Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O tópico do linux

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Agora sei que fujo um pouco ao tópico mas tenho instalado a Beta2 do vista no meu pc,se por acaso quiserem meto aqui uma pequena review dele....ou entao abro um tópico pra isso já que este topico parece-me um pouco "discussão" de sistemas operativos do que simplesmente do ubuntu.

    cumprimentos

    Comentário


      Para ouvir um mp3 foi outra guerra: isto como passatempo tem a sua piada, mas de facto continuo a concordar com os gurus que dizem que não usam linux no desktop.

      Contudo, o problema é a configuração e instalação de novos programas. Depois da coisa estar a funcionar dá para trabalhar muito bem. A rede, a impressora e o scanner funcionam perfeitamente (que é coisa que o windows vista não consegue), o openoffice dá e sobra para documentos do word, apresentações e folha de cálculo, ver DVD's também é fácil, net com o Opera 9 é igual ao Windows e gráficos já uso o Gimp no windows há um tempo. Desenho vectorial tipo CorelDraw tem o Inkscape e para modelação 3d o Blender3d. Gravar CD e DVD também não é difícil. Com um bocadinho de paciência também se ouve mp3 e vê .avi com divx e .wmv.

      Comentário


        citação:Originalmente colocada por Avant

        Para ouvir um mp3 foi outra guerra: isto como passatempo tem a sua piada, mas de facto continuo a concordar com os gurus que dizem que não usam linux no desktop.

        Contudo, o problema é a configuração e instalação de novos programas. Depois da coisa estar a funcionar dá para trabalhar muito bem. A rede, a impressora e o scanner funcionam perfeitamente (que é coisa que o windows vista não consegue), o openoffice dá e sobra para documentos do word, apresentações e folha de cálculo, ver DVD's também é fácil, net com o Opera 9 é igual ao Windows e gráficos já uso o Gimp no windows há um tempo. Desenho vectorial tipo CorelDraw tem o Inkscape e para modelação 3d o Blender3d. Gravar CD e DVD também não é difícil. Com um bocadinho de paciência também se ouve mp3 e vê .avi com divx e .wmv.
        Já ouviste falar no Automatix: http://www.getautomatix.com/ ?

        Comentário


          citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

          citação:Originalmente colocada por Avant

          Para ouvir um mp3 foi outra guerra: isto como passatempo tem a sua piada, mas de facto continuo a concordar com os gurus que dizem que não usam linux no desktop.

          Contudo, o problema é a configuração e instalação de novos programas. Depois da coisa estar a funcionar dá para trabalhar muito bem. A rede, a impressora e o scanner funcionam perfeitamente (que é coisa que o windows vista não consegue), o openoffice dá e sobra para documentos do word, apresentações e folha de cálculo, ver DVD's também é fácil, net com o Opera 9 é igual ao Windows e gráficos já uso o Gimp no windows há um tempo. Desenho vectorial tipo CorelDraw tem o Inkscape e para modelação 3d o Blender3d. Gravar CD e DVD também não é difícil. Com um bocadinho de paciência também se ouve mp3 e vê .avi com divx e .wmv.
          Já ouviste falar no Automatix: http://www.getautomatix.com/ ?
          Não, e já podias ter dito...

          Comentário


            citação:Originalmente colocada por chacal

            bem,kick, posso-te dar umas infos sobre o Suse 10.1 (que é a versao actual, a versão 10.2 está ainda em alpha),visto que tenho-o no meu portatil instalado e com o XGL configurado, para mim não há distro melhor (é quase como os clubes, cada um puxa pelo seu ...lol),mas de momento não vou poder meter screens para ver pois tenho o portatil emprestado a um amigo meu que está internado.

            Posso sim dizer que o xgl no Suse (com o KDE) está simplesmente fantástico, corre suavemente no meu portatil quando o Vista apesar de correr bem corre sem o interface AERO o que o torna bastante normal em termos de aspecto. O painel de configuração do xgl é bastante completo tendo skins para as janelas (ficando por exemplo com estilo Mac ou mesmo como Vista). Em termos de utilização acho-o bastante acessivel inclusive na instalação de drivers utilizando o YAST.

