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    Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
    Acho que o pessoal ir de pé é chegar ao extremo no entanto acredito que seja uma ideia que possa vir a ter sucesso quando combinada com outras alternativas.

    Algumas perguntas:
    - Imagina que eu vou de fim-de-semana a Barcelona e levo apenas uma bagagem de mão. Porque ei de pagar tanto como uma pessoa que leva bagagem de porão e de mão.
    - Porque é que tenho que pagar uma tarifa mais cara na TAP para ter um banquinho um bocado maior e mais espaço para as pernas quando o que a easyjet oferece é mais do que suficiente para 90% da população.
    1- Porque é o tipo de serviço que uma companhia de bandeira te presta. Ou também achas que a TAP deveria seguir o exemplo das low cost nisto? É que pelo que vejo andas a defender que funcione tudo como numa low cost (bagagens, distância entre bancos, etc), não vejo como poderia a TAP se quer ficar "stuck in the middle" nestes moldes.

    2- Duvido MUITO que as tarifas fossem mais baixas se conseguissem meter mais uma ou duas filas de bancos reduzindo a tal polegada a mais para a KLM. E diga-se, não acho que haja espaço a mais na família A320. Não conheço a KLM.
    Editado pela última vez por SuperdeOrigem; 18 January 2011, 22:13.

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      Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
      eu acho que deviam ir ao site da tap e ver o preço de 1 lisboa malaga, ir e vir no mesmo dia, ou no dia seguinte, e depois metam aqui e digam o que acham
      Para málaga não faço ideia dos preços, mas ainda hoje marquei uma viagem de trabalho para Barcelona e curiosamente a tarifa mais baixa foi mesmo a da TAP.

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        Hospedeira da Tap pedida em casamento em directo em pleno voo

        Galeria - fotos e vídeos


        Ainda tem homens românticos

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          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
          Para málaga não faço ideia dos preços, mas ainda hoje marquei uma viagem de trabalho para Barcelona e curiosamente a tarifa mais baixa foi mesmo a da TAP.

          a mim deu uns 800euros lisboa malaga a vir no mesmo dia

          Comentário


            Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
            a mim deu uns 800euros lisboa malaga a vir no mesmo dia
            Se fosses amanhã seriam 667€. Daqui a um mês 130€. Simulações feitas agora mesmo.

            Em cima da hora é sempre complicado. Ainda por cima num voo feito por um Beechcraft (19 lugares apenas).

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              Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
              a mim deu uns 800euros lisboa malaga a vir no mesmo dia


              Isso deve ser certamente em executiva, nem para NY\Brasil pagas isso.

              Barcelona, ida e volta ficou por 100 e poucos euros, e nem foi marcado com grande antecedência (menos de 15 dias).

              Comentário


                Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                eu acho que deviam ir ao site da tap e ver o preço de 1 lisboa malaga, ir e vir no mesmo dia, ou no dia seguinte, e depois metam aqui e digam o que acham
                Não foi para Málaga, mas na viagem Lisboa - Ibiza - Lisboa, a tarifa mais barata foi da TAP.

