Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reflexões de vida !

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por katsura Ver Post
    Calma muita calma nessa hora. eu não estou comparando Brasil com Portugal. Apenas disse ao turboyoda que uma pessoa que é pobre na Europa tem uma vida menos ***** que um pobre no terceiro mundo. Porque vocês têm um transporte legal, uma educação boa, uma saúde melhor. Não vai ir igual boi no ônibus com gente suada pra kcete alguns com cc, procurar emprego com um sol de 60 graus no lombo, ônibus lotado com o povo brigando por lugar. Eu me refiro a esse.Um pobre em Portugal por exemplo é mais feliz nesse sentido.
    Nem há comparação nenhuma pois eu conheço o Brasil e atenção que ha cidades e localidade excelentes para se viver no Brasil, onde não ha criminalidade expressiva e tudo funciona.

    A questão da comparação inevitável é entre pobres, o rico onde estiver vive sempre bem, mas o pobre no Brasil é pior que pobre em Portugal, o preço das coisas no Brasil acho altissimo, e o dinheiro nada vale. Alias outra comparação é a venda em prestações, aqui compras uma casa em prestações , um carro, moveis e eletrodomésticos podes pagar em prestações , aí no Brasil tudo é em prestações até uns ténis , até um disco para a uma serra de corte é em prestações eu até bananas vi no Brasil mais caras outras ao mesmo preço que em Portugal, aqui um quilo de bananas importadas custam certa de 1euro, quanto custa aí um quilo de bananas no supermercado?

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
      Nem há comparação nenhuma pois eu conheço o Brasil e atenção que ha cidades e localidade excelentes para se viver no Brasil, onde não ha criminalidade expressiva e tudo funciona.A questão da comparação inevitável é entre pobres, o rico onde estiver vive sempre bem, mas o pobre no Brasil é pior que pobre em Portugal, o preço das coisas no Brasil acho altissimo, e o dinheiro nada vale. Alias outra comparação é a venda em prestações, aqui compras uma casa em prestações , um carro, moveis e eletrodomésticos podes pagar em prestações , aí no Brasil tudo é em prestações até uns ténis , até um disco para a uma serra de corte é em prestações eu até bananas vi no Brasil mais caras outras ao mesmo preço que em Portugal, aqui um quilo de bananas importadas custam certa de 1euro, quanto custa aí um quilo de bananas no supermercado?
      Ok eu me refiro a qualquer país subdesenvolvido em geral. Acho que 4,38 o kg. Quase 1 dólar. Depende do lugar. Caro. Só expliquei mesmo que não estava comparando. Falando em geral a vida de qualquer país subdesenvolvido.

      Comentário


        #93
        Li o primeiro post.
        Li os restantes até aqui.

        Ainda estou a atentar perceber onde foi o descarrilhamento...
        (com certos temas parece que é normal)

        Comentário


          #94
          Certos temas e certos users.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Picard Ver Post
            Li o primeiro post.
            Li os restantes até aqui.

            Ainda estou a atentar perceber onde foi o descarrilhamento...
            (com certos temas parece que é normal)
            Curiosamente (ou não) acaba-se a falar do Brasil...

            Comentário


              #96
              Qualquer dia o fórum é brasileiro

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                Qualquer dia o fórum é brasileiro
                O tópico era sobre emprego. Não sei porque nem como o outro tópico sumiu e foi incluído nesse nada a ver de reflexões da vida. Deixem de ser chatos. Estamos falando de empregos o tema do tópico.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                  Li o primeiro post.
                  Li os restantes até aqui.

                  Ainda estou a atentar perceber onde foi o descarrilhamento...
                  (com certos temas parece que é normal)
                  O "descarrilamento" deu-se quando este se separou da Bárbara.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                    Português não conhece o Brasil, conhece de novelas e alguns de turismo em condomínio fechado.

                    645euro para brasileiro é muito bom, eu vivi no Brasil, tens noção de quanto é 645euros no Brasil?

