        Mas ... mas dizer que a inveja esta associada á esquerda ou direita é de bradar mesmo!

        Sinto aí um forte sentimento de perseguição....

        Quanto á inveja: seja quem for, aonde for, ela existe e está presente. Os portugueses não tem os defeitos todos... somos apenas humanos como os outros.

        Depois ter inveja é uma coisa, e tentar prejudicar outros é outra completamente diferente.

        Felizmente não tenho inveja de nada nem de ninguém! Meu pai querido que saí a ti!
        Essa associação da inveja à direita ou esquerda é mesmo o cumulo da parvoíce!...
        Mais depressa se associa a inveja ao capitalismos/consumismo...

        E claro, uma coisa é o desejo de ter o Ferrari do Ronaldo, outra é ter inveja ou algum sentimento negativo (ou mesmo quer estragar-lhe o carro só porque não se ter um igual)!

        Comentário


          Portugueses são os menos satisfeitos com a vida. Porquê?

          Comentário


            "Há crianças vítimas de bullying na escola porque pais têm casa nova"


            15 out, 2018 - 11:31 • José Pedro Frazão
            O coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior diz que a desconfiança em relação à burocracia do Estado criou condições para o aparecimento de irregularidades na reconstrução de casas afetadas pelos incêndios. No programa " Da Capa à Contracapa", João Paulo Catarino reconhece que o maior desafio está na capacidade de atração de mais jovens para os territórios devastados em 2017.

            Punição exemplar.
            É o pedido do líder da Unidade de Missão para o Interior caso se confirmem eventuais irregularidades na atribuição de casas em zonas afectadas pelos incêndios de junho. Ouvido no programa "Da Capa à Contracapa", João Paulo Catarino diz que a existência de alguns casos irregulares "ensombra um processo que tem corrido extraordinariamente bem. Começou pela solidariedade dos portugueses, pela resposta da administração central e dos seus funcionários que devem ser lembrados e são muitas vezes esquecidos", dando o exemplo dos trabalhadores da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, Ministério da Agricultura, Segurança Social e Saúde.
            O homem que lidera a entidade que gere programas ligados ao interior chama a atenção para o impacto desta polémica nas crianças destas comunidades.

            "Naquelas aldeias nota-se hoje até que há crianças que são vítimas de bullying na escola, porque o pai e a mãe têm uma casa nova e os que estavam ao lado não tiveram direito a uma casa nova porque não ardeu. Os fenómenos de inveja são próprios da condição humana e nestes territórios e aldeias são maiores ainda", afirma João Paulo Catarino. O antigo autarca de Proença-a-Nova diz ter alertado em devido tempo para os perigos da desburocratização excessiva das intervenções de apoio público após os incêndios.


            "A seguir aos incêndios, ouvimos por todo o lado ‘desburocratizem’. Aliás houve muitas pessoas que não quiseram entregar o dinheiro, os seus donativos ao fundo criado pelo Estado precisamente porque sabiam que o Estado era muito burocrata e ia levar muito tempo a disponibilizar esse dinheiro às pessoas. Aliás até organismos públicos como a Caixa Geral de Depósitos optaram por não entregar o dinheiro ao fundo criado pelo Estado para esse efeito, precisamente por causa dessa questão. Queriam obrigatoriamente que o Estado desburocratizasse. Eu sempre disse ‘cuidado com a desburocratização’. Porque daqui a menos de um ano toda a gente iria querer ver os papeis que a lei obriga e muitos outros papéis", afirma o coordenador da UMVI.

            Prioridade a incentivos aos jovens

            João Paulo Catarino admite que os programas de recuperação no Pinhal Interior precisam de tempo para serem implementadas, com "continuidade de 10 ou 20 anos" para que os efeitos práticos dessas políticas se comecem a ver no terreno.
            "Precisamos de pessoas no território, de jovens. Aí julgo que temos que fazer mais. Temos que convencer os jovens que têm futuro naqueles territórios, com um conjunto de incentivos à instalação de jovens agricultores, com financiamento para a instalação da sua atividade agrícola. O jovem agricultor não tem que ser isso de forma exclusiva, pode ter outra atividade. Pode fazer essa alteração na sua vida profissional de forma progressiva, mas devo reconhecer que não é um processo fácil. Tivemos 12 candidaturas. Esperamos que levem as candidaturas até ao fim", afirma o convidado da edição da edição desta semana do "Da Capa à Contracapa". O programa contou ainda com a participação de Paulo Fernandes, engenheiro florestal da UTAD e a jornalista Patrícia Carvalho, autora do livro "Ainda aqui estou" sobre os incêndios de Junho e Outubro de 2017, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

            João Paulo Catarino destaca a "procura enorme" do programa de atração de novas empresas na ordem dos 100 milhões de euros e elogia a resposta do Governo e dos empresários no restabelecimento do tecido económico afetado pelos incêndios na zona centro.