                Comentário


                  TAP cresce cinco vezes mais que Europa

                  A TAP teve em 2010 um ritmo de crescimento cinco vezes mais forte que a média das suas congéneres de rede europeias associadas da AEA, de acordo com os dados a que o PressTUR teve acesso, segundo os quais a companhia portuguesa teve um aumento do tráfego de passageiros de 13,6%, enquanto a perspectiva da Associação europeia é de que o crescimento médio do sector tenha ficado em 2,5%.
                  As previsões avançadas pela AEA indicam que em 2010 as suas 36 associadas transportaram 335 milhões de passageiros, mais dez milhões que em 2009, o que significa um aumento da ordem dos 3%, e tiveram um crescimento de 2,5% em RPK (passageiros x quilómetros percorridos), unidade mais utilizada no sector.
                  A TAP, por sua vez, teve um aumento médio do número de passageiros em 7,7%, para 9,088 milhões, que é um novo recorde anual para a companhia, e em RPK, segundo avançou ao PressTUR o seu Gabinete de Comunicação, o aumento atingiu 13,6%.
                  A aviação usa preferencialmente o indicador de passageiros x quilómetros percorridos para avaliar o tráfego por considerar que do ponto de vista do seu negócio conta o número de passageiros transportados bem como a distância média que foi percorrida, porque não é a mesma coisa, tanto em receitas como em custos, viajar mil quilómetros ou dez mil quilómetros.
                  As estimativas da AEA para o ano de 2010 foram avançadas em comunicado no qual a Associação salienta que no ano transacto ocorreram eventos que distorcem a comparação com os anos anteriores, entre os quais avultam os encerramentos do espaço aéreo em Abril e Maio passados devido à nuvem de cinzas vulcânicas, os fechos de aeroportos em Novembro e Dezembro devido a nevões e um aumento da frequência e intensidade de greves, “muitas vezes em resposta a medidas de austeridade associadas à recessão e seus efeitos posteriores, especialmente na Zona Euro”.
                  A AEA assinala que segundo dados do Eurocontrol 160 mil voos foram cancelados na Europa por essas razões, cem mil dos quais pela nuvem de cinzas vulcânicas e que os outros 60 mil, por outras razões, traduzem um aumento de 150% em relação aos cancelamentos ocorridos em 2009.
                  “Com tantas perturbações a afectarem as tendências de tráfego, é difícil ter uma perspectiva clara do estado do mercado, mas há dados suficientes dos números mensais que sugerem uma tendência de crescimento, à medida que o ano foi avançando, na ordem dos 5% a 6%”, diz a AEA.
                  A Associação especifica ainda que na primeira metade de 2010 o sector ainda não estava a recuperar o tráfego perdido em 2009, pela recessão económico-financeira mundial, mas que na segunda metade já houve crescimento, embora fraco e ainda sem demonstrar a resiliência evidenciada em outras ocasiões de crise, como na sequência dos atentados de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque, da segunda Guerra do Golfo e da epidemia de SARS.
                  “Na Europa estamos a ficar atrás do resto do mundo”, diz nesse comunicado o secretário-geral da AEA, Ulrich Schulte-Strathaus, referindo-se ao crescimento mais moderado da aviação europeia.
                  A consequência é que as companhias europeias estão em desvantagem, acrescenta, para sublinhar que é “de importância vital” que o quadro regulador não seja ainda mais penalizador.
                  O comunicado diz ainda que a estimativa da Associação é de que em 2010 a aviação europeia tenha um “pequeno lucro operacional”, mas com grandes discrepâncias entre companhias, com algumas a terem resultados “impressionantes” e outra “ perdas significativas”.
                  “Mais consolidação parece inevitável nestas circunstâncias”, acrescenta Ulrich Schulte-Strathaus, que também reclama mais eficiência em toda a cadeia de valor da aviação.
                  Os últimos dados publicados pela Associação, ainda relativos aos meses de Janeiro a Novembro de 2010, indicam um aumento médio do número de passageiros embarcados em 2,8%, para 318,395 milhões, e um crescimento do tráfego em RPK em 2,7%.
                  Embora modesto, esse crescimento dos RPK, porque num quadro de ligeira redução da capacidade (em ASK = lugares x quilómetros percorridos), em 0,2%, leva a uma subida da taxa de ocupação dos voos, que é um dos indicadores mais escrutinados, em 2,2 pontos, para 78,1%.
                  Em relação à TAP, os dados publicados pela AEA indicam que de Janeiro a Novembro tem um aumento do número de passageiros embarcados em 7,6%, para 8,358 milhões, o tráfego em RPK cresce 13,9% face a um aumento da capacidade em 4,1%, tendo assim uma subida da taxa média de ocupação dos voos em 6,41 pontos, para 74,6%.
                  Embora ainda 3,54 pontos abaixo da taxa média de ocupação das companhias da AEA, a TAP, que até Outubro era a companhia com a maior subida deste indicador, tem uma forte recuperação, atendendo a que em 2009 ficou 8,13 pontos abaixo e em 2008 tinha ficado 9,32 pontos abaixo.
                  Os dados da AEA mostram ainda que a TAP, de Janeiro a Novembro de 2010, está claramente acima do período homólogo de 2008, considerado referência pré-crise mundial, tendo aumentos de 3,4% no número de passageiros embarcados, 8,7% em RPK e 7,12 pontos na taxa de ocupação.
                  A confirmar-se a estimativa da AEA de 335 milhões de passageiros transportados pelas suas associadas em 2010, este total ainda ficará aquém dos anos de 2006 (345,6 milhões), 2007 (362,9 milhões) e 2008 (350,3 milhões), se bem que entre estes anos também ocorram diferenças por alterações no leque de companhias associadas.
                  A AEA indica na sua última informação ter 36 companhias aéreas associadas, que anualmente transportam 377 milhões de passageiros e seis milhões de toneladas de carga, que em conjunto operam 2,8 mil aviões e diariamente fazem em média 12 mil voos para 630 destinos em 163 países.
                  A AEA diz ainda que as suas associadas empregam 392 mil pessoas e geram um montante conjunto de receitas de 82 mil milhões de euros.