            A instalação do Suse é bastante facil e bastante user-friendly; instalando todos os pacotes de software ronda os 7gb (GNOME e KDE + uma data de pacotes) optando-se por algo mais minimalista algo á volta dos 2gb chega perfeitamente. Durante a instalação temos a hipotese de configurar algum do hardware instalado. Falou-se também na implementação de webserver, instalando os pacotes para isso é so necessario uma pequena configuração no Yast e fica tudo pronto em menos de nada.
            Quanto a instalar o XGL, nada mais facil,é so mesmo instalar os pacotes necessarios atraves do Yast e activar, isto se usarem o gnome, com o KDE é necessario editar o ficheiro de arranque do desktop...mas nada de dificil mesmo para alguem com pouca experiencia.

            Quanto a mim sou uma pessoa KDE e não pela interface mais semelhante ao windows mas sim pelo facto que o gnome não me diz nada, ja tentei e acho que lhe falta algo...nao sei explicar mto bem...mas pronto,são gostos.
            Tambem n gostava do gnome, mas tenho usado o do Suse enterpreise desktop 10 com xgl e esta muito bom. Esta e a OpenSuse 10.1, as melhores distros que existem. E ja testei bastantes. ;)

            Cumprimentos

            Comentário


              Bem... Hoje é a minha vez de pedir ajuda...

              Eu costumo usar um router, mas queimou e está para reparar na assistência. Entretanto tenho que usar o modem que o meu ISP me ofereceu, um Sagem F@st 800.

              Após investigar um pouco descobri este guia:

              http://havox.no.sapo.pt/sagem.html

              Segui passo a passo, mas depois de tudo feito, quando tento ligar obtenho sempre este erro:



              desktop:~$ sudo adsl start
              -e Setting up RFC1483/2684 Bridge (nas0) ...
              br2684ctl[5017]: Interface "nas0" created sucessfully
              br2684ctl[5017]: Communicating over ATM 0.0.35, encapsulation: LLC
              br2684ctl[5017]: Fatal: failed to connect on socket
              -e A estabelecer a ligação ...
              Plugin rp-pppoe.so loaded.
              Timeout waiting for PADO packets
              Unable to complete PPPoE Discovery
              Timeout waiting for PADO packets
              Unable to complete PPPoE Discovery


              E continua sempre a repetir as duas frases:
              Timeout waiting for PADO packets
              Unable to complete PPPoE Discovery


              Enfim... Com isto tudo estou impedido de usar o Ubuntu enquanto não voltar o meu router, o que não deve acontecer em menos de um mes.. Se me pudessem ajudar agradecia imenso.

              Comentário


                citação:Originalmente colocada por Avant

                Para ouvir um mp3 foi outra guerra: isto como passatempo tem a sua piada, mas de facto continuo a concordar com os gurus que dizem que não usam linux no desktop.

                Contudo, o problema é a configuração e instalação de novos programas. Depois da coisa estar a funcionar dá para trabalhar muito bem. A rede, a impressora e o scanner funcionam perfeitamente (que é coisa que o windows vista não consegue), o openoffice dá e sobra para documentos do word, apresentações e folha de cálculo, ver DVD's também é fácil, net com o Opera 9 é igual ao Windows e gráficos já uso o Gimp no windows há um tempo. Desenho vectorial tipo CorelDraw tem o Inkscape e para modelação 3d o Blender3d. Gravar CD e DVD também não é difícil. Com um bocadinho de paciência também se ouve mp3 e vê .avi com divx e .wmv.
                O problema é que os USA com o Millenum Act fizeram com que os codecs para quase todos os formatos fossem ilegais nos USA..

                Legalmente, não podes fazer um codec para ouvir MP3 nos USA, porque o formato foi desenvolvido por uma empresa e essa empresa tem o exclusivo. Só licenciando...

                Por isso, nenhuma distro gratuita trás codecs para MP3.


                Anyway, com o automatix, ou o Easy Ubuntu (acho que ainda não está disponivel para o edgy) é possivel instalar tudo isso em meia duzia de clicks...

