Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bem!... "Querem despedir por cansaço físico"...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
    Seja dessa ou doutras formas, a precaridade no trabalho é algo que se vai impor num futuro muito próximo.

    O melhor, seria criar regras iguais para todos de modo que as pessoas se pudessem ajustar e o tempo de transição fosse adequado a essa mudança.

    O exemplo do Japão é notório e aconselho vivamente a sua leitura.

    E se repararmos que cerca de 93% do nosso tecido empresarial é constituído por pequenas, micro empresas e empresários em nome individual, é fácil verificar quais são os pontos de ruptura.

    Ou seja, a realidade que alguns tentam vender aqui no fórum, não condiz com o mundo lá fora.

    Mas como já li por aqui, falar é barato.
    Conta lá como é no Japão.
    Há despedimentos ? Há empregos precários ? Qual é a taxa de desemprego ?

    Não é esse o País do longinquo Oriente onde os patrões entendem que todos valem por igual e onde não há a """ganância""" do lucro ?
    Não é nesse País que os patrões decidem criar novas empresas só para que os funcionários que já não são rentáveis numa determinada área o sejam noutra e assim possam alimentar as suas familias ?

    Conta lá o que sabes para nós podermos adaptar ao nosso Portugal....

    Comentário


      #62
      Vi aqui respostas que me deixaram perplexo.

      Então uma pessoa que esteja cansada fisica ou psicologicamente corre o risco de ser despedido? Então todos estariamos no olho da rua.

      Não confundam as coisas, uma coisa é o trabalhador não produzir porque se está borrifando para a empresa, outra é uma pessoa estar cansado por certas e determinadas razões, visto que o que se está a borrifar para aquilo, as tarefas dele recaem sobre o trabalhador "cansado"

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por pmct Ver Post
        O problema é que ninguem quer vera realidade.
        Numa micro empresa de 4 empreagdos , se um se arma em canasado la se vi 25% da produtividade e o resto é historia.
        A concocreencia tem que ser aberta e chegar ao mercado de trabalho com a mesma ferocidade com que as empresas depois são confrontadas na colocaçao dos produtos.
        Nunca, ou quase, tens esse problema numa micro empresa com quatro empregados.

        Primeiro, porque, por regra, com esse número uma boa parte são familiares ou amigos.

        Segundo, porque quando não são nem familiares nem amigos a escolha é muito criteriosa.

        Terceiro, porque esse tipo de funções já há muitos anos que não tem vínculos definitivos, logo a substituição é fácil...

        Comentário


          #64
          Bem, qualquer dia uma pessoa é despedida por justa causa se tiver com uma gripe em cima!

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por J.Garcia Ver Post
            Bem, qualquer dia uma pessoa é despedida por justa causa se tiver com uma gripe em cima!
            Esperemos que o bom senso prevaleça, entretanto e antes disso...

            Comentário


              #66
              Não há bom senso. Se a Lei for bem explícita tanto pode ser usada para o bem como para o mal...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                Não há bom senso. Se a Lei for bem explícita tanto pode ser usada para o bem como para o mal...
                Seja bem, ou mal explícita, uma das virtudes, e defeitos, que cada norma legal tem é ter, pelo menos, duas interpretações...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                  Nunca, ou quase, tens esse problema numa micro empresa com quatro empregados.

                  Primeiro, porque, por regra, com esse número uma boa parte são familiares ou amigos.

                  Segundo, porque quando não são nem familiares nem amigos a escolha é muito criteriosa.

                  Terceiro, porque esse tipo de funções já há muitos anos que não tem vínculos definitivos, logo a substituição é fácil...
                  O que demonstra quão afastado estás da realidade.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                    Seja bem, ou mal explícita, uma das virtudes, e defeitos, que cada norma legal tem é ter, pelo menos, duas interpretações...
                    O bom legislador tem que ponderar essas hipóteses todas. A Lei tem que ser clara e neste caso específico tudo o que possa levar a ambiguidades poderá ser certamente usado para despedimentos abusivos. O problema, cá em Portugal, nunca são as Leis publicadas mas sim a competência dos vários agentes do Estado que têm de garantir essa Lei.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                      ...

                      Conta lá o que sabes para nós podermos adaptar ao nosso Portugal....
                      Pelos vistos persistes em trilhar os mesmos caminhos.

                      Onde é que se vende disso? Ou as pessoas já nascem assim?

