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A "Praga" das Trotinetes Eléctricas

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    #61
    Concordo que seja uma praga, a juntar a outras.
    E quando se "tentou" regular/fiscalizar, lá veio o Medina socorrer-se da ANSR para dizer que os utilizadores não têm de usar capacetes nem andar nas ciclovias.

    Qualquer dia, acontece um acidente grave e depois quero ver.

    Já disse noutro tópico, qualquer dia mando um da dominos pizza ao chão sem querer, anda tudo com uma pressa doida, não respeitam nada nem ninguém, infelizmente isto só irá ao sitio quando algo de mau acontecer

    Comentário


      #62
      Realmente as LIME são caras, perigosas e a maioria dos seus utilizadores usa-as de forma louca.

      Já vi de tudo: fazerem rotundas, os tipos da Lime a conduzirem uma e a levarem outra ao lado, tipos a andar na Fontes Pereira de Melo a passarem vermelhos e alternarem entre vias de trânsito, passeios e ciclovias...

      Por outro lado, sou recém utilizador das GIRA e acho um serviço muito bom e seguro se usarmos apenas as ciclovias! E muito barato também.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por ricardop Ver Post
        Concordo que seja uma praga, a juntar a outras.
        E quando se "tentou" regular/fiscalizar, lá veio o Medina socorrer-se da ANSR para dizer que os utilizadores não têm de usar capacetes nem andar nas ciclovias.

        Qualquer dia, acontece um acidente grave e depois quero ver.

        Já disse noutro tópico, qualquer dia mando um da dominos pizza ao chão sem querer, anda tudo com uma pressa doida, não respeitam nada nem ninguém, infelizmente isto só irá ao sitio quando algo de mau acontecer

        O medina pode dizer o que quiser, mas não é lei.
        A policia está a passar multas a quem anda sem capacete, não há muito tempo passou uma reportagem sobre esse assunto.

        Comentário


          #64


          Ficheiros anexados

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            #65
            Isso é onde?

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
              Isso é onde?
              Zona Norte do Parque das Nações.

              Já me deu vontade de pontapear algumas que ficam ''largadas'' em cima dos passeios.

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                #67
                Aquele edifício que se vê é a torre VdG?

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                  Aquele edifício que se vê é a torre VdG?
                  É aquele passadiço logo a seguir ao Myriad (edificio da foto)

                  Comentário


                    #69
                    É mesmo conversa de 10 milhões, praga?

                    Basta procurar por china shared bike para ver o que é praga.

                    sem nome.jpg

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                      O medina pode dizer o que quiser, mas não é lei.
                      A policia está a passar multas a quem anda sem capacete, não há muito tempo passou uma reportagem sobre esse assunto.
                      o problema foi mesmo esse
                      é que depois dessas fiscalizações legais o medina e tubarões da emel&cia mexeram uns cordelinhos e a ANSR vei dizer que afinal essa parte da legislação já não era para cumprir.
                      ora se está legislado mas a ANSR, entidade que dá ordens e seguimento às contra ordenações se meteu do lado dos interesses económicos dos poderosos

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                        Aquele edifício que se vê é a torre VdG?
                        É o hotel que fizeram a envolver a torre.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                          O medina pode dizer o que quiser, mas não é lei.
                          A policia está a passar multas a quem anda sem capacete, não há muito tempo passou uma reportagem sobre esse assunto.
                          A policia multou num dia, e no dia seguinte saiu a notícia que afinal não era preciso capacete porque a potência é inferior ao que está estipulado.
                          Foi má actuação da policia...

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Então criem estacionamentos suficientes, descam o valor dos passes, melhorem o sistema de transportes a partir da periferia e mesmo no centro da cidade.

                            Esta mania da perseguição aos automóveis.....

                            Gostava de saber se tambem são alérgicos à quantidade de impostos que os automóveis pagam.......

                            Querem que se ande menos de automovel mas adoram que haja dinheiro vindo destes para construir as ciclovias enquanto por esse país fora se pagam BALÚRDIOS e por vezes em estradas esburacadas e sem segurança !!
                            Atenção que eu não faço perseguição aos automóveis. Pelo contrário. Sou é realista.

                            Lisboa está apinhada de automóveis que vêm de fora e tornam o transito no caos que é reduzindo a qualidade de vida de todos. Este problema deveria ser uma prioridade.

