Anúncio

Collapse
No announcement yet.

a inveja é um traço cultural profundo dos portugueses?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    Em que outros países as classes sociais se misturam?
    Parcialmente verdade. Repara que nao falo dos donos de isto tudo. Falo a classe alta "normal" (médicos, juizes, pessoas com negocios de sucesso, etc)
    Porque mesmo dentro de Portugal tem regiões mais aptas a misturas que outras.
    Tem algumas regiões de Portugal ou estas mesmo no grupo A ou B. Ate a classe média praticamente nao existe excepto alguns funcionarios publicos.
    Alias tipicamente a classe média em certas regioes finge e esforça-se por parecer classe alta.
    Dito isto tambem é preciso mencionar que pelas sondagens que ja vi por aqui classe médiia é tipicamente vista como já alta...

    Mas é um tema tao complexo que nem quero propriamente discutir. Em parte entendo pq as percepções das coisas muda muito e o poder de acompanhar jantares, ferias , e troca de interesses nao sao compativeis. Sao mundos mesmo diferentes. Eu tenho dificuldade por exemplo em falar dentro de certos grupos com certas mentalidades. Ja nem tento.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
      Não é preciso ires muito longe. O que não falta neste forum é pessoas que julgam que 2000€/mês de salário é abaixo do limiar da pobreza.
      Ideia que tenho é mais o contrario.
      Ou melhor...É essa , mas com psicologia invertida.
      Deixa-me explicar.

      Tens muita gente aqui hipocrita. Foi das coisas que mais aprendi neste forum. Mesmo as pessoas nao se conhecendo e nao dando a cara gostam de dizer o politicamente correcto. Para mim isto é estranho. Aqui devia ser ao contrario. Para hipocrisia das fotos das criancinhas a passar fome e todos indignados temos o facebook.

      Muitos que pensam que 2000€ é um ordenado " comum" dentro de certas classes, sao os que vao aqui dizer que é um extraordinario ordenado e quase ninguem em portugal ganha isso Falo de liquidos. Vao dizer que com 800€ por mês já dá para juntar uns 500€ por mês e é viavel num prazo de 8 a 10 anos ter 50 mil liquidos para advertencias da vida (e atenção , isto sem passar necessidades e ate fazendo uma vida em grande ) . Claro que tudo conversa oca para otario ler e se presentear com demagogia (basta seguir alguns topiicos aqui do lado que é rir ate cair para o lado).
      Nem que todos os anos esse mesmo user gaste uns 10 mil euros só a trocar a decoração da sala. Isso é até fazivel ate para quem ganhe o ordenado minimo.

      Mas isso nem é o mais engraçado. O hipocrita é q se tu disseres que conheces muita gente que ganha 1500€ e sao classe média atacam-te como um cão raivoiso defensor dos oprimidos e frágeis. Porque para eles estás a ser imoral e ofender as pessoas "comuns".

      Mundo estranho este...
      Editado pela última vez por Mvieira79; 23 May 2016, 18:24.

      Comentário


        #63
        Veja-se um tópico a perguntar da compra de uma BMW 530d, que anda no Geral. Se dúvidas houvesse...

        Comentário


          #64
          Certas pessoas até têm inveja de quem nada faz e pouco tem, porque têm que trabalhar todos os dias lol.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
            Certas pessoas até têm inveja de quem nada faz e pouco tem, porque têm que trabalhar todos os dias lol.
            eu so tenho inveja daqueles que apenas recebem o subsidio de desemprego e depois vai se a ver e é só carros alemães recentes e casas com piscina e corpos bombados da jarda e com o boné da parolice nos cornos, gostava de saber o segredo....é que eu farto me de trabalhar para sustentar essa gentalha..assim nao.
            Editado pela última vez por CO2; 23 May 2016, 20:00.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
              eu so tenho inveja daqueles que apenas recebem o subsidio de desemprego e depois vai se a ver e é só carros alemães recentes e casas com piscina e corpos bombados da jarda e com o boné da parolice nos cornos, gostava de saber o segredo....
              Não falo do Estado nem subsídios.
              Eu ganhava dinheiro online e levava com bocas foleiras dos vizinhos da ruazita. Que os filhos tinham que trabalhar das x às y e eu também tinha que ir lol, nem precisava disso para nada. Sei lá, queriam ver-me tb a vergar a mola, não sei qual era o objectivo ao certo...

