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Lisboa a cidade mais congestionada da Península Ibérica

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    #61
    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Claro que alivia, e se conjugares A5 com A16 com CREL , tudo isto junto ajuda e bem. E se houver muita gente com coisas como Waze tanto melhor. QUanto mais alternativas houver, melhor. A CRIL costuma ficar sempre muito entupida e com a CREL aliviaria....é óbvio.
    Claro que alivia, mas pouco, e nao se resolve o problema da entrada na cidade.

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      #62
      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
      Não sei porquê mas a mim dá-me para olhar para outras latitudes...
      Há exemplos em todo o lado, mas isso nao quer dizer que ter uma cidade grande seja uma coisa de 1o, 2o ou 3o mundo.

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        #63
        Tanta coisa para fazer a nivel de transportes publicos para melhorar o transito em Lisboa:

        - Aumentar a rede do metro. É incrivel que por exemplo o metro acabe no Cais do Sodré e não chegue a Belem, Algés, Miraflores
        - Metro ou comboio para o Tagus Park e a malha industrial de Oeiras
        - Carreiras de autocarros a conectar a MS e a linha de Cascais (muita gente mora na MS e trabalha no Tagus Park)
        - Restabelecer as ligações fluviais entre o Parque das Nações e Cacilhas, Seixal, Barrreiro e Montijo nas horas de ponta.

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          #64
          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
          Claro que alivia, mas pouco, e nao se resolve o problema da entrada na cidade.
          Exactamente. Só se aumenta a velocidade a que se chega ao congestionamento. E ao incentivar o uso do carro naturalmente vai aumentar ainda mais o congestionamento.

          Isto não há volta a dar, a única solução é reduzir o uso do transporte particular, seja pelo maior recurso aos transportes públicos, seja pelo referido teletrabalho.
          Editado pela última vez por Jbranco; 05 June 2019, 10:13.

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            #65
            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
            Vamos mandar o Infarmed para o Porto.
            O problema, e que não se pode chegar um dia, e dizer agora todos se tem de mudar para a cidade X, obvio que isso não vai acontecer, o que tem de ser feito é conforme são criadas entidades/departamentos, serem criados fora de Lisboa, a pouco e pouco ir deslocalizando parte para outra cidade.

            Agora não pode ser feito com o Infarmed, que foi uma "solução" politica para fazer esquecer que o governo não foi capaz de trazer a agencia europeia do medicamento, com a deslocalização provocado pelo brexit, o que é necessario é um planeamento faseado a 10, 20 ou 30 anos, o que nunca vai acontecer em Portugal.

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              #66
              Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
              Tanta coisa para fazer a nivel de transportes publicos para melhorar o transito em Lisboa:

              - Aumentar a rede do metro. É incrivel que por exemplo o metro acabe no Cais do Sodré e não chegue a Belem, Algés, Miraflores
              - Metro ou comboio para o Tagus Park e a malha industrial de Oeiras
              - Carreiras de autocarros a conectar a MS e a linha de Cascais (muita gente mora na MS e trabalha no Tagus Park)
              - Restabelecer as ligações fluviais entre o Parque das Nações e Cacilhas, Seixal, Barrreiro e Montijo nas horas de ponta.
              A 1a é sempre desejável embora essa zona seja servida por eléctrico (devia era ter uma maior frequencia).
              A 2a é praticamente impossível, a malha urbana já está criada, nao dá para ter comboios a passar no meio dos prédios.
              A 3a é difícil, é impossível de garantir os horários de um autocarro se passar pela ponte em horas de ponta. Os autocarros de regresso voltam vazios.
              A 4a é algo que podia ser feito, havendo passageiros que justifiquem.

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                #67
                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                Existem bastantes países desenvolvidos com uma cidade grande. Irlanda, por exemplo.
                Os países escandinavos sao quase todos assim, Copenhaga tem 5x mais populacao do que a 2a maior cidade. Estocolmo tem quase 3x mais populacao do que Gotemburgo, Oslo tem quase 4x mais populacao do que a 2a maior cidade, Helsinquia tem quase 4x mais populacao do que a 2a maior cidade.
                Viena tem quase 7x mais populacao do que a 2a maior cidade.
                Budapest tem quase 15x mais populacao do que a 2a maior cidade.

