Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lisboa - Rede de Ciclovias e Bicicletas GIRA - Alguém já experimentou ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Cyrne Ver Post
    10 dias de viagem de borla.

    2 viagens no máximo à borla até 20m.


    Não percebo.
    10 dias de viagens à borla com limite de 2x por dia até 20min

    Comentário


      Bicicletas JUMP, viagem de 30 minutos

      Nova Iorque: 2 dólares
      Berlim: 2 euros
      Lisboa: 4,5 euros

      Comentário


        Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
        10 dias de viagens à borla com limite de 2x por dia até 20min
        [emoji106]

        Comentário


          EMEL corta com empresa que fazia as bicicletas Gira devido aos atrasos

          EMEL rescindiu o contrato com a Órbita, alegando “sucessivos incumprimentos contratuais” que resultaram em sanções de 5,3 milhões de euros. Do inicialmente previsto, faltam dezenas de docas e centenas de bicicletas.
          https://www.publico.pt/2019/04/10/lo...orbita-1868773

          Comentário


            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
            EMEL corta com empresa que fazia as bicicletas Gira devido aos atrasos



            https://www.publico.pt/2019/04/10/lo...orbita-1868773
            Mau demais. Como é que Órbita nao agarrou esta oportunidade? Será que estava a perder dinheiro com o negócio?

            Comentário


              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
              Mau demais. Como é que Órbita nao agarrou esta oportunidade? Será que estava a perder dinheiro com o negócio?
              Não está lá muito bem...
              https://www.msn.com/pt-pt/video/sicn...res/vi-BBVztIr

              Comentário


                As da EMEL não tenho usado, mas as da Uber já tem calhado. No entanto, já tive alguns dissabores. Houve um dia em que a app pura e simplesmente não desbloqueava as bicicletas (acabei a ir de autocarro) e hoje, que queria ir de Telheiras para a Pontinha e até há uma ciclovia bastante fixe, decidi ir com uma bicicleta dessas. Cheguei ao pé do metro da Pontinha, bloqueei a bicicleta e fui-me embora. Já passado um bom bocado, vi um SMS a avisar que tinha saído da zona da Jump e um débito de 10€ por causa disso. Mandei-lhes um email a explicar que o SMS até é porreiro, mas não dá muito jeito ler SMS enquanto se pedala e que, dado que cometi o erro por desconhecimento e foi a primeira vez, se me podiam devolver os 10€. Já me responderam que me vão devolver os 10€.

                Eu até acho o serviço porreiro, mas não é nada barato, antes pelo contrário.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                  Mau demais. Como é que Órbita nao agarrou esta oportunidade? Será que estava a perder dinheiro com o negócio?
                  https://www.jornaldenegocios.pt/empr...m-buraco-negro

                  Ui!

                  Isto causa um impacto tremendo na zona de Águeda, muita gente "depende" da Órbita...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                    https://www.jornaldenegocios.pt/empr...m-buraco-negro

                    Ui!

                    Isto causa um impacto tremendo na zona de Águeda, muita gente "depende" da Órbita...
                    A Órbita e a Miralago são pequenos empregadores num concelho que está em pleno emprego há quase 2 anos. Não terão qualquer dificuldade em encontrar colocação rapidamente. Felizmente!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                      Mau demais. Como é que Órbita nao agarrou esta oportunidade? Será que estava a perder dinheiro com o negócio?
                      Este negócio não era da Órbita, mas sim da Siemens. A Órbita ganhou o concurso mas na verdade era apenas o fornecedor das bicicletas.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                        Este negócio não era da Órbita, mas sim da Siemens. A Órbita ganhou o concurso mas na verdade era apenas o fornecedor das bicicletas.
                        Foi proposta conjunta Siemens/Órbita.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                          Foi proposta conjunta Siemens/Órbita.
                          Não. A Órbita apresentou-se sozinha a concurso, e os problemas começaram logo no início, porque a Órbita não teve capacidade para apresentar as garantias bancárias necessárias à Emel. A Siemens entrou nessa fase, garantindo a Órbita perante a Emel, mas exigindo ao mesmo tempo ficar com a parte de leão.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                            Não. A Órbita apresentou-se sozinha a concurso, e os problemas começaram logo no início, porque a Órbita não teve capacidade para apresentar as garantias bancárias necessárias à Emel. A Siemens entrou nessa fase, garantindo a Órbita perante a Emel, mas exigindo ao mesmo tempo ficar com a parte de leão.
                            Não sei que parte falas do início, mas na seleção dos últimos 4, a Órbita estava na com a Siemens.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                              Não sei que parte falas do início, mas na seleção dos últimos 4, a Órbita estava na com a Siemens.
                              Posso ir ver, mas tenho quase a certeza que não, porque esse concurso passou-me pelas mãos (auditoria). Claro que a Siemens seria um dos fornecedores que aparecia no caderno de encargos, tal como a Shimano, a Panasonic mas baterias, etc. Mas o concurso propriamente dito foi em nome exclusivo da Órbita.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                Posso ir ver, mas tenho quase a certeza que não, porque esse concurso passou-me pelas mãos (auditoria). Claro que a Siemens seria um dos fornecedores que aparecia no caderno de encargos, tal como a Shimano, a Panasonic mas baterias, etc. Mas o concurso propriamente dito foi em nome exclusivo da Órbita.
                                Pode ter sido isso, a Siemens estar como fornecedor do sistema de gestão e integração com a EMEL (a Órbita não tinha essas competências, ao que sei), e estarem na "prova final" no Parque Mayer (se a memória não me falha).

