Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aplicação da Lei - Pagar ou não o "couvert"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    ops! não tinha reparado...

    Comentário


      #32
      Boas.

      De facto esta lei tem muito que se lhe diga mas se toda a gente for cumpridora e agir de boa fé nunca será necessário recorrer a ela. O problema é que há chicos-espertos dos dois lados da barricada.

      Sempre paguei aquilo que comi, independente de ter pedido as entradas ou não, agora , se não lhes toco não admito que sejam cobradas. É como disse aqui alguém "eles ás vezes enganam-se ...o problema é que é sempre a favor deles".

      Por outro lado sou totalmente de acordo que o preço dos "couvert" deveria de estar sempre afixado no cardápio. Assim ninguém tinha dúvidas acerca de nada.


      Abraço,
      McDriver

      Comentário


        #33
        Conheço uma pessoa que começa a reclamar se eles trazem alguma coisa e obriga-os a levantar isso da mesa!

        A higiene é realmente preocupante!

        Curtia ver o pessoal a comer umas gambas, um presuntito com melão, o pão, os queijos e a salsisha toscana... Chegar ao fim e dizer, olhe eu não pedi por isso não pago! Grande algazarra! Vou começar a andar com a lei no bolso do casaco.

        Mas tem toda a lógica esta lei! Se trazem sem eu pedir é oferta. Há restaurantes que perguntam - vai desejar entradas? só pão? ...

        Comentário


          #34
          Seria incapaz de comer as entradas e depois recusar o seu pagamento mesmo que não as tivesse pedido.
          Do mesmo modo que me recuso a pagar o que não consumi.
          Normalmente mando as entradas para trás. Se me estiver apetecer peço uma entrada especifica. Ou então decido se as entradas que não pedi (mas já estão na mesa) ficam, após confirmar o preço na lista. Se a lista não tiver o preço das entradas vão para trás.
          Se detecto um erro na conta a meu favor ou do restaurante peço sempre para corrigir.

          Comentário


            #35
            Tb se pode pedir as entradas comer todas e no fim nao as pagar e justificar que nao se pediu...


            neste caso o que diz a lei? como provar que se pediu ou nao?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
              Tb se pode pedir as entradas comer todas e no fim nao as pagar e justificar que nao se pediu...


              neste caso o que diz a lei? como provar que se pediu ou nao?
              Nesse caso é bom que tenhas escolhido uma mesa próxima da porta.
              Para conseguires sair antes de levares uma mocada na cabeça...

              Comentário


                #37
                pior mesmo é cobrarem 1,5€ por uma garrafinha de agua de 33cl qd se pode comprar um garrafão de agua de 5 LITROS por 40 cêntimos

                os restaurentes aonde ganham mais guita é nas bebidas e nas sobremesas, as pessoas qd escolhem os restaurantes, vem primeiro os preços dos pratos, q normalmente são baratos para atrairem mais clientes, então cobram mais nas bebidas, sobremesas e tb nos couvert's

                Eu dantes já cheguei a ser eu levar uma garrafinha da agua minha e só pedi um prato de comida e mais nada, claro q isso foi só nos restaurantes com mesas a ocuparem no espaços dos centro comerciais.

                Comentário


                  #38
                  Quando não faço tensões de consumir as entradas, mando logo retirar, especialmente presuntos e queijos.

                  As manteiguinhas e o pão marcha logo, e pago sempre e sempre paguei aquilo que comi, com excepção uma vez no frango da guia do Loures Shoping, em que comi apenas um pão e cobraram o couvert completo.

                  É engraçado, eu pensava que a lei era ao contrario, ou seja podiam cobrar o couvert, mesmo que não o consumisse e caso não o recusasses logo à partida, daí não ter reclamado do frango da guia.

                  Por outro lado era incapaz de não pagar aquilo que comi. Há duas coisas que não gozo. É com a comida e o trabalho dos outros.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                    pior mesmo é cobrarem 1,5€ por uma garrafinha de agua de 33cl qd se pode comprar um garrafão de agua de 5 LITROS por 40 cêntimos

                    os restaurentes aonde ganham mais guita é nas bebidas e nas sobremesas, as pessoas qd escolhem os restaurantes, vem primeiro os preços dos pratos, q normalmente são baratos para atrairem mais clientes, então cobram mais nas bebidas, sobremesas e tb nos couvert's

                    Eu dantes já cheguei a ser eu levar uma garrafinha da agua minha e só pedi um prato de comida e mais nada, claro q isso foi só nos restaurantes com mesas a ocuparem no espaços dos centro comerciais.
                    Eu quando vou ao norteshopping comer com a minha namorada, com tempo, enquanto um vai pedir o prato outro vai ao modelo buscar bebidas e uma sobremesa por vezes. Não é por nada, mas é dinheirinho. E como somos jovens e tal... Pá, detesto ser gamado. É isso e darem-me arroz seco rapado do fundo do tacho.

