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TÓPICO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO-CD demite-se em bloco
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostA ser verdade é mau para muito boa gente.
4 - No caso de não haver época de recurso, o trabalhador-estudante tem direito, na medida em que
for legalmente admissível, a uma época especial de exame em todas as disciplinas.
in http://www.dgaa.pt/pdf/pessoal/Traba...0Estudante.pdf
Ora, nós não temos época de recurso, ou os nossos exames de 2º fase, que são 2 semanas depois dos de 1º fase é considerado recurso?
Espero é que esta lei de 2003 seja a actual em vigor.
Alias, os regulamentos dos outros anos tinha um máximo de 4 cadeiras em epoca especial, a lei diz que pode ser todas, hum...
Amanha vou ter dois testes amanhã e não sei porque acho que só com estudo em Agosto é que lhes passo ( Calculo diferencial II e e Prob. e estatistica, mas esta talvez faça durante o semestre), e sai o regulamento da época especial hoje já estava a ficar preocupado, mas se conseguir confirmar que a lei está ainda em vigor já não me preocupo, afinal acho que o IST ainda está abaixo da lei lol mas já não digo nada.
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IST lidera produção científica nacional em engenharia e tecnologia
De acordo com dados referentes aos últimos dez anos (1997 2007), publicados pelo ISI Thomson, os docentes e investigadores do Instituto Superior Técnico (IST) foram autores de 6.150 publicações, superiorizando-se aos demais estabelecimentos de ensino da Península Ibérica nas suas áreas de competência (engenharia e tecnologia), nomeadamente às espanholas Universidade Politécnica da Catalunha (6.137 artigos) e Universidade de Barcelona (6.045), e às nacionais Universidade do Porto (3.808) e Universidade de Aveiro (3.459).
No quadro nacional, e neste período de dez anos, o IST lidera em termos de número de publicações nas áreas de Engenharia Mecânica, Civil, Electrotécnica e Telecomunicações, Informática e ainda em Matemática, Física e Química. É neste contexto que, no quadro dos acordos de cooperação entre o Governo Português e Universidades Americanas, o IST participa activamente nos programas com o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e a CMU (Carnegie Mellon University).
Paralelamente, o IST é no ensino superior público a escola que consegue, em valores percentuais, um mais elevado nível de financiamento em termos de receitas próprias provenientes essencialmente de projectos de I&D e de colaboração com o meio empresarial. Em 2006 as receitas próprias do IST, cerca de 75 milhões de euros, representavam 61 por cento do orçamento da escola. Para 2007 prevê-se que as receitas próprias aumentem para um valor da ordem dos 77 milhões de euros o que, tendo em conta os cortes no OE em 2007, passará a corresponder a cerca de 63 por cento do orçamento do IST.
O IST, que gradua anualmente cerca de mil licenciados com uma taxa de empregabilidade após um ano da conclusão do curso de 95por cento, é responsável por 15,7 por cento de todas as publicações das universidades públicas, apesar de apenas receber 7,1 por cento da dotação do OE atribuída às universidades públicas nacionais.
Esta elevada produtividade académica e científica, aliada à capacidade de angariação de projectos em contexto competitivo, só tem sido possível graças à capacidade de atracção dos melhores alunos e investigadores nacionais no domínio da ciência, engenharia e tecnologia. Com o desenvolvimento do espaço europeu de ensino superior, novos instrumentos de gestão deverão estar disponíveis para que seja possível transpor esta liderança do âmbito nacional para o espaço europeu e internacional.
IST no CLUSTER e no MIT
O IST oferece 21 cursos de 1º e 2º ciclo, conducentes aos graus de licenciado e mestre, para além de uma ampla oferta de Diplomas de Formação Avançada e de Programas Doutorais, organizados segundo o Processo de Bolonha.
O Técnico é hoje internacionalmente reconhecido como uma Grande Escola de Engenharia, Ciência e Tecnologia e, desde Junho de 2005, faz parte do CLUSTER – Consortium Linking Universities of Science and Tecnology for Education and Research, prestigiado e restrito grupo de universidades europeias. O IST participa activamente nos programas lançados com universidades americanas, em particular, o IST coordena as áreas de Sistemas de Energia Sustentáveis e de Sistemas de Transportes, com o MIT, e a de Mudança Tecnológica e Inovação com a CMU.
:D
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Originalmente Colocado por Joao_ben Ver Postque somos os melhores em portugal, já toda a gente sabe, caso contrário não me sujeitava á dificuldade e à carga de projectos que tenho no técnico.
