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Lisboa - Rede de Ciclovias e Bicicletas GIRA - Alguém já experimentou ?

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    #61
    Numa fase tão prematura não faz sentido alugar as bikes tanto tempo, rapidamente ficavam sem stock.

    Mas se a coisa for bem planeada(coisa que duvido) tirava muita malta do metro, o que era excelente, para todos

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
      Numa fase tão prematura não faz sentido alugar as bikes tanto tempo, rapidamente ficavam sem stock.

      Mas se a coisa for bem planeada(coisa que duvido) tirava muita malta do metro, o que era excelente, para todos

      Sim, Não me parece que o objectivo destas bikes seja o aluguer do dia inteiro, não existe stock suficiente para isso, o objectivo são percursos curtos, levantas a bike, fazes o percurso e libertas a bike para outro usar, e não estares com a bike para ti tanto tempo a passear pela cidade.

      Para isso existem outras opções de aluguer

      Comentário


        #63
        Sim e se não houvesse tempo limite podia tornar-se complicado conseguir alugar uma.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          Sim e se não houvesse tempo limite podia tornar-se complicado conseguir alugar uma.
          Não sei se ainda é assim , mas a perto de 2 anos atrá em cascais ( perto da boca do inferno ) havia um sitio que alugava bicicletas " gratis " o tempo que quisesse , as vezes que fui lá sempre tinham , quanto mais a pagantes , no entanto acho que deveria ficar os 2 sistemas de 45 min. e tipo um passe mensal com tempo ilimitado já a pagar o dia todo , pronto essa é a minha humilde opinião que pouco ou nada deve valer.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
            Não sei se ainda é assim , mas a perto de 2 anos atrá em cascais ( perto da boca do inferno ) havia um sitio que alugava bicicletas " gratis " o tempo que quisesse , as vezes que fui lá sempre tinham , quanto mais a pagantes , no entanto acho que deveria ficar os 2 sistemas de 45 min. e tipo um passe mensal com tempo ilimitado já a pagar o dia todo , pronto essa é a minha humilde opinião que pouco ou nada deve valer.
            Estes sistemas não querem o ilimitado para as bicicletas "rodarem". É a principal razão para ter um tempo gratuito (a GIRA nem tem) e pagas a partir daí.

            No entanto, com as trocas de bicicleta, consegues andar o dia todo de graça nalguns casos...

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
              Não sei se ainda é assim , mas a perto de 2 anos atrá em cascais ( perto da boca do inferno ) havia um sitio que alugava bicicletas " gratis " o tempo que quisesse , as vezes que fui lá sempre tinham , quanto mais a pagantes , no entanto acho que deveria ficar os 2 sistemas de 45 min. e tipo um passe mensal com tempo ilimitado já a pagar o dia todo , pronto essa é a minha humilde opinião que pouco ou nada deve valer.
              Pois mas eu até concordo contigo.

              Só que será que em lisboa isso iria ser viável ?

              Ainda assim é preciso pagar as ciclovias, claro

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                Pois mas eu até concordo contigo.

                Só que será que em lisboa isso iria ser viável ?

                Ainda assim é preciso pagar as ciclovias, claro
                Tens imensas cidades com sistemas desses e pouco investimento em ciclovias.

                A diferença está na aceitação da coexistência de carros e bicicletas...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                  Tens imensas cidades com sistemas desses e pouco investimento em ciclovias.

                  A diferença está na aceitação da coexistência de carros e bicicletas...
                  Ora nem mais.

                  Comentário


                    #69
                    Quando estive em Dublin, no centro da cidade havia muito poucas ciclovias, mas além de circularem muito menos carros lá (o estacionamento é todo em parques subterrâneos a pagantes, talvez fosse por isso), circulavam todos muito devagar. É uma realidade diferente.

                    Mas não me parece que o intuito seja pagar ciclovias... é mesmo só fazer uma melhor gestão das bicicletas disponíveis. Aquilo não é para passear, é para que as pessoas se possam deslocar, por isso faz todo o sentido esse limite de tempo. Não seria viável em Lisboa nem em nenhuma cidade que queira disponibilizar um sistema de bicicletas públicas às pessoas para se deslocarem.

