Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caiu helicóptero do INEM em Valongo.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por diogosilva Ver Post
    Apenas te disse que te mostro os voos a parar por norma em Baltar. Tu vens, vês e depois vens aqui ao tópico e dizes que comprovaste que o Heli abastece por norma em Baltar sempre que faz um transporte ao Porto.
    Repito que nunca falei em aterrar naquele caso, naquelas condições.
    Disse que por norma, quase quase sempre, abastece em Baltar.
    A facilidade com que misturam coisas..
    Ninguém está a dizer (pelo menos eu não) se é ou não normal ou usual aterrar em Baltar para abastecer. Não duvido que lá aterre sempre.

    O que questiono é porque é que o tem de fazer?

    Comentário


      Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
      O helicóptero em causa tinha uma autonomia de 895 km!
      O segmento de voo que tinha efectuado anteriormente não foi superior a 250 km (mesmo na pior da hipóteses nunca chegou aos 300 km), por isso e caso o helicóptero tenha saído de Macedo com o máximo de combustível, tinha mais que autonomia para chegar outra vez a Macedo com uma boa margem de segurança. O abastecimento em Baltar não seria necessário neste caso.
      Com o registo de quando foi reabastecido da última vez e com as missões desde então, podem ter ideia da autonomia do helicóptero.
      Se tinha autonomia mais que chegasse, cai por terra o argumento do desvio para abastecimento por parte do piloto.

      Comentário


        Fica aqui uma cópia do relatório preliminar:

        http://www.prociv.pt/bk/Documents/RE...eli%20INEM.pdf

        Fonte:

        https://www.publico.pt/2018/12/18/so...o-inem-1855116

        Comentário


          Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
          Referia-me à Inaer/Babcock. Entre as duas variantes dos helicópteros existem diferenças.



          Isto é a autonomia "de catálogo", na configuração com depósitos auxiliares e sem reservas.

          Nos helicópteros, muito mais do que nos aviões, é preciso conjugar combustível e payload. Um AW109S, com full fuel (incluíndo os depósitos auxiliares) mais a célula sanitária e todo o material médico já deve ficar próximo do seu peso máximo à descolagem. Com tripulação, equipa médica e paciente ficará consideravelmente acima.

          Penso que o INEM exige para os helicópteros ligeiros uma autonomia de 200nm, e a autonomia real neste caso não deveria andar muito longe disso.

          Lembrar que eles sairam de Macedo de Cavaleiros, foram buscar o doente a Bragança (salvo erro) e aterraram em Massarelos. Muito por alto, serão umas 120nm considerando rotas directas, que duvido que tenham feito dado o relevo da zona. Voltar a Macedo de Cavaleiros seriam mais umas 80nm.

          Não faço ideia se eles saíram com o máximo de combustível possível, mas mesmo que o tenham feito parece-me muito possível que a paragem para reabastecimento fosse inevitável.
          Para quantos locais no Porto o heli faz serviço? São João? Não faz mais sentido ter abastecimento de combustível no heli do hospital?

          Ou em caso de emergências consecutivas, manda-se esperar para ir ali atestar a Baltar?

          Comentário


            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
            Porque é que aterra em Baltar para abastecer? A gasolina é mais barata?

            É limitado na autonomia? É normal ter uma aeronave de emergência demasiado limitada na autonomia que nem consegue regressar à base após um serviço?
            Não me cabe a mim, nas funcoes que desempenho, perceber o porquê. Posso ter ideia mas seria igualmente especulacao.

            Apenas disse um facto, que é norma abastecer em Baltar. O que para o caso é relevante para se perceber que não lá ia apenas por "interesse".

            Agora porque abastece por norma lá, se tem depositos extra, se é o Heli ideial, qual a sua autonomia real, etc. não sei com certeza nenhuma dessas respostas.

            E reafirmo, que tudo que digo é quando tenho certeza.

