Anúncio

Collapse
No announcement yet.

RTP prepara série sobre o regicídio

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por João Nascimento Ver Post
    Já agora: Durante a republica qual foi o governante que ficou durante 48 anos. Alguém o conseguiu mudar quando as coisas começaram a correr mal?
    Assim de repente, lembro-me de dois episódios nahistória de Portugal:

    Monarquia: a era dos Filipes que se tivessem lá permanecido agora talvez fossemos uma potência na Europa (mt discutível mas é um cenário).

    República: o tempo dakele senhor que falava axim e era meio monárquico, meio clerical e que foi agora considerado, em pleno século XXI, o maior português de sempre num programa de televisão.

    Qual escolhes?

    Comentário


      #32
      Mas, não encontraste nada melhor na história de Portugal?...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por TILT Ver Post
        A República não foi conquistada com o regicídio. O rei e o príncipe herdeiro morreram mas havia mais descendetes, que no caso foi o rei D. Manuel II, esse sim, o último rei de Portugal que foi deposto mas não foi morto, fugiu para o Brasil

        (se o que querias dizer era que o regicídio veio a precipitar o fim da monarquia dois anos mais tarde e não que teve como consequência directa o fim da mesma, então esquece o que eu disse )
        a informação prestada não é correcta.
        D.Manuel II, depois do palácio das necessidades, sua residência, ser bombardeado, deslocou-se para Mafra sendo aí aconselhado a exilar-se. Rumou então a Gibraltar, de onde partiu para a Grã Bretanha sendo aí recebido pelo Rei.

        A república em certa medida foi conquistada pelo regicidio. O primeiro-ministro João Franco foi demitido na altura pelo Rei D.Manuel II. Seguiram-se 2 anos de instabilidade com uma série de governos. Nas eleições de 1910 os republicanos viram a sua representação no parlamento aumentar substancialmente, contribuíndo decisivamente para a subversão.

        Ainda hoje não consigo perceber o porquê do feriado no dia 5 de Outubro, do feriado no 25 de Abril, bem como o 31 de Janeiro e 28 de Maio no antigo regime.

        Penso ser moda cada regime instaurado decretar uns feriados para o "povo todo celebrar".

        Comentário


          #34
          Só espero que seja feita de um ponto de vista neutro e imparcial, e não pelo lado "republicano" da questão.

          Que trate o regícidio como aquilo que verdadeiramente foi: um crime.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por João Nascimento Ver Post
            O povo não poder eleger quem quer no poder

            Já agora: Durante a republica qual foi o governante que ficou durante 48 anos. Alguém o conseguiu mudar quando as coisas começaram a correr mal?
            Não me recordo de que nenhum governante, na república, tenha ficado 48 anos no poder.

            mas se a referência era a salazar ele de facto foi ministro das finanças durante 4 anos e presidente do conselho 36 anos, ou seja, foi governante durante 40 anos.
            Editado pela última vez por SuperRabanete; 01 May 2007, 19:01.

            Comentário


              #36
              GOVERNO DA PEPUBLICA DÁ HONRAS A ESCRITOR COM PASSADO REGICIDA E TERRORISTA

              http://www.forum-democracia-real.org...panteao_lg.htm

              Comentário


                #37
                e já agora para quem não conhece o último rei de portugal

                Comentário


                  #38
                  Aquilino Ribeiro

                  Originalmente Colocado por SuperRabanete Ver Post
                  GOVERNO DA PEPUBLICA DÁ HONRAS A ESCRITOR COM PASSADO REGICIDA E TERRORISTA

                  http://www.forum-democracia-real.org...panteao_lg.htm
                  Um grande escritor chegou ao seu lugar

                  Aquilino Ribeiro no Panteão, ontem, foi um momento solene e deu azo a polémica. Cavaco Silva chamou-lhe "um dos grandes prosadores da literatura portuguesa do século XX". Falava como Presidente de Portugal, que é, e não como crítico literário, que não é. Um crítico pode questionar o valor literário de qualquer escritor, mas Portugal tem de reconhecer que Aquilino é um "grande", como bem disse o Presidente. Que se defina grande: aquele patamar onde estão os outros escritores do Panteão, como Almeida Garrett, Guerra Junqueiro, João de Deus e Teófilo Braga.

                  Nesse patamar está certamente o autor de O Romance da Raposa, O Malhadinhas e A Casa Grande de Romarigães. Mais alto, no Panteão, só Luís de Camões (que tem lá um monumento fúnebre, embora sem corpo).