                Exemplos nao faltam.
                isto assim dito não quer dizer grande coisa
                como é o subsolo dessas cidades? é facil fazer linhas de metro ou dificil?
                as cidades são planas ou têm uma orografia acidentada?

                são pergunta importantes quando se pensa em fazer uma boa rede de transportes publicos

                e já agora, qual é a frequencia das greves dos transportes publicos nessas cidades?

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                  #68
                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                  Claro que alivia, mas pouco, e nao se resolve o problema da entrada na cidade.
                  Sim já percebi o ponto onde querias chegar. E sim a entrada da cidade não tem milagres. No limite faz garrafão.

                  Mas eu concordo com o que outros tambem disseram ou seja acho que ter tanta empresa no centro de lisboa é paranoia

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Sim já percebi o ponto onde querias chegar. E sim a entrada da cidade não tem milagres. No limite faz garrafão.

                    Mas eu concordo com o que outros tambem disseram ou seja acho que ter tanta empresa no centro de lisboa é paranoia
                    Se fosses abrir uma empresa que precisasses de mao de obra especializada e onde 75% dos teus clientes (e possíveis futuros negócios) estivessem em Lisboa onde é que a ias abrir, Portalegre?

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Sim já percebi o ponto onde querias chegar. E sim a entrada da cidade não tem milagres. No limite faz garrafão.

                      Mas eu concordo com o que outros tambem disseram ou seja acho que ter tanta empresa no centro de lisboa é paranoia
                      Se perguntares aos trabalhadores descobres que são eles que não querem sair do centro, porque o centro é o melhor para a generalidade deles, morem em Almada, Oeiras ou Vila franca de Xira. E isso é especialmente importante precisamente para todos aqueles que usam transportes públicos.

                      Para os clientes também faz mais sentido locais centrais.
                      Editado pela última vez por Jbranco; 05 June 2019, 10:34. Razão: Ortografia

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        A 1a é sempre desejável embora essa zona seja servida por eléctrico (devia era ter uma maior frequencia).
                        A 2a é praticamente impossível, a malha urbana já está criada, nao dá para ter comboios a passar no meio dos prédios.
                        A 3a é difícil, é impossível de garantir os horários de um autocarro se passar pela ponte em horas de ponta. Os autocarros de regresso voltam vazios.
                        A 4a é algo que podia ser feito, havendo passageiros que justifiquem.
                        2- Comboio tens razão, já o Metro até ao Tagus Park não seria impossivel. Caro sem duvida, impossivel não.

                        3- Havendo autocarros directos, faria com que á partida menos gente fizesse a deslocação de carro.
                        Tanto a Carris como a TST fazem carreiras até Lisboa e com boas taxas de passageiros. Um carreira em hora de ponta até ao Tagus Park teria alguma adesão.

                        4- O cais do PdN está lá. Aliás, não posso confirmar a 100% mas tenho quase a certeza que durante a Expo, houve ligaçõoes fluviais PdN - Cacilhas.
                        Editado pela última vez por Paulinhonanet; 05 June 2019, 10:40.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                          3- Comboio tens razão, já o Metro até ao Tagus Park não seria impossivel. Caro sem duvida, impossivel não.
                          4- O cais do PdN está lá. Aliás, não posso confirmar a 100% mas tenho quase a certeza que durante a Expo, houve carreiras fluviais até Cacilhas.
                          Sim, houve, resta saber se há passageiros.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                            Alegremente a caminho do terceiro mundo.

                            Vão ver como é o transito de uma capital em diversos países sub-desenvolvidos. E depois vão ver como o resto do país está às moscas.

                            Lisboa não tem problema nenhum enquanto cidade. O problema é o país e o seu modelo de desenvolvimento.
                            Exactamente.

                            Enquanto isso, outras regiões desertificando-se.

