Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do IRS

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Optei por não tentar meter no fds poi achei que ia estar congestionado com os aceleras.....
    hoje durante todo o dia não consigo aceder.
    sou só eu ou geral?

    Comentário


    • JRJordao
      JRJordao commented
      Editing a comment
      Neste momento estou a conseguir aceder sem problemas.

    Mau, agora aconteceu aqui uma que nunca tinha acontecido.

    IRS a receber em 31.03.2023/02.04.2023: 2450€
    IRS a receber segundo informação à data de hoje: 2250€

    Nao submeti quando a simulação dava o valor superior, mas também ainda não submeti hoje.

    Qual é a razão para isto?

    É que são logo 200€ assim do nada.

    Comentário


    • JRJordao
      JRJordao commented
      Editing a comment
      A bom rigor, a simulação não te garante o valor a receber. O cálculo oficial é feito num sistema distinto.
      O que teria sido interessante perceber era se de 02.04.2023 para hoje houve diferença nos dados pré-preenchidos na declaração. Deduzo que não os tenhas gravado no dia 2 de forma a se poderem comparar com os atuais?

    Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
    Mau, agora aconteceu aqui uma que nunca tinha acontecido.

    IRS a receber em 31.03.2023/02.04.2023: 2450€
    IRS a receber segundo informação à data de hoje: 2250€

    Nao submeti quando a simulação dava o valor superior, mas também ainda não submeti hoje.

    Qual é a razão para isto?

    É que são logo 200€ assim do nada.
    Veja senão é a devolução por parte do município, se houver.

    A mim, no dia anterior não tinha essa redução e por isso iria receber menos reembolso.

    Comentário


      O município não tem dedução.

      E sim queria comparar os valores , mas nao tirei print da simulação que mostrava o valor mais elevado.

      Comentário


        Um grande abraço ao JRJORDAO que está aqui a ajudar toda a gente a troco de nada!

        Comentário


          Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
          Mau, agora aconteceu aqui uma que nunca tinha acontecido.

          IRS a receber em 31.03.2023/02.04.2023: 2450€
          IRS a receber segundo informação à data de hoje: 2250€

          Nao submeti quando a simulação dava o valor superior, mas também ainda não submeti hoje.

          Qual é a razão para isto?

          É que são logo 200€ assim do nada.
          Sem mais dados vai ser impossivel dizer onde está a questão.
          A verdade é que o simulador não é definitivo e tem sempre muitos erros nos primeiros dias.

          Pode também ter havido diferenças no que estava pré-preenchido.
          Isto porque por exemplo, Anexo H, sei de quem já o viu preenchido e depois desapareceu...
          Ou rendas, as vezes aparecem, ás vezes não.

          Eu por exemplo tenho Anexo B (Recibos Verdes) e mesmo sendo passados no portal, não aparece preenchido...
          E todos os anos tenho de dizer que no ano passado ganhei X e no ano anterior ganhei Y... Todos os anos... Meter informação que eles têm disponivel... Sempre à espera que um gajo se engane.

          Comentário


          • JRJordao
            JRJordao commented
            Editing a comment
            Isso de ter que indicar os rendimentos já declarados nos anos anteriores é uma das maiores parvoíces "clássicas" da declaração. Outra são os números sequenciais na primeira coluna das tabelas, que podiam perfeitamente ser preenchidos automáticamente.

          Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

          Então assumo que o imóvel era 50% (compra) + 25% (herança) da tua mãe, e 25% (herança) teu.
          Assumo também que a compra do imóvel pelos teus pais foi após 1988, se não avisa pois há diferenças.


          No anexo G, tabela 4 deves utilizar

          1) Na tua declaração, linha única

          Realização
          ano / mês: 2022 / mês da escritura de venda
          valor: valor de venda x 25%

          Aquisição
          ano / mês: ano / mês do óbito do teu pai
          valor: valor do imóvel na herança (usado no imposto de selo) x 25%

          Despesas e encargos
          despesas (escrituras, notários, documentação) na herança x 50%
          + despesas na venda x 25%

          Quota-parte: 25%

          2) Na declaração da tua mãe, linha referente à parcela original

          Realização
          ano / mês: 2022 / mês da escritura de venda
          valor: valor de venda x 50%

