Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Competitividade, produtividade e salários em Portugal e na UE

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #97
    Originalmente Colocado por pmct
    (...)
    OS artigos de opinião valem o que valem!

    Os factos estão ai, é so ver.

    basta olhar para as tabelas e ler os dados.
    Então pq é que não os vês?

    Originalmente Colocado por pmct
    agora tu preferes uma pararealidade que não tem ponta por onde se lhe pegue.

    (...)
    Estas um pouco confuso, os dados, as tabelas e o passar do tempo confirmam que, aquilo que o liberalismos selvagem defende para Portugal, não tem sentido e é prejudicial ao país, mas ainda assim há que insista em nos atirar para lá, para os primórdios do feudalismo.


    Originalmente Colocado por pmct
    Porque a concorrencia introduzida nas ultimas decadas não é so entre empresas
    Estas a falar das gasolineiras não estas?

    Sim aí a concorrência é feroz...


    Originalmente Colocado por pmct
    é tambem entre trabalhadores
    Sim todos nós gostamos de oferecer a nossa força de trabalho por menos vencimento só para o vizinho do lado passar fome...


    Originalmente Colocado por pmct
    ( a fabrica da VW de palmela esta em concorrenci com as restantes a ver quem faz melhor e mais barato), e os trabalhadores portugueses recusam-se a aceitar esse facto, so que a realidade vei cair-lhes em cima.

    talvez daqui a 20 anos te lembres destas nossas discussoes e percebas que de facto nos limitamos a ver o evidente.

    um abraço
    Segundo o Eurostat, em 2006, os custos do trabalho aumentaram na UE25 2,6%, enquanto em Portugal subiram apenas 0,1%, ou seja, 26 vezes menos, o que agrava ainda mais aquela relação. Portanto, tendo em conta os níveis salariais é-se obrigado a concluir que a produtividade em Portugal é proporcionalmente superior à media comunitária.

    Fonte
    Não são os os trabalhadores portugueses que se recusam a aceitar a mudança, os patos bravos é que ainda não perceberam que aos níveis actuais se se continua a insistir na falsa questão da baixa produtividade, dentro de pouco tempo o descalabro será total e não é preciso 20 anos para isso acontecer....

    Há quem fique satisfeito pq os que estão a sustentar isto afundam primeiro do que os patos bravos, mas isso é muito mesquinho.

    Comentário


      #98
      Originalmente Colocado por pmct
      Pe Leve venceste, pelo cansaço.

      OS artigos de opinião valem o que valem!

      Os factos estão ai, é so ver.

      basta olhar para as tabelas e ler os dados.

      agora tu preferes uma pararealidade que não tem ponta por onde se lhe pegue.

      mas deixo-te um conselho de amigo, são principalmente os trabalhadores por contra de outrem que vão ficar a perder por insistirem numa realidade alternativa a propria realidade.


      Porque a concorrencia introduzida nas ultimas decadas não é so entre empresas é tambem entre trabalhadores ( a fabrica da VW de palmela esta em concorrenci com as restantes a ver quem faz melhor e mais barato), e os trabalhadores portugueses recusam-se a aceitar esse facto, so que a realidade vei cair-lhes em cima.

      talvez daqui a 20 anos te lembres destas nossas discussoes e percebas que de facto nos limitamos a ver o evidente.

      um abraço
      Meu caro amigo, eu nada quero vencer relativamente a quem pense de forma contrária à minha, mas, apenas, mostrar que estou fortemente convencido (cada vez mais) que vivemos numa Sociedade que usa a mentira de números que não existem para continuar numa senda medieval de amesquinhar quem trabalha, teimando que é na consolidação das respectivas remunerações cada vez mais baixas que reside a chave do sucesso no futuro. No sucesso apenas de quem assim pense, certamente, ou nem isso, se pensarmos de forma mais abrangente e chegarmos à conclusão de que não são os pequenos e médios empresários que, no final, vão lucrar com o caminho que estamos a seguir. A coisa desenrola-se mais acima...

      Não estou a dizer-te que a tua convicção não seja forte, pelo contrário. Acredito e respeito que penses de facto que o caminho é esse que preconizas e que tanto defendes. Mas, com todo o respeito e amizade, te digo, que estás enganado, sobretudo porque partes de uma premissa que não é nem pouco mais ou menos geral e que assenta, simplesmente, no facto dos empresários não serem na generalidade como tu, que respeitas os teus colaboradores e os remuneras, conforme já referiste, com a dignidade e qualidade do trabalho que eles desenvolvem para ti.

