Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O QI e o Sucesso/Felicidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Para mim é óbvio que a genética influencia fortemente as capacidades de uma pessoa, não só físicas como intelectuais.
    Há pessoas que nunca poderão ser bons matemáticos, por mais que estudem e trabalhem na área, tal como há pessoas que nunca podem ser bons Engenheiros Electrotécnicos, por mais que estudem e trabalhem na área.
    Depois há uns gajos que estão acima da maioria e que conseguem ser muito bons em várias áreas, mas isso é muito raro, acho que estes é que são os verdadeiros muito inteligentes, e tem que ser genético, porque essas capacidades não vêm apenas do trabalho, embora normalmente tenham uma enorme vontade de trabalhar.

    Ma acho que o problema é complexo porque toda a gente tem alguma forma de inteligência. Ser um bom escultor ou um bom pintor também será uma forma de inteligência? Se calhar depende da definição de inteligência.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
      Para mim é óbvio que a genética influencia fortemente as capacidades de uma pessoa, não só físicas como intelectuais.
      Há pessoas que nunca poderão ser bons matemáticos, por mais que estudem e trabalhem na área, tal como há pessoas que nunca podem ser bons Engenheiros Electrotécnicos, por mais que estudem e trabalhem na área.
      Depois há uns gajos que estão acima da maioria e que conseguem ser muito bons em várias áreas, mas isso é muito raro, acho que estes é que são os verdadeiros muito inteligentes, e tem que ser genético, porque essas capacidades não vêm apenas do trabalho, embora normalmente tenham uma enorme vontade de trabalhar.

      Ma acho que o problema é complexo porque toda a gente tem alguma forma de inteligência. Ser um bom escultor ou um bom pintor também será uma forma de inteligência? Se calhar depende da definição de inteligência.
      Subscrevo na integra! Fantástico comentário. Alias basta ver o seguinte, quantas pessoas nos já não conhecemos que apesar de trabalharem muito e de terem um meio fantástico, não conseguem ser melhores que um sostro mas que tem grandes capacidades? E quantas pessoas não conhecemos e já ouvimos falar, que sem qualquer base, sem qualquer meio superior, e trabalhando tanto como outros em situações idênticas conseguem grandes resultados e ser mais inteligentes que os outros na mesmo situaçao? para mim é obvio que como em tudo na vida o trabalho e o meio fara a diferença, mas apenas como "estimulo" para a inteligência, ou seja tu podes ter um grande potencial mas se não trabalhares, não te serve de nada... agora também podes ter um potencial tao magnifico que trabalhas pouco e tens resultados melhores que o mais comum dos homens medianos (são casos raros, mas acontecem)!

      é como já disse... o Einstein se não tivesse o meio e o trabalho que teve, não seria um genio porque não teria feito nada de importante para a humanidade... mas não deixaria de ter potencial para o ser, apenas não o aproveitava (e tanto tinha o potencial genético que foi um grande genio!).

      Para mim tudo o que envolva so trabalho, não é inteligência... é cultura e sabedoria!

      E também tens razão quando dizes que há pessoas que são quase "camaleões" e conseguem ser bons e adaptar-se a fazer muitas coisas... eu já conheci um gajo que fez secundario em ciências, licenciatura em contabilidade, mestrado em gestão e um outro curso (já não me recordo qual a designação ) em gestão desportiva (não sei bem o nome do curso mas é ligado ao desporto e a gestão) e era sem grande trabalho um dos melhores (sempre media final de 15, havia testes em que tinha 17/18 outros em que tinha 12/13... eu acho isto incrível, passar os dias a jogar as cartas, não fazer nada nas aulas, nunca ler um livro e em 2 tardes, a estudar 2 horas em cada uma, consegue estes resultados... não é normal, se não se fizéssemos todos como ele grande parte não tinha sequer 5/6... e ele se trabalhasse a serio seria aluno para 18/19)... la esta, é alguém com capacidades superiores e se não vem do trabalho so pode vir dele. ;)
      Editado pela última vez por ahmhsb; 02 September 2016, 10:30.

