Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do IRS

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Esive a fazer a simulação do automatico e fiquei deprimido. Os rendimentos subiram um pouco mais de 30% em relação ao ano anterior. O imposto a pagar subiu quase 1000%

    Comentário


      Originalmente Colocado por Gavela Ver Post

      Não faria sentido nenhum. Mas também não faz sentido descontar 0% de IRS.
      Quem ganha o SMN não paga IRS. Vai descontar para quê?

      Comentário


        Originalmente Colocado por ina1982 Ver Post
        Tenho ideia que os automáticos passam logo para liquidação...
        Eu acho que até ao ano passado, se não estou em erro, a primeira mensagem que dava, mesmo os automáticos, era de que estava a aguardar validação quando se acabava de enviar! Depois dava qualquer coisa como "declaração certa" e só depois passava a liquidação...

        Comentário


          Enviado agora mesmo por aqui o meu tem de ser manual agora deve ser mais 1 mês de espera para cair na conta

          Comentário


            Originalmente Colocado por Topolino Ver Post

            Quem ganha o SMN não paga IRS. Vai descontar para quê?
            Quem ganha o salário minimo, ou se superior, mas abaixo de um patamar a definir, recuperaria o valor no fim se não tivesse outro tipo de rendimentos.

            Comentário


              Isso não tem qualquer lógica. Só retiraria rendimento disponível aos mais pobres para ser emprestado a custo zero ao Estado.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                Esive a fazer a simulação do automatico e fiquei deprimido. Os rendimentos subiram um pouco mais de 30% em relação ao ano anterior. O imposto a pagar subiu quase 1000%
                Depois de fazer o automático cheguei a esta ordem de conclusões:

                - mudar de concelho.

                - mudar de país.



                Comentário


                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post

                  Depois de fazer o automático cheguei a esta ordem de conclusões:

                  - mudar de concelho.

                  - mudar de país.


                  Porquê concelho?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Cahib Ver Post

                    Porquê concelho?
                    Benefício municipal, ie, devolução até 5% do IRS pago.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Cahib Ver Post

                      Porquê concelho?
                      O meu no benefício município diz 0€, é isto?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                        O meu no benefício município diz 0€, é isto?
                        Sim, vives num concelho que devolve 0%.

                        Comentário


                          https://economiafinancas.com/2023/mu...r-irs-em-2023/

                          Se não estão aqui, não levam nada! A saber, são 308 em PT devolvem IRS 260 - alguns são sovinas e só devolvem 0,5%.

                          [edit] A lista aqui é mais completa:
                          https://www.portaldasfinancas.gov.pt...icipios.action


                          Edd
                          Editado pela última vez por Eddy; 01 April 2023, 00:19.

                          Comentário


                            A opção com pré-preenchimento...não aparece pré-preenchida😞
                            Tenho 3 para fazer...e em nenhum aparece.

                            O mais curioso é q o da minha Mãe (pensionista CGA) tb recebe do meu falecido Pai (sobrevivência SS)...tanto no auto como no manual, apenas aparece o valor da CGA (penão dela)🤔

                            Vou aguardar mais uns dias.
                            Não há um ano em q isto corra bem...incrível!

                            Comentário


                              Aqui também, nas várias declarações de que trato, há falta parcial de pensões, donativos e PPRs.

                              Muito mau!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                Estava a tentar fazer para um pensionista da SegSoc e não aparece nada nos rendimentos...
                                Idem por aqui. Meus pais sempre tiveram submissão automática e este ano passou a manual. Entro em modo manual e não aparece qq valor no Anexo A. Deve ser para atrasarem os reembolsos de forma ardilosa...

                                Comentário


                                • JRJordao
                                  JRJordao commented
                                  Editing a comment
                                  Se calhar não está a permitir o automático por não ter os rendimentos carregados. É aguardar (que remédio!)

                                • Cahib
                                  Cahib commented
                                  Editing a comment
                                  Põe à mão. Foi o que lhe fiz.

                                Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                https://economiafinancas.com/2023/mu...r-irs-em-2023/

                                Se não estão aqui, não levam nada! A saber, são 308 em PT devolvem IRS 260 - alguns são sovinas e só devolvem 0,5%.

