Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do IRS

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Liquidação em processamento por aqui 😉

    Comentário


      já entreguei o meu também, vou receber 920 euritos

      já dá para abater na viagem a Menorca

      Comentário


      • JRJordao
        JRJordao commented
        Editing a comment
        E se o teu filho também fôr, já pode pagar a parte dele

      Não consigo perceber se a minha declaração já foi entregue ou não . No separador de IRS automático aparece o valor a receber, com o qual não concordo por ser quase metade do ano anterior sem eu ver justificação para tal (sensivelmente mesmo nível de deduções), e tenho o botão 'Aceitar', no qual não carreguei.

      Sugerem que tente fazer entrega manual?

      Comentário


      • JRJordao
        JRJordao commented
        Editing a comment
        Ou seja, a taxa de retenção aumentou 0,65% para um rendimento 27% superior. Começas a ver a luz?

      • 0bservador
        0bservador commented
        Editing a comment
        Começo, e é uma luz bem foleira.

        Obrigado pelo esclarecimento.

        Eu já sabia que só podia ter a ver com isso, mas não me faz sentido a redução ser tão significativa.

      • JRJordao
        JRJordao commented
        Editing a comment
        receber mais + não reter "suficientemente" mais = reembolso bastante inferior

        Foram dois fatores "agravantes"

      Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post
      Não consigo perceber se a minha declaração já foi entregue ou não . No separador de IRS automático aparece o valor a receber, com o qual não concordo por ser quase metade do ano anterior sem eu ver justificação para tal (sensivelmente mesmo nível de deduções), e tenho o botão 'Aceitar', no qual não carreguei.

      Sugerem que tente fazer entrega manual?

      Eles estão a encurtar o valor estimado do real

      acho normal receberes menos

      e para o próximo ano menos se recebe

      Comentário


        Originalmente Colocado por Altar Ver Post


        Eles estão a encurtar o valor estimado do real

        acho normal receberes menos

        e para o próximo ano menos se recebe
        Tu também vais receber metade do ano anterior?

        Comentário


          Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post

          Tu também vais receber metade do ano anterior?

          o meu caso é algo diferente, tenho 2 fontes de rendimento A e B

          o ano passado paguei mais de 1500 euros, não fiz retenções de rendimentos do anexo B

          este ano fiz retenções, e recebo 920

          Comentário


            JRJordao

            Na verdade e reformulando o que eu disse no último comentário, esse raciocínio que fazes não me parece correto. Uma vez que o rácio retenção/rendimentos permaneceu praticamente inalterado após a subida de rendimento, só significa que a retenção subiu em igual proporção. E como é que isto resulta numa redução tão significativa do reembolso?

            A questão é que não é fácil chegar à fala com alguém das finanças para solicitar esclarecimento adicional.

            Comentário


            • JRJordao
              JRJordao commented
              Editing a comment
              Acontece que tradicionalmente a rendimentos superiores corresponderiam taxas de retenção superiores. Vai ver a taxa de retenção em 2021 para o teu rendimento mensal de 2022 e vê lá se mensalmente não foste sujeito a uma taxa inferior (ao que terias se ganhasses isso em 2021).

            • 0bservador
              0bservador commented
              Editing a comment
              Subi quase dois pontos percentuais no IRS em 2022. Continuo a dizer que não vejo motivos para a redução do reembolso, e vou fazer questão de esclarecer. Aceito, quando me explicarem das Finanças.

            já se tinha falado algures sobre o novo regime de retenção na fonte, que vai acontecer lá para o verão

            por isso para o próximo ano haverá surpresas


            https://sicnoticias.pt/economia/2023...resas-208f212c

            Comentário


            • JRJordao
              JRJordao commented
              Editing a comment
              A tendência de redução dos reembolsos vai-se manter

            Pêésse, sempre a ligar o complicador, para melhor endrominar o povão.

            Comentário


            • JRJordao
              JRJordao commented
              Editing a comment
              Por acaso neste caso estão a ajustar as retenções mais à realidade

            Eu nao quero saber se recebo pouco ou muito agora. Queria é que as txs baixassem.
            nesta altura do ano fico sempre irritado com isto tudo.
            se houver por ai uma gaja bonita, boa, abaixo dos 40 que queira fazer a declaracao de irs em conjunto para ter coeficiente 2, eu sustento-a... lembrei-me disto por causa do topico ao lado.

            Comentário


              Originalmente Colocado por 0bservador Ver Post

              Tu também vais receber metade do ano anterior?
              Ninguém "recebe" nada.
              Estão apenas a devolver o que mensalmente te reteram a mais....

