Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Código do Trabalho - Todas as questões...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    O preaviso tem que ser sempre respeitado e se quiseres usar dias de férias ou descanso para diminuir o tempo de préaviso precisas de aprovação e conhecimento total de ambos os patrões.
    Pode-se é não gosar as férias e receber uma indeminização e mais as férias em si, por outro lado terá que ser paga a indemnização por não respeito do preaviso normalmente no valor dos dias em falta.
    Quanto aos dias de descanso adicionais, isso é melhor é ser estudado com caso em concreto, com dias, horas valores, porque é de esperar que não haja direito a eles, os patrões ao pagar horas extra preferem pagar o máximo, para poderem esquecer o assunto à vontade.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por parlapie Ver Post
      O preaviso tem que ser sempre respeitado e se quiseres usar dias de férias ou descanso para diminuir o tempo de préaviso precisas de aprovação e conhecimento total de ambos os patrões.
      Pode-se é não gosar as férias e receber uma indeminização e mais as férias em si, por outro lado terá que ser paga a indemnização por não respeito do preaviso normalmente no valor dos dias em falta.
      Quanto aos dias de descanso adicionais, isso é melhor é ser estudado com caso em concreto, com dias, horas valores, porque é de esperar que não haja direito a eles, os patrões ao pagar horas extra preferem pagar o máximo, para poderem esquecer o assunto à vontade.
      Obrigado pela resposta.

      Vamos ver se entendi...trabalhador realiza horas extraordinárias e é pago pelas mesmas. Entendi. Contudo, e segundo informação que me foi veiculada, a cada 30 horas extraordinárias realizadas, assiste-lhe o direito de um dia de compensação (não sei se será assim)...

      A bold está dito que o trabalhador não tem direito aos mesmos...Qual é a ligação entre dias de compensação e horas extraordinárias? Não são coisas distintas?

      Será assim mesmo?

      Cumpts
      Editado pela última vez por Corleone; 18 May 2008, 11:26.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Corleone Ver Post
        Obrigado pela resposta.

        Vamos ver se entendi...trabalhador realiza horas extraordinárias e é pago pelas mesmas. Entendi. Contudo, e segundo informação que me foi veiculada, a cada 30 horas extraordinárias realizadas, assiste-lhe o direito de um dia de compensação (não sei se será assim)...

        A bold está dito que o trabalhador não tem direito aos mesmos...Qual é a ligação entre dias de compensação e horas extraordinárias? Não são coisas distintas?

        Será assim mesmo?

        Cumpts
        Não nem pouco mais ou menos.
        Depois de se ler o contracto individual e o colectivo é altura de se analizar o tema e este tem muitos ses, se o valor pago foi tal..., se foram feitos mais de x horas por dia..., se foram feitas em dias de descanço..., se foram feitas em meios dias de descanço..., se foram feitos em folgas semanais..., se foram feitos em feriado..., se ultrapassaram um limite diário de..., se ultrapassaram um limite semanal de..., se... e ainda se,...

        Comentário


          #94
          Muito bem, assim sendo, parece-me que a informação que me foi passada estava correcta.

          Ou seja, há lugar ao pagamento de horas extraordinárias e há ainda o direito ao gozo de dias de compensação, em consequência da realização de X número de horas fora do horário normal de laboração.

          Cumpts

          Comentário


            #95
            Corleone, isso depende de muita coisas, por exemplo os trabalhadores de escritórios podem ser obrigados a fazer 15 minutos de graça sem compensação...
            O teu amigo pode ter direito apenas a dinheiro, apenas a dias, ou a dinheiro e dias, ou a nada.
            e se as horas extra foram à demasiado tempo ficará com os seus direitos afectados.
            Para te explicar como isso funciona teria de resumir partes do código do trabalho, que podem ser substituiudas pelos contrato colectivos, acordos de empresa...