                    Comentário


                      #40
                      Concordo no geral com a lei.
                      Existe muito abuso em relação aos couverts, desde valores abusivos, até incluirem na conta coisas que não foram pedidas.
                      Noutros paises, os couverts são ofertas da casa, uma politica de cativar clientes e não uma forma de sacar mais uns euros.
                      Por isso é que concordo que não se deveria colocar nada na mesa sem sem expressamente pedido pelo cliente, caso contrario poderá ser considerado uma oferta de cortesia.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                        Eu só pago aquilo que consumo.



                        Embora ache piada ao texto do post, eu não tenho lata para afirmar que não pago as entradas, após as ter comido, e saber que não são oferta, mesmo tendo-me elas aparecido na mesa sem eu solicitar.



                        É puro censo comum.


                        Se não as quero pagar, simplesmente não lhes toco.


                        É o que faço normalmente e nunca as paguei.


                        Só as pago quando as como.




                        Embora engraçado, esse texto para mim é apenas "chico-espertismo"...




                        Todas as pessoas sabem que as entradas se pagam, se as comem, paguem e não bufem...


                        Elas são colocadas na mesa, não forçadas "pela goela abaixo" pelos empregados do restaurante.

                        Chico-espertismo o nosso???



                        Chico-espertismo o deles! Então põe meia-dúzia de porcarias na mesa sem pedirmos nada, enquanto esparamos, as vezes impacientemente, pelo prato? E depois nunca se sabe quanto vai pagar?

                        Eu pergonto logo em voz alta "isso é oferta da casa?"

                        Comentário


                          #42
                          "Acho incorrecto que as pessoas agora passem a aproveitar-se desta noticia , para consumir e não pagar, penso que mesmo que o empregado ponha o couvert na mesa ele come se quiser, e se comer tem que pagar."
                          Sou propretário de um restaurante, por norma quando os clientes chegam, põe-se o pão queijo e manteiga na mesa, os clientes comem se quiserem se não comerem logicamente não pagam, pois não consumiram, é pratica corrente na restauração pois faz parte de um serviço. Agora serem mesquinhos ao ponto de comerem e dizerem que a lei não os obriga a pagar, lol.
                          Tenho um restaurante modesto com comida tipicamente portuguesa, praticamente enche todos os dias apesar de não ser muito grande (55 pessoas de lotação + esplanada(35) que apenas funciona quando o tempo o permite), não tenho com os meu clientes habituais qualquer tipo de problema relativamente a isso nem vou mudar a minha maneira de trabalhar, agora é esperar para ver como poderei vir a lidar com uma situação destas.
                          O mais certo é pagar a refeição toda ao individuo, mas garanto-lhe que fica proibido de lá entrar.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                            pior mesmo é cobrarem 1,5€ por uma garrafinha de agua de 33cl qd se pode comprar um garrafão de agua de 5 LITROS por 40 cêntimos

                            os restaurentes aonde ganham mais guita é nas bebidas e nas sobremesas, as pessoas qd escolhem os restaurantes, vem primeiro os preços dos pratos, q normalmente são baratos para atrairem mais clientes, então cobram mais nas bebidas, sobremesas e tb nos couvert's

                            Eu dantes já cheguei a ser eu levar uma garrafinha da agua minha e só pedi um prato de comida e mais nada, claro q isso foi só nos restaurantes com mesas a ocuparem no espaços dos centro comerciais.
                            Querias o quê?

                            Como eles nos exploram historicamente, também merecem ser explorados por nós até á última, e ASAE ainda deveria ser mais rigorosa!



                            Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                            "Acho incorrecto que as pessoas agora passem a aproveitar-se desta noticia , para consumir e não pagar, penso que mesmo que o empregado ponha o couvert na mesa ele come se quiser, e se comer tem que pagar."
                            Sou propretário de um restaurante, por norma quando os clientes chegam, põe-se o pão queijo e manteiga na mesa, os clientes comem se quiserem se não comerem logicamente não pagam, pois não consumiram, é pratica corrente na restauração pois faz parte de um serviço. Agora serem mesquinhos ao ponto de comerem e dizerem que a lei não os obriga a pagar, lol.
                            Tenho um restaurante modesto com comida tipicamente portuguesa, praticamente enche todos os dias apesar de não ser muito grande (55 pessoas de lotação + esplanada(35) que apenas funciona quando o tempo o permite), não tenho com os meu clientes habituais qualquer tipo de problema relativamente a isso nem vou mudar a minha maneira de trabalhar, agora é esperar para ver como poderei vir a lidar com uma situação destas.
                            O mais certo é pagar a refeição toda ao individuo, mas garanto-lhe que fica proibido de lá entrar.
                            Então um cliente por exigir que se cumpra a lei, é assim que lhe respondes?