          Aquisição
          ano / mês: ano / mês da compra
          valor: valor de compra (usado no imposto de selo) x 50%

          Despesas e encargos
          despesas na compra x 50%
          + despesas na venda x 50%

          Quota-parte: 50%

          3) Na declaração da tua mãe, linha referente à parcela herdada

          Igual à linha da tua declaração


          Espero não me ter enganado nas contas! Amanhã volto a confirmar e se detetar aguma coisa aviso.
          Mais dúvidas pergunta (se preferires, via mensagem privada).
          Bem....nem tenho palavras para agradecer a sua explicação. Penso que compreendo tudo na perfeição, já fiz um print para no sábado me concentrar e seguir estes passos. Sim, a aquisição foi posterior a 1988.
          FIco mesmo bastante agradecida por dedicar parte do seu tempo a auxiliar tanta gente.
          Vou tentar fazer se no entanto tiver dúvidas peço.lje a sua preciosa ajuda por mensagem privada. Bem haja

          Comentário


          • JRJordao
            JRJordao commented
            Editing a comment
            À vontade. É uma situação pela qual passei há pouco tempo. Mas no meu caso mais complicado pois foi a venda da casa da avó (mais um nível de heranças)

          lá despachei o irs do agregado por volta das 2 da matina😤

          agora uma duvida.
          fui tentar meter o de uma vizinha (manual pré preenchido) e não aparece os rendimentos e ela também não tem a declaração da patroa.
          sei que ela trabalha como empregada domestica e que não aufere mais de 8000€, será por poder estar isenta de meter irs??

          Comentário


          • JRJordao
            JRJordao commented
            Editing a comment
            O facto de estar isenta de declarar não justifica os rendimentos não serem carregados.
            Coloca-se a questão da patroa não ter feito a sua parte perante as finanças (modelo 10, entregue até fevereiro).
            https://www.economias.pt/modelo-10/

          Uma ajuda:
          No anexo H na parte Informação Relativa a Despesas e Encargos com Imóveis para Habitação Permanente

          ​Preciso colocar os dados da casa em que pago renda, mas no contrato de arrendamento aparecem dois proprietários que são os senhorios, basta colocar o nif de um deles nessa linha ? quadro 7

          Comentário


            Agora aconteceu-me uma gira: ando a mil entre trabalho e outras obrigações e submeti o IRS no passado dia 2. Esquecendo-me completamente disso, hoje meti na cabeça que ainda não o tinha feito e vá de o submeter novamente, quando dei conta fiquei fulo...agora ambas as entregas aparecem como pendentes de validação. Valerá a pena contactar a AT no sentido de indicar que foi um duplicado, ou este 2º envio sobrepõe-se ao 1º e ainda me irá atrasar mais o reembolso?

            Comentário


            • Omega
              Omega commented
              Editing a comment
              A 2ª anula a 1ª. Podes meter quantas quiseres até 30/06 que só vale a última.

            • JRJordao
              JRJordao commented
              Editing a comment
              Já agora Omega, uma dúvida. A partir de que ponto é que a nova declaração tem de ser entregue como "declaração de substituição"? É quando a declaração anterior já está num certo estado mais avançado? Ou quando já passou uma determinada data na campanha de entrega?

            • Omega
              Omega commented
              Editing a comment
              A 2ª que entregas (mesmo que 1 ,minuto depois), mesmo que não indiques é assumida automáticamente como de substituição. Antigamente o sistema controlava isso e se não indicasses que era de substituição a declração ficava com erro. o que era uma complicação desnecessária. Agora resolve automáticamente este problema, pelo menos se enviada dentro do prazo. Se for fora já não te sei dizer se assim é, mas penso que deverá resolver a questão nos mesmos termos.

            Para quem diz que paga em media em 12 dias 8 ja passaram e ainda nao mexeu no estado desde dia 1

            Comentário


            • JRJordao
              JRJordao commented
              Editing a comment
              Quer dizer que estás acima da média
              Foi automático?

            • cjr
              cjr commented
              Editing a comment
              Se foi automático creio que sim, que são os 12 dias o "prometido". Se não, creio que a média são 21 dias.



            O Costa adora-me.