                    Tem noção do preço das coisas no Brasil? quanto custa 1 quilo de carne de vaca, e quanto é um salário minimo? pois garanto-te e que milhões de brasileiros que trabalham não tem dinheiro para comprar carne de vaca(e o Brasil é produtor e exportador), e o dinheiro mal dá para o arroz com feijão e com um bocado de malabarismo umas asinhas de frango.

                    Teres um salário minimo em Portugal se achas que parece mau , experimenta viver(não vives) com um salário minimo no Brasil.
                    Acho que nao percebeste ou nao queres perceber aquilo que é dito.

                    Claro que 635Euros para um Brasileiro é muito bom, nao estou a colocar isso em questao, mas eram 635Euros no Brasil, nao em Portugal.

                    Mesmo que ganhar 2000Euros/mes em Portugal é bom, por exemplo na Suica nao te safas com esse dinheiro.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                      Acho que nao percebeste ou nao queres perceber aquilo que é dito. Claro que 635Euros para um Brasileiro é muito bom, nao estou a colocar isso em questao, mas eram 635Euros no Brasil, nao em Portugal. Mesmo que ganhar 2000Euros/mes em Portugal é bom, por exemplo na Suica nao te safas com esse dinheiro.
                      Enfim eu não coloquei isso em discussão. E sim que um pobre na Europa deve ser mais feliz que um pobre em qualquer país subdesenvolvido. Alguém que entrou no mérito da comparação não eu.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por katsura Ver Post
                        Enfim eu não coloquei isso em discussão. E sim que um pobre na Europa deve ser mais feliz que um pobre em qualquer país subdesenvolvido. Alguém que entrou no mérito da comparação não eu.
                        Sim nao estou ou pretendo criticar a tua opiniao, só te estava a dizer que veres valores de salários mais altos ou europeus a comprar carros melhores, nao quer necessariamente dizer que seja melhor que no teu país.
                        Especialmente quando falaste dos 650Euros (ou lá quanto foi), provavelmente 650Euros no Brasil é um bom salário, em Portugal é para pagares as contas no dia 1 e no dia 2 já nao teres dinheiro, dependendo da zona onde possas viver para poderes ter uma vida minimamente confortável (leia-se, pagar contas de casa, poderes ter um carro de gama média, poderes sair de vez em quando para te divertir e passar férias uma vez por mes em outro país Europeu) se fores sozinha, tens de ter um salário de pelo menos 1000/1200Euros, caso contrário trabalhas para pagar as contas e mais nada, e para isso, deixa-te estar no teu país.

                        Nao é critica, de forma alguma.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                          Acho que nao percebeste ou nao queres perceber aquilo que é dito.

                          Claro que 635Euros para um Brasileiro é muito bom, nao estou a colocar isso em questao, mas eram 635Euros no Brasil, nao em Portugal.

                          Mesmo que ganhar 2000Euros/mes em Portugal é bom, por exemplo na Suica nao te safas com esse dinheiro.

                          O ganhar e o receber não é a mesma coisa que há sempre a variável das despesas, portanto receber 1000, 2000, ou 3000 é relativo depende das despesas para determinar o que se ganha realmente, em certos casos quem recebe 1000 até poderá ganhar mais de quem recebe 2000 ou 3000 mil euros.


                          A Suiça por acaso toda a gente se queixa, é um país se se formou por um grupo multicultural bem estruturado, é um país avançado, mas a politica deles tem como base o capitalismo liberal organizado onde tudo é pago e bem pago. O que obriga a população a ter dinheiro.
                          Atualmente nem sei quantos pobres tem a Suiça, mas há uns anos a Suiça era só de gente rica ou a viver bem

                          Comentário


                            Ok entendi. De qualquer forma eu nunca vou morar em outro país mesmo. Só iria se tivesse alguém vivendo lá. Igual um parente meu que foi para o Canadá. E eu nem sei falar inglês. No máximo espanhol mais não sei falar. Ela já tinha os contatos para ajudar ela. Eu ir sozinha por conta própria quero não. Depois virar mendigo no país dos outros cruz credo. Esse ipvesav sei lá parece troll. Só posta sobre pedir dinheiro e some. Se ele estiver fingindo é muito babaca brincar com um assunto assim.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                              O ganhar e o receber não é a mesma coisa que há sempre a variável das despesas, portanto receber 1000, 2000, ou 3000 é relativo depende das despesas para determinar o que se ganha realmente, em certos casos quem recebe 1000 até poderá ganhar mais de quem recebe 2000 ou 3000 mil euros.