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por parlapie Ver Post
              Corleone, isso depende de muita coisas, por exemplo os trabalhadores de escritórios podem ser obrigados a fazer 15 minutos de graça sem compensação...
              O teu amigo pode ter direito apenas a dinheiro, apenas a dias, ou a dinheiro e dias, ou a nada.
              e se as horas extra foram à demasiado tempo ficará com os seus direitos afectados.
              Para te explicar como isso funciona teria de resumir partes do código do trabalho, que podem ser substituiudas pelos contrato colectivos, acordos de empresa...
              Obrigado pela resposta.

              As horas extra foram realizadas de há dois meses para cá.

              Não há contratos colectivos...e acordos de empresa, julgo que também não há. Há um contrato a termo certo, sem qualquer clausulado nesse sentido. Apenas mencionando que as horas extraordinárias serão pagas de acordo com o CT vigente.

              Cumpts

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                Vem aí um novo Código do Trabalho!... Pergunto-me o que será que aí vem mais?...
                Nada de novo, só a falta de vergonha do costume:

                28 Maio 2009 - 00h30
                Saúde: Um dia depois do Ministério renovar contrato com lCS

                Linha Saúde 24 despede enfermeira

                Um dia depois de ter visto o Ministério da Saúde prorrogar o contrato de gestão da Linha Saúde 24 até 2011, a empresa Linha Cuidados de Saúde (LCS), que faz parte do grupo Caixa Geral de Depósitos, despediu a enfermeira supervisora que há oito meses denunciou o caos organizativo naquele serviço de saúde.

                Na altura , os oito enfermeiros que também subscreveram a carta de denúncia enviada à ministra da Saúde, Ana Jorge, foram suspensos, mas quatro deles acabaram por ser readmitidos por pressão da tutela. A situação de conflito entre a LCS e os enfermeiros levou o director-geral da Saúde, Francisco George, a ameaçar não renovar o contrato com a empresa, mas este foi agora renovado e logo de seguida a enfermeira supervisora foi despedida pela empresa que gere a Linha.

                O despedimento de Ana Rita Cavaco foi deliberado terça-feira, um dia após ter sido anunciada a decisão do Ministério de renovar o contrato com a LCS, na sequência de um processo disciplinar que tem por base uma carta falsa que envolve o director-geral da Saúde (DGS) e que está ainda em investigação no Ministério Público.

                Contactada pelo CM, fonte oficial da LCS confirma o despedimento, alegando que há 'muitas razões fundamentadas'. 'Sempre falhou em termos de lealdade e cooperação com a empresa', acrescentou a mesma fonte que, quanto ao dia do despedimento, garante tratar-se de uma 'coincidência de datas e de prazos legais'. Os partidos vão exigir explicações à ministra.

                BLOCO QUER EXPLICAÇÕES DA MINISTRA
                O Bloco de Esquerda vai chamar a ministra Ana Jorge ao Parlamento. 'É inevitável', disse ao CM o deputado João Semedo, considerando que o despedimento da enfermeira – que denunciou o caos organizativo na Linha 24 – é 'gravíssimo' e demonstra que 'os conflitos laborais estão longe de ser resolvidos': 'Isso só confirma todas as nossas reservas e oposição à renovação do contrato.'

                Já Teresa Caeiro, do CDS-PP, destaca a 'importância do serviço para a população e para o País', receando que os moldes em que a empresa LCS opera 'não contribua para a qualidade do serviço'. Ambos os deputados lembram que já pediram ao Ministério, sem sucesso, os relatórios de avaliação da Linha.

                Correio da Manhã
                Um país de faz de conta...

                Comentário


                  #98
                  Contrato trabalho HST

                  Como já lido com máquinas (Torno mecânico), sempre fui advertido a não usar luvas e qualquer peça de vestuário. Usava uma máquina no qual limpava-discos de corte a sauda-cástica, e uma vez queimei-me e aprendi a lição.

                  Na cozinha onde trabalho actualmente, existe uma fritadeira no qual por vezes é necessário limpar as cubas (onde se encontra o óleo para fritar). O óleo vai para baixo e fica retido num recipiente, deixando o óleo lá dentro, filtrado. A máquina têm controlo de temperatura, e deixando a arrefecer, permite-me a limpeza da mesma com as minhas próprias mãos.