            Comentário


              Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
              Agora aconteceu-me uma gira: ando a mil entre trabalho e outras obrigações e submeti o IRS no passado dia 2. Esquecendo-me completamente disso, hoje meti na cabeça que ainda não o tinha feito e vá de o submeter novamente, quando dei conta fiquei fulo...agora ambas as entregas aparecem como pendentes de validação. Valerá a pena contactar a AT no sentido de indicar que foi um duplicado, ou este 2º envio sobrepõe-se ao 1º e ainda me irá atrasar mais o reembolso?
              A última declaração é que conta. Se assim não fosse, não seria lógico haver hipótese de submeter outras declarações depois da 1ª, já que apenas a 1ª é que contava. Mais valia proibir qualquer hipótese de submeter mais declarações. Deste modo, poupava-se muito "lixo informático".

              Eu num ano enganei-me e submeti 3 vezes, contando (obviamente) apenas a última submetida. Mal foi validada, as outras automaticamente passaram a anuladas.

              Comentário


                Boas.
                Eu bem tentei meter o IRS em automático, mas mais um ano que não deu.
                Desta vez, aparecem rendimentos de trabalho do meu filho, menor... Uma empresa a 400km de nossa casa🙄
                Um erro no NIF na emissão do recibo, certamente.

                Consegui entregar a declaração em modo normal, ignorando aqueles rendimentos, mas o mais certo é dar erro na validação. Segundo a AT, só depois disso é que me posso queixar, declarando que aqueles rendimentos foram erradamente atribuídos.
                Já estou mesmo a ver que este ano o reembolso de IRS vai chegar tarde, por um erro estúpido que me é completamente alheio.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por pmgoliv Ver Post
                  Boas.
                  Eu bem tentei meter o IRS em automático, mas mais um ano que não deu.
                  Desta vez, aparecem rendimentos de trabalho do meu filho, menor... Uma empresa a 400km de nossa casa🙄
                  Um erro no NIF na emissão do recibo, certamente.

                  Consegui entregar a declaração em modo normal, ignorando aqueles rendimentos, mas o mais certo é dar erro na validação. Segundo a AT, só depois disso é que me posso queixar, declarando que aqueles rendimentos foram erradamente atribuídos.
                  Já estou mesmo a ver que este ano o reembolso de IRS vai chegar tarde, por um erro estúpido que me é completamente alheio.
                  Já estive na mesma situação, uma empresa descontou com o meu número de contribuinte, só fiquei a saber quando recebi a carta das finanças para pagar a multa. Felizmente consegui falar com a contabilidade da empresa que se prontificou a corrigir o erro e emitir uma declaração para entregar nas Finanças.

                  Comentário


                    querem saber para onde vão os nossos impostos ?


                    https://eco.sapo.pt/2023/04/09/%f0%9...o-os-impostos/

                    Comentário


                      Bom dia malta,

                      Preciso da vossa ajuda e vou tentar colocar por tópicos para facilitar:

                      - Dezembro de 2021 comprei um apartamento por 85.000€ e financiei 76.000€ (HPP).
                      Tive de despesas de aquisição cerca de 1300€ em imposto de selo (valor da escritura + valor do empréstimo) + cerca de 900€ da escritura.

                      - Março de 2022 vendi o apartamento por 132.000€. Tive de comissão da venda para uma imobiliária 8118€.

                      - Em Abril de 2022 comprei nova HPP por 159.900€. Destes 159.900€ financiei 128.000€.
                      Com isto tive um investimento direto de na aquisição mais o pagamento de despesas: 2300€ de imposto de selo + 2000€ de imt + 900€ da escritura fora outros custos como a avaliação da casa nova, comissões de estudo, etc...

                      No cálculo do IRS o estado diz que tenho uma mais valia de cerca de 10.000€ que presumo que seja € não investido. Está correto isto? Pelas minhas contas do lucro que tive com a casa não investi cerca de 1700€ diretamente (foram investidos em eletrodomésticos como máquina de lavar/secar e máquina de lavar a louça).

                      É que o tio Costa diz que tenho de pagar cerca de 2000€ de IRS e não tenho bem a certeza se está correto.

                      Obrigado desde já pela vossa ajuda.

                      Comentário


                        Grande negócio!