                    Esse sistema de aluguer em Cascais perto da Boca do Inferno é mesmo isso... para passear. BikeShare tem um objectivo diferente.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
                      Quando estive em Dublin, no centro da cidade havia muito poucas ciclovias, mas além de circularem muito menos carros lá (o estacionamento é todo em parques subterrâneos a pagantes, talvez fosse por isso), circulavam todos muito devagar. É uma realidade diferente.

                      Mas não me parece que o intuito seja pagar ciclovias... é mesmo só fazer uma melhor gestão das bicicletas disponíveis. Aquilo não é para passear, é para que as pessoas se possam deslocar, por isso faz todo o sentido esse limite de tempo. Não seria viável em Lisboa nem em nenhuma cidade que queira disponibilizar um sistema de bicicletas públicas às pessoas para se deslocarem.

                      Esse sistema de aluguer em Cascais perto da Boca do Inferno é mesmo isso... para passear. BikeShare tem um objectivo diferente.
                      90% das viagens de bikeshare é comute, depois há sempre os 10% a passeio.

                      A viagem média é de 18 minutos, e a rondar os 5kms...

                      Os números foram arredondados, mas não andam longe disso.

                      Comentário


                        #71
                        Entretanto foi alterado o prazo das viagens gratuitas para quem tem passe, como se pode ver no site:

                        "Até 30/09/2018 não são aplicados os valores de 0,10€ e 0,20€ pela utilização do serviço."

                        https://www.gira-bicicletasdelisboa....-e-tarifarios/

                        Comentário


                          #72
                          Todos estes projectos, enquanto estão no início digam ser de borla, nem que seja para atrair potenciais utilizadores.

                          Era uma boa opção para mim mas não nos locais onde estão implementadas não me servem, deviam ter em todas as estações, no minimo

                          Comentário


                            #73
                            Espero ansiosamente por uma estação GIRA no Colombo. A malta das torres de lisboa já tem, agora falta a malta das torres do colombo, já que agora uma boa parte à volta vai começar a ser paga para os automoveis !!!!!!

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                              Todos estes projectos, enquanto estão no início digam ser de borla, nem que seja para atrair potenciais utilizadores.

                              Era uma boa opção para mim mas não nos locais onde estão implementadas não me servem, deviam ter em todas as estações, no minimo
                              O projecto ainda está a avançar, há muitas estações que vão ainda ser instaladas.

                              Comentário


                                #75
                                https://www.atelevisao.com/famosos/a...ica-em-lisboa/

                                Mais uma queda, vendo o vídeo dá para perceber que foi azelhice, até a própria autora do vídeo diz que a culpa foi dela. Já a notícia...

                                Será que os 40 casos existentes foram falha nos travões? Fica a questão

                                Comentário


                                  #76
                                  Eu conheço e já andei muitas vezes nestas bicicletas, que antes de serem instaladas em Lisboa já existiam há mais de um ano em Vilamoura. São bicicletas com assistência eléctrica perfeitamente normais. Nunca lhes vi defeito nenhum...

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                    Eu conheço e já andei muitas vezes nestas bicicletas, que antes de serem instaladas em Lisboa já existiam há mais de um ano em Vilamoura. São bicicletas com assistência eléctrica perfeitamente normais. Nunca lhes vi defeito nenhum...
                                    Pelo que falam, os travões não são os mais adequados...

                                    Nunca andei nelas, mas tenho curiosidade.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Eu tenho passe anual.

                                      Acho que é tudo bem mais simples do que às vezes se põe neste tópico...

                                      No geral estou bastante satisfeito. Por mim eram todas eléctricas, é o que faz valer o serviço (cansa muito menos - tenho uma BTT e sei das diferenças).

                                      Estão limitadas a 25 km/h, o que se compreende por questões legais (acima disso seria obrigatório capacete), e porque iria causar muitos acidentes.