                  Obrigam-me a usar luvas e avental em pleno horário de trabalho, sem necessidade nenhuma, e acabo magoado ainda mais, no qual recentemente fui presenteado com uma dor de escapula. Acontece que hoje recusei o uso do avental e fui ameaçado.

                  Eu tirei um curso de HST e para pessoal com experiência e dispensado o uso de equipamento. Mesmo assim, gostava de perguntar se me podem despedir nesta maneira.

                  O ambiente de trabalho são uma cambada de putos, e devido a ansiedades, quem acabou por se queimar numa mão foi um gerente (não me dar ouvidos). Outra coisa, agressão física no balneário pode ser falta culposa?

                  Comentário


                    #99
                    O não cumprimento de regras de funcionamento da empresa e de ordens de pessoal com a função de dirigir os trabalhos são motivo para processo disciplinar, e respectivas penas.
                    A agressão é motivo para despedimento imediato com justa causa.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                      Como já lido com máquinas (Torno mecânico), sempre fui advertido a não usar luvas e qualquer peça de vestuário. Usava uma máquina no qual limpava-discos de corte a sauda-cástica, e uma vez queimei-me e aprendi a lição.

                      Na cozinha onde trabalho actualmente, existe uma fritadeira no qual por vezes é necessário limpar as cubas (onde se encontra o óleo para fritar). O óleo vai para baixo e fica retido num recipiente, deixando o óleo lá dentro, filtrado. A máquina têm controlo de temperatura, e deixando a arrefecer, permite-me a limpeza da mesma com as minhas próprias mãos.

                      Obrigam-me a usar luvas e avental em pleno horário de trabalho, sem necessidade nenhuma, e acabo magoado ainda mais, no qual recentemente fui presenteado com uma dor de escapula. Acontece que hoje recusei o uso do avental e fui ameaçado.

                      Eu tirei um curso de HST e para pessoal com experiência e dispensado o uso de equipamento. Mesmo assim, gostava de perguntar se me podem despedir nesta maneira.

                      O ambiente de trabalho são uma cambada de putos, e devido a ansiedades, quem acabou por se queimar numa mão foi um gerente (não me dar ouvidos). Outra coisa, agressão física no balneário pode ser falta culposa?
                      Como é que é?

                      Rico curso esse...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                        Como já lido com máquinas (Torno mecânico), sempre fui advertido a não usar luvas e qualquer peça de vestuário. Usava uma máquina no qual limpava-discos de corte a sauda-cástica, e uma vez queimei-me e aprendi a lição.

                        Na cozinha onde trabalho actualmente, existe uma fritadeira no qual por vezes é necessário limpar as cubas (onde se encontra o óleo para fritar). O óleo vai para baixo e fica retido num recipiente, deixando o óleo lá dentro, filtrado. A máquina têm controlo de temperatura, e deixando a arrefecer, permite-me a limpeza da mesma com as minhas próprias mãos.

                        Obrigam-me a usar luvas e avental em pleno horário de trabalho, sem necessidade nenhuma, e acabo magoado ainda mais, no qual recentemente fui presenteado com uma dor de escapula. Acontece que hoje recusei o uso do avental e fui ameaçado.

                        Eu tirei um curso de HST e para pessoal com experiência e dispensado o uso de equipamento. Mesmo assim, gostava de perguntar se me podem despedir nesta maneira.

                        O ambiente de trabalho são uma cambada de putos, e devido a ansiedades, quem acabou por se queimar numa mão foi um gerente (não me dar ouvidos). Outra coisa, agressão física no balneário pode ser falta culposa?

                        Já não é a primeira vez que falas disto...há uma semanas falaste na falta de protecção quando operas máquinas perigosas....

                        Tens noção dos perigos? Já tiveste algum acidente GRAVE no trabalho?

                        As fritadeiras não se limpam sem luvas, independentemente da temperatura....e se te dizem que tens que usar determinado tipo de protecção ou vestuário, usas Se usas detergentes agressivos, usas protecção....é assim tão difícil?