            Comentário


              Qual é a última palavra dos Lusíadas?

              Comentário


                Enveja.

                Comentário



                  Tenho conhecimento de algo parecido e isto é o reflexo do que se passa em suas casas, é o reflexo da mentalidade dos pais e é da sua culpa que os seus filhos se estejam a tornar em pessoas mesquinhas como eles.

                  Conheço numa escola primaria, hoje acho que se diz EB1, cujas idades das crianças é demasiado baixa para se preocuparem com assuntos e temas destes, pelo menos no meu tempo assim era. O que é certo é que há muito bullying devido ao facto de certos colegas vestirem roupas usadas vindas de irmãos ou primos mais velhos, tornou-se tão grave no meio escolar que foi necessário fazer uma reunião de pais na escola para debater o assunto.

                  Ora bem, como é que crianças de 6 a 10 anos sabem se as roupas são ou não usadas?

                  Os pais são os responsáveis, cada vez há mais complexos nesta nova geração de pais, seja de inferioridade, seja de superioridade devido às diferenças sociais. Estão a querer fazer parecer que é positivo e que é possível uma homogeneização da sociedade, isso não é possível e o que se vai obter é um cada vez maior isolamento devido a fobias sociais e com isso uma serie de graves doenças psiquiátricas. É assustador ver a quantidade de crianças e jovens que já tomam ansiolíticos e antidepressivos.

                  No meu tempo também havia esse tal bullying como é agora chamado, mas era menos prejudicial pois não era dramatizado como o fazem agora, não haviam inimigos de estimação marcados. Era algo que não pensávamos durante muito tempo nem dávamos muita importância, eram apenas uns cachaços, hoje levavas tu amanha apanhava eu e a seguir iaamos todos jogar ao berlinde ou ao pião, hoje o drama exacerbado está presente em tudo.

                  Recentemente um amigo meu contou-me uma situação que se passou no seu local de trabalho, em que uma colega parou de trabalhar e exigiu ir para casa pois umas pequenas formigas entraram por um canto da janela no escritório, de acordo com ela era uma infestação o que a fez ter uma crise de ansiedade e uma suposta necessidade de abandonar o local. Conclusão, foi o resto do dia para casa e teve que se chamar o técnico de desinfestação por causa de meia duzia de formigas

                  Peço desculpa pelo OT na ultima parte

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por FapMaster Ver Post
                    Tenho conhecimento de algo parecido e isto é o reflexo do que se passa em suas casas, é o reflexo da mentalidade dos pais e é da sua culpa que os seus filhos se estejam a tornar em pessoas mesquinhas como eles.

                    Conheço numa escola primaria, hoje acho que se diz EB1, cujas idades das crianças é demasiado baixa para se preocuparem com assuntos e temas destes, pelo menos no meu tempo assim era. O que é certo é que há muito bullying devido ao facto de certos colegas vestirem roupas usadas vindas de irmãos ou primos mais velhos, tornou-se tão grave no meio escolar que foi necessário fazer uma reunião de pais na escola para debater o assunto.

                    Ora bem, como é que crianças de 6 a 10 anos sabem se as roupas são ou não usadas?

                    Os pais são os responsáveis, cada vez há mais complexos nesta nova geração de pais, seja de inferioridade, seja de superioridade devido às diferenças sociais. Estão a querer fazer parecer que é positivo e que é possível uma homogeneização da sociedade, isso não é possível e o que se vai obter é um cada vez maior isolamento devido a fobias sociais e com isso uma serie de graves doenças psiquiátricas. É assustador ver a quantidade de crianças e jovens que já tomam ansiolíticos e antidepressivos.

                    No meu tempo também havia esse tal bullying como é agora chamado, mas era menos prejudicial pois não era dramatizado como o fazem agora, não haviam inimigos de estimação marcados. Era algo que não pensávamos durante muito tempo nem dávamos muita importância, eram apenas uns cachaços, hoje levavas tu amanha apanhava eu e a seguir iaamos todos jogar ao berlinde ou ao pião, hoje o drama exacerbado está presente em tudo.