                            Comentário


                              #74
                              noticia de julho de 2004

                              Santana Lopes anuncia secretarias de Estado em seis cidades

                              O Governo anunciou hoje que vai instalar seis secretarias de Estado em Coimbra, Santarém, Aveiro, Évora, Faro e Braga. Na cidade do Porto serão disponibilizadas instalações para receber gabinetes destinados aos membros do Executivo.
                              Em comunicado, o Executivo de Pedro Santana Lopes indicou que as secretarias de Estado que vão sair de Lisboa são as da Administração Local, que passará para Coimbra, da Agricultura e Alimentação (Santarém), da Educação (Aveiro), dos Bens Culturais (Évora), do Turismo (Faro) e da Juventude (Braga).

                              Ainda na nota do gabinete do chefe de Governo, é revelado que "relativamente à cidade do Porto foi tomada a decisão de nela se disponibilizarem instalações, nas quais o primeiro-ministro e os diferentes membros do Governo, por períodos regulares, desempenharão a sua normal actividade".

                              Segundo o documento, o Conselho de Ministros vai realizar-se em diferente locais do país, com periodicidade mensal, com início na próxima reunião, que "terá lugar na cidade do Porto no dia 29 de Julho".

                              As medidas agora anunciadas correspondem à decisão do actual Executivo de assumir "como essencial" a continuação da reforma em matéria de descentralização, "na sequência das iniciativas desenvolvidas pelo XV Governo Constitucional", lê-se no comunicado.

                              A reforma, prossegue o documento, visa o "desenvolvimento do processo de reorganização territorial, através da consolidação das novas realidades supramunicipais", nomeadamente as comunidades urbanas, as comunidades intermunicipais e as grandes áreas metropolitanas.

                              O "aprofundamento da transferência de competências dos diferentes serviços e organismos da Administração central para a administração local" é outro objectivo da reforma que será prosseguida pelo Executivo de Santana Lopes.
                              ...
                              depois iriam deslocar-se empresas privadas que dependem fortemente dos contratos com o estado e cujos gestores quereriam estar perto do secretário de estado

                              é possível fazer-se, tudo indica que representaria uma poupança porque diminuiria custos de congestionamento e dinamizaria outras regiões de portugal

                              não há é vontade politica

                              Comentário


                                #75
                                Adoro quando os intelectuais se manifestam sobre assuntos sempre na óptica utópica de que todos têm de mudar do dia para a noite.

                                A fluidez das cidades não melhora por decreto nem trocando faixas de rodagem por ciclovias.

                                A prova está no que a CMLisboa fez e no desfecho desastrado a que assistimos diariamente.

                                Os carros não aumentaram desde há 3-4 anos e o trânsito não está pior por esta razão.

                                Mas entretanto espero testemunhos de quem vive em Lisboa e está a contribuir activamente na utopia tão apregoada, tendo trocado o seu automóvel por uma bicicleta para fazer mais de 30kms diários.

                                Também aceito fotos de gente ensardinhada, com um sorriso nos lábios, dentro do metropolitano ou de fresquinhos autocarros da Carris.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por lll Ver Post
                                  noticia de julho de 2004

                                  Santana Lopes anuncia secretarias de Estado em seis cidades


                                  depois iriam deslocar-se empresas privadas que dependem fortemente dos contratos com o estado e cujos gestores quereriam estar perto do secretário de estado

                                  é possível fazer-se, tudo indica que representaria uma poupança porque diminuiria custos de congestionamento e dinamizaria outras regiões de portugal

                                  não há é vontade politica
                                  E os trabalhadores também iam? Gostava de ver isso a acontecer.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                    Adoro quando os intelectuais se manifestam sobre assuntos sempre na óptica utópica de que todos têm de mudar do dia para a noite.

                                    A fluidez das cidades não melhora por decreto nem trocando faixas de rodagem por ciclovias.

                                    A prova está no que a CMLisboa fez e no desfecho desastrado a que assistimos diariamente.

                                    Os carros não aumentaram desde há 3-4 anos e o trânsito não está pior por esta razão.

                                    Mas entretanto espero testemunhos de quem vive em Lisboa e está a contribuir activamente na utopia tão apregoada, tendo trocado o seu automóvel por uma bicicleta para fazer mais de 30kms diários.