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                        O bom legislador tem que ponderar essas hipóteses todas. A Lei tem que ser clara e neste caso específico tudo o que possa levar a ambiguidades poderá ser certamente usado para despedimentos abusivos. O problema, cá em Portugal, nunca são as Leis publicadas mas sim a competência dos vários agentes do Estado que têm de garantir essa Lei.
                        O legislador nunca consegue prever todas as possibilidades e, como todos bem sabemos, o português (vulgarmente conhecido por tuga) consegue sempre encontrar uma forma de contornar a norma!

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                          O que demonstra quão afastado estás da realidade.
                          Então esclarece-nos lá qual é a realidade, se fizeres favor!

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                            Conta lá como é no Japão.
                            Há despedimentos ? Há empregos precários ? Qual é a taxa de desemprego ?

                            Não é esse o País do longinquo Oriente onde os patrões entendem que todos valem por igual e onde não há a """ganância""" do lucro ?
                            Não é nesse País que os patrões decidem criar novas empresas só para que os funcionários que já não são rentáveis numa determinada área o sejam noutra e assim possam alimentar as suas familias ?

                            Conta lá o que sabes para nós podermos adaptar ao nosso Portugal....
                            Realmente seria excelente para este País "importar" o modelo das relaçoes profissionais entre empregado/empregador, (!!!)
                            podiamos começar pela "dedicaçao" ao trabalho, pelas horas semanais, pelas ferias, pela deslocalizaçao dos grandes grupos, como a Hitachi, a Pioneer, a Samsung ( esta Coreana) a Fujitsu, para a vizinhança "paradisica" da China/Tailandia/Coreias, com recurso a trabalho de escravatura.
                            Excelent!!!

                            Conheces quadros superiores que trabalhem em Multinacionais japonesas, e que te relatem esta realidade? não?
                            pois... mas eu tenho-os na familia.
                            Editado pela última vez por 330i; 05 February 2008, 21:30.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                              Então esclarece-nos lá qual é a realidade, se fizeres favor!
                              Eu já esclareci.

                              Tu é que absurdamente tentas ignorá-la.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                Eu já esclareci.

                                Tu é que absurdamente tentas ignorá-la.
                                Deixa lá os adjectivos e recorda-me lá, se não for pedir muito.

                                Comentário


                                  #76
                                  Dúvida

                                  Originalmente Colocado por P_M Ver Post
                                  Se tivesses um empregado como eu tenho em que o trabalho dele é passar cabos o dia inteiro, e tem problemas de coluna diagnosticados(inclusive ja 2 cirurgias)e o estado nao lhe da baixa medica, e eu sou "obrigado" a pagar-lhe 1500 euros por mes, para ele servir basicamente de capataz(pq n pode fazer outras funcoes) ias ver que essa noticia faz ate grande sentido.
                                  A incapacidade que o trabalhador referido referido revela, resultou de doença profissional, ou de algum esforço, enquanto trabalhava?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                    Deixa lá os adjectivos e recorda-me lá, se não for pedir muito.
                                    Pelo que te tenho dito, essa questão dos adjectivos é contigo. Nota-se no texto.

                                    Mas se leres o post dos 93%, podes ter um bom princípio. Para mais informação, basta perguntares.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                      Pelo que te tenho dito, essa questão dos adjectivos é contigo. Nota-se no texto.

                                      Mas se leres o post dos 93%, podes ter um bom princípio. Para mais informação, basta perguntares.
                                      Foi isso que acabei de fazer, por duas vezes, mas OK!...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                        O legislador nunca consegue prever todas as possibilidades e, como todos bem sabemos, o português (vulgarmente conhecido por tuga) consegue sempre encontrar uma forma de contornar a norma!
                                        O português ou o tuga, como lhe preferires chamar, não é assim tão diferente dos restantes europeus. Aquele fascínio parvo de que tudo o que é bom está lá fora, para mim já não me convence. Tive muitos contactos com empresas espanholas, alemãs, francesas, holandesas e mesmo inglesas (muitas delas certificadas) e lá fora, como cá fazem exactamente os mesmos erros e o laxismo reside em todo o ser humano indepedentemente do país onde se encontra.
                                        Desculpa-me o pequeno àparte. Mas indo directamente ao facto de dizeres que o legislador não pode prever todas as possibilidades. Concordo, mas cá em Portuga,l o aparelho em volta do legislador dá-lhe mais que condições para verificar se a Lei é bem elaborada ou não. Existem inúmeros estágios até que uma Lei seja aprovada e debatida por pessoas formadas única e exclusivamente para esse efeito. Quando essas pessoas sentem necessidade de ir buscar mais informação fazem-no, recorrendo a um conjunto de entidades (a maior parte delas já criadas para exercer uma missão específica) que lhes pode elucidar num ponto ou outro, ou mesmo sobre uma matéria inteira.
                                        Mais uma vez acho que se todos os agentes do Estado envolvidos em fazer cumprir a Lei fossem capazes de tal não haveria lugar para os aproveitadores. Infelizmente a Lei cá é morosa e cega e não dá Justiça a quem necessita dela, mas que os utensílios do Estado existem... lá isso existem!