Já agora, a esta hora tá tudo na praia (os das outras faculdades) e eu aqui a fazer ainda o trabalho de Conservação e Reabilitação de Edificios que até esta ***** de cadeira tem trabalho FDX!!!!
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Originalmente Colocado por AMGfan Ver PostNão digas isso que a seguir vem já aí um user a dizer que não tens os dossiers e não sei mais o quê para comprovares que de facto temos mais trabalho e sacrificio e coiso..
Já agora, a esta hora tá tudo na praia (os das outras faculdades) e eu aqui a fazer ainda o trabalho de Conservação e Reabilitação de Edificios que até esta ***** de cadeira tem trabalho FDX!!!!
Outra vez essa conversa de coitadinhos? Eu já disse noutro tópico e volto aqui a dizer para que não leu. O parâmetro "Dificuldade do curso X" só existe na cabecinha dos estudantes. Não é quantificado nem avaliado pelo ministério competente ou pela ordem dos eng.
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Originalmente Colocado por AMGfan Ver PostNão digas isso que a seguir vem já aí um user a dizer que não tens os dossiers e não sei mais o quê para comprovares que de facto temos mais trabalho e sacrificio e coiso..
Já agora, a esta hora tá tudo na praia (os das outras faculdades) e eu aqui a fazer ainda o trabalho de Conservação e Reabilitação de Edificios que até esta ***** de cadeira tem trabalho FDX!!!!
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Originalmente Colocado por AMGfan Ver PostNão digas isso que a seguir vem já aí um user a dizer que não tens os dossiers e não sei mais o quê para comprovares que de facto temos mais trabalho e sacrificio e coiso..
Já agora, a esta hora tá tudo na praia (os das outras faculdades) e eu aqui a fazer ainda o trabalho de Conservação e Reabilitação de Edificios que até esta ***** de cadeira tem trabalho FDX!!!!
Lá pra agosto talvez...
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Originalmente Colocado por Joao_ben Ver Posta nossa universidade da-nos acesso directo a ordem dos engenheiros quando terminado o curso... se assim é, por alguma coisa é...
Quanto ao estarem na praia.. Eu tinha sempre 3 meses de férias pois sempre fiz os exames todos à primeira (e olhem que era 1 ou 2 dias de diferença.. Em 9 dias tinha 5 exames..). E também tinha muitos trabalhos ao longo do semestre.. E nunca me queixei!!
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Originalmente Colocado por air Ver PostE Então? São os únicos? E o acesso não é directo, há é cursos reconhecidos e esses evitam o exame à ordem, porque precisam na mesma de um estágio com patrono e relatório no final! E isso há outras universidades também com a maioria dos cursos reconhecidos...
Quanto ao estarem na praia.. Eu tinha sempre 3 meses de férias pois sempre fiz os exames todos à primeira (e olhem que era 1 ou 2 dias de diferença.. Em 9 dias tinha 5 exames..). E também tinha muitos trabalhos ao longo do semestre.. E nunca me queixei!!
eu para ter 3 meses de ferias, tinha que acabar os exames antes de começar a época de exames
hehe
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Originalmente Colocado por air Ver PostE Então? São os únicos? E o acesso não é directo, há é cursos reconhecidos e esses evitam o exame à ordem, porque precisam na mesma de um estágio com patrono e relatório no final! E isso há outras universidades também com a maioria dos cursos reconhecidos...
Quanto ao estarem na praia.. Eu tinha sempre 3 meses de férias pois sempre fiz os exames todos à primeira (e olhem que era 1 ou 2 dias de diferença.. Em 9 dias tinha 5 exames..). E também tinha muitos trabalhos ao longo do semestre.. E nunca me queixei!!
Eu também já só estou á espera de notas...Em principio fiz tudo na 1ª fase, mas quando acho que posso ir melhorar a nota vou lá e aí as férias encurtam!
Mas na melhor das hipoteses nunca no IST se tem 3 meses de férias não sei que faculdade é que existe esse calendário...a 1ª epoca acabou no sabado dia 7 Julho e as aulas normalmente começam dia 10 de Setembro...
Eu não me tou a queixar por queixar, pude escolher a faculdade quando entrei...
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Originalmente Colocado por paio pires Ver Postlol
eu para ter 3 meses de ferias, tinha que acabar os exames antes de começar a época de exames
heheOriginalmente Colocado por AMGfan Ver PostEu também para aí no Ensino Básico!
Eu também já só estou á espera de notas...Em principio fiz tudo na 1ª fase, mas quando acho que posso ir melhorar a nota vou lá e aí as férias encurtam!