                Comentário


                  citação:Originalmente colocada por mundano

                  Bem... Hoje é a minha vez de pedir ajuda...

                  Eu costumo usar um router, mas queimou e está para reparar na assistência. Entretanto tenho que usar o modem que o meu ISP me ofereceu, um Sagem F@st 800.

                  Após investigar um pouco descobri este guia:

                  http://havox.no.sapo.pt/sagem.html

                  Segui passo a passo, mas depois de tudo feito, quando tento ligar obtenho sempre este erro:



                  desktop:~$ sudo adsl start
                  -e Setting up RFC1483/2684 Bridge (nas0) ...
                  br2684ctl[5017]: Interface "nas0" created sucessfully
                  br2684ctl[5017]: Communicating over ATM 0.0.35, encapsulation: LLC
                  br2684ctl[5017]: Fatal: failed to connect on socket
                  -e A estabelecer a ligação ...
                  Plugin rp-pppoe.so loaded.
                  Timeout waiting for PADO packets
                  Unable to complete PPPoE Discovery
                  Timeout waiting for PADO packets
                  Unable to complete PPPoE Discovery


                  E continua sempre a repetir as duas frases:
                  Timeout waiting for PADO packets
                  Unable to complete PPPoE Discovery


                  Enfim... Com isto tudo estou impedido de usar o Ubuntu enquanto não voltar o meu router, o que não deve acontecer em menos de um mes.. Se me pudessem ajudar agradecia imenso.
                  PPPoE (ADO) não tem a ver com o modem mas com o DSLAM na central.

                  Experimenta reiniciar a máquina, esperar 2 ou 3 minutos e em seguida tenta pingar um servidor.

                  Comentário


                    Não resultou...

                    A ideia que me dá é que o script não está a iniciar o modem. Porque quando eu faço:

                    sudo adsl reload

                    Deveria reiniciar o modem, mas as luzinhas mantêm-se sem piscar..

                    Provavelmente, este script foi feito para o Dapper Drake e é incompativel com o kernel usado no edgy.. Acho que vou aproveitar isto, e vou experimentar algumas distros que já andava há tempos para testar. Nomeadamente o openSuse, e o Mepis..

                    Comentário


                      É isto que eu gosto na comunidade ubuntu...

                      Fui ao mirc falar com os bacanos e realmente o script não dá para o edgy.. Mas já me desenrascaram um script novo. Vou lá ver se ponho isto a funcionar...

                      Comentário


                        Ora bem, tinha aqui no portátil o Ubuntu 6.06 que tão bons serviços tinha vindo a prestar e foi com naturalidade que fiz o update à distribuição para o 6.10.
                        Para já estou igualmente satisfeito, o Firefox 2 é a melhoria mais óbvia (se bem que nem tenha nada a ver com a distribuição, visto que podia ter instalado na versão anterior), mas o que aproveitei agora para fazer no 6.10 foi usar o AIGLX que já lá vem incluido, desinstalei o compiz que tinha antigamente e dei o salto para o Beryl...
                        Bem, o Beryl está demais!! É tudo o que os outros (XGL, Compiz, etc.) eram mas ainda melhor, tem ainda mais efeitos (alguns de gosto discutivel) mas tem um programa de configuração ultra-completo (beryl-settings), pode-se virtualmente definir tudo e mais alguma coisa possivel e imaginária ao nosso gosto, sinceramente, para quem é apaixonado por interfaces gráficas, animações eye-candy e tudo o mais Linux é o "laboratório" dos interfaces gráficos do futuro, o Windows Aero parece brincadeira de meninos e até o Exposé do OS X, embora mais funcional pela sua simplicidade (e por estar muito mais habituado a ele, eheh) acaba por ser muito mais limitado em termos de configurações que estes desktop-managers do Linux.
                        Posto isto, resta-me dizer que entre OS X e o Ubuntu (desde a versão 5.10) que cada vez passo menos tempo no Windows, é engraçado, nos tempos do Red Hat 6 e 7, era o maior defensor do Windows, defendi o janelas desde o tempo do 95 (o meu primeiro pc), depois de anos a ser nukado no IRC, de instalar anti-virus, de me "obrigarem" a usar o linux na faculdade, da compra do primeiro Mac, começo-me a sentir em casa nestes sistemas operativos, eheh... Tanta coisa que mudou...

