Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aplicação da Lei - Pagar ou não o "couvert"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
    ainda esta semana comprei um Garrafão de agua de 5 Litros no lidl e reparei q custou 40 centimos!!! A 1 coisa q veio na minha cabeça foi de facto os rest, bares, cobrarem uma garrafinha de agua por 1€ ou mais, o mesmo q passa com os refrigerantes
    Sabes claramente que um garrafão de água tem um preço e uma garrafa de 0,5 tem outro.

    Já agora qual a água que compraste? 0,4€ por 5L certo? Marca?

    É que as pessoas as vezes não ligam nenhuma, mas há águas e águas! Anda por ai uma "Bonasera" ou lá o que é que é do grupo da coca-cola e vejam quando sódio é que a água tem e depois comparem com uma do luso!

    1,5L de água do luso custam por norma entre 0.35€ a 0.40€ num super! As garrafas de 0,33 custam cerca de 0,25€.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
      Agradeço a sorte que me desejou , desde já um muito obrigado.
      O que estou a dizer é que os restaurantes na sua grande maioria quando os clientes se sentam têm por hábito por qualquer coisa, até chegar o prato principal, não por cortesia mas por um serviço que presta, a realidade que vivo no dia-dia, reflecte que 95% dos meus clientes come sempre qualquer coisa antes do prato. Agora se falarmos em restaurantes que vêm com uma travessa cheia de entradas e se comerem um pouco de presunto por exemplo pagarem tudo o que está na travessa não. Os clientes pagam o que consomem, se não consumiram, quando chega a comida levantam-se as entradas. por norma ofereço os aperitivos tipo martini\moscatel, e os digestivos. wisky, beirão aguardente etc. Mesmo que os clientes peçam, pois estão a pedir e eu ofereço (politica da casa). Só em ofertas deste tipo no final do ano gasta-se entre 35.000 a 40.000 €.
      Eu por norma não como entradas, normalmente apenas o pão...
      E prefiro que perguntem se quero alguma coisa do que chegarem e sem perguntarem colocarem na mesma.

      Considero uma falta de respeito. Mas, ok aceito...

      Queria era saber, qual a norma que é usada na cobrança das entradas.
      Que entradas é que pagámos por inteiro mesmo só comendo uma pequena parte e que entradas é que se paga à unidade?

      É que no preçário esta situação não é clara.

      Cumps.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por mjm Ver Post
        Eu por norma não como entradas, normalmente apenas o pão...
        E prefiro que perguntem se quero alguma coisa do que chegarem e sem perguntarem colocarem na mesma.

        Considero uma falta de respeito. Mas, ok aceito...

        Queria era saber, qual a norma que é usada na cobrança das entradas.
        Que entradas é que pagámos por inteiro mesmo só comendo uma pequena parte e que entradas é que se paga à unidade?

        É que no preçário esta situação não é clara.

        Cumps.
        Norma?? Normalmente vem no preçário, o custo de uma manteiga, de um pão, queijo etc.
        Alguns servem mariscos ou presunto e afins, aí já deve ser á dose, ou ao peso, não tenho a certeza pois varia de caso para caso.

        Comentário


          #64
          Comer entradas sem pagar

          Ninguém é obrigado a pagar couvert se não o pedir, mesmo que o coma.
          A Associação Portuguesa de Direito do Consumo (APDC) alertou hoje que qualquer consumidor pode recusar pagar o couvert que habitualmente os restaurantes colocam na mesa dos clientes sem ser pedido, mesmo que seja consumido.

          (…)

          Se num restaurante colocarem a «entrada» na mesa sem o cliente a pedir, em circunstância alguma terá de a pagar, defende a APDC porque como o couvert lhe foi apresentado sem o ter pedido, poderá mesmo consumi-lo sem ter de o pagar, porque a lei a tal não obriga.

          (…)

          Segundo a Associação Portuguesa de Direito do Consumo, o DL 143/2001, de 26 de Abril, corrobora esse entendimento no seu artigo 29, ao consagrar que «é proibido o fornecimento ou a prestação de serviços ao consumidor que incluam um pedido de pagamento, sem que este os tenha previamente encomendado».”



          Hoje ao almoço vou fazer isto depois digo como correu.



          Comentário


            #65
            Se não apareceres, alguém não gostou da brincadeira e fez frango no churrasco.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por CapitaoIglo Ver Post
              Se não apareceres, alguém não gostou da brincadeira e fez frango no churrasco.

              Ou arroz de cabidela


              Se fosse dono de um restaurante não sei se ficava muito satisfeito com os clientes comerem e não pagarem!

              Comentário


                #67
                Acho que isso já andou por cá.