                  Foi nessa condição, a de grande escritor, que Aquilino Ribeiro ganhou o Panteão. A polémica procurou-lhe, porém, outra condição. Aquilino é acusado de ter participado no atentado de que foi vítima o rei D. Carlos. Se é certo que o escritor esteve ligado aos meios antimonárquicos, nunca foi feita a prova da sua ligação ao regicídio de 1908. Fica o seu militantismo antimonárquico, que não pode ser argumento para lhe negar o Panteão que acolhe portugueses de afirmação partidária tão convicta como Garrett, Humberto Delgado, Óscar Carmona e Sidónio Pais.
                  .....
                  Em http://dn.sapo.pt/2007/09/20/editorial/um_grande_escritor_chegou_seu_lugar.html

                  Cavaco considera Aquilino um dos “grandes prosadores” da literatura portuguesa
                  19.09.2007 - 13h13 Lusa

                  O Presidente da República, Cavaco Silva, homenageou hoje o escritor Aquilino Ribeiro, considerando-o "um dos grandes prosadores da literatura portuguesa do século XX", mas ignorou o seu percurso político de republicano e antifascista.

                  "Ler Aquilino Ribeiro é ler um certo Portugal, mas é também ler o mundo", afirmou Cavaco Silva nas cerimónias de trasladação dos restos mortais do escritor para o Panteão Nacional, em Lisboa, que se realizaram hoje de manhã.

                  Perante familiares do autor de "O Malhadinhas", o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, o primeiro-ministro, José Sócrates, a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, o chefe de Estado afirmou que esta homenagem a Aquilino é "um acto de homenagem à cultura portuguesa". E centrou o seu discurso na obra de Aquilino, que "é o universo português".

                  "Deleitamo-nos com os seus arcaísmos e os seus regionalismos porque nos revemos neles. E porque, apesar do decurso do tempo, continuamos a encontrar o homem português em cada página dos grandes livros de mestre Aquilino. No fundo, porque ainda nos encontramos a nós próprios em obras imortais como 'A Casa Grande de Romarigães' ou 'Quando os Lobos Uivam'", afirmou.

                  Para o Presidente, a "vasta obra romanesca de Aquilino Ribeiro, que retrata o mundo rural português de uma forma ímpar", continua actual, "mesmo que desse mundo restem apenas escassos vestígios".

                  E, além do "público testemunho de admiração por uma obra literária", Cavaco Silva afirmou esperar que "continue a ser lida e acarinhada pelas gerações futuras".

                  Com a trasladação para o Panteão Nacional, Aquilino Ribeiro junta-se aos escritores João de Deus, Almeida Garrett e Guerra Junqueiro, aos Presidentes da República Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, Sidónio Pais e Óscar Carmona, a Humberto Delgado e à fadista Amália Rodrigues.
                  Em http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1305244&idCanal=14
                  Editado pela última vez por TURBO; 21 September 2007, 18:24. Razão: Técnicas

                  Comentário


                    #39
                    Eu nem quis comentar isso pela vergonha que sinto por ter, no meu país, quem permita esse tipo de coisas... E mais não digo, para não ser inconveniente...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                      Já agora, sabem quem é o Filipe Homem Fonseca?
                      Para além de fazer parte das "Produções Fictícias", era (juntamente com o "Eduardo Madeira" ou "Eddie Stardust") um dos elementos dos "Cebola Mol" ("Phil Stardust").

                      Até me admira ele escrever algo "mais sério", ou seja, fora da corrente humorística (onde está inserido).

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                        Eu nem quis comentar isso pela vergonha que sinto por ter, no meu país, quem permita esse tipo de coisas... E mais não digo, para não ser inconveniente...
                        Como foi feita citação do meu post caro membro Pé Leve, devo dizer que enquanto cidadão do meu País tenho imenso orgulho que um Mestre da escrita figure entre os maiores da Nação.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                          Como foi feita citação do meu post caro membro Pé Leve, devo dizer que enquanto cidadão do meu País tenho imenso orgulho que um Mestre da escrita figure entre os maiores da Nação.
                          Aquilino Ribeiro merece estar no Panteão?

                          #dir2 {margin-left:10px; border-bottom:1px solid #CCC}2007/09/18 | 18:58
                          Parlamento aprovou trasladação. Mas há quem considere que escritor não deve ser considerado um herói nem ter honras de Estado. E o leitor? O que pensa desta polémica?


                          MAIS:



                          O escritor Aquilino Ribeiro será, esta quarta-feira, o décimo português a ser sepultado no Panteão Nacional com honras de Estado, juntando-se a três escritores, quatro Presidentes da República, um general e uma fadista, Amália Rodrigues.