      Porém, neste país isso não anda nem próximo da regra geral e, no caso, a regra geral assume proporções quase medievais de medo de perda de poder sobre os assalariados e das margens de lucro, que sempre se querem lá em cima! O regresso ao passado nota-se em tudo o que vê e ouve, basta estar com atenção, e o medo parece estar a reinstalar-se...

      Basta ver as tabelas do estudo que aqui coloquei e as conclusões a que o mesmo chega, para além do artigo que o Nthor também colocou, entre tantas outras publicações que aqui o pessoal nem analisa, limitando-se a atacar a idoneidade dos respectivos autores, dando muito má imagem da respectiva capacidade crítica de quem o faz.

      Certamente tens-te apercebido dos despudorados ataques à função pública, cegos e numa cruzada que mais se assemelha a uma medieval caça às bruxas, típica de tempos ancestrais do tempo da idade das trevas! Nesses tempos apelidava-se de bruxaria tudo o que se não compreendia e temia. A chuva e os eclipses eram uma maldição dos deuses... Hoje em dia apelida-se de comunismo soviético, nazismo, ou de outra adjectivação "palavrosa" mas vazia, tudo o que sejam ideias diferentes, como também aqui, fluentemente, se tem visto!

      Em matéria de Economia, Estatísticas e Sondagens há receitas para todos os gostos, umas mais sustentáveis, outras menos. Depois há as da moda, que convém ao status quo! No entanto começam, felizmente, a aparecer e a consolidar-se novas análises e estudos "contra-corrente", que falam em manipulação dos números, na fiscalidade, em políticas de investimento e de valorização salarial, que desmascaram as contas apresentadas, que aconselham a baixar impostos, falam em economia paralela, etc, etc, etc...

      Basta ver, pensar sobre elas e ver se fazem sentido e reflectir sobre a integração das mesmas nos tempos que correm!...

      Um abraço.

      Comentário


        #99
        Mas alguém aqui acredita que é só a inércia de alguma função pública o mal de Portugal?

        Muito pior que isso, na minha humilde opinião é a concorrencia paralela desleal.

        Quantas pessoas voces conhecem que fazem biscates, tais como revisões, reparações automóveis, serralharia, instalação de ar condicionado, pintura, construção civil sem passar factura e sem estar colectado?

        E donde vem essa necessidade?

        Além disso, e posso falar pelas empresas que trabalhei e outras que conheço.

        O cliente (normalmente investimento estrangeiro) recomenda a contratação de 50 pessoas por exemplo (o valor do projecto serve para contractar 50 pessoas e modernizar as infra estruturas).

        O que faz a empresa nacional? Emprega 30 pessoas a trabalhar 50 horas/semana e mantém os meios rudimentares.

        E não falo de 1, 2 ou 3 casos esporádicos. Claro que isto funciona quando a qualidade é garantida. E nisto os portugueses sao bons. A trabalhar 8 ou 12 horas por dia a qualidade é exemplar.

        O problema é que os portugueses estao a ficar informados (net, habilitacoes literarias etc) e começam a exigir condiçoes ou passam a emigrar.

        E quanto mais decadas passa isto vai piorar. Portugal vai ficar com quem nao pode emigrar.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
          Mas alguém aqui acredita que é só a inércia de alguma função pública o mal de Portugal?

          Muito pior que isso, na minha humilde opinião é a concorrencia paralela desleal.
          Claro que a FP não é o mal de Portugal. São apenas alguns. E vês exemplos aqui aos molhos.

          Quanto ao resto, não há como ser realista. A concorrência ou economia paralela, não é um mal nem um bem. Lembra-te que Itália quando reconheceu a sua economia paralela nas suas estatísticas oficiais, ultrapassou o UK !!

          Vê lá que em Espanha, a economia paralela e as sistemáticas fugas ao fisco, deixam aquele País de rastos....

          O que se passa em Portugal é que os maiores inimigos do progresso e desenvolvimento são os próprios Portugueses. Não acreditas? Tenta ter um pouco de pachorra e olha para os escritos de alguns membros deste fórum. É assustador não é?

          São este tipo de pessoas o mal profundo da nossa sociedade. Este País pariu depois do 25 do A uma cambada de obtusos que estão paulatinamente a mandar este País abaixo.