              Ou achas que isto é uma prendinha do Governo?? Por ter as contas certas?

              Comentário


                Preenchi uma declaração, faltando apenas uns pormenores que nas contas finais não farão grande diferença (despesas com IMI respeitantes a dois imóveis que tenho arrendados), este ano receberei cerca de 1/3 a menos. Já sabia que iria ser assim por causa da alteração das tabelas de retenção, mas pensei que o facto de ter uma segunda criança que em 2022 tinha dois anos, atenuaria a coisa.

                Também é verdade que, nos anos anteriores, a opção pela tributação conjunta do casal deu-me sempre maiores reembolsos, mas tentei por diversas vezes fazer a simulação com essa opção e deu sempre erro. Daqui a uma semanita (quando os erros forem debelados) volto à carga.

                Comentário


                • JRJordao
                  JRJordao commented
                  Editing a comment
                  A dedução da segunda criança < 3 anos já era de 900€ na tua declaração anterior. Não aumentou para esta declaração, por isso não serviu de atenuante à menor retenção.

                Originalmente Colocado por Joseba Ver Post

                Ninguém "recebe" nada.
                Estão apenas a devolver o que mensalmente te reteram a mais....

                Ou achas que isto é uma prendinha do Governo?? Por ter as contas certas?
                Receber é uma forma de expressão, 'doutor finanças'.

                Talvez tu me consigas explicar o porquê do meu reembolso este ano ser tão baixo, com base nas premissas que referi acima?

                Vou esperar sentado.

                Comentário


                • JRJordao
                  JRJordao commented
                  Editing a comment
                  Fizeste a comparação de taxas de retenção que te sugeri?

                • 0bservador
                  0bservador commented
                  Editing a comment
                  Sim fiz, difere apenas 0,1% para o mesmo escalão, sendo que na prática descontei mais quase 2% devido ao aumento de que fui alvo.

                Eu acho que no ano passado isto foi referido, mas é bom relembrar: a simulação não é um valor vinculativo, isto é, se entregarmos com base numa simulação marada porque o simulador não está estável, na prática o mecanismo de reembolso que é feito no decorrer do processo é que vai ditar qual o valor final e correto.
                O que espero é que não se esqueçam desta parte importante lá no gabinete do Medina: Subida das Euribor obriga Estado a pagar juros pelo IRS que cobra a mais – ECO (sapo.pt)

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Joseba Ver Post

                  Ninguém "recebe" nada.
                  Estão apenas a devolver o que mensalmente te reteram a mais....

                  Ou achas que isto é uma prendinha do Governo?? Por ter as contas certas?
                  A mim não chega aos 50% do que me reteram a mais 😡

                  Comentário


                  • JRJordao
                    JRJordao commented
                    Editing a comment
                    Devolvem-te agora 100% do que foi retido *a mais*
                    A parte com que ficam não foi *a mais*

                  Para muitos, reter menos 35€ mensalmente com ordenado igual a 2021, ou o mesmo com um aumento de poucas centenas, nota-se pouco e rápidamente se esquece. Mas agora receber menos 500€ já é um problema.

                  O que realmente interessa é a retenção - reembolso.
                  Editado pela última vez por JRJordao; 31 March 2023, 14:50.

                  Comentário


                  • mpereira
                    mpereira commented
                    Editing a comment
                    É o problema de muitas pessoas não entenderem estes mecanismos. Fica tudo contente de receber muito mas esquecem-se que isso ficou lá nos bolsos deles durante 1 ano. E eu preferia era não receber nada e que me descontassem o correto todos os meses.

                  • JRJordao
                    JRJordao commented
                    Editing a comment
                    É como eu. Mas desde que me registei no fórum, todos os anos surgem as mesmas queixas e indignações por reembolsos mais reduzidos. Os adeptos do 15° mês.

                  No meu caso retenho menos do que devia e agora pago IRS, portanto no meu caso sou eu a andar com dinheiro do Estado emprestado durante uns meses, que agora infelizmente tenho de devolver.

                  Comentário


                  • JRJordao
                    JRJordao commented
                    Editing a comment
                    Bem bom! Tiveste tempo para ganhar juros (ex: CA) com o dinheiro "dos outros".

                  Julgo que só a partir de amanhã é que nos casos em que não dá para submeter de forma automática apareçam os respetivos valores do anexo A pré-preenchidos. Se tentar carregar, ainda aparece tudo a zeros.

                  Comentário


                    Já eu não me importo que me deduzam a mais e depois me devolvam por inteiro ao final do ano, é uma forma eficiente de colocar algum de parte. Desde que devolvam o valor efetivo.

