Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aumentos salariais em Portugal. Sempre a mesma treta...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
    E o que é que isso interessa, qual o real significado destas questões?

    É normal, apesar de fora das regras, as pessoas adoptarem o plural nos nomes próprios.

    Eu costumo usar o termo Porsches no plural. E qual o problema? Não me faço entender ou isto é apenas uma manobra de diversão, ainda por cima conjugada, para fugir à questão que o Nthor está por responder há uns dias?

    Qual é a sua formação Cientifica?

    Ciência Económica já deu para ver que não é...

    Ciência Política, menos.

    Isto deixa-me curioso...
    Foi só uma questão de pormenor, que o Tiago percebeu e cordialmente colaborou no respectivo esclarecimento, questão essa, aliás, sem qualquer valor para o que se está a discutir no tópico.

    As questões das dúvidas académicas, bem como as demais "off topic", agradece-se que sejam resolvidas pelos users que as queiram ver esclarecidas/esclarecer via PM e fora do tema dos tópicos, pois já começam a "entulhar" demasiado, sem justificação plausível, e não é esse o tema central. OK? Obrigado.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
      Nem toda a gente tem o condão de te perceber.
      Ainda agora estava a ler um tópico em que usas e abusas das expressões vulgares...
      Pensava que não lias os meus post's?

      A razão das "expressões vulgares" como lhe chamas, confesso que não tem surtido o efeito desejado, a intenção era apenas o facilitar o entender de determinados assuntos, mas tb sei que com algumas pessoas não resulta.

      Tem de se pelo menos, saber interpretar um texto simples e sem isso nada feito.

      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
      Mas pronto, passemos à Física e nunca me tinha apercebido que tinhas bases Científicas,
      Sim já tinha percebido que não tinhas reparado

      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
      pois uma vez participei num tópico sobre energia geotérmica, desenvolveste o assunto do mesmo modo que qualquer cidadão interessado o desenvolveria com acesso ao Google e perante uma pergunta vital, engasgaste-te e fiquei com uma ideia muito aproximada sobre quem estaria do outro lado do fio.

      Mas quais são em concreto as bases da tua formação Científica?
      Recordo-me disso, foi neste post, querias saber as perdas de temperatura da agua na subida, não, era isto:
      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
      Nthor, qual a temperatura da água no percurso de subida até à superfície?
      Que eu respondi assim:
      Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
      Podes ver mais informação nos links do post, principalmente:

      http://www.soultz.net/fr_what_eng/main_what.htm

      http://www.eps-cunha-rivara.rcts.pt/...nte_e_seca.htm

      http://www.ees4.lanl.gov/hdr/

      Tb podes procurar mais informação em:

      http://hotrock.anu.edu.au/

      http://library.lanl.gov/cgi-bin/getfile?00416616.pdf

      Não é só a temperatura da agua é tb a pressão a que sai do interior da terra que importa.



      .
      Bastava teres seguido o link para o post original (aquela seta logo depois do nome de quem escreve um post):
      Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
      Uma tecnologia conhecida por "Hot Dry Rock Geothermal Energy"



      Tem feito furor e está a ser usada e testada para produzir energia eletrica dos Estados Unidos a Australia.

      E o principio é bastante simples, injectar agua a uma profundidade de mais de 5000 metros onde esta pode atingir temperaturas superiores a 200ºc (dependendo do tipo de geologia) e depois capturar essa agua aquecida pelo calor da terra para fazer mover turbinas.

      O potencial na Europa é enorme como se pode ver pelo mapa



      Países pioneiros nesta tecnologia como a França, a Alemanha, os EUA e a Australia estão á mais de um uma década a fazer testes e esperam instalar as primeiras centrais em 2007.

      Infelizmente os nossos eng afirmam que o nosso potencial se encontra maioritariamente no norte do país, local que pelo tipo de geologia implica perfurações a uma maior profundidade (mais caras) para se obter os mesmos resultado.

      Podem ver mais informação em:

      http://www.ees4.lanl.gov/hdr/

      http://www.soultz.net/fr_what_eng/main_what.htm

      http://www.eps-cunha-rivara.rcts.pt/...nte_e_seca.htm


      [u]Contas feitas, arrefecer um bloco de granito de 1Km³ de 200ºc para 180ºc equivale a extrair 1,3 milhões de toneladas de petróleo para queimar durante vinte anos em cerca de 15000 centrais termicas.</u>
      Não é exactamente a minha área, falaram-me nisto e andei a procurar por mais informação, não estou ligado ao projecto e respondi com informação mais do que suficiente.

      Lamentavelmente não pude ser mais útil, pelas razões já expostas, mas tu no teu desconhecimento (pelos vistos ainda maior do que o meu) deves ter achado que era má vontade ou desconhecimento absoluto.