            Cumprimentos

            Comentário


              Originalmente Colocado por diogosilva Ver Post
              E não esquecer que há peso máximo para aterrar em Massarelos, assim como nós heliportos dos hospitais. Pode o Hélio não sair de Macedo com peso máximo por limite do próprio heliporto
              Há tanta variável...
              Btw até há 1mes era o 109E e atualizaram para o S que aumentou a autonomia e a célula sanitária permitindo mais espaço para o doente
              Ou seja, estão a operar em heliportos que não têm condições decentes?

              Só faltava terem de transportar um doente de cada vez porque o heliporto não aguenta com dois.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                Para quantos locais no Porto o heli faz serviço? São João? Não faz mais sentido ter abastecimento de combustível no heli do hospital?

                Ou em caso de emergências consecutivas, manda-se esperar para ir ali atestar a Baltar?
                O heliporto que usam não é no hospital, mas sim o da Helitours em Massarelos.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  Ninguém está a dizer (pelo menos eu não) se é ou não normal ou usual aterrar em Baltar para abastecer. Não duvido que lá aterre sempre.

                  O que questiono é porque é que o tem de fazer?
                  Não te sei dizer com certeza. Sei te dizer que por lógica, abasteceria em Massarelos que tem combustivel. Será por tipo de contrato? Será porque o Heli nao pode levantar com o peso total com tanque cheio? Nao sei, estou apenas a supor.

                  Para CHP aterra em Massarelos, para CHSJ aterra no Pedro Hispano.

                  Queres mais perguntas... porque o CHP e CHSJ e até Gaia nao teem Heliportos prontos para o Heli tendo que se pedir uma ambulancia, transferir doente, etc?

                  Não sei... Não é uma responsabilidade que tenha direta ou indiretamente.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                    Ou seja, estão a operar em heliportos que não têm condições decentes?
                    Só faltava terem de transportar um doente de cada vez porque o heliporto não aguenta com dois.
                    Apesar do Heli INEM ter prioridade, por vezes não pode levantar voo de Massarelos por o Heli da Helitour mesmo estar em voo turistico. Parece mentira não?

                    Podias fazer a pergunta... Porque é que os 3 maiores hospitais do grande porto nao teem o seu heliporto licenciado para aterrar?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                      O heliporto que usam não é no hospital, mas sim o da Helitours em Massarelos.
                      E em Massarelos não tem combustível? Como fazem os helis da Douro Azul? Vão abastecer ao jumbo ou à Prio?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                        E em Massarelos não tem combustível? Como fazem os helis da Douro Azul? Vão abastecer ao jumbo ou à Prio?
                        Boa pergunta!

                        Se calhar vão abastecer a Vilar de Luz ou ao Francisco Sá Carneiro.

                        Tens aqui as características do heliporto:

                        https://www.nav.pt/docs/AIS/heliport....pdf?sfvrsn=16
                        Editado pela última vez por PSerra; 18 December 2018, 18:27.

                        Comentário


                          Tirado de outro forum. Alguém explique isto

                          então o Heli3 regressa a base, informa que vai seguir a rota nos 1500ft ASL (que são +- 457m abovee sea level) sobrevoa a serra de santa justa com mau tempo e há nuvens nesse nivel de voo, o piloto segue o protocolo e as regras de voo visual aplicam-se


                          segundo o manual de voo: "Distancia às nuvens 1500 m na horizontal300 m (1 000 ft) na vertical"


                          o pilote desce 300m (vamos supor que desceu apenas o necesssario para clarear as nuvens vá 200m)


                          acabei de confirmar no site Mundo da Rádio - base de dados de emissores - rádios locais do continente que o emissor de valongo está a 355m ASL


                          ora 457-200= 257 ASL a antena não tem mais que 100m 257+100=357 bammm em cheio na p*ta da antena! porque aquela ***** está sem manutenção na iluminação e quase ao abandono aos anos...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                            Tirado de outro forum. Alguém explique isto
                            É melhor perguntar a quem escreveu isso o que se faz quando está nevoeiro a 30cm do chão. Cava-se um túnel e voa-se através dele?

