Penso q seria uma ligação Lx-Porto (talvez até Faro - Porto) com uma "porta" de saída única.
Eu optaria por Castelo Branco ou Vilar Formoso mas, os entendidos (not!) são eles...
Esta opção poderia ir ao encontro de Salamanca q é uma grande cidade espanhola com uma universidade onde andam mts portugueses, enquanto q a saída a sul vai fazer passar o comboio por um deserto de cidades espanholas.
Mas pronto...
Cumps,
Edd
Julgo ser o mais racional, prolongando a linha para o norte do Porto numa data futura.
O problema não é (só) modernizar as linhas, o principal problema é que a linha do Norte está completamente saturada e a única alternativa é mesmo construir outra para comboios mais rápidos. Pelo menos é o que tenho ouvido dos mais entendidos, que eu não entendo muito do assunto.
Não é que esteja muito saturada, acho que o principal problema é mesmo a qualidade da linha. Por ex de Santarém ao Oriente que já tá modernizado, faz-se em 27min de Alfa. Já fiz Coimbra Oriente sem paragens de Alfa em 1h32m, que dá uma média de 141km/h. Nada mau, para uma linha que tem bocados para ir a 80km/h.
Com voos de 30 Euros entre o Porto e Faro, o TGV Lisboa- Porto faz cada vez mais sentido.
30? A irmã dum grande amigo meu vem do Porto para Faro amanhã e diz que pagou 14 aerios.
Agora ainda por cima diz que vai haver troço para Faro e Évora. Mais uma pajela mal gasta. Se sempre se confirmarem esses trajectos espero bem que ao menos modernizem a linha normal pois fazer um TGV de Espanha para Faro para depois um passageiro querer ir a uma das pontas do Algarve por caminho de ferro tradicional e demorar 2 horas como actualmente é simplesmente ridículo.
Com voos de 30 Euros entre o Porto e Faro, o TGV Lisboa- Porto faz cada vez mais sentido.
Faz-me lembrar o estádio do euro2004 de Aveiro (e outros). Ideias fantásticas para endividar as gerações futuras. O TGV não faz qualquer sentido para um país como o nosso onde se faz Porto-Lisboa em 3 horas de carro e com os actuais tarifários de passagens aéreas.
30? A irmã dum grande amigo meu vem do Porto para Faro amanhã e diz que pagou 14 aerios.
Aonde se pode comprar esses bilhetes lisboa porto a 30 ou 14euros?
Agora ainda por cima diz que vai haver troço para Faro e Évora. Mais uma pajela mal gasta. Se sempre se confirmarem esses trajectos espero bem que ao menos modernizem a linha normal pois fazer um TGV de Espanha para Faro para depois um passageiro querer ir a uma das pontas do Algarve por caminho de ferro tradicional e demorar 2 horas como actualmente é simplesmente ridículo.
é ridiculo porque? entao esse comboio tem de levar tempo pois é um regional e bem pois assim serve todas as localidades por onde passa parando nas estações e apeadeiros.
Faz-me lembrar o estádio do euro2004 de Aveiro (e outros). Ideias fantásticas para endividar as gerações futuras. O TGV não faz qualquer sentido para um país como o nosso onde se faz Porto-Lisboa em 3 horas de carro e com os actuais tarifários de passagens aéreas.
Estão mesmo a enterrar-nos.
a enterrar-nos está a TAP que é só prejuizo atraz de prejuizo e essas quantias em voos é ridicula e sá vem justificar os grandes prejuizos das companhias de aviação.
Para mim, o argumento da ligacao a europa de TGV é uma falacia, pois ninguem faz distancias superiores a 500km de TGV, pois o aviao compensa largamente, tanto em tempo como custo. Mesmo para distancias abaixo de 500km na generalidade das distancias o aviao consegue ser mais barato (usando companhias low cost) , sendo o TGV a alternativa mais confortavel, pois podemos levar as malas para o comboio, o check in é mais tarde e normalmente as estacoes sao no centro da cidade, eliminando o tempo de transfers.
