Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os Provincianos...........da capital

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post

    São os lisboetas a dizer que os portuenses são X, os portuenses dizem que os lisboetas são Y, depois vêm os leirienses a dizem mal dos das Caldas da Rainha e estes por sua vez a dizer mal dos de coimbra, etc, etc, etc....

    Ou seja, este tipo de comportamento não se mede pela naturalidade da pessoa mas pela estupidez que lhe é intrínseca, independentemente de ser daqui ou d'acolá!

    Cumprimentos

    Exelente comentário Vanquish, tiveste oportunidade de o fazer primeiro que eu, e ainda bem.

    Eu na minha opinião acho que este tipo de conversa não tem o minimo sentido, somos todos portugueses, uns com mais ou menos orgulho que outros, mas pertencemos todos ao mesmo pais, e aquilo que os do Norte dizem dos do Sul e vice-versa á conversa da treta ( para não lhe chamar outra coisa ).

    O que acho engraçado é neste tipo de posts em que se esperava ( digo eu ) um tipo de comentário uniforme, em que pensassemos todos da mesma maneira, não... aparece logo cada um a "puxar a brasa ao seu cantinho" em vez de considerarem que fazemos todos parte do mesmo cantinho.


    Abraço.

    Comentário


      #32
      Mas tudo isto porque te chamaram provinciano?

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
        Mas tudo isto porque te chamaram provinciano?
        Não, nada disso...

        Como disse no inicio do tópico, este resulta da observação de comportamentos quer escritos ( aqui pelo forum por exemplo) quer falados por ai fora no dia a dia....

        ... a frequência com que se lê ou ouve provincianismo isto, provincianismo aquilo, é de facto notória, e é sobretudo utilizada mais frequentemente e sabe-se lá porquê, por pessoas da região da grande Lisboa....

        Acho, que qualquer que seja a intenção conotação ou contexto da palavra, a sua utilização é decididamente reveladora de comportamento adequado á palavra por parte de quem a profere...

        A titulo pessoal, nunca me trataram ou sequer deram a entender qualquer tipo de intenção de me classificarem de "provinciano" até porque nunca dei motivos para tal, e o unico facto que me pode conotar com o termo é o de viver na provincia da beira litoral, já que de resto, nada tenho a ver com a região francesa de Provence, e, modestia á parte, não sou nem ignorante, nem inculto, nem incivilizado, nem pacóvio, nem pobre...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
          Não, nada disso...

          Como disse no inicio do tópico, este resulta da observação de comportamentos quer escritos ( aqui pelo forum por exemplo) quer falados por ai fora no dia a dia....

          ... a frequência com que se lê ou ouve provincianismo isto, provincianismo aquilo, é de facto notória, e é sobretudo utilizada mais frequentemente e sabe-se lá porquê, por pessoas da região da grande Lisboa....

          Acho, que qualquer que seja a intenção conotação ou contexto da palavra, a sua utilização é decididamente reveladora de comportamento adequado á palavra por parte de quem a profere...

          A titulo pessoal, nunca me trataram ou sequer deram a entender qualquer tipo de intenção de me classificarem de "provinciano" até porque nunca dei motivos para tal, e o unico facto que me pode conotar com o termo é o de viver na provincia da beira litoral, já que de resto, nada tenho a ver com a região francesa de Provence, e, modestia á parte, não sou nem ignorante, nem inculto, nem incivilizado, nem pacóvio, nem pobre...
          Poderias sê-lo...isso é outra coisa, mal instruido...mas provavelmente nem seria culpa tua.

          Só existe essas conotações porque o ser humano é a coisa mais vaidosa e presunçosa que existe á face da terra...

          Eu sou de Lisboa, no entanto conheço pessoas de fora de Lisboa e os puros alfacinhas e mete-me, desculpem a expressão, NOJO (como ja vi), que um alfacinha não saiba o que são tremoços, ou de onde vêm, e as batatas e as cebolas e não conheçam nada de nada do pouco que é a vida em meios rurais. São uns meninos de leite que sinceramente me afectam a minha irritabilidade....Vivem à base do consumismo, comodismo e do gozo por quem nao é da capital...mas no entanto nao se fazem homens nem mulheres nunca nesta vida!