      Comentário


        Caros amigos Carlos.L, Nthor e Tiago Leal:

        Para o tipo de conversa de que os senhores têm sido protagonistas nos últimos posts existem:
        • PMs (e não PM's! )
        • MSN
        • Telefone
        • Encontros pessoais
        • Etc.
        Mas não neste tópico, que versa o assunto dos aumentos salariais para 2009!

        Agradecia, portanto, que acabassem com as picardias off topic e se concentrassem de novo no verdadeiro tema do tópico!

        Comentário


          Segundo o Ministro das Finanças a proposta (no âmbito do OE), aliás já enviada aos Sindicatos, é de 2,9%...

          Comentário


            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
            Segundo o Ministro das Finanças a proposta (no âmbito do OE), aliás já enviada aos Sindicatos, é de 2,9%...
            Qual é a taxa de inflacção prevista?

            Comentário


              Estava um Sr. a comentar na RTP1 não reparei se previam 2.2 ou 2.5% de inflacção.
              Acho que falou em aumento efectivo, mas como estava a fazer outra coisa não retive.

              Comentário


                Originalmente Colocado por miguel maia Ver Post
                Qual é a taxa de inflacção prevista?
                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                Estava um Sr. a comentar na RTP1 não reparei se previam 2.2 ou 2.5% de inflacção.
                Acho que falou em aumento efectivo, mas como estava a fazer outra coisa não retive.
                É de 2,5%.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                  É de 2,5%.
                  Afinal sempre ouvi qq coisa...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                    É de 2,5%.
                    Vou ganhar poder de compra? Não, a sério?

                    Bem bom.

                    Comentário


                      Comentário


                        se esta malfadada crise se agrava mais ainda.........
                        nem os 2,5% restam (!!!)

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                          se esta malfadada crise se agrava mais ainda.........
                          nem os 2,5% restam (!!!)
                          Esperemos que não, meu caro, esperemos que a economia se recomponha, a bem de todos!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por miguel maia Ver Post
                            Vou ganhar poder de compra? Não, a sério?

                            Bem bom.


                            Bem, depende do teu salário... mas por via das dúvidas tem calma e não gastes todo de uma vez em Alvalade

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                              Esperemos que não, meu caro, esperemos que a economia se recomponha, a bem de todos!
                              Pelo menos a Euribor já desceu qq coisa, o que para o comum dos mortais é uma grande notícia. Esperar é que continue assim.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                Pelo menos a Euribor já desceu qq coisa, o que para o comum dos mortais é uma grande notícia. Esperar é que continue assim.
                                As taxas Euribor descem, os preços do crude descem, a inflação sobe...

                                O "segredo da abelha" vai ser saber onde está o ponto de equilíbrio entre aquilo que se pode estimular no consumo, aumentando salários e promovendo a tendência inflacionaria dos preços, e até onde se pode ir para não se perder o controlo...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post


                                  Bem, depende do teu salário... mas por via das dúvidas tem calma e não gastes todo de uma vez em Alvalade
                                  Eu sou funcionário público, é óbvio que ganho bem (e faço pouco).

                                  Sendo assim, vou conseguir continuar a pagar as quotas, nesta altura de crise sportinguista, digo, económico-social.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                    As taxas Euribor descem, os preços do crude descem, a inflação sobe...

                                    O "segredo da abelha" vai ser saber onde está o ponto de equilíbrio entre aquilo que se pode estimular no consumo, aumentando salários e promovendo a tendência inflacionaria dos preços, e até onde se pode ir para não se perder o controlo...
                                    E já agora as pessoas perceberem que não é só comprar, é necessário igualmente poupar para periodos como este, em que taxas aumentam e depois entragam-se as chaves.

                                    Originalmente Colocado por miguel maia Ver Post
                                    Eu sou funcionário público, é óbvio que ganho bem (e faço pouco).

                                    Sendo assim, vou conseguir continuar a pagar as quotas, nesta altura de crise sportinguista, digo, económico-social.
                                    Eu vi logo...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                      E já agora as pessoas perceberem que não é só comprar, é necessário igualmente poupar para periodos como este, em que taxas aumentam e depois entragam-se as chaves.

                                      Eu vi logo...
                                      Precisamente! Mas olha que a criação deste fundo imobiliário e a hipótese dos bancos arrendarem a casa aos proprietários, sendo aparentemente uma boa medida, não augura nada de bom para aqueles que só pensam a curto prazo...tipo final do dia!

                                      Comentário


                                        Eu só ouvi as medidas por alto e não percebi muito bem como isso vai funcionar... ver se amanhã consigo apanhar qq coisa sobre o assunto.

