Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Transferência de crédito habitação

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Bem leio tanta opinião que já nem sei o que fazer...

    Uns dizem me que não vale a pena encurtar o prazo... outros que vale a pena.... não sei mesmo

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
      Bem leio tanta opinião que já nem sei o que fazer...

      Uns dizem me que não vale a pena encurtar o prazo... outros que vale a pena.... não sei mesmo
      Tudo depende dos € disponiveis. Se tiveres alguns € e não tiveres uma aplicação q te renda mais do q pagas de juros vale sp a pena ir amortizando.

      Para inicio de vida mais vale fezer pelos prazos máximos pois nada perdes. Por um lado andas menos apertado de finanças e por outro se a vida correr bem podes diminuir o tempo à vontade.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
        Bem leio tanta opinião que já nem sei o que fazer...

        Uns dizem me que não vale a pena encurtar o prazo... outros que vale a pena.... não sei mesmo
        Se conseguem suportar a prestação actual então não mudes o prazo, uma vez que ao ser diminuido o spread a prestação vai reduzir significativamente e até voltares a pagar o valor actual ainda é preciso que a euribor suba bastante dado que o teu spread actual de 1,9 % é mesmo para rir, mas de tristeza, tu é que andaste distraido porque esse spread não se usa há muito tempo.
        Quanto ás subidas da Euribor penso (diz-me quem sabe disto, e muito) que tenderá a estabilizar nos próximos tempos (assim o espero).

        Um abraço.

        Comentário


          #94
          Tal como já foi dito.

          Os prazos 'grandes' servem os bancos, já que se pagam mais juros nos primeiros 10/20 anos, e isso joga a favor deles, mesmo amortizando fica sempre mais caro do que os prazos mais curtos.

          Mas isso tem que ser decidido em base no que se pode suportar. Acho que se podes suportar os prazos mais curtos e ir amortizando na mesma (pouco que seja) todos os anos compensa mais do que ter prazos 'alargados'.

          Este é o meu ponto de vista. Optei por 30 anos em vez dos 40. Primeiro para ter um spread mais baixo e depois como tenho amortizado (felizmente) alguma coisa todos os anos as subidas dos juros para mim têm-se traduzido em descidas na taxa.

          Tal como o braga68 sou da opinião que se conseguem suportar a prestação e como o spread vai descer eu não mexia no prazo a não ser que necessitasse mesmo da diferença na prestação.

          Comentário


            #95
            Mas eu não ia mexer no prazo para mais anos, eu se mexesse no prazo era para menos anos, visto que tenho o emprestimo a 50 anos e iria passar para os 40.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
              Mas eu não ia mexer no prazo para mais anos, eu se mexesse no prazo era para menos anos, visto que tenho o emprestimo a 50 anos e iria passar para os 40.


              A situação é a seguinte, vê as duas simulações de 40 anos e 50 anos...

              Vê o valor de cada prestação, olha para o valor dessa simulação se subir 1% e compara os valores.

              Se achas que a diferença de valores não te vai fazer falta, então opta pelos 40.
              Se achas que com o valor da diferença podes usar para outros fins, tipo pagar seguros e outros, então opta pelo prazo mais longo.

              Como já disse e repito,só se paga muito mais juros em 50 do que em 40, se formos pagar a casa durante esses mesmos 50 anos.
              Se pagares a casa antes de terminar o prazo, a diferença não é muita.

              A grande diferença de juros está no valor a pedir, aqui sim, nota-se no imediato uma diferença nos juros que se vão pagando.
              O prazo não altera muito.

              Agora tu é que tens de analisar a tua situação...

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                A situação é a seguinte, vê as duas simulações de 40 anos e 50 anos...

                Vê o valor de cada prestação, olha para o valor dessa simulação se subir 1% e compara os valores.

                Se achas que a diferença de valores não te vai fazer falta, então opta pelos 40.
                Se achas que com o valor da diferença podes usar para outros fins, tipo pagar seguros e outros, então opta pelo prazo mais longo.

                Como já disse e repito,só se paga muito mais juros em 50 do que em 40, se formos pagar a casa durante esses mesmos 50 anos.
                Se pagares a casa antes de terminar o prazo, a diferença não é muita.