                        Se trabalhasses comigo.........

                        Comentário


                          Ah, as regras são para alguns!

                          Tenho aqui uma queimadura feita por terceiros, e ainda continuam a fazer tentativas, como fosse parvo ao ponto de não perceber o que se está a passar. O problema é que nem sequer têm uma caixa de pronto-socorro!

                          Eu sei que tenho que usar o equipamento, o problema é que o trabalho deve ser feito à noite e ninguém quer fazer aquilo, deixando as coisas por fazer. Existe um conflito de hierarquia e agrediram-me à saída para que eu tivesse medo (ridículo).

                          Comentário


                            Estás consciente de que se tiveres um acidente de trabalho em que não estejas a usar os devidos EPIs o seguro não te paga qualquer tipo de indemnização? É que pela atitude que estás a tomar um dia destes acontece-te uma...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                              Ah, as regras são para alguns!

                              Tenho aqui uma queimadura feita por terceiros, e ainda continuam a fazer tentativas, como fosse parvo ao ponto de não perceber o que se está a passar. O problema é que nem sequer têm uma caixa de pronto-socorro!

                              Eu sei que tenho que usar o equipamento, o problema é que o trabalho deve ser feito à noite e ninguém quer fazer aquilo, deixando as coisas por fazer. Existe um conflito de hierarquia e agrediram-me à saída para que eu tivesse medo (ridículo).
                              E estás à espera de que pra fazer queixa deles?

                              Quanto ao resto nem tem ponta por onde se pegue...não tens razão nenhuma, só tens de usar os devidos equipamentos e ponto final...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                                Ah, as regras são para alguns!

                                Tenho aqui uma queimadura feita por terceiros, e ainda continuam a fazer tentativas, como fosse parvo ao ponto de não perceber o que se está a passar. O problema é que nem sequer têm uma caixa de pronto-socorro!

                                Eu sei que tenho que usar o equipamento, o problema é que o trabalho deve ser feito à noite e ninguém quer fazer aquilo, deixando as coisas por fazer. Existe um conflito de hierarquia e agrediram-me à saída para que eu tivesse medo (ridículo).

                                A caixa de primeiros socorros, numa situação ideal, é para permanecer intacta. Se há pessoas que não cumprem as normas básicas de segurança, essas pessoas devem ser punidas.
                                A agressão física não é uma dessas punições. Já apresentaste queixa ás autoridades? Ou estás á espera que aconteça outra vez?

                                Comentário


                                  Quando houve oportunidade para a entidade patronal despedir a pessoa, nada fizeram, uns fazem o que lhes dá na gana. E a passividade da gerência é enorme, agora como tenho competências sociais, só têm lábia para mim.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                                    Quando houve oportunidade para a entidade patronal despedir a pessoa, nada fizeram, uns fazem o que lhes dá na gana. E a passividade da gerência é enorme, agora como tenho competências sociais, só têm lábia para mim.

                                    Passividade da gerência?

                                    E a tua?

                                    Apesar de não cumprires as regras básicas de segurança, não devias ser vítima de agressão física...já apresentaste queixa?

                                    Comentário


                                      Savage, quando apontares o dedo a quem quer que seja, olha primeiro para ti, porque o que tu estás a recusar, não podes recusar... simples.

                                      Comentário


                                        Mas o avental é de chumbo?

                                        Não estou a perceber a ligação entre o uso do equipamento de protecção e a dor na escápula!?

                                        Só se for por passares muito tempo numa posição desconfotavel mas isso também ia acontecer sem o EPI.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                                          Savage, quando apontares o dedo a quem quer que seja, olha primeiro para ti, porque o que tu estás a recusar, não podes recusar... simples.
                                          Depois de me acalmar e ter umas horas de sono, cheguei à conclusão que o culpado sou eu, depois de tanta vez alertado a gerência, e deixar passar certas coisas, e numa empresa que já têm má fama que chegue, (Não sou o primeiro que acontece isto- relatos de pessoas que já lá trabalharam e outros), vou começar a procurar outra coisa.