      Comentário


        #93
        Por acaso penso que o mais importante é o trabalho. Se a pessoa não trabalhar não realiza o seu potencial (seja ele muito ou pouco) e depois lá chega a inevitável frustração e consequente infelicidade.

        O meio social também tem naturalmente grande influencia. Agora o QI (ou a genética) do que tenho observado parece-me ser o que menos importa, claro que tem alguma influencia mas não é algo que seja decisivo no sucesso pessoal.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
          Por acaso penso que o mais importante é o trabalho. Se a pessoa não trabalhar não realiza o seu potencial (seja ele muito ou pouco) e depois lá chega a inevitável frustração e consequente infelicidade.

          O meio social também tem naturalmente grande influencia. Agora o QI (ou a genética) do que tenho observado parece-me ser o que menos importa, claro que tem alguma influencia mas não é algo que seja decisivo no sucesso pessoal.
          exactamente o que tinha dito! (mas a genética tem papel fundamental e importante, sem ela podes trabalhar o que quiseres mas nunca seras tao bom quanto o gajo com genética e trabalho) Sem trabalho não realizamos ou não usamos o nosso potencial mas o trabalho e o meio não são únicos fatores, se assim fosse todos poderíamos ser tao geniais quanto o Einstein.

          Agora que há pessoas que trabalham menos que outras e que tem melhores resultados e são mais inteligentes... disso não tenho duvidas, simplesmente como não trabalham o seu máximo... nunca poderam usar todo o seu potencial, mas que ele ta la... esta! se o Einstein não tivesse trabalho metade do que trabalhou não seria o que foi, mas ainda assim seria de um "categoria" superior ao demais, não podia ser conhecido nem reconhecido como genio, porque não tinha feito nada de grandioso para a humanidade, mas seria na mesma um ser com potencial para ser brilhante, mas que simplesmente "não lhe apeteceu".

          se não poderíamos ser todos iguais nesse aspeto.
          Editado pela última vez por ahmhsb; 02 September 2016, 10:41.

          Comentário


            #95
            Assim como ser educado não está directamente relacionado com a instrução/estudos. Tenho experienciado imensos casos, infelizmente.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
              Assim como ser educado não está directamente relacionado com a instrução/estudos. Tenho experienciado imensos casos, infelizmente.
              Exactamente!

              Tal como as notas não definem quem é o mais inteligente. Podes ser um geek e ter 20´s mas teres uma inteligência mediana, se te metem algo "fora da tua zona de conforto" não consegues solucionar, enquanto uma pessoa inteligente é alguém que pensa mais rápido, é mais racional a descobrir soluçoes, é mais criativa em certos pontos,etc... acabaria sempre por tentar descobrir um solução.

              Comentário


                #97
                O QI e o Sucesso/Felicidade

                Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                Estudar dois dias antes de cada exame/teste/frequência e ter 14 é absolutamente comum. Não tem nada de incrível.
                Em determinadas "cadeiras" de determinados cursos em determinadas faculdades gostava mesmo de ver isso a acontecer.

                Talvez um aluno em cada 200 consiga isso, e mesmo assim aposto que é a estudar pelo menos uma semana a sério e com acompanhamento regular na mesma.


                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                Conversa entre colegas de trabalho:

                - Desculpa lá, mas o meu QI é muito superior ao teu! O chefe já topou isso e deixa-me os trabalhos mais importantes e de maior responsabilidade!
                Resposta do amigo:
                - É justo! A tua mulher diz que a minha piroca é muito maior e mais trabalhadora que a tua e tenho que ser eu a satisfazê-la!!!
                [emoji28][emoji28] [emoji1]


                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                Por acaso penso que o mais importante é o trabalho. Se a pessoa não trabalhar não realiza o seu potencial (seja ele muito ou pouco) e depois lá chega a inevitável frustração e consequente infelicidade.