                              A Suiça por acaso toda a gente se queixa, é um país se se formou por um grupo multicultural bem estruturado, é um país avançado, mas a politica deles tem como base o capitalismo liberal organizado onde tudo é pago e bem pago. O que obriga a população a ter dinheiro.
                              Atualmente nem sei quantos pobres tem a Suiça, mas há uns anos a Suiça era só de gente rica ou a viver bem
                              Estás a tentar confundir termos e especialmente estás a falar de coisas que nem sequer foram mensionadas nem tao pouco tem a ver com o que eu antes disse.

                              Como expliquei a @Katsura, o meu comentário foi mais dirigido a ela porque ela mensionou que no país dela existem trabalhos como por exemplo caixa de supermercado que ninguém quer e que sao muito mal pagos, no entanto quando lhe falaram de que o mesmo trabalho em Portugal lhe pagaria 650Euros ela já poderaria ir trabalhar por esse valor.
                              O que disse foi que secalhar, 650Euros mes no Brasil é um bom salário mas que em Portugal na maioria dos pontos do país, nao dá sequer para pagar uma renda e contas de casa.

                              Ter um salário minimo é muito bonito (e concordo com ele) mas era suposto que o salário minimo fosse o suficiente para alguém viver com a minima dignidade, coisa que em Portugal (e nao só) é mentira.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por katsura Ver Post
                                Ok entendi. De qualquer forma eu nunca vou morar em outro país mesmo. Só iria se tivesse alguém vivendo lá. Igual um parente meu que foi para o Canadá. E eu nem sei falar inglês. No máximo espanhol mais não sei falar. Ela já tinha os contatos para ajudar ela. Eu ir sozinha por conta própria quero não. Depois virar mendigo no país dos outros cruz credo. Esse ipvesav sei lá parece troll. Só posta sobre pedir dinheiro e some. Se ele estiver fingindo é muito babaca brincar com um assunto assim.
                                Em todo o lado há gente que nao sabe gerir o seu próprio dinheiro.
                                O sair do país para mudar para outro (e falo por experiencia própria), nao é simples mas também nao é o fim do mundo, depende de muitos factores e os maiores sao ter os pés acentes na terra e ter vontade.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post

                                  Ter um salário minimo é muito bonito (e concordo com ele) mas era suposto que o salário minimo fosse o suficiente para alguém viver com a minima dignidade, coisa que em Portugal (e nao só) é mentira.
                                  Com um salario minimo em Portugal vivem "bem" desde que não tenhas despesas claro, eu por mês por norma não gasto 600euros para mim, gasto mais é em coisas que tenho de pagar.



                                  Mas entendo o que estavas a dizer

                                  Mas no Brasil por exemplo o salário minimo é 1100reais, mas é muito pior 1100 no Brasil que 645 euros em Portugal, acredita.

                                  Comentário


                                    Em portugal são 665 euros ou na verdade 775 euros/mês, com salário anualizado = 14/12.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                      Com um salario minimo em Portugal vivem "bem" desde que não tenhas despesas claro, eu por mês por norma não gasto 600euros para mim, gasto mais é em coisas que tenho de pagar.



                                      Mas entendo o que estavas a dizer

                                      Mas no Brasil por exemplo o salário minimo é 1100reais, mas é muito pior 1100 no Brasil que 645 euros em Portugal, acredita.
                                      Se nao tivesse despesas para pagar, casa, carro, luz, gás, combustivel e por aí fora até eu vivia com menos... e se tivesse tudo deborla até com 10Euros vivia bem...