                        Penso que as contas seriam assim, (usei esta calculadora)

                        mais-valia: 132.000 realização - 85.000 aquisição - (1.300 + 900 + 8.118) despesas = 36.682
                        reinvestimento: 159.900 - 128.000 = 31.900
                        isenção: 31.900 / (132.000 - 76.000 amortização) = 56,96%
                        mais-valia tributável: 36.682 x 50% x (100 - 56,96)% = 7.893

                        Nota 1: A amortização do empréstimo deve ter sido um pouco abaixo de 76.000, porque desde janeiro já devias ter amortizado alguma coisa.
                        Nota 2: As despesas com aquisição da nova HPP não são relevantes agora, mas sim quando a venderes.

                        Estes 7.893 somam-se aos teus salários na determinação de escalão e cálculo do imposto. O imposto a pagar irá assim depender dessa soma.
                        Editado pela última vez por JRJordao; 10 April 2023, 10:29.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post
                          Grande negócio!

                          Penso que as contas seriam assim, (usei esta calculadora)

                          mais-valia: 132.000 realização - 85.000 aquisição - (1.300 + 900 + 8.118) despesas = 36.682
                          reinvestimento: 159.900 - 128.000 = 31.900
                          isenção: 31.900 / (132.000 - 76.000 amortização) = 56,96%
                          mais-valia tributável: 36.682 x 50% x (100 - 56,96)% = 7.893

                          Nota 1: A amortização do empréstimo deve ter sido um pouco abaixo de 76.000, porque desde janeiro já devias ter amortizado alguma coisa.
                          Nota 2: As despesas com aquisição da nova HPP não são relevantes agora, mas sim quando a venderes.

                          Estes 7.893 somam-se aos teus salários na determinação de escalão e cálculo do imposto. O imposto a pagar irá assim depender dessa soma.
                          Obrigado pela ajuda.
                          O valor do financiamento da primeira casa foi de 76500€. Quando abati é que foram os tais 76000.
                          O valor da penalização por antecipação do pagamento do CH bem como as outras despesas inerentes entra como despesa? Se for assim acabei por pagar cerca de 76.800€ ao banco.
                          Bela "mama" para o estado se os encargos com a compra da nova casa não entram para as contas
                          O nosso rendimento anual é de cerca de 16.000€ anuais cada um.
                          Depreendo que então as contas devem estar bem certo?
                          Há algo que possa fazer para tentar minimizar os "estragos"? É que estava a contar receber algo a rondar os 1500€ e não pagar 2000€

                          Comentário


                            Bem explicado JRJordao. 😉

                            Para ter isenção total sobre a mais valia, teria de aplicar sempre sem recurso a financiamento, um montante igual a (132000 - o valor da divida ao banco à data da venda).

                            Comentário


                            • diogo13
                              diogo13 commented
                              Editing a comment
                              Mas a minha dúvida reside precisamente neste ponto. O cálculo da mais-valia não deveria ser o valor da venda - o valor da compra?
                              Porque se for o valor da venda - o valor do financiamento o estado está a aplicar-me um imposto sobre o valor que dei para a entrada e que era meu já. Ou seja estou a pagar uma mais valia de algo que já era meu?
                              É mesmo assim ou estou a pensar mal? Imaginando que comprava a casa sem recurso a crédito o valor da mais valia eram 132.000€?

                            • Gavela
                              Gavela commented
                              Editing a comment
                              O valor da mais valia é uma coisa. O valor a reinvestir para estar isento da mais valia é outra coisa.
                              Comprando a casa sem recurso a crédito terias de reinvestir 132000€ para estares isento de mais valias.

                            • JRJordao
                              JRJordao commented
                              Editing a comment
                              A mais-valia "bruta" é a venda - compra - despesas HPP vendida. Quer compres nova HPP ou não.
                              A mais-valia sujeita a imposto (tributável), caso tenhas comprado nova HPP, tem também em conta a amortização.
                              Não consigo explicar melhor que as contas apresentadas acima.

                            Originalmente Colocado por diogo13 Ver Post
                            O valor do financiamento da primeira casa foi de 76500€. Quando abati é que foram os tais 76000.
                            O valor da penalização por antecipação do pagamento do CH bem como as outras despesas inerentes entra como despesa? Se for assim acabei por pagar cerca de 76.800€ ao banco.
                            Bela "mama" para o estado se os encargos com a compra da nova casa não entram para as contas
                            O nosso rendimento anual é de cerca de 16.000€ anuais cada um.
                            Depreendo que então as contas devem estar bem certo?
                            Há algo que possa fazer para tentar minimizar os "estragos"? É que estava a contar receber algo a rondar os 1500€ e não pagar 2000€
                            Não sei quanto aos custos por antecipação do pagamento do CH. Nem sei se, a serem incluídos, o devem ser no campo do valor amortizado ou no campo das despesas e encargos.