                                [edit] A lista aqui é mais completa:
                                https://www.portaldasfinancas.gov.pt...icipios.action


                                Edd
                                O meu é 0

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post
                                  Aqui também, nas várias declarações de que trato, há falta parcial de pensões, donativos e PPRs.

                                  Muito mau!
                                  No meu PPR só aparece 150€ 😂

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                                    No meu PPR só aparece 150€ 😂
                                    Corresponde ao valor de uma entrega, ou dividiram por 10?

                                    Comentário


                                      [Contas Poupança] Devo entregar o IRS o mais cedo possível?

                                      Comentário


                                        Contabilistas de plantão, expliquem-me lá o seguinte, porque eu estou bastante confuso:


                                        Imaginem que eu recebi dividendos de uma empresa, vamos imaginar um valor fictício de dividendos distribuídos (antes de imposto) de 10.000€.
                                        Ou seja, 2.800€ ficaram retidos, e eu recebi 7.200€ líquidos.

                                        Optando pelo englobamento, com a questão de só 50% estarem sujeitos ao englobamento, qual das hipóteses abaixo está correta para preencher os campos "Remdimentos" e "Retenções na Fonte" do quadro B do anexo E?

                                        Opção 1: Rendimentos: 10.000 / Retenções: 2.800
                                        Opção 2: Rendimentos: 5.000 / Retenções: 2.800 (a que eu acho que está correta)
                                        Opção 3: Rendimentos: 5.000 / Retenções: 1.400
                                        Opção 4: Rendimentos: 7.200 / Retenções: 2.800
                                        Opção 5: Rendimentos: 3.600 / Retenções: 1.400
                                        Opção 6: Rendimentos: 3.600 / Retenções: 2.800

                                        Não sei se estão a ver, mas para quem nunca fez isto, qualquer dessas opções faz sentido. Metade do rendimento bruto, metade do rendimento líquido, metade da retenção, ou tudo por inteiro e o sistema deles calcula.
                                        Não encontrei em lado nenhum nada sobre isto. No simulador também não explica nada. ....





                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                          Imaginem que eu recebi dividendos de uma empresa, vamos imaginar um valor fictício de dividendos distribuídos (antes de imposto) de 10.000€.
                                          Ou seja, 2.800€ ficaram retidos, e eu recebi 7.200€ líquidos.

                                          Optando pelo englobamento, com a questão de só 50% estarem sujeitos ao englobamento, qual das hipóteses abaixo está correta para preencher os campos "Remdimentos" e "Retenções na Fonte" do quadro B do anexo E?

                                          Opção 1: Rendimentos: 10.000 / Retenções: 2.800
                                          Opção 2: Rendimentos: 5.000 / Retenções: 2.800 (a que eu acho que está correta)
                                          Opção 3: Rendimentos: 5.000 / Retenções: 1.400
                                          Opção 4: Rendimentos: 7.200 / Retenções: 2.800
                                          Opção 5: Rendimentos: 3.600 / Retenções: 1.400
                                          Opção 6: Rendimentos: 3.600 / Retenções: 2.800
                                          As opções 4 - 6 são logo eliminadas, pois na declaração de IRS não se indicam valores líquidos de IRS.

                                          Dentro das restantes, escolho a porta número 2

                                          image.png

                                          Atenção que neste caso terás de declarar todos os restantes rendimentos de capitais, nomeadamente juros de depósitos bancários e certificados de aforro/tesouro.​
                                          Editado pela última vez por JRJordao; 01 April 2023, 11:21.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                            As opções 4 - 6 são logo eliminadas, pois na declaração de IRS não se indicam valores líquidos de IRS.

                                            Dentro das restantes, escolho a porta número 2

                                            image.png

                                            Atenção que neste caso terás de declarar todos os restantes rendimentos de capitais, nomeadamente juros de depósitos bancários e certificados de aforro/tesouro.​

                                            Obrigado, a parte de englobar tudo eu já sabia. Na verdade, não tenho mais nada a não ser dividendos da empresa.

                                            P.S. Caso a correta seja mesmo a opção 2, entre não englobar e englobar, dá uma diferença assustadora. (recebo um reembolso muiiiiito maior).