                                      +45 minutos em Lisboa? Bom, é trocar de bike em qq estacao (5m d intervalo), ou pagar o excesso com pontos (500 pontos =1 euro). É mt fácil ter pontos... ver aqui https://www.gira-bicicletasdelisboa....-e-tarifarios/

                                      Portanto 25 euros por ano é quase oferecido. Além disso o sistema é feito a pensar em médias de commutes (acima de 45min comepnsa mais ir de metro ou assim), de forma a garantir a disponiblidade das bicicletas.

                                      A bike em si: é pesada, algo dura (pneus rígidos), mas com um bom centro de gravidade. Essa dos travoes do JN, testem bem o da frente antes de andar, mas nunca tive probs.

                                      Ciclovias: no geral são boas, a autarquia tem feito um bom trabalho, bons planos futuros, excepto a da Av. da Liberdade. É horrível, precisa de ser pavimentada. E o Rossio, como tem paralelipidedos, tb é complicado.

                                      Eu uso-as apenas para lazer, mas atenção à disponibilidade das bikes em docas de alta rodagem. Há malta q trabalha e se queixa de q por vezes nao ha bikes, mas isso talvez melhore à medida q se inaugurem mais docas.

                                      Qt ao passe diário, é natural q seja caro, para os turistas...para residentes compensa o anual.

                                      No geral, recomendo bastante.

                                      Comentário


                                        #79
                                        O pior não é a falta de bikes. É a falta de docas. Na estação de Entrecampos a partir das 18h é frequente não ter lugar livre. Anda sempre a carrinha a recolher mas mesmo assim não é suficiente.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por mrlaidback Ver Post
                                          Eu tenho passe anual.

                                          Acho que é tudo bem mais simples do que às vezes se põe neste tópico...

                                          No geral estou bastante satisfeito. Por mim eram todas eléctricas, é o que faz valer o serviço (cansa muito menos - tenho uma BTT e sei das diferenças).

                                          Estão limitadas a 25 km/h, o que se compreende por questões legais (acima disso seria obrigatório capacete), e porque iria causar muitos acidentes.

                                          +45 minutos em Lisboa? Bom, é trocar de bike em qq estacao (5m d intervalo), ou pagar o excesso com pontos (500 pontos =1 euro). É mt fácil ter pontos... ver aqui https://www.gira-bicicletasdelisboa....-e-tarifarios/

                                          Portanto 25 euros por ano é quase oferecido. Além disso o sistema é feito a pensar em médias de commutes (acima de 45min comepnsa mais ir de metro ou assim), de forma a garantir a disponiblidade das bicicletas.

                                          A bike em si: é pesada, algo dura (pneus rígidos), mas com um bom centro de gravidade. Essa dos travoes do JN, testem bem o da frente antes de andar, mas nunca tive probs.

                                          Ciclovias: no geral são boas, a autarquia tem feito um bom trabalho, bons planos futuros, excepto a da Av. da Liberdade. É horrível, precisa de ser pavimentada. E o Rossio, como tem paralelipidedos, tb é complicado.

                                          Eu uso-as apenas para lazer, mas atenção à disponibilidade das bikes em docas de alta rodagem. Há malta q trabalha e se queixa de q por vezes nao ha bikes, mas isso talvez melhore à medida q se inaugurem mais docas.

                                          Qt ao passe diário, é natural q seja caro, para os turistas...para residentes compensa o anual.

                                          No geral, recomendo bastante.
                                          Pois de facto há a questão dos pontos que reduz o preço, sim, mas pronto as coisas têm de ser pagas de alguma forma, já que construir ciclovias e comprar as bicicletas gira custa dinheiro.

                                          Mas tens uma BTT que não é o melhor exemplo para comparar com as electricas, pois tem pneus mais largos.

                                          As de estrada com pneus fininhos é que é

                                          Comentário


                                            #81
                                            Eu uso uma pasteleira em Lisboa, e é do melhor que existe. Antes desta tinha uma de btt, e realmente as de btt são grandes monos para usar na cidade... cansam bué!!