                                        Se há a hipotese de o banco passar a senhorio, mas depois o arrendatário poderá voltar a ser proprietário renegociando o empréstimo... alguem aqui no meio vai perder e não me parece que sejam os bancos, mas só vendo.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                          Eu só ouvi as medidas por alto e não percebi muito bem como isso vai funcionar... ver se amanhã consigo apanhar qq coisa sobre o assunto.

                                          Se há a hipotese de o banco passar a senhorio, mas depois o arrendatário poderá voltar a ser proprietário renegociando o empréstimo... alguem aqui no meio vai perder e não me parece que sejam os bancos, mas só vendo.
                                          Tambem ouvi muito por alto mas genericamente parece que o banco fica de posse da habitação e o proprietário passa a arrendatário, descendo considerávelmente (foi a expressão utilizada) a renda mensal. Parece que o proprietário fica com opção de compra durante uns anos.

                                          Sem duvida que os bancos vão ganhar com isso, se assim não fosse não entravam no esquema. Se bem que, em casos específicos (desemprego súbito por exemplo), parece ser uma boa opção para pouco tempo, diria uns meses, um ano.

                                          Comentário


                                            Ministro das Finanças diz que não foi fácil negociar aumentos de 1,5% quando privados davam mais

                                            O ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, não quer ouvir falar nas queixas dos empresários sobre as dificuldades levantadas pelo aumento de 2,9% proposto pelo Governo para a função pública para 2009.

                                            Os aumentos salariais nas empresas privadas costumam tomar como referência os aumentos dos salários da função pública e os patrões consideram que uma proposta de 2,9% no sector público coloca pressão nas negociações entre empresas e trabalhadores, no sentido de aplicarem aumentos semelhantes. O problema é que o ano de 2009 será, ao que tudo indica, um ano de muitas dificuldades e forte abrandamento económico.



                                            Mas o ministro das Finanças, quando confrontado com as críticas, foi peremptório na resposta: «E os aumentos dos salários privados nos últimos anos não criaram também dificuldades ao Governo nas negociações com a função pública? Acham que foi fácil negociar um aumento de 1,5% (quando os privados davam aumentos maiores)?», desabafou Teixeira dos Santos num encontro com jornalistas.



                                            «Se o sector privado quer seguir um determinado rumo em matéria de política salarial, que o faça, mas que não se desculpabilize com o Governo, porque nós nunca apontámos o dedo a ninguém», concluiu.
                                            http://www.agenciafinanceira.iol.pt/...76&div_id=1730

                                            Taxa de desemprego de 7,6% esta subavaliada e CCP diz que pode ir aos 10%A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) considera que é «desajustado e incomportável para as empresas» o aumento salarial proposto pelo Governo aos sindicatos da função pública para 2009, e que é de 2,9%.

                                            Em declarações à «Lusa», o vice-presidente da CCP, João Vieira Lopes, disse que, atendendo ao actual contexto económico, «esta projecção de crescimento dos salários maior que a inflação é desajustada e incomportável para as empresas». O valor está acima da taxa de inflação prevista pelo Executivo para 2009, que é de 2,5%.



                                            Quanto à taxa de desemprego de 7,6% prevista por Teixeira dos Santos para o próximo ano, o responsável da CCP salientou que «está subavaliada».



                                            «Até pela experiência do nosso sector, onde há aceleração do desemprego, será certamente acima, podendo mesmo chegar aos 10%», segundo a opinião do vice-presidente da CCP.



                                            «Atendendo aos progressos que fizemos na redução do défice ao longo dos últimos anos, em 2009 podemos de facto ir ao encontro de uma pretensão dos nossos trabalhadores da administração pública», declarou o ministro de Estado e das Finanças.
                                            http://www.agenciafinanceira.iol.pt/...28&div_id=1730

                                            Afinal em que ficamos?...

                                            Comentário


                                              Poder de compra dos portugueses é o mais baixo da Zona Euro

                                              Poder de compra dos portugueses é o mais baixo da Zona EuroPortugal é o país com menor poder de compra da Zona Euro. A riqueza produzida por habitante, descontadas as diferenças de preços, é o mais baixo dos países da moeda única.



                                              ados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, no ano passado, o poder de compra nacional ficou-se pelos 76,2% da média da União Europeia.

                                              O valor agora divulgado é inferior:
                                              • em duas décimas ao verificado em 2006
                                              • e, em menos sete décimas do que o registado em 2005.

                                              Numa lista de 37 países analisados pelo Gabinete de Estatísticas de Bruxelas (Eurostat), Portugal fica em 22º lugar.

                                              O Luxemburgo lidera a tabela com um poder de compra de 267% da média da União Europeia.



                                              http://sic.aeiou.pt/online/noticias/...+Zona+Euro.htm

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X