Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Competitividade, produtividade e salários em Portugal e na UE

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por pmct Ver Post
    a economia paralela não é saudavel.
    Who cares?

    Se não fosse a economia paralela, leia-se não regulamentada, este País já tinha afundado.

    Comentário


      Cada um tem o que merece. Para evitar constrangimentos dessa natureza, guio-me pelos astros.
      Não é o único.

      Já agora, já que estavas a falar do UK e do pós-guerra, o plano Marshall e essas coisas, coloca aí a enorme dívida que o UK contraíu para o esforço de guerra perante os USA e que condicionou e muito o desenvolvimento económico no pós-guerra.
      O plano marshall foi planeado sempre a pensar na oucupação de espaços.....

      Comentário


        Artigo publicado por responsável do Banco Mundial
        Daniel Kaufmann: diminuição da corrupção colocaria Portugal a par da Finlândia
        29.08.2005 - 23h02 PUBLICO.PT

        Daniel Kaufmann, responsável do Banco Mundial, considera que a diminuição da corrupção em Portugal poderia colocar o país ao nível da Finlândia em termos de desenvolvimento.
        O director dos Programas Globais do Instituto do Banco Mundial defende esta questão num artigo publicado hoje na revista trimestral do Fundo Monetário Internacional, "Finance and Development", divulgada no sítio oficial da organização na Internet.

        Kaufmann afirma que o "controlo da corrupção" poderia, por exemplo, colocar em termos de desenvolvimento a Guiné Equatorial ao nível do Uganda, o Uganda a par da Lituânia, a Lituânia no patamar de Portugal e Portugal ao nível da Finlândia.

        O texto, intitulado "Dez mitos sobre governação e corrupção", aborda várias questões, nomeadamente o impacto da governação no desenvolvimento.

        "A pesquisa mostra que em geral os países podem extrair um muito grande 'dividendo de desenvolvimento' da melhoria da governação", escreve Daniel Kaufmann.

        O mesmo responsável considera também que um país com uma governação forte pode triplicar o rendimento "per capita" da população a longo prazo, assim como reduzir a mortalidade infantil e a iliteracia.



        http://ultimahora.publico.clix.pt/no...603&idCanal=10
        Acho este texto tão esclarecedor.

        Que fico na duvida...

        Comentário


          Talvez assim:

          PORTUGAL AO NÍVEL DA FILÂNDIA! ... SE...

          We estimate that a country that improves its governance from a relatively low level to an average level could almost triple the income per capita of its population in the long term, and similarly reduce infant mortality and illiteracy. Such a relative improvement (by one standard deviation) would correspond, for instance, to a move up in our ranking for the "control of corruption" dimension in our database, taking Equatorial Guinea to the level of Uganda, Uganda to Lithuania, Lithuania to Portugal, and Portugal to Finland.
          in:
          http://www.imf.org/external/pubs/ft/fandd/2005/09/basics.htm


          «Dez mitos sobre a governação e corrupção» aponta o caminho para o desenvolvimento. E garante que a diminuição da corrupção poderia pôr Portugal na senda do desenvolvimento, ao mesmo nível da Finlândia.

          Daniel Kaufmann, director dos Programas Globais do Instituto do Banco Mundial, apresenta esta tese num artigo publicado na revista trimestral do Fundo Monetário Internacional, «Finance and Development», também divulgada na internet.

          O estudo do Banco Mundial estima que um país que melhore a sua governação e que parta de um baixo nível pode alcançar uma bom termo de desenvolvimento e triplicar o rendimento per capita da população. As melhorias, segundo Kaufman, vão mais longe e afectam ainda a redução da mortalidade infantil assim como a iliteracia.

          Essa melhoria corresponderia a subida no nosso ranking em questões de «controlo e corrupção» na base de dados do Banco Mundial, subindo Portugal ao nível da Filândia, Guiné Equatorial ao nível do Uganda que, por sua vez, alcançaria a Lituânia que, chegaria ao rendimento de Portugal.

          O texto, intitulado «Dez mitos sobre governação e corrupção», aborda várias questões, nomeadamente o impacto da governação no desenvolvimento. No estudo, o responsável do Banco Mundial mostra que em geral os países podem extrair enormes dividendos do desenvolvimento e da melhoria da governação.

          Segundo Kaufman, governação e corrupção não podem ser mensurados. Mas o Banco Mundial reuniu em base de dados indicadores de governação de mais de 200 países, constituidos por mais de 350 variáveis obtidos por dezenas de instituições por todo o mundo.

          No caso de corrupção, em países em desenvolvimento, a corrupção acaba por resultar numa desproporção para as famílias com menores rendimentos: pagam mais impostos do que deveriam, e parte dos seus rendimentos são gastos em «subornos» para terem acesso aos serviços públicos. Numa estimativa, as transações mundiais são «manchadas» pela corrupção em perto de um trilião de dólares.

          posted by castelodevide @ 30.8.05



          http://castelodevide.blogspot.com/20...ilndia-se.html

          Comentário


            Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
            Não é o único.



            O plano marshall foi planeado sempre a pensar na oucupação de espaços.....
            Como diria Pascal, a Natureza tem horror ao vácuo.

            Quando há um espaço vazio, há que o preencher.

            Mas prontos.

            Comentário


              De facto os empresários, os bons e os maus, têm vindo a ocupar o espaço que lhes tem sido dado, estando a ser relegada para segundo plano a condição humana de quem está na zona inferior da equação...

              Comentário


                O editorial do Avante, o vosso discurso e as publicações do Pravda de há 20 anos têm a mesma substância.

                Há coisas fantásticas, não há?

                Comentário


                  E a vida de uma mosca são 8 dias.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                    E a vida de uma mosca são 8 dias.
                    Mas essa já tem pouco para evoluir, ao contrário de nós!...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                      Acho este texto tão esclarecedor.