                  in http://www.presstur.com/site/news.asp?news=28681

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                    Uma boa noticia, que significa que está numa altura boa para privatizar a TAP

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                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                      Uma boa noticia, que significa que está numa altura boa para privatizar a TAP

                      Não deixa de ser uma boa notícia, mas a citação "TAP cresce cinco vezes mais que Europa" é deveres sensacionalista quando a TAP se encontra bem abaixo da média das companhias aéreas Europeias(o que é referido na notícia). É uma citação à Biggest Looser, que é quanto mais peso tem, mais pode perder.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                        Se fosses amanhã seriam 667€. Daqui a um mês 130€. Simulações feitas agora mesmo.

                        Em cima da hora é sempre complicado. Ainda por cima num voo feito por um Beechcraft (19 lugares apenas).
                        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post


                        Isso deve ser certamente em executiva, nem para NY\Brasil pagas isso.

                        Barcelona, ida e volta ficou por 100 e poucos euros, e nem foi marcado com grande antecedência (menos de 15 dias).

                        eu creio que meti para abril, e deu-me os 800 porque era ir e vir no mesmo dia

                        metam ir a 19 e vir a 19 de abril por exemplo, da os 667

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                          eu creio que meti para abril, e deu-me os 800 porque era ir e vir no mesmo dia

                          metam ir a 19 e vir a 19 de abril por exemplo, da os 667
                          19 de Abril calha na semana da Páscoa, provavelmente já há mais lugares ocupados do que o normal. Se fizeres 19 de FEV dá os 130. Pelo menos há bocado dava.

                          Comentário


                            Qatar Airways poderá comprar até 40% da TAP

                            A SIC noticia que as negociações para a companhia aérea do Qatar entrar no capital da TAP "estão a decorrer a bom ritmo".

                            Mais aqui: Qatar Airways poderá comprar até 40% da TAP- A Escolha do Editor - Jornal de negócios online

                            Comentário


                              A companhia aérea conquistou o prémio de melhor vídeo a bordo da Airline Passenger Experience Association, uma distinção votada online por passageiros de todo o mundo
                              Vídeo de segurança da TAP premiado como o melhor do mundo

                              Por acaso viajei há pouco tempo pela Tap e achei o vídeo bastante engraçado.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por sou Ver Post
                                Vídeo de segurança da TAP premiado como o melhor do mundo

                                Por acaso viajei há pouco tempo pela Tap e achei o vídeo bastante engraçado.
                                Por acaso ainda não tinha visto o novo. Já o anterior, com os bonecos de madeira era bastante engraçado. Também gostei deste. Original, sem dúvida

                                Comentário


                                  De ondem vêm os vários as viagens gratuitas que tem os ex-empregados? Tudo isso conta no orçamento anual da empresa. É certo que as lowcost conseguem obter lucros à custa de ordenados mais baixos e piores condições de trabalho.