Mas na melhor das hipoteses nunca no IST se tem 3 meses de férias não sei que faculdade é que existe esse calendário...a 1ª epoca acabou no sabado dia 7 Julho e as aulas normalmente começam dia 10 de Setembro...
Eu não me tou a queixar por queixar, pude escolher a faculdade quando entrei...
Também não me queixo.. Entrava onde queria com muitos valores de diferença! E sempre consegui fazer tudo à primeira.. às vezes ia melhorar mas a vontade de estudar era zero e portanto era raro subir
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Originalmente Colocado por air Ver PostOs exames finais normalmente eram de 31 de Maio a 8/9 de Junho e o ano começava a 11/12/13 de Setembro. Devem achar muito bonito ter 3 meses de férias, mas se calhar fariam como os outros e faziam como quase toda a gente e dividiam os exames pela recorrência e então já ficavam com 2 meses e 1 semana de férias.. Se fossem a recurso estavam ate 15/20 de Julho a fazer exames... Eu para fazer tudo à primeira era tipo exame 2ª, 3ª, 5ª, depois na semana a seguir 2ª e 4ª.. E isto tendo aulas até 5ª feira da semana anterior.. Por isso menos férias não indica mais dificuldade, mas sim mais tempo entre exames... E dar a matéria em pouco tempo também não é muito agradável na hora de estudar..
Também não me queixo.. Entrava onde queria com muitos valores de diferença! E sempre consegui fazer tudo à primeira.. às vezes ia melhorar mas a vontade de estudar era zero e portanto era raro subir
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Originalmente Colocado por paio pires Ver Post
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Orgulhoso sobrevivente de um ano de LEEC no IST! 2003/2004
Fico sinceramente feliz do dia em que de lá sai! péssimo é como posso descrever o que vivi naquela faculdade em 80% do tempo! A culpa não foi só do IST, tb não escolhi o curso de forma adequada, mas acredito que existe uma quota parte muito grande de culpa no técnico para haverem tantas desistências!
Os Profs mais cómicos que lá apanhei: Mec. e Ondas; e um de práticas de AL(careca, 1.55m, e unha de mindinho grande, no entanto, até explicava bem )
As melhores aulas: AMI com o pessoal de quimica...:p
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mensagem do matos ferreira
COMUNICADO DO PRESIDENTE
Como já é certamente do conhecimento de toda a Escola, através da Nota Informativa da Mesa da Assembleia de Representantes (A.R.) e das notícias que rapidamente se espalharam pela comunicação social, pus o meu lugar à disposição na reunião da A.R. que teve lugar no passado dia 10, pedindo que quer a A.R. quer o Conselho Científico se pronunciem sobre a minha continuidade no cargo, nos termos e nas mesmas condições que os Estatutos do IST, ainda em vigor, estabelecem para a eleição do Presidente.
Tomei esta decisão na sequência de ter defendido posições quanto ao futuro institucional do IST e da UTL que foram internamente rejeitadas, em votações ocorridas no corpo dos professores e investigadores doutorados do IST: nomeadamente a votação sobre a constituição de uma assembleia ad-hoc para estudar e, eventualmente, propor um modelo fundacional para o IST; e a votação para a Assembleia Estatutária da UTL, em que defendia um modelo federal para a universidade, na qual o IST seria um instituto universitário.
Como é compreensível, face aos resultados destas consultas, levantaram-se-me sérias dúvidas sobre a legitimidade da minha permanência no cargo e sobre a confiança que a Escola ainda depositará neste Presidente e no programa eleitoral que apresentou há um ano (o qual era, no entanto, omisso quanto às questões estatutárias).
Tendo estas dúvidas em mente, e não podendo ignorar as votações atrás referidas, só me restavam as alternativas de me demitir ou de pôr o lugar à disposição. Optei pela segunda, já que a demissão me parece ser uma opção fortemente perturbadora do funcionamento da Escola, nesta fase de transição para novos estatutos e novo modelo de governo.
Ao pôr o lugar à disposição, manifestei a minha disponibilidade para continuar até ao fim do mandato e para cumprir o programa sufragado há um ano atrás, desde que a Escola, através dos órgãos que intervieram na minha eleição, me reitere a confiança para tal necessária.
Quanto à minha posição como membro eleito da Assembleia Estatutária da UTL, e tendo saído vencedor o projecto de uma universidade de modelo tradicional, constituída por unidades orgânicas, informo que defenderei estatutos que, nesse quadro, garantam o máximo de autonomia para o IST e de abertura para evoluções futuras, no quadro do que é permitido pelo RJIES.
IST, Lisboa, 12 de Dezembro de 2007
Carlos Matos Ferreira
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