                O meio social também tem naturalmente grande influencia. Agora o QI (ou a genética) do que tenho observado parece-me ser o que menos importa, claro que tem alguma influencia mas não é algo que seja decisivo no sucesso pessoal.
                Sim, o sentir que atingimos menos do que poderíamos atingir e da pressão que pode haver por saberem do potencial de certa pessoa pode resultar em enorme frustração e infelicidade.

                Vejo pessoas inteligentes, espertas, outras nem uma nem outra e espertalhões inteligentes.

                Há de tudo nesta vida. Mas não sei até que ponto os testes de QI não são mais que medições de pilas.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por ahmhsb Ver Post
                  Exactamente!

                  Tal como as notas não definem quem é o mais inteligente. Podes ser um geek e ter 20´s mas teres uma inteligência mediana, se te metem algo "fora da tua zona de conforto" não consegues solucionar, enquanto uma pessoa inteligente é alguém que pensa mais rápido, é mais racional a descobrir soluçoes, é mais criativa em certos pontos,etc... acabaria sempre por tentar descobrir um solução.
                  Penso que não. Até pessoalmente conheci imensas pessoas manifestamente muito inteligentes que nunca procuraram soluções pela simples razão de serem pouco amigos do trabalho.

                  Quanto a quem afirma tirar notas muito altas sem trabalho... Não acredito neles.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                    Penso que não. Até pessoalmente conheci imensas pessoas manifestamente muito inteligentes que nunca procuraram soluções pela simples razão de serem pouco amigos do trabalho.

                    Quanto a quem afirma tirar notas muito altas sem trabalho... Não acredito neles.
                    Sim pessoas que não não querem nada com o trabalho não podem ter soluções mais simples... mas não deixam de ser manifestamente muito inteligentes, tal como disseste... era esse o ponto principal do meu comentário e do que venho a defender ate aqui, se calhar ao ter escrito tanto baralhei um pouco a logica

                    Quanto as notas, claro quem tem 20 é impossível não trabalhar... mas conheço pessoalmente pessoas que trabalham praticamente (passam quase sempre o tempo de aulas a jogar bilhar comigo na Associação de estudantes) nada e sacam em testes 17´s em alguns também testes também não passam do 12... isto varia, mas não duvido que se trabalhassem seriam alunos brilhantes, pelo simples facto que são pessoas manifestamente mais dotadas.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                      Em determinadas "cadeiras" de determinados cursos em determinadas faculdades gostava mesmo de ver isso a acontecer.

                      Talvez um aluno em cada 200 consiga isso, e mesmo assim aposto que é a estudar pelo menos uma semana a sério e com acompanhamento regular na mesma.




                      [emoji28][emoji28] [emoji1]




                      Sim, o sentir que atingimos menos do que poderíamos atingir e da pressão que pode haver por saberem do potencial de certa pessoa pode resultar em enorme frustração e infelicidade.

                      Vejo pessoas inteligentes, espertas, outras nem uma nem outra e espertalhões inteligentes.

                      Há de tudo nesta vida. Mas não sei até que ponto os testes de QI não são mais que medições de pilas.
                      O caso de que falei anteriormente, por exemplo em contabilidade e administração, há uma cadeira que em numa turma de 40 alunos, passam 5/6 (com notas mais regulares entre o 10-12)( no infocursos basta ver que em centenas e centenas de alunos que concluíram o curso dele entre 2012-2014, so para ai 7 acabaram com media de 15)... e esse gajo de que falo não é um trabalhador, muito longe, é dos maiores baldas que eu conheço... e esse gajo de que te falo, sem praticamente esforço nenhum (passa a vida a jogar a sueca na AE, estudar era 2 horas, nos 2 dias anteriores ao teste, etc., isto confirmado pelo colega de casa dele.) acabou com 15 valores essa cadeira... cadeiras em que é so decorar tipo psicossociologia e direito... sacava 18´s a decorar aquelas *****s em 2 horas, nos 2 dias anteriores ao teste... ou seja cadeiras mais praticas como contabilidade e mais difícil ser sostro e ter resultados, mas é possível... mas em cadeiras de decorar aquilo era como limpar o rabo a bebes. ahahah xD o que me leva a concluir que se ele tivesse outra força de trabalho e outra vontade e motivação, seria alguém genial.