                                          Eu não recusei o equipamento, simplesmente para o trabalho que era, não era necessário ( tirei-o)- aqui está a velha tese que ninguém se mete no trabalho dos outros.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                                            Quando houve oportunidade para a entidade patronal despedir a pessoa, nada fizeram, uns fazem o que lhes dá na gana. E a passividade da gerência é enorme, agora como tenho competências sociais, só têm lábia para mim.
                                            E foi feita queixa? é que sem suporte o despedimento pode ser contestado.

                                            Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                                            ...
                                            Depois de me acalmar e ter umas horas de sono, cheguei à conclusão que o culpado sou eu...
                                            ...
                                            Nem tanto assim...
                                            A culpa é mais do patrão, que não estabelece hierarquias, e hierarquias evitam muitos problemas.
                                            A grande maioria das nossas empresas não tem hierarquia mínima, tem o dono e quando ele não está disponível por qualquer motivo os trabalhadores estão entregues a si próprios, em auto-gestão, não há ninguém com autoridade atribuída e reconhecida que comande as tropas, assim haverá sempre pessoas a puxar a brasa à sua sardinha, outras com a mania que são chefes, outras com o espírito do contra a resistir a tudo que lhes aparece à frente, outras a marimbarem-se para aquilo, e nenhuma reconhece autoridade a ninguém nem a necessidade de cooperar...
                                            Agora se houver um nº 2 e um nº3 um deles manda hoje x limpar ele limpa tudo bem, amanhã manda b limpar ele não limpa se não for efectivo bye-bye e se for efectivo é retaliado...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                                              Eu não recusei o equipamento, simplesmente para o trabalho que era, não era necessário ( tirei-o)- aqui está a velha tese que ninguém se mete no trabalho dos outros.

                                              Se não queres ouvir as coisas, não postes cá

                                              E tu achas que não precisas de protecção

                                              Por causa de incumprimentos com algumas regras de seguranças, tenho um amigo em casa de baixa, e o rapaz que está com ele ficou uns dias valentes no Hospital, foi operado, etc... Ele também achava que não havia problema...

                                              Comentário


                                                O eterno problema do pessoal da Segurança... O facto de os trabalhadores acharem que os EPI's são só pra atrapalhar...

                                                O mais incómodo, pra mim que tou na Segurança, é a parte do "com experiência" não precisa...


                                                De resto, as restantes situações de agressão, são puníveis criminalmente e no contexto de trabalho poderão ser consideradas de assédio social... (já há um hotline pra informações disto!)

                                                Quando dizes que te querem despedir, não só dás argumentos pra isso (não usando os EPI's), como não te colocas na mó de cima fazendo queixa dos agressores...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                                                  Depois de me acalmar e ter umas horas de sono, cheguei à conclusão que o culpado sou eu, depois de tanta vez alertado a gerência, e deixar passar certas coisas, e numa empresa que já têm má fama que chegue, (Não sou o primeiro que acontece isto- relatos de pessoas que já lá trabalharam e outros), vou começar a procurar outra coisa.

                                                  Eu não recusei o equipamento, simplesmente para o trabalho que era, não era necessário ( tirei-o)- aqui está a velha tese que ninguém se mete no trabalho dos outros.

                                                  Bem do tu achares não ser necessário, ao NAO SER NECESSÁRIO, vai uma grande distância. Eu trabalho com empilhadores e o material de segurança, onde estou, não acho necessário também, mas se acontece algum acidente, o seguro não cobre... Podes não achar necessário, mas se por acaso te acontece alguma coisa, o seguro vai averiguar se estavas a usar o equipamento de segurança, se não tiveres usado, estás por tua conta.

                                                  Quanto a ninguém se meter no trabalho dos outros, porque é que postaste cá?

                                                  Comentário


                                                    Como se trata de uma cozinha, a questão poderá ser em termos de Higiene Segurança Alimentar, e não tanto em questões de HST.

                                                    Se for para fazer a intervenção durante o uso da cozinha, lógico que terá que usar equipamento de protecção, no fundo, uma farda adequada.