                            Não se pode descer assim de qualquer forma só porque há nuvens. Logo à partida, todos os voos devem operar a pelo menos 500ft acima do solo. 1000ft se forem aglomerados / zonas densamente habitadas. Se os mínimos não estão garantidos, não dá para operar.

                            Não pretendendo de todo ilibar os responsáveis pela falta de iluminação da antena (se é que a mesma era requerida), mas mantendo 500ft (aprox 150m) em relação ao solo o embate não aconteceria. Ou os mínimos não foram respeitados, ou houve alguma questão técnica que os forçou a descer. Ou, ainda, houve um erro de navegação e não se aperceberam de que estavam naquela zona, pensando que estavam num local com o terreno mais baixo.
                            Editado pela última vez por SuperdeOrigem; 18 December 2018, 19:13.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                              É melhor perguntar a quem escreveu isso o que se faz quando está nevoeiro a 30cm do chão. Cava-se um túnel e voa-se através dele?

                              Não se pode descer assim de qualquer forma só porque há nuvens. Logo à partida, todos os voos devem operar a pelo menos 500ft acima do solo. 1000ft se forem aglomerados / zonas densamente habitadas. Se os mínimos não estão garantidos, não dá para operar.

                              Não pretendendo de todo ilibar os responsáveis pela falta de iluminação da antena (se é que a mesma era requerida), mas mantendo 500ft (aprox 150m) em relação ao solo o embate não aconteceria. Ou os mínimos não foram respeitados, ou houve alguma questão técnica que os forçou a descer. Ou, ainda, houve um erro de navegação e não se aperceberam de que estavam naquela zona, pensando que estavam num local com o terreno mais baixo.

                              Claramente

                              Infelizmente aos poucos dá para perceber que o erro de pilotagem traduzido numa falta de posicionamento vertical seguro e o desconhecimento da área sobrevoada levaram a esta tragédia...

                              Comentário


                                .

                                Comentário


                                  E a ser verdade alguém lhe tentou fazer a vontade a todo o custo...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por diogosilva Ver Post
                                    A quem quiser encontro pessoal, mostro o registo do Google Maps via histórico do Maps a parar sempre em Baltar. É só enviar PM e depois de ver, vir aqui postar que afinal estavam errados.
                                    Permite-me uma dúvida ( dúvida mesmo):
                                    Pára porque NECESSITA reabastecer, ou pára para reabastecer...porque sim?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                      E em Massarelos não tem combustível? Como fazem os helis da Douro Azul? Vão abastecer ao jumbo ou à Prio?


                                      Esta pergunta é interessante porque há relativamente pouco tempo estava com a minha namorada no Porto, na zona da ribeira, e vi passar uma carrinha de caixa aberta da HeliTours com um equipamento de grandes dimensões lá montado, e dizia qualquer coisa como "HeliTours - suporte de abastecimento".

                                      Talvez isto responda à tua dúvida.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por diogosilva Ver Post
                                        Apesar do Heli INEM ter prioridade, por vezes não pode levantar voo de Massarelos por o Heli da Helitour mesmo estar em voo turistico. Parece mentira não?

                                        Podias fazer a pergunta... Porque é que os 3 maiores hospitais do grande porto nao teem o seu heliporto licenciado para aterrar?
                                        Em tempos, o HSJ ( agora CHSJ) teve heliporto....a funcionar.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                          Em tempos, o HSJ ( agora CHSJ) teve heliporto....a funcionar.

                                          Sim, é verdade.

                                          Quanto ao Santo António, não me parece viável construir um heliporto naquele espaço já limitado e em pleno centro histórico do Porto, numa zona com muitos obstáculos à volta.

                                          Em Gaia não faço ideia do motivo pelo qual não há, mas espaço não falta.

