Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os Provincianos...........da capital

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Gosto de Lisboa, mas não muito.
    Sou da melhor cidade do país para se viver de acordo com recente estudo internacional (a pior é setúbal), conforme http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Soc...ntent_id=40925
    e
    http://www.correiomanha.pt/noticia.a...Canal=21&p=200
    Por agora estudo na cidade de coimbra, e concordo com estudo.
    No que a Lisboa concerne o que acho não se justificar é o seguinte:
    -os transportes públicos de Lisboa e do Porto são financiados pelo Orçamento de Estado, ie, por todos os contribuintes, enquanto que nas restantes cidades do país são pelos orçamentos das câmaras municipais e , obviamente, pelo preço desses serviços aos utentes;
    -ora se saõ estes os maiores agregados populacionais é completamente injustificado este financiamento dos transportes públicos, nas restantes cidades com pouca população é que há motivos para isso, com aldeias a distar muito do centro e sem essas pessoas a terem menos direito a transportes públicos.
    cUMPS!

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
      Pois é normal ser onde se gaste mais dinheiro, isso tens toda a razão.
      Mas o que não é normal é o resto do país ser esquecido.
      Não tenho nada onde me basear, mas diria que a quantidade de dinheiro gasta em Lisboa em relação ao resto do país não deve andar muito longe do 1/3 1/5.
      Será Lisboa assim tão importante?!
      Deveremos nós os provincianos juntar-nos aos espanhóis? Uma vez que os Portugueses não nos ligam.

      E palhaçada de post foi o teu, perdeste uma oportunidade de estar calado.
      Se não aguentas com as opiniões dos outros...
      A grande lisboa tem 1/3 da população e 80% das sedes das empresas...Querias que se fosse gastar dinheiro na tua terrinha?

      Comentário


        #93
        E depois há aquela provincianismo extremo de chegar a uma cidade pequena e pensar que, por isso, toda a gente se cumprimenta na rua.
        Provincianismo é um estado de espírito e penso que há pessoas sem horizontes em todos os sítios, basta notar a imagem que a generaliadade dos brasileiros tem de Portugal.
        Viseu é a maior cidade da europa sem caminho-de-ferro,. É também a cidade do país com mais área comercial por habitante.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
          Sabias que chamar Norte ao grande Porto é como chamar Lisboa de Portugal.

          Sim de facto no grande Porto e não só, se tratam mal as pessoas do Sul, principalmente os Lisboetas, mas creio que isso se deve, como já foi aqui referido, às rivalidade futebolísticas.

          Creio que nunca visitaste o Norte, apenas te ficaste pela zona do grande Porto.

          Um conselho de amigo, visita o Norte, mas afasta-te do grande Porto, e uma coisa tens garantida, NÃO serás maltratado, muito antes pelo contrário. Para além que vais ficar com a opinião de "Algarve nunca mais"
          Para mim Norte é do Porto para cima Para cima do Porto conheço bastante mal .Agora o resto do país até conheço razoávelmente bem

          Comentário


            #95

            É curioso, nasci em Lisboa há 34 anos e no dia seguinte (ou dai a dois dias, não me lembro ) fui viver para a zona norte de Lisboa, a chamada zona saloia.

            Estou a 2 kms do limite urbano de Lisboa e a 10kms do centro de Lisboa, pelo que me considero um saloio Lisboeta ou um Lisboeta saloio, como queiram, se quiserem tambem pode ser saloio provinciano lisboeta ou se não gostarem, alterem a ordem das palavras a gosto.

            Trabalho tanto em Lisboa como noutras zonas do pais, normalmente até Coimbra, e o que está em causa neste tópico ouço da boca de qualquer um, desde que seja pessoa pequenina e mesquinha note-se!

            São os lisboetas a dizer que os portuenses são X, os portuenses dizem que os lisboetas são Y, depois vêm os leirienses a dizem mal dos das Caldas da Rainha e estes por sua vez a dizer mal dos de coimbra, etc, etc, etc....