                      Quanto ao segundo ponto, subscrevo! Não adianta nada termos um potencial magnifico e podermos ser "superiores" se não trabalharmos para isso... a frustração vira, mas não deixamos de ter esse potencial (serviria como premio de consolação, para quem não atingiu o que queira por falta de empenho).
                      Editado pela última vez por ahmhsb; 02 September 2016, 11:13.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ahmhsb Ver Post
                        O caso de que falei anteriormente, por exemplo em contabilidade e administração, há uma cadeira que em numa turma de 40 alunos, passam 5/6 e esse gajo de que te falo, sem praticamente esforço nenhum (passa a vida a jogar a sueca na AE, estudar era 2 horas, nos 2 dias anteriores ao teste, etc., isto confirmado pelo colega de casa dele.) acabou com 15 valores essa cadeira... cadeiras em que é so decorar tipo psicossociologia e direito... sacava 18´s a decorar aquelas *****s em 2 horas, nos 2 dias anteriores ao teste... ou seja cadeiras mais praticas como contabilidade e mais difícil ser sostro e ter resultados, mas é possível... mas em cadeiras de decorar aquilo era como limpar o rabo a bebes. ahahah xD
                        Não querendo medir pilinhas, nem querer parecer convencido, mas fiz o meu curso profissional assim.

                        Passava o tempo todo nos matrecos, as aulas muitas vezes passava-as na net com o telemóvel mas sempre consegui tirar boas notas.
                        Tanto que fiquei com o melhor estágio da turma (no local onde ainda hoje trabalho). Aliás, terminei o secundário com 18,2 de média (incluindo educação física).

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por JFML Ver Post
                          Não querendo medir pilinhas, nem querer parecer convencido, mas fiz o meu curso profissional assim.

                          Passava o tempo todo nos matrecos, as aulas muitas vezes passava-as na net com o telemóvel mas sempre consegui tirar boas notas.
                          Tanto que fiquei com o melhor estágio da turma (no local onde ainda hoje trabalho). Aliás, terminei o secundário com 18,2 de média (incluindo educação física).
                          ora ai esta, isso não é normal. Se fosse e se todos os teus colegas trabalhassem tanto como tu, tinham todos resultados iguais ao teus... mas isso não ocorreu e porque? porque simplesmente tinhas mais capacidades do que eles.

                          Logo ai vesse que por muito que alguém trabalhe (e la havia quem trabalhasse mais do que tu, segundo dizes) se não tiveres uma "sorte" de ter boa genética por vezes não seras superior ou mais inteligente a alguém que trabalha menos mas que tem outras capacidades inatas.

                          é como no ginásio, há pessoas que tem mais resultados mais rapidamente que outras e porque? porque tem um predisposição genética para tal... eu conheço casos de quem ganhou 10 kg de massa magra em 6 meses (é algo muito, muito difícil) não e por isso que se um ze armando qualquer fizer o mesmo que essa pessoa ganhe 10 kg... como diz um treinador, "a genética não é a razão de sucesso, mas pode ter fazer chegar la ou no máximo retardar!" mas por muito que certas pessoas trabalhem nunca conseguiram ser melhores ou mais inteligentes (ou no ginásio maiores) porque esta relacionado com o biótipo de cada um e com a genética.

                          Comentário


                            Não digam que a sorte não tem uma quota parte de importância nesta equação. Há coisa de um ano fiz um estágio de seis meses num grupo de comunicação que para certas áreas contrata apenas quem estagiou lá. Correu tão bem e fui tão elogiado que há um par de semanas fui chamado para começar a trabalhar agora em setembro, mas de lá para cá tudo mudou e não só já não vou entrar como vão haver baixas lá dentro.

                            Estar no sítio certo à hora certa? Sem dúvida! Tivesse eu feito o estágio dois anos antes, por exemplo, e pelo menos podia dizer que tinha trabalhado lá, ou mesmo se agora não tivessem resolvido fazer uma revolução na equipa acredito que teria sido diferente.