                    Recentemente um amigo meu contou-me uma situação que se passou no seu local de trabalho, em que uma colega parou de trabalhar e exigiu ir para casa pois umas pequenas formigas entraram por um canto da janela no escritório, de acordo com ela era uma infestação o que a fez ter uma crise de ansiedade e uma suposta necessidade de abandonar o local. Conclusão, foi o resto do dia para casa e teve que se chamar o técnico de desinfestação por causa de meia duzia de formigas

                    Peço desculpa pelo OT na ultima parte

                    Já vivi em vários países e lido/lidei com várias pessoas de nacionalidades diferentes, alguns deles vivem/viviam em Portugal e sim todos falam desse factor inveja presente nos Portugueses.

                    Sinceramente é algo que nao consigo nem nunca consegui perceber, pois para mim tanto me faz que tenham muito ou pouco, nao sao eles que me vao pagar as minhas contas nem eu as deles.

                    Nao é exclusivo dos Portugueses claro, há inveja em todo lado mas parece estar mais enrraizada na cultura Portuguesa por alguma razao...


                    A questao de roupas usadas que vinham de primos, irmaos ou algo que o valha...
                    Eu nasci na Suica, vivi em Franca quando era pequeno e mais velho um pouco vivi em Espanha, hoje vivo no UK e há várias coisas que sao unanimes a estes países e que com a internet sao fáceis de comprovar.

                    Em Portugal, trocas a mobilia lá de casa e vendes tudo ao preco de quase novo... se estiveres a dar é porque está estragado e te custa muito levar para o lixo.
                    Suica, Espanha, Franca, UK é habitual o pessoal postar online a vender as coisas que já nao querem/precisam por precos muito baixos ou entao a oferecer essas mesmas coisas a quem quiser ir buscar.

                    Isto inclui desde mobilias, roupas, brinquedos para os mais pequenos etc etc...

                    É habitual o pessoal deixar roupas usadas nas escolas para que outras pessoas as possam usar, muitas vezes algumas ainda com etiquetas por nunca terem sido usadas.


                    Por alguma razao a comunidade Portuguesa por esse mundo fora é muito pouco unida.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                      Já vivi em vários países e lido/lidei com várias pessoas de nacionalidades diferentes, alguns deles vivem/viviam em Portugal e sim todos falam desse factor inveja presente nos Portugueses.

                      Sinceramente é algo que nao consigo nem nunca consegui perceber, pois para mim tanto me faz que tenham muito ou pouco, nao sao eles que me vao pagar as minhas contas nem eu as deles.

                      Nao é exclusivo dos Portugueses claro, há inveja em todo lado mas parece estar mais enrraizada na cultura Portuguesa por alguma razao...


                      A questao de roupas usadas que vinham de primos, irmaos ou algo que o valha...
                      Eu nasci na Suica, vivi em Franca quando era pequeno e mais velho um pouco vivi em Espanha, hoje vivo no UK e há várias coisas que sao unanimes a estes países e que com a internet sao fáceis de comprovar.

                      Em Portugal, trocas a mobilia lá de casa e vendes tudo ao preco de quase novo... se estiveres a dar é porque está estragado e te custa muito levar para o lixo.
                      Suica, Espanha, Franca, UK é habitual o pessoal postar online a vender as coisas que já nao querem/precisam por precos muito baixos ou entao a oferecer essas mesmas coisas a quem quiser ir buscar.

                      Isto inclui desde mobilias, roupas, brinquedos para os mais pequenos etc etc...

                      É habitual o pessoal deixar roupas usadas nas escolas para que outras pessoas as possam usar, muitas vezes algumas ainda com etiquetas por nunca terem sido usadas.


                      Por alguma razao a comunidade Portuguesa por esse mundo fora é muito pouco unida.
                      Na Noruega comprei quando la estive comprei uma bicicleta em segunda mão, em muito bom estado, por 35€, essa loja de coisas ussadas até pratos e talheres em segunda mão vendia, em Portugal não sei se alguem compraria em segunda mão estas coisas.

                      Comentário


                        O problema dessas coisas em 2ª mão, é que por vezes pedem praticamente o mesmo valor do produto, que um novo.

                        Ainda há uns tempos no tópico da informática, referiram isso de material de informatica, estarem a pedir ihual ou mais, que produtos novos (e com 2 anos de garantia).