Sendo a ligacao a europa um nao argumento, resta-nos o TGV para ligar porto a lisboa, porto a vigo e lisboa/porto a madrid. E basta andar num TGV para perceber que a procura nunca sera suficiente para estas ligacoes. O Eurostar, por exemplo, tem +/- 18 carruagens com cerca de 80 lugares cada. Isto da uma capacidade por comboio de mais de 1400 pessoas. Tendo em conta que para ser um servico minimamente frequente devem haver comboios de hora a hora, teriamos por exemplo 12 comboios diarios, com capacidade de 1400 passageiros... cerca de 17000 pessoas a viajar diariamente entre madrid e lisboa? Se houvesse essa procura tinhamos cerca de 100 voos diarios entre as duas cidades. Ja apanhei varias vezes o TGV de londres para bruxelas e paris, e mesmo em horas de pico é dificil encher o comboio. Tenho muitas duvidas que duas cidades mais perifericas como lisboa e madrid consigam sustentar, por si so, uma ligacao de TGV.
Entre porto e lisboa e porto e vigo, os alfa pendular servem perfeitamente. Que se construa mais uma ou duas vias na linha norte, devido ao congestionamento, mas que se continue a usar os pendulares, que nao é por andarem a menos 80km/h que vamos morrer por isso, e fica incomparavelmente mais barato.
E isto nao falando do facto de quererem paragens em todas as estacoes e apeadeiros... o que faz todo sentido num TGV
isso é porque a ANA ainda nao deixa a Ryanair/Easyjet voarem do porto para lisboa. Quando o fizerem vai acabar a mama da TAP. Depois que facam mais greves.
Não o que ainda é pior, pois alem de dar dinheiro a estrangeiros, tira clientes á TaP ou seja aumenta o prejuizo e mais o Estado portugues tem de pagar
Não o que ainda é pior, pois alem de dar dinheiro a estrangeiros, tira clientes á TaP ou seja aumenta o prejuizo e mais o Estado portugues tem de pagar
a ryanair tem uma base no aeroporto do porto, um investimento muito grande e que dá emprego a muita gente.
Não o que ainda é pior, pois alem de dar dinheiro a estrangeiros, tira clientes á TaP ou seja aumenta o prejuizo e mais o Estado portugues tem de pagar
E os bilhetes para Londres a 1 e 5 Euros, também são comparticipados pelo Estado Português?
Quem tira clientes á TAP é a própria TAP, logo não há nada a fazer
Não sei qual será o futuro do TGV em Portugal, porque a insanidade de quem nos Governa está muito longe de estar controlada.
E os políticos adoram obras de regime.
Para o caso de haver, aqui vai a minha opinião.
Em vez dos 3 troços previstos actualmente, passar para 2:
Lisboa - Porto
Porto - Vigo
E daqui apanhar a futura linha do Atlântico que vai até Irun.
Esta é a melhor forma de nos ligarmos à Europa.
E a Espanha também.
A linha Lisboa-Madrid não faz sentido nenhum.
Foi criada por interesses políticos, em especial a região da Estremadura, pois se não houver TGV para Lisboa, os Espanhóis nunca irão lá enterrar dinheiro.
Vou frequentemente a Madrid de avião (em horário normal) e além de ser barato há sempre lugares à disposição. Duvido que do Porto-Madrid, o TGV seja melhor opção.
Para mim, o argumento da ligacao a europa de TGV é uma falacia, pois ninguem faz distancias superiores a 500km de TGV, pois o aviao compensa largamente, tanto em tempo como custo. Mesmo para distancias abaixo de 500km na generalidade das distancias o aviao consegue ser mais barato (usando companhias low cost) , sendo o TGV a alternativa mais confortavel, pois podemos levar as malas para o comboio, o check in é mais tarde e normalmente as estacoes sao no centro da cidade, eliminando o tempo de transfers.
Essa é novidade, então o TVG é para viagens curtas? ja andei de TGV até paris e foi cerca de 800kilm e ia cheio , mas nao eramos ninguem entao, em espanha tambem ja andei e ia cheio, falei com pessoas que andavam mais de 400klm para irem trabalhar de tgv em frança.