            Ou seja, este tipo de comportamento não se mede pela naturalidade da pessoa mas pela estupidez que lhe é intrínseca, independentemente de ser daqui ou d'acolá!

            Cumprimentos
            Concordo. Para mim é tão mau um lisboeta pensar que os restantes habitantes de outras zonas do país são provincianos como um agricultor de um lado qualquer pensar que todos os alfacinhas não sabem disitinguir um cão duma cabra. Está enraizado em Portugal, em determinadas situações, o tratamento com algum desdém de pessoas de outros locais, um pouco também, por culpa do futebol.

            A maioria destes comportamentos surgem tanto como pela falta de inteligência e bom senso, como pela crescente importância que os estereotipos e preconceitos assumem na nossa sociedade.

            PS: Já agora, no meu entender, ser provinciano não é necessariamente uma coisa má...

            Comentário


              #96
              E vocês a levarem a conversa para a comparação de cidades quando o objectivo era o de saber o que caracteriza um "provinciano"...
              Eu nem sequer estou a meter a cidade de Lisboa ao "barulho" mas pronto....

              RESUMINDO:
              Assumindo que já não existem as tradicionais províncias que aprendemos na escola, e que se considera província todo e qualquer território nacional para alem da sua capital,e assumindo que chamar alguém de provinciano não é insulto mas sim uma adjectivação, como é que então se distingue a olho nu, só de olhar para uma pessoa ou falando com a mesma um provinciano de um não provinciano??

              São mais feios?
              São mais mal vestidos?
              Falam pior?
              Revelam menos conhecimentos?

              Para os compatriotas da capital usarem tão fluentemente tal termo, e com tamanha certeza, gostaria de saber então que factores analisam para classificarem tão rapidamente um provinciano, pois eu não os consigo distinguir ao ponto de saber de onde vem...já que os encontro em todo o lado onde vá, incluindo na capital.
              Editado pela última vez por Foliv; 24 June 2007, 12:22.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                E vocês a levarem a conversa para a comparação de cidades quando o objectivo era o de saber o que caracteriza um "provinciano"...
                Eu nem sequer estou a meter a cidade de Lisboa ao "barulho" mas pronto....

                RESUMINDO:
                Assumindo que já não existem as tradicionais províncias que aprendemos na escola, e que se considera província todo e qualquer território nacional para alem da sua capital,e assumindo que chamar alguém de provinciano não é insulto mas sim uma adjectivação, como é que então se distingue a olho nu, só de olhar para uma pessoa ou falando com a mesma um provinciano de um não provinciano??

                São mais feios?
                São mais mal vestidos?
                Falam pior?
                Revelam menos conhecimentos?

                Para os compatriotas da capital usarem tão fluentemente tal termo, e com tamanha certeza, gostaria de saber então que factores analisam para classificarem tão rapidamente um provinciano, pois eu não os consigo distinguir ao ponto de saber de onde vem...já que os encontro em todo o lado onde vá, incluindo na capital.
                Isto já me começa a chatear um bocado ,vou-te dar umas nuances.Os meus pais,tios dizem que vieram da provincia.Aliás os meus tios que vivem no interior dizem que vivem na provincia.Não somos nós que o dizemos são vocês capisce.Tenho orgulho em ter raízes alentejanas e beirãs

                Comentário


                  #98
                  Foliv, liberta lá esse teu complexo camuflado!
                  Sempre acompanhei os teus posts com atenção, principalmente os dedicados á saude,e por tudo isso sempre te considerei uma mais valia para este forum.
                  O que me deixa triste é estar convicto que sabes o mal que estás a causar ao não seres frontal ,se tens algo por resolver com as pessoas de lisboa,fa-lo com frontalidade, estamos cá para debater civilizadamente.
                  Espero que não leves a mal isto que acabei de escrever,mas acho preferivel deixar de lado a hipocrisia para que dessa forma se consiga discutir o que realmente interessa.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por dm101 Ver Post
                    Foliv, liberta lá esse teu complexo camuflado!
                    Sempre acompanhei os teus posts com atenção, principalmente os dedicados á saude,e por tudo isso sempre te considerei uma mais valia para este forum.
                    O que me deixa triste é estar convicto que sabes o mal que estás a causar ao não seres frontal ,se tens algo por resolver com as pessoas de lisboa,fa-lo com frontalidade, estamos cá para debater civilizadamente.
                    Espero que não leves a mal isto que acabei de escrever,mas acho preferivel deixar de lado a hipocrisia para que dessa forma se consiga discutir o que realmente interessa.