                        Se produto é usado... é usado e tal tem que se repercutir no preço... senão, dificilmente será vendido.

                        Comentário


                          Há uns dias atrás, estava eu tranquilo num restaurante, e duas mesas ao lado uma loira e um homem mais velho comentavam em alta voz, que os ricos são todos vigaristas, corruptos e ladrões. Que é impossível ter-se tanto dinheiro, seguindo uma conduta de vida honesta.
                          Foi giro apreciar os olhares do resto do restaurante que se apercebeu da verborreia.

                          Comentário


                            as pessoas preferem acreditar nisso do que reconhecer que são uns falhados e que desperdiçaram todas as oportunidades que tiveram na vida.

                            Comentário


                              Se houver isso do bullying na escola dos meus filhos por causa da roupa "herdada" dos mais velhos, estão bem lixados...

                              Este fds recebi 5 sacos daqueles grandes dos hipermercados com roupa, e foram embora outros tantos para amigos com filhos mais pequenos...

                              Só de fazer contas ao dinheiro que me ia custar comprar muitos daquela roupa, até fiquei feliz de ter amigos com filhos uns anos mais velhos que os meus!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por FapMaster Ver Post
                                Tenho conhecimento de algo parecido e isto é o reflexo do que se passa em suas casas, é o reflexo da mentalidade dos pais e é da sua culpa que os seus filhos se estejam a tornar em pessoas mesquinhas como eles.

                                Conheço numa escola primaria, hoje acho que se diz EB1, cujas idades das crianças é demasiado baixa para se preocuparem com assuntos e temas destes, pelo menos no meu tempo assim era. O que é certo é que há muito bullying devido ao facto de certos colegas vestirem roupas usadas vindas de irmãos ou primos mais velhos, tornou-se tão grave no meio escolar que foi necessário fazer uma reunião de pais na escola para debater o assunto.

                                Ora bem, como é que crianças de 6 a 10 anos sabem se as roupas são ou não usadas?

                                Os pais são os responsáveis, cada vez há mais complexos nesta nova geração de pais, seja de inferioridade, seja de superioridade devido às diferenças sociais. Estão a querer fazer parecer que é positivo e que é possível uma homogeneização da sociedade, isso não é possível e o que se vai obter é um cada vez maior isolamento devido a fobias sociais e com isso uma serie de graves doenças psiquiátricas. É assustador ver a quantidade de crianças e jovens que já tomam ansiolíticos e antidepressivos.

                                No meu tempo também havia esse tal bullying como é agora chamado, mas era menos prejudicial pois não era dramatizado como o fazem agora, não haviam inimigos de estimação marcados. Era algo que não pensávamos durante muito tempo nem dávamos muita importância, eram apenas uns cachaços, hoje levavas tu amanha apanhava eu e a seguir iaamos todos jogar ao berlinde ou ao pião, hoje o drama exacerbado está presente em tudo.

                                Recentemente um amigo meu contou-me uma situação que se passou no seu local de trabalho, em que uma colega parou de trabalhar e exigiu ir para casa pois umas pequenas formigas entraram por um canto da janela no escritório, de acordo com ela era uma infestação o que a fez ter uma crise de ansiedade e uma suposta necessidade de abandonar o local. Conclusão, foi o resto do dia para casa e teve que se chamar o técnico de desinfestação por causa de meia duzia de formigas

                                Peço desculpa pelo OT na ultima parte
                                Sempre houve casos mais extremos de bullying, suicídios, problemas de ansiedade e depressões em jovens, isso de ser algo desta geração é treta, sempre houve, até no tempo dos meus pais que já caminham para os 70 anos...

                                Simplesmente hoje em dia é mais falado, mais debatido, há mais sensibilização para o tema. Essa ideia que passas do antigamente no tema de bullying é exagerado e longe da realidade, se calhar, era o que conhecias...


                                Quanto a última parte, há quem gosta de trabalhar no meio da selva, outros que gostam de ter condições laborais...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                  Na Noruega comprei quando la estive comprei uma bicicleta em segunda mão, em muito bom estado, por 35€, essa loja de coisas ussadas até pratos e talheres em segunda mão vendia, em Portugal não sei se alguem compraria em segunda mão estas coisas.
                                  Sim isso é muito habitual também pela maioria dos países Europeus, em Portugal é raro... por duas razoes, as pessoas querem vender velho a preco de novo e se nao for assim preferem estragar e meter ao lixo do que dar ou entao ninguém quer comprar porque é uma vergonha...

