Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O estranho caso BdC - os aspectos legais e sociológicos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Avizinham-se dias complicados para o BdC...

    Juridicamente, isto vai dar que falar. Os contratos desportivos têm clausulas de rescisão que entram na equação da balança judicial ( o jogador, além de empregado é activo.
    Vamos lá ver se a justa causa tem solidez suficiente.
    Mesmo que não tenha, a situação é irreversível...

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
      Avizinham-se dias complicados para o BdC...

      Juridicamente, isto vai dar que falar. Os contratos desportivos têm clausulas de rescisão que entram na equação da balança judicial ( o jogador, além de empregado é activo.
      Vamos lá ver se a justa causa tem solidez suficiente.
      Mesmo que não tenha, a situação é irreversível...
      Para mim continua como tem sido nos ultimos tempos.

      Na cabeça dele e dos seguidores nada mudou

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
        Avizinham-se dias complicados para o BdC...

        Juridicamente, isto vai dar que falar. Os contratos desportivos têm clausulas de rescisão que entram na equação da balança judicial ( o jogador, além de empregado é activo.
        Vamos lá ver se a justa causa tem solidez suficiente.
        Mesmo que não tenha, a situação é irreversível...
        Mas quem é que ainda põe isto em causa

        Não leves a mal mas não consigo compreender o teu ponto de vista sobre esta situação.

        Todo o comportamento do presidente constitui motivos para rescisão por justa causa.. Desde insultos, ameaças, processos levantados pelo Facebook.. Em cima disto tudo está o facto de o clube não ter assegurado as condições mínimas de segurança e ter permitido que os seus funcionários e ativos fossem agredidos e corressem perigo de vida em pleno local de trabalho. Mais… Parece ter existido conivência e isso é algo que está a ser ponderado e investigado.

        No mínimo, foi consentido.

        Agora as pessoas ainda questionarem se isto é suficiente para constituir justa causa. Talvez não seja assim tanto de estranhar, visto estarmos na República das Bananas.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post
          Mas quem é que ainda põe isto em causa

          Não leves a mal mas não consigo compreender o teu ponto de vista sobre esta situação.

          Todo o comportamento do presidente constitui motivos para rescisão por justa causa.. Desde insultos, ameaças, processos levantados pelo Facebook.. Em cima disto tudo está o facto de o clube não ter assegurado as condições mínimas de segurança e ter permitido que os seus funcionários e ativos fossem agredidos e corressem perigo de vida em pleno local de trabalho. Mais… Parece ter existido conivência e isso é algo que está a ser ponderado e investigado.

          No mínimo, foi consentido.

          Agora as pessoas ainda questionarem se isto é suficiente para constituir justa causa. Talvez não seja assim tanto de estranhar, visto estarmos na República das Bananas.
          Eu ainda estou a tentar perceber é a situação de os mesmos cabecilhas dos ataques de Alcochete terem andado a trocar palavras com os jogadores nas garagens do clube e no aeroporto.

          Para mim além de toda a situação estranha que se passou em Alcochete, é o saber que lhes dão este tipo de acesso

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post
            Mas quem é que ainda põe isto em causa

            Não leves a mal mas não consigo compreender o teu ponto de vista sobre esta situação.

            Todo o comportamento do presidente constitui motivos para rescisão por justa causa.. Desde insultos, ameaças, processos levantados pelo Facebook.. Em cima disto tudo está o facto de o clube não ter assegurado as condições mínimas de segurança e ter permitido que os seus funcionários e ativos fossem agredidos e corressem perigo de vida em pleno local de trabalho. Mais… Parece ter existido conivência e isso é algo que está a ser ponderado e investigado.

            No mínimo, foi consentido.

            Agora as pessoas ainda questionarem se isto é suficiente para constituir justa causa. Talvez não seja assim tanto de estranhar, visto estarmos na República das Bananas.
            O meu ponto de vista é apenas tentar ser imparcial ( mas é complicado....)
            Eu tenho dúvidas que a justa causa seja fácil de sustentar pois não é um contrato de trabalho convencional. Fui ver a legislação e há vários pontos em que BdC se pode agarrar.
            Provavelmente a estratégia lógica da defesa dele será distinguir os conceitos de contrato de trabalho normal dum contrato de trabalho desportivo.

            Mesmo que a fundamentação seja válida para um contrato de trabalho normal ( especialmente sem clausulas de indemnização...) não quer dizer que o sejam na situação em que há direitos suplementares para além do direito da entidade patronal ser "servida pelo empregado".

            Como é que fica a parte do Activo? Será justo e equilibrado uma empresa perder um activo desta ordem de grandeza com base em legislação do trabalho convencional? EU não sei.
            Editado pela última vez por ; 11 June 2018, 17:24.