                        Cumprimentos

                        Comentário


                          Jeandré, mas isso é normal.. Muitas vezes parece-nos que o Windows é melhor, apenas porque estamos habituados a ele.. Depois de nos habituarmos a outros sistemas, é o Windows que começa a parecer estranho e tosco..

                          Comentário


                            Cada vez está melhor [^][^][^][^][^]
                            Muito bom [8D]

                            Comentário


                              Como é que eu mudo as fontes do firefox para umas mais parecidas às do Windows? Aquelas fontes são super hiper ultra manhosas. O Opera tem umas melhores...

                              Comentário


                                Deixo aqui um site bem interessante...

                                http://guiaubuntupt.org/


                                Comentário


                                  Bem, parece que o Ubuntu não quer nada comigo

                                  Após ter "resolvido" uns problemas, apareceram-me outros e tive que fazer uma instalação nova...e mal fiz o upgrade para o 6.10, reinicio o PC e o gajo..NADA [8]

                                  Não faz nada..aparece o ecrã do Ubuntu e depois congela! Já li nos foruns do Ubuntu que muita gente tá a ter problemas com o upgrade...aconteceu aqui com alguem? Conhecem alguma solução? Não me apetecia MESMO NADA tar a fazer outra instalação [xx(]

                                  Desconfio que vou tentar outra distro [8)]

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por Drachen

                                    Bem, parece que o Ubuntu não quer nada comigo

                                    Após ter "resolvido" uns problemas, apareceram-me outros e tive que fazer uma instalação nova...e mal fiz o upgrade para o 6.10, reinicio o PC e o gajo..NADA [8]

                                    Não faz nada..aparece o ecrã do Ubuntu e depois congela! Já li nos foruns do Ubuntu que muita gente tá a ter problemas com o upgrade...aconteceu aqui com alguem? Conhecem alguma solução? Não me apetecia MESMO NADA tar a fazer outra instalação [xx(]

                                    Desconfio que vou tentar outra distro [8)]
                                    Yep, o upgrade para o Ubuntu 6.10 deu um buraco de todo o tamanho. O que vale é que as coisas são à borla e ninguém se chateia por isso.

                                    Comentário


                                      Pois é, como é de graça ninguém se chateia muito com isso, mas pelo que eu li tá muita gente a ficar decepcionada com isso!

                                      E o pessoal do Ubuntu ta a desculpar-se a dizer que o 6.10 LTS é que é a "verdadeira" distro" e o 6.10 é so um monte de experiências pa ver se resulta! Que os users deviam usar o 6.06 e "só" fazer upgrade das coisas que precisam [xx(]

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por Drachen

                                        Pois é, como é de graça ninguém se chateia muito com isso, mas pelo que eu li tá muita gente a ficar decepcionada com isso!

                                        E o pessoal do Ubuntu ta a desculpar-se a dizer que o 6.10 LTS é que é a "verdadeira" distro" e o 6.10 é so um monte de experiências pa ver se resulta! Que os users deviam usar o 6.06 e "só" fazer upgrade das coisas que precisam [xx(]
                                        Isso não é desculpa. O 6.10 veio cá para fora como produção, têm que se aguentar à bronca. BTW, não vai haver 6.10LTS (como é óbvio), e o próximo Ubuntu vai trazer mais alterações a nível gráfico.

                                        Comentário


                                          citação:Originalmente colocada por Drachen


                                          E o pessoal do Ubuntu ta a desculpar-se a dizer que o 6.10 LTS é que é a "verdadeira" distro" e o 6.10 é so um monte de experiências pa ver se resulta! Que os users deviam usar o 6.06 e "só" fazer upgrade das coisas que precisam [xx(]
                                          Mas a verdade é mesmo essa... Se reparares nem sequer consegues mandar vir cd's de borla do Edgy..