          Mas são importantes? Não. Como extracto social situam-se bem abaixo daquilo que o País precisa, mas pelo modo como não fazem nem deixam os outros fazerem, são uns dos responsáveis pela paralizia e aparvalhamento deste País.

          Um pouco como os pilotos da Soflusa. Não sei se me percebes.

          Comentário


            E vês exemplos aqui aos molhos.
            Quantifica. (isto agora deve ter alguma fórmula......)

            Comentário


              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
              Quantifica. (isto agora deve ter alguma fórmula......)
              Perdão?

              Comentário


                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                Perdão?
                Claro que a FP não é o mal de Portugal. São apenas alguns. E vês exemplos aqui aos molhos.
                Quais são os exemplos, se aqui andam tanto aos "molhos".

                Comentário


                  Creio que não percebeste.

                  E fiquemos por aqui.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                    Creio que não percebeste.

                    E fiquemos por aqui.
                    Deve ter sido do português então empregue ou talvez não no meu ver pareceu-me uma clara afirmação e como poderia ser uma informação útil limitei-me a questionar a mesma , fiquemos então por aqui como pede o membro Carlos L.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                      Claro que a FP não é o mal de Portugal. São apenas alguns. E vês exemplos aqui aos molhos.....

                      O que se passa em Portugal é que os maiores inimigos do progresso e desenvolvimento são os próprios Portugueses. Não acreditas? Tenta ter um pouco de pachorra e olha para os escritos de alguns membros deste fórum. É assustador não é?

                      São este tipo de pessoas o mal profundo da nossa sociedade. Este País pariu depois do 25 do A uma cambada de obtusos que estão paulatinamente a mandar este País abaixo.

                      Mas são importantes? Não. Como extracto social situam-se bem abaixo daquilo que o País precisa, mas pelo modo como não fazem nem deixam os outros fazerem, são uns dos responsáveis pela paralizia e aparvalhamento deste País.

                      Um pouco como os pilotos da Soflusa. Não sei se me percebes.
                      estás inspirado e de pé em baixo (!!!)
                      well post !!!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                        Mas alguém aqui acredita que é só a inércia de alguma função pública o mal de Portugal?

                        Muito pior que isso, na minha humilde opinião é a concorrencia paralela desleal.

                        Quantas pessoas voces conhecem que fazem biscates, tais como revisões, reparações automóveis, serralharia, instalação de ar condicionado, pintura, construção civil sem passar factura e sem estar colectado?

                        E donde vem essa necessidade?

                        Além disso, e posso falar pelas empresas que trabalhei e outras que conheço.

                        O cliente (normalmente investimento estrangeiro) recomenda a contratação de 50 pessoas por exemplo (o valor do projecto serve para contractar 50 pessoas e modernizar as infra estruturas).

                        O que faz a empresa nacional? Emprega 30 pessoas a trabalhar 50 horas/semana e mantém os meios rudimentares.

                        E não falo de 1, 2 ou 3 casos esporádicos. Claro que isto funciona quando a qualidade é garantida. E nisto os portugueses sao bons. A trabalhar 8 ou 12 horas por dia a qualidade é exemplar.

                        O problema é que os portugueses estao a ficar informados (net, habilitacoes literarias etc) e começam a exigir condiçoes ou passam a emigrar.

                        E quanto mais decadas passa isto vai piorar. Portugal vai ficar com quem nao pode emigrar.
                        Por isso mesmo há uma urgência muito grande em privatizar tudo e apelos desesperados para a contenção salarial, garantindo assim que a maioria tem cada vez menos acesso a melhores condições de vida.

                        Garantir as novas gerações menos acesso à educação e formação, pq as famílias vivem cada vez pior, é o objectivo a médio/logo prazo, um povo menos exigente e de baixa formação é de mais fácil trato, preocupa-se mais com futebois do que com os seus direitos e manipula-se melhor.

                        Há muitos que mesmo sendo novos já acreditam que haver ricos e pobres é a ordem natural, sintoma de que, ou tem muito a ganhar com isso ou já estão de tal maneira condicionados que aceitam esse futuro para os filhos deles, o que é bastante triste...





                        .
                        Editado pela última vez por Nthor; 06 August 2007, 00:27.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                          Por isso mesmo há uma urgência muito grande em privatizar tudo e apelos desesperados para a contenção salarial, garantindo assim que a maioria tem cada vez menos acesso a melhores condições de vida.