          PS: Já agora os meus parabens, escreves muito bem, acima da média do que se escreve aqui no forum...

          Comentário


            #35
            eu sei o que é que estás a dizer, mas digo-te que isso é senso comum......é um preconceito em relação a preconceituosos, ou seja.....tornas-te mais um igual aos que abominas!


            e não é verdade!

            o que se passa é que como é um preconceito conhecido torna-se bastante visivel porque anda de boca em boca


            é como a história de todos os ladrões são pretos, só porque quando são brancos nas noticias aparece

            "assalto a um banco"

            e quando são pretos

            "individuos de raça negra assaltam banco"


            !!!


            eu já vi , e um documentário que está ai a sair...liderado por um conhecido sociologo tuga......fala um pouco nisso, embora a literatura empirica que saiu do estudo fala nisso mais aprofundadamente , e é errado sim, não é verdade, não o demonstraram as estatisticas baseadas em amostras representativas por região!



            ALiás....sucintamente adianto que esse preconceito baseia-se num sentimento de inferioridade da periferia, e das provincias!e é tanto mais forte quanto mais longe das grandes urbes se estiver, mas mais próximo de pequenas cidades do interior!

            No algarve (sotavento) é bastante conhecido esse preconceito, devido a alguns Lisboetas que vão para lá e acham-se os maiores...

            mas como eu já disse, é um preconceito e está errado, não é verdade!! mas como sobressai .........pronto , fica conotado que os Lisboetas só vêm a cidade á sua frente!

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
              Poderias sê-lo...isso é outra coisa, mal instruido...mas provavelmente nem seria culpa tua.

              Só existe essas conotações porque o ser humano é a coisa mais vaidosa e presunçosa que existe á face da terra...

              Eu sou de Lisboa, no entanto conheço pessoas de fora de Lisboa e os puros alfacinhas e mete-me, desculpem a expressão, NOJO (como ja vi), que um alfacinha não saiba o que são tremoços, ou de onde vêm, e as batatas e as cebolas e não conheçam nada de nada do pouco que é a vida em meios rurais. São uns meninos de leite que sinceramente me afectam a minha irritabilidade....Vivem à base do consumismo, comodismo e do gozo por quem nao é da capital...mas no entanto nao se fazem homens nem mulheres nunca nesta vida!

              PS: Já agora os meus parabens, escreves muito bem, acima da média do que se escreve aqui no forum...



              isso não são os Lisboetas rapaz, é a nova emergente classe média com ambições Burguesas............, vivem através da aparência já que no século passado não existia mobilidade social vertical....!

              Hoje em dia tal mobilidade é dificil mas possivel, nomeadamente nas classes sociais que se providenciam com aspectos supostamente culturais e de ostentação! a burguesia de valores tradicionais semi-rigidos.



              mas o Créme-de-la-Créme, o Carpaccio, o Filet Mignon desta sociedade é de facto os Liberais-Intelectuais com ideiais pós-materialistas, sentido critico, preocupados mais com valores morais e educacionais, que se preocupam com o ambiente, com a ética, com o saber viver..........abandonado o "habitus" da anterior geração do trabalhar para disfrutar depois do sacrificio,

              o conhecido " eu tenho porque mereço, porque me sacrifiquei...." ......o pensamento agora mistura o trabalho com o lazer, e esta classe, trabalha a se divertir, e diverte-se a trabalhar!


              são o futuro no seu melhor, e estão em todas as profissões simbólicas......independentes e não só!

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                É pena, todos deveriam sair, conhecer Portugal, o mundo e alargar os horizontes. Assim evitar-se-iam tópicos destes.
                Por acaso penso igual.

                Comentário


                  #38
                  Já o tenho dito por aqui e só assim se justifica, quem usa a expressão de que Portugal é Lisboa e o resto é paisagem.