                A grande diferença de juros está no valor a pedir, aqui sim, nota-se no imediato uma diferença nos juros que se vão pagando.
                O prazo não altera muito.

                Agora tu é que tens de analisar a tua situação...

                Ok obrigado mjm.

                Eu vou ver novamente as duas simulações e vou ver qual das duas me parece melhor. Á hora de almoço quando for a casa deixo aqui a diferença de valores de uma para a outra.

                Abraço.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                  Naturalmente que se vais pagar um empréstimo efectivamente em 50 anos, pagarás mais juros do que em 40...

                  Quando falo em prazo máximo, refiro-me a uma pessoa - que é o meu caso - que pretenda pagar o casa em muito menos tempo.

                  No meu caso, prefiro pagar menos dinheiro agora, alargando o prazo, do que estar a pagar prestações mais altas e pagar em menos tempo...

                  A grande parte dos juros não é influenciada pelo duração do empréstimo, mas sim pelo montante em dívida...

                  Se comparares um empréstimo de 50 anos e outro de 40 anos e fores ver os juros que pagas ao fim de 20 anos, verás que não há muita diferença...

                  Falo isto porque tenho um simulador do excel que me permitiu fazer estas contas, não sei se é o teu caso...
                  o meu caso é formaçao em economia, nao estive a fazer cálculos com exemplos nem nada disso.

                  o prazo tem mais influencia do que tu pensas porque ao nao amortizar o capital na realidade o que estás a fazer é quase pagar um arrendamento da tua própria casa ao banco. Aliás nos piores empréstimos possíveis, que sao os com período de carencia (só se paga juros nos primeiros 2 ou 3 anos para ter uma prestaçao baixinha) na realidade o que estao a fazer é a arrendar a casa que pensam que é sua. ERRO!!! a casa é do banco até ao pagamento final do empréstimo.

                  Se escolherem um empréstimo a 50 anos porque vao poupar para amortizar o empréstimo antecipadamente tenham em conta que por ser um empréstimo por prazo alargado o capital a amortizar (quando tens poupanças para isso, ao fim de 2 ou 3 anos) vai ser maior do que noutro de prazo mais curto. Porque a prestaçao é usada para pagar quase exclusivamente juros e nao abateste quase nada ao capital em dívida. Provavelmente com o esforço que fizeste de poupança podias ter uma prestaçao mais alta que te permitisse amortizar mensalmente a tua dívida reduzindo assim os juros pagos e o custo final total do empréstimo.

                  Os bancos ganham dinheiro com juros e o juro total é tanto maior quanto maior for o prazo. Quanto mais os bancos ganham, mais vocês perdem....

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Duro Ver Post
                    o meu caso é formaçao em economia, nao estive a fazer cálculos com exemplos nem nada disso.

                    o prazo tem mais influencia do que tu pensas porque ao nao amortizar o capital na realidade o que estás a fazer é quase pagar um arrendamento da tua própria casa ao banco. Aliás nos piores empréstimos possíveis, que sao os com período de carencia (só se paga juros nos primeiros 2 ou 3 anos para ter uma prestaçao baixinha) na realidade o que estao a fazer é a arrendar a casa que pensam que é sua. ERRO!!! a casa é do banco até ao pagamento final do empréstimo.

                    Se escolherem um empréstimo a 50 anos porque vao poupar para amortizar o empréstimo antecipadamente tenham em conta que por ser um empréstimo por prazo alargado o capital a amortizar (quando tens poupanças para isso, ao fim de 2 ou 3 anos) vai ser maior do que noutro de prazo mais curto. Porque a prestaçao é usada para pagar quase exclusivamente juros e nao abateste quase nada ao capital em dívida. Provavelmente com o esforço que fizeste de poupança podias ter uma prestaçao mais alta que te permitisse amortizar mensalmente a tua dívida reduzindo assim os juros pagos e o custo final total do empréstimo.

                    Os bancos ganham dinheiro com juros e o juro total é tanto maior quanto maior for o prazo. Quanto mais os bancos ganham, mais vocês perdem....