                No entanto, tem de haver bom-senso.

                Eu entendo a base da lei, se o cliente não pediu, pode ser oferta.
                Conheço restaurantes onde oferecem um digestivo com o café, ou um chocolate com o café, e não é pago (à parte).

                No entanto, faz parte já do habitual e da nossa cultura virem entradas para a mesa que se pagam se forem consumidas, logo, ainda que a lei possa estar do lado de quem come sem pagar, a moralidade não está.

                É um aproveitar da situação consciente.

                Comentário


                  #68
                  Estou curioso para ver o resultado disto...

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por bpacheco Ver Post
                    Estou curioso para ver o resultado disto...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por CapitaoIglo Ver Post

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por GALINHA Ver Post
                        Ninguém é obrigado a pagar couvert se não o pedir, mesmo que o coma.
                        A Associação Portuguesa de Direito do Consumo (APDC) alertou hoje que qualquer consumidor pode recusar pagar o couvert que habitualmente os restaurantes colocam na mesa dos clientes sem ser pedido, mesmo que seja consumido.

                        (…)

                        Se num restaurante colocarem a «entrada» na mesa sem o cliente a pedir, em circunstância alguma terá de a pagar, defende a APDC porque como o couvert lhe foi apresentado sem o ter pedido, poderá mesmo consumi-lo sem ter de o pagar, porque a lei a tal não obriga.

                        (…)

                        Segundo a Associação Portuguesa de Direito do Consumo, o DL 143/2001, de 26 de Abril, corrobora esse entendimento no seu artigo 29, ao consagrar que «é proibido o fornecimento ou a prestação de serviços ao consumidor que incluam um pedido de pagamento, sem que este os tenha previamente encomendado».”



                        Hoje ao almoço vou fazer isto depois digo como correu.



                        E um bocadinho de bom senso, que deve imperar perante uma Lei estúpida não?

                        O Dono do restaurante deve achar uma piada...

                        Diz o bom senso, que se não pagamos, não comemos e se não comemos não pagamos...

                        Mas pronto se te queres armar em "esperta" é lá contigo...

                        O que eventualmente vão conseguir com a "espertisse" é acabar com as entradas nos Restaurantes.


                        Já agora transcrevo uma parte do dito decreto-lei:

                        Artigo 29º Fornecimento de bens ou prestação de serviços não encomendados ou solicitados
                        1 - É proibido o fornecimento de bens ou a prestação de serviços ao consumidor que incluam um pedido de pagamento, sem que este os tenha previamente encomendado.
                        2 - O destinatário de bens ou de serviços recebidos sem que por ele tenham sido encomendados ou solicitados, ou que não constituam o cumprimento de qualquer contrato válido, não fica obrigado à sua devolução ou pagamento, podendo conservá-los a título gratuito.

                        Comentário


                          #72
                          deve ser bom é comer as entradas todas e depois nao querer mais nada e vir embora sem pagar

                          Comentário


                            #73
                            não precisas de pagar, eu ofereço

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por raioxpantera Ver Post
                              não precisas de pagar, eu ofereço

                              Muito bom

                              Isto agora é um autentico Zoo, sao porcos, sao galinhas ....

                              Comentário


                                #75
                                bem esta lei é mal feita tá na mesa o cliente serve-se paga!!!!
                                no ano passado tava num restaurante de um familiar entraram 4turistas pediram 4 sopas e comeram dep+ois tiram de 1 saco 1 garrafa de vinho do porto e zás abrem servem se dos copos!!!!
                                isto tá errado!!!!
                                ter um restaurante nos dias de hoje é muito dificil!!!!

                                Comentário


                                  #76
                                  Está errado o procedimento a fazer fé nas tuas palavras (das quais não duvido!).

                                  Porque noutros países é normal trazeres a tua garrafa de casa se assim o desejares chama-se a este conceito BYOB (Bring Your Own Bottle) felizmente por cá vai começando a ser possível fazê-lo. Não obstante o facto de se pagar um valor residual por "desrolhagem" a favor do estabelecimento.

                                  Abraços

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por vfsm Ver Post
                                    bem esta lei é mal feita tá na mesa o cliente serve-se paga!!!!
                                    no ano passado tava num restaurante de um familiar entraram 4turistas pediram 4 sopas e comeram dep+ois tiram de 1 saco 1 garrafa de vinho do porto e zás abrem servem se dos copos!!!!
                                    isto tá errado!!!!
                                    ter um restaurante nos dias de hoje é muito dificil!!!!
                                    em alguns restaurantes (selecionados naturalmente) já fui jantar com amigos, e um deles é tarado por vinhos e levou daqueles vinhos priceless, o restaurante apesar de não ter servido o vinho cobrou o valor do vinho mais barato da carta. É um procedimento normal, mas onde apenas alguns restaurantes aceitam, é quase como um código onde não se precisa de dizer nada, ambas as partes aceitam e concordam.