                                            Acho que não se justifica para uma cidade como Lisboa haver só eléctricas. Muitos percursos fazem-se bastante bem sem assistência eléctrica. Pôr tudo eléctrico só iria fazer disparar o custo do sistema.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Andas com uma pasteleira ? És aquele tipo que por acaso se encontrou com o One Cyclist in Lisbon ali no Marquês ?

                                              De qualquer forma, a pasteleira não é muito pesada ?

                                              Comentário


                                                #83
                                                Lol não, nunca me cruzei com ele.

                                                Se é muito ou pouco pesado é relativo... mas é mais pesada que a minha bicicleta anterior, mas é preciso ter em atenção que é uma bicicleta maior. Comprei com um tamanho de quadro adequado à minha altura (sou um gajo alto), que é um pormenor que muita gente desvaloriza quando compra uma mas tem um impacto importante no conforto.

                                                Ela assim por alto deve ter uns 18 Kg... mas diria que para deslocações na cidade o peso (embora importe sempre um pouco, claro) está longe de ser o mais importante. O mais importante é mesmo o conforto. As bicicletas de BTT é normal que sejam mais leves, são bikes desportivas, e não levam tantos apetrechos. Tu numa bicicleta de cidade tens sempre (ou convém) luzes, que podem ou não ter um dínamo (é o caso da minha), guarda-lamas para não te sujares quando passas numa poça, porta-cargas para conseguires levar alguma bagagem, e por vezes também guarda-correntes (como é mais uma vez o caso da minha) que impede sujar as calças.
                                                Quando a malta fala de pasteleiras pensa sempre nas bicicletas de antigamente, ms é preciso ter em atenção que ali também as coisas evoluíram lol. Embora o design seja razoavelmente o mesmo, as pasteleiras actuais (a maior parte pelo menos) já vêm equipadas com mudanças e são bastante mais leves que as de antigamente.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Pois eu pensava que as pasteleiras eram só as antigas e já não existiam

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Algumas das marcas de topo para bicicletas de commutte só produzem pasteleiras. Porque é do mais confortável que existe e aquilo é sempre a andar lol.
                                                    Eu tenho uma Bobbin, e estou a pensar comprar uma Pelago. Se tiveres curiosidade e fores pesquisar as ofertas no sites destas marcas, são marcas com muita atenção ao pormenor, à geometria, qualidade dos materiais. Os preços da Pelago são capazes de assustar muito boa gente lool, mas é mesmo do melhor do melhor que existe.

                                                    Não é por acaso que nos países onde mais se anda de bicicleta isto é do que mais se usa. Cá a malta está habituada às btt porque é o que usou quando eram miúdos (era do mais barato e os vendedores diziam que para a cidade e para passear era o melhor para andar a subir e a descer passeios...) e o que muitas vezes se tem encostado em casa.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      Mas tens uma BTT que não é o melhor exemplo para comparar com as electricas, pois tem pneus mais largos.

                                                      As de estrada com pneus fininhos é que é
                                                      Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
                                                      Eu uso uma pasteleira em Lisboa, e é do melhor que existe. Antes desta tinha uma de btt, e realmente as de btt são grandes monos para usar na cidade... cansam bué!!

                                                      Acho que não se justifica para uma cidade como Lisboa haver só eléctricas. Muitos percursos fazem-se bastante bem sem assistência eléctrica. Pôr tudo eléctrico só iria fazer disparar o custo do sistema.
                                                      Malta, mas voces já experimentaram as Gira clássicas?

                                                      É que eu entendo o vosso ponto de vista, o meu irmão tem uma vintage de "ciclismo" (pneus finos) e ele conta-me que em percursos planos/descida é bem mais rápida que uma BTT...

                                                      O problema é que as Gira pesam 25,8 kg...aquilo é um autêntico atrelado para dar ao pedal...pelo menos para mim (além de serem muito mais desconfortáveis que uma BTT quando se entra em pisos rugosos, mas aí aceita-se porque não têm suspensão, e porque os pneus têm de ser rígidos dado ser de utilização pública).

                                                      Só sei que Lisboa é uma maravilha de eléctrica, e chego ao final do dia bem menos cansado (praticamente nada).

