Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trabalhar de casa / Teletrabalho - A nova realidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Altar Ver Post
    todas as entradas de Lisboa estão congestionadas

    em venho de Alverca, mas de mota

    às vezes encontro tanto trânsito que fico a pensar como é que algumas pessoas aguentam aquilo

    de mota um gajo safa-se sempre
    Pois, e eu venho de comboio.
    Mesmo com teletrabalho, cada vez há mais transito....
    nao percebo.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
      Entretanto , parece que um ano de Big4 já me abriu portas para me meter a andar para fora da consultoria. Parece que foi ontem que estava aqui a colocar posts sobre a hipotética mudança, afinal…

      Se se confirmar a expectativa salarial, num ano passo do salário bruto ao mesmo valor, mas em líquido e ainda ganho uma vida mais tranquila.

      A ver vamos, mas um dos requisitos para a mudança seria sempre um regime híbrido (o que felizmente se confirmou). Nunca mais pretendo nem full presencial, nem full remote.

      Espero sinceramente que os 3 dias em casa / 2 dias no office sejam uma tendência para durar muitos e bons anos.
      Diria que é 1 bom equilibrio.
      Por acaso prefiro 100% presencial mas sem duvida que o hibrido permite uma flexibilidade gigante.

      Tens PM acerca dessa grande4

      Comentário


        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

        Podem existir várias razões... Pode não querer gastar o ordenado numa prestação de uma casa razoável, ou viver num cubículo, pode ainda ser por realização profissional e/ou pelo vencimento, pode não gostar de morar na zona onde trabalha, etc.

        Por aqui é 1h30 de manhã e 1h15/20 à tarde em transporte próprio. Isto quando vou ao escritório...
        Tenho colegas meus que também fazem isso, mas vao 1 vez por semana ao escritorio. Gastar 3h30 todos os dias, tinha de ser algo que valesse muito a pena.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Karma Ver Post

          Tenho colegas meus que também fazem isso, mas vao 1 vez por semana ao escritorio. Gastar 3h30 todos os dias, tinha de ser algo que valesse muito a pena.
          Não tenho número de dias fixos num lado ou noutro, aliás, nem horário tenho. Giro isto de acordo com as minhas necessidades e da empresa.

          Se vale ou não a pena vai de cada pessoa. Tanto eu como a minha mulher podíamos ter ficado nas PMEs da terra, ou como técnicos superiores no município, mas não é de todo o nosso modo de estar na vida. Podíamos morar junto ao trabalho, como já morámos, mas não nos identificamos com esta zona e o suporte familiar é-nos essencial. Podíamos ter emigrado, mas por um conjunto de razões não se proporcionou e sinceramente acho que não tenhamos espírito de emigrantes.

          O percurso que faço de carro é "favorável", com longas rectas e zonas de ultrapassagem, o que facilita também.

          PS: Hoje foi dia de escritório e, correndo como normalmente, vou estar em casa às 18h15 para levar os meus filhos às actividades. Portanto, tranquilo no meu caso.








          Comentário


            Originalmente Colocado por Karma Ver Post

            Tenho colegas meus que também fazem isso, mas vao 1 vez por semana ao escritorio. Gastar 3h30 todos os dias, tinha de ser algo que valesse muito a pena.
            Ou algo que valesse muito a pena, ou algo para o qual não se tem alternativa.

            Comentário


              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

              Pois, e eu venho de comboio.
              Mesmo com teletrabalho, cada vez há mais transito....
              nao percebo.
              Nem tu nem ninguém! O tráfego rodoviário é uma fenómeno muito complexo. Eu hoje vim para o escritório. Segunda e terça estive em casa. Com o fim da época festiva, regresso às aulas, greve da CP, etc, estava à espera de apanhar um trânsito caótico. Afinal, demorei 12 minutos a chegar! Vá-se lá perceber isto!

              Comentário


              • Rasec
                Rasec commented
                Editing a comment
                Está de sol! Alivia e muito!

              Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

              Nem tu nem ninguém! O tráfego rodoviário é uma fenómeno muito complexo. Eu hoje vim para o escritório. Segunda e terça estive em casa. Com o fim da época festiva, regresso às aulas, greve da CP, etc, estava à espera de apanhar um trânsito caótico. Afinal, demorei 12 minutos a chegar! Vá-se lá perceber isto!
              Esta semana ainda há malta de férias e a ajustar-se.
              Para além que está sintomático, quem pode fazer TT pontualmente escolhe quase sempre pontes, sextas e afins.
              Aliás desde o Covid que a Sexta de manhã é sempre o dia com menos transito.

              E por outro lado Janeiro sempre foi um mês tradicionalmente com menos trânsito... muito consumismo no Natal e passagem de ano deixam as carteiras mais leves no começo.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

                Ou algo que valesse muito a pena, ou algo para o qual não se tem alternativa.
                Eu gosto de andar de comboio, da caminhada, faz bem e faz-me bem sair de casa.
                Ver coisas no dia a dia e lidar com outras pessoas, nao sendo eu social, bem pelo contrário, mas faz-me bem.