                                    o restaurante deveria ter cobrado o vinho aos "bifes"

                                    Comentário


                                      #78
                                      A lei pode ter intenções boas, mas tem uma aplicação horrivelmente péssima. As restaurantes deviam praticar aquilo que eles querem, desde que não viola as regras de higiene(aí sim, o Estado deve ser entidade reguladora de tal).

                                      Se começa a ver restaurantes que fazem questão de dizer que não cobram pelo couvert e atrai mais clientes que os outros sítios, os outros sítios vão mudar a sua estratégia porque não-lhes convenham ter a sala de jantar vazia.

                                      Agora, com o Estado a querer obrigar essa mudança, pode ser um autentico convite para os restaurantes "justificar" a subida dos seus preços no restante ementa. Geralmente, quando o Estado intervém em assuntos dessas, o resultado acaba de ser um bocado diferente do que era esperado.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                        Eu só pago aquilo que consumo.



                                        Embora ache piada ao texto do post, eu não tenho lata para afirmar que não pago as entradas, após as ter comido, e saber que não são oferta, mesmo tendo-me elas aparecido na mesa sem eu solicitar.



                                        É puro censo comum.


                                        Se não as quero pagar, simplesmente não lhes toco.


                                        É o que faço normalmente e nunca as paguei.


                                        Só as pago quando as como.




                                        Embora engraçado, esse texto para mim é apenas "chico-espertismo"...




                                        Todas as pessoas sabem que as entradas se pagam, se as comem, paguem e não bufem...


                                        Elas são colocadas na mesa, não forçadas "pela goela abaixo" pelos empregados do restaurante.
                                        Revejo-me totalmente nesta opinião!

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post
                                          Regra geral faço o mesmo, até porque não gosto de estar a comer com a "mesa atafulhada".

                                          Quando me esqueço e me facturam o que não comi, pura e simplesmente digo que não comi e não tenho nada que pagar.
                                          Também o faço dessa forma.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por vfsm Ver Post
                                            bem esta lei é mal feita tá na mesa o cliente serve-se paga!!!!
                                            no ano passado tava num restaurante de um familiar entraram 4turistas pediram 4 sopas e comeram dep+ois tiram de 1 saco 1 garrafa de vinho do porto e zás abrem servem se dos copos!!!!
                                            isto tá errado!!!!
                                            ter um restaurante nos dias de hoje é muito dificil!!!!
                                            não vejo qual é a complicação!

                                            as duas unicas coisas que se exigem do restaurante são:
                                            descrição do couvert na lista e respectivo preço
                                            uma ponta de bom senso e simpatia por parte dos empregados, que podem perguntar cordialmente se o cliente deseja entradas. até lhes fica bem!

                                            a partir do momento que o cliente diz que sim, PAGA! quer coma quer não, paga e acabou. cabe depois ao gerente do restaurante cobrar tudo ou apenas o que foi consumido, mas está em seu pleno direito de cobrar o couvert na integra.

                                            da mesma forma que estou no meu direito de não pagar caso não tenha solicitado couvert.
                                            tal como a lei diz, se não tem preço e não foi solicitado, é uma oferta da casa
                                            um pouco de senso comum diz-me (como cliente) que devo recusar o couvert quando mo poem na mesa e eu não quero, mas nada me obriga a tal já que é uma oferta.

                                            o bom senso impera, mas caso não haja bom senso (que é o mais comum), a lei não deixa margem para duvidas, seja quem for que esteja a reclamar.

                                            a mim faz-me mais confusão o pão vir num cesto e no fim o pão que não comi é posto noutra mesa. higiene....

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                              as duas unicas coisas que se exigem do restaurante são:
                                              descrição do couvert na lista e respectivo preço
                                              uma ponta de bom senso e simpatia por parte dos empregados, que podem perguntar cordialmente se o cliente deseja entradas. até lhes fica bem!
                                              E devia manter-se assim. Se cobram, articulam nas ementas e pronto. Depois, deixa o cliente decidir. So o restaurante não quer cobrar pelo couvert, então deixe-lhes fazer na sua livre vontade.

                                              Agora, a ideia que alguns aqui tem de ter um lei a obrigar os restaurantes(i.e. estabelecimentos PRIVADOS) as não cobrar pelo couvert, isso não. Não queria que o Estado me disse o que posso e não posso vender, porem, não vejo os donos dos restaurantes a gostar disso também.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Isto é tudo uma questão de bom senso, e por vezes não há de nenhuma das partes envolvidas.