                  Muito bem Foliv











                  Comentário


                    #39
                    A vantagem de ser de Lisboa é que mal saio daqui, digo a uma gaja que sou de Lisboa e ta feito...

                    As provincianas, quando vêm ca, tb gostam sempre de se safar...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Mendes77 Ver Post
                      Por acaso penso igual.
                      Por acaso não concordo muito, basta que conheçam melhor o resto do país.

                      País muito mais rico e diversificado, cultural e socialmente do que muitos "países" lá fora, bastava conhecerem melhor o país Portugal para deixarem de ser tão "provincianos".

                      Comentário


                        #41
                        Conheço muitos filhos de Beirões ou Alentejanos, que como já nasceram em Lisboa se consideram "alfacinhas de gema" .

                        Comentário


                          #42
                          E quantas vezes fui eu discriminado neste fórum devido a meu nick?? Pelo que parece, ao olhar para o meu nick conseguem dizer que sou lá da aldeia no fim do mundo e nem sei o que é uma Playstation...

                          O que me rio com essas deduções...LOL

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                            Por acaso não concordo muito, basta que conheçam melhor o resto do país.

                            País muito mais rico e diversificado, cultural e socialmente do que muitos "países" lá fora, bastava conhecerem melhor o país Portugal para deixarem de ser tão "provincianos".
                            Tas a dizer que um pais de 91000km2, com 95% da populaçao de origem catolica é muito diversificado?! devias abrir os olhos...É diversificado, mas ao nivel dos paises com as mesmas condiçoes...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post


                              isso não são os Lisboetas rapaz, é a nova emergente classe média com ambições Burguesas............, vivem através da aparência já que no século passado não existia mobilidade social vertical....!

                              Hoje em dia tal mobilidade é dificil mas possivel, nomeadamente nas classes sociais que se providenciam com aspectos supostamente culturais e de ostentação! a burguesia de valores tradicionais semi-rigidos.



                              mas o Créme-de-la-Créme, o Carpaccio, o Filet Mignon desta sociedade é de facto os Liberais-Intelectuais com ideiais pós-materialistas, sentido critico, preocupados mais com valores morais e educacionais, que se preocupam com o ambiente, com a ética, com o saber viver..........abandonado o "habitus" da anterior geração do trabalhar para disfrutar depois do sacrificio,

                              o conhecido " eu tenho porque mereço, porque me sacrifiquei...." ......o pensamento agora mistura o trabalho com o lazer, e esta classe, trabalha a se divertir, e diverte-se a trabalhar!


                              são o futuro no seu melhor, e estão em todas as profissões simbólicas......independentes e não só!
                              Tem piada...vejo te neste descrição...

                              Comentário


                                #45
                                Há já muitos anos que reparo nisto dos provincianos.

                                O que temos de fazer é perdoá-los porque eles não sabem mais... e instruí-los.

                                Estou a lembrar-me de uma pessoa que gosta muito de se promover na tv que é o Saldanha Sanches a chamar província ao que não é Lisboa. Isto não é relativo à condição social, mas à mentalidade e aos conhecimentos de cada um.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                  modéstia á parte, não sou nem ignorante, nem inculto, nem incivilizado, nem pacóvio, nem pobre.
                                  Sim porque os ricos são todos cultos, civilizado e eruditos. Dizes que não és ignorante, mas ao misturar estes conceitos...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                    Sim porque os ricos são todos cultos, civilizado e eruditos. Dizes que não és ignorante, mas ao misturar estes conceitos...

                                    Se leres em condições o 1º post deste tópico, na parte da "definição" de provinciano, perceberás o porquê de ter escrito o que escrevi nesta tua citação..

                                    Contexto, contexto...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                      Poderias sê-lo...isso é outra coisa, mal instruido...mas provavelmente nem seria culpa tua.

                                      Só existe essas conotações porque o ser humano é a coisa mais vaidosa e presunçosa que existe á face da terra...