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                  Pode ter sido isso, a Siemens estar como fornecedor do sistema de gestão e integração com a EMEL (a Órbita não tinha essas competências, ao que sei), e estarem na "prova final" no Parque Mayer (se a memória não me falha).
                                  A Órbita já possuía o know-how todo dos sistemas de bicicletas partilhadas, das docas, dos sistemas de pagamento etc. À data em que venceu o concurso de Lisboa já a Órbita tinha um sistema semelhante a funcionar em Vilamoura, e também em Paris, ainda que em modo piloto.
                                  O que a Órbita não tinha na altura era músculo financeiro para tão grande empreendimento. Uma empresa que facturava uns 5 milhões ao ano a meter-se num projecto de 18 milhões...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                    A Órbita já possuía o know-how todo dos sistemas de bicicletas partilhadas, das docas, dos sistemas de pagamento etc. À data em que venceu o concurso de Lisboa já a Órbita tinha um sistema semelhante a funcionar em Vilamoura, e também em Paris, ainda que em modo piloto.
                                    O que a Órbita não tinha na altura era músculo financeiro para tão grande empreendimento. Uma empresa que facturava uns 5 milhões ao ano a meter-se num projecto de 18 milhões...
                                    Faria sentido uma joint-venture?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                      A Órbita já possuía o know-how todo dos sistemas de bicicletas partilhadas, das docas, dos sistemas de pagamento etc. À data em que venceu o concurso de Lisboa já a Órbita tinha um sistema semelhante a funcionar em Vilamoura, e também em Paris, ainda que em modo piloto.
                                      O que a Órbita não tinha na altura era músculo financeiro para tão grande empreendimento. Uma empresa que facturava uns 5 milhões ao ano a meter-se num projecto de 18 milhões...
                                      ;)

                                      (6 coisos)

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                        Este negócio não era da Órbita, mas sim da Siemens. A Órbita ganhou o concurso mas na verdade era apenas o fornecedor das bicicletas.
                                        Então ainda é mais incompreensível, a Siemens é uma multinacional gigantesca. Cheira-me que isto teve jogo de bastidores para lixarem os tugas da Órbita.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                          Então ainda é mais incompreensível, a Siemens é uma multinacional gigantesca. Cheira-me que isto teve jogo de bastidores para lixarem os tugas da Órbita.
                                          Não foi nada disso. Foi mais um mau negócio. No fundo o que aconteceu foi uma coisa relativamente comum de acontecer, e que basicamente nasce por via uns uns alfacinhas que acham que são muito espertos e que veem mais que os da “província”, quando na verdade não passam de uns tansos que de industriais têm pouco ou nada. Quando eu tiver tempo explico o mecanismo da coisa, que não se aplica especificamente só à Órbita, mas também a muitos negócios falhados que se vão fazendo por aí.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                            Não foi nada disso. Foi mais um mau negócio. No fundo o que aconteceu foi uma coisa relativamente comum de acontecer, e que basicamente nasce por via uns uns alfacinhas que acham que são muito espertos e que veem mais que os da “província”, quando na verdade não passam de uns tansos que de industriais têm pouco ou nada. Quando eu tiver tempo explico o mecanismo da coisa, que não se aplica especificamente só à Órbita, mas também a muitos negócios falhados que se vão fazendo por aí.
                                            Então mas afinal a culpa foi a EMEL ou da Órbita/Siemens? Já disseste que tinha sido da Órbita mas agora falas em alfacinhas(referes-te à EMEL suponho...)

                                            Comentário


                                              Lisboa - Rede de Ciclovias e Bicicletas GIRA - Alguém já experimentou ?

                                              Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                              Então mas afinal a culpa foi a EMEL ou da Órbita/Siemens? Já disseste que tinha sido da Órbita mas agora falas em alfacinhas(referes-te à EMEL suponho...)
                                              Refiro-me à Órbita. Os actuais sócios da Órbita são gente de Lisboa.

                                              Comentário


                                                Lisboa - Rede de Ciclovias e Bicicletas GIRA - Alguém já experimentou ?