                    Caro dm101...
                    Grato por me teres em consideração...
                    Sempre que posso contribuir de forma positiva para um debate, ou para o esclarecimento de qualquer tipo de duvida que esteja ao meu alcance, faço-o, até porque é esse o espírito de um fórum...

                    E é esse o espírito que aplico também a este tópico que iniciei..
                    Repetindo o que anteriormente escrevi, e esclarecendo ainda mais se possível a ideia original do tópico, pois acho que este está a ser mal interpretado, afirmo novamente, que o mesmo nada tem contra as pessoas de Lisboa, nem contra cidade de Lisboa, não está relacionado com qualquer atitude discriminatória ou palavra proferida em relação á minha pessoa...

                    É simplesmente o relatar e o comentar de testemunhos que sistematicamente são proferidos quer na tv, radio jornais, aqui no fórum, como outros user já tiveram a hipótese de o confirmar, no dia a dia, sobre a palavra provinciano, e o contexto ou sinonimo com que é utilizada, nem mais nem menos...

                    Simplesmente fui eu a iniciar o tópico, como podia ter sido outro user que tenha reparado no mesmo,e quis faze-lo da forma mais correcta possível mas que pelos vistos foi mesmo mal interpretado, mesmo tendo escrito vários posts a tentar encaminhar/esclarecer melhor a ideia do mesmo..

                    Todos os factos referentes á palavra e o seu uso, colocados por mim ou por outros users, ainda não levaram á conclusão do que na realidade representa, e em que situações é usada, sobretudo porque parece uma palavra endémica da região de Lisboa...

                    Respondendo-te directamente, até porque sou bastante directo, não tenho absolutamente nenhum complexo sobre o assunto, não tenho nenhum problema por resolver com as pessoas de Lisboa ( excepto alguns assuntos relacionados com o trabalho ) e acho o tópico inofensivo, não estando certamente a fazer mal a ninguém com ele, a não ser que as pessoas se sintam melindradas devido á eventual má interpretação do mesmo, que pode ser, e cada vez mais me convenço disso, culpa minha ao ter exposto mal o assunto...

                    Genericamente falando agora em relação a todos os post colocados até ao momento, não posso deixar de notar que se tornou incómodo para ambas as partes ( Lisboetas/provincianos) o simples facto de falar sobre este tema, com se algum, tabu, recalcamento, ou ofensa, se tratasse, com se fosse algo que não se deve referir para não melindrar a outra parte ...quando na verdade nada mais é do que um comportamento social com existem outros em qualquer outra região....

                    E agora para terminar, expresso então a minha opinião pessoal sobre o tema:

                    Provinciano, para mim, não tem nada a ver com o local de nascimento, crescimento, educação, ou de habitação de uma pessoa, é algo supra-geografico, e define comportamentos mais "primitivos" face a um mais generalizado modo de vida moderno...provinciano é um comportamento associado com menor cultura, e é transversal em relação a idades, credos, regiões, contas bancárias, e não pode ser portanto um fenómeno endémico, que é o mais comummente utilizado...

                    PS: A todos os users que leram e/ou responderam a este tópico, leiam de novo os meus posts com calma, e vejam se encontram qualquer tipo de recalcamento, atitude discriminatória, insulto, ou outra má interpretação que possam IMAGINAR que está implícita ou explicita no tópico..
                    Editado pela última vez por Foliv; 24 June 2007, 15:42.