                                      Eu sou de Lisboa, no entanto conheço pessoas de fora de Lisboa e os puros alfacinhas e mete-me, desculpem a expressão, NOJO (como ja vi), que um alfacinha não saiba o que são tremoços, ou de onde vêm, e as batatas e as cebolas e não conheçam nada de nada do pouco que é a vida em meios rurais. São uns meninos de leite que sinceramente me afectam a minha irritabilidade....Vivem à base do consumismo, comodismo e do gozo por quem nao é da capital...mas no entanto nao se fazem homens nem mulheres nunca nesta vida!

                                      PS: Já agora os meus parabens, escreves muito bem, acima da média do que se escreve aqui no forum...
                                      Primeiro ponto , nem toda a gente tem de saber como se semeia batatas,apanha etc(Eu sei mas não acho que todas as pessoas tenham de saber).Ninguém nasce ensinado nem tem de saber tudo.O que me irrita é pessoas não respeitarem os outros sejam eles alfacinhas,alentejanos,ribatejanos,beirões etc.Se é rico é porque é rico e não respeita os outros, se é pobre é porque é burro e anda de moca na mão.Não vamos relativar as pessoas sff

                                      Comentário


                                        #49
                                        Realmente alguem que percebe o meu ponto de vista Mas que grande post, já tive a ideia de o fazer à muito tempo

                                        É pá, acho que há por aí muito Lisboeta [não ofendendo o people aqui do Forum] que gosta muito de gozar e espezinhar as pessoas doutros pontos do país

                                        Agora um pouco de Off-Topic:

                                        Mas nem sempre são os Lisboetas que gozam, eu como alentejano, posso afirmar isso, porque os alentejanos são conhecidos como burros, preguiçosos, incultos, que comem muito... afinal por alguma razão existem anedotas de alentejanos Acho que as pessoas deviam visitar a bela região do Alentejo e depois SIM falar acerca dos alentejanos, porque é assim, programas como malucos do riso, produzem anedotas sobre alentejanos, e eu pergunto: "porque é que eles não fazem anedotas com os Algarvios, Lisboetas ou nortenhos?"

                                        Eu, um dia mais tarde, gostaria de ir viver mesmo para a bela capital, mas não tenciono depois quando lá habitar, gozar ou falar mal das pessoas doutros pontos do país Aliás porque a maioria das pessoas que habitam em Lisboa, são originárias de outros pontos do país

                                        Por esta razão é que tirei a publicidade do Golf que dizia Évora, assim ninguem sabe de onde sou, nem de onde vim, já não podem dizer nada

                                        Cumpts

                                        Comentário


                                          #50
                                          Tema engraçado.
                                          Se me permitem a opinião, devido ao meu trabalho, começo a conhecer mto bem a parte sul do país, em especial o o litoral e baixo alentejo, e o Algarve. E acho mto engraado uma coisa, hoje em dia parece q quem nunca foi ao estrangeiro é um parvo sem cultura! Eu concordo q é importante conhecer outras culturas, alias muito importante, concordo tanto que vou começar a sair mais este ano. Mas qtos destes q dizem q o importante é ir para fora, conhecem mais que as grandes cidades, e esporadicamente um empreendimento no Algarve?
                                          Há mtas diferenças, há cidades no nosso burgo nas quais vivia de bom grado, e outras q nem pensar. E se quiserem ser frios, e vou falar a sul do tejo q é o conheço melhor alem do Oeste, é verdade, que em muitos factores viver na capital nada tem a ver com viver noutro sitio. Viveria sem problemas em cidades como beja, leiria, portimao, évora, loule, sines e c certeza mais algumas, mas n tenham qquer duvida, q os serviços disponiveis em Lisboa, comparados c os disponiveis nas capitais de distritos q conheço n sao nada parecidos!

                                          E tenho historias para o confirmar!