                                  Por acaso estou para marcar uma viagem para a europa com 1 mês de antecedência e fica mais barato na tap que nas low-cost. Não cobram bagagem, visas, deixam levar mais 3kg. Quando se aproxima a data da viagem já não compensa a nível de preço mas até lá é competitivo.
                                  Editado pela última vez por elbmurcs220; 11 September 2013, 15:19.

                                  Comentário


                                    É mais barato voar de Barcelona para o Rio de Janeiro com escala em Lisboa na TAP, do que directo de Lisboa para o Rio de Janeiro!
                                    Eu já sabia que isto é uma prática mais ou menos comum nas transportadoras aéreas, que tentam promover determinadas rotas, etc, mas nunca me tinha apercebido em concreto.
                                    Por motivos profissionais terei que me deslocar ao rio proximamente. Mas como venho de Barcelona no dia anterior, e sigo para o Rio no dia seguinte, pensei que se calhar mais valia ir "directo" de barcelona para o Rio.
                                    Ora, no site da TAP, conseguimos uma tarifa de 1.102 euros por pessoa viajando directo de Lisboa para o Rio.
                                    Mas, se viajarmos de Barcelona para o Rio, com escala em Lisboa (onde apanhamos exactamente o mesmo voo que na opção directa), pagamos apenas 906 euros. Ou seja, pagamos menos 196 euros por pessoa!

                                    Infelizmente não há forma de comprar a viagem de barcelona-lisboa-rio e apanhar o avião só em Lisboa, claro.

                                    Comentário


                                      O meu tio também para apanhar um bom preço na viagem (a partir de Lisboa) teve que fazer escala em Paris para ir para Toronto (air transat)...

                                      Comentário


                                        Por norma as companhias aéreas fazem os voos mais caros a partir do seu HUB do que num voo em escala, e ainda mais se compreende nos voos TAP para a América do Sul onde grande percentagem dos passageiros são de voos em escala e assim tratam de encher estes voos intercontinentais e conseguem ter uma boa percentagem de passageiros nos voos europeus!!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por cadillac Ver Post
                                          Por norma as companhias aéreas fazem os voos mais caros a partir do seu HUB do que num voo em escala, e ainda mais se compreende nos voos TAP para a América do Sul onde grande percentagem dos passageiros são de voos em escala e assim tratam de encher estes voos intercontinentais e conseguem ter uma boa percentagem de passageiros nos voos europeus!!
                                          Pois é, do ponto de vista comercial faz todo o sentido. Mas deixa sempre algum amargo de boca ver uma companhia pública de bandeira a cobrar mais aos portugueses que aos espanhóis. É a vida!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                            Pois é, do ponto de vista comercial faz todo o sentido. Mas deixa sempre algum amargo de boca ver uma companhia pública de bandeira a cobrar mais aos portugueses que aos espanhóis. É a vida!

                                            Aí meu caro completamente de acordo, e existe muitas injustiças dentro desses próprios voos, não se compreende como um voo para Natal ou Recife possa ser por vezes mais caro do que um para o Rio, então agora entre 2014 e 2016 vais ser um regabofe ...Saudades dos voos para o Nordeste em charter nos inícios dos anos 2000!!!

                                            Comentário


                                              Já fiz 2 "no show" porque simplesmente sai mais barato comprar ida e volta que só ida... (mesmo arriscando a taxa de noshow!) E quando fui à Croácia vi que a Tap voava para Zagreb e para Dubrovnik. Eu queria fazer Lisboa - Zagreb e Dubrovnik - LisboaMas o site só permitia fazer Lisboa - Zabreg - Lisboa ou Lisboa- Dubrovnik - Lisboa. Ambos custavam à volta de 300€Então liguei para a Tap linha de apoio e perguntei se não dava para fazer o percurso que queria. Resposta:Tap: "Vou-lhe dizer que não dá, porque o preço é simplesmente absurdo!" EU: "Absurdo como?" Tap: "Mais de 3.000€ por pessoa..."Eu "Ok...."