                            Olha, se fosse comigo, ficava bem agradecido...
                            Editado pela última vez por Vibri; 21 February 2008, 18:32.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
                              Eu quando vou ao norteshopping comer com a minha namorada, com tempo, enquanto um vai pedir o prato outro vai ao modelo buscar bebidas e uma sobremesa por vezes. Não é por nada, mas é dinheirinho. E como somos jovens e tal... Pá, detesto ser gamado. É isso e darem-me arroz seco rapado do fundo do tacho.

                              Pois, eu também faço quase sempre isso...
                              Uma cola custa 1,30€ e lá compro a 0,45€.
                              Isto multiplicado por várias vezes dá muito dinheiro.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                Querias o quê?

                                Como eles nos exploram historicamente, também merecem ser explorados por nós até á última, e ASAE ainda deveria ser mais rigorosa!

                                Explorar?? amigo ninguém o obriga a comer fora.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                                  "Acho incorrecto que as pessoas agora passem a aproveitar-se desta noticia , para consumir e não pagar, penso que mesmo que o empregado ponha o couvert na mesa ele come se quiser, e se comer tem que pagar."
                                  Sou propretário de um restaurante, por norma quando os clientes chegam, põe-se o pão queijo e manteiga na mesa, os clientes comem se quiserem se não comerem logicamente não pagam, pois não consumiram, é pratica corrente na restauração pois faz parte de um serviço. Agora serem mesquinhos ao ponto de comerem e dizerem que a lei não os obriga a pagar, lol.
                                  Tenho um restaurante modesto com comida tipicamente portuguesa, praticamente enche todos os dias apesar de não ser muito grande (55 pessoas de lotação + esplanada(35) que apenas funciona quando o tempo o permite), não tenho com os meu clientes habituais qualquer tipo de problema relativamente a isso nem vou mudar a minha maneira de trabalhar, agora é esperar para ver como poderei vir a lidar com uma situação destas.
                                  O mais certo é pagar a refeição toda ao individuo, mas garanto-lhe que fica proibido de lá entrar.
                                  Tambem sou contra o comer e não pagar mas a situação dos couverts pode causar alguns mal-entedidos, especialmente com estrangeiros.
                                  De qualquer forma, os valores devem estar sempre indicados no menu.

                                  Já por varias (demaisadas) vezes tem metido os couverts completos na conta, mesmo sem os ter comido ou comido só uma parte.

                                  Como disse, em alguns paises, o couvert é uma cortesia e oferta da casa, assim como uma bebida após a refeição.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                                    Explorar?? amigo ninguém o obriga a comer fora.
                                    E lá por ser facultativo comer fora, vocês têm o direito de explorar os clientes?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                      Tambem sou contra o comer e não pagar mas a situação dos couverts pode causar alguns mal-entedidos, especialmente com estrangeiros.
                                      De qualquer forma, os valores devem estar sempre indicados no menu.

                                      Já por varias (demaisadas) vezes tem metido os couverts completos na conta, mesmo sem os ter comido ou comido só uma parte.

                                      Lógicamente que tem que estar tudo descriminado no menu, para não criar qualquer tipo de confusão,em relação aos estrangeiros deixe que lhe diga, nunca tive problemas nenhuns com eles, são por norma muito porreiros e querem é tirar fotos pois a casa aparenta ter um aspecto "modesto", coisa que não estão habituados, é isto que nos distingue dos outros países, só os "Avecs" é que já chegaram a tentar criar problemas mas nada que não se resolvê-se.
                                      Em relação ao não comer os couverts e virem na conta, só tem que reclamar e com razão.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                        E lá por ser facultativo comer fora, vocês têm o direito de explorar os clientes?

                                        Voçês alto lá...Não ponha tudo no mesmo saco.
                                        Todos os estabelecimentos têm a porta aberta, se o preçário se não lhe agradar simplesmente não entra, e vai à concorrência. Simples não??
                                        Não estou a defender ninguem, mas a mania das generalizações tem muito que se diga.
                                        Só pa tomar nota se quiser, vendo-lhe a água de 0,5l a 1,25€. Se ao lado encontrar a 1 €, faça bom proveito.
                                        Também pode ir ao Modelo e aí estará a 0.40€ sensivelmente.