            Comentário


              #96
              Tudo.. Tudo converge para uma situação de absoluta falta de segurança e total incumprimento de procedimentos internos. Que com certeza existem mas não foram, intencionalmente ou não, assegurados.
              .

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                O meu ponto de vista é apenas tentar ser imparcial ( mas é complicado....)
                Eu tenho dúvidas que a justa causa seja fácil de sustentar pois não é um contrato de trabalho convencional. Fui ver a legislação e há vários pontos em que BdC se pode agarrar.
                Provavelmente a estratégia lógica da defesa dela será distinguir os conceitos de contrato de trabalho normal dum contrato de trabalho desportivo.
                Mas estás-me a querer dizer que um contrato desportivo não contempla rescisão por justa causa, é isso?

                Não estou dentro da legislação, mas não pode ser esse o caso.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por gfrmartins Ver Post
                  Eu ainda estou a tentar perceber é a situação de os mesmos cabecilhas dos ataques de Alcochete terem andado a trocar palavras com os jogadores nas garagens do clube e no aeroporto.

                  Para mim além de toda a situação estranha que se passou em Alcochete, é o saber que lhes dão este tipo de acesso
                  E o mais giro foi ver o director André Geraldes, mesmo ali ao lado, a fingir que não era nada com ele

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    O meu ponto de vista é apenas tentar ser imparcial ( mas é complicado....)
                    Eu tenho dúvidas que a justa causa seja fácil de sustentar pois não é um contrato de trabalho convencional. Fui ver a legislação e há vários pontos em que BdC se pode agarrar.
                    Provavelmente a estratégia lógica da defesa dele será distinguir os conceitos de contrato de trabalho normal dum contrato de trabalho desportivo.

                    Mesmo que a fundamentação seja válida para um contrato de trabalho normal ( especialmente sem clausulas de indemnização...) não quer dizer que o sejam na situação em que há direitos suplementares para além do direito da entidade patronal ser "servida pelo empregado".

                    Como é que fica a parte do Activo? Será justo e equilibrado uma empresa perder um activo desta ordem de grandeza com base em legislação do trabalho convencional? EU não sei.
                    Ah ok. Referes-te ao peso que estes funcionários representam no ativo do clube, por contraponto com um funcionário normal numa qualquer empresa.

                    Penso que, por uma questão de senso comum, isso não se pode sobrepor aos direitos humanos de um trabalhador.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post
                      Mas estás-me a querer dizer que um contrato desportivo não contempla rescisão por justa causa, é isso?

                      Não estou dentro da legislação, mas não pode ser esse o caso.
                      Não foi isso que eu disse. Obviamente pode haver justa causa!

                      É mais este pequeno artigo:

                      Artigo 3.ºDireito subsidiário e relação entre fontes1 - Às relações emergentes do contrato de trabalho desportivo aplicam-se, subsidiariamente, as regras aplicáveis ao contrato de trabalho que sejam compatíveis com a sua especificidade.

                      Ou seja, aqui entra o que tu quiseres ( à boa maneira da legislação tuga) .

                      https://dre.pt/home/-/dre/107692694/details/maximized

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post
                        Ah ok. Referes-te ao peso que estes funcionários representam no ativo do clube, por contraponto com um funcionário normal numa qualquer empresa.

                        Penso que, por uma questão de senso comum, isso não se pode sobrepor aos direitos humanos de um trabalhador.

                        Acidentes ocorrerem, erros de gestão e planeamento da segurança também. Mas daí até ser inequivocamente justa causa há um caminho a fazer.

                        Eu fui o primeiro a dizer que a segurança em Alcochete era uma comédia mas daí até justificar que um activo de X milhões possa rescindir "easy" ainda há um longo caminho...

                        Para além disso: ninguém em portugal pode impedir alguém de entrar num local qualquer ( nem mesmo um segurança privado) , só a polícia ou GNR podem. Ora para o Alcochete estar 100% seguro, tinhas de ter lá dezenas de polícias...
                        Será que faz sentido e é razoável?

                        Comentário


                          Pelo facto de um plantel de futebol ser tão valioso é que depende de quem gere proteger os seus ativos. Não é da responsabilidade dos jogadores olharem pela segurança e evitarem ser assediados moralmente. Por muito bem pago que seja nenhum jogador pode ser escravo da sua entidade patronal quando a sua segurança física [a sua vida!] está em risco.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                            Não foi isso que eu disse. Obviamente pode haver justa causa!

                            É mais este pequeno artigo:


                            Ou seja, aqui entra o que tu quiseres ( à boa maneira da legislação tuga) .