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                          O português ou o tuga, como lhe preferires chamar, não é assim tão diferente dos restantes europeus. Aquele fascínio parvo de que tudo o que é bom está lá fora, para mim já não me convence. Tive muitos contactos com empresas espanholas, alemãs, francesas, holandesas e mesmo inglesas (muitas delas certificadas) e lá fora, como cá fazem exactamente os mesmos erros e o laxismo reside em todo o ser humano indepedentemente do país onde se encontra.
                                          Desculpa-me o pequeno àparte. Mas indo directamente ao facto de dizeres que o legislador não pode prever todas as possibilidades. Concordo, mas cá em Portuga,l o aparelho em volta do legislador dá-lhe mais que condições para verificar se a Lei é bem elaborada ou não. Existem inúmeros estágios até que uma Lei seja aprovada e debatida por pessoas formadas única e exclusivamente para esse efeito. Quando essas pessoas sentem necessidade de ir buscar mais informação fazem-no, recorrendo a um conjunto de entidades (a maior parte delas já criadas para exercer uma missão específica) que lhes pode elucidar num ponto ou outro, ou mesmo sobre uma matéria inteira.
                                          Mais uma vez acho que se todos os agentes do Estado envolvidos em fazer cumprir a Lei fossem capazes de tal não haveria lugar para os aproveitadores. Infelizmente a Lei cá é morosa e cega e não dá Justiça a quem necessita dela, mas que os utensílios do Estado existem... lá isso existem!
                                          Sim, concordo. Por cá complica-se muito, remediando, dizendo-se que se renova, remodela-se, ou dizendo-se que...

                                          As ferramentas já existem há, pelo menos, uns bons dez anos (ou mais...), de modo que estas últimas alterações nada são senão desculpas...

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por P_M Ver Post
                                            Deve existir uma formaçao especial para passar cabos que nem imaginas! Alem disso o seguro, obriga sempre ao uso da farda, bem como dos capacetes, e as botas. Nao se percebe é como a junta medica admite que ele tem problemas, mas nao o reforma, sendo nos a arcar com os ordenados de uma pessoa que so tem aquela função, e nao tendo eu outro cargo para ele.

                                            Essas coisas da formaçao, e dos centros de emprego tem tanto que se lhe diga ui....
                                            Não é necessaria nenhuma formação especial mas sim um aconselhamento de posturas adequadas, eu por exemplo, ando sempre de retrácteis e empilhadores, e muitas vezes levanto artigos pesados, sempre me deramformações de tudo HST, etc etc etc, e devido a essas formações estou bastante mais informado em certas posturas que antes não tinha!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                              O problema é que ninguem quer vera realidade.
                                              Numa micro empresa de 4 empreagdos , se um se arma em canasado la se vi 25% da produtividade e o resto é historia.
                                              A concocreencia tem que ser aberta e chegar ao mercado de trabalho com a mesma ferocidade com que as empresas depois são confrontadas na colocaçao dos produtos.

                                              Estás a revelar exactamente o tipo de mentalidade do empresario portugues que motiva tanta resistencia à mudança e à flexibilidade por parte dos trabalhadores.

                                              Para ti os funcionários são meios para atingires os teus fins, um pouco à semelhança de máquinas com as quais não necessitas de te preocupar nem fazer manutenção, porque quando avariarem ou perderem rendimento substituis por outras... a custo zero...


                                              ...ERRADO!! Os funcionários perdem rendimento porque não são desenvolvidas dentro das empresas politicas de motivação, de comunicação, de justiça de transparencia... porque se sentem tratados como máquinas, como meios para atingir fins...


                                              Porra, basta pensarmos um pouco, somos todos humanos... o vizinho do lado também é humano... as pessoas só necessitam ser tratados como seres humanos.