                                        Comentário


                                          #50
                                          COUVERT=CORTESIA

                                          caso contrario quem quer pede... mais nada...

                                          Em todos os restaurantes que vou se me cobrarem as entradas que ja estavam na mesa e eu nao pedi considero como cortesia. Alias no meu jantar de aniversario deixei no restaurante O Alves em Leça uma reclamaçao com esse mesmo fundamento.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                                            Voçês alto lá...Não ponha tudo no mesmo saco.
                                            Todos os estabelecimentos têm a porta aberta, se o preçário se não lhe agradar simplesmente não entra, e vai à concorrência. Simples não??
                                            Não estou a defender ninguem, mas a mania das generalizações tem muito que se diga.
                                            Só pa tomar nota se quiser, vendo-lhe a água de 0,5l a 1,25€. Se ao lado encontrar a 1 €, faça bom proveito.
                                            Também pode ir ao Modelo e aí estará a 0.40€ sensivelmente.
                                            Ah, ok, aí tudo bem... desde que sejam decentes no trato, nada contra...

                                            Mas contam-se pelos dedos das mãos os restaurantes que têm a ementa afixada por fora...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                              Ah, ok, aí tudo bem... desde que sejam decentes no trato, nada contra...

                                              Mas contam-se pelos dedos das mãos os restaurantes que têm a ementa afixada por fora...
                                              Mas fique sabendo que é obrigatório o preçário estar visivel á entrada.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por silat Ver Post
                                                COUVERT=CORTESIA

                                                caso contrario quem quer pede... mais nada...

                                                Em todos os restaurantes que vou se me cobrarem as entradas que ja estavam na mesa e eu nao pedi considero como cortesia. Alias no meu jantar de aniversario deixei no restaurante O Alves em Leça uma reclamaçao com esse mesmo fundamento.

                                                Carissimo deixe que lhe diga uma coisa, no meu estabelecimento se por acaso me atrasar de pôr as entradas tenho clientes que até estranham, e fazem-me sinal que querem "morder", tenho uma boa relação interpessoal com grande parte deles, quando estou de casa cheia eles proprios dirigem-se ao local onde tenho as entradas e tiram o que querem e depois dizem-me o que tiraram para eu fazer a conta, deve ser estranho para si isto acontecer não??
                                                Já agora como referi se algum dia o vier a servir e quiser reclamar por uma situação destas, terei todo o gosto em facultar-lhe o livro de reclamações para uma reclamação do género, (pois até hoje nunca levou nenhuma e já existia a casa muito antes da existência do Livro de Reclamações) mas o mais certo é mesmo pagar-lhe a refeição, mas garanto-lhe que nunca mais se senta lá.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Eu não vejo razão nenhuma para dúvidas. O comportamento correcto por parte dos restaurantes, isto é, dos 90% ou mais restaurantes em que a couvert não é gratuita, deve ser sempre colocar o preço descriminado da couvert no menu, e perguntar sempre se o Cliente deseja couvert. Tão simples quanto isto.
                                                  Colocar a couvert na mesa sem perguntar nada, omitir o preço das coisas no menu, ou colocar o preço de modo pouco claro (como aquele exemplo do pão que é X, mas se estiverem 4 na mesa já é Xx4) e coisas do mesmo género é um desrespeito pelo Cliente. Nesse tipo de restaurantes eu só entro uma vez, que é a primeira. É que nem me preocupo nada! Há tantos restaurantes por aí! Alternativas não faltam!
                                                  Editado pela última vez por Axxantis; 21 February 2008, 21:48.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                                                    Voçês alto lá...Não ponha tudo no mesmo saco.
                                                    Todos os estabelecimentos têm a porta aberta, se o preçário se não lhe agradar simplesmente não entra, e vai à concorrência. Simples não??
                                                    Não estou a defender ninguem, mas a mania das generalizações tem muito que se diga.
                                                    Só pa tomar nota se quiser, vendo-lhe a água de 0,5l a 1,25€. Se ao lado encontrar a 1 €, faça bom proveito.
                                                    Também pode ir ao Modelo e aí estará a 0.40€ sensivelmente.
                                                    ainda esta semana comprei um Garrafão de agua de 5 Litros no lidl e reparei q custou 40 centimos!!! A 1 coisa q veio na minha cabeça foi de facto os rest, bares, cobrarem uma garrafinha de agua por 1€ ou mais, o mesmo q passa com os refrigerantes

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Basta acontecer uma vez cobrarem-me o que quer que seja que não tenha consumido e não volto lá...