Sendo a ligacaopa um nao argumento, resta-nos o TGV para ligar porto a lisboa, porto a vigo e lisboa/porto a madrid. E basta andar num TGV para perceber que a procura nunca sera suficiente para estas ligacoes. O Eurostar, por exemplo, tem +/- 18 carruagens com cerca de 80 lugares cada. Isto da uma capacidade por comboio de mais de 1400 pessoas. Tendo em conta que para ser um servico minimamente frequente devem haver comboios de hora a hora, teriamos por exemplo 12 comboios diarios, com capacidade de 1400 passageiros... cerca de 17000 pessoas a viajar diariamente entre madrid e lisboa? Se houvesse essa procura tinhamos cerca de 100 voos diarios entre as duas cidades. Ja apanhei varias vezes o TGV de londres para bruxelas e paris, e mesmo em horas de pico é dificil encher o comboio. Tenho muitas duvidas que duas cidades mais perifericas como lisboa e madrid consigam sustentar, por si so, uma ligacao de TGV.
Mas em que pais do mundo um TGV é de hora a hora?
Entre porto e lisboa e porto e vigo, os alfa pendular servem perfeitamente. Que se construa mais uma ou duas vias na linha norte, devido ao congestionamento, mas que se continue a usar os pendulares, que nao é por andarem a menos 80km/h que vamos morrer por isso, e fica incomparavelmente mais barato.
E isto nao falando do facto de quererem paragens em todas as estacoes e apeadeiros... o que faz todo sentido num TGV
Mas alguem disse que com a entrada do TGV deixa de haver pendulares ou mesmo regionais? sao coisas BEM distintas e que não devem ser misturadas.
E os bilhetes para Londres a 1 e 5 Euros, também são comparticipados pelo Estado Português?
Quem tira clientes á TAP é a própria TAP, logo não há nada a fazer
Quem não sabe fazer negocio, fecha a porta
achas que esses valores sao "reais"? entao a raynair nao paga salarios? nao compra aviões, nao tem custos de manutenção , e o combustivel é agua do mar? para haver esses preços
A tap provavelmente tem um preço real, as outras companhias é que parece que andam a "roubar" aviões e combustivel para fazerem preços a 1euro
E daqui apanhar a futura linha do Atlântico que vai até Irun.
Esta é a melhor forma de nos ligarmos à Europa.
E a Espanha também.
A linha Lisboa-Madrid não faz sentido nenhum.
Vou frequentemente a Madrid de avião (em horário normal) e além de ser barato há sempre lugares à disposição. Duvido que do Porto-Madrid, o TGV seja melhor opção.
Entao mas para ires pa frança fica melhor ires por vigo? a ligação melhor é Lisboa - madrid - irun - paris
Lisboa(centro) madrid(centro) feito de tvg seria uma viagem de 3horas o que compensava a nivel de tempo em relação ao avião e em comodidade, alem disso o TVG ta ligado á net tem restaurante e bar e da para se falar ao telf ou seja a viagem nunca é tempo perdido
achas que esses valores sao "reais"? entao a raynair nao paga salarios? nao compra aviões, nao tem custos de manutenção , e o combustivel é agua do mar? para haver esses preços
A tap provavelmente tem um preço real, as outras companhias é que parece que andam a "roubar" aviões e combustivel para fazerem preços a 1euro
Essa é novidade, então o TVG é para viagens curtas? ja andei de TGV até paris e foi cerca de 800kilm e ia cheio , mas nao eramos ninguem entao, em espanha tambem ja andei e ia cheio, falei com pessoas que andavam mais de 400klm para irem trabalhar de tgv em frança.
Mas em que pais do mundo um TGV é de hora a hora?
Mas alguem disse que com a entrada do TGV deixa de haver pendulares ou mesmo regionais? sao coisas BEM distintas e que não devem ser misturadas.
800km de TGV? Quanto tempo demoraste e quanto pagaste? Nao faria mais sentido ir de aviao? Mesmo assim em 800km a sair de portugal ainda nem a barcelona chegaste, quanto mais a franca
vai a www.eurostar.com e descobre TGVs de hora a hora, incrivel
Se nao tiver frequencia para que é que se vao enterrar milhares de milhoes de euros a construir uma linha dedicada? Obviamente que tem de ter trafego regular, para ser alternativa ao aviao.
Para uma viagem porto/lisboa ou porto madrid obviamente que a introducao do TGV vai canibalizar o desenvolvimento das linhas para o pendular, para ele poder andar a velocidade para que foi feito.
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