                    Comentário


                      Foliv,gostei da tua reposta,fico um pouco mais sossegado.
                      Pode ser que agora em diante se consiga ter uma conversa mais focada nos reais objetivos que te levaram á criação deste topico,um abraço para ti.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por domjuan Ver Post
                        A grande lisboa tem 1/3 da população e 80% das sedes das empresas...Querias que se fosse gastar dinheiro na tua terrinha?
                        Duh! 80% das empresas estao em lisboa porque o capital vai la parar todo..nao é pelo facto de 80% das empresas terem ido para la que fez com que houvesse mais capital..alias fica sabendo que a maioria das sedes das grandes empresas localizavam-se no Porto antes de se mudarem para Lisboa..e porque nao gastar dinheiro na terrinha? Porque é que se continua a centralizar o capital na cidade mais rica do país?? Se é a mais rica nao faria sentido investirem as verbas no desenvolvimentos das outras regioes mais pobres?..Nem foi preciso eu ter dito porque ja disseram neste topico..o que se verifica é que parece que neste país uns sao mais portugueses que outros...

                        Originalmente Colocado por baratowsky Ver Post
                        Antes de vires falar de Lisboa , repara primeiro como é que tratam as pessoas do sul no Norte.Já agora só uma nota: em França há uma cidade Paris o resto são vilas
                        Sim sim..e antes de vires falar do Porto repara primeiro como é que tratam as pessoas do norte no Sul..é que eu sempre que fui la bastaram reparar na minha pronuncia, que mal se nota diga-se, para me tratarem mal e darem ar de superioridade..o que vale é que eu nao ia para la para aturar imbecis e gente mal educada..alias ja andei pelo país todo e digo-te que nunca me ninguem tratou como trataram os lisboetas..por isso a mim ninguem me tira da cabeça que os lisboetas sao os mais provincianos..

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por C4 Ver Post
                          Duh! 80% das empresas estao em lisboa porque o capital vai la parar todo..nao é pelo facto de 80% das empresas terem ido para la que fez com que houvesse mais capital..alias fica sabendo que a maioria das sedes das grandes empresas localizavam-se no Porto antes de se mudarem para Lisboa..e porque nao gastar dinheiro na terrinha? Porque é que se continua a centralizar o capital na cidade mais rica do país?? Se é a mais rica nao faria sentido investirem as verbas no desenvolvimentos das outras regioes mais pobres?..Nem foi preciso eu ter dito porque ja disseram neste topico..o que se verifica é que parece que neste país uns sao mais portugueses que outros...
                          se queres que Portugal fique competitivo, tens que investir em Lisboa. É a cidade que chama turistas e negocios...

                          Quanto às sedes estarem no porto, é verdade, mas a culpa é dos seus habitantes que achavam que a galinha dos ovos de ouro que era o textil não ia acabar...e deixaram de ser competitivos...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por C4 Ver Post
                            Sim sim..e antes de vires falar do Porto repara primeiro como é que tratam as pessoas do norte no Sul..é que eu sempre que fui la bastaram reparar na minha pronuncia, que mal se nota diga-se, para me tratarem mal e darem ar de superioridade..o que vale é que eu nao ia para la para aturar imbecis e gente mal educada..alias ja andei pelo país todo e digo-te que nunca me ninguem tratou como trataram os lisboetas.
                            Pronto, pronto já está, não doeu nada

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                              Provinciano, para mim, não tem nada a ver com o local de nascimento, crescimento, educação, ou de habitação de uma pessoa, é algo supra-geografico, e define comportamentos mais "primitivos" face a um mais generalizado modo de vida moderno...provinciano é um comportamento associado com menor cultura, e é transversal em relação a idades, credos, regiões, contas bancárias, e não pode ser portanto um fenómeno endémico, que é o mais comummente utilizado...
                              Posso concordar contigo.

                              E sim, há muitos "provincianos" alfacinhas. Como há em todo o lado!

                              O meu pai é do Norte (Porto) e até ele usa esse termo para definir algumas atitudes.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por C4 Ver Post
                                Sim sim..e antes de vires falar do Porto repara primeiro como é que tratam as pessoas do norte no Sul..é que eu sempre que fui la bastaram reparar na minha pronuncia, que mal se nota diga-se, para me tratarem mal e darem ar de superioridade..o que vale é que eu nao ia para la para aturar imbecis e gente mal educada..alias ja andei pelo país todo e digo-te que nunca me ninguem tratou como trataram os lisboetas..por isso a mim ninguem me tira da cabeça que os lisboetas sao os mais provincianos..
                                Não C4.... o que acontece é que há demasiados empregados em Lisboa que estão quase sempre de trombas.... pode parecer que é só contigo (por vires do Porto) mas é um mal generalizado...



