Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do IRS

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
    EDIT: na verdade, talvez haja um caso específico em que não compensa. Por exemplo para quem fica no limite superior do escalão 6, e ganha cerca de 36K anuais, paga uma taxa de 37% sem englobamento, e 48% se ultrapassar os 75K, depois de somados dividendos. Nesse caso específico talvez não compense. Mas teria de fazer melhor as contas.
    O melhor é simular sempre os dois cenários

    Comentário


      Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
      Como posso colocar fatura (de 2022) de reabilitação de uma fração que não foi arrendada nesse ano de 2022?
      Penso que essas despesas apenas servem para abater ao valor das rendas obtidas com esse mesmo imóvel. Não servem para abater aos restantes rendimentos.

      Quem souber que confirme/desminta, por favor.

      Comentário


        Originalmente Colocado por futsal Ver Post
        Erro mesmo, no NIF da esposa está correcto
        Medo!

        Bom lembrete de que é responsabilidade do contribuinte validar os valores da declaração antes de a submeter.

        Quem não o souber fazer, peça ajuda. É o nosso dinheiro.

        Comentário


          Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

          Estás a pensar englobar os juros, por teres rendimentos baixos (até ~16000€ brutos incluindo os juros), é isso? Porque caso contrário não há nada a declarar.
          O IRS deste ano já submeti, sem declarar nada (automático). Para o IRS do próximo ano (relativamente a 2023) é que ainda não sei se vou englobar ou não (tenho o ordenado mínimo e 16000€ que apliquei este ano em Janeiro a render nos CAs).

          Comentário


            Originalmente Colocado por SilverCoconut Ver Post
            O IRS deste ano já submeti, sem declarar nada (automático). Para o IRS do próximo ano (relativamente a 2023) é que ainda não sei se vou englobar ou não (tenho o ordenado mínimo e 16000€ que apliquei este ano em Janeiro a render nos CAs).
            Com ordenado mínimo vai-te compensar de certeza (englobar). Receberás mais umas dezenas de € no reembolso.

            Comentário


              No próximo ano cá estarei para te atazanar o juizo sobre isso

              Comentário


                Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                Penso que essas despesas apenas servem para abater ao valor das rendas obtidas com esse mesmo imóvel. Não servem para abater aos restantes rendimentos.

                Quem souber que confirme/desminta, por favor.
                Não faz grande sentido.

                Comentário


                  No meu caso simulei englobar os rendimentos de depósitos e CAs e não compensa minimamente.

                  O reembolso passou de 660,32 para 660,89.

                  Estamos a falar de 60€ de taxa liberatória , num total de 200 e tal € de juros (que no ano passado as taxas estavam bastante baixas).

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                    Não faz grande sentido.
                    Acho que faz bastante sentido. E se nunca mais arrendares esse imóvel? A dedução concedida seria na prática um desconto em obras numa segunda casa, que podia passar a ser a tua casa de férias, por exemplo.

                    Pesquisando um pouco mais, encontrei isto
                    é possível deduzir ao valor das rendas recebidas, gastos com condomínio, IMI, Imposto do Selo, seguro de incêndio (que é obrigatório) e obras de conservação e manutenção efetuadas nos 24 meses anteriores à data da celebração do contrato de arrendamento. O valor das rendas, sujeito a imposto, é o que resulta desta diferença (ver Artigo 41º do CIRS)
                    fonte: https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positi...as-rendas.aspx

                    Ou seja, tens 24 meses para arrendar o imóvel e ainda conseguires abater às rendas o custo das obras.

                    P.S. Se tiveres prejuízo em investimentos financeiros, só o podes abater em lucros de outros investimentos financeiros. É a mesma lógica.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                      No meu caso simulei englobar os rendimentos de depósitos e CAs e não compensa minimamente.

                      O reembolso passou de 660,32 para 660,89.

                      Estamos a falar de 60€ de taxa liberatória , num total de 200 e tal € de juros (que no ano passado as taxas estavam bastante baixas).
                      Só compensa para rendimentos baixos (< 15000€ brutos, se bem me lembro).

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                        Acho que faz bastante sentido. E se nunca mais arrendares esse imóvel? A dedução concedida seria na prática um desconto em obras numa segunda casa, que podia passar a ser a tua casa de férias, por exemplo.

                        Pesquisando um pouco mais, encontrei isto

                        fonte: https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positi...as-rendas.aspx

                        Ou seja, tens 24 meses para arrendar o imóvel e ainda conseguires abater às rendas o custo das obras.

                        P.S. Se tiveres prejuízo em investimentos financeiros, só o podes abater em lucros de outros investimentos financeiros. É a mesma lógica.
                        Assim faz sentido.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                          Assim faz sentido.
                          Não te estava a enganar antes.

                          Penso que essas despesas apenas servem para abater ao valor das rendas obtidas com esse mesmo imóvel.

                          Comentário


                            Efetuada marcação de atendimento presencial para me esclarecerem a queda significativa no valor a reembolsar. Para dia 20. Não há pressa.

                            Comentário


                            • JRJordao
                              JRJordao commented
                              Editing a comment
                              Depois conta o veredito

                            Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post
                            Efetuada marcação de atendimento presencial para me esclarecerem a queda significativa no valor a reembolsar. Para dia 20. Não há pressa.
                            Vê lá é se não recebeste mais do que o que devias no ano passado.