                                              Eu sei do que falo. Desempenho uma função de chefia/liderança num sector da empresa, desde sempre conhecido como problemático, quer pela idade avançada das pessoas que lá trabalham, quer pelos seus ideais chegados à extrema esquerda que condiciona um pouco a atmosfera do sector e a aceitação de mudança ou novas formas de trabalhar. Quando para lá fui encontrei pessoas revoltadas com a empresa e com antiga chefia, pessoas desmotivadas.... em 2 anos atingimos juntos (sim somos uma equipa) todos os objectivos propostos de produtividade, rendimento, orçamento, alguns destes até ultrapassamos positivamente...

                                              ...portanto não me venham com lérias... por vezes o problema dos maus trabalhadores são as más chefias e as más politicas das empresas e é aqui que devemos legislar.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                Foi isso que acabei de fazer, por duas vezes, mas OK!...
                                                2 x ?

                                                Não me tinha dado conta. Eu que tenho vindo aqui a expressar a minha opinião, de uma forma até didática, para que pessoas assim possam perceber e não te deste conta?

                                                Porra. tenho de alterar os meus métodos.

                                                Onde é que íamos?

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Agarrado

                                                  Um destes dias numa entrevista, o ministro da economia, foi agarrado.

                                                  Dizia ele que determinadas multi-nacionais que se preparavam para se instalar no nosso País e algumas que já cá estavam e não ponderavam a hipopese de se deslocalizarem tinha como factor de peso a elevada rentabilidade reconhecida aos seus trabalhadores (falou nomeadamente no caso Auto-Europa).
                                                  A entrevistadora não deixou passar e disparou perguntando-lhe se nesse caso, a tão falada falta de produtividade dos trabalhadores portugueses (acrescento eu, quando em Portugal, veja-se o caso dos emigrantes no Luxemburgo) não seria de certa forma responsabilidade da gestão. Para meu espanto o ministro não fugiu à pergunta e anuiu, que de facto Portugal tem um sério problema com a qualidade dos gestores que tem.

                                                  Eu conheço por experiência o caso de uma empresa ligada ao sector financeiro que esteve à venda. Mas por capricho e por se ter sentido ofendido pela oferta que entretanto fizeram ao Presidente Executivo da SGPS da qual fazia parte essa empresa, a pessoa em questão mudou de ideias. De referir que essa empresa acumulava prejuízos consecutivamente.
                                                  O que é que ele fez. Mudou a Administração da empresa, à excepção de um dos administradores. Isto ocorreu há cerca de 10 anos. A partir daquela data a empresa tem vindo até ao presente a apresentar lucros e a afirmar-se definitivamente no mercado. E está de boa saúde e recomenda-se.

                                                  Na Função Pública, acredito que há pessoal a mais. Fruto principalmente do pagamento de votos eleitorais. Que a legislação laboral deverá ser igual para ambos os sectores público e privado, não tenho dúvidas.
                                                  Que não há necessidade de alargar os motivos para despedimento com justa causa, também penso que não.

                                                  Só uma pergunta, já agora. Alguém sabe quantos milhares de trabalhadores foram considerados incapacitados para o trabalho e por isso reformados por invalidez, apenas porque Governos PS e PSD, não encontraram outra solução (porque não quiseram) para mandar para casa os excedentários que estavam a abarrotar em diversas empresas públicas??? (casos da Lisnave, Setenave e DGPL, entre muitas outras).

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    O Saldanha Sanches respondeu muito bem a este post há pouco, através de uma pergunta do Mário Crespo.

                                                    Dizia ele - que é de esquerda - que temos que deixar as empresas "respirarem": dado que estamos numa economia aberta e necessitamos prioritáriamente de atrair investimento (nacional e estrangeiro), é fundamental que as empresas não fiquem agarradas aos seus trabalhadores e possam não só despedir como deslocalizar facilmente.
                                                    Basicamente, tornar o mercado laboral suficientemente flexível para que as empresas sejam também flexíveis e competitivas no mercado.

                                                    [Hoje o homem estava a descambar fortemente para a direita...clarividência de esquerda?
                                                    Em contrapartida, eu estou cada vez menos à direita, mas enfim...]
                                                    A solução: o Estado!
                                                    Mas tem razão - defende que os mecanismos de política de emprego têm que amortecer eficazmente a volatilidade no mercado de emprego, combatendo simultaneamente o desequilibrio que se regista entre a precaridade de uns e o "agarranço" dos que estão comodamente nos quadros das empresas e do próprio Estado.

                                                    A "política de desemprego" não pode ser uma coisa soft - estilo "toma lá o subsidio e vai encher chouriços para casa" - e cheia de floreados como os cursos de formação profissional inúteis e idiotas, a subsidiação inócua de trabalhadores temporários, etc., etc.