                          Por decisão do Parlamento, os restos mortais de Aquilino Ribeiro (1885-1963) serão trasladados para o Panteão Nacional, numa cerimónia com honras de Estado.
                          «Terrorismo não deve ter honras de Estado»
                          Mas o assunto não é pacífico. Há uma petição na Internet, sob o título «Terrorismo não deve ter honras de Estado», que começou a circular após a aprovação por unanimidade no Parlamento ao diploma que concede honras de Panteão ao escritor.
                          Os autores escrevem que «alguém que participou em atentados terroristas e foi preso; alguém (...) que foi levado a tribunal (...) e que depois veio branquear o seu passado», não deve ser trasladado para o Panteão com «Honras de Estado». Numa carta dirigida a Jaime Gama, presidente da AR, pode ler-se que «herói e assassino são antónimos» e que «com esta trasladação, a instauração da República fica equiparada ao acto do regicídio!».
                          Para os autores está provado que Aquilino Ribeiro participou na «conspiração para o assassinato do chefe de Estado de Portugal, sua Majestade El-Rei D. Carlos e seu Filho».
                          Mendo Castro Henriques é um dos primeiros subscritores da petição e pede a Jaima Gama para travar esta cerimónia. O professor da Universidade Católica, e o autor do livro «O Erro da Ota», é peremptório em declarações ao Diário de Notícias: «Se houve terroristas em Portugal foram estes!». O docente, que investiga com outros professores da UC todo o processo sobre os «intervencionistas» [grupo anarquista a favor da República], conclui que «se alguém sabia o que se passou com o regicídio foi Aquilino Ribeiro».
                          «Se há quem mereça... é o escritor»
                          Já o historiador Fernando Rosas defende que a acção cívica de Aquilino não pode ser separada da sua escrita e que, «se há quem mereça estar no Panteão, é o escritor» falecido há 44 anos. «A sua acção cívica é inseparável da do escritor. Toda a sua obra é influenciada pela sua vivência cívica, pelas ideias que traz para a literatura, pela sua maneira de estar no mundo», argumentou Rosas, em entrevista à agência Lusa.
                          Na opinião de Rosas, historiador e membro da comissão parlamentar encarregada da trasladação de Aquilino Ribeiro para o Panteão Nacional, o anti-britanismo do autor de «A casa grande de Romarigães» assenta nos ideais republicanos e acompanhá-lo-á sempre. O historiador referiu, em entrevista, que Aquilino conheceu os regicidas mas não participou directamente no atentado que tirou a vida ao Rei D. Carlos e ao Príncipe D. Luís Filipe, em Fevereiro de 1908.
                          http://www.portugaldiario.iol.pt/not...583&div_id=297

                          Comentário


                            #43
                            E cito a petição que correu na internet...:

                            TERRORISMO NÃO DEVE TER HONRAS DE ESTADO

                            Comentário


                              #44
                              Meu caro membro Pé Leve ambos já exprimos a nossa opinião sobre o assunto mais nada tenho a dizer sobre o mesmo.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                Meu caro membro Pé Leve ambos já exprimos a nossa opinião sobre o assunto mais nada tenho a dizer sobre o mesmo.
                                Certíssimo. Posições divergentes mas ambas dignas de respeito.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                  "RTP prepara série sobre o regicídio





                                  A RTP está a preparar uma série intitulada ‘O Dia do Regicídio’, sobre os acontecimentos históricos que culminaram nos assassínios do rei D. Carlos e do seu filho, D. Luís Filipe, no dia 1 de Fevereiro de 1908.

                                  “Estamos ainda na fase de pesquisa, mas esta série vai apresentar várias histórias relacionadas com esse momento histórico, contado a partir de diferentes pontos de vista”, disse o realizador Fernando Vendrell.

                                  A série de seis episódios de 50 minutos, escrita por Filipe Homem Fonseca e Mário Botequilha, deverá começar a ser gravada em Setembro, e a sua estreia está prevista para Fevereiro de 2008, para assinalar o centenário do regicídio."

                                  Correio da manhã


                                  E, agora pergunto, será legítima a República conquistada com base num regicídio (num crime, portanto...)?
                                  Então e as mudanças de dinastias na monarquia baseadas em crimes e guerras serão legítimas?

                                  E a guerra civil entre absolutistas vs liberais que devastou o país e tanto nos custou históricamente tambem é legítima?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                    Então e as mudanças de dinastias na monarquia baseadas em crimes e guerras serão legítimas?

                                    E a guerra civil entre absolutistas vs liberais que devastou o país e tanto nos custou históricamente tambem é legítima?
                                    Todos esses actos, que merecem a nossa desaprovação, não justificam o acto criminoso que foi o regicídio!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                      Todos esses actos, que merecem a nossa desaprovação, não justificam o acto criminoso que foi o regicídio!
                                      Depende do enquadramento e análise histórica pois para sermos totalmente isentos e imparcias (pondo de parte as nossas convicções) teremos que analisar os factos à luz da época tendo em conta os valores morais, socias, políticos, económicos entre tantos outros da mesma.

                                      Comentário


                                        #49
                                        quem fez o regicídio devia ter uma estátua de pelo menos 5 menos no centro de cada cidadee portuguesa!