                                Cumprimentos alfacinhas.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por C4 Ver Post
                                  Duh! 80% das empresas estao em lisboa porque o capital vai la parar todo..nao é pelo facto de 80% das empresas terem ido para la que fez com que houvesse mais capital..alias fica sabendo que a maioria das sedes das grandes empresas localizavam-se no Porto antes de se mudarem para Lisboa..e porque nao gastar dinheiro na terrinha? Porque é que se continua a centralizar o capital na cidade mais rica do país?? Se é a mais rica nao faria sentido investirem as verbas no desenvolvimentos das outras regioes mais pobres?..Nem foi preciso eu ter dito porque ja disseram neste topico..o que se verifica é que parece que neste país uns sao mais portugueses que outros...



                                  Sim sim..e antes de vires falar do Porto repara primeiro como é que tratam as pessoas do norte no Sul..é que eu sempre que fui la bastaram reparar na minha pronuncia, que mal se nota diga-se, para me tratarem mal e darem ar de superioridade..o que vale é que eu nao ia para la para aturar imbecis e gente mal educada..alias ja andei pelo país todo e digo-te que nunca me ninguem tratou como trataram os lisboetas..por isso a mim ninguem me tira da cabeça que os lisboetas sao os mais provincianos..
                                  eu sou de lisboa e so fui mal tratado no porto. Ao principio sao todos um bocado antipaticos , mas depois se uma pessoa insistir sao mto simpaticos , quando se fazem amigos sao pa vida . em lisboa é ao contrario. Sao mto simpaticas na rua e tal , mas depois mais dificilmente fivam amigas.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por C4 Ver Post
                                    Sim sim..e antes de vires falar do Porto repara primeiro como é que tratam as pessoas do norte no Sul..é que eu sempre que fui la bastaram reparar na minha pronuncia, que mal se nota diga-se, para me tratarem mal e darem ar de superioridade..o que vale é que eu nao ia para la para aturar imbecis e gente mal educada..alias ja andei pelo país todo e digo-te que nunca me ninguem tratou como trataram os lisboetas..por isso a mim ninguem me tira da cabeça que os lisboetas sao os mais provincianos..
                                    Tiveste azar e apanhaste com um gajo mal educado e parvo

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por domjuan Ver Post
                                      se queres que Portugal fique competitivo, tens que investir em Lisboa. É a cidade que chama turistas e negocios...

                                      Quanto às sedes estarem no porto, é verdade, mas a culpa é dos seus habitantes que achavam que a galinha dos ovos de ouro que era o textil não ia acabar...e deixaram de ser competitivos...
                                      É que o Norte tem de ser empreendedor e desenrascar-se, enquanto Lisboa basicamente mama de todo o país, com o governo, administração pública e as multinacionais estatais lá centralizadas (as que temos no Porto como a Sonae, Bial, Efacec são claro privadas e nortenhas). O Norte é a região responsável pela maior parte das exportações do país, tem 3,6 milhões de habitantes, mas continua relegada para segundo plano. Parece que os senhores em Lisboa se esquecem que quando o Norte está mal, pela sua importância economica e peso demográfico, todo o país está mal.
                                      Editado pela última vez por Tangas; 24 June 2007, 21:16.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por domjuan Ver Post
                                        se queres que Portugal fique competitivo, tens que investir em Lisboa. É a cidade que chama turistas e negocios...