                            https://dre.pt/home/-/dre/107692694/details/maximized
                            3 - Constitui justa causa, para efeitos das alíneas c) e d) do n.º 1, o incumprimento contratual grave e culposo que torne praticamente impossível a subsistência da relação laboral desportiva.


                            Resta saber o que diz o contrato no que toca à segurança e aos deveres do Presidente para com os funcionários.

                            Mas duvido muito que situações da ordem de gravidade daquelas que aconteceram nos últimos meses não estejam legalmente enquadradas.

                            Comentário


                              Continuo a achar que este tópico devia ser "merge" com o do Sporting. Assim andamos a espalhar informação que é factualmente a mesma em dois tópicos.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                Pelo facto de um plantel de futebol ser tão valioso é que depende de quem gere proteger os seus ativos. Não é da responsabilidade dos jogadores olharem pela segurança e evitarem ser assediados moralmente. Por muito bem pago que seja nenhum jogador pode ser escravo da sua entidade patronal quando a sua segurança física [a sua vida!] está em risco.
                                Um gestor nestas circunstancias faz gestão do risco associado à actividade sendo que este nunca é zero... Para se salvaguardar, deve fazer seguros também.

                                Se o risco fosse = 0, não existiriam seguros logo, é expectável que exista sempre um risco em qualquer actividade...


                                Não sendo possível meter os jogadores num bunker, quantos polícias seriam suficientes? 2 , 4 10? E se na vez de 50 fossem 500 agressores descontrolados?

                                É ou não fácil de desmontar o argumento da segurança? Eu acho que era insuficiente o dispositivo de segurança, mas isso sou eu ( ciência do achismo). Agora: prova que era...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                  Continuo a achar que este tópico devia ser "merge" com o do Sporting. Assim andamos a espalhar informação que é factualmente a mesma em dois tópicos.
                                  Também acho. Continua a falar-se do mesmo assunto em ambos os tópicos.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                    Continuo a achar que este tópico devia ser "merge" com o do Sporting. Assim andamos a espalhar informação que é factualmente a mesma em dois tópicos.
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Também acho. Continua a falar-se do mesmo assunto em ambos os tópicos.
                                    E gorar a tentativa do Pastis em desviar as atenções? Nah...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                                      E gorar a tentativa do Pastis em desviar as atenções? Nah...


                                      Há pá, pró lado que durmo melhor.

                                      Eu acho que o que está mal é transformarem um tópico que supostamente deveria focar aspectos desportivos numa salgalhada de temas.
                                      Já me criticaram várias vezes por abrir o típico, até rectifiquei o título para agradar a todos e nem assim

                                      Comentário


                                        Salgalhada de temas? Há um tema geral que é o SCP, e o que se tem falado é exactamente o SCP, nada mais que o SCP.

                                        Isso é o mesmo que teres um tópico para falar dos vários aspectos de um mesmo carro e dizeres que isso é uma salgalhada...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          Salgalhada de temas? Há um tema geral que é o SCP, e o que se tem falado é exactamente o SCP, nada mais que o SCP.

                                          Isso é o mesmo que teres um tópico para falar dos vários aspectos de um mesmo carro e dizeres que isso é uma salgalhada...
                                          Então o melhor é bloqueaar este. Tu não és moderador?
                                          Eu só quis ajudar.

                                          Comentário


                                            Acredito que sim, mas neste caso só contribui para espalhar informação desnecessariamente.

                                            E sou ex-admin, já o deixei de ser há muito tempo.

                                            Comentário


                                              o mais interessante de ver neste caso será a psicologia das massas
                                              até que ponto vai dominar a alienação coletiva e o sporting vai ou não caminhar alegremente para o abismo

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                                o mais interessante de ver neste caso será a psicologia das massas
                                                até que ponto vai dominar a alienação coletiva e o sporting vai ou não caminhar alegremente para o abismo
                                                É muito interessante sim.

                                                Dá para perceber bem melhor certos factos históricos ao longo dos tempos.