                                                É ridículo um restaurante cobrar 3 ou 4 euros de couvert por cabeça quando mete 20 tipos de entrada na mesa e o cliente só toca no pão.

                                                Assim como é ridículo algumas pessoas terem a idéia de que podem comer o couvert à vontade e não têm de pagar nada, só porque está na lei!

                                                Haja bom senso!

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Muita gente aqui conheçe o Fondue na outra banda, ali em Palhais.

                                                  Quando la vamos, trazem logo uma bandeja enorme para a mesa. Presunto, gambas, saladas diversas, ovos etc etc etc...

                                                  Ali fica-se quase jantado...

                                                  O problema é encontrar o preço das coisas...

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                                                    Isto é tudo uma questão de bom senso, e por vezes não há de nenhuma das partes envolvidas.

                                                    É ridículo um restaurante cobrar 3 ou 4 euros de couvert por cabeça quando mete 20 tipos de entrada na mesa e o cliente só toca no pão.

                                                    Assim como é ridículo algumas pessoas terem a idéia de que podem comer o couvert à vontade e não têm de pagar nada, só porque está na lei!

                                                    Haja bom senso!
                                                    Tou de acordo. Mas, mais uma vez, os restaurantes cobram o couvert porque os clientes continuam a pagar por ele sem queixar. No momento que eles queixam ou, melhor ainda, procuram outros restaurantes que não cobram pelo couvert, a politica desse restaurante vai ter de mudar, a não ser que quer fechar as portas por falta de negócio.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                                                      Ou arroz de cabidela


                                                      Se fosse dono de um restaurante não sei se ficava muito satisfeito com os clientes comerem e não pagarem!
                                                      Originalmente Colocado por vfsm Ver Post
                                                      bem esta lei é mal feita tá na mesa o cliente serve-se paga!!!!
                                                      no ano passado tava num restaurante de um familiar entraram 4turistas pediram 4 sopas e comeram dep+ois tiram de 1 saco 1 garrafa de vinho do porto e zás abrem servem se dos copos!!!!
                                                      isto tá errado!!!!
                                                      ter um restaurante nos dias de hoje é muito dificil!!!!
                                                      Ainda gostava de saber quem é o xico-esperto no meio desta treta toda. Se o cliente que come e não paga o que lhe "ofereceram", se o dono do restaurante que "oferece" algo com o intuito de fazer subir a despesa ao cliente.

                                                      Como o bom-senso deve imperar, se eu não pedi, delicadamente recuso o couvert. Se me apetecer o couvert, escolho da lista, simples. E só para não arranjar complicações, pq depois reclamava, vinha a policia, o livro vermelho, etc etc e acabava por me xatear. Assim corta-se o mal pela raíz.

                                                      Mas tb posso dar uma de "xico-esperto" como alguns me iriam chamar, comer, e não pagar. Afinal de é oferta, não tenho que pagar, pelo que estou de acordo com a lei.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Acabei de vir do meu almoço , os srs muito simpáticos encheram a mesa com couverts , comi tudo .
                                                        Depois comi o almoço normal , no final quando veio a conta disse que não pagava o que não tinha pedido pois pensava que era oferta.
                                                        O homem foi falar com o patrão que ainda me veio pedir desculpas .

                                                        PS: Os couverts por curiosidade custavam 8 euros.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por GALINHA Ver Post
                                                          Acabei de vir do meu almoço , os srs muito simpáticos encheram a mesa com couverts , comi tudo .
                                                          Depois comi o almoço normal , no final quando veio a conta disse que não pagava o que não tinha pedido pois pensava que era oferta.
                                                          O homem foi falar com o patrão que ainda me veio pedir desculpas .

                                                          PS: Os couverts por curiosidade custavam 8 euros.

                                                          não acho correcta a tua atitude, mas cada um sabe de si ;)

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                                            Muita gente aqui conheçe o Fondue na outra banda, ali em Palhais.

                                                            Quando la vamos, trazem logo uma bandeja enorme para a mesa. Presunto, gambas, saladas diversas, ovos etc etc etc...

                                                            Ali fica-se quase jantado...

                                                            O problema é encontrar o preço das coisas...
                                                            Se não vem bem explicito na carta, pergunto se é oferta.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Existe pessoas que não têm a minima noção do que é trabalhar no atendimento ao público e particularmente na área da restauração então nem se fala...

                                                              Lê-se aqui cada coisa que até mete dó, e reflecte um pouco a mediocridade de certas pessoas...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X