                                      Por mais que se tente floriar, a menos que vivas no interior onde alojamento é tendencialmente mais barato nao tens a mais pequena hipotese de chegar ao final do mes com um centimo que seja a ganhar o salário minimo, nem tu, nem ninguém.

                                      Nao duvido, pois nao vivo nem nunca vivi no Brasil e nao foi isso que disse.


                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                      Em portugal são 665 euros ou na verdade 775 euros/mês, com salário anualizado = 14/12.
                                      Claro que sim, mas mesmo assim... menos de 1000Euros/mes, limpos, é para pagar as contas e ainda sobrar mes...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post

                                        Por mais que se tente floriar, a menos que vivas no interior onde alojamento é tendencialmente mais barato nao tens a mais pequena hipotese de chegar ao final do mes com um centimo que seja a ganhar o salário minimo, nem tu, nem ninguém.

                                        .
                                        Florear eu? vive cerca 1milhão pessoas com o salário minimo,(se calhar agora até com menos porque muitos desses devem estar no desemprego)

                                        https://observador.pt/factchecks/ja-...alario-minimo/


                                        O salário minimo permite comer mas não permite viver e pagar contas. Mas se for um casal, um paga contas com o salario e o outro permite viverem os 2. Isto num contexto humilde claro mas é uma realidade de muita gente.

                                        Comentário


                                          Claro eu não posso viver na Europa convertendo o valor na moeda do meu país. Eu ganho tantos euros e como sobrevivo em Portugal com isso. A não ser que a pessoa mande dinheiro pra família. Por exemplo 600 euros em reais é mais dinheiro vou enviar para minha família no meu país. 600 euros vale muito dinheiro aqui. Agora se for pra morar em Portugal tenho que pensar com a realidade de lá. O que eu compro com isso em Portugal. O que compro com 600 euros no país que estou vivendo. Mais tá bom Europa tem inverno. Você não fica suado. Não é quente como o inferno igual aqui. Você não fica suado igual um lenço umedecido apenas de sair na rua.O transporte é mais arrumadinho.
                                          Editado pela última vez por katsura; 19 March 2021, 15:09.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                            Florear eu? vive cerca 1milhão pessoas com o salário minimo,(se calhar agora até com menos porque muitos desses devem estar no desemprego)

                                            https://observador.pt/factchecks/ja-...alario-minimo/


                                            O salário minimo permite comer mas não permite viver e pagar contas. Mas se for um casal, um paga contas com o salario e o outro permite viverem os 2. Isto num contexto humilde claro mas é uma realidade de muita gente.
                                            A ver se entendemos os conceitos...

                                            As pessoas por defeito recebem um salário e tem de pagar contas relativas ao alojamento e por aí fora, se o salário minimo nao te permite fazer isso, entao quer dizer que sobrevives, vives dependente de outros ou entao as duas coisas juntas...

                                            Se for um casal cada um a ganhar o salário minimo, claro que um paga as contas e o outro dá para ir pagando comida e assim, mas entao se fores por aí, se for um casal com mente mais aberta, juntam-se dois homens e uma mulher ou duas mulheres e dois homens, todos a ganhar o salário minimo e secalhar até já vivem razoavelmente bem, podes ir adicionando malta e relacionamentos até onde te apetecer e for para ti razoavel.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por katsura Ver Post
                                              Claro eu não posso viver na Europa convertendo o valor na moeda do meu país. Eu ganho tantos euros e como sobrevivo em Portugal com isso. A não ser que a pessoa mande dinheiro pra família. Por exemplo 600 euros em reais é mais dinheiro vou enviar para minha família no meu país. 600 euros vale muito dinheiro aqui. Agora se for pra morar em Portugal tenho que pensar com a realidade de lá. O que eu compro com isso em Portugal. O que compro com 600 euros no país que estou vivendo. Mais tá bom Europa tem inverno. Você não fica suado. Não é quente como o inferno igual aqui. Você não fica suado igual um lenço umedecido apenas de sair na rua.O transporte é mais arrumadinho.
                                              O inverno são 3 meses, mas em dezembro e janeiro faz muito frio, tambem é sofrimento, este inverno cheguei a ter 7 graus em casa e de manha tenho de tirar o gelo do carro, no verão a temperatura é seca e pode passar dos 40graus. Isto na região de Lisboa no interior ainda é mais rigoroso