                                                      Lido muito bem com isso... reclamo, pago a quantia certa, não dou gorja, e não volto... NUNCA!


                                                      Então quando me dão respostas do tipo "ah, a registadora regista automaticamente o couvert, desculpe"... é de rir! Pergunto sempre "e que culpa tenho eu?"


                                                      E quando me cobram 1€ por um pão, fico doente

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                                                        Mas fique sabendo que é obrigatório o preçário estar visivel á entrada.
                                                        Acho que toda a gente sabe...

                                                        menos os proprietários dos restaurantes...





                                                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                        E quando me cobram 1€ por um pão, fico doente
                                                        E essa também! Não será ilegal? O preço do pão não é fixo?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                                                          Carissimo deixe que lhe diga uma coisa, no meu estabelecimento se por acaso me atrasar de pôr as entradas tenho clientes que até estranham, e fazem-me sinal que querem "morder", tenho uma boa relação interpessoal com grande parte deles, quando estou de casa cheia eles proprios dirigem-se ao local onde tenho as entradas e tiram o que querem e depois dizem-me o que tiraram para eu fazer a conta, deve ser estranho para si isto acontecer não??
                                                          Já agora como referi se algum dia o vier a servir e quiser reclamar por uma situação destas, terei todo o gosto em facultar-lhe o livro de reclamações para uma reclamação do género, (pois até hoje nunca levou nenhuma e já existia a casa muito antes da existência do Livro de Reclamações) mas o mais certo é mesmo pagar-lhe a refeição, mas garanto-lhe que nunca mais se senta lá.
                                                          Não, por acaso não acho estranho. Senão vejamos o que me está a dizer e que os seus clientes só pagam aquilo que explicitamente pediram...até se levantam para ir buscar e tudo....Afinal de contas ate parece que estamos de acordo. E neste tópico não estamos a discutir "situações dessas". Estamos a discutir situaçoes em que as entradas já estão dispostas na mesa quando o cliente chega e nao entradas "a pedido"... Desde já aproveito para lhe desejar a continuação da maior sorte para o seu restaurante.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por silat Ver Post
                                                            Não, por acaso não acho estranho. Senão vejamos o que me está a dizer e que os seus clientes só pagam aquilo que explicitamente pediram...até se levantam para ir buscar e tudo....Afinal de contas ate parece que estamos de acordo. E neste tópico não estamos a discutir "situações dessas". Estamos a discutir situaçoes em que as entradas já estão dispostas na mesa quando o cliente chega e nao entradas "a pedido"... Desde já aproveito para lhe desejar a continuação da maior sorte para o seu restaurante.
                                                            Agradeço a sorte que me desejou , desde já um muito obrigado.
                                                            O que estou a dizer é que os restaurantes na sua grande maioria quando os clientes se sentam têm por hábito por qualquer coisa, até chegar o prato principal, não por cortesia mas por um serviço que presta, a realidade que vivo no dia-dia, reflecte que 95% dos meus clientes come sempre qualquer coisa antes do prato. Agora se falarmos em restaurantes que vêm com uma travessa cheia de entradas e se comerem um pouco de presunto por exemplo pagarem tudo o que está na travessa não. Os clientes pagam o que consomem, se não consumiram, quando chega a comida levantam-se as entradas. por norma ofereço os aperitivos tipo martini\moscatel, e os digestivos. wisky, beirão aguardente etc. Mesmo que os clientes peçam, pois estão a pedir e eu ofereço (politica da casa). Só em ofertas deste tipo no final do ano gasta-se entre 35.000 a 40.000 €.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                                                              Agradeço a sorte que me desejou , desde já um muito obrigado.
                                                              O que estou a dizer é que os restaurantes na sua grande maioria quando os clientes se sentam têm por hábito por qualquer coisa, até chegar o prato principal, não por cortesia mas por um serviço que presta, a realidade que vivo no dia-dia, reflecte que 95% dos meus clientes come sempre qualquer coisa antes do prato. Agora se falarmos em restaurantes que vêm com uma travessa cheia de entradas e se comerem um pouco de presunto por exemplo pagarem tudo o que está na travessa não. Os clientes pagam o que consomem, se não consumiram, quando chega a comida levantam-se as entradas. por norma ofereço os aperitivos tipo martini\moscatel, e os digestivos. wisky, beirão aguardente etc. Mesmo que os clientes peçam, pois estão a pedir e eu ofereço (politica da casa). Só em ofertas deste tipo no final do ano gasta-se entre 35.000 a 40.000 €.
                                                              Onde é que é mesmo o restaurante?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X