                            EDIT: E é uma história mais ou menos bonita porque naquele estágio acertei em cheio no que que quero fazer para a vida, mas provavelmente vou ser mais um que vai fazer outra coisa.
                            Editado pela última vez por Thatsme; 02 September 2016, 11:41.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ahmhsb Ver Post
                              ora ai esta, isso não é normal. Se fosse e se todos os teus colegas trabalhassem tanto como tu, tinham todos resultados iguais ao teus... mas isso não ocorreu e porque? porque simplesmente tinhas mais capacidades do que eles.

                              Logo ai vesse que por muito que alguém trabalhe (e la havia quem trabalhasse mais do que tu, segundo dizes) se não tiveres uma "sorte" de ter boa genética por vezes não seras superior ou mais inteligente a alguém que trabalha menos mas que tem outras capacidades inatas.

                              (...)
                              Diria mais gosto pela área .

                              Lá está, eu fazia pouco, apenas o essencial, mas o que fazia era bem feito!
                              Por vezes ouvia os meus colegas a queixarem-se nos corredores "Isto é uma seca!"... E isso rebaixava-os. Porque sim, havia lá bons alunos!

                              Eu, se na componente sócio-cultural às vezes baixava um pouco as notas, depois compensava na parte técnica, muitas vezes com 20 valores. Os meus colegas entravam em parafuso e dali não saíam.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por JFML Ver Post
                                Diria mais gosto pela área .

                                Lá está, eu fazia pouco, apenas o essencial, mas o que fazia era bem feito!
                                Por vezes ouvia os meus colegas a queixarem-se nos corredores "Isto é uma seca!"... E isso rebaixava-os. Porque sim, havia lá bons alunos!

                                Eu, se na componente sócio-cultural às vezes baixava um pouco as notas, depois compensava na parte técnica, muitas vezes com 20 valores. Os meus colegas entravam em parafuso e dali não saíam.
                                Claro que tens que ter gosto pelo que fazes. Mas por muito gosto que tenhas se não o acompanhares com uma dose de potencial e capacidade, por muito que trabalhes não conseguias ter resultados ;)

                                Comentário


                                  Claro que a capacidade é vital.

                                  Mas atenção, posso não ter explicado bem, havia pessoal que tirava melhores notas nas disciplinas sócio-culturais que eu...
                                  Chagava-mos à parte técnica, e era imparável, mesmo que não me aplica-se muito... Maquetas? Viessem elas! Os meus colegas: "Outra maqueta?!? Ora fds!"

                                  Isto leva-me a outra questão que é as capacidades de cada.
                                  Eu por exemplo, era muito bom em electrónica e custava-me a acreditar que os outros não percebessem aquilo... Afinal, era básico!
                                  Mas o que é certo, é que houve malta a acabar o curso sem saber o que é uma resistência...

                                  Comentário


                                    Inteligência não está directamente ligada com felicidade e sucesso. Pode ajudar, mas não é factor necessário.
                                    A inteligência medida é um conceito ocidental, inventado por nós, que tem validade cá mas não tem validade nenhuma se estivermos perdidos no meio de uma floresta tropical...
                                    Ser feliz é complicado, e por vezes é mais fácil ser feliz na ignorância e na simplicidade...

                                    Comentário


                                      Penso que a ignorância, sim, pode ser um bom caminho para a felicidade.

                                      A maioria das pessoas que conheço com mais conhecimento acabam sempre por cair na angustia vivencial do sentido das coisas, etc, etc.

                                      Mas conhecimento (ou a falta dele) nada têm a ver com inteligência.

                                      No que toca a inteligência, apesar de uns serem à partida mais dotados que outros (ou não, não estou seguro disto) suponho que boa parte passe pelos estímulos externos.

                                      De qualquer forma, a fórmula do sucesso, pelo menos na definição técnica ocidental moderna, passa >90% pelo trabalho. E sim a sorte também estará incluída nos restantes 10%.