                      Que fico na duvida...

                      acho a comparação demasiado simplista.parece as consultoras chapa 7

                      cumprimentos

                      P.S: não tem grande nexo comparar portugal á finlandia

                      Comentário


                        Eu li as 7paginas do tópico e à algo que me continua a escapar, que é, vamos supor, duplicasse o salário de alguém, como é que isso por si só vai representar um aumento de produtividade?

                        Não consigo chegar à causa-efeito que alguns post's dão a entender que ia acontece. Quanto muito vai fazer o funcionário acordar mais bem disposto durante uns tempos, depois volta tudo ao mesmo. O salário é só uma parte da equação, falta o resto, e nesse resto nem tudo são variáveis definidas pela empresa, há muitas que dependem do individuo e suas capacidades que se reflectem na produtividade.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por MrAnderson Ver Post
                          Eu li as 7paginas do tópico e à algo que me continua a escapar, que é, vamos supor, duplicasse o salário de alguém, como é que isso por si só vai representar um aumento de produtividade?

                          Não consigo chegar à causa-efeito que alguns post's dão a entender que ia acontece. Quanto muito vai fazer o funcionário acordar mais bem disposto durante uns tempos, depois volta tudo ao mesmo. O salário é só uma parte da equação, falta o resto, e nesse resto nem tudo são variáveis definidas pela empresa, há muitas que dependem do individuo e suas capacidades que se reflectem na produtividade.
                          Se te derem incentivos não tens "desculpa" para não produzires mais, até um limite, ao contrário do que acontecerá se te cercearem direitos e não te derem condições!...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por MrAnderson Ver Post
                            Eu li as 7paginas do tópico e à algo que me continua a escapar, que é, vamos supor, duplicasse o salário de alguém, como é que isso por si só vai representar um aumento de produtividade?

                            Não consigo chegar à causa-efeito que alguns post's dão a entender que ia acontece. Quanto muito vai fazer o funcionário acordar mais bem disposto durante uns tempos, depois volta tudo ao mesmo. O salário é só uma parte da equação, falta o resto, e nesse resto nem tudo são variáveis definidas pela empresa, há muitas que dependem do individuo e suas capacidades que se reflectem na produtividade.
                            Exactamente.

                            Não é uma questão de aumentar o vencimento por aumentar, isso de pouco te serve, pq antes mesmo de acontecer o custo de vida dispara, mas de dar melhores condições de trabalho.

                            Por exemplo:
                            Em vez de aumentar o vencimento crias um infantário a preço especial para funcionários e talvez aberto ao publico em geral, ganhas em tudo e ainda recebes de volta parte dos vencimentos.

                            Claro que não é assim tão linear, mas é uma ideia com possibilidades, talvez apenas em alguns sectores de actividade, mas é melhor do que exigir mais horas e baixos vencimentos é uma situação de "win-win strategy".

                            Comentário


                              Não estamos melhor pq o 25 de Abril foi um fracasso.


                              O Estado Novo caiu, mas os seus males ficaram.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por PJGS Ver Post
                                Não estamos melhor pq o 25 de Abril foi um fracasso.


                                O Estado Novo caiu, mas os seus males ficaram.
                                Eu diria que alguns estão mesmo a caminhar a passos largos para ficar pior... Deve ser para recuperarem o tempo perdido...

                                Comentário


                                  Vivam as 35h semanais com ingantários à borla !!

                                  Olhando para alguns pensamentos aqui descritos...

                                  O Arnaldo de Matos, esse grande educador da classe operária não ousaria ir tão longe.

                                  O único que esteve no governo com um pensamento semelhante foi o Coronel Vasco Gonçalves. Foi pena ter sido internado a seguir, mas pelos vistos, tem alguns seguidores. Não é que sejam muitos, mas são persistentes.

                                  Força, Força Camarada Vasco, nós seremos a tua muralha de aço.

                                  Até o Francisco Louçã tem uma aparência lúcida e comprometida com o sistema, comparando com algumas destas.

                                  Ok, tudo bem. Eu sei que se está a afinar o discurso para a Festa do Avante, mas bolas, poderiam ir fazê-lo para outro lado.

                                  Onde não parecesse tão ... desajustado.

                                  Comentário


                                    "Nova" canção da moda...:

                                    Tempo Volta Para Trás



                                    A severa foi-se embora o tempo para mim parou,
                                    o passado foi com ela para mim não mais voltou,
                                    as horas para mim são dias, as horas para mim são dias
                                    os dias para mim são anos,
                                    recordação é saudade, recordação é saudade
                                    saudades são desenganos
                                    Ó tempo volta para trás, traz-me tudo o que eu perdi
                                    tem pena e dá-me a vida, a vida que eu já vivi,
                                    ó tempo volta para trás, mata as minhas esperanças vãs,
                                    vê que até o próprio sol volta todas as manhãs.
                                    Porque será que o passado e o amor são tão iguais,
                                    porque será que o amor quando vai não volta mais,
                                    mas para mim a severa, mas para mim a severa
                                    é o eco dos meus passos,
                                    eu tenho a saudade á espera, eu tenho a saudade á espera
                                    que ela volte para os meus braços.
                                    Ó tempo volta para trás, traz-me tudo o que eu perdi
                                    tem pena e dá-me a vida, a vida que eu já vivi,
                                    ó tempo volta para trás, mata as minhas esperanças vãs,
                                    vê que até o próprio sol volta todas as manhãs.

                                    ...

                                    Comentário


                                      Coitado do António Mourão

                                      E eu não disse que este povo tem jeito para o fado?

                                      Tivessem o mesmo jeito para trabalhar e já não estaríamos na cauda da UE.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X