                                              E transportes á hora de ponta são muitas vezes sardinha em lata, especialmente o metro.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por katsura Ver Post
                                                Claro eu não posso viver na Europa convertendo o valor na moeda do meu país. Eu ganho tantos euros e como sobrevivo em Portugal com isso. A não ser que a pessoa mande dinheiro pra família. Por exemplo 600 euros em reais é mais dinheiro vou enviar para minha família no meu país. 600 euros vale muito dinheiro aqui. Agora se for pra morar em Portugal tenho que pensar com a realidade de lá. O que eu compro com isso em Portugal. O que compro com 600 euros no país que estou vivendo. Mais tá bom Europa tem inverno. Você não fica suado. Não é quente como o inferno igual aqui. Você não fica suado igual um lenço umedecido apenas de sair na rua.O transporte é mais arrumadinho.
                                                A comparacao que tens de fazer é mais no sentido de quanto é o valor que ganhas por hora, por exemplo salário minimo em Portugal assume que trabalhas 40horas/semana, paga ganhares 635, mas és paga 14 vezes por ano, logo trabalhas 2080horas (férias pagas) anuais para um valor de 8890Euros, o que te dá um valor hora de 4.274Euros/hora, depois pegas nas coisas que te sao essenciais, casa, luz, agua, gás, comida, e por aí fora, e ves quantas horas tens de trabalhar para conseguires comprar essas coisas.
                                                Fazes o mesmo exercicio no teu país, e aí já podes ver onde é mais barato ou mais caro viver.

                                                Nao sei se mensionaste o calor, como tens mais despesas por causa disso, mas onde vivo é relativamente frio, hoje por exemplo temporatura máxima de 13, minima 6, na semana passada as minimas andavam nas temperaturas negativas e houve um dia que nevou durante umas horas (nao suficiente para cobrir o chao), há duas semanas atrás tinhamos uns bons 15cm de neve e temperaturas minimas a rondar os -6 com uma sencacao termica de -10 e as máximas nos 0 com sencacao termica de -4.
                                                Outro exemplo, agora estamos a ter melhores temperaturas e os dias comecam a ficar maiores, hoje, amanheceu por volta das 6 da manha, anoitece por volta das 7 da noite, em Junho (dias maiores do ano), amanhece por volta das 3 da manha e anoitece por volta das 11, em contrapartida no inverno, dezembro, amanhece por volta das 9 da manha e ás 4 da tarde já é de noite outra vez.

                                                Nao há lugares perfeitos lol

                                                Agora fizeste lembrar isto

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por CondedeAssis Ver Post
                                                  O inverno são 3 meses, mas em dezembro e janeiro faz muito frio, tambem é sofrimento, este inverno cheguei a ter 7 graus em casa e de manha tenho de tirar o gelo do carro, no verão a temperatura é seca e pode passar dos 40graus. Isto na região de Lisboa no interior ainda é mais rigoroso

                                                  E transportes á hora de ponta são muitas vezes sardinha em lata, especialmente o metro.

                                                  Nao me fales em limpar gelo do carro


                                                  Editado pela última vez por turboyoda; 19 March 2021, 15:43.