                    Eu falo com simulações do excel e cálculos de várias simulações de prazos, comparando os juros e amortizações, daí ter uma ideia daquilo que falo.

                    Naturalmente que quanto menos tempo se paga, mais a amortização.
                    Agora, para quem está em inicio de vida e precisa ou pensa precisar de dinheiro, alargar o prazo é uma vantagem.

                    A diferença de juros no total é pequena.
                    Isto se se amortizar a casa antes de completar o prazo.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Duro Ver Post
                      o meu caso é formaçao em economia, nao estive a fazer cálculos com exemplos nem nada disso.

                      o prazo tem mais influencia do que tu pensas porque ao nao amortizar o capital na realidade o que estás a fazer é quase pagar um arrendamento da tua própria casa ao banco. Aliás nos piores empréstimos possíveis, que sao os com período de carencia (só se paga juros nos primeiros 2 ou 3 anos para ter uma prestaçao baixinha) na realidade o que estao a fazer é a arrendar a casa que pensam que é sua. ERRO!!! a casa é do banco até ao pagamento final do empréstimo.

                      Se escolherem um empréstimo a 50 anos porque vao poupar para amortizar o empréstimo antecipadamente tenham em conta que por ser um empréstimo por prazo alargado o capital a amortizar (quando tens poupanças para isso, ao fim de 2 ou 3 anos) vai ser maior do que noutro de prazo mais curto. Porque a prestaçao é usada para pagar quase exclusivamente juros e nao abateste quase nada ao capital em dívida. Provavelmente com o esforço que fizeste de poupança podias ter uma prestaçao mais alta que te permitisse amortizar mensalmente a tua dívida reduzindo assim os juros pagos e o custo final total do empréstimo.

                      Os bancos ganham dinheiro com juros e o juro total é tanto maior quanto maior for o prazo. Quanto mais os bancos ganham, mais vocês perdem....


                      Atenção que a Euribor não é lucro do banco!!!! Apenas o Spread e outras comissões associadas!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                        [/b]

                        Atenção que a Euribor não é lucro do banco!!!! Apenas o Spread e outras comissões associadas!

                        Penso não ser totalmente assim, mas quase...
                        A euribor é taxa de juro com que os bancos que tem acesso a ela emprestam dinheiro uns aos outros.

                        Naturalmente que os bancos precisam de dinheiro e, portanto, tem de se financiar.
                        Mas, acho que nem todo o dinheiro dos empréstimos que os bancos concedem devem de vir um financiamento do exterior, daí que parte desse dinheiro pode, eventualmente, ser financiado de outras maneiras, tipo dinheiro próprio e nestes caos, para além do spread pode haver mais margem.

                        Aliás, com a subida da euribor, não foi por acaso que os bancos começaram a baixar os spreads, penso que se deveu também ao aumento destas margens...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                          O ideal é nem pedir CH....
                          É óbvio que em 20 anos amortizas muito mais em cada prestação do que em 40...mas a prestação tb é muito mais elevada!!!!
                          Tudo depende do €€€ que se tem, da casa que se quer comprar, da taxa de esforço e em última análise da relação que cada um tem com o dinheiro!!!!

                          eu acho que a diferença é um bocado psicológica.

                          penso que as pessoas gostam de ter uma prestaçao aparentemente baixa com a possibilidade e esperança de fazer amortizaçoes periódicas que permitam pagar o empréstimo antes de tempo.

                          Ora bem, para fazer isso é necessário ter capacidade de poupança, se temos capacidade de poupança se calhar podemos suportar uma prestaçao um pouco mais alta e portanto um prazo mais curto.... O esforço mensal se calhar até é igual, o efeito psicológico é que é pior.

                          Exemplo: prestaçao de 600 euros mensais vs prestaçao de 500 euros + 100 de poupança "obrigatória" para poder amortizar ao fim de algum tempo. Ou seja, todos os meses têm de dedicar 600 euros ao empréstimo quer seja directamente na prestaçao ou na prestaçao+ mealheiro...