                            Na minha opinião a solução passa por incentivar a utilização de pequenos transportes não poluentes (bicicletas, trotinetes, whatever), a criação de mais ciclovias, mesmo que seja necessário reduzir as vias de circulação automóvel, aumentar a qualidade dos transportes públicos e baixar os valores dos passes, principalmente para quem vem de fora da cidade. E isso vai acontecer.

                            E não, não passa por aumentar os lugares de estacionamento! Pelo contrário, no centro da cidade, muitos dos lugares deveriam passar a ser exclusivos para os moradores.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              A policia multou num dia, e no dia seguinte saiu a notícia que afinal não era preciso capacete porque a potência é inferior ao que está estipulado.
                              Foi má actuação da policia...

                              ...o que é falso, porque no código da estrada e até em manuais publicados pela própria ANSR consta a obrigatoriedade.
                              e para alem disso não existe estipulação de potência inferior, só não pode é ser superior a 0.25kw senão deixa de ser considerado velocípede.

                              o tal manual da ANSR:
                              http://www.ansr.pt/SegurancaRodoviar...ELOCÍPEDE.pdf

                              o art. 112 que define o que é considerado velocípede
                              https://www.aprendercodigo.com/codigo/show/150

                              o art. 82 que obriga o uso de capacete em velocípedes e trotinetes com motor e a coima a aplicar perante o desrespeito
                              https://www.aprendercodigo.com/codigo/show/110

                              foi mesmo jogada e compadrio descarado e à cara podre.

                              Comentário


                                #75
                                Dá a ideia que neste país vale tudo...
                                A policia a fazer o seu trabalho conforme o que está na lei, e por conveniência da câmara de Lisboa, que tinha anunciado uma coisa errada, a própria ANSR decide ir contra a lei. Alguém devia colocar a ANSR em tribunal. E se houver um acidente grave com alguém sem capacete, deviam processar quem tomou essas decisões. Incrivel como estas coisas acontecem nos tempos que correm.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                  ...o que é falso, porque no código da estrada e até em manuais publicados pela própria ANSR consta a obrigatoriedade.
                                  e para alem disso não existe estipulação de potência inferior, só não pode é ser superior a 0.25kw senão deixa de ser considerado velocípede.

                                  o tal manual da ANSR:
                                  http://www.ansr.pt/SegurancaRodoviar...ELOCÍPEDE.pdf

                                  o art. 112 que define o que é considerado velocípede
                                  https://www.aprendercodigo.com/codigo/show/150

                                  o art. 82 que obriga o uso de capacete em velocípedes e trotinetes com motor e a coima a aplicar perante o desrespeito
                                  https://www.aprendercodigo.com/codigo/show/110

                                  foi mesmo jogada e compadrio descarado e à cara podre.
                                  Tens toda a razão.
                                  Fiei-me (e mal) na CML que dizia que até 0.25 não era preciso capacete.

                                  Obrigado pelo esclarecimento.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                    Tens toda a razão.
                                    Fiei-me (e mal) na CML que dizia que até 0.25 não era preciso capacete.

                                    Obrigado pelo esclarecimento.
                                    Pois mas a brincar a brincar o Medina tem um amigo na ANSR ou a Lime deu bons cabazes de natal...porque a ANSR veio contrariar a PSP e vão mais longe sugerem aos entretanto multados que recorram da multa e procurem a sua anulação...
                                    Se fosse legal, existiria um artigo que tornava as multas nulas...não havendo...por mim se fosse responsável da DN da PSP, era continuar a multar.

                                    Porque a presunção que as trotinetes e biclas da rede Gira só circulam nas vias para o efeito verifica-se que na prática não acontece...e como em tudo no ciclo da vida, karma, darwin o que quiserem...agora que a ANSR diz que não é preciso é que vão aparecer as estatísticas dos espetas valentes com danos para os utilizadores.

                                    https://www.autofoco.pt/noticia/ver/766009

                                    https://observador.pt/2018/12/10/ca-...omo-e-la-fora/

                                    https://observador.pt/2018/12/20/ans...tas-eletricas/

                                    essa do até 0.25 não ser preciso capacete...o sr Medina que dê uma queda de Gira ou de trotinete no alcatrão a 25km/h que depois falamos...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                      ...o que é falso, porque no código da estrada e até em manuais publicados pela própria ANSR consta a obrigatoriedade.
                                      e para alem disso não existe estipulação de potência inferior, só não pode é ser superior a 0.25kw senão deixa de ser considerado velocípede.