                                                A coisa explica-se mais ou menos assim: o fundador da Órbita (e da Miralago, casa-mãe da Órbita), foi um industrial a sério, com visão e rasgo. Um a pessoa por quem eu nutro muito respeito e admiração. Mas, naturalmente, começou a deixar as empresas ficarem um pouco para trás no tempo, fruto da sua idade (tem actualmente bem para cima dos 80 anos), e do facto de os seus filhos nunca terem sentido especial vocação para seguirem as pisadas do pai (na verdade, nunca lhe chegaram aos calcanhares). Ainda assim estas empresas eram empresas equilibradas. Iriam eventualmente definhar com o tempo, mas não iriam ficar a dever nada a ninguém.
                                                Sucede que em 2015, 3 indivíduos de Lisboa, pessoas que se mexem muito bem nos meandros da política e dos negócios, fizeram uma oferta para compra do grupo Miralago/Órbita, que o fundador aceitou. Sucede que esta aquisição seguiu o modelo típico de tantas e tantas que concorrem por aí: os novos sócios eram uns tesos, puseram zero euros nas empresas, e o pagamento aos anteriores foi feito com o pelo do próprio cão. Ou seja, hipotecaram as instalações, se calhar até penhoraram equipamentos. Isto é, em vez de trazerem capital fresco para o grupo, fizeram precisamente o contrário, endividando as empresas.
                                                Note-se que os novos sócios não eram vigaristas nenhuns. Pelo contrário, são gente bem intencionada que julgava que ia dar a volta àquilo, porque iam trazer ao Grupo uma nova dinâmica, e além disso traziam também uma carta na manga, de que falarei mais abaixo.
                                                O problema é que estes novos sócios são o protótipo do lisboeta que até tem um curriculum brutal, com passagens por grandes empresas, até por cargos políticos, que foram consultores de tudo e mais alguma coisa, mas com uma falha enorme: nunca meteram verdadeiramente a “mão na massa”. Foram industriais de gabinete, empresários do ar condicionado. Eu conheço literalmente dezenas de pessoas assim, de todos os pontos do país, mas a esmagadora maioria deles é de Lisboa mesmo. Sofrem de uma espécie de complexo de superioridade face ao resto do país mas depois no terreno levam bailinho de qualquer pequeno industrial de trás do sol posto.
                                                Ora, a carta na manga desses novos industriais era precisamente o concurso da Emel para mobilidade suave. Eles tinham inside information e sabiam exactamente como deviam fazer para ganhar o concurso. E ganharam. Atenção que não foi fraude. As regras foram todas cumpridas. Esta gente estava convencida que, com o concurso na mão, todas as portas lhe seriam abertas, mas estavam redondamente enganados. Os principais fornecedores são tudo gente muito batida no mercado, que vê mais com um olho fechado que eles com dois abertos. A Banca já tinha aberto os cordões à bolsa para financiar a aquisição e não estava de modas. A única alternativa que arranjaram foi entregar à Siemens a condução de todo o projecto e ficarem relegados a mero fornecedor das bicicletas e das docas. Naturalmente que a Siemens, que não brinca em serviço, exigiu para si a fatia de leão dos ganhos estimados, e com razão porque na prática ia executar uns 2/3 do projecto. A partir desse momento o destino da Órbita ficou de certo modo traçado.
                                                Apenas uma nota para os compradores do Grupo (um deles até já vendeu a sua posição em 2017 ou 2018, certamente porque percebeu que isto ia correr mal): são gente 5 estrelas. Não são de todo desonestos. Mas foram muito ingénuos. Lá está, engenheiros do ar condicionado...
                                                Editado pela última vez por 33Stradale; 13 April 2019, 22:28.

                                                Comentário


                                                  Vou-te ser muito sincero.

                                                  Lembro-me de ter visto uma reportagem à Órbita já com a nova direcção.


                                                  E fiquei com uma péssima primeira impressão do novo dono. Faltava-lhe alguma coisa, não sei se visão ou o quê...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                    Ora, a carta na manga desses novos industriais era precisamente o concurso da Emel para mobilidade suave. Eles tinham inside information e sabiam exactamente como deviam fazer para ganhar o concurso. E ganharam. Atenção que não foi fraude. As regras foram todas cumpridas.
                                                    Duvido aqui, mas são contas de outro rosário ;)

                                                    Comentário


                                                      Mas de qualquer das formas a Órbita é uma empresa em decadência há muitos anos, só o Decathlon deve produzir mais bicicletas em Portugal num mês do que a Órbita em vários anos.

                                                      Comentário


                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                          Mas de qualquer das formas a Órbita é uma empresa em decadência há muitos anos, só o Decathlon deve produzir mais bicicletas em Portugal num mês do que a Órbita em vários anos.
                                                          A Decathlon produz zero bicletas. O que há é 2 empresas nacionais que as produzem para ela.

                                                          Comentário


                                                            Lisboa - Rede de Ciclovias e Bicicletas GIRA - Alguém já experimentou ?

                                                            Bem, se quisermos ser verdadeiramente rigorosos, em Portugal ninguém fabrica bicicletas. Montam-se bicicletas com componentes chineses.
                                                            Mas fabricam-se em Portugal componentes de alta gama! Rodas, pedaleiras, cranks, selins, etc. só que estes componentes não entram nas bicicletas dos hipermercados.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                              A Decathlon produz zero bicletas. O que há é 2 empresas nacionais que as produzem para ela.
                                                              Na prática é a mesma coisa, sem as encomendas da Decathlon essas empresam se calhar nem existiam porque Portugal não tem marcas próprias de valor nesta área que possam ser exportadas para todo o mundo como é o caso da Decathlon que é a maior cadeia de lojas de artigos de desporto do mundo.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X