                                          A Ubuntu antes tinha uma politica de lançar uma nova versão a cada 6 meses, que é o ciclo de novas releases do Gnome.. Mas como isso era um ciclo de lançamentos que dava muito pouco tempo para cada nova versão ser extensivamente testada agora alteraram ligeiramente o ciclo..

                                          A cada ano, sai uma versão LTS, que é a versão mais estável, mais madura e que deve ser usada por quem tem necessidade de estabilidade e segurança.

                                          Depois a meio do ano, lançam uma versão, que será mais avançada nas tecnologias incorporadas, mas que no fundo, é uma versão de testes que servirá para estabilizar tudo para a próxima versão LTS..


                                          De qualquer forma, os problemas com os upgrades costumam vir de instalações de software usando por exemplo scripts como o Automatix.. Se tiveres um sistema relativamente limpo e com software sempre instalado dos repositorios do Ubuntu, a probabilidade de o sistema ficar lixado é relativamente baixa..


                                          De qualquer forma, e como dica para o futuro, façam sempre partições separadas para as várias coisas.

                                          Eu pessoalmente no minimo faço sempre 3 partições: Swap (700 e tal MB) / 4 a 5Gb e /home uns 10 GB..

                                          Assim, em caso de problema, é só formatar a partição / e voltar a instalar. As minhas definições e todos os ficheiros estão na partição /home ..

                                          Isto é válido para todas as distros..

                                          Comentário


                                            Pois, eu agora que tive este stress e tive a ler os foruns já percebi isso :D

                                            Mas como tinha instalado tudo "novinho" e fiz tudo como devia não percebi o stress..aquilo devia ter funcionado bem quando reiniciei!

                                            Eu também faço assim as partições, mas como não tenho la nada é só mesmo o trabalho de tar a fazer outra instalação

                                            Comentário


                                              Just two days after the release of Fedora Core 6, the Ubuntu project was the next one to saturate the bandwidth of many download servers around the world. "Edgy Eft", as the latest version is called, continues to impress with new artwork and features, as well as the latest versions of popular desktop applications, including GNOME 2.16, KDE 3.5.5, Firefox 2.0 and OpenOffice.org 2.0.4. Unfortunately, the release was marred by major troubles to upgrade from Ubuntu's previous version (6.06, code name "Dapper Drake") to the one released last week. According to an informal poll by UbuntuForums.org, almost 44% percent of those who attempted the upgrade process encountered "serious problems" or reported that their upgrades went "really bad".

                                              This result actually echoes your DistroWatch maintainer's experience - during the upgrade procedure of two machines last week, one went without any major trouble, while the other required several hours of fiddling with dpkg and performing manual resolution of dependencies before the box was made to boot into Edgy. It is hard to pinpoint the cause of the problems at this stage, but they indicate continuing quality control problems at Ubuntu, despite an earlier promise to set up mechanisms to prevent any future update disasters. Nevertheless, once installed, Edgy appears to be a highly usable release, perhaps not as "edgy" as we were led to believe at the start of its development process, but still fairly up-to-date and certainly beautifully crafted. Just remember to download an installation CD in case your upgrade experience turns sour and you have to re-install.

                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                                                Just two days after the release of Fedora Core 6, the Ubuntu project was the next one to saturate the bandwidth of many download servers around the world. "Edgy Eft", as the latest version is called, continues to impress with new artwork and features, as well as the latest versions of popular desktop applications, including GNOME 2.16, KDE 3.5.5, Firefox 2.0 and OpenOffice.org 2.0.4. Unfortunately, the release was marred by major troubles to upgrade from Ubuntu's previous version (6.06, code name "Dapper Drake") to the one released last week. According to an informal poll by UbuntuForums.org, almost 44% percent of those who attempted the upgrade process encountered "serious problems" or reported that their upgrades went "really bad".