                                      o tal manual da ANSR:
                                      http://www.ansr.pt/SegurancaRodoviar...ELOCÍPEDE.pdf

                                      o art. 112 que define o que é considerado velocípede
                                      https://www.aprendercodigo.com/codigo/show/150

                                      o art. 82 que obriga o uso de capacete em velocípedes e trotinetes com motor e a coima a aplicar perante o desrespeito
                                      https://www.aprendercodigo.com/codigo/show/110

                                      foi mesmo jogada e compadrio descarado e à cara podre.
                                      Eu também andei a ver isso e vi a fundamentação que até aludia à constituição e não concordei.

                                      O que era referido como uma contradição entre o referido no artigo 112º e o n. 5 do artigo 82º na minha opinião não o é.

                                      O n.º 5 do artigo 82º diz que os condutores de velocípedes com motor, trotinetas, etc são obrigadas a usar capacete devidamente ajustado. Esta é a regra geral.

                                      O artigo 112 define o que é um velocípede com motor, é um velocípede com motor auxiliar com potencia máxima contínua de 0.25 kW e que reduz a potencia a zero se atingir os 25 km/h. Diz ainda que os velocípedes com motor que respeitem estes requisitos são considerados como velocípedes (simples) não estando por isso obrigados ao uso do capacete.

                                      A minha opinião é a de que se as trotinetas eléctricas respeitarem estes limites impostos aos velocípedes com motor poderiam ser dispensadas do uso de capacete. As que não respeitassem estes limites deviam ser mesmo classificadas como velocípedes com motor e os condutores e passageiros obrigados a usar o capacete.

                                      Infelizmente a leitura que foi feita pela autoridade foi no sentido de dispensar todos independentemente da velocidade atingida ou potencia do motor.
                                      Editado pela última vez por JCF; 08 January 2019, 11:33. Razão: corrigir portugues e lapso

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post

                                        Já devem estar mais que pagas.

                                        Podem começar a comprar canas de pesca, pois vai ser prato do dia.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Qualquer dia temos o rio poluído outra vez com as substancia perigosas ou nocivas que existem nestas trotinetas.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                                            Eu também andei a ver isso e vi a fundamentação que até aludia à constituição e não concordei.

                                            O que era referido como uma contradição entre o referido no artigo 112º e o n. 5 do artigo 82º na minha opinião não o é.

                                            O n.º 5 do artigo 82º diz que os condutores de velocípedes com motor, trotinetas, etc são obrigadas a usar capacete devidamente ajustado. Esta é a regra geral.

                                            O artigo 112 define o que é um velocípede com motor, é um velocípede com motor auxiliar com potencia máxima contínua de 0.25 kW e que reduz a potencia a zero se atingir os 25 km/h. Diz ainda que os velocípedes com motor que respeitem estes requisitos são considerados como velocípedes (simples) não estando por isso obrigados ao uso do capacete.

                                            A minha opinião é a de que se as trotinetas eléctricas respeitarem estes limites impostos aos velocípedes com motor poderiam ser dispensadas do uso de capacete. As que não respeitassem estes limites deviam ser mesmo classificadas como velocípedes com motor e os condutores e passageiros obrigados a usar o capacete.

                                            Infelizmente a leitura que foi feita pela autoridade foi no sentido de dispensar todos independentemente da velocidade atingida ou potencia do motor.
                                            não me parece haver contradição.

                                            no 112º referente a identificação de veículos refere que apesar de ter motor,ser trotinete, autoequilibrado, etc. é considerado trotinete.

                                            no 82º referente a regras de segurança diz que veículos com determinadas características têm de ser usados com capacete. no caso dos velocípedes, trotinete, etc são os que tiverem motor.

                                            ora se dentro da classe dos velocípedes existem alguns veiculos a motor e a lei diz que para esse se deve usar capacete. não vejo onde está a duvida

                                            é algo como na mesma legislação teres um automóvel ligeiro que pode circular a 120km/h nas AE, mas se tiver reboque já só pode circular a 100km/h mesmo continuando a estar na categoria dos ligeiros.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Também não vejo a contradição. No artigo 112 quando diz que os velocipedes com motor ou análogos são equiparados a velocipedes, é uma afirmação genérica. Ou seja, quando se refere velocipedes, e não existe uma referência especial a velocipedes com motor, então os velocipedes com motor estão incluidos nos velocipedes. Mas se houver uma regra especial para velocipedes com motor, então é essa que se aplica.