                                                    Se quiser fazer reparações sem equipamento, pode sempre ir lá ás 2 ou 3 da manhã que ninguém chateia.

                                                    Quanto à agressão, não sei responder.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                                                      Como se trata de uma cozinha, a questão poderá ser em termos de Higiene Segurança Alimentar, e não tanto em questões de HST.

                                                      Se for para fazer a intervenção durante o uso da cozinha, lógico que terá que usar equipamento de protecção, no fundo, uma farda adequada.

                                                      Se quiser fazer reparações sem equipamento, pode sempre ir lá ás 2 ou 3 da manhã que ninguém chateia.

                                                      Quanto à agressão, não sei responder.
                                                      Pois, mas é sempre necessário equipamente necessário, seja às 2 ou as 5 da manhã. Imagina que lhe acontece qualquer coisa... e não tem luvas (as luvas até podem não safar em nada), o seguro implica logo com o facto de não ter usado luvas de protecção.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                                                        Eu tirei um curso de HST e para pessoal com experiência e dispensado o uso de equipamento. Mesmo assim, gostava de perguntar se me podem despedir nesta maneira.
                                                        Esta tirada aqui é genial. Então numa formação de HST dizem que o pessoal com experiência fica isento de usar equipamento? Estranho, que eu quando tive formação de HST, mostraram uma estatística que os acidentes ocorrem em maior parte ao pessoal com experiência. Isto porque os que já tem experiência no ramo, fazem aquilo de "olhos fechados" e porque tem em mente "sei como funciona, estou à vontade".

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                                                          Como se trata de uma cozinha, a questão poderá ser em termos de Higiene Segurança Alimentar, e não tanto em questões de HST.

                                                          Se for para fazer a intervenção durante o uso da cozinha, lógico que terá que usar equipamento de protecção, no fundo, uma farda adequada.

                                                          Se quiser fazer reparações sem equipamento, pode sempre ir lá ás 2 ou 3 da manhã que ninguém chateia.

                                                          Quanto à agressão, não sei responder.
                                                          Outra coisa, eu ao trabalhar com empilhadores, tenho que usar um cinto de segurança, e verdade seja dita, não o uso, mas se me acontecer alguma coisa e se tiver que ir para o seguro, e estes descortinarem que não estava a usar cinto, fico a chuchar no dedo, porque eles tendo uma oportunidade de se escaparem a pagar alguma coisa, acredita que o farão!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                                                            Pois, mas é sempre necessário equipamente necessário, seja às 2 ou as 5 da manhã. Imagina que lhe acontece qualquer coisa... e não tem luvas (as luvas até podem não safar em nada), o seguro implica logo com o facto de não ter usado luvas de protecção.
                                                            Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                                                            Outra coisa, eu ao trabalhar com empilhadores, tenho que usar um cinto de segurança, e verdade seja dita, não o uso, mas se me acontecer alguma coisa e se tiver que ir para o seguro, e estes descortinarem que não estava a usar cinto, fico a chuchar no dedo, porque eles tendo uma oportunidade de se escaparem a pagar alguma coisa, acredita que o farão!
                                                            Eu falava de situações relacionadas com Segurança Alimentar. Nesse caso, se for ás 2 ou 3 da manhã não é necessário ter tantos cuidados como se a cozinha estivesse a funcionar. Agora claro que em termos de HST, sim, é necessário o equipamento adequado, e sempre!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                                                              Outra coisa, eu ao trabalhar com empilhadores, tenho que usar um cinto de segurança, e verdade seja dita, não o uso, mas se me acontecer alguma coisa e se tiver que ir para o seguro, e estes descortinarem que não estava a usar cinto, fico a chuchar no dedo, porque eles tendo uma oportunidade de se escaparem a pagar alguma coisa, acredita que o farão!
                                                              o uso de cintos nos empilhadores pode ser a diferença entre magoares um braço e seres esmagado pelo arco de segurança... é pensares no que te apetece mais: 4-5 dias de baixa ou a morte/estrupiamento...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X