Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lisboa - Rede de Ciclovias e Bicicletas GIRA - Alguém já experimentou ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
    Sim, recebi uma SMS por causa dos cestos. O que se passou?
    Defeito na produção/design dos cestos o que faz com que partam com relativa facilidade.
    Encontra-se a ser corrigido por quem de direito para voltarem a ser aplicados.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Castanholas Ver Post
      Não são pneus rigidos, são pneu e camara como é comum. Sendo bikes com quadro em aço, forqueta em aço e pensadas para levar porrada todos os dias certamente serão mais pesadas e "fortes" do que é comum.
      Sim...ok..., mas então esclarece-me uma cena:

      PNEUSReforçado com câmara de gel anti-furo

      https://www.gira-bicicletasdelisboa....leta-eletrica/

      Não tenho muita experiência nisto. Serão os pneus de gel mais duros?

      É que a principal critica que faço à bicicleta (depois de andar vários KM, e sabendo que tem de ser "dura" para utilizacao publica e necessitar da menor manutencao possivel)...é que é bastante dura à frente. Ok, não digo ter suspensão...mas a Órbita podia encontrar uma solução, mudando alguns componentes, para tornar a viagem menos dura à frente.

      Tenho tambem uma BTT, e sabendo fazer as devidas diferencas (que são imensas), dá ideia que alguma coisa poderia ser melhorada. Não digo mudar completamente o design da bike, porque isso já tá feito, mas qq ali à frente no futuro que pudesse amortecer um pouco.

      Até porque Lisboa é muito "rugosa"...ou é o asfalto em más condicoes, ou os terríveis paralelipideos (que por mim eram todos asfaltados quando é estrada (exemplo: Rossio, etc)... ou a ciclovia que tem raízes de arvores, ou há muitas entradas de passeio ainda por nivelar...no final do dia nota-se. Quando sei q vou andar mais, levo luvas ou agarro-me à parte preta de plástico no guiador (em plano), pois vibra menos.

      Mas enfim, tb n é o fim do mundo....há coisas piorres. Apenas os meus 2cts (não estou a contrariar-te, só a dar o meu feedback de utilizador ).

      Originalmente Colocado por Castanholas Ver Post
      Defeito na produção/design dos cestos o que faz com que partam com relativa facilidade.
      Encontra-se a ser corrigido por quem de direito para voltarem a ser aplicados.
      Certo. Acho q também alguns utilizadores nao devem ter respeitado os 6kg máximos, mas a responsabilidade recai sobre o fabricante que terá que fazer cestos (com junções) mais fortes.

      Comentário


        #93
        Acho o sistema extremamante bem montado e funciona sem problemas, as únicas críticas que coloco é de facto as bicicletas serem um bocado duras, pesadas e principalmente a pouca quantidade de bicicletas para a procura. Alguém sabe se está previsto adicionarem mais bicicletas?
        Editado pela última vez por lifeTechnicolor; 11 July 2018, 09:01.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por lifeTechnicolor Ver Post
          Acho o sistema extremamante bem montado e funciona sem problemas, as únicas críticas que coloco é de facto as bicicletas serem um bocado duras, pesadas e principalmente a pouca quantidade de bicicletas para a procura. Alguém sabe se está previsto adicionarem mais bicicletas?
          Subscrevo totalmente.

          Qt a qtd, tb noto um reduzir temporario. Secalhar algumas estao em manutencao.

          De qq forma, repara que ainda só estão cerca de 430 bicicletas no activo (ver em https://www.cicloviaslx.com/), quando no final do projecto estão previstas 1400 (com mais estacoes tb).

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por mrlaidback Ver Post
            Sim...ok..., mas então esclarece-me uma cena:

            PNEUSReforçado com câmara de gel anti-furo

            https://www.gira-bicicletasdelisboa....leta-eletrica/

            Não tenho muita experiência nisto. Serão os pneus de gel mais duros?

            É que a principal critica que faço à bicicleta (depois de andar vários KM, e sabendo que tem de ser "dura" para utilizacao publica e necessitar da menor manutencao possivel)...é que é bastante dura à frente. Ok, não digo ter suspensão...mas a Órbita podia encontrar uma solução, mudando alguns componentes, para tornar a viagem menos dura à frente.