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                Já fiz 2 "no show" porque simplesmente sai mais barato comprar ida e volta que só ida... (mesmo arriscando a taxa de noshow!) E quando fui à Croácia vi que a Tap voava para Zagreb e para Dubrovnik. Eu queria fazer Lisboa - Zagreb e Dubrovnik - LisboaMas o site só permitia fazer Lisboa - Zabreg - Lisboa ou Lisboa- Dubrovnik - Lisboa. Ambos custavam à volta de 300€Então liguei para a Tap linha de apoio e perguntei se não dava para fazer o percurso que queria. Resposta:Tap: "Vou-lhe dizer que não dá, porque o preço é simplesmente absurdo!" EU: "Absurdo como?" Tap: "Mais de 3.000€ por pessoa..."Eu "Ok...."
                                                Pois, eu também já recorri a voos cruzados para poupar dinheiro. Tipo marcar uma ida com volta daqui a meses, e marcar uma ida poucos dias depois (que na verdade é uma volta), com volta também daqui por uns meses. E ficava-me mais barato que uma ida e volta. Isto em voos para cidades secundárias na Alemanha, por exemplo. Hoje em dia este esquema já raramente funciona.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                  É mais barato voar de Barcelona para o Rio de Janeiro com escala em Lisboa na TAP, do que directo de Lisboa para o Rio de Janeiro!
                                                  Eu já sabia que isto é uma prática mais ou menos comum nas transportadoras aéreas, que tentam promover determinadas rotas, etc, mas nunca me tinha apercebido em concreto.
                                                  Por motivos profissionais terei que me deslocar ao rio proximamente. Mas como venho de Barcelona no dia anterior, e sigo para o Rio no dia seguinte, pensei que se calhar mais valia ir "directo" de barcelona para o Rio.
                                                  Ora, no site da TAP, conseguimos uma tarifa de 1.102 euros por pessoa viajando directo de Lisboa para o Rio.
                                                  Mas, se viajarmos de Barcelona para o Rio, com escala em Lisboa (onde apanhamos exactamente o mesmo voo que na opção directa), pagamos apenas 906 euros. Ou seja, pagamos menos 196 euros por pessoa!

                                                  Infelizmente não há forma de comprar a viagem de barcelona-lisboa-rio e apanhar o avião só em Lisboa, claro.

                                                  E já não vais a tempo de comprar Barcelona-Lisboa-Rio mas com escala de 1 dia ou 2 em Lisboa?

                                                  Normalmente estas opções tem de ser manualmente atraves da companhia, mas o preço costuma ser o mesmo.

                                                  Comentário


                                                    Vocês dizem ser muito natural isto das escalas ser mais barato, mas ainda há uns 2 meses fiz:
                                                    -Lisboa-Dubai-interrupção de 4 dias
                                                    -Dubai-Singapura-interrupção de 3 dias
                                                    -Singapura-Dubai-interrupção de 3 dias
                                                    -Dubai-Lisboa
                                                    Isto tudo no mesmo pedido de voo, como se fosse voo com escalas e ficou com por 880€.

                                                    Se comprasse Lisboa-Dubai-Lisboa e depois Dubai-Singapura-Dubai com os mesmo dias de interrupção ficava por 770€ + 450€ ou seja uma diferença de trezentos e quarenta euros sem justificação absolutamente nenhuma.

                                                    Se as interrupções de dias são as mesmas, o que ganhas a companhia com isto? É para fidelizar o cliente? É a única vantagem que vejo! Só a viajem para o Dubai ficava em 770€ depois ao adicionar no mesmo pedido também Singapura acresceram apenas 110€!!!!! E descobri isto por acaso, porque senão tinha comprado dois bilhetes diferentes e pagava e não bufava.

                                                    Comentário


                                                      Tassilgo pro isso mesmo tens a opção de multi destination/stop over, na marcação de viagens nos sites de pelo menos as companhias aéreas de "bandeira"....