                          ou seja a decisao acaba por ser entre uma amortizaçao mensal incluida numa prestaçao mais elevada ou uma amortizaçao anual ou bi-anual com uma prestaçao um pouco mais suave. Diferenças: no segundo caso o prazo é mais alargado portanto os juros pagos sao mais elevados, isto só tem sentido financeiro se conseguirmos uma aplicaçao financeira para as nossas poupanças que superem os juros pagos no empréstimo (euribor+spread+etc) e sinceramente tal como está o mercado é preciso ter um pouco de cabeça e dedicaçao para conseguir esse tipo de rentabilidade, especialmente se pagam 1.9 de spread....

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Duro Ver Post
                            ...

                            Exemplo: prestaçao de 600 euros mensais vs prestaçao de 500 euros + 100 de poupança "obrigatória" para poder amortizar ao fim de algum tempo....
                            Mas estes 100e não serão só amortização?

                            No caso de 600e parte dos 100e não serão tb juros...??

                            percebo pouco deste tema... :s

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                              Eu falo com simulações do excel e cálculos de várias simulações de prazos, comparando os juros e amortizações, daí ter uma ideia daquilo que falo.

                              Naturalmente que quanto menos tempo se paga, mais a amortização.
                              Agora, para quem está em inicio de vida e precisa ou pensa precisar de dinheiro, alargar o prazo é uma vantagem.

                              A diferença de juros no total é pequena.
                              Isto se se amortizar a casa antes de completar o prazo.
                              Tambem existe um factor a ter em conta, o credito a habitação é o credito mais barato que se consegue, logo só compensa amortiza-lo depois de amortizar todos os outros que se tenha.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                                [/B]

                                Atenção que a Euribor não é lucro do banco!!!! Apenas o Spread e outras comissões associadas!
                                mas alguém disse isso?

                                como é que um banco ganha dinheiro com os juros?

                                o banco ganha com a diferença entre aquilo que paga de juro aos seus clientes e aquilo que lhes cobra também em juros (vamos deixar comissoes e outras coisas fora da equaçao)

                                um depósito à ordem ou a prazo quanto é que pode render ao ano? taxa bruta entre 0... e uns 3 ou 4% (há depósitos melhores mas nada de especial) a tx depois de impostos é ainda menor.

                                como a euribor está a 4,xxx somando entre 0,3 e 1,xxx de spread as contas nao sao muito complicadas...

                                portanto se vocês preferem pagar juros de 5% e variáveis durante 50 anos sobre a vossa dívida e fazer poupanças que rendem uns 4% brutos anuais para depois ir amortizando.... entao encaixam no perfil de cliente preferido pelos bancos

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                  Tambem existe um factor a ter em conta, o credito a habitação é o credito mais barato que se consegue, logo só compensa amortiza-lo depois de amortizar todos os outros que se tenha.
                                  Exacto.
                                  Dai que para quem após a compra da casa pense em ter outros créditos, pode compensar ter a prestação mais baixa.

                                  Depende sempre de cada um.

                                  Comentário


                                    Quanto mais vocês falam, mais confuso eu fico...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por bbaixo Ver Post
                                      Mas estes 100e não serão só amortização?

                                      No caso de 600e parte dos 100e não serão tb juros...??

                                      percebo pouco deste tema... :s
                                      há uma parte que é juros evidentemente, mas essa parte é tanto menor quanto menor for o prazo do empréstimo basicamente porque o prazo do empréstimo é o tempo que demoras a devolver o capital ao banco. Se devolves o capital ao banco em menos tempo quer dizer que a proporçao de amortizaçao tem de ser necessariamente maior quanto menor for o prazo.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                        Tambem existe um factor a ter em conta, o credito a habitação é o credito mais barato que se consegue, logo só compensa amortiza-lo depois de amortizar todos os outros que se tenha.
                                        é teoricamente mais barato mas na realidade nao é assim.

                                        mais uma vez o prazo...

                                        quem inclui por exemplo o carro novo no crédito pedido pela casa porque a tx de juro é muito baixinha está na realidade a pagar o carro a 30 anos.

                                        ou seja em vez de pagar (atençao, valores inventados) de juros 10% ao ano durante 5 anos, paga 5% ao ano durante 30 anos....