            Tenho tambem uma BTT, e sabendo fazer as devidas diferencas (que são imensas), dá ideia que alguma coisa poderia ser melhorada. Não digo mudar completamente o design da bike, porque isso já tá feito, mas qq ali à frente no futuro que pudesse amortecer um pouco.

            Até porque Lisboa é muito "rugosa"...ou é o asfalto em más condicoes, ou os terríveis paralelipideos (que por mim eram todos asfaltados quando é estrada (exemplo: Rossio, etc)... ou a ciclovia que tem raízes de arvores, ou há muitas entradas de passeio ainda por nivelar...no final do dia nota-se. Quando sei q vou andar mais, levo luvas ou agarro-me à parte preta de plástico no guiador (em plano), pois vibra menos.

            Mas enfim, tb n é o fim do mundo....há coisas piorres. Apenas os meus 2cts (não estou a contrariar-te, só a dar o meu feedback de utilizador ).



            Certo. Acho q também alguns utilizadores nao devem ter respeitado os 6kg máximos, mas a responsabilidade recai sobre o fabricante que terá que fazer cestos (com junções) mais fortes.
            Relativamente aos pneus reforçados, são tal e qual o nome diz, reforçados. A carcaça do pneu tem uma camada "extra" de um composto que torna o furo mais dificil, mas compromete o conforto. As câmaras com gel têm gel anti furo dentro delas, que no caso de furo pequeno tapa e evita o esvaziamento da roda.

            Neste caso (e em todos os casos de bike-sharing) é difícil ter o melhor dos dois mundos, porque ao privilegiar o conforto em detrimento da durabilidade (por exemplo metendo uma suspensão, usando pneus mais macios ou até mesmo usar menos pressao nos mesmos) iriam existir uma enormidade de bikes no estaleiro por suspensões estragadas, furos e outras coisas.
            Este projeto está em linha com os de Lyon, Paris, Ljubljana entre outros, tanto na praticalidade como na falta de conforto das bikes.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Castanholas Ver Post
              Relativamente aos pneus reforçados, são tal e qual o nome diz, reforçados. A carcaça do pneu tem uma camada "extra" de um composto que torna o furo mais dificil, mas compromete o conforto. As câmaras com gel têm gel anti furo dentro delas, que no caso de furo pequeno tapa e evita o esvaziamento da roda.

              Neste caso (e em todos os casos de bike-sharing) é difícil ter o melhor dos dois mundos, porque ao privilegiar o conforto em detrimento da durabilidade (por exemplo metendo uma suspensão, usando pneus mais macios ou até mesmo usar menos pressao nos mesmos) iriam existir uma enormidade de bikes no estaleiro por suspensões estragadas, furos e outras coisas.
              Este projeto está em linha com os de Lyon, Paris, Ljubljana entre outros, tanto na praticalidade como na falta de conforto das bikes.
              Ok, obrigado pelo esclarecimento.

              Era na linha do que pensava, e sim, faz sentido. Há sempre os dois lados da questão.

              No geral, estou bastante satisfeito e a adesão parece-me boa. Que continuem a abrir mais estacoes (medina, se estás a ler, expande para aqui para S.D. Benfica :P)... e que vamos aprendendo com o uso

              Comentário


                #97
                Em Barcelona as bicicletas devem ser mais confortáveis porque são de roda pequena e selim alto

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por mrlaidback Ver Post
                  Subscrevo totalmente.

                  Qt a qtd, tb noto um reduzir temporario. Secalhar algumas estao em manutencao.

                  De qq forma, repara que ainda só estão cerca de 430 bicicletas no activo (ver em https://www.cicloviaslx.com/), quando no final do projecto estão previstas 1400 (com mais estacoes tb).
                  Sabes como é que o criador desse site consegue ir buscar essas informações em tempo real?

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por lifeTechnicolor Ver Post
                    Sabes como é que o criador desse site consegue ir buscar essas informações em tempo real?
                    Em termos técnicos, não faço ideia (nao entendo muito de programacao etc), mas no geral penso que vá buscar à info oficial:

                    https://www.gira-bicicletasdelisboa....e-as-estacoes/

                    Tens aqui actualizado em tempo real por cada estação. Depois ele fez um total (um algoritmo que soma as bikes todas disponiveis por estacao).