                                                  Comentário


                                                    Países subdesenvolvidos em geral o transporte é horrivel. Com poucas exceções. Países muito grandes pior ainda. Eles colocam poucas linhas para milhões Praticamente todo dia vamos trabalhar em pé. Enfim de qualquer jeito quem ganha pouco aí tá melhor por esses fatores que eu citei. Mais o conceito de salário mínimo é dar para o mínimo. Muitas vezes o salário mínimo só tem mínimo no nome. Infelizmente. Nem para o mínimo dá.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por katsura Ver Post
                                                      Países subdesenvolvidos em geral o transporte é horrivel. Com poucas exceções. Países muito grandes pior ainda. Eles colocam poucas linhas para milhões Praticamente todo dia vamos trabalhar em pé. Enfim de qualquer jeito quem ganha pouco aí tá melhor por esses fatores que eu citei. Mais o conceito de salário mínimo é dar para o mínimo. Muitas vezes o salário mínimo só tem mínimo no nome. Infelizmente. Nem para o mínimo dá.
                                                      Portugal é um dos países onde isso se aplica.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                                        Nao me fales em limpar gelo do carro
                                                        Mesmo assim é bem melhor. Eu não combino com o meu país não gosto de sol, não gosto de suar, meu cabelo fica duro no sol. Países frios e da Europa você pode andar cheiroso e elegante o dia inteiro. Na outra vida caio no local certo.
                                                        Editado pela última vez por katsura; 19 March 2021, 16:03.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por katsura Ver Post
                                                          Mesmo assim é bem melhor. Eu não combino com o meu país não gosto de sol, não gosto de suar, meu cabelo fica duro no sol. Não gosto de carnaval, de praia com 35 graus, de feijoada, de churrasco na laje. Países frios e da Europa você pode andar cheiroso e elegante o dia inteiro. Na outra vida caio no local certo.
                                                          Lol, nao é bem assim, dá para notar que nunca estiveste num país mais frio.
                                                          Aqui no inverno andas com gorro especialmente se andares na rua, porque está frio, por isso o cabelo passa a ser quase irrelevante.
                                                          O nao dar para soar, experimenta sair de casa, com temperaturas de -5 -10, carregada de roupa para nao congelares e caminhar na neve, depois diz se nao chegas suada.
                                                          O elegante, se considerares a malta cheia de roupa por causa do frio elegante sim lol, apesar de que é relativamente normal veres pessoal de calcoes no inverno com temperaturas negativas e a nevar.

                                                          o churrasco, cá pelo menos é algo que fazem mais no verao, eu faco de vez em quando mesmo no inverno.
                                                          A feijoada, por acaso já me estása a dar fome lolol

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por katsura Ver Post
                                                            Mesmo assim é bem melhor. Eu não combino com o meu país não gosto de sol, não gosto de suar, meu cabelo fica duro no sol. Países frios e da Europa você pode andar cheiroso e elegante o dia inteiro. Na outra vida caio no local certo.
                                                            O que tu gastas é de ser rica, experimenta ires viver para a europa com invernos com temperaturas negativas seres pobres e não teres dinheiro para pagares aquecimento. ias desejar o calor do Brasil imediatamente acredita!

                                                            Acredita frio é o pior inimigo do brasileiro na Europa.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                                              o churrasco, cá pelo menos é algo que fazem mais no verao, eu faco de vez em quando mesmo no inverno.
                                                              A feijoada, por acaso já me estása a dar fome lolol
                                                              O que a katsura fala é diferente, em Portugal fazemos churrasco que é excelente pela forma racional de assar, ou seja vais almoçar peixe ou carne , fazes lume assas e almoças, tu ou um grupo de pessoas.

                                                              No Brasil o churrasco tem outro conceito , o churrasco é o dia todo, o lume não apaga, comes e continua a assar, as assinhas, os corações e as peças grandes de boi, quando a katsula fala em churrasco de laje é tipo uma festerola de favela(ou não) com musica alta de funk ou sertanejo e o churrasco o dia todo mas com o lume sempre acesso. Alem disso ha varias formas de churrasco, ha os de lume de "chão" em que o churrasco é feito por fogueiras de chão e os de boi no rolete, que o boi é assado inteiro( é uma cena do catano ) a rolar mas isto já é coisa de brasileiro rico.

                                                              E agora vai aparecer alguem a dizer que só se fala do Brasil.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X