                                        eu nao tenho dúvidas de qual seria a minha opçao...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                          A diferença de juros no total é pequena.
                                          Isto se se amortizar a casa antes de completar o prazo.
                                          estas duas ideias sao quase mutuamente exclusivas....apesar de se complementarem muito bem

                                          A primeira frase é errada. O total de juros entre um empréstimo a 40 anos e o mesmo empréstimo a 50 anos é bastante significativa, para um de 30 a 50 ainda pior...

                                          precisamente porque a diferença de juros totais nao é nada pequena é que te vês obrigado a amortizar a casa antes de completar o prazo!!!! caso contrário pagas uma barbaridade de juros (estilo 3 x o valor da casa)

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                            Quanto mais vocês falam, mais confuso eu fico...

                                            se podes manter a tua prestaçao actual de CH e antecipando subidas da tx euribor durante o próximo ano, isto é, se estás confortável com a tua prestaçao actual e podes suportar sem demasiados sacrificios eventuais subidas da tx base, aproveita a diferença no spread para reduzir ao máximo o prazo do empréstimo.

                                            depois daqui por 30 anos podes vir aqui agradecer os milhares de euros que poupaste

                                            Comentário


                                              Existem uma série de critérios a que o CH terá que dar resposta, em funçaõ do perfil do cliente, tentando conciliar os seus interesses com os do banco...pois porque o objectivo é o lucro (não o é em todos os sectores de actividade?).
                                              O prazo é relativo...depende, tal como já dito, do perfil de investidor do cliente (depósitos a prazo é para esquecer), de quanto tempo pensa ficar com a casa, da situação profissional e obviamente dos rendimentos e das possiveis perspectivas de evolução que possa ter....não +e por acaso que muitos casamentos e uniões são feitas a pensar apenas neste propósito!!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Duro Ver Post
                                                é teoricamente mais barato mas na realidade nao é assim.

                                                mais uma vez o prazo...

                                                quem inclui por exemplo o carro novo no crédito pedido pela casa porque a tx de juro é muito baixinha está na realidade a pagar o carro a 30 anos.

                                                ou seja em vez de pagar (atençao, valores inventados) de juros 10% ao ano durante 5 anos, paga 5% ao ano durante 30 anos....

                                                eu nao tenho dúvidas de qual seria a minha opçao...
                                                Comprar carro em 30 anos é um absurdo (claro que há quem o faça, mas não o deixa de ser por isso)
                                                Não estava a pensar nesses termos mas sim em quem acumula credito habitação , credito pessoal , credito automovel , etc. quando tem verba disponivel deve optar por amortizar os mais caros
                                                Editado pela última vez por koluirty; 24 August 2007, 10:56.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                                  Comprar carro em 30 anos é um absurdo (claro que há quem o faça, mas não o deixa de ser por isso)
                                                  Não estava a pensar nesses termos mas sim em quem acumula credito habitação , credito pessoal , credito automovel , etc. quando tem verba disponivel deve optar por amortizar os mais caros
                                                  eu percebi isso

                                                  apenas estava a realçar o facto de nem sempre ser mais vantajoso eliminar o empréstimo que tem juros mais altos. Depende de cada caso. e a tx de juro nominal pode ser enganadora

                                                  Eu penso que prefiriria manter a prestaçao do crédito automóvel e tentar amortizar o da casa.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Duro Ver Post
                                                    eu acho que a diferença é um bocado psicológica.

                                                    penso que as pessoas gostam de ter uma prestaçao aparentemente baixa com a possibilidade e esperança de fazer amortizaçoes periódicas que permitam pagar o empréstimo antes de tempo.

                                                    Ora bem, para fazer isso é necessário ter capacidade de poupança, se temos capacidade de poupança se calhar podemos suportar uma prestaçao um pouco mais alta e portanto um prazo mais curto.... O esforço mensal se calhar até é igual, o efeito psicológico é que é pior.

                                                    Exemplo: prestaçao de 600 euros mensais vs prestaçao de 500 euros + 100 de poupança "obrigatória" para poder amortizar ao fim de algum tempo. Ou seja, todos os meses têm de dedicar 600 euros ao empréstimo quer seja directamente na prestaçao ou na prestaçao+ mealheiro...