                    Dá jeito, quanto mais não seja para perceber q isto ainda vai no inicio (433/1400 = 31% de bikes anunciadas para o fim do projecto).

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por lifeTechnicolor Ver Post
                      Sabes como é que o criador desse site consegue ir buscar essas informações em tempo real?
                      O mais certo é o sistema ter uma API pública (ou não) que disponibiliza essa informação.

                      Comentário


                        Malta Gira,

                        Uma dúvida de pagamentos: se pagar com PayPal, aquilo funciona como carregamentos? Tenho "créditos" em conta, e posso andar de bicicleta até gastar esses créditos? Ou ando à vontade e depois pago a conta por PayPal?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                          Malta Gira,

                          Uma dúvida de pagamentos: se pagar com PayPal, aquilo funciona como carregamentos? Tenho "créditos" em conta, e posso andar de bicicleta até gastar esses créditos? Ou ando à vontade e depois pago a conta por PayPal?
                          Tens duas respostas:

                          1) Para o passe diário: É feita uma autorização de 300 euros na tua conta Paypal, e as dívidas pendentes que tiveres a pagar no final, sairão daí no final do término do passe

                          2) Para o mensal/anual: É tudo com base no saldo da App. Tens o teu saldo, que é comum a app ePark (estacionamento EMEL), e que podes carregar de várias formas (MB, Paypal). Carregas apenas quando bem te apetecer com o valor que quiseres.
                          Depois, qualquer dívida da utilização do serviço será deduzida ao teu saldo na app. Penso que em caso de ser negativo não poderás utilizar a app até regularizares isso.

                          Acho que é assim, qq dúvida, liga pra eles Bons passeios.

                          Comentário


                            Obrigado!

                            Agora as Gira são Mercedes?

                            https://www.publico.pt/2018/07/13/lo...eridos-1837937

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                              Obrigado!

                              Agora as Gira são Mercedes?

                              https://www.publico.pt/2018/07/13/lo...eridos-1837937
                              Pois era isso que ia responder

                              Comentário


                                Parece que temos mais uma opção de viajar pela capital:



                                Fica aqui a review:

                                Comentário


                                  Há mais uma empresa no negócio das trotinetes eletricas, desta vez a Hive que tem pareceria com a Mytaxi:



                                  Aqui a noticia:https://www.dinheirovivo.pt/empresas/1297687/

                                  Comentário


                                    hoje estava a PSP a fazer uma operação stop na ciclovia no saldanha.
                                    quem vinha de gira elétrica ou trotinete elétrica sem capacete levava 60€ de prenda de natal...

                                    quando eu passei (numa gira manual) já estavam com tanta clientela que já só paravam as trotinetes eléctricas...

                                    Comentário


                                      Essas trotinetes... São um problema do caraças. A malta anda com isso no meio das estradas aos "S", por todo o lado sem qualquer cuidado. Eu no outro dia ia passado por cima de um puto ali perto da João XXI...

                                      Comentário


                                        Gira manual como assim? Há Giras elétricas e outras não elétricas? Não é uma pergunta retórica, não sei mesmo, pensava que todas tinham assistência elétrica.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                          Essas trotinetes... São um problema do caraças. A malta anda com isso no meio das estradas aos "S", por todo o lado sem qualquer cuidado. Eu no outro dia ia passado por cima de um puto ali perto da João XXI...
                                          As trotinetes acho que serão um meio de mobilidade urbana do futuro, são mais fáceis de transprtar do que as bicicletas e não é preciso pedalar, acho que serão cada vez mais comuns pelas ruas/estradas.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                            Gira manual como assim? Há Giras elétricas e outras não elétricas? Não é uma pergunta retórica, não sei mesmo, pensava que todas tinham assistência elétrica.
                                            Há as manuais e as eletricas, têm tarifas diferentes.

                                            Entretanto a semana passada vi mais uma empresa, desta vez sueca, para fazer companhia às já existentes

                                            As Voi!

                                            https://www.dinheirovivo.pt/empresas...cas-em-lisboa/

                                            Para a malta que pretende usar isto regularmente sempre podem comprar um capacete dobrável, evita multas e ocupa pouco espaço:

                                            Editado pela última vez por Eletrico; 06 December 2018, 11:19.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                                              Há as manuais e as eletricas, têm tarifas diferentes.