                          Garantir as novas gerações menos acesso à educação e formação, pq as famílias vivem cada vez pior, é o objectivo a médio/logo prazo, um povo menos exigente e de baixa formação é de mais fácil trato, preocupa-se mais com futebois do que com os seus direitos e manipula-se melhor.

                          Há muitos que mesmo sendo novos já acreditam que haver ricos e pobres é a ordem natural, sintoma de que, ou tem muito a ganhar com isso ou já estão de tal maneira condicionados que aceitam esse futuro para os filhos deles, o que é bastante triste...

                          .
                          De facto.

                          "A verdade éum bem escasso

                          A verdade é que muitas vezes não queremos nada com ela. Com "ela", a verdade. Perguntem a um pai que recebe as notas do filho no final do ano. Quer a verdade, que diz que o seu filho não vale mais do que um oito, e como tal deve repetir o ano, ou prefere o arredondamento burocrático, que puxe a nota lá para a zona positiva, que permita a todos ir de férias sem castigo? A resposta "Já está tudo no carro? Vamos embora!".

                          Perguntem a um ministro que vê a lei vetada pelo presidente da República, a tal lei que nos devia pôr todos arrumadinhos na busca da verdade. "É verdade que Cavaco Silva apontou como errados alguns dos pontos que você mais defendeu na discussão desta lei?". Não. Perante a enormidade do puxão de orelhas, ele acha que as alterações pedidas "não põem em causa a estrutura essencial do diploma". Afinal, o presidente só pede para mexerem em coisas menores como o sigilo profissional...

                          Mas será que queremos mesmo a verdade? Não era muito melhor acreditar que as criancinhas à volta de Sócrates estavam cheias de sorrisos, não porque iam receber 30 euros por serem figurantes, mas porque assistiam a mais um importante acto de governação? E, diga lá, vai mesmo esperar pelo fim do processo Apito Dourado para tentar perceber a verdade, ou não vai sentir-se muito mais confortável sentado no cinema, mão na pipoca, a consumir a verdade ficcional que até garante que "qualquer semelhança com personagens reais é pura coincidência"?

                          Quando os traficantes até já conseguem espalhar que os polícias é que são ladrões e pôr as televisões a comentar durante todo o dia o "mau momento da Judiciária", não há dúvida de que a verdade é mesmo um bem escasso. Às vezes pode ser amarga, outras vezes sensaborona, mas, digo- -vos, quem a prefere a outros pratos requintados por aí servidos tem uma digestão muito mais saudável."

                          Em http://jn.sapo.pt/2007/08/05/preto_no_branco/

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                            De facto.

                            "A verdade éum bem escasso

                            A verdade é que muitas vezes não queremos nada com ela. Com "ela", a verdade. Perguntem a um pai que recebe as notas do filho no final do ano. Quer a verdade, que diz que o seu filho não vale mais do que um oito, e como tal deve repetir o ano, ou prefere o arredondamento burocrático, que puxe a nota lá para a zona positiva, que permita a todos ir de férias sem castigo? A resposta "Já está tudo no carro? Vamos embora!".

                            Perguntem a um ministro que vê a lei vetada pelo presidente da República, a tal lei que nos devia pôr todos arrumadinhos na busca da verdade. "É verdade que Cavaco Silva apontou como errados alguns dos pontos que você mais defendeu na discussão desta lei?". Não. Perante a enormidade do puxão de orelhas, ele acha que as alterações pedidas "não põem em causa a estrutura essencial do diploma". Afinal, o presidente só pede para mexerem em coisas menores como o sigilo profissional...

                            Mas será que queremos mesmo a verdade? Não era muito melhor acreditar que as criancinhas à volta de Sócrates estavam cheias de sorrisos, não porque iam receber 30 euros por serem figurantes, mas porque assistiam a mais um importante acto de governação? E, diga lá, vai mesmo esperar pelo fim do processo Apito Dourado para tentar perceber a verdade, ou não vai sentir-se muito mais confortável sentado no cinema, mão na pipoca, a consumir a verdade ficcional que até garante que "qualquer semelhança com personagens reais é pura coincidência"?