                                      Mas o Sócrates é que a sabia toda. O Grego, claro.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por ahmhsb Ver Post
                                        O caso de que falei anteriormente, por exemplo em contabilidade e administração, há uma cadeira que em numa turma de 40 alunos, passam 5/6 (com notas mais regulares entre o 10-12)( no infocursos basta ver que em centenas e centenas de alunos que concluíram o curso dele entre 2012-2014, so para ai 7 acabaram com media de 15)... e esse gajo de que falo não é um trabalhador, muito longe, é dos maiores baldas que eu conheço... e esse gajo de que te falo, sem praticamente esforço nenhum (passa a vida a jogar a sueca na AE, estudar era 2 horas, nos 2 dias anteriores ao teste, etc., isto confirmado pelo colega de casa dele.) acabou com 15 valores essa cadeira... cadeiras em que é so decorar tipo psicossociologia e direito... sacava 18´s a decorar aquelas *****s em 2 horas, nos 2 dias anteriores ao teste... ou seja cadeiras mais praticas como contabilidade e mais difícil ser sostro e ter resultados, mas é possível... mas em cadeiras de decorar aquilo era como limpar o rabo a bebes. ahahah xD o que me leva a concluir que se ele tivesse outra força de trabalho e outra vontade e motivação, seria alguém genial.

                                        Quanto ao segundo ponto, subscrevo! Não adianta nada termos um potencial magnifico e podermos ser "superiores" se não trabalharmos para isso... a frustração vira, mas não deixamos de ter esse potencial (serviria como premio de consolação, para quem não atingiu o que queira por falta de empenho).
                                        Que curso é esse mesmo, e em que faculdade?

                                        Há gajos assim, mas pelo menos nas faculdades de topo para seres bom aluno ser inteligente é só parte da equação e por mais genial que sejas se levares essa vida é impossível ter bons resultados.

                                        Aliás a não ir às aulas então mesmo um tipo inteligente chega aos cadeirões e chumba com um pinta que nem te digo.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                          Que curso é esse mesmo, e em que faculdade?

                                          Há gajos assim, mas pelo menos nas faculdades de topo para seres bom aluno ser inteligente é só parte da equação e por mais genial que sejas se levares essa vida é impossível ter bons resultados.

                                          Aliás a não ir às aulas então mesmo um tipo inteligente chega aos cadeirões e chumba com um pinta que nem te digo.
                                          Foi no porto, não sei ao certo, sei que é a melhor instituição de contabilidade do pais... confesso não sei o nome. Mas ele foi assim em todos os graus académicos que tirou... contabilidade, em gestão, em desporto, em ciências (isto já foi no secundário)
                                          Claro que também já teve nota não tao altas, como também teve notas excelente... mas é como digo, é possível ter grandes notas (mas muito muito raro) como ele teve e em cadeirões muito lixados em que 90% são repetentes e ele fez a primeira... mas sim tocaste no ponto chave... a continuar assim nunca vai ser nada, porque com aquela atitude desperdiça todo o potencial que tem, é como dar perolas a porcos... dai eu ter colocado o primeiro post, a questão... sera que ser por si só dotado mais do que a maioria garantia de felicidade e sucesso? A resposta é um claro, Não.

                                          mas se tivesse outras qualidades que não tem e muita gente tem, como vontade, ambição, motivação, sacrifício,etc... poderia ser verdadeiramente brilhante, mas por falta destas características nunca sera tao "bom" como poderia ser. ;)

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                            Que curso é esse mesmo, e em que faculdade?

                                            Há gajos assim, mas pelo menos nas faculdades de topo para seres bom aluno ser inteligente é só parte da equação e por mais genial que sejas se levares essa vida é impossível ter bons resultados.

                                            Aliás a não ir às aulas então mesmo um tipo inteligente chega aos cadeirões e chumba com um pinta que nem te digo.

                                            Penso que em toda a vida conheci duas pessoas geniais. Nenhuma dessas pessoas era "baldas" e os dois trabalhavam qb para terem boas notas nos exames, apesar dos seus resultados se destacarem bastante dos restantes colegas (que muitas vezes estudavam e trabalhavam o dobro).