                    JRJordao aproveito para questionar-te se sabes a que se refere a rúbrica "Deduções Específicas", é que está com um valor idêntico ao do ano anterior apesar de ter mais retenção na fonte, e já agora, o "Quociente rendimentos anos anteriores", que este ano está com um valor de 4 dígitos, e nos anos anteriores era 0. Obrigado.

                    Comentário


                    • 0bservador
                      0bservador commented
                      Editing a comment
                      Relativamente à aplicação em produtos financeiros do valor que te é tributado a mais, sou da opinião que a forma diluida com que este excesso de tributação é aplicado acaba por tornar difícil fazer essa contabilização que sugeres. A meu ver é dinheiro que acaba por ser gasto sem te aperceberes, enquanto que assim é-te depois devolvido por inteiro e tens a oportunidade de o aplicar, ou gastar, todo de uma vez.

                    • JRJordao
                      JRJordao commented
                      Editing a comment
                      "dinheiro que acaba por ser gasto sem te aperceberes"
                      Não me identifico de todo com esta expressão, mas percebo o que queres dizer.

                    • 0bservador
                      0bservador commented
                      Editing a comment
                      É a realidade.

                      Além disso o tuga não é propriamente o gajo mais financeiramente letrado.

                    Pedos vistos já não passa pela fase "aguarda validação"...

                    image.png
                    Ficheiros anexados

                    Comentário


                      Tenho ideia que os automáticos passam logo para liquidação...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                        já se tinha falado algures sobre o novo regime de retenção na fonte, que vai acontecer lá para o verão

                        por isso para o próximo ano haverá surpresas


                        https://sicnoticias.pt/economia/2023...resas-208f212c
                        Qual é mesmo a surpresa?!? Só de quem não tem a pestana aberta...

                        Esta coisa do IRS resolvia-se de forma muito simples:

                        - 1º - De base todos eram sujeitos a uma taxa de, por exemplo, 25% de retenção na fonte independentemente do salário;

                        - 2º - Depois no final do ano aplicavam-se as tabelas. Em função do rendimento global o pessoal era reembolsado ou era notificado para pagamento.

                        Comentário


                          Eu há dias comuniquei À minha entidade patronal o pedido de redução das retenções na fonte para titulares de crédito à habitação, ao abrigo do que o OE 2023 permite. Quanto menos do lado deles, melhor. E em meses de sub férias / Natal, em que o escalão sobe mais, ainda ficam uns trocos deste lado.

                          Comentário


                          Submetida ontem, hoje já está liquidação em processamento

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                            Eu há dias comuniquei À minha entidade patronal o pedido de redução das retenções na fonte para titulares de crédito à habitação, ao abrigo do que o OE 2023 permite. Quanto menos do lado deles, melhor. E em meses de sub férias / Natal, em que o escalão sobe mais, ainda ficam uns trocos deste lado.
                            Explica lá o que está a bold, sff?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Omega Ver Post

                              Qual é mesmo a surpresa?!? Só de quem não tem a pestana aberta...

                              Esta coisa do IRS resolvia-se de forma muito simples:

                              - 1º - De base todos eram sujeitos a uma taxa de, por exemplo, 25% de retenção na fonte independentemente do salário;

                              - 2º - Depois no final do ano aplicavam-se as tabelas. Em função do rendimento global o pessoal era reembolsado ou era notificado para pagamento.
                              Estás a dizer que quem ganha o smn ia trazer para casa cerca de 570€ mensalmente (a fazer contas rectas)

                              Isso não faria sentido nenhum

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                                Estás a dizer que quem ganha o smn ia trazer para casa cerca de 570€ mensalmente (a fazer contas rectas)

                                Isso não faria sentido nenhum
                                Não faria sentido nenhum. Mas também não faz sentido descontar 0% de IRS.

                                Comentário


                                  Não consigo submeter automático e sempre consegui nos anos passados. Alguém tem experiência semelhante?

                                  Comentário


                                    Estava a tentar fazer para um pensionista da SegSoc e não aparece nada nos rendimentos...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                                      Estás a dizer que quem ganha o smn ia trazer para casa cerca de 570€ mensalmente (a fazer contas rectas)

                                      Isso não faria sentido nenhum
                                      Não.
                                      Estou a dizer que o salário minimo teria que ter um valor decente que permitisse a todos pagar um minimo de impostos e ainda assim trazer um "minimo decente" para casa.
                                      Depois a taxa anual decidiria quem efetivamente deve pagar mais ou menos (ou nenhuns) impostos.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X