                                              Entretanto a semana passada vi mais uma empresa, desta vez sueca, para fazer companhia às já existentes

                                              As Voi!

                                              https://www.dinheirovivo.pt/empresas...cas-em-lisboa/
                                              Pensei que as Giras fossem todas elétricas.

                                              Já há três empresas de aluguer de trotinetes elétricas mas a obrigatoriedade de capacete vai prejudicar muito o seu negócio e das Giras também.

                                              Comentário


                                                se é obrigatório utilizar capacete com as eléctricas o serviço perde logo muita atractividade...

                                                embora a EMEL diga que não é obrigatório (erradamente a meu ver) enganando desta forma o pessoal

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                  Essas trotinetes... São um problema do caraças. A malta anda com isso no meio das estradas aos "S", por todo o lado sem qualquer cuidado. Eu no outro dia ia passado por cima de um puto ali perto da João XXI...
                                                  Já testei as trotinetes da Hive e as da Lime. É perigoso, de facto. Aquilo anda relativamente rápido, mas a estabilidade e travagem são bastante inferiores às de uma bicicleta. Além disso, com rodas tão pequenas, não está preparada para lidar com as imensas irregularidades presentes nos pisos portugueses.

                                                  A malta não saber andar já é outra história. Ou começam a ter calma, ou começamos a ouvir falar em desgraças.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                    Já testei as trotinetes da Hive e as da Lime. É perigoso, de facto. Aquilo anda relativamente rápido, mas a estabilidade e travagem são bastante inferiores às de uma bicicleta. Além disso, com rodas tão pequenas, não está preparada para lidar com as imensas irregularidades presentes nos pisos portugueses.

                                                    A malta não saber andar já é outra história. Ou começam a ter calma, ou começamos a ouvir falar em desgraças.
                                                    A Lime tem dois modelos de trotinete (e já teve outro anteriormente), um igual às da Hive e outro que é maior e também mais estável e tem os travões idênticos aos das bicicletas.

                                                    Andar de trotinete na calçada quando está molhada é muito perigoso mas também não é para andar na calçada, aliás é proibido.
                                                    Editado pela última vez por Fabulous; 06 December 2018, 15:56.

                                                    Comentário


                                                      Andar nos passeios em lisboa é como jogar supermario da nintendo

                                                      é sempre a contornar obstáculos, ou trotinetes depositadas, ou bicicletas, ou esplanadas, ou mupis, etc etc

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                        As trotinetes acho que serão um meio de mobilidade urbana do futuro, são mais fáceis de transprtar do que as bicicletas e não é preciso pedalar, acho que serão cada vez mais comuns pelas ruas/estradas.

                                                        Também me parece, mas acho que quando estes fenómenos acontecem assim, do nada, as pessoas não têm tempo de aprender a lidar...

                                                        E quem anda no meio da cidade topa mais, o que não é o meu caso. No outro dia lá teve de ser, ir de carro, e fiquei admirado com a quantidade e a forma como as pessoas as usam.

                                                        Sinceramente pareceu-me perigoso.

                                                        Comentário


                                                          E a Uber já entrou em Lisboa com as Jump, as suas bicicletas dockless.

                                                          A destacar:

                                                          • Número previsto de bicicletas: cerca de 750.
                                                          • Zona de serviço: 90 % de cobertura do município de Lisboa
                                                          • Horário de funcionamento: 24 horas por dia.
                                                          • Custo de utilização: 0,15€ minuto sem custo de desbloqueio.

                                                          A Uber está a celebrar este lançamento das suas e-bikes em Lisboa com a oferta de 10 dias de viagens gratuitas para a experiência deste produto (2 viagens no máximo, até 20 minutos) e tem planeada diversas ações na cidade de lisboa com distribuição de capacetes gratuitos para promover a segurança entre os utilizadores.
                                                          Podem ler mais aqui: https://pplware.sapo.pt/motores/lisb...cas-jump-uber/

                                                          Comentário


                                                            10 dias de viagem de borla.

                                                            2 viagens no máximo à borla até 20m.


                                                            Não percebo.

                                                            Comentário


                                                              Experimentei hoje por duas vezes, sem stresses.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X