                                        Quanto às sedes estarem no porto, é verdade, mas a culpa é dos seus habitantes que achavam que a galinha dos ovos de ouro que era o textil não ia acabar...e deixaram de ser competitivos...
                                        Em relaçao a 2ª parte concordo +/- contigo..
                                        Em relaçao a 1ª nao concordo..o Norte do país sempre foi o motor da economia portuguesa e um dos problemas por este país nao crescer como devia é pelo facto do norte estar ao abandono quase como se nao fizesse parte do país..nao tem um rumo definido para o seu futuro..Lisboa é cada x mais uma cidade de turismo e negocios, Algarve puramente turistico..agoro nao culpo so os politicos do poder central mas tambem os que ja passaram pela Camara e foram uns incompetentes..


                                        Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                        Pronto, pronto já está, não doeu nada
                                        Ca esta um exemplar perfeito do que eu falava..nao foi preciso muito..é so ate ai que consegues chegar?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Tangas Ver Post
                                          É que o Norte tem de ser empreendedor e desenrascar-se, enquanto Lisboa basicamente mama de todo o país, com o governo, administração pública e as multinacionais estatais lá centralizadas (as que temos no Porto como a Sonae, Bial, Efacec são claro privadas e nortenhas). O Norte é a região responsável pela maior parte das exportações do país, tem 3,6 milhões de habitantes, mas continua relegada para segundo plano. Parece que os senhores em Lisboa se esquecem que quando o Norte está mal, pela sua importância economica e peso demográfico, todo o país está mal.
                                          Olha que não sei

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
                                            Alguém aki neste tópico disse "Proud to be a saloio".
                                            Pois eu digo "Proud to be a Provinciano".
                                            E justifico.
                                            É tão bom morar numa cidade que em hora de ponta demoro apenas 5 min para atravessar a mesma.
                                            É tão bom morar numa cidade que tem apenas um shopping de fraca qualidade e não ter que estar à espera na fila para comer qualquer porcaria de fast food.
                                            É tão bom morar num cidade onde para se passar uma ponte não é preciso demorar horas, nem pagar portagem.
                                            É tão bom morar num cidade onde a poluição é quase inexistente.
                                            É tão bom morar num cidade onde se pode deixar as portas de casa em alguns casos com as chaves na porta, sem ter a desagradável suspresa de ver que ficou sem a televisão ou aparelhagem de som.
                                            É tão bom morar num distrito que não tem um quilometro de auto-estrada.
                                            E quem usa expressões como "Lisboa é Portugal o resto é paisagem", são de facto os provincianos, porque esses já foram realmente a Lisboa e conseguem detectar as diferenças.

                                            Os lisboetas não as usam, porque que saiu de lá para visitar a província pensa:
                                            oh que bom termos auto-estrada.

                                            oh que bom termos os maiores hospitais.

                                            e essas coisas.

                                            Nesse aspecto só quem está de fora e consegue ver que onde se gasta mais dinheiro em Portugal é em Lisboa.
                                            Claro que onde há emprego é em Lisboa, mas também os nossos governantes só dão importância a Lisboa e só se deslocam ao interior quando precisam dos votos dos provincianos.
                                            Uma coisa vos digo.
                                            Por força da minha profissão muito provavelmente terei que ir trabalhar para Lisboa, coisa que vou tentar evitar a qualquer custo.
                                            Isto porque tenho Orgulho em ser provinciano, e Português.

                                            MAs se há coisa em que Lisboa ganha é na indiferença das pessoas. E há la coisa melhor do que fazer o que quiseres que ninguem repara?

                                            Podes vestir roupas sem ser de marca em que ninguem te poe de lado?

                                            Podes ter cabelo azul e andar de boxers que olham para ti e lá seguem o caminho?

                                            Se és filho do Dr. X? Ok.. és filho de um Dr. entre os 1000 que há por cá...

                                            Depois de entrar na faculdade conheci imensa gente da provincia (seja norte seja sul) que basicamente na terra deles eram perseguidos por nao terem a marca X, ou por nao serem filhos do Dr. Y...

                                            Por isso digo-vos, uma grande cidade é um grande cidade!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                              É curioso, nasci em Lisboa há 34 anos e no dia seguinte (ou dai a dois dias, não me lembro ) fui viver para a zona norte de Lisboa, a chamada zona saloia.