                                                    Basicamente, tem que imperar o bom senso.
                                                    E a percepção que as empresas não podem ser asilos e têm que ser auxiliadas na competitividade, os falsos recibos verdes são uma prática profundamente injusta e o modelo vigente (actual lei laboral) simplesmente não funciona.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      O Saldanha actualmente já tem pouco de esquerda.

                                                      Já 'tá é velho para querer constantar que já não é de esquerda

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por André Ver Post
                                                        O Saldanha actualmente já tem pouco de esquerda.

                                                        Já 'tá é velho para querer constatar que já não é de esquerda
                                                        Velho ou não, dá sempre uma achega aos assuntos quotidianos. Isto um pouco à semelhança de todos os "players" deste jogo da opinião. Todos os eruditos pecam sempre por não terem consciência daquilo que na prática é executado em empresas estando mesmo desviados de uma realidade social que não lhes cabe na consciência pelo simples facto de não residirem nela.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Timoshenko Ver Post
                                                          Estás a revelar exactamente o tipo de mentalidade do empresario portugues que motiva tanta resistencia à mudança e à flexibilidade por parte dos trabalhadores.

                                                          Para ti os funcionários são meios para atingires os teus fins, um pouco à semelhança de máquinas com as quais não necessitas de te preocupar nem fazer manutenção, porque quando avariarem ou perderem rendimento substituis por outras... a custo zero...


                                                          ...ERRADO!! Os funcionários perdem rendimento porque não são desenvolvidas dentro das empresas politicas de motivação, de comunicação, de justiça de transparencia... porque se sentem tratados como máquinas, como meios para atingir fins...


                                                          Porra, basta pensarmos um pouco, somos todos humanos... o vizinho do lado também é humano... as pessoas só necessitam ser tratados como seres humanos.


                                                          Eu sei do que falo. Desempenho uma função de chefia/liderança num sector da empresa, desde sempre conhecido como problemático, quer pela idade avançada das pessoas que lá trabalham, quer pelos seus ideais chegados à extrema esquerda que condiciona um pouco a atmosfera do sector e a aceitação de mudança ou novas formas de trabalhar. Quando para lá fui encontrei pessoas revoltadas com a empresa e com antiga chefia, pessoas desmotivadas.... em 2 anos atingimos juntos (sim somos uma equipa) todos os objectivos propostos de produtividade, rendimento, orçamento, alguns destes até ultrapassamos positivamente...

                                                          ...portanto não me venham com lérias... por vezes o problema dos maus trabalhadores são as más chefias e as más politicas das empresas e é aqui que devemos legislar.
                                                          Cá prefere-se a lei do xicote... e como vão os ordenados, daqui a nada tb podemos voltar a falar de escravatura.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                                            Cá prefere-se a lei do xicote... e como vão os ordenados, daqui a nada tb podemos voltar a falar de escravatura.
                                                            Eu diria que o típico empresário português tem a mania que é mau... ser bom empresário é ser mau!

                                                            O trabalhador é me*#@ e não falta quem queira emprego!

                                                            Ah e tal... o gajo está desmotivado? Rua!!!

                                                            Anda muita a gente a querer emprego e os seus 550 euros passam para 450 se meter um puto à procura do primeiro emprego... e ainda ganho subsídios do Estado por isso!

                                                            Siga!!!

                                                            O trabalho em equipe não vale um tusto (o que é isso?) a motivação salarial é irreal, a carreira deixou de existir, o vínculo à empresa é proibido (só os nabos aceitam isso) pois os "industriais" (como dizem os parolos) precisam de dinheiro para pagarem o crédito do Mercedes, do BMW da esposa e do Golf da filha, mais a hipoteca da casa cuja entrada tem dois pilares e o triângulo dourado no cimo tipo tribunal e uma piscina em PVC apesar de ninguém na família saber nadar...

                                                            Os tecnocratas falam em "meritocracia" em recompensa pelo trabalho, pelo esforço e dão como exemplo as gotas de suor que lhes correram da testa para criarem a sua empresa mas... esquecem que grande parte dos trabalhadores se forem reconhecidos no seu esforço, pela sua fidelidade à firma e claro se forem devidamente remunerados vão lutar pela empresa, ter gosto em fazer parte da mesma em vez de irem no tradicional ram-ram casa-trabalho-casa.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              O Empresário português é mau como as cobras.

                                                              E se não fossem os subsídios do Estado, ainda eram piores.

                                                              Gosto tanto desta sabedoria. Um mimo.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X