              Comentário


                #67
                E de pessoal que se mata para comprar biciletas de 5k, carros e motas... eh pá, isso é lá com eles, mas dizerem não sei que e mandarem bocas a outros enfim...
                Se não dá que não comprem isso e trabalhem menos.

                Comentário


                  #68
                  Psicólogos a falarem de um povo...
                  ...é uma piada?!

                  Eu não acho que a inveja seja um traço ou sequer mais marcado no nosso povo, vendo o ex que foi dado aqui, se vejo um ferrari, claro que gostava de ter um, mas sei que não posso, nada me impede de desejar gostar de ter um.

                  As pessoas aqui estão a confundir inveja com outra coisa que não o é.

                  O nosso ser como povo, somos ultra contraditórios, podemos dizer mal de tudo e todos, matamos e esfolamos, mas se nos cair ao lado o pior dos miseráveis, somos capazes de fazer praticamente tudo para o ajudar...

                  Somos como gelo, duros como rocha, mas quebradiços como vidro, com algum tempo passamos a água liquida....
                  Editado pela última vez por m4nn1pul0; 23 May 2016, 20:17.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                    Uma vez a minha mulher disse-me que era incapaz de ser lésbica porque ela e a suposta namorada iriam estar em constante competição uma com a outra. Disse uma coisa engraçada, que não compreendia como é que duas mulheres conseguiam ter uma relação amorosa, uma vez que está no sangue de uma mulher competir e ter inveja de outras mulheres (o que incluiria a namorada).

                    Acaba por ser verdade na maioria dos casos.
                    ta bem, ta bem.....só te lembras dessa conversa porque o teu sonho de um 3some caiu por terra...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                      A inveja, como tantos sentimentos, é má se for doentia, mas com conta peso e medida é uma coisa necessária. Dizem aí para cima que os portuguesas são invejosos porque são mais de esquerda. Ora eu acho pelo contrário que a inveja pode ser um dos motores do empreendedorismo e do trabalho humanos. Uma pessoa vê o que os outros conseguiram, fica invejosa, e esforça-se por conseguir igual.
                      ...........esforça-se por deitar abaixo quem tem mais do que ele, é mais fácil o caminho do bota abaixo e maldizer do que fazer por ter igual que isso dá trabalho e dores de cabeça. Hoje 98% ou 99% das pessoas querem emprego e não trabalho e se for possível que o ordenado seja entregue em casa.

                      Comentário


                        #71
                        Inveja é uma coisa um bocado transversal. Até nos animais se verifica.

                        Mas também é uma coisa com as costas muito largas. Se às vezes se critica alguém ter algo que não foi merecido e até pode representar uma injustiça, quiçá crime, automaticamente é-se rotulado de invejoso.

                        Eu aos olhos de certa gente tenho muita "inveja" daqueles homens de negócio muito bem sucedidos, como aquele senhor Zeinal, ou o seu amigo Salgado, por exemplo.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
                          eu so tenho inveja daqueles que apenas recebem o subsidio de desemprego e depois vai se a ver e é só carros alemães recentes e casas com piscina e corpos bombados da jarda e com o boné da parolice nos cornos, gostava de saber o segredo....é que eu farto me de trabalhar para sustentar essa gentalha..assim nao.
                          Eu gostava de saber é como alguém que ganha o ordenado mínimo consegue andar na borga todos os fins de semana, compram roupa da moda e almoçam fora e fazem bandeiras do que têm, isto não é inveja mas que faz espécie, faz.
                          Eu que nem ganho mal e a minha namorada também nem ganha assim tão pouco e somos cuidadosos nos gastos.
                          Mas dentro deste Portugal, reina a vigarice e a corrupção logo seguida da inveja e depois vem o escárnio e maldizer, enfim TUGAS no seu melhor.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Mvieira79 Ver Post
                            Parcialmente verdade. Repara que nao falo dos donos de isto tudo. Falo a classe alta "normal" (médicos, juizes, pessoas com negocios de sucesso, etc)
                            Porque mesmo dentro de Portugal tem regiões mais aptas a misturas que outras.
                            Tem algumas regiões de Portugal ou estas mesmo no grupo A ou B. Ate a classe média praticamente nao existe excepto alguns funcionarios publicos.
                            Alias tipicamente a classe média em certas regioes finge e esforça-se por parecer classe alta.
                            Dito isto tambem é preciso mencionar que pelas sondagens que ja vi por aqui classe médiia é tipicamente vista como já alta...