                                          Vou começar tbem este ano, a começar a conhecer mais a beira litoral, minho e tras-os-montes, sempre em fins de semana alargados.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Tema engraçado.
                                            Se me permitem a opinião, devido ao meu trabalho, começo a conhecer mto bem a parte sul do país, em especial o o litoral e baixo alentejo, e o Algarve. E acho mto engraado uma coisa, hoje em dia parece q quem nunca foi ao estrangeiro é um parvo sem cultura! Eu concordo q é importante conhecer outras culturas, alias muito importante, concordo tanto que vou começar a sair mais este ano. Mas qtos destes q dizem q o importante é ir para fora, conhecem mais que as grandes cidades, e esporadicamente um empreendimento no Algarve?
                                            Há mtas diferenças, há cidades no nosso burgo nas quais vivia de bom grado, e outras q nem pensar. E se quiserem ser frios, e vou falar a sul do tejo q é o conheço melhor alem do Oeste, é verdade, que em muitos factores viver na capital nada tem a ver com viver noutro sitio. Viveria sem problemas em cidades como beja, leiria, portimao, évora, loule, sines e c certeza mais algumas, mas n tenham qquer duvida, q os serviços disponiveis em Lisboa, comparados c os disponiveis nas capitais de distritos q conheço n sao nada parecidos!

                                            E tenho historias para o confirmar!

                                            Vou começar tbem este ano, a começar a conhecer mais a beira litoral, minho e tras-os-montes, sempre em fins de semana alargados.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Como vi uma vez na televisão: "[...] estava eu no Portugal profundo, que é como os de Lisboa chamam ao resto do país[...]".

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                Tema engraçado.
                                                Se me permitem a opinião, devido ao meu trabalho, começo a conhecer mto bem a parte sul do país, em especial o o litoral e baixo alentejo, e o Algarve. E acho mto engraado uma coisa, hoje em dia parece q quem nunca foi ao estrangeiro é um parvo sem cultura! Eu concordo q é importante conhecer outras culturas, alias muito importante, concordo tanto que vou começar a sair mais este ano. Mas qtos destes q dizem q o importante é ir para fora, conhecem mais que as grandes cidades, e esporadicamente um empreendimento no Algarve?
                                                Há mtas diferenças, há cidades no nosso burgo nas quais vivia de bom grado, e outras q nem pensar. E se quiserem ser frios, e vou falar a sul do tejo q é o conheço melhor alem do Oeste, é verdade, que em muitos factores viver na capital nada tem a ver com viver noutro sitio. Viveria sem problemas em cidades como beja, leiria, portimao, évora, loule, sines e c certeza mais algumas, mas n tenham qquer duvida, q os serviços disponiveis em Lisboa, comparados c os disponiveis nas capitais de distritos q conheço n sao nada parecidos!

                                                E tenho historias para o confirmar!

                                                Vou começar tbem este ano, a começar a conhecer mais a beira litoral, minho e tras-os-montes, sempre em fins de semana alargados.
                                                Muita razão, por isso é que me quero mudar para Lisboa no futuro Eu como Eborense, sinto-me muito preso, isto é uma seca Se querem ir à praia, 100km daqui até Setubal, se querem ir a um centro Comercial 120km para Almada/Montijo... pá é muito lixado e a gasolina/AE tá cara

                                                Já eu, viveria muito mas muito melhor em Lisboa, se quero ir pa Sul, A2, se quero ir pa Norte, A1 e A8, etc etc...

                                                O pessoal nem tem noção, eu para ir à Serra da estrela para ir por AE tenho que apanhar a A6 e depois A13 e de seguida A1 e depois apanhar outra que não sei o nome até à serra, depois sempre posso ir por Nacional, mas fazer 270km em nacional não é pera doçe, nem para o condutor nem para os passageiros Para não falar na segurança AE é muito melhor

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por domjuan Ver Post
                                                  Tas a dizer que um pais de 91000km2, com 95% da populaçao de origem catolica é muito diversificado?! devias abrir os olhos...É diversificado, mas ao nivel dos paises com as mesmas condiçoes...
                                                  Pois, é exactamente sobre isto que estou a falar, acho que devias sair e conhecer os lugares e as gentes de Portugal.

                                                  E não estou a falar só de ir as ilhas para ver a grande diversidade que temos, em termos de linguagem, gastronomia, arquitectura, paisagem, Historia e hábitos locais.