                                                      Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                                                      O pior não é a falta de bikes. É a falta de docas. Na estação de Entrecampos a partir das 18h é frequente não ter lugar livre. Anda sempre a carrinha a recolher mas mesmo assim não é suficiente.
                                                      This! Isto é um sério problema que a EMEL vai ter de estudar várias soluções (provavelmente já sabem disto claro e já estão a pensar nisso). Mais estações, mais docas por estacao, mais prémios por quem estacionar em estações vazias, etc ,etc...

                                                      Daí aceitar e compreender que estejam a fazer o projecto gradualmente, para irem entendendo isso.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        No domingo, por volta das 16:30h passei por baixo da estação de Entrecampos é apenas está 1 bicicleta no posto. É sempre assim?

                                                        Muito mauzinho se assim for

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                                                          No domingo, por volta das 16:30h passei por baixo da estação de Entrecampos é apenas está 1 bicicleta no posto. É sempre assim?

                                                          Muito mauzinho se assim for
                                                          Não uso essa estação mas passo lá muitas vezes. Não é sempre assim, mas tem momentos que sim. Sendo uma estação importante (interface de transportes) espero q te ajudem aqui (alguem q use muito a estacao).

                                                          No entanto tenho notado muita falta de bicicletas, no geral, estas ultimas semanas...será q andam a arranjar os cestos e é essa a razao? Espero q seja temporario.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por mrlaidback Ver Post
                                                            Não uso essa estação mas passo lá muitas vezes. Não é sempre assim, mas tem momentos que sim. Sendo uma estação importante (interface de transportes) espero q te ajudem aqui (alguem q use muito a estacao).

                                                            No entanto tenho notado muita falta de bicicletas, no geral, estas ultimas semanas...será q andam a arranjar os cestos e é essa a razao? Espero q seja temporario.
                                                            Sim, recebi uma SMS por causa dos cestos. O que se passou?

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                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por mrlaidback Ver Post
                                                              Eu tenho passe anual.

                                                              Acho que é tudo bem mais simples do que às vezes se põe neste tópico...

                                                              No geral estou bastante satisfeito. Por mim eram todas eléctricas, é o que faz valer o serviço (cansa muito menos - tenho uma BTT e sei das diferenças).

                                                              Estão limitadas a 25 km/h, o que se compreende por questões legais (acima disso seria obrigatório capacete), e porque iria causar muitos acidentes.

                                                              +45 minutos em Lisboa? Bom, é trocar de bike em qq estacao (5m d intervalo), ou pagar o excesso com pontos (500 pontos =1 euro). É mt fácil ter pontos... ver aqui https://www.gira-bicicletasdelisboa....-e-tarifarios/

                                                              Portanto 25 euros por ano é quase oferecido. Além disso o sistema é feito a pensar em médias de commutes (acima de 45min comepnsa mais ir de metro ou assim), de forma a garantir a disponiblidade das bicicletas.

                                                              A bike em si: é pesada, algo dura (pneus rígidos), mas com um bom centro de gravidade. Essa dos travoes do JN, testem bem o da frente antes de andar, mas nunca tive probs.

                                                              Ciclovias: no geral são boas, a autarquia tem feito um bom trabalho, bons planos futuros, excepto a da Av. da Liberdade. É horrível, precisa de ser pavimentada. E o Rossio, como tem paralelipidedos, tb é complicado.

                                                              Eu uso-as apenas para lazer, mas atenção à disponibilidade das bikes em docas de alta rodagem. Há malta q trabalha e se queixa de q por vezes nao ha bikes, mas isso talvez melhore à medida q se inaugurem mais docas.

                                                              Qt ao passe diário, é natural q seja caro, para os turistas...para residentes compensa o anual.

                                                              No geral, recomendo bastante.
                                                              Não são pneus rigidos, são pneu e camara como é comum. Sendo bikes com quadro em aço, forqueta em aço e pensadas para levar porrada todos os dias certamente serão mais pesadas e "fortes" do que é comum.

                                                              Comentário

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