                EDIT: mas sim, nao tenho alternativa, mas se tivesse, faria o mesmo como agora que é 100% presencial.

                Mas voltamos sempre ao mesmo: as condições no local de trabalho.
                As minhas são excelentes.

                E creio que ja o disse no topico, nota-se que há ainda muuuuuita gente que nao tem grandes condições desde logo devido à porcaria dos open office...
                Editado pela última vez por EscapeLivre; 04 January 2023, 11:30.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

                  Nem tu nem ninguém! O tráfego rodoviário é uma fenómeno muito complexo. Eu hoje vim para o escritório. Segunda e terça estive em casa. Com o fim da época festiva, regresso às aulas, greve da CP, etc, estava à espera de apanhar um trânsito caótico. Afinal, demorei 12 minutos a chegar! Vá-se lá perceber isto!
                  Hoje no comboio esperava 1 grande caos mas não.
                  Mais composto obviamente mas nd de mais.

                  Comentário


                    Perder muito tempo em deslocações, e nessas deslocações ainda ter de andar em mais que um meio de transporte a levar com a confusão toda eu não sei se aguentava durante muito tempo..é simplesmente horrível e cansativo..mas pronto quando não se nasce rico tem de se aguentar e não chorar

                    Editado pela última vez por girl92; 04 January 2023, 19:10.

                    Comentário




                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                      Esta semana ainda há malta de férias e a ajustar-se.
                      Para além que está sintomático, quem pode fazer TT pontualmente escolhe quase sempre pontes, sextas e afins.
                      Aliás desde o Covid que a Sexta de manhã é sempre o dia com menos transito.

                      E por outro lado Janeiro sempre foi um mês tradicionalmente com menos trânsito... muito consumismo no Natal e passagem de ano deixam as carteiras mais leves no começo.
                      Qual é a justificação para essas 6f com menos tráfego?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Erva Ver Post



                        Qual é a justificação para essas 6f com menos tráfego?
                        Porque 6f é o dia para ficar em casa a trabalhar.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Erva Ver Post



                          Qual é a justificação para essas 6f com menos tráfego?
                          Porque à sexta quer ficar tudo em TT.
                          Muitos depois das 14/15h já nem aceitam reuniões.

                          Aliás quando falei com malta em empresas e que gere equipas. No pós covid e nos trabalhos híbridos o problema foi sempre o mesmo.
                          Ninguém quer ir 2ª nem 6ª... Depois vai tudo à 3ª, 4ª e 5ª.

                          Comentário


                            Na empresa anterior, queria ir à 6a e o chefe praticamente proibiu, porque não queria ir...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              Na empresa anterior, queria ir à 6a e o chefe praticamente proibiu, porque não queria ir...
                              Ai está. Mais um que não quer ir nas sextas.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                Na empresa anterior, queria ir à 6a e o chefe praticamente proibiu, porque não queria ir...
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                                Ai está. Mais um que não quer ir nas sextas.
                                Artificialmente criou-se a tal semana de 4 dias de trabalho

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                                  Ai está. Mais um que não quer ir nas sextas.
                                  Não havendo outro tipo e impedimento, não vejo mal nenhum que a maioria das pessoas prefira o teletrabalho às segundas ou sextas. Parece-me uma opção
                                  com lógica.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post



                                    Artificialmente criou-se a tal semana de 4 dias de trabalho
                                    Em tempos saiu um estudo de uma rent a car que afirmava que o fim de semana começava à 6ª ao almoço. Era aí o pico de levantamento de viaturas para o fim de semana.

                                    Por norma, a única coisa que tento agendar entre 3ª e 5ª são trabalhos fora do país, para evitar saídas de casa ao domingo ou chegadas ao sábado. Mas se tiver de ser, não tenho hipótese...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

                                      Não havendo outro tipo e impedimento, não vejo mal nenhum que a maioria das pessoas prefira o teletrabalho às segundas ou sextas. Parece-me uma opção
                                      com lógica.
                                      Em termos de gestão de espaço de escritório não.

                                      Se tens 100 pessoas na empresa e tens 60 lugares no escritório.
                                      Não podes ter 0 pessoas na 2ª e na 6ª e depois ter 85 pessoas na 3ª/4ª/5ª

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                                        Em termos de gestão de espaço de escritório não.