                                            No entanto, e para contrariar um pouco os clichés, eram pessoas que acumulavam com isso uma extraordinária inteligência emocional, gostavam de "curtir" a vida, tinham muitas amizades e faziam umas noitadas de vez em quando. Nada a ver com a ideia de "rato de laboratório".

                                            Penso que o posterior sucesso profissional teve a ver com o facto de combinarem essas duas características e não apenas uma.

                                            Comentário


                                              Ser inteligente é conseguir ser feliz.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                Penso que em toda a vida conheci duas pessoas geniais. Nenhuma dessas pessoas era "baldas" e os dois trabalhavam qb para terem boas notas nos exames, apesar dos seus resultados se destacarem bastante dos restantes colegas (que muitas vezes estudavam e trabalhavam o dobro).

                                                No entanto, e para contrariar um pouco os clichés, eram pessoas que acumulavam com isso uma extraordinária inteligência emocional, gostavam de "curtir" a vida, tinham muitas amizades e faziam umas noitadas de vez em quando. Nada a ver com a ideia de "rato de laboratório".

                                                Penso que o posterior sucesso profissional teve a ver com o facto de combinarem essas duas características e não apenas uma.
                                                Exacto, isso são pessoas que são muito muito raras, tem um potencial fantástico e uma inteligência acima da media... e de certeza que so trabalhassem metade do que trabalham, sendo um pouco "baldas", tinham na mesma resultados melhores que a maioria ou no mínimo idêntico das pessoas que agora trabalhava 4x mais que eles... ou seja mesmo que não trabalhassem continuariam a ser muito dotadas porque conseguiam resultados (que mesmo não sendo 18´s de media) seriam bons resultados, superiores ao que as pessoas normais tem... isto porque simplesmente são mais inteligentes que os outros, mesmo trabalhando menos.. apenas desperdiçavam a hipótese de ser verdadeiramente geniais porque não tinha o factor trabalho, empenho, motivação, vontade, etc... mas o potencial e a inteligência estava la ... e então se aliam isso a uma elevada inteligência emocial, é quase perfeito.

                                                Comentário


                                                  Acho que andam um bocado obcecado com a inteligência...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por pmvs1981 Ver Post
                                                    Acho que andam um bocado obcecado com a inteligência...
                                                    Andamos obcecados com tudo...

                                                    Comentário


                                                      Já agora, qual é a diferença entre inteligência e esperteza (não me refiro a xico-espertismo), ou são a mesma coisa?


                                                      Tenho a noção que inteligência é algo que já nasce comnosco já esperteza é algo que desenvolvemos ou não com base nas circunstâncias que nos rodeiam.

                                                      Comentário


                                                        a sorte dá imenso trabalho!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                                          Já agora, qual é a diferença entre inteligência e esperteza (não me refiro a xico-espertismo), ou são a mesma coisa?


                                                          Tenho a noção que inteligência é algo que já nasce comnosco já esperteza é algo que desenvolvemos ou não com base nas circunstâncias que nos rodeiam.
                                                          Incluía aí o oportunismo.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                                            Já agora, qual é a diferença entre inteligência e esperteza (não me refiro a xico-espertismo), ou são a mesma coisa?


                                                            Tenho a noção que inteligência é algo que já nasce comnosco já esperteza é algo que desenvolvemos ou não com base nas circunstâncias que nos rodeiam.
                                                            Concordo contigo!
                                                            Apesar de serem termos tidos como sinónimos, eu vejo-os como distintos. E concordo com a definição que deste.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                              a sorte dá imenso trabalho!
                                                              Sim, sem duvida.
                                                              A sorte é fundamental... mas o resto é dedicação.
                                                              Alias em poucos casos particulares se pode dizer que a sorte (na verdadeira acessão da palavra) é totalmente responsável pelo sucesso ou insucesso. A maior parte das vezes, a falta de sorte é falta de dedicação, trabalho, inteligência, vontade, oportunismo (no bom sentido de oportuno), etc...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X