                                                This result actually echoes your DistroWatch maintainer's experience - during the upgrade procedure of two machines last week, one went without any major trouble, while the other required several hours of fiddling with dpkg and performing manual resolution of dependencies before the box was made to boot into Edgy. It is hard to pinpoint the cause of the problems at this stage, but they indicate continuing quality control problems at Ubuntu, despite an earlier promise to set up mechanisms to prevent any future update disasters. Nevertheless, once installed, Edgy appears to be a highly usable release, perhaps not as "edgy" as we were led to believe at the start of its development process, but still fairly up-to-date and certainly beautifully crafted. Just remember to download an installation CD in case your upgrade experience turns sour and you have to re-install.
                                                Eu vi essa poll..mas foi só depois de a minha instalação ter dado bronca [}]

                                                Comentário


                                                  Por acaso tenho sempre azar com upgrades e actualizações com software em geral, mas por sorte (e felizmente) actualizei conforme eles recomendam do 6.06 para o 6.10 e correu tudo bem.
                                                  Claro que demorou a fazer o download de tudo, a instalar tudo e no fim avisou que alguns modulos ou pacotes iam ser desinstalados por estarem "deprecated" ou serem incompativeis com a nova versão, respondi que sim a tudo, reiniciou e ficou impecável, evitando uma formatação ou instalação de raíz.
                                                  Mas já vi que tive sorte!

                                                  Cumprimentos

                                                  Comentário


                                                    Já agora, visto que há aqui muita gente com experiência em Linux...

                                                    Quais as melhores distro de Linux?

                                                    Só usei RedHat, tentei Debian mas tive uns stresses e Ubuntu.

                                                    Já ouvi muito bem sobre o open suse, fedora core, meppis. o aLinux parece o máximo mas acho que tem muitos erros...e já agora, alguém tem experiências com o OpenBSD?

                                                    Comentário


                                                      citação:Originalmente colocada por Drachen

                                                      Já agora, visto que há aqui muita gente com experiência em Linux...

                                                      Quais as melhores distro de Linux?

                                                      Só usei RedHat, tentei Debian mas tive uns stresses e Ubuntu.

                                                      Já ouvi muito bem sobre o open suse, fedora core, meppis. o aLinux parece o máximo mas acho que tem muitos erros...e já agora, alguém tem experiências com o OpenBSD?
                                                      OpenSuse é tipo Ubuntu mas ainda mais user friendly. Quando a versão 10.2 sair (lá para Dezembro deste ano) é bem capaz de destronar o Ubuntu. Mepis é baseado em Ubuntu.

                                                      Mais ditros:
                                                      www.distrowatch.com

                                                      Não encontro o Tux Racer nos repositórios de Ubuntu, conhecem outra aplicação onde possa testar os gráficos 3d?

                                                      Comentário


                                                        Depois de ler alguns comentários resolvi fazer uma instalação limpa em vez dum actualização, correu tudo sem problemas.

                                                        Passo seguinte, Compiz a funcionar e Automatix para os codecs que tanta falta nos fazem.

                                                        Estou a ter alguns problemas a ver alguns vídeos no Totem, ora crasha, ora não mostra imagem ora dá outro tipo de ataque. Pode ser que com um reboot ou actualizaçãoa coisa vá ao sítio.

                                                        De resto nada a apontar. Não noto nenhuma diferença de maior para o 5.10 (última versão que tinha), não sei se isto é bom ou mau.

                                                        Comentário


                                                          Argh, Compiz continua muito instável, já por 2 vezes tive que reiniciar...

                                                          E tem alguns problemas quando se "brincam" com os efeitos OpenGL durante um filme (Totem). Ecrãs sobrepostos, deslocados, ...

                                                          Comentário


                                                            Já agora,alguém sabe se vão estar disponíveis CDs grátis com a versão 6.10 do Ubuntu,tal como aconteceu com a 6.06?

                                                            PS:Já vi que não,pois a 6.10 não é LTS...vou ficar-me pela 6.06 e esperar pela nova versão LTS,lá para o próximo ano.

                                                            Comentário


                                                              citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                                                              Não encontro o Tux Racer nos repositórios de Ubuntu, conhecem outra aplicação onde possa testar os gráficos 3d?
                                                              Código:
                                                              glxinfo | grep direct
                                                              ps: lembrei-me agora: Google Earth. Podes instalá-lo pelo Automatix.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X