                            Mas é um tema tao complexo que nem quero propriamente discutir. Em parte entendo pq as percepções das coisas muda muito e o poder de acompanhar jantares, ferias , e troca de interesses nao sao compativeis. Sao mundos mesmo diferentes. Eu tenho dificuldade por exemplo em falar dentro de certos grupos com certas mentalidades. Ja nem tento.
                            Portugal nao é diferente dos outros países.

                            Comentário


                              #74
                              Claro, só pode ser cena dos Portugueses. Graças a Deus não somos racistas. Deixemos isso para os Americanos, por exemplo (KKK, Donal Trump e afins). Prefiro ser invejosa.


                              Já agora, rotular as pessoas é oriundo de que país?

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver Post
                                Eu gostava de saber é como alguém que ganha o ordenado mínimo consegue andar na borga todos os fins de semana, compram roupa da moda e almoçam fora e fazem bandeiras do que têm, isto não é inveja mas que faz espécie, faz.
                                Eu que nem ganho mal e a minha namorada também nem ganha assim tão pouco e somos cuidadosos nos gastos.
                                Mas dentro deste Portugal, reina a vigarice e a corrupção logo seguida da inveja e depois vem o escárnio e maldizer, enfim TUGAS no seu melhor.
                                Simples. Não pagam rendas nem têm despesas .

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                  Claro, só pode ser cena dos Portugueses. Graças a Deus não somos racistas. Deixemos isso para os Americanos, por exemplo (KKK, Donal Trump e afins). Prefiro ser invejosa.


                                  Já agora, rotular as pessoas é oriundo de que país?
                                  Todos são.No fórum que participava americano de outro assunto o pessoal era igual .
                                  O sucesso era sempre rotulado de sorte. Raramente se dava o mérito a alguém. Como em qualquer fórum também se inventava. Todos ganhavam mundos e fundos.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver Post
                                    Eu gostava de saber é como alguém que ganha o ordenado mínimo consegue andar na borga todos os fins de semana, compram roupa da moda e almoçam fora e fazem bandeiras do que têm, isto não é inveja mas que faz espécie, faz.
                                    Eu que nem ganho mal e a minha namorada também nem ganha assim tão pouco e somos cuidadosos nos gastos.
                                    Mas dentro deste Portugal, reina a vigarice e a corrupção logo seguida da inveja e depois vem o escárnio e maldizer, enfim TUGAS no seu melhor.
                                    Claro que faz espécie, mas numa abordagem mais atenta depressa se percebe o como, o porquê e o quem(que costuma ser a verdadeira razão).

                                    E aí surge a sabedoria popular:
                                    Quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lado lhe vem.
                                    Com a camisa do meu pai também sou um grande homem, etc.

                                    E nesse momento o que era um mistério e intriga junto, desvanece-se e sinto um enorme desprezo por essa pessoa, que não passa de uma marioneta bem vestida; desejando-lhe que o dinheiro dos pais lhe dure por muito tempo

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post


                                      Já agora, rotular as pessoas é oriundo de que país?

                                      Se for na testa, é na Índia.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                        Claro que faz espécie, mas numa abordagem mais atenta depressa se percebe o como, o porquê e o quem(que costuma ser a verdadeira razão).

                                        E aí surge a sabedoria popular:
                                        Quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lado lhe vem.
                                        Com a camisa do meu pai também sou um grande homem, etc.

                                        E nesse momento o que era um mistério e intriga junto, desvanece-se e sinto um enorme desprezo por essa pessoa, que não passa de uma marioneta bem vestida; desejando-lhe que o dinheiro dos pais lhe dure por muito tempo
                                        Depende. Tem pessoal que ganha o OMN e consegue fazer isso. Tipo aqui na aldeola. Basta só não pagar renda.
                                        A roupa lá se arranja, por vezes é em saldos ou mesmo falsa.

                                        Por outro lado tem pessoal no Porto e LX a ganhar o dobro quase a viver pior...
                                        Pago tudo pelos pais também tem. Mas eu cá conheço uns bem ricos que o filho anda sempre teso e tem que se fazer à vida, nem um cêntimo lhe dão.
                                        Isso também é meio parvo... mas pronto.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                          Todos são.No fórum que participava americano de outro assunto o pessoal era igual .
                                          O sucesso era sempre rotulado de sorte. Raramente se dava o mérito a alguém. Como em qualquer fórum também se inventava. Todos ganhavam mundos e fundos.
                                          Tas a falar do 2p2?