                                  Quando a minha filha mais velha foi para a escola tinhamos montes e montes de roupa em casa de quando ela era bebé, decidimos juntar e dar a uma senhora que dizia passar dificuldades e que tinha tido uma bebé.

                                  Demos roupa suficiente para a crianca usar até aos 3/4 anos sem ela ter de comprar absolutamente nada e como sabes a maioria das criancas usam roupa uma ou duas vezes e quando vais a ver já nao lhe serve, portanto estamos a falar de roupa completamente nova, a maioria roupa de marca.

                                  Fui lá eu a minha mulher lhe levar a roupa a casa e dissemos para ela ver o que estava lá, escolher o que queria, o que nao quisesse que desse a alguém que soubesse que precisava ou que nos dissesse que nós iamos lá buscar e davamos.

                                  Alguns dias depois passou a minha mulher ao pé da casa, onde estava uma grande parte da roupa? Yah... no caixote do lixo ao pé de casa dela.


                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                  O problema dessas coisas em 2ª mão, é que por vezes pedem praticamente o mesmo valor do produto, que um novo.

                                  Ainda há uns tempos no tópico da informática, referiram isso de material de informatica, estarem a pedir ihual ou mais, que produtos novos (e com 2 anos de garantia).

                                  Se produto é usado... é usado e tal tem que se repercutir no preço... senão, dificilmente será vendido.
                                  Sao mentalidades, e isso consegue perceber-se em várias coisas, basta andar pelo facebook marketplace para se perceber as diferencas de país para país.

                                  Originalmente Colocado por SouDEUS Ver Post
                                  Há uns dias atrás, estava eu tranquilo num restaurante, e duas mesas ao lado uma loira e um homem mais velho comentavam em alta voz, que os ricos são todos vigaristas, corruptos e ladrões. Que é impossível ter-se tanto dinheiro, seguindo uma conduta de vida honesta.
                                  Foi giro apreciar os olhares do resto do restaurante que se apercebeu da verborreia.
                                  O problema principal é que a maioria das pessoas pensa precisamente isso.

                                  Se tens dinheiro é porque roubas.
                                  Se comprares algo mais caro, é gozar com os pobres.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                    Sao mentalidades, e isso consegue perceber-se em várias coisas, basta andar pelo facebook marketplace para se perceber as diferencas de país para país.


                                    Mas há que abrir "a pestana".

                                    Há quem coloque as coisas em preço e aí vendem.... mas se colocarem um preço puxado, tendo já usufruído do bem... aí não podem querer muitos resultados.
                                    Editado pela última vez por nto; 19 October 2018, 10:29. Razão: Correcção ortográfica

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                      Sim isso é muito habitual também pela maioria dos países Europeus, em Portugal é raro... por duas razoes, as pessoas querem vender velho a preco de novo e se nao for assim preferem estragar e meter ao lixo do que dar ou entao ninguém quer comprar porque é uma vergonha...

                                      Quando a minha filha mais velha foi para a escola tinhamos montes e montes de roupa em casa de quando ela era bebé, decidimos juntar e dar a uma senhora que dizia passar dificuldades e que tinha tido uma bebé.

                                      Demos roupa suficiente para a crianca usar até aos 3/4 anos sem ela ter de comprar absolutamente nada e como sabes a maioria das criancas usam roupa uma ou duas vezes e quando vais a ver já nao lhe serve, portanto estamos a falar de roupa completamente nova, a maioria roupa de marca.

                                      Fui lá eu a minha mulher lhe levar a roupa a casa e dissemos para ela ver o que estava lá, escolher o que queria, o que nao quisesse que desse a alguém que soubesse que precisava ou que nos dissesse que nós iamos lá buscar e davamos.

                                      Alguns dias depois passou a minha mulher ao pé da casa, onde estava uma grande parte da roupa? Yah... no caixote do lixo ao pé de casa dela.




                                      De lamentar mesmo, por isso é que por vezes e sabendo de certos casos próximos, não dá vontade dar as coisas... se é para deitar fora, deita-se logo na "fonte".

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        Mas há que abrir "a pestana".