                                              Estou a 2 kms do limite urbano de Lisboa e a 10kms do centro de Lisboa, pelo que me considero um saloio Lisboeta ou um Lisboeta saloio, como queiram, se quiserem tambem pode ser saloio provinciano lisboeta ou se não gostarem, alterem a ordem das palavras a gosto.

                                              Trabalho tanto em Lisboa como noutras zonas do pais, normalmente até Coimbra, e o que está em causa neste tópico ouço da boca de qualquer um, desde que seja pessoa pequenina e mesquinha note-se!

                                              São os lisboetas a dizer que os portuenses são X, os portuenses dizem que os lisboetas são Y, depois vêm os leirienses a dizem mal dos das Caldas da Rainha e estes por sua vez a dizer mal dos de coimbra, etc, etc, etc....

                                              Ou seja, este tipo de comportamento não se mede pela naturalidade da pessoa mas pela estupidez que lhe é intrínseca, independentemente de ser daqui ou d'acolá!

                                              Cumprimentos

                                              À data, se existe um post com o qual concordo absolutamente é este! Muito bem escrito Vanquish.

                                              Comentário


                                                Ele há cada post. E a malta aproveita logo para se atacar uns aos outros.



                                                Duas notas:

                                                1) A verdade inegável é que há certas palavras na cultura linguistica que assumem significados diferentes do seu original com os usos e costumes.

                                                Provinciano, é na verdade utilizado, por quem quer que seja, com um sentido um pouco prejorativo, para identificar as pessoas fora da cidade.
                                                É praticamente um antónimo de cosmopolita.


                                                2) A origem da palavra vilão, no segundo post estava incorrecta.
                                                Vilão, que hoje em dia significa bandido, começou a ser conotado com tais individuos porque antigamente as pessoas do campo, iam às vilas - centros urbanos - vender os seus produtos.
                                                Os habitantes das vilas - vilões - eram pessoas mais cultas, com mais estudos e também, alguns, com menos escrupulos, daí que os aldeões/camponeses fossem muitas vezes enganados e roubados pelos vilões.
                                                Assim, se passou a generalizar a palavra vilão a todo o bandido.

                                                Comentário


                                                  Eu por acaso não tenho que dizer dos lisboetas, sempre me trataram bem, mas também nunca passei muito tempo na capital sinceramente não é cidade que me atrai-a muito.

                                                  Diga-se que no passado o lisboetas tinham alguma razão em chamar os outros de provincianos com o tal sentido prejurativo, por ex. eu lembro-me de ir a Lisboa prai a 25/30 anos atras na bela da excurção de camioneta e o pessoal a noite ia para as estações do metro andar de escada rolante, porque no Porto não havia e o lisboetas assistiam as essas figurinhas tristes e depois apelidavam-nos de provincianos.

                                                  Comentário


                                                    Eu tenho resistido a postar neste tópico porque acho que as barbaridades são tantas que nem sei por onde lhe pegar. Mas a questão de se ser maltratado em Lisboa ultrapassa o limiar da barbaridade e resvala perigosamente para os domínios do absurdo.

                                                    Lisboa é uma cidade enorme e com muita gente. Gente apressada e com elevadas doses de stress. E que por isso mesmo mal olha para quem está ao lado, pra quem entra no café ou no autocarro. Pouco se importam se fulano é do Porto ou de Beja, é só mais um no meio da multidão. Eu viajo muito pelo país e noto que ás vezes as cabeças se voltam quando entro num café ou numa loja num sítio mais pequeno, mas em Lisboa isso é impossível, se existe sítio ideal para se levar uma vida anónima é em Lisboa. Para além disso, e históricamente, os Lisboetas estão habituados a conviver com gente de todo o lado, todas as culturas, raças e sotaques. Ninguém está em casa em Lisboa mas também ninguém é um estranho porque no fundo todos são estranhos. E acredito que até no Porto seja mais ou menos a mesma coisa, porque é uma cidade também grande.