                                            Alguém pode confirmar que é mesmo assim? Estou algo desconfiado. Quando a esmola é grande....

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                              Obrigado, a parte de englobar tudo eu já sabia. Na verdade, não tenho mais nada a não ser dividendos da empresa.

                                              P.S. Caso a correta seja mesmo a opção 2, entre não englobar e englobar, dá uma diferença assustadora. (recebo um reembolso muiiiiito maior).

                                              Alguém pode confirmar que é mesmo assim? Estou algo desconfiado. Quando a esmola é grande....
                                              Depende dos teus rendimentos, mas devido à questão dos 50% geralmente compensa. Os restantes juros (que não tens), declarados a 100%, já só compensam para os rendimentos mais baixos.

                                              Comentário


                                                Já fiz o meu IRS Automático. Como só em Janeiro deste ano é que fiz subscrição de CAs ainda não tive sequer o meu primeiro juro (só potencialmente no dia 25 deste mês é que vai fazer os tais 3 meses?) só para o ano é que tenho que me preocupar com o tal anexo adicional.

                                                Comentário


                                                  Uma dúvida. Tendo em conta que o último escalão implica redução de deduções à colecta de 2500 a 1000k, isto significa que se pode dar o caso de 1 euro de rendimento levar à perda de dinheiro porque se passa o escalão ?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                                    Depende dos teus rendimentos, mas devido à questão dos 50% geralmente compensa. Os restantes juros (que não tens), declarados a 100%, já só compensam para os rendimentos mais baixos.

                                                    Daquilo que eu percebi, se apenas tiveres dividendos de uma empresa, compensa sempre.

                                                    Isto porque o escalão máximo de IRS é 48%, e nem que tu estejas nesse, englobando apenas 50% dos dividendos, pagas por uma taxa de 24% em vez dos 28% originais. Ou seja, pagas tudo a 48%, mas como é só metade do valor, equivale a pagar por tudo a 24%.

                                                    Há a questão dos salários que, quando não englobados, poderiam estar num escalão abaixo. Mas fiz umas contas rápidas e não estou a ver nenhum cenário em que não compense englobar.


                                                    EDIT: na verdade, talvez haja um caso específico em que não compensa. Por exemplo para quem fica no limite superior do escalão 6, e ganha cerca de 36K anuais, paga uma taxa de 37% sem englobamento, e 48% se ultrapassar os 75K, depois de somados dividendos. Nesse caso específico talvez não compense. Mas teria de fazer melhor as contas.
                                                    Editado pela última vez por Charger144; 01 April 2023, 15:24.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                                      Corresponde ao valor de uma entrega, ou dividiram por 10?
                                                      Erro mesmo, no NIF da esposa está correcto

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por SilverCoconut Ver Post
                                                        Como só em Janeiro deste ano é que fiz subscrição de CAs ainda não tive sequer o meu primeiro juro (só potencialmente no dia 25 deste mês é que vai fazer os tais 3 meses?) só para o ano é que tenho que me preocupar com o tal anexo adicional.
                                                        Estás a pensar englobar os juros, por teres rendimentos baixos (até ~16000€ brutos incluindo os juros), é isso? Porque caso contrário não há nada a declarar.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                          Uma dúvida. Tendo em conta que o último escalão implica redução de deduções à colecta de 2500 a 1000k, isto significa que se pode dar o caso de 1 euro de rendimento levar à perda de dinheiro porque se passa o escalão ?
                                                          Não há nenhuma redução súbita de 2500 para 1000. 2500 é o valor máximo quando há limite, e aplica-se a um rendimento coletável de ~7480.

                                                          Se o rendimento coletável for
                                                          • inferior a 7479, não há limite
                                                          • entre 7479 e 78834, limite de 1000 + [1500 x (78834 - rendimento coletável) / 71355]
                                                          • superior a 78834€, limite de 1000
                                                          Dois exemplos
                                                          • 1000 + [1500 x (78834 - 7480) / 71355] = 2499,98
                                                          • 1000 + [1500 x (78834 - 70000) / 71355] = 1185,70

                                                          Comentário


                                                            Como posso colocar fatura (de 2022) de reabilitação de uma fração que não foi arrendada nesse ano de 2022?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X