                                          Comentário


                                            Por acaso tenho ideia que o santo António também teve.....não sei mesmo se ainda tem, embora não funcione.
                                            Edit:....teve mesmo:
                                            https://www.jn.pt/arquivo/2006/inter...os-541632.html
                                            Editado pela última vez por Sansoni7; 19 December 2018, 09:17.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                              Por acaso tenho ideia que o santo António também teve.....não sei mesmo se ainda tem, embora não funcione.


                                              Não me parece. Ou se teve, apagaram qualquer vestígio do mesmo. Vê no Google Maps:

                                              https://www.google.com/maps/@41.1470.../data=!3m1!1e3

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                Por acaso tenho ideia que o santo António também teve.....não sei mesmo se ainda tem, embora não funcione.
                                                Edit:....teve mesmo:
                                                https://www.jn.pt/arquivo/2006/inter...os-541632.html
                                                Todos tiveram. Porque não funciona atualmente, isso é outra história.

                                                https://www.jn.pt/arquivo/2006/inter...os-541632.html

                                                Pensem em doentes urgentes que precisam de helicóptero e depois aterram em Matosinhos, e vão de ambulância para São João. Fará sentido?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                  Permite-me uma dúvida ( dúvida mesmo):
                                                  Pára porque NECESSITA reabastecer, ou pára para reabastecer...porque sim?
                                                  Pára porque precisa de abastecer. Antes desse para voltar sem ter que parar para abastecimento, poupavam se 30 min de aterrar abastecer e levantar.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por diogosilva Ver Post
                                                    Todos tiveram. Porque não funciona atualmente, isso é outra história.

                                                    https://www.jn.pt/arquivo/2006/inter...os-541632.html

                                                    Pensem em doentes urgentes que precisam de helicóptero e depois aterram em Matosinhos, e vão de ambulância para São João. Fará sentido?
                                                    Realmente é ridículo. No limite pode haver casos em que seria mais rápido fazer o trajeto todo de ambulância

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por diogosilva Ver Post
                                                      Todos tiveram. Porque não funciona atualmente, isso é outra história.

                                                      https://www.jn.pt/arquivo/2006/inter...os-541632.html

                                                      Pensem em doentes urgentes que precisam de helicóptero e depois aterram em Matosinhos, e vão de ambulância para São João. Fará sentido?
                                                      Realmente é ridículo. No limite pode haver casos em que seria mais rápido fazer o trajeto todo de ambulância

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por diogosilva Ver Post
                                                        Pára porque precisa de abastecer. Antes desse para voltar sem ter que parar para abastecimento, poupavam se 30 min de aterrar abastecer e levantar.
                                                        «Engraçado» porque em anteriores posts teus fiquei com a sensação que parava por rotina e não por necessidade.
                                                        Ok, estou esclarecido, obrigado.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                                          Esta pergunta é interessante porque há relativamente pouco tempo estava com a minha namorada no Porto, na zona da ribeira, e vi passar uma carrinha de caixa aberta da HeliTours com um equipamento de grandes dimensões lá montado, e dizia qualquer coisa como "HeliTours - suporte de abastecimento".

                                                          Talvez isto responda à tua dúvida.
                                                          Extraordinário. Um heli de turismo tem abastecimento no local, mas um heli de emergência tem de ir abastecer ao "jumbo" lá da zona...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Extraordinário. Um heli de turismo tem abastecimento no local, mas um heli de emergência tem de ir abastecer ao "jumbo" lá da zona...
                                                            Eu creio que o Heliporto de Massarelos é de turismo....«aproveitado» pelo INEM.

                                                            https://www.nav.pt/docs/AIS/heliport....pdf?sfvrsn=14

                                                            Comentário


                                                              O Santo António tinha uma plataforma para helicópteros, mas acho que nunca foi licenciada e entretanto foi convertida noutra coisa qualquer. É(ra) aquela construção redonda, na foto:´

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X