                                                    ou seja a decisao acaba por ser entre uma amortizaçao mensal incluida numa prestaçao mais elevada ou uma amortizaçao anual ou bi-anual com uma prestaçao um pouco mais suave. Diferenças: no segundo caso o prazo é mais alargado portanto os juros pagos sao mais elevados, isto só tem sentido financeiro se conseguirmos uma aplicaçao financeira para as nossas poupanças que superem os juros pagos no empréstimo (euribor+spread+etc) e sinceramente tal como está o mercado é preciso ter um pouco de cabeça e dedicaçao para conseguir esse tipo de rentabilidade, especialmente se pagam 1.9 de spread....

                                                    Vou dar um exemplo:
                                                    vamos supor que com a spread e euribor, temos uma taxa a pagar de 5% que seria constante durante todo o prazo.

                                                    consideremos um empréstimo de 100 000€ e agora dois prazos e vejamos quanto se pagou nos primeiros vinte anos de empréstimo:


                                                    Prazo de 40 anos/prestação = 482,20

                                                    Ao fim de 20 anos: Amortização = 16 759,37
                                                    Juros pagos = 41 104,22


                                                    Prazo de 50 anos/prestação = 454,14
                                                    Ao fim de 20 anos: Amortização = 9 583,54
                                                    Juros pagos = 44 913,11

                                                    Diferenças (40 anos - 50 anos)
                                                    • 1ª prestação
                                                    Prestação = 482,20 (40 anos) 454,14 (50 anos)
                                                    Amortização = menos 37,63
                                                    Juros = 0 (pagas exactamente os mesmos juros)
                                                    • Ao fim de 20 anos
                                                    Prestações = 3 366,94 (14,03€/mês)
                                                    Amortização = - 3 808,89
                                                    Juros = 3 366,94 (15,87€/mês)


                                                    Ou seja, pagas mais 15,87€ por mês em juros, mas pagas menos 14,03€ por mês.
                                                    Agora supões que esses 14,03€ que seria uma reserva são aplicados em depósitos de taxa 3,5%.

                                                    Vês que a diferença é nula.
                                                    Isto sem contar com a inflação, pois ao fim de 20 anos esta diferença será ainda menor.

                                                    Foram estes cálculos que me fizeram optar por um prazo mais longo e ficar com mais um pouco de folga.
                                                    Atenção que tenciono pagar a casa bem antes do prazo...

                                                    Editado pela última vez por mjm; 24 August 2007, 11:07.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                                      Vou dar um exemplo:
                                                      vamos supor que com a spread e euribor, temos uma taxa a pagar de 5% que seria constante durante todo o prazo.

                                                      consideremos um empréstimo de 100 000€ e agora dois prazos e vejamos quanto se pagou nos primeiros vinte anos de empréstimo:


                                                      Prazo de 40 anos/prestação = 482,20

                                                      Ao fim de 20 anos: Amortização = 16 759,37
                                                      Juros pagos = 41 104,22


                                                      Prazo de 50 anos/prestação = 454,14
                                                      Ao fim de 20 anos: Amortização = 9 583,54
                                                      Juros pagos = 44 913,11

                                                      Diferenças (40 anos - 50 anos)
                                                      • 1ª prestação
                                                      Prestação = 482,20 (40 anos) 454,14 (50 anos)
                                                      Amortização = menos 37,63
                                                      Juros = 0 (pagas exactamente os mesmos juros)
                                                      • Ao fim de 20 anos
                                                      Prestações = 3 366,94 (14,03€/mês)
                                                      Amortização = - 3 808,89
                                                      Juros = 3 366,94 (15,87€/mês)


                                                      Ou seja, pagas mais 15,87€ por mês em juros, mas pagas menos 14,03€ por mês.
                                                      Agora supões que esses 14,03€ que seria uma reserva são aplicados em depósitos de taxa 3,5%.

                                                      Vês que a diferença é nula.
                                                      Isto sem contar com a inflação, pois ao fim de 20 anos esta diferença será ainda menor.