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                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                                Atenção que eu não faço perseguição aos automóveis. Pelo contrário. Sou é realista.

                                                Lisboa está apinhada de automóveis que vêm de fora e tornam o transito no caos que é reduzindo a qualidade de vida de todos. Este problema deveria ser uma prioridade.

                                                Na minha opinião a solução passa por incentivar a utilização de pequenos transportes não poluentes (bicicletas, trotinetes, whatever), a criação de mais ciclovias, mesmo que seja necessário reduzir as vias de circulação automóvel, aumentar a qualidade dos transportes públicos e baixar os valores dos passes, principalmente para quem vem de fora da cidade. E isso vai acontecer.

                                                E não, não passa por aumentar os lugares de estacionamento! Pelo contrário, no centro da cidade, muitos dos lugares deveriam passar a ser exclusivos para os moradores.
                                                Está bem camarada mas eu acho é que muitos dos que andam diariamente de carro em lisboa não o fazem por prazer.

                                                Fazem-no porque a partir das periferias há poucos transportes decentes e depois muitas vezes os parques periféricos do metro de lisboa ficam logo cheios a partir das 8h30.

                                                Quando eu referi a estacionamentos, é nas periferias.

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                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                                                  Qualquer dia temos o rio poluído outra vez com as substancia perigosas ou nocivas que existem nestas trotinetas.
                                                  Fiquei a pensar nisso...então esta malta ecológica não se preocupa com o deitar baterias das trotinetes para o rio ? wow.....

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                                                    #85
                                                    Nem de propósito, tive de ir a Lisboa, e lá estava uma a ocupar 80% do passeio toda atravessada na entrada de um prédio.

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                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      Fiquei a pensar nisso...então esta malta ecológica não se preocupa com o deitar baterias das trotinetes para o rio ? wow.....
                                                      Algumas podem já estar sem bateria...pode ter sido retirada por um "juicer" para carregamento.

                                                      https://www.dinheirovivo.pt/empresas...s-partilhadas/

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                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                        Nem de propósito, tive de ir a Lisboa, e lá estava uma a ocupar 80% do passeio toda atravessada na entrada de um prédio.
                                                        Eu fico lixado é como deve ser a vida de um invisual em Lisboa hoje em dia.... as trotinetes, as biclas, os carros a entupir passeios...para quem se desloca numa rotina pré-definida não é de todo fácil.

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                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                          Eu fico lixado é como deve ser a vida de um invisual em Lisboa hoje em dia.... as trotinetes, as biclas, os carros a entupir passeios...para quem se desloca numa rotina pré-definida não é de todo fácil.
                                                          Pois... por acaso tenho andado a pensar nisso desde que vi um invisual atrapalhado a dar bengaladas numas trotinetes abandonadas. Enfim, uma selvajaria.

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                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                            Também não vejo a contradição. No artigo 112 quando diz que os velocipedes com motor ou análogos são equiparados a velocipedes, é uma afirmação genérica. Ou seja, quando se refere velocipedes, e não existe uma referência especial a velocipedes com motor, então os velocipedes com motor estão incluidos nos velocipedes. Mas se houver uma regra especial para velocipedes com motor, então é essa que se aplica.
                                                            Acho que não faz sentido o n. 5 do art. 82º dizer que os condutores e passageiros dos velocípedes com motor têm de usar capacete e depois o n.º 3 do art. 112º dizer que os velocipedes com motor, trotinetas com motor etc são equiparados a velocipedes simples. Por essa leitura não havia velocipedes com motor cujos condutores/passageiros tivessem de usar capacete.

                                                            Salvo melhor opinião o que faz sentido é os velocípedes com motor com as características referidas no numero 2 do art. 112º serem considerados velocípedes simples e os que nao respeitem essas limitações velocipedes com motor.

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                                                              #90
                                                              Problema resolvido.



                                                              https://sk.ru/news/b/articles/archiv...al-moscow.aspx

                                                              Deixar as trotinetes espalhadas pela cidade toda ao acaso parece-me uma ideia melhor.

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