                                    Também aceito fotos de gente ensardinhada, com um sorriso nos lábios, dentro do metropolitano ou de fresquinhos autocarros da Carris.
                                    Quantos serao os carros TVDE a operar em Lisboa diariamente? Isso nao acrescentará tráfego na cidade?

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                      Os carros não aumentaram desde há 3-4 anos e o trânsito não está pior por esta razão.
                                      Também não noto que o trânsito tenha aumentado significativamente nos últimos 3 ou 4 anos. Acho que tem vindo a aumentar bastante nos últimos 20, com talvez uma ligeira redução durante a crise.

                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                      Quantos serao os carros TVDE a operar em Lisboa diariamente? Isso nao acrescentará tráfego na cidade?
                                      Não se vêm muitos.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                        Daí existirem mais empresas no centro de Lisboa onde a oferta de transportes públicos é maior.
                                        Então para que é que mencionaste Oeiras como argumento ao meu post?

                                        Um local que é uma dôr de cabeça para aceder sem viatura própria ou de empresa serve de referência a alguma coisa?

                                        Eu respondo, não serve! A Margem Sul/Vale do Tejo tem uma rede de Tp's bastante aceitavel e sem demoras e o acesso a Lisboa fora de horas de ponta (para aceder a serviços e organismos do Estado) até nem é grande complicação.

                                        E as empresas insistem no Centro de Lisboa para se localizarem porque o Estado também insiste nas infraestruturas de suporte permanecerem por lá.

                                        Duas perguntas para quem quiser responder:

                                        Sabem qual o número de habitantes de 2 concelhos na zona mencionada? (Almada e Seixal)

                                        Sabem (por exemplo) quantas lojas do cidadão e hospitais públicos existem na Margem Sul/Vale do Tejo?

                                        Não se assustem com a pesquisa.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Quando uma empresa abandona o centro da cidade, e quer ter em conta os interesses dos trabalhadores, não pode considerar apenas os trabalhadores de uma zona, tem de pensar em todos e fazer uma média. E quando se pensa em todos, uns moram na Margem Sul, outros na linha de Sintra, outros na Lezíria, etc.

                                          E realmente o centro de Lisboa é o que fica a meio caminho de todas essas zonas. E o centro de Lisboa é também a zona mais bem servida por transportes públicos ou privados para quem vem de todas essas zonas.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                            Quantos serao os carros TVDE a operar em Lisboa diariamente? Isso nao acrescentará tráfego na cidade?
                                            E os tuk tuk? e os autocarros de turismo?
                                            É tudo a somar.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por orator Ver Post
                                              Então para que é que mencionaste Oeiras como argumento ao meu post?

                                              Um local que é uma dôr de cabeça para aceder sem viatura própria ou de empresa serve de referência a alguma coisa?

                                              Eu respondo, não serve! A Margem Sul/Vale do Tejo tem uma rede de Tp's bastante aceitavel e sem demoras e o acesso a Lisboa fora de horas de ponta (para aceder a serviços e organismos do Estado) até nem é grande complicação.

                                              E as empresas insistem no Centro de Lisboa para se localizarem porque o Estado também insiste nas infraestruturas de suporte permanecerem por lá.

                                              Duas perguntas para quem quiser responder:

                                              Sabem qual o número de habitantes de 2 concelhos na zona mencionada? (Almada e Seixal)

                                              Sabem (por exemplo) quantas lojas do cidadão e hospitais públicos existem na Margem Sul/Vale do Tejo?

                                              Não se assustem com a pesquisa.
                                              Porque se Oeiras consegue fixar muitas empresas (nao é só o Tagus Park, tem também a Quinta da Fonte e o Lagoas Parque) nao há razao para os outros municípios á volta de Lisboa também nao o conseguirem.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                Quantos serao os carros TVDE a operar em Lisboa diariamente? Isso nao acrescentará tráfego na cidade?
                                                Não tenho comigo números que comprovem que os TVDE retiram viaturas particulares das estradas, ou se agravam ainda mais o problema da circulação automóvel nas cidades.