                                        Se tens 100 pessoas na empresa e tens 60 lugares no escritório.
                                        Não podes ter 0 pessoas na 2ª e na 6ª e depois ter 85 pessoas na 3ª/4ª/5ª
                                        mas a ideia é promover a colaboração e espírito de equipa e a inovação, isso implica toda a gente no escritório. Ter as pessoas às prestações vai contra a ideia de híbrido

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Hecho Ver Post

                                          mas a ideia é promover a colaboração e espírito de equipa e a inovação, isso implica toda a gente no escritório. Ter as pessoas às prestações vai contra a ideia de híbrido
                                          Não concordo. A ideia do híbrido são várias coisas.
                                          Ter menos espaço de escritório, ter menos gente ao mesmo tempo (menos doenças, menos confusão), ter as pessoas em casa e contentes.
                                          E sim promover colaboração e espírito. Mas numa empresa de 100...200...500... ou 10.000 pessoas não tens colaboração e espírito com todos ao mesmo tempo. Tens nas equipas e nos grupos de trabalho.

                                          Comentário


                                            Vou-me juntar ao grupo dos que trabalham fully remote em Marco. Uma oportunidade que me vai permitir regressar a Portugal e nao ter que lidar com alguns dos problemas que me levaram a sair. Os horarios malucos, salarios baixos e o tempo gasto em filas de transito. Por outro lado, vou poder gerir o meu horario, estar mais tempo com a familia e levar uma vida mais saudavel. O trabalho remote nao e' novo para mim, sempre trabalhei com as minhas equipas remotamente. Claro que se vai perder algum contact pessoal mas o que se ganha compensa isso tudo.

                                            Comentário


                                              Trabalhar em linha oferece muitas oportunidades. Pode trabalhar em qualquer parte do mundo. Também é muito fixe quando se estuda online. Um amigo meu, por exemplo, foi para a universidade e formou-se online.
                                              É claro que muitas vezes procurou ajuda para estudar num website aqui
                                              Mas ser capaz de estudar e trabalhar em linha é o que define a nossa era moderna.
                                              Editado pela última vez por CarloOl; 08 January 2023, 20:08.

                                              Comentário


                                                O problema de estudar em linha é quando vem o comboio...

                                                Comentário


                                                  O engraçado é que muita da malta que pode fazer teletrabalho são os primeiros a entupir as estradas das capitais.

                                                  É olhar para o tipo de pessoas que anda nos transportes publicos e ver o tipo de carros que anda a entupir a estrada para se perceber isso.

                                                  Carros relativamente baratos ou antigos são poucos.
                                                  Já os Qashqais da vida e afins são aos molhos.

                                                  São escolhas legitimas mas para quem mora perto de TP nas grandes cidades, é algo masoquista ir para o para arranca.
                                                  Nem só pelo dinheiro e por vezes tempo mas tambem pelo stress.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    O engraçado é que muita da malta que pode fazer teletrabalho são os primeiros a entupir as estradas das capitais.

                                                    É olhar para o tipo de pessoas que anda nos transportes publicos e ver o tipo de carros que anda a entupir a estrada para se perceber isso.

                                                    Carros relativamente baratos ou antigos são poucos.
                                                    Já os Qashqais da vida e afins são aos molhos.

                                                    São escolhas legitimas mas para quem mora perto de TP nas grandes cidades, é algo masoquista ir para o para arranca.
                                                    Nem só pelo dinheiro e por vezes tempo mas tambem pelo stress.
                                                    Parece me uma generalização que pode não estar correta.

                                                    No qual me incluo.

                                                    Comentário


                                                      Hoje meti-me dentro do carro, fui levar os putos à escola, saí daqui da localidade e na 1ª curva pensei... "Que m€rd@ vais tu fazer para o escritório hoje? Nada!!". Meia volta e casa!! 😎

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        O engraçado é que muita da malta que pode fazer teletrabalho são os primeiros a entupir as estradas das capitais.

                                                        É olhar para o tipo de pessoas que anda nos transportes publicos e ver o tipo de carros que anda a entupir a estrada para se perceber isso.

                                                        Carros relativamente baratos ou antigos são poucos.
                                                        Já os Qashqais da vida e afins são aos molhos.

                                                        São escolhas legitimas mas para quem mora perto de TP nas grandes cidades, é algo masoquista ir para o para arranca.
                                                        Nem só pelo dinheiro e por vezes tempo mas tambem pelo stress.

                                                        Se calhar não podem porque os empregadores não deixam....

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por jolopes Ver Post

                                                          Parece me uma generalização que pode não estar correta.

                                                          No qual me incluo.
                                                          A ideia n era essa , falo de muitos casos , nao de todos.
                                                          Até pk depois há 1001 razoes , nao só o comodismo.
                                                          E este tb é legitimo, a pessoa paga e bem para isso.
                                                          Mas vejamos, nem sempre acaba por ser comodo.

                                                          Comentário


                                                            Continuo a dizer, as escolas (deslocação dos pais à escola) entopem mais o trânsito que as pessoas que vão trabalhar.

                                                            À noite são os TVDE's, na semana do Natal jantei numa sexta no Cais do Sodré. 80% dos carros que ali andavam eram TVDE's.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X