                                                  Essa mentalidade de que "o resto é paisagem" muitas vezes não nos deixa ver bem ou então faz-nos dar valor as coisas que vemos no estrangeiro e que em alguns casos são cópias de algo que eles viram por cá .

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                    Pois, é exactamente sobre isto que estou a falar, acho que devias sair e conhecer os lugares e as gentes de Portugal.

                                                    E não estou a falar só de ir as ilhas para ver a grande diversidade que temos, em termos de linguagem, gastronomia, arquitectura, paisagem, Historia e hábitos locais.

                                                    Essa mentalidade de que "o resto é paisagem" muitas vezes não nos deixa ver bem ou então faz-nos dar valor as coisas que vemos no estrangeiro e que em alguns casos são cópias de algo que eles viram por cá .
                                                    O problema é que eu não disse que O resto eras paisagem...Alias nem nasci em Lisboa. A unica coisa que disse é que para as gajas fora de Lisboa, impressiona dizer que se é de lisboa...


                                                    Enquanto tu, disseste que tinhamos mais diversidade e mais isto e aquilo q os outros. temos tanta como os outros!


                                                    Alias o limitado és tu que dizes que se tem que conhecer mais Portugal. Eudig que se deve conhecer tudo, desde a sua cidade ao seu universo.

                                                    Alias muitos desses lisboetas de que falas, nem conhecem lisboa...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                      Poderias sê-lo...isso é outra coisa, mal instruido...mas provavelmente nem seria culpa tua.

                                                      Só existe essas conotações porque o ser humano é a coisa mais vaidosa e presunçosa que existe á face da terra...

                                                      Eu sou de Lisboa, no entanto conheço pessoas de fora de Lisboa e os puros alfacinhas e mete-me, desculpem a expressão, NOJO (como ja vi), que um alfacinha não saiba o que são tremoços, ou de onde vêm, e as batatas e as cebolas e não conheçam nada de nada do pouco que é a vida em meios rurais. São uns meninos de leite que sinceramente me afectam a minha irritabilidade....Vivem à base do consumismo, comodismo e do gozo por quem nao é da capital...mas no entanto nao se fazem homens nem mulheres nunca nesta vida!

                                                      PS: Já agora os meus parabens, escreves muito bem, acima da média do que se escreve aqui no forum...
                                                      E é só em Lisboa?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por domjuan Ver Post
                                                        O problema é que eu não disse que O resto eras paisagem...Alias nem nasci em Lisboa. A unica coisa que disse é que para as gajas fora de Lisboa, impressiona dizer que se é de lisboa...


                                                        Enquanto tu, disseste que tinhamos mais diversidade e mais isto e aquilo q os outros. temos tanta como os outros!


                                                        Alias o limitado és tu que dizes que se tem que conhecer mais Portugal. Eudig que se deve conhecer tudo, desde a sua cidade ao seu universo.

                                                        Alias muitos desses lisboetas de que falas, nem conhecem lisboa...
                                                        Ok.




                                                        ..........

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                                          E é só em Lisboa?

                                                          Claro que não, eu falo da realidade com que lido todos os dias...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Sou da grande cidade.


                                                            O problema do provincianismo da cidade vem principalmente dos provincianos que para cá vieram.

                                                            Passo a explicar a minha teoria:

                                                            - Há muitos anos atras quem vinha para Lisboa à procura de emprego era gente de todo o Portugal. O que se passava é que essas pessoas quando voltavam às terras de origem achavam-se reis e senhores por estar a morar na capital. Chegados à terra, os vizinhos passavam a ser os provincianos. A coisa foi-se enraizando e assim ficou..

                                                            É que que se passou igualmente (mas em maior escala) com os emigrantes.

                                                            Todos os lugares tem a sua vantagem.. mas é obio que cidade é que é! [:P]


                                                            (o termos provincianos foi usado com simpátia, porque como nao podia deixar de ser os meus avós eram provincianos..)
                                                            Editado pela última vez por bizarro; 23 June 2007, 23:38.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Este tópico é no mínimo provinciano.

                                                              Ass: Um saloio.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X