                                        Há quem coloque as coisas em preço e aí vendam.... mas se colocarem um preço puxado, tendo já usufruído do bem... aí não podem querer muitos resultados.
                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post


                                        De lamentar mesmo, por isso é que por vezes e sabendo de certos casos próximos, não dá vontade dar as coisas... se é para deitar fora, deita-se logo na "fonte".
                                        Sim sem dúvida que é de lamentar... Na altura a minha mulher ficou tao chateada que queria lá ir dizer-lhe.
                                        Verdade que ela merecia ouvir uma ou duas verdades.

                                        Comentário


                                          Portugal é um país "pobre" e com mentalidade de pobre.

                                          Vem daí a necessidade de esbanjar em carros novos pra mostrar que se pode.


                                          E isso de comprar algo usado é igual. As pessoas não querem ter de dizer "não tinha dinheiro e tive de comprar usado". Parece que causa vergonha. Igual ao vender usado. Vende se muito alto pra recuperar tudo. Até em comprar vivendas usadas!

                                          Mas como este fórum tem muita gente da classe média-alta, não iam perceber essa realidade.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por FapMaster Ver Post
                                            Tenho conhecimento de algo parecido e isto é o reflexo do que se passa em suas casas, é o reflexo da mentalidade dos pais e é da sua culpa que os seus filhos se estejam a tornar em pessoas mesquinhas como eles.

                                            Conheço numa escola primaria, hoje acho que se diz EB1, cujas idades das crianças é demasiado baixa para se preocuparem com assuntos e temas destes, pelo menos no meu tempo assim era. O que é certo é que há muito bullying devido ao facto de certos colegas vestirem roupas usadas vindas de irmãos ou primos mais velhos, tornou-se tão grave no meio escolar que foi necessário fazer uma reunião de pais na escola para debater o assunto.

                                            Ora bem, como é que crianças de 6 a 10 anos sabem se as roupas são ou não usadas?

                                            Os pais são os responsáveis, cada vez há mais complexos nesta nova geração de pais, seja de inferioridade, seja de superioridade devido às diferenças sociais. Estão a querer fazer parecer que é positivo e que é possível uma homogeneização da sociedade, isso não é possível e o que se vai obter é um cada vez maior isolamento devido a fobias sociais e com isso uma serie de graves doenças psiquiátricas. É assustador ver a quantidade de crianças e jovens que já tomam ansiolíticos e antidepressivos.

                                            No meu tempo também havia esse tal bullying como é agora chamado, mas era menos prejudicial pois não era dramatizado como o fazem agora, não haviam inimigos de estimação marcados. Era algo que não pensávamos durante muito tempo nem dávamos muita importância, eram apenas uns cachaços, hoje levavas tu amanha apanhava eu e a seguir iaamos todos jogar ao berlinde ou ao pião, hoje o drama exacerbado está presente em tudo.

                                            Recentemente um amigo meu contou-me uma situação que se passou no seu local de trabalho, em que uma colega parou de trabalhar e exigiu ir para casa pois umas pequenas formigas entraram por um canto da janela no escritório, de acordo com ela era uma infestação o que a fez ter uma crise de ansiedade e uma suposta necessidade de abandonar o local. Conclusão, foi o resto do dia para casa e teve que se chamar o técnico de desinfestação por causa de meia duzia de formigas

                                            Peço desculpa pelo OT na ultima parte
                                            Isso é chico espertice

                                            Diferenças sociais como? Quem realmente tem nao tem os putos nessas escolas. Que diferenças existem e vês, não entendo. Antigamente tinhas diferenças brutais, do medico, filho do advogado etc, do professor, hoje em dia esses estao todos tesos lol.
                                            Editado pela última vez por jktfah; 18 October 2018, 20:24.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por SouDEUS Ver Post
                                              Há uns dias atrás, estava eu tranquilo num restaurante, e duas mesas ao lado uma loira e um homem mais velho comentavam em alta voz, que os ricos são todos vigaristas, corruptos e ladrões. Que é impossível ter-se tanto dinheiro, seguindo uma conduta de vida honesta.
                                              Foi giro apreciar os olhares do resto do restaurante que se apercebeu da verborreia.
                                              sao os proprios ricoos que dizem isso
                                              e nao se apercebem
                                              que se estão a denunciar

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                Portugal é um país "pobre" e com mentalidade de pobre.

                                                Vem daí a necessidade de esbanjar em carros novos pra mostrar que se pode.


                                                E isso de comprar algo usado é igual. As pessoas não querem ter de dizer "não tinha dinheiro e tive de comprar usado". Parece que causa vergonha. Igual ao vender usado. Vende se muito alto pra recuperar tudo. Até em comprar vivendas usadas!