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por cadillac Ver Post
                                                        Tassilgo pro isso mesmo tens a opção de multi destination/stop over, na marcação de viagens nos sites de pelo menos as companhias aéreas de "bandeira"....
                                                        Mas e o que ganham as companhias com isso? Isso é que não entendo!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                                          Mas e o que ganham as companhias com isso? Isso é que não entendo!
                                                          Simples...

                                                          Se queres ir mais depressa, pagas mais.

                                                          Por outro lado, isto permite às companhias encherem outros voos menos "pedidos" e terem maior número de vagas noutros mais concorridos e como tal, mais lucrativos.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                            E já não vais a tempo de comprar Barcelona-Lisboa-Rio mas com escala de 1 dia ou 2 em Lisboa?

                                                            Normalmente estas opções tem de ser manualmente atraves da companhia, mas o preço costuma ser o mesmo.
                                                            Também tentámos isso precisamente através do número 707 qq coisa da TAP, mas não dá porque a escala em Lisboa exige que se apanhe o voo seguinte que estiver disponível. Os tipos não dão ponto sem nó!

                                                            Comentário


                                                              TAP pondera mudar para Coca-Cola depois de campanha ofensiva da Pepsi - Aviação - Jornal de Negócios

                                                              A companhia aérea portuguesa escreveu na quarta-feira na sua página do Facebook, em resposta ao comentário de uma utilizadora, que talvez troque a Pepsi pela Coca-Cola, depois de a marca ter criado uma ofensiva campanha para os consumidores suecos denegrindo o futebol português.Em causa está uma campanha da Pepsi, que a marca norte-americana já considerou infeliz e que foi retirada. Antes do jogo Suécia-Portugal, que apurou a selecção das quinas para o Mundial de Futebol em 2014, a filial sueca da Pepsi divulgou várias imagens no âmbito dessa campanha, destinada aos consumidores suecos, onde se via Cristiano Ronaldo – que marcou os três golos que colocaram Portugal no Mundial no Brasil – a ser trucidado por um comboio. A mensagem era clara: "Vamos passar por cima de Portugal!”.

                                                              Nas imagens criadas e difundidas pela Pepsi, podia ver-se um boneco – representando CR7 - vestido com as cores nacionais, que era esmagado por uma lata e trucidado por um comboio, sendo também alvo de vudu.

                                                              A Pepsi pediu desculpas a Ronaldo e à selecção portuguesa de futebol e retirou de imediato a campanha. No entanto, continua a ser alvo da fúria dos portugueses. Numa das suas páginas do Facebook, são visíveis os muitos comentários de contestação à marca norte-americana. Foi, aliás, criada no dia 19 de Novembro uma página naquela rede social, que se denomina “Nunca mais vou beber Pepsi”.

                                                              Na quarta-feira à noite, a utilizadora Rita Lacerda e Mello comentava na cronologia da página da TAP no Facebook: “A TAP serve Pepsi Cola a bordo, agora era óptimo que mudassem, não vos parece bem? Vinha certamente a propósito e pelo menos alguém tomava uma atitude de fundo e que iria castigar a Pepsi no único sitio que lhe dói, no bolso. A mim parecia-me lindamente e passava a beber Coca-Cola com gosto”.

                                                              A TAP respondeu prontamente: “Olá, Rita. Como temos vindo a referir, a TAP repudia energicamente a campanha da Pepsi, aguardando um pedido de desculpas à Companhia e aos seus Clientes. Esta campanha, ao nível do mais grosseiro “hooliganismo”, não é grave apenas por se tratar de Portugal e de Cristiano Ronaldo, é ofensiva para todos os que vêm o desporto como um instrumento de relacionamento entre os povos. A TAP considera ainda a possibilidade de, no futuro, mudar de fornecedor.”

                                                              Resta agora saber se a transportadora aérea portuguesa vai mesmo decidir-se pela troca. Para já, esta resposta da TAP conta já com muitos "likes".


                                                              Ainda se se preocupassem com o fornecedor por causa dos preços...

                                                              Comentário

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