                            Quando os traficantes até já conseguem espalhar que os polícias é que são ladrões e pôr as televisões a comentar durante todo o dia o "mau momento da Judiciária", não há dúvida de que a verdade é mesmo um bem escasso. Às vezes pode ser amarga, outras vezes sensaborona, mas, digo- -vos, quem a prefere a outros pratos requintados por aí servidos tem uma digestão muito mais saudável."

                            Em http://jn.sapo.pt/2007/08/05/preto_no_branco/
                            Excelente e arejado, uma nota de leveza .

                            Entendo tb a tua preocupação e concordo com ela, mas afinal de contas dar acesso à cultura e à educação a todos, (explicações nas matérias mais difíceis, se for caso disso para alguns) é diferente do facilitar burocrático como diz o texto ou o facilitar monetário, que o texto não refere mas que é prática comum nos colégios privados (quem paga, espera resultados).

                            Quem fala nos colégios privados fala noutras instituições de ensino e não só, que sabem bem que se o aluno "B" ou o aluno "V" não obtiverem bons resultados acabam por perder aquela propina e ganhar a fama de não obterem resultados, ainda que os alunos "B" e "V" sejam menos bons do que o seu estatuto social indica (academicamente falando claro) e sejam os únicos do colégio que mereciam de facto repetir o ano.

                            Mais tarde, na vida activa, os que foram facilitados burocraticamente nunca vão muito longe, os que foram facilitados monetariamente arrastam empresas para a falência e um país para o buraco.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                              De facto.

                              "A verdade éum bem escasso

                              A verdade é que muitas vezes não queremos nada com ela. Com "ela", a verdade. Perguntem a um pai que recebe as notas do filho no final do ano. Quer a verdade, que diz que o seu filho não vale mais do que um oito, e como tal deve repetir o ano, ou prefere o arredondamento burocrático, que puxe a nota lá para a zona positiva, que permita a todos ir de férias sem castigo? A resposta "Já está tudo no carro? Vamos embora!".

                              Perguntem a um ministro que vê a lei vetada pelo presidente da República, a tal lei que nos devia pôr todos arrumadinhos na busca da verdade. "É verdade que Cavaco Silva apontou como errados alguns dos pontos que você mais defendeu na discussão desta lei?". Não. Perante a enormidade do puxão de orelhas, ele acha que as alterações pedidas "não põem em causa a estrutura essencial do diploma". Afinal, o presidente só pede para mexerem em coisas menores como o sigilo profissional...

                              Mas será que queremos mesmo a verdade? Não era muito melhor acreditar que as criancinhas à volta de Sócrates estavam cheias de sorrisos, não porque iam receber 30 euros por serem figurantes, mas porque assistiam a mais um importante acto de governação? E, diga lá, vai mesmo esperar pelo fim do processo Apito Dourado para tentar perceber a verdade, ou não vai sentir-se muito mais confortável sentado no cinema, mão na pipoca, a consumir a verdade ficcional que até garante que "qualquer semelhança com personagens reais é pura coincidência"?

                              Quando os traficantes até já conseguem espalhar que os polícias é que são ladrões e pôr as televisões a comentar durante todo o dia o "mau momento da Judiciária", não há dúvida de que a verdade é mesmo um bem escasso. Às vezes pode ser amarga, outras vezes sensaborona, mas, digo- -vos, quem a prefere a outros pratos requintados por aí servidos tem uma digestão muito mais saudável."

                              Em http://jn.sapo.pt/2007/08/05/preto_no_branco/
                              Todos pensam, muitos opinam, mas só alguns acertam. Parabéns.

                              De facto o 25 de Abril de 1974 pariu o bom e o mau.

                              O bom, aqueles que embora não tivessem vivido com consciência antes dele estiveram atentos estes anos todos, leram, informaram-se, olharam em redor, um bocadinho mais do que à volta do umbigo, e perceberam. Perceberam como era, como mudou, como evoluiu e como está a regredir!...

                              O mau, alguns daqueles que bateram palmas a Tomaz e a Marcelo, que denunciaram o vizinho à PIDE, que rebaixaram o seu semelhante para se sentirem melhores, ainda por aí andam e transmitiram o seu legado vil. Outros que embora não tivessem vivido antes de 1974 não sabem mas também nem perguntaram como foi, porque, simplesmente, nada mais há a saber com interesse...