                            Tu agora aplicas as despesas de compra + venda da HPP 1. Quando/se venderes a HPP 2, irás aplicar as despesas da sua compra + venda. Isto funciona assim até porque no IRS não se declara uma compra simples (comprar HPP sem vender uma anterior) pois não corresponde a um rendimento. Quando compraste a HPP 1 (assumindo que foi a tua primeira), não declaraste nem abateste as despesas de compra no IRS, pois não? Só agora quando a vendes.

                            Como já disse o Gavela , só se tivesses aplicado (132.000 - 76.000) 56.000 na compra da HPP 2 conseguirias isenção total. Claro que para isso terias de recorrer a capitais extra para suportar os impostos e outras despesas de compra.
                            Pelo lado positivo, conseguiste em 3 meses mais de 30.000 num negócio imobiliário!

                            Comentário


                              Obrigado a ambos pela ajuda, acho que já percebi. Na altura fui mal aconselhado porque em linhas gerais apenas me disseram que ficaria isento de mais valias uma vez que a nova casa era de valor superior à venda da anterior.
                              Mas agora já percebi (e faz sentido na verdade) que esse dinheiro tenha de ser investido na amortização da nova.

                              JRJordao foi daqueles negócios que aparecem uma vez na vida Ela foi comprada apenas com o propósito da sua venda, mas não contava com tanto "lucro" na verdade.
                              Mas se soubesse tinha feito as coisas de forma diferente. Tinha investido tudo na casa e não tinha dado tanto de entrada para o carro, sim porque de Novembro a Março tive de vender os meus carros que aqueles 10.000€ nao se arranjaram sozinhos

                              Comentário


                                o meu submetido Manual dia 31/03 não mexe... ainda a aguardar validação!

                                Comentário


                                • JRJordao
                                  JRJordao commented
                                  Editing a comment
                                  Primeiro devem tratar dos automáticos, cujo processamento será mais rápido e assim em breve já poderão apresentar trabalho feito.

                                Originalmente Colocado por Sparrow1979 Ver Post
                                o meu submetido Manual dia 31/03 não mexe... ainda a aguardar validação!
                                Podes esperar bem uns 15 a 20 dias até mexer....
                                E isso se não tiveres Revolut, porque nesse caso bem podes esperar apenas pelo próximo mes....

                                Comentário


                                  A questão habitual

                                  [Contas Poupança (podcast)] Porque baixou o meu reembolso do IRS ou vou ter de pagar?

                                  Comentário


                                    Li agora para quem tem cartão revolut é preciso declarar o IBAN no anexo J do IRS, como já submeti o meu, vou ter que retificar para adicionar esse elemento.

                                    Eu recebo uns guitos de origem estrangeira de freelancer que me caem na conta principal, tenho que declarar?

                                    Tenho que declarar o facto de ter mais que uma conta bancária em Portugal com uns trocados?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por neapo Ver Post
                                      Li agora para quem tem cartão revolut é preciso declarar o IBAN no anexo J do IRS, como já submeti o meu, vou ter que retificar para adicionar esse elemento.

                                      Eu recebo uns guitos de origem estrangeira de freelancer que me caem na conta principal, tenho que declarar?

                                      Tenho que declarar o facto de ter mais que uma conta bancária em Portugal com uns trocados?
                                      Rendimentos de trabalho são de declaração obrigatória. As contas bancárias estrangeiras (como o Revolut) também. Tudo o que é estrangeiro vai no anexo J.

                                      Contas bancárias em Portugal não se declaram. Saldos bancários, seja onde fôr, nunca se declaram.

                                      Comentário


                                        Não mexe nem por nada:

                                        Comentário


                                          Deixem o homem arranjar o dinheiro para pagar. Vocês pensam que isto é assim fácil, mas a vida não está fácil para ninguém.

                                          Comentário


                                            A minha está como liquidada há alguns dias e também nada.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X