                            Comentário


                            • Joseba
                              Joseba commented
                              Editing a comment
                              LOL
                              Seria cómico/trágico ele sair de lá a ter ainda que pagar e pagar juros

                            • JRJordao
                              JRJordao commented
                              Editing a comment
                              Não sejam assim. Vai estar tudo em ordem e clarificado. É matemática.

                            Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post
                            Efetuada marcação de atendimento presencial para me esclarecerem a queda significativa no valor a reembolsar. Para dia 20. Não há pressa.
                            Já simulaste nos simuladores online?
                            Seja o do Dr. Finanças ou o da APFN??

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

                              Quem ganha o SMN não paga IRS. Vai descontar para quê?
                              Todos deviam pagar IRS..
                              Cada vez há mais isentos logo depois carrega mais nos que pagam.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post


                                Daquilo que eu percebi, se apenas tiveres dividendos de uma empresa, compensa sempre.

                                Isto porque o escalão máximo de IRS é 48%, e nem que tu estejas nesse, englobando apenas 50% dos dividendos, pagas por uma taxa de 24% em vez dos 28% originais. Ou seja, pagas tudo a 48%, mas como é só metade do valor, equivale a pagar por tudo a 24%.

                                Há a questão dos salários que, quando não englobados, poderiam estar num escalão abaixo. Mas fiz umas contas rápidas e não estou a ver nenhum cenário em que não compense englobar.


                                EDIT: na verdade, talvez haja um caso específico em que não compensa. Por exemplo para quem fica no limite superior do escalão 6, e ganha cerca de 36K anuais, paga uma taxa de 37% sem englobamento, e 48% se ultrapassar os 75K, depois de somados dividendos. Nesse caso específico talvez não compense. Mas teria de fazer melhor as contas.
                                Se os dividendos forem pagos por intermediários financeiros com sede em Portugal.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                  O melhor é simular sempre os dois cenários

                                  Sim, exatamente.
                                  Também já pedi a ajuda do contabilista da empresa, estou à espera da resposta.

                                  No meu caso específico, englobar os dividendos significa receber mais do que o triplo do reembolso. Por isso estou a achar relativamente estranho.
                                  Mas quando o contabilista responder, deixo aqui o feedback

                                  Obrigado pela ajuda.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post
                                    Efetuada marcação de atendimento presencial para me esclarecerem a queda significativa no valor a reembolsar. Para dia 20. Não há pressa.
                                    A fórmula de cálculo é conhecida. Está alguma coisa mal?

                                    Comentário


                                      Eu vou receber mais de 2k mas também descontei como um animal!!

                                      Não é justo….

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post
                                        Efetuada marcação de atendimento presencial para me esclarecerem a queda significativa no valor a reembolsar. Para dia 20. Não há pressa.
                                        Ah ?!?!? Fizeste uma marcação presencial para isso?!?

                                        Não sabes interpretar a liquidação de IRS?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                          Isso não tem qualquer lógica. Só retiraria rendimento disponível aos mais pobres para ser emprestado a custo zero ao Estado.
                                          Tens a certeza ?...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por SilverCoconut Ver Post

                                            O IRS deste ano já submeti, sem declarar nada (automático). Para o IRS do próximo ano (relativamente a 2023) é que ainda não sei se vou englobar ou não (tenho o ordenado mínimo e 16000€ que apliquei este ano em Janeiro a render nos CAs).
                                            Até me esqueci disso dos CAs mas não sei vale a pena englobar no meu caso diz que houve uma retenção de 8€

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Gavela Ver Post

                                              Todos deviam pagar IRS..
                                              Cada vez há mais isentos logo depois carrega mais nos que pagam.
                                              Cada vez há mais a receber SMN, ou pelo menos a declarar apenas isso.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Omega Ver Post

                                                Tens a certeza ?...
                                                Tenho!…

                                                Comentário




                                                  Declaração entregue, vou receber o mesmo que no ano anterior.

                                                  Comentário


                                                    Declarações entregues aqui em casa. Automático, e a receber mais 600€ do que o ano passado, que foi 0€
                                                    A do miúdo, irá entrar em divergência até ser enviado o certificado de habilitações, quando pedido, por motivo de IRS Jovem.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Omega Ver Post

                                                      Ah ?!?!? Fizeste uma marcação presencial para isso?!?

                                                      Não sabes interpretar a liquidação de IRS?
                                                      Ui aqui é só experts. Parabéns para ti amigo. És o maior lá da aldeia.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                                                        A fórmula de cálculo é conhecida. Está alguma coisa mal?
                                                        Obrigado pela dica.

                                                        Após escrutinar melhor a simulação de IRS e compará-la com a nota de liquidação do ano anterior, concluo o seguinte:

                                                        Devido à diferença de rendimentos, o valor de coleta total foi significativamente mais baixo no ano transato para um valor similar de deduções à coleta, o que fez com que a coleta líquida resultasse num valor bastante inferior à que se verifica este ano. Assim, não obstante o valor de retenções na fonte deste ano ser obviamente superior ao do ano passado, ao subtrair a coleta líquida resulta um valor bastante inferior. Et voilá.

                                                        Por esclarecer fica a rúbrica 'Q. de rend. de anos anteriores' no valor de 1.023,65 €, que acabo por não perceber que papel desempenhou, se é que algum, no cálculo final.​
                                                        Editado pela última vez por 0bservador; 02 April 2023, 11:56.

                                                        Comentário


                                                          Também aceitei logo o automático e nem esperei pelas possíveis correções de bugs. Foram mais 300€ a receber que o ano passado, os valores que constavam na simulação batiam certo, nem pensei muito mais 😁

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X