                                                    Agora alguém vir para aqui dizer que quando vem a Lisboa é mal tratado por ser do Porto (e como isso não vem escrito na testa só pode ser pelo sotaque) é um claro indício de má vontade de quem á falta de melhores argumentos tem que lançar mais uma acha para a fogueira, mesmo que tão absurda como essa.

                                                    Eu já fui mal tratado uma vez na Covilhã, serão os beirões todos umas bestas quadradas só porque tive lá uma má experiência com um local? Será a Covilhã uma cidade que recebe mal quem vem de fora? Ou fui eu que tive o azar de encarar com a pessoa errada á hora errada?

                                                    Ou será que quando se entra de pé atrás fica-se mais sujeito a determinadas coisas?

                                                    Ainda uma nota em relação ao propósito inicial do foliv com este tópico: eu NUNCA vi ninguém em Lisboa referir-se ao pessoal de fora como provincianos, pelo menos nesse sentido pejorativo. Já ouvi sim senhor falar-se na "província" mas principalmente como alusão ao campo, ao interior do país, jamais ao Porto, a Braga, a Aveiro ou o que fôr. Mas isso até já foi aqui bem explicado neste tópico com recurso a dicionários.

                                                    Comentário


                                                      lol o que não falta aqui no fórum é gente de lisboa a usar "provincia" como termo pejorativo...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                        lol o que não falta aqui no fórum é gente de lisboa a usar "provincia" como termo pejorativo...
                                                        E o fórum é representativo do quê? Levas isto muito a sério, já vi...

                                                        Comentário


                                                          tu disseste "eu NUNCA vi"
                                                          eu disse-te que aqui no fórum há uns quantos.

                                                          agora faz as interpretações que bem entenderes.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                            tu disseste "eu NUNCA vi"
                                                            eu disse-te que aqui no fórum há uns quantos.

                                                            agora faz as interpretações que bem entenderes.
                                                            Eu falo da minha experiência pessoal mas tu preferes a tua experiência do fórum. Experimenta sair á rua de vez em quando.

                                                            Ou então vai a Lisboa e leva o teu melhor sotaque bracarense e depois vem cá contar se foste mal tratado ou chamado de provinciano.

                                                            Ah espera lá, mas leste no fórum, tudo bem, é isso que conta.

                                                            Comentário


                                                              a experiencia do fórum é perfeitamente válida.
                                                              obviamente que na vida real ninguém vai andar a chamar "ó provinciano" pela rua fora! mas na net é perfeitamente capaz de usar essa palavra redutora, porque não existe represália...

                                                              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                              ....Agora é só a ferrari mandar um SUV pa rua, e depois ......a Marca Premium dos desportivos, fica á mão da fusidade de metade dos parolos de provincia com meia duzia de tostões........ que não percebem nada de automoveis
                                                              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                              parece-me que esse gajo nem sabe o que está a dizer em relação a certas coisas!ou melhor......alguns parolos de provincia provavelmente até engoliram o que ele disse!é uma não tipica Atitude de marketing agressivo a atacar uma marca rival........
                                                              definição curiosa de "stands de provincia". ficamos a saber que só há stands manhosos na "provincia"...
                                                              Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                                                              São de pequenas cidades e vilas, fora dos centros....tipo aquelas estradas que vais por ali fora e tens stands uns a seguir aos outros que tu vês mesmo que ali o vendedor é um pintas e o stand têm ar de chafarica...
                                                              aqui ficamos a saber que só na "provincia" é que se gosta de música pimba, contrastando com a elite que não é da provincia...
                                                              Originalmente Colocado por PGT_SW Ver Post
                                                              A diferença é que eu nao consigo distinguir a suposta musica pimba estrangeira, da normal. E la fora nao existe este fenomeno, esta musica so tem fas na provincia e pessoas com mais de 40 anos.
                                                              falando do metro do porto:
                                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                              Nem todas as cidades tem estofo e capacidade para se darem ao luxo de terem um metro. O metro só se justifica em grandes metropoles e nunca em cidades de provincia.
                                                              só vejo pessoas de lisboa (e arredores) a usar este tipo de linguagem.
                                                              e acho uma incrível falta de respeito... e uma enorme presunção.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X