                                                Comentário


                                                  no longo prazo um clube vale o que valerem os seus adeptos, em particular a sua massa associativa, os que pagam bilhetes, compram coisas por causa do clube
                                                  o sporting nos medias estava relativamente secundarizado em relação ao benfica e ao porto, estava num lento processo de "belenização", a ficar cada vez mais num segundo plano em relação ao porto e ao benfica
                                                  a tornar-se uma especie de atletico de madrid em versão portuguesa

                                                  agora, pelo menos, está a ser o centro das atençoes mediaticas, por maus motivos, mas fala-se mais do sporting que dos outros clubes todos juntos
                                                  estou curioso para ver que efeitos de longo prazo tem isto na massa associativa

                                                  mesmo que um clube como o sporting, benfica ou porto descessem de divisão (por exemplo, por ser condenado por corrupção de arbitros) no ano seguinte subiriam de novo e passado poucos anos seriam novamente candidatos a vencer o campeonato
                                                  normalmente os adeptos de um clube não mudam de clube, o apego ao clube é emotivo e não muda por razão nenhuma

                                                  será interessante ver se esta maior exposição mediatica, mas negativa, no longo prazo fará aumentar o numero e o fervor dos adeptos ou a fará diminuir
                                                  por este caminho a exposição mediatica não acabará tão depressa, no proximo campeonato as controversias podem continuar porque é muito provavel que a continuar assim possa vir a ter de lutar não pelo titulo, mas para conseguir chegar às competições europeias, não com o benfica e o porto, mas com o braga, guimarães, maritimo e rio ave

                                                  Comentário


                                                    Ou então vai lutar pelo 7 lugar

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                                                      Ou então vai lutar pelo 7 lugar
                                                      O sétimo não é problema.

                                                      Comentário


                                                        Esta novela do Sporting não tem fim. Ontem tivemos 2 capitulos no mesmo dia, foi uma espécie de condensado.
                                                        Primeiro, 4 jgadores rescindem, e depois o presidente diz que se demite, mas só que os jogadores que rescinderem voltarem atrás e aceitarem novamente o presidente se ele ganhar novas eleições.
                                                        O homem quer à força toda continuar na mesma. Acho que mesmo que todos os elementos do sporting se demitissem, ele continuava lá sozinho no estádio a gritar que eram todos os traidores anti-sportingiuistas e que ele era o único verdadeiro sportinguista.
                                                        Mas mais inacreditável que as ações do lunático, é mesmo a quantidade de adeptos que ainda o continua a defender.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                          Mas mais inacreditável que as ações do lunático, é mesmo a quantidade de adeptos que ainda o continua a defender.
                                                          Se tivesse de adivinhar diria que há menos adeptos sportinguistas a apoia-lo do que parece.

                                                          Há muitas vozes a favor do BdC no Facebook e noutros sítios, e menos vozes contra, mas isso não significa necessariamente que a maioria dos adeptos apoie.

                                                          Diria que dos adeptos Sportinguistas que têm uma vida relativamente preenchida, seja com trabalho, filhos ou estudos, não tem tempo nem paciência para à noite ainda ir ao Facebook insultar jogadores ou agentes ou jornalistas ou outros. Por outro lado quem não faz nada da vida, ou chega a uma casa vazia, ou chega a uma casa onde ninguém lhe dá cartão tem mais que tempo para ir ao Facebook libertar as suas frustrações. Os jogadores são o alvo fácil. O Sporting sempre foi o clube do coração, não ganha (e quando não ganha culpa-se os jogadores), e agora os jogadores estão a abandonar o barco (a razão são detalhes). É ir ao Facebook, insulta-se os jogadores, eleva-se o Presidente que também insulta os jogadores e culpa o Benfica a Deus, e siga.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Andre3567 Ver Post
                                                            Se tivesse de adivinhar diria que há menos adeptos sportinguistas a apoia-lo do que parece.

                                                            Há muitas vozes a favor do BdC no Facebook e noutros sítios, e menos vozes contra, mas isso não significa necessariamente que a maioria dos adeptos apoie.

                                                            Diria que dos adeptos Sportinguistas que têm uma vida relativamente preenchida, seja com trabalho, filhos ou estudos, não tem tempo nem paciência para à noite ainda ir ao Facebook insultar jogadores ou agentes ou jornalistas ou outros. Por outro lado quem não faz nada da vida, ou chega a uma casa vazia, ou chega a uma casa onde ninguém lhe dá cartão tem mais que tempo para ir ao Facebook libertar as suas frustrações. Os jogadores são o alvo fácil. O Sporting sempre foi o clube do coração, não ganha (e quando não ganha culpa-se os jogadores), e agora os jogadores estão a abandonar o barco (a razão são detalhes). É ir ao Facebook, insulta-se os jogadores, eleva-se o Presidente que também insulta os jogadores e culpa o Benfica a Deus, e siga.


                                                            mas esses também não votar às AGs... quem vai são os que mais gritam no facebook....

                                                            Comentário


                                                              Em relacao aos jogadores que rescindiram, o dano já está feito e outro presidente que nao seja BdC pouco pode fazer.

                                                              O problema vai ser encontrar treinador e jogadores para trabalharem ao lado de BdC. Outro problema vai ser o estado anímico dos jogadores que ficaram e viram os outros colegas (alguns capitaes) sair desta maneira.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X