                                                Mas como este fórum tem muita gente da classe média-alta, não iam perceber essa realidade.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post


                                                  De lamentar mesmo, por isso é que por vezes e sabendo de certos casos próximos, não dá vontade dar as coisas... se é para deitar fora, deita-se logo na "fonte".
                                                  Por isso é que em primeira instância, a roupa vai toda para família/amigos com filhos mais novos.

                                                  Há coisas (casacos, pricipalmente) que já vão em 4ª mão, quase como novos (os miúdos usam 3/4 vezes num ano). É claro que calças, camisolas, camisas e assim é complicado, mas se as coisas forem estimadas, porque não?
                                                  Na roupa que enviei iam coisas que foram usadas 1x (os putos crescem, nem tempo têm de gastar a roupa).

                                                  Se não for assim, prefiro meter tudo num saco e entregar nalguma associação aqui da zona...

                                                  Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                  Portugal é um país "pobre" e com mentalidade de pobre.

                                                  Vem daí a necessidade de esbanjar em carros novos pra mostrar que se pode.

                                                  E isso de comprar algo usado é igual. As pessoas não querem ter de dizer "não tinha dinheiro e tive de comprar usado". Parece que causa vergonha. Igual ao vender usado. Vende se muito alto pra recuperar tudo. Até em comprar vivendas usadas!

                                                  Mas como este fórum tem muita gente da classe média-alta, não iam perceber essa realidade.
                                                  Acho que a mentalidade começa a mudar.

                                                  Já conheço muita gente na casa dos 30 a pensar que comprar usado é sempre um bom negócio. Dizem sempre é que é preciso muita paciência a encontrar algo que valha a pena no meio do lixo que tentam impingir.

                                                  Comentário


                                                    O maior instituto de inveja em Portugal não é a escola....são os condomínios

                                                    Comentário


                                                      Isso do usado em Portugal, é raro ser bom negocio! Há umas lojas de material usado (Exchange ou qualquer coisa do género) que vende produtos usados basicamente a preço de novo!
                                                      Eu cheguei a ver lá um telefone igual ao meu mais caro em segunda mão do que em loja novo!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                                        Sim isso é muito habitual também pela maioria dos países Europeus, em Portugal é raro... por duas razoes, as pessoas querem vender velho a preco de novo
                                                        Basta ir ao OLX. Qualquer artigo que novo custe 100, no OLX, usado e em mau estado, nunca encontras abaixo de 90. Assim não vale a pena.

                                                        E isto estende-se a tudo. Ando a ver moradias. Qualquer moradia dos anos 80, a precisar de muitas obras, custa quase o mesmo que uma nova a estrear no mesmo bairro. Eu acho que as pessoas não têm a mais minima noção. Acham que o que possuem vale ouro

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por FapMaster Ver Post
                                                          Conheço numa escola primaria, hoje acho que se diz EB1, cujas idades das crianças é demasiado baixa para se preocuparem com assuntos e temas destes, pelo menos no meu tempo assim era. O que é certo é que há muito bullying devido ao facto de certos colegas vestirem roupas usadas vindas de irmãos ou primos mais velhos, tornou-se tão grave no meio escolar que foi necessário fazer uma reunião de pais na escola para debater o assunto.
                                                          Já no meu tempo, há 30 anos atrás, era assim. Nem era preciso a roupa ser usada. Bastava que as tuas sapatilhas não fossem Nike, Adidas ou similar para seres fortemente gozado por toda a turma durante todo o ano escolar. Lembro-me perfeitamente do bullying que os meu colegas mais pobres sofriam só porque os pais compravam roupa, ainda que nova, nas feiras aos ciganos.

                                                          Já desde essa altura que eu defendo que em todas as escolas públicas devia ser obrigatório o uso de uniforme escolar, para igualar ricos e pobres no que ao aspecto exterior diz respeito.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                                            Já no meu tempo, há 30 anos atrás, era assim. Nem era preciso a roupa ser usada. Bastava que as tuas sapatilhas não fossem Nike, Adidas ou similar para seres fortemente gozado por toda a turma durante todo o ano escolar...
                                                            Desculpa lá, mas isso só acontecia em escolas de betos e novos-riquinhos...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                              Desculpa lá, mas isso só acontecia em escolas de betos e novos-riquinhos...
                                                              Desculpa lá, mas não ;)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X