                                        MORTE À MONARQUIA!!!!!!!!!!!!!!!!!
                                        (o pior regime contando com os outros todos)

                                        tenho dito!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                          Depende do enquadramento e análise histórica pois para sermos totalmente isentos e imparcias (pondo de parte as nossas convicções) teremos que analisar os factos à luz da época tendo em conta os valores morais, socias, políticos, económicos entre tantos outros da mesma.
                                          De facto, meu caro, mas isso, a esta distância embora com conhecimentos históricos (os registados no "livro de história"), já não é fácil. O que resta é que Aquilino Ribeiro terá estado preso precisamente por preparação de atentados terroristas...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por paio pires Ver Post
                                            quem fez o regicídio devia ter uma estátua de pelo menos 5 menos no centro de cada cidadee portuguesa!

                                            MORTE À MONARQUIA!!!!!!!!!!!!!!!!!
                                            (o pior regime contando com os outros todos)

                                            tenho dito!
                                            Bem, este, o actual, é melhor, muito melhor...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                              Bem, este, o actual, é melhor, muito melhor...
                                              pelo menos NESTE, o chefe de estado è ELEITO!!!!!!!!!!!, e não é apenas porque o pai já era....pfff
                                              fdx, onde é que já se viu cargos políticas a passarem de pais para filhos????

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                De facto, meu caro, mas isso, a esta distância embora com conhecimentos históricos (os registados no "livro de história"), já não é fácil. O que resta é que Aquilino Ribeiro terá estado preso precisamente por preparação de tentados terroristas...
                                                O que resta é a luta democrática feita pelo homem e pelo escritor durante toda a sua vida e as suas cerradas convicções políticas por todos reconhecidos coisa rara nos dias que correm.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                  O que resta é que Aquilino Ribeiro terá estado preso precisamente por preparação de atentados terroristas...
                                                  Nunca 100% esclarecidos.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                    O que resta é a luta democrática feita pelo homem e pelo escritor durante toda a sua vida e as suas cerradas convicções políticas por todos reconhecidos coisa rara nos dias que correm.
                                                    Na sua vida literária não me parece que haja algo a apontar.

                                                    O que sobeja é a outra actividade que ele, do que parece, terá tido, e, essa sim, muito condenável...

                                                    É, pensemos em conjunto e a título de exemplo, um pouco como se um qualquer assassino nos tivesse morto a nossa família mas se tivesse distinguido na pintura e, apenas por causa disso, agora fosse reconhecido com honras de Estado. Concerteza não iríamos elevar os respectivos feitos artísticos, certo?...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                      Nunca 100% esclarecidos.
                                                      Não há nada neste mundo 100% esclarecido, nem mesmo, hoje em dia, nos testes de ADN, que são científicos!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                        O que resta é a luta democrática feita pelo homem e pelo escritor durante toda a sua vida e as suas cerradas convicções políticas por todos reconhecidos coisa rara nos dias que correm.
                                                        Isso, meu caro, faz-me lembrar uma célebre frase que diz (mais coisa menos coisa) que "a diferença entre os heróis e os criminosos é a facção que ganha"...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                          Na sua vida literária não me parece que haja algo a apontar.

                                                          O que sobeja é a outra actividade que ele, do que parece, terá tido, e, esa sim, muito condenável...

                                                          É, pensemos em conjunto e a título de exemplo, um pouco como se um qualquer assassino nos tivesse morto a nossa família mas se tivesse distinguido na pintura e, apenas por causa disso, agora fosse reconhecido com honras de Estado. Concerteza não iríamos elevar os respectivos feitos artísticos, certo?...
                                                          Caro membro Pé Leve por tudo o que já aqui foi escrito penso que esse argumento está mais que esgotado, aliás é um argumento totalmente inválido pois na entrada do século XX em Portugal e no próprio mundo foi históricamente um período fortemente marcado socialmente/ideologicamente pela ruptura e em Portugal acrescentou-se a total ruptura económica e política devido à própria incapacidade de governação da monarquia (ex: Ultimato Inglês, rotatividade política, fraca industrialização, entre tantos outros factores históricos da sociedade portuguesa da altura) portanto os portugueses com alguma luz até tinham se calhar um dever histórico de se manifestarem perante tal cenário.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                            Isso, meu caro, faz-me lembrar uma célebre frase que diz (mais coisa menos coisa) que "a diferença entre os heróis e os criminosos é a facção que ganha"...
                                                            Ou a História é escrita pelos vencedores.

                                                            Mas de vez em quando existe uma Rotatividade Ideológica.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                              Não há nada neste mundo 100% esclarecido, nem mesmo, hoje em dia, nos testes de ADN, que são científicos!
                                                              Logo tal argumento não pode ser válido, mas sim as fortes convicções do homem nada mais.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X