                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                Também não noto que o trânsito tenha aumentado significativamente nos últimos 3 ou 4 anos. Acho que tem vindo a aumentar bastante nos últimos 20, com talvez uma ligeira redução durante a crise.

                                                Não se vêm muitos.

                                                Noto mais congestionamento nas vias que vão para o centro da cidade, o que é natural e sou totalmente a favor de um centro da cidade com o tráfego mínimo, por questões de poluição entre tantas outras.

                                                Mas há muita coisa por fazer nesta matéria e as autarquias teimam em focar-se na cosmética e nos mamarrachos eleitorais em vez de abordar o problema de forma assertiva.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                  Quando uma empresa abandona o centro da cidade, e quer ter em conta os interesses dos trabalhadores, não pode considerar apenas os trabalhadores de uma zona, tem de pensar em todos e fazer uma média. E quando se pensa em todos, uns moram na Margem Sul, outros na linha de Sintra, outros na Lezíria, etc.

                                                  E realmente o centro de Lisboa é o que fica a meio caminho de todas essas zonas. E o centro de Lisboa é também a zona mais bem servida por transportes públicos ou privados para quem vem de todas essas zonas.
                                                  ao interesse dos trabalhadores tens de somar o interesse da gerencia da empresa, de muitas empresas que gravitam em torno do estado e em Lisboa estão representadas como em mais nenhum lugar deste país, de ir almoçar ou jantar com o secretário de estado

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                                    Não tenho comigo números que comprovem que os TVDE retiram viaturas particulares das estradas, ou se agravam ainda mais o problema da circulação automóvel nas cidades.
                                                    Para quem vai trabalhar, as pessoas que entopem as estradas na hora de ponta, nao retira.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      O alfacinha é demasiado chique para usar transportes publicos. Ainda hoje veio uma assosiação de utilizadores dos mesmos à tv invcentivar o uso de carro particular por ser mais comodo

                                                      O problema é esse mesmo, comodismo a mais. Há pessoas no resto do país que pagam bem caro e não tiveram descontos no passe, descontos esses que são pagos por todo o país. No resto do país espera-se horas pela "carreira" que passa por vezes duas vezes ao dia.... e os alfacinhas com todas as comodidades e com uma enorme oferta comparando com o resto do país preferem encher as estradas de carros, carros esses que na esmagadora maioria levam 1 pessoa dentro...há muito dinheiro em lisboa, aliás, em lisboa as pessoas devem ter mesmo dinheiro a mais
                                                      Editado pela última vez por RodolfRramacini; 05 June 2019, 11:43.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                        Para quem vai trabalhar, as pessoas que entopem as estradas na hora de ponta, nao retira.
                                                        Até concordo se houver forma de confirmar que os utentes dos TVDE usam este serviço em vez dos transporte públicos e não das viaturas particulares.

                                                        Mas também se aplica aos taxis.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                                          Até concordo se houver forma de confirmar que os utentes dos TVDE usam este serviço em vez dos transporte públicos e não das viaturas particulares.

                                                          Mas também se aplica aos taxis.
                                                          Para irem para o trabalho diariamente? Provavelmente serao poucos os casos nessa situacao.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                            Se fosses abrir uma empresa que precisasses de mao de obra especializada e onde 75% dos teus clientes (e possíveis futuros negócios) estivessem em Lisboa onde é que a ias abrir, Portalegre?
                                                            E arredores de lisboa não é opção ? naaao, é continuar a enfiar tudo dentro da cidade, tá certo

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                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                              Se perguntares aos trabalhadores descobres que são eles que não querem sair do centro, porque o centro é o melhor para a generalidade deles, morem em Almada, Oeiras ou Vila franca de Xira. E isso é especialmente importante precisamente para todos aqueles que usam transportes públicos.

                                                              Para os clientes também faz mais sentido locais centrais.
                                                              Então depois não se queixem.

                                                              Que paranoia ir trabalhar para o centro de lisboa, reino da confusão , barulho e poluição.

                                                              Trabalhar em Albarraque? Alguma vez ? naaa...lisboa é que é

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