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Juventino Ver Post
                                            Tas a falar do 2p2?
                                            Yeap.
                                            Isso da inveja não é só nosso.
                                            Faz parte do ser humano.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
                                              eu so tenho inveja daqueles que apenas recebem o subsidio de desemprego e depois vai se a ver e é só carros alemães recentes e casas com piscina e corpos bombados da jarda e com o boné da parolice nos cornos, gostava de saber o segredo....é que eu farto me de trabalhar para sustentar essa gentalha..assim nao.

                                              Tantos eleitos and friends não usam boné, mas não é por isso..

                                              Comentário


                                                #83
                                                Isso vê-se logo pela inveja que os portugueses têm das potências europeias, como a França, a Itália e a Alemanha, achando que Portugal se iguala a estas, o que qualquer ser racional sabe ser impossível. Só aí se vê a inveja dos portugueses. E mais não digo. Vive La France!

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Ou Espanha..

                                                  Basicamente o resto da Europa ocidental, mas isso faz umas faíscas a alguns..que entram na paroleira nacionalista e.. só sai parolice
                                                  Editado pela última vez por Sinonimo; 24 May 2016, 20:18.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por FilipeCoutinho Ver Post
                                                    Isso vê-se logo pela inveja que os portugueses têm das potências europeias, como a França, a Itália e a Alemanha, achando que Portugal se iguala a estas, o que qualquer ser racional sabe ser impossível. Só aí se vê a inveja dos portugueses. E mais não digo. Vive La France!
                                                    Nunca vejo essa ideia que somos iguais, vejo sim a ideia que somos piores.
                                                    Veja-se a facilidade com que procuramos falar a língua dos turistas.
                                                    Veja-se a conversa típica do "se fosse lá fora!"

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                                      Nunca vejo essa ideia que somos iguais, vejo sim a ideia que somos piores.
                                                      Veja-se a facilidade com que procuramos falar a língua dos turistas.
                                                      Veja-se a conversa típica do "se fosse lá fora!"
                                                      Saber falar a língua dos turistas, nem que seja tentar usar o ingles (uma autentica língua franca nos dias que correm) para nos fazermos entender nao é uma demonstracao de que somos piores que os outros. É apenas uma indicacao de que sabemos falar a língua e que a sabemos usar quando necessário. Por exemplo, se fores á Holanda e se eles sabem que és de fora falam ingles contigo sem problemas nem preconceitos.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                        Saber falar a língua dos turistas, nem que seja tentar usar o ingles (uma autentica língua franca nos dias que correm) para nos fazermos entender nao é uma demonstracao de que somos piores que os outros. É apenas uma indicacao de que sabemos falar a língua e que a sabemos usar quando necessário. Por exemplo, se fores á Holanda e se eles sabem que és de fora falam ingles contigo sem problemas nem preconceitos.
                                                        Concordas ou não que em pt achamos os estrangeiros superiores?

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                                          Concordas ou não que em pt achamos os estrangeiros superiores?
                                                          Superiores não. Mas considero-os sortudos por terem nascido num país rico e próspero.
                                                          Não se escolhe o país onde se nasce. Podiamos ter nascido numa Suiça ou numa Noruega ou numa Austrália. Mas nascemos em Portugal. Também podia ser bem pior, podiamos ter nascido no Iraque.

                                                          Na realidade não acho que estejamos assim tão mal, 80% dos países do mundo estão piores que nós, seja em termos económicos, seja em termos de direitos humanos. Pera lá, afinal se calhar até somos sortudos!
                                                          Editado pela última vez por MVA; 25 May 2016, 10:28.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por FilipeCoutinho Ver Post
                                                            Isso vê-se logo pela inveja que os portugueses têm das potências europeias, como a França, a Itália e a Alemanha, achando que Portugal se iguala a estas, o que qualquer ser racional sabe ser impossível. Só aí se vê a inveja dos portugueses. E mais não digo. Vive La France!
                                                            O que há para invejar no típico avec?

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              A primeira coisa a invejar é que nós vivemos em países desenvolvidos. Já vocês...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X