                                                      Foram estes cálculos que me fizeram optar por um prazo mais longo e ficar com mais um pouco de folga.
                                                      Atenção que tenciono pagar a casa bem antes do prazo...

                                                      Vou assumir que os teus cálculos sao correctos. (já vi que nao sao porque estao para 10 anos e nao 20)

                                                      nao percebo como é que na primeira prestaçao pagas exactamente o mesmo de juros mas pronto.

                                                      concentra-te nos primeiros valores que colocas aí os do resumo ao fim de 20 anos:


                                                      Prazo de 40 anos/prestação = 482,20

                                                      Ao fim de 20 anos: Amortização = 16 759,37
                                                      Juros pagos = 41 104,22


                                                      Prazo de 50 anos/prestação = 454,14
                                                      Ao fim de 20 anos: Amortização = 9 583,54
                                                      Juros pagos = 44 913,11

                                                      o total pago em cada caso ao fim de 10 anos é de: 40 anos = 57 864 e para o de 50 anos= 54496.8

                                                      se nesse momento quiseres pagar a totalidade do empréstimo tens de pagar no caso de 40 anos (100 000-16 759.37) = 83240.63
                                                      e no caso de 50 anos (100 000 - 9 583,54) = 90 416.46

                                                      ou seja, os 57 864 - 54496 = 3368 que "poupaste" na prestaçao têm de compensar em 10 anos os 90 416.46 - 83 240.63= 7175.83 que tens de pagar pela diferença de capital amortizado 7175.83/3368= 2.13... ou seja em 10 anos tens de mais do que duplicar a tua poupança para igualar o facto de pagar num prazo mais alargado... seria uma rentabilidade de uns 10% ano (contas mal feitas... eu sei, falta a capitalizaçao)

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Duro Ver Post
                                                        Vou assumir que os teus cálculos sao correctos. (já vi que nao sao porque estao para 10 anos e nao 20)

                                                        nao percebo como é que na primeira prestaçao pagas exactamente o mesmo de juros mas pronto.

                                                        concentra-te nos primeiros valores que colocas aí os do resumo ao fim de 20 anos:


                                                        Prazo de 40 anos/prestação = 482,20

                                                        Ao fim de 20 anos: Amortização = 16 759,37
                                                        Juros pagos = 41 104,22


                                                        Prazo de 50 anos/prestação = 454,14
                                                        Ao fim de 20 anos: Amortização = 9 583,54
                                                        Juros pagos = 44 913,11

                                                        o total pago em cada caso ao fim de 10 anos é de: 40 anos = 57 864 e para o de 50 anos= 54496.8

                                                        se nesse momento quiseres pagar a totalidade do empréstimo tens de pagar no caso de 40 anos (100 000-16 759.37) = 83240.63
                                                        e no caso de 50 anos (100 000 - 9 583,54) = 90 416.46

                                                        ou seja, os 57 864 - 54496 = 3368 que "poupaste" na prestaçao têm de compensar em 10 anos os 90 416.46 - 83 240.63= 7175.83 que tens de pagar pela diferença de capital amortizado 7175.83/3368= 2.13... ou seja em 10 anos tens de mais do que duplicar a tua poupança para igualar o facto de pagar num prazo mais alargado... seria uma rentabilidade de uns 10% ano (contas mal feitas... eu sei, falta a capitalizaçao)

                                                        Tens razão são em 10...
                                                        Vi mal na coluna do excel.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                                          Tens razão são em 10...
                                                          Vi mal na coluna do excel.

                                                          espero que nao tenhas visto mal na altura da decisao por um crédito ou outro

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Duro Ver Post
                                                            espero que nao tenhas visto mal na altura da decisao por um crédito ou outro


                                                            Não estou arrependido.

                                                            Espero é pagar bem antes do tempo.

                                                            Nas tuas contas não entraste com a inflação...
                                                            Daí a diferença não ser tão grande.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por mjm Ver Post

                                                              Não estou arrependido.

                                                              Espero é pagar bem antes do tempo.

                                                              Nas tuas contas não entraste com a inflação...
                                                              Daí a diferença não ser tão grande.
                                                              a inflaçao afecta tb as tuas poupanças...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X