                              Este povo viveu muito tempo amordaçado e agora não sabe viver em Liberdade. Passou 48 anos a "dormir encolhido" e agora "esticou-se" mais do que a manta que tem! Basta ver como nos endividamos para parecermos ter mais. Nasta ver a quantidade de gente que, à volta de todos nós, no dia a dia, com "mais qualquer coisinha de seu" a pensar que têm o rei na barriga e a portar-se com todo o fel que ninguém conseguiu ou tentou educar este tempo todo. Basta ver os inúmeros exemplos de alguns que ganharam algum dinheiro a "vender cascas de alho" e agora exibem o seu "premium" orgulhosamente estacionado à pato bravo, a violar as regras da vivência em Democracia e a acharem que são mais importantes e inteligentes do que os outros!...

                              Talvez seja o fado deste povo ter de achar que o mal é o bem e que o bem é qualquer coisa que a gente goste. Engraçado, mais um exemplo, quando no futebol um jogador sente o toque do adversário e se joga para o chão ninguém lhe chama desonesto, chamam-lhe experiente!...

                              Felizmente vai continuar a existir quem olhe e veja, com clareza, o que o status quo quer esconder, os resultados dos estudos sérios que demonstram a verdade não encomendada dos números.

                              Felizmente vai continuar a existir quem queira e continue a sonhar com um mundo melhor, mais justo e com a riqueza e a participação mais repartida entre todos, não só pelos patos bravos (devidamente colocados no lugar...), numa sociedade onde cada qual tem de seu e ganha de acordo com o seu respeitado esforço, sem temer que os multimilionários decidam, de um dia para o outro, que não é importante os filhos de quem trabalha deixarem de ter pão...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                .

                                ............Mais tarde, na vida activa, os que foram facilitados burocraticamente nunca vão muito longe, os que foram facilitados monetariamente arrastam empresas para a falência e um país para o buraco.


                                e eis senão, que surge no meio do caos total (tal D.Sebastião...) os salvadores iluminados, "recheados" de valores "adquiridos" nas melhores escola publicas, incorrupetiveis, oriundos de familias impulutas (onde o dinheiro nao corrompeu os valores!!!...) e bla bla bla.......... que transformaram este País numa sociedade modelo exemplo para os melhores dos melhores (!!!)

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                  Deve ter sido do português então empregue ou talvez não no meu ver pareceu-me uma clara afirmação e como poderia ser uma informação útil limitei-me a questionar a mesma , fiquemos então por aqui como pede o membro Carlos L.
                                  Estive a reler o meu post e pareceu-me rude, não sendo essa a minha intenção. As minhas desculpas.

                                  Comentário


                                    Cool / Adiante!

                                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                    Estive a reler o meu post e pareceu-me rude, não sendo essa a minha intenção. As minhas desculpas.
                                    Completamente aceites Carlos L. considero que foi mais uma resposta no calor do raciocínio pois a meu ver e perante as participações neste tipo de tópicos (económicos/politicos) quer de umas posições mais conservadoras ou inovadoras ambas tentam dar um contributo positivo apesar de muitas vezes não se concordar com o que é escrito (natural e positivo se fosse ao contrário é que era de estranhar).

                                    E de facto ás vezes ser empresário (correcto/inovador/cumpridor) é bastante complicado em Portugal devido ao próprio sistema implementado e utilizado há muito tempo e mesmo se passa no sistema público aquando de um esforço positivo dado pelo funcionários públicos os que de facto merecem este nome.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por 330i Ver Post

                                      e eis senão, que surge no meio do caos total (tal D.Sebastião...) os salvadores iluminados, "recheados" de valores "adquiridos" nas melhores escola publicas, incorrupetiveis, oriundos de familias impulutas (onde o dinheiro nao corrompeu os valores!!!...) e bla bla bla.......... que transformaram este País numa sociedade modelo exemplo para os melhores dos melhores (!!!)
                                      Apesar da tua promessa de tentar perceber o que escrevo, parece que não fui suficientemente claro, não pretendia de maneira nenhuma afirmar que quem vem das escolas públicas é melhor do que os que vêm das escolas privadas ou sequer que os menos endinheirados são mais honestos do que os outros vindos de famílias com mais dinheiro.

                                      Apenas pretendia alertar para uma situação que acontece esporadicamente e que para a qual creio, devemos estar alerta, tanto os pais dos alunos das escolas públicas como os das escolas privadas, devemos ensinar aos nossos filhos o valor do esforço e da excelência e não os do facilitismo.

                                      Acredito que concordas comigo neste aspecto.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                        Apesar da tua promessa de tentar perceber o que escrevo, parece que não fui suficientemente claro, não pretendia de maneira nenhuma afirmar que quem vem das escolas públicas é melhor do que os que vêm das escolas privadas ou sequer que os menos endinheirados são mais honestos do que os outros vindos de famílias com mais dinheiro.

                                        Apenas pretendia alertar para uma situação que acontece esporadicamente e que para a qual creio, devemos estar alerta, tanto os pais dos alunos das escolas públicas como os das escolas privadas, devemos ensinar aos nossos filhos o valor do esforço e da excelência e não os do facilitismo.

                                        Acredito que concordas comigo neste aspecto.



                                        Caro

                                        isso parece-me uma antitese.Escola e excelência não combinam.

                                        é bom não esquecer que aqui há alguns anos os alunos não chumbavam até ao 6º ano, por muito más que as notas fossem.

                                        cumprimentos
                                        Editado pela última vez por bg2; 06 August 2007, 19:28. Razão: ortografia

                                        Comentário


                                          Eu falo por mim, mas a escola sempre foi até ser maior (aconteceu aos 15 mas em geral até pode ser 18) um orientador de conteúdos.

                                          Devo a minha educação aos meus pais (no meu caso mãe, sendo divorciada). As escolas apenas propiciam os conteúdos básicos que deveriamos saber para ter uma escolaridade básica.

                                          Parte das pessoas o aprofundar dos temas, o querer buscar novos conceitos, o querer saber mais.

                                          E isso já depende de bons professores (que pode ser os nossos pais). Por exemplo eu sou muito tecnologia dependente mas tenho sempre orientação que há muito que posso aprender numa vida rural.

                                          Acho incrivel como dizia feynman, alguém saber que árvore gera maçãs mas mostrem 10 fotos a 1 pessoa de 30 anos.
                                          10 fotos com 10 árvores (eucalipto, etc) e digam para identificar pelas fotos.

                                          Há que saber extrair os conceitos fáceis para a realidade.

                                          Eu por exemplo tenho muitos problemas em conversas de café porque as pessoas querem respostas fáceis quando isso não é possivel

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                            Caro

                                            isso parece-me uma antitese.Escola e excelência não combinam.
                                            Depende de alguns professores .

                                            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                            é bom não esquecer que aqui há alguns anos os alunos não chumbavam até ao 6º ano, por muito más que as notas fossem.

                                            cumprimentos
                                            Claro, mas é disso mesmo que falo, o que digo é: ainda que o sistema seja facilitador, nós como estudantes e/ou pais devemos tentar combater o facilitismo, como fez a mãe do Superfast não substituindo-se à escola mas complementando a formação dada por esta, procurando outras fontes e mais conhecimento.

                                            Claro que isso tb depende da personalidade/força individual e das bases de cada um.

                                            Comentário


                                              Sim sem dúvida

                                              cumprimentos

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                (...)

                                                Eu por exemplo tenho muitos problemas em conversas de café porque as pessoas querem respostas fáceis quando isso não é possível
                                                E quando se fala de astronomia e as pessoas confundem com astrologia.

                                                As vezes tb sinto um pouco isso, estar-se a falar de algo e a conversa acabar sempre por derivar para "assuntos mais fáceis".

                                                Há uma falta grosseira de conteúdos científicos na formação das pessoas e a ausência de espírito critico na formação, acaba por dar origem a pessoas que aceitam de bom grado, os baixos vencimentos, a conversa de que haver pobres ou ricos é a ordem natural da vida, a desculpa esfarrapada de que há baixa produtividade e que tem de haver mais para se poder subir vencimentos, os números provam o contrario, provam até que apesar da fraca inovação e o agarrar as velhas tecnologias por parte da maioria das empresas os Portugueses conseguem ser dos mais produtivos da UE.

                                                Temos portanto de começar por melhorar o nível do ensino, mas não só nas escolas, tb em casa, temos de exigir condições iguais para todos e de recompensar os que são naturalmente melhores ou que se esforçam mais.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                  ........

                                                  Acredito que concordas comigo neste aspecto.
                                                  Quando permites que o teu bom senso e racionalidade (que ja senti nalguns teus posts) escreva por